Ver Versão Completa : Escolha do Cambio
Pessoal, depois de pesquisar bastante resolvi abrir um topico para que me ajudem a escolher um cambio para minha F75.
A principio ela sera usada para trilhas e eventuais passeios/viagens, ela possui um motor GM 151 a alcool, diferencial 43/8(5.375), e vou colocar pneus mud 33".
Depois da pesquisa cheguei as seguintes possibilidades:
Chevette Junior 5 marchas:
1a->4,283 - 2a->2,307 - 3a->1,474 - 4a->1,00 5a->0,895
Chevette 5 marchas:
1a->3,746 - 2a->2,157 - 3a->1,378 - 4a->1,00 5a->0,837
Clark C20:
1a->4,22 - 2a->2,36 - 3a->1,47 - 4a->1,00
A duvida esta mais entre o do Junior e da C20.
Fui em uma mecanica que vende esses cambios ja adaptados para a reduzida willys. A pessoa que me atendeu recomendou fortemente o Clark da C20 por ser um cambio mais forte, ai vem a primeira duvida:
-Esse cambio do Chevette é fraco??? Sera que ele nao vai aguentar esse motor 4cc e os pneus 33"??
Nessa mesma mecanica perguntei qual dos dois cambios de chevette seria melhor, a resposta que tive foi que esses cambios do chevette junior só sao usados em motores AP que nao tem muito torque em baixa.
-Sera mesmo??? Pra mim essa relaçao do Junior me parece perfeita tanto para a trilha(1a bem reduzida) como para estrada(over drive).
Quanto a adaptaçao do cambio da C20 no meu carro, vi alguns lugares dizendo que é possivel usar a capa seca do Opala moderno para acoplar o cambio da C20 no motor do Opala, o que para mim seria excelente pois nao tenho que trocar o motor de arranque e nem o volante do motor.
-Nesse caso seria possivel usar a embreagem do Opala??? Ela casa no eixo piloto desse cambio???
Ja na fixaçao das coisas no carro estou pensando em manter a caixa de reduçao no lugar que esta, e jogar o motor para frente refazendo os suportes. Acho que dessa maneira seria mais facil do que reposicionar o cambio, a caixa de reduçao, a alavanca, e mexer nos cardans.
-Alguem sabe se isso seria possivel???
Desde ja agradeço a ajuda e um feliz natal para todos!!!!:curtir:
Sadlowski
23/12/2012, 21:38
Pessoal, depois de pesquisar bastante resolvi abrir um topico para que me ajudem a escolher um cambio para minha F75.
A principio ela sera usada para trilhas e eventuais passeios/viagens, ela possui um motor GM 151 a alcool, diferencial 43/8(5.375), e vou colocar pneus mud 33".
Chevette 5 marchas:
Clark C20:
Fui em uma mecanica que vende esses cambios ja adaptados para a reduzida willys. A pessoa que me atendeu recomendou fortemente o Clark da C20 por ser um cambio mais forte, ai vem a primeira duvida:
-Esse cambio do Chevette é fraco??? Sera que ele nao vai aguentar esse motor 4cc e os pneus 33"??
Nessa mesma mecanica perguntei qual dos dois cambios de chevette seria melhor, a resposta que tive foi que esses cambios do chevette junior só sao usados em motores AP que nao tem muito torque em baixa.
-Sera mesmo??? Pra mim essa relaçao do Junior me parece perfeita tanto para a trilha(1a bem reduzida) como para estrada(over drive).
Quanto a adaptaçao do cambio da C20 no meu carro, vi alguns lugares dizendo que é possivel usar a capa seca do Opala moderno para acoplar o cambio da C20 no motor do Opala, o que para mim seria excelente pois nao tenho que trocar o motor de arranque e nem o volante do motor.
-Nesse caso seria possivel usar a embreagem do Opala??? Ela casa no eixo piloto desse cambio???
Ja na fixaçao das coisas no carro estou pensando em manter a caixa de reduçao no lugar que esta, e jogar o motor para frente refazendo os suportes. Acho que dessa maneira seria mais facil do que reposicionar o cambio, a caixa de reduçao, a alavanca, e mexer nos cardans.
Fala Caieta
Nos últimos meses pesquisei muito sobre motores e câmbios e mudei totalmente meu projeto. Inicialmente eu pensava em um motor AP e cambio de chevette, pensei no BF161 e cambio de chevette, mas decidi parcialmente: Será 4.1 Silverado + ZF S5 420 ou V6 Vortec + Cmbio do vortec ou cambio da S10 2.8 (escolhe pelo torque do motor).
Resumindo: se vc tem o motor 2.5 do opala, pq não utiliza o próprio cambio que tbm é clark e tm 5 M ??? O cambio do chevette pode até aguentar ou ser o mesmo do opala 4 Cil, mas aparentemente são bem diferentes e o preço deve ser umas 300 latinhas à mais.
Mas se vc não sentir falta da 5º marcha, vai fundo cara, pega logo o cambio da C20 que com certeza é mais forte que o do chevette.
Está é minha opinião. espero ter ajudado... assim aprendo tbmm
abrassss
georgevalle
24/12/2012, 10:07
Você pode usar o mesmo motor de arranque e embreagem do opala na capa seca da C-20 mas terá que cortar a capa seca onde o motor de arranque fica, fiz isso no jeep.
Resumindo: se vc tem o motor 2.5 do opala, pq não utiliza o próprio cambio que tbm é clark e tm 5 M ??? O cambio do chevette pode até aguentar ou ser o mesmo do opala 4 Cil, mas aparentemente são bem diferentes e o preço deve ser umas 300 latinhas à mais.
Mas se vc não sentir falta da 5º marcha, vai fundo cara, pega logo o cambio da C20 que com certeza é mais forte que o do chevette.
Sobre o cambio do proprio Opala eu nao tenho como colocar, a minha F é 4x4, nao existe nenhum kit para colocar a reduzida willys no cambio do Opala, só no cambio do chevette.
Quanto a 5 marcha eu to achando que vou sentir falta sim, o diferencial dela é muito reduzido, na estrada acho que vai ficar curta, nao sei se com a colocaçao dos 33" pode acabar neutralizando o diferencial curto.
Você pode usar o mesmo motor de arranque e embreagem do opala na capa seca da C-20 mas terá que cortar a capa seca onde o motor de arranque fica, fiz isso no jeep.
O problema é que ai nao faz sentido usar a capa seca da C20... Eu iria usar ela caso fosse usar a embreagem maior(280mm) das caminhonetes mas nao sei se vale o investimento em relaçao ao conjunto do embreagem do Opala(230mm).
o cara da rural 67
26/12/2012, 20:14
Chevette 5 marchas:
Clark C20:
Amigo
so para te informar, coloquei o cambio do chevette 5m na minha rural, com motor BF 161, 6 cilindros, meu uso é somente em trilhas e o conjunto funcionou bem. comparando com o camio original da willis, o cambio do chevete é muito mais macio e exato, sem falar que com cinco marchas tem marchas demais a disposição, a primeira é bem curta, mais do que a willis original e a quiinta marcha vai a 80 por hora sem ficar esguelado. tenho pneus 265 x 75 x 15 e funciona e aguenta bem o torque do BF, que é bem similar ao 151, acho que fica muito bom. Agora estou trocando pelos 750 aro 16 com desenho goodlokos , mas acho que vai ficar legal tb
abraços
eduardo
Chevette 5 marchas:
Clark C20:
-Alguem sabe se isso seria possivel???os pneus 33 alongam a transmissão forçam semi-eixos e a cruzeta de munhão quebra no primeiro descuido , tem que reforça-los , o clark c20 seria o ideal , pode acopla-lo a reduzida na posição em que esta sem alterar os cardãs , use uma capa seca antiga que é barata com flange de ferro pra unir ao cambio emende o piloto pra usar estria do disco de opala , esse é o serviço ideal .
Fabrício Bastos
25/04/2013, 14:03
Pessoall e Caieta,
Depois de alguns meses... vc já escolheu o câmbio??
Pergunto pois estou pra começar uma "reforma" no willys e queria saber qual câmbio escolheu!?
Vou usar um Opala 4cc gasolina Injetado! E pretendo trocar a caixa por uma de C20!
Como essas que escolheu são "um pouco" parecidas queria saber se casou certinho com o motor!
Abraços!
Denilsom
25/04/2013, 14:14
Fabricio na minha opiniao pra jeep voce ta fazendo uma boa escolha motor de opala com cambio clark da C20 principalmente se for 3M ou 4M .abraço.
Fabrício Bastos
25/04/2013, 14:46
Fabricio na minha opiniao pra jeep voce ta fazendo uma boa escolha motor de opala com cambio clark da C20 principalmente se for 3M ou 4M .abraço.
Denilson,
Ouvi falar e li aqui pelo fórum bem do cambio C20!
A princípio iámos colocar uma caixa 5M que estava parada na oficina do mecanico que mexe no jeep! Mas alguem foi mais rápido e comprou a caixa!rsrsr Agora estamos procurando uma e vamos ver qual vai ser a "eleita ao cargo"!
Não indica a 5M??
Abraços!
Fabricio, estudei bastante sobre os cambios e acabei optando pelo Clark 240f devido ao meu uso, praticamente só trilha.
-Os Clark 5 marchas sao muito bons mas tambem sao muito caros, se achar algum com um preço legal eu acho uma excelente escolha.
-Opçoes mais baratas sao o 260f ou o 3 marchas da C10, adaptaçao bem facil.
Qualquer um desses que voce escolha vai ter que adaptar a embreagem, o meu esta com pedaleira de Opala e no sistema original dele o garfo de embreagem é puxado para frente, nas capas secas da C20,D20 etc o garfo tem que ser empurrado para traz. A adaptaçao que eu achei mais facil foi usando a embreagem hidraulica, optei pelo atuador da Blazer V6 para poder selar a embreagem, segue de onde eu tirei isso: CJ CHECK-UP news: Embreagem Selada (http://cjcheckup.blogspot.com.br/2009/10/embreagem-selada.html)
Chevette 5 marchas:
Clark C20:
eu coloquei motor AP e cambio de chevette e ventoinha de astra na minha F e ficou mto boa a adaptação, nem parece adaptação. manti a reduzida na posição original e o buraco da alavanca ficou uns 2cm pra frente só refurei a lata do assoalho e bola pra frente..
Sergio Lorran
19/06/2013, 08:33
Fala Caieta
Nos últimos meses pesquisei muito sobre motores e câmbios e mudei totalmente meu projeto. Inicialmente eu pensava em um motor AP e cambio de chevette, pensei no BF161 e cambio de chevette, mas decidi parcialmente: Será 4.1 Silverado + ZF S5 420 ou V6 Vortec + Cmbio do vortec ou cambio da S10 2.8 (escolhe pelo torque do motor).
Está é minha opinião. espero ter ajudado... assim aprendo tbmm
abrassss
Amigo, aproveitando sua experiência nesse estudo que você fez (se me permite), estou com um problema: comprei uma Rural com motor AP 2.0, cambio da C10, adaptado a 4x4 da Rural. Ambos os diferenciais são 44/9. Estou andando em velocidade máxima de 70 km/h em alto giro, consumindo gasolina pacas e andando lendo demais em uma cidade de pista de alta velocidade e longas distancias como Brasilia. Não queria que ela perdesse a força mas queria mais velocidade inclusive porque viajo muito em asfalto e com ela assim, não dá.
O que me aconselha.
Muito obrigado pela ajuda
antonio umino
19/06/2013, 21:54
Em outro tópico vc diz que usa pneus 205x70x15 na dianteira e 205x75x15 na trazeira....e também não é correto usar duas medidas de pneus em veiculos de 4x4 tem que ser todos iguais....
Estes pneus são de diâmetro muito pequneno, e consequentemente vai girar mais e a velocidade final fica comprometida.
Na relação 9x44..... e com pneus de medida maior com certeza a sua rural vai ficar mais esperta.....
por exemplo na medida de 225x75x15 ou até 235x75x15.... e se for usar
Se vc tem algum amigo que tem jeep ou F 75 com pneus maiores experimenta coloca-las em sua Rural para fazer um teste..
com certeza dárá uma grande diferença em força e velocidade.
Ok.
abraços.
Nesse momento estou fazendo um estudo usando a relaçao de marchas dos cambios(chevette 1.0 e clark 240f), com esse estudo vai ser possivel ver porque eu penso que vale tao a pena colocar um cambio com a primeira bem reduzida associado a uma relaçao de diferencial longa.
A comparaçao feita é entre o cambio de Chevette 1.0, conhecido por ter a primeira razoavelmente reduzida(mais reduzida que o 260t) e por ter a 5a marcha OverDrive, ou seja é um cambio bom de saida e bom de estrada, com esses numeros posso mostrar que para o nosso uso esse cambio clark 240f vale muito mais a pena.
As contas foram feitas usando um diferencial 5.375 com o cambio Chevette, e diferencial 3.909 no cambio 240f, e ambos usando pneus 33".
Nessa primeira imagem podemos ver como o cambio 240f associado a uma relaçao de cambio longa(3.909), pode ficar mais reduzido que um cambio de Chevette em primeira, e em quarta marcha fica mais longo que a quinta marcha do Chevette. Melhor saida e melhor na estrada.
417615
Nessa outra imagem podemos ver algumas velocidades relacionadas a rotaçoes pré-determinadas(750,1000,2500). Como podemos ver em uma situaçao de deslocamento por estrada é possivel viajar a 100km/h com o motor a 2500RPM, enquanto que com o Cambio de Chevette em 5a marcha seria possivel viajar a 82km/h com o motor a 2500RPM.
417616
Na terceira imagem a rotaçao é calculada a partir de velocidades pré-determinadas(40,60,120).
417617
Acho que vou acabar ficando com a relaçao C&P 43x11
Sergio Lorran
20/06/2013, 09:35
Em outro tópico vc diz que usa pneus 205x70x15 na dianteira e 205x75x15 na trazeira....e também não é correto usar duas medidas de pneus em veiculos de 4x4 tem que ser todos iguais....
Estes pneus são de diâmetro muito pequneno, e consequentemente vai girar mais e a velocidade final fica comprometida.
Na relação 9x44..... e com pneus de medida maior com certeza a sua rural vai ficar mais esperta.....
por exemplo na medida de 225x75x15 ou até 235x75x15.... e se for usar
Se vc tem algum amigo que tem jeep ou F 75 com pneus maiores experimenta coloca-las em sua Rural para fazer um teste..
com certeza dárá uma grande diferença em força e velocidade.
Ok.
abraços.
Muito obrigado Antônio. Vi seu post lá no outro tópico e te respondi lá.
Vou fazer exatamente isso!
Obrigado.