Ver Versão Completa : Hilux 3.0 2002 esquentando.
Fabiano Klug
23/08/2013, 11:57
Puxa, como é dificil de conseguir gente qualificada pra lidar com esses motores mais "diferentes", no 6º mecanico que fui visitar foi onde deixei meu carro para reparo, pesquise bem antes de entregar seu carro.
dadoground
23/08/2013, 13:23
Realmente galera é muito difícil encontrar mecânicos bons no mercado. E quando a gente encontra algum que sabe um pouco mais, alguns deles tentam ser espertos! Já passei por isso em minha cidade natal Teresina/PI. Aqui em BH é super dificil encontrar essa combinação (mecânico qualificado+honesto), pois é difícil até ver Hilux 2003 por aqui onde chegam até a confundir com Rangers. A verdade é que a gente tem que se policiar e se informar muito a cerca de alterações e defeitos. Antes de comprar minha viatura assisti a muitos vídeos de desempenho em trilhas e asfaltos de varias pick-up, mas só depois de participar do 4x4Brasil tive a certeza que esse é o carro. Agradeço muito a ajuda de vocês aqui do fórum que parecem um help-desk dessas magníficas viaturas.
Por enquanto a mulher parou de reclamar kkk, mas ainda tenho muitos planos: intercoolar, elevar um pouco pra fazer umas trilhas leves em MG - quem sabe pra transamazonica - , colocar guincho, para-choque mercedinha... etc e tals...
Ela ta quietinha ali na garagem e lavadinha. Amanhã irei colocar a válvula e na semana que vem o marcador da temperatura de água pra não ter mais esse tipo de problema. Semana que vem arremato esse capítulo tenso de motor esquentando. Bom final de semana pra vocês
guilhermeabreu
23/08/2013, 13:42
Realmente galera é muito difícil encontrar mecânicos bons no mercado. E quando a gente encontra algum que sabe um pouco mais, alguns deles tentam ser espertos! Já passei por isso em minha cidade natal Teresina/PI. Aqui em BH é super dificil encontrar essa combinação (mecânico qualificado+honesto), pois é difícil até ver Hilux 2003 por aqui onde chegam até a confundir com Rangers. A verdade é que a gente tem que se policiar e se informar muito a cerca de alterações e defeitos. Antes de comprar minha viatura assisti a muitos vídeos de desempenho em trilhas e asfaltos de varias pick-up, mas só depois de participar do 4x4Brasil tive a certeza que esse é o carro. Agradeço muito a ajuda de vocês aqui do fórum que parecem um help-desk dessas magníficas viaturas.
Por enquanto a mulher parou de reclamar kkk, mas ainda tenho muitos planos: intercoolar, elevar um pouco pra fazer umas trilhas leves em MG - quem sabe pra transamazonica - , colocar guincho, para-choque mercedinha... etc e tals...
Ela ta quietinha ali na garagem e lavadinha. Amanhã irei colocar a válvula e na semana que vem o marcador da temperatura de água pra não ter mais esse tipo de problema. Semana que vem arremato esse capítulo tenso de motor esquentando. Bom final de semana pra vocês
GRANDE DADOGROUND
Agora senti firmesa , já esta até animadinho em colocar umas coisinhas nela , é por aí , sem stress e muitos sonhos e planos , sem isto a nossa vida não tem sentido .
Forte abraço
Compre válvula original.
Pretendo personalizar futuramente um belo parachoque na azulona, em outubro pretendo pôr um snorkel.
Quanto a mecânicos, tem um mecânico super famoso aí em MG, o ADG. Ele só mexe com carros a gasolina, mas vai que ele não conhece algum mecânico bom em diesel.
dadoground
23/08/2013, 14:00
Pessoal, vi essa lanterna traseira muito bonita e tava afim de colocar na minha hilux, mas o vendedor disse que não da pra adaptar: Lanterna Traseira Altezza Hilux Sr5 Srv 93 94 95 96 97 98 99 - R$ 148,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495930266-lanterna-traseira-altezza-hilux-sr5-srv-93-94-95-96-97-98-99-_JM#questionText) Algum acha que dá pra adaptar nas 2002/2004?
guilhermeabreu
23/08/2013, 14:06
Pessoal, vi essa lanterna traseira muito bonita e tava afim de colocar na minha hilux, mas o vendedor disse que não da pra adaptar: Lanterna Traseira Altezza Hilux Sr5 Srv 93 94 95 96 97 98 99 - R$ 148,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495930266-lanterna-traseira-altezza-hilux-sr5-srv-93-94-95-96-97-98-99-_JM#questionText) Algum acha que dá pra adaptar nas 2002/2004?
DADO
Estas coisas não ficam legais adaptando , sugestão , NÃO OLHE MAIS PARA ESTE ANÚNCIO , rsrsrsrsrsrs
Fabiano Klug
23/08/2013, 14:55
Fica bem Xuning essas lanternas mas vai de gosto, eu procuraria deixar o carro mecanicamente impecavel, depois latoaria impecavel e dai sim, investir em supérfluo....
Mantiqueira
23/08/2013, 15:43
fica bem xuning essas lanternas mas vai de gosto, eu procuraria deixar o carro mecanicamente impecavel, depois latoaria impecavel e dai sim, investir em supérfluo....
xxxxxxxxxxxxx 2
Fica bem Xuning essas lanternas mas vai de gosto, eu procuraria deixar o carro mecanicamente impecavel, depois latoaria impecavel e dai sim, investir em supérfluo....
Tenho a mesma opinião.
guilhermeabreu
23/08/2013, 18:26
Tudo é questão de gosto , eu particularmente acho estas lanternas simplesmente HORROROSAS . Dão aspecto de carros velhos .
dadoground
23/08/2013, 23:06
Blz, entendi o recado quanto a lanterna! kkk
Hoje comprei na Toyobel em BH a válvula original toyota, R$ 90,00 à vista! Amanhã cedo vou ao mecânico... não esquecendo do aditivo pra radiador e na sequência o Marcador da Temp. da Agua!
Pessoal, depois do radiador novo a água continua no mesmo nível, e estou sentindo o carro com um torque violento, uma tocada boa na estrada!!!! Tem haver com esse novo radiador ou a ausência da válvula?
guilhermeabreu
23/08/2013, 23:13
Hoje comprei na Toyobel em BH a válvula original toyota, R$ 90,00 à vista! Amanhã cedo vou ao mecânico... não esquecendo do aditivo pra radiador e na sequência o Marcador da Temp. da Agua!
Pessoal, depois do radiador novo a água continua no mesmo nível, e estou sentindo o carro com um torque violento, uma tocada boa na estrada!!!! Tem haver com esse novo radiador ou a ausência da válvula?
DADO
Não tem nada a haver com o radiador , ou melhor , com o radiador novo o motor passou a trabalhar na temperatura de serviço normal e com isto o desempenho esta normal como deveria , com isto acho que seu motor esta 100% , BELEZA .
E com o radiador furado , ele trabalhava com temperatura acima do normal e funcionava mal por causa disto .
Galera, não tenho como postar aqui a foto, mas o meu radiador tem um taps no lugar da tampa. Comprei-a assim. O mecânico deu uma conferida na válvula termostática e destravou-a, porém o radiador está rachado. A verdade é que esse taps não possibilitava colocar/verificar a água. Sei que os problemas podem ser bem grandes mesmo... mas ainda posso acreditar que só em trocar o radiador por um novo posso sair dessas varias dilmas que tenho que desembolsar?
Amigo.
O fato da válvula termostática ter travado associado (ou não) ao radiador furado e consequentemente perda de água, fez
teu carro trabalhar numa temperatura que não foi a de projeto do motor. Isso diminui o rendimento, aumenta o consumo e o desgaste do motor.
Pra que não fique preocupado, com relação ao desgaste, pelos teus relatos me parece pouco tempo, então o desgaste é irrisório. Esquece essa parte. Só não fica andando sem a válvula termostática.
A raça não perdoa. Mata!:chorandoderir:
dadoground
24/08/2013, 11:07
Olá bom dia! Pessoal, aconteceu o seguinte: uma "gacheta" que fica na válvula está bastante estragada. O mecânico disse que é pra vir junto quando a gente compra uma válvula nova. Onde eu comprei já está fechado, não abre sábado. Mas minha dúvida é se ela vem mesmo separada ou está faltando na caixa? Alguém sabe dizer?
guilhermeabreu
24/08/2013, 12:00
Olá bom dia! Pessoal, aconteceu o seguinte: uma "gacheta" que fica na válvula está bastante estragada. O mecânico disse que é pra vir junto quando a gente compra uma válvula nova. Onde eu comprei já está fechado, não abre sábado. Mas minha dúvida é se ela vem mesmo separada ou está faltando na caixa? Alguém sabe dizer?
DADO
Qdo o seu mecãnico diz GACHETA esta querendo dizer JUNTA ?? Pois a junta tem uns que vem e outras não , qdo eu comprei uma VÁLVULA TERMOSTÁTICA original para a SW4 93 e só veio a válvula , tive que comprar a junta separado .
dadoground
24/08/2013, 12:09
Gulherme, a junta é original também de acordo com a válvula?
DADO
Qdo o seu mecãnico diz GACHETA esta querendo dizer JUNTA ?? Pois a junta tem uns que vem e outras não , qdo eu comprei uma VÁLVULA TERMOSTÁTICA original para a SW4 93 e só veio a válvula , tive que comprar a junta separado .
guilhermeabreu
24/08/2013, 21:07
Gulherme, a junta é original também de acordo com a válvula?
Na época que comprei a válvula termostática original veio sem a junta e comprei original e ainda assim ficou vazando água para fora , daí retirei e coloquei silicone alta temperatura e pronto resolvido o problema é o que sugiro em vc fazer , ou seja comprar a junta original que é metpálica e colocar com silicone alta temperatura .
dadoground
26/08/2013, 09:22
Na época que comprei a válvula termostática original veio sem a junta e comprei original e ainda assim ficou vazando água para fora , daí retirei e coloquei silicone alta temperatura e pronto resolvido o problema é o que sugiro em vc fazer , ou seja comprar a junta original que é metpálica e colocar com silicone alta temperatura .
Olá bom dia toyotors! Pra quem precisa comprar a junta da válvula termostática da hilux 2003 aqui em BH só mesmo na autorizada. Você encomenda e chega em 3 a 4 dias. Preço: R$17,00.
Guilherme, o vendedor disse que a junta é de borracha e não metálica, mas vou levar a antiga pra conferir. Vlw
guilhermeabreu
26/08/2013, 12:56
Olá bom dia toyotors! Pra quem precisa comprar a junta da válvula termostática da hilux 2003 aqui em BH só mesmo na autorizada. Você encomenda e chega em 3 a 4 dias. Preço: R$17,00.
Guilherme, o vendedor disse que a junta é de borracha e não metálica, mas vou levar a antiga pra conferir. Vlw
DADO
Como falei , qdo comprei a minha veio na caixa TOYOTA e era metálica , mas se a sua for de borracha , acredito que não precisará do silicone . E a válvula que retirei tinha tb somente uma junta metálica .
dadoground
26/08/2013, 14:33
Blz, esperando a bendita junta da válvula!
dadoground
27/08/2013, 10:29
Depois desse problema que tive e que ainda estou resolvendo (esperando a junta da termostática) estou mais do que observador no sistema de arrefecimento. Irei colocar a junta na concessionária e pedir pra dar uma checada no sistema.
Solicitando ajuda dos mais experientes novamente: por falta mesmo de conhecimento completávamos (eu e minha sra) a água do radiador (sistema selado) pelo reservatório de expansão (denso), e chegávamos a colocar além da marca FULL. O excesso de água ocasiona algum problema mais grave?, pois sempre completei - erroneamente - além do limite; outra pergunta: qual a capacidade de água do radiador? Alguma recomendação para aditivo de arrefecimento? (marca, tals...).
Estou perguntando pois ao abrir a tampa do reservatório de expansão depois de uns 40 minutos com o carro desligado, saiu água pelo ladão!
Mantiqueira
27/08/2013, 13:02
Depois desse problema que tive e que ainda estou resolvendo (esperando a junta da termostática) estou mais do que observador no sistema de arrefecimento. Irei colocar a junta na concessionária e pedir pra dar uma checada no sistema.
Solicitando ajuda dos mais experientes novamente: por falta mesmo de conhecimento completávamos (eu e minha sra) a água do radiador (sistema selado) pelo reservatório de expansão (denso), e chegávamos a colocar além da marca FULL. O excesso de água ocasiona algum problema mais grave?, pois sempre completei - erroneamente - além do limite; outra pergunta: qual a capacidade de água do radiador? Alguma recomendação para aditivo de arrefecimento? (marca, tals...).
Estou perguntando pois ao abrir a tampa do reservatório de expansão depois de uns 40 minutos com o carro desligado, saiu água pelo ladão!
É por isso que ele chama de reservatório de expansão, o certo é vc colocar água até o limite estabelecido. Quanto a marca, eu sou da seguinte opinião, se o carro estiver com o sistema de arrefecimento em dia (muito bem limpo e sem vazamentos) qualquer boa marca vai satisfazer. Exs: Elf, MWM, tutela, total e etc.
Espero tê- lo ajudado.
Fabiano Klug
27/08/2013, 13:17
Também prestar atenção para não rodar muito tempo somente com agua no sistema, é prudente ter a mistura correta e com produto bom, saiu aqui um docie de liquidos de mistura para arrefecimento que haviam sido testadas, algumas reprovaram, se não me engano foi o amigo de Floripa que conseguiu os nomes certinho.
Segue arquivo PDF com as marcas em anexo:
Pois é. Esse reservatório tem que ter folga (acima do limite máximo) justamente para o líquido que se expandir e tentar empurrar a tampa do radiador poder ir. Acredito que manter o reservatório no máximo vai causar desgaste na tampa do radiador, na mangueira e abraçadeira da tampa até o vaso de expansão e em todo o conjunto.
Esse sistema se bem cuidado não dá bronca nunca. Hj eu posso afirmar isso com conhecimento de causa!
dadoground
27/08/2013, 16:53
Também prestar atenção para não rodar muito tempo somente com agua no sistema, é prudente ter a mistura correta e com produto bom, saiu aqui um docie de liquidos de mistura para arrefecimento que haviam sido testadas, algumas reprovaram, se não me engano foi o amigo de Floripa que conseguiu os nomes certinho.
Segue arquivo PDF com as marcas em anexo:
Muito interessante essas informações, boa! Vlw mesmo. Mas alguém aí sabe dizer quantos litros d'agua o radiador da hilux 2003 pickup pode encher?
guilhermeabreu
28/08/2013, 00:46
Muito interessante essas informações, boa! Vlw mesmo. Mas alguém aí sabe dizer quantos litros d'agua o radiador da hilux 2003 pickup pode encher?
A capacidade do RADIADOR é de 10 litros , mas tem a água que vai no bloco do motor . E o reservatório de expansão destes carros NÃO SÃO SELADOS ele é aberto e se encher demais não vai sobrecarregar de pressão e nem danificar nada , apenas JOGARÁ ÁGUA PARA FORA , a água que foi colocada em excesso .
dadoground
28/08/2013, 07:25
A capacidade do RADIADOR é de 10 litros , mas tem a água que vai no bloco do motor . E o reservatório de expansão destes carros NÃO SÃO SELADOS ele é aberto e se encher demais não vai sobrecarregar de pressão e nem danificar nada , apenas JOGARÁ ÁGUA PARA FORA , a água que foi colocada em excesso .
Valeu guilherme. A propósito, selado é o meu radiador!
dadoground
31/08/2013, 20:00
Olá amigos do off-road! Fiz uma viagenzinha de +/- 550 km e a maquina se portou tranquila. Subi a serra aqui em Minas - literalmente. Fui a uma cidade a trabalho chamada Abre Campo-MG, muita subida, serras... e a viatura com seu vigor de sempre, que parece não aceitar andar somente a 100km/h. Mas como não sou muito de meter a botina, vim nessa tocada. Estou pecando ainda por não ter colocado o sensor de temp. da água, porém esta semana já faço o serviço.
Obrigado pela ajuda de todos... a propósito...
Em Teresina eu trabalhava com carga, levando som, dando aula no interior brabo por isso compre a pickup. Só que antes o meu desejo era uma SW4 2002. Aqui como eu trabalho muito viajando por Minas me veio a idéia de trocar a pickup por SW. Alguém poderia dar algum pitaco nessa minha perguntinha????
Fabiano Klug
31/08/2013, 22:33
Podemos dizer então que voce deu mais sorte que teve juizo como diz o ditado.....
Sobre a SW4, é um bom carro meu pai ja teve uma 1993 ficou 3 anos com ela, e hoje tem uma 2008, ja teve superaquecimento também, trocou radiador, valvula termostatica e bomba dagua, até agora esta tudo em ordem, quilometragem agora de cerca de 130 mil km....Mais não poderia lhe falar pois tive pouca experiencias para compartilhar....
guilhermeabreu
02/09/2013, 12:35
Olá amigos do off-road! Fiz uma viagenzinha de +/- 550 km e a maquina se portou tranquila. Subi a serra aqui em Minas - literalmente. Fui a uma cidade a trabalho chamada Abre Campo-MG, muita subida, serras... e a viatura com seu vigor de sempre, que parece não aceitar andar somente a 100km/h. Mas como não sou muito de meter a botina, vim nessa tocada. Estou pecando ainda por não ter colocado o sensor de temp. da água, porém esta semana já faço o serviço.
Obrigado pela ajuda de todos... a propósito...
Em Teresina eu trabalhava com carga, levando som, dando aula no interior brabo por isso compre a pickup. Só que antes o meu desejo era uma SW4 2002. Aqui como eu trabalho muito viajando por Minas me veio a idéia de trocar a pickup por SW. Alguém poderia dar algum pitaco nessa minha perguntinha????
DADO
Em primeiro lugar estou feliz por vc não ter prejuízo com seu motor .
Qto a picape e a SW4 sou sispeito , pois depende do gosto e da utilidade de cada um ,tenho SW4 desde 2000 e tenho 3 irmãos que tem picapes .
A diferença é muito grande no conforto , a SW4 PARECE um automóvel de tão macia que é , MAS VALENTE COMO UMA PICAPE QDO EXIGIDA , não troco minha SW4 por uma picape nunca , por causa do conforto , espaço fechado , e comprimento , NÃO GOSTO DE CARRO GRANDE DEMAIS E COMPRIDO DEMAIS .
Mas se vc gosta da SW4 e não NESCESSITA DE TER PICAPE , vai fundo na SW4 que não vai se arrepender .
Abraço
dadoground
07/09/2013, 10:32
Oi galera, bom dia! Fiz uma viagem ontem para Lavras-MG 240km de BH, um trecho de serras. Tentei exigir um pouco mais e fui a 140km/h em alguns momentos. Depois de algum tempo o ponteiro da temperatura começou a subir e parei o carro. Abri o capô e o reservatório de expansão estava transbordando água pelo ladrão. Parei alguns minutos e continue a viagem, mas não consegui passar de 100km/h, e quanto subia alguma serra o ponteiro novamente começava a subir! Hoje pela manhã dei uma checada no reservatório de expansão e ele estava cheio até até a tampa. Retirei o excesso de água e deixei na marca FULL, e completei a água do radiador. Confesso que estou apreensivo quanto a esse problema! Algum pode dar uma informação sobre esse caso????
guilhermeabreu
07/09/2013, 11:03
Oi galera, bom dia! Fiz uma viagem ontem para Lavras-MG 240km de BH, um trecho de serras. Tentei exigir um pouco mais e fui a 140km/h em alguns momentos. Depois de algum tempo o ponteiro da temperatura começou a subir e parei o carro. Abri o capô e o reservatório de expansão estava transbordando água pelo ladrão. Parei alguns minutos e continue a viagem, mas não consegui passar de 100km/h, e quanto subia alguma serra o ponteiro novamente começava a subir! Hoje pela manhã dei uma checada no reservatório de expansão e ele estava cheio até até a tampa. Retirei o excesso de água e deixei na marca FULL, e completei a água do radiador. Confesso que estou apreensivo quanto a esse problema! Algum pode dar uma informação sobre esse caso????
DADOGROUND
Com certeza absoluta , TEM EMPENO NO SEU CABEÇOTE , INFELIZMENTE , mas é muito pouco , pq em uso normal não apresentou este problema .
O que esta acontecendo é o seguinte :
O sistema de arrefecimento qdo esta tudo normal funciona da seguinte forma , qdo o carro esta frio pela manhã o reservatório de expansão esta na marca normal , qdo vc anda com o carro o motor esquenta e a água expande de volume e joga água para o RESERVATÓRIO DE EXPANSÃO é para isto que ele esta lá e qdo o motor esfria de um dia para outro por exemplo a água diminui de volume e o sistema de arrefeciemento como as galerias de água do motor o radiador as mangueiras estão tudo em ordem forma daí um vácuo no sitema e puxa a água de volta para o radiador ( á água que foi para o reservatório de expansão volta para o radiador por vácuo ) e pela manhã no dia seguinte esta tudo normal como no dia anterior .
QDO OCORRE UM ESQUENTE E EMPENA O CABEÇOTE , aí passa compressão do motor para o sistema de arrefecimento , aumentando a pressão dentro das galerias de água do motor , com isto joga mais água do que deveria para o reservatótiro de expansão e com isto falta água no motor/radiador e a temperatura começa a subir e vc abrindo o cofre do motor vai ver a água transbordando o depósito de expansão , E COMO NO DIA SEGUITNTE VC VIU O RESERVATÓRIO CHEIO AINDA , é pq com o empeno do cabeçote , deixou de ter uma vedação completa no sistema e não forma mais vácuo e com isto , SEM VÁCUO no sitema de arrefecimento , a água que foi para o reservatório de expansão NÃO TEM COMO VOLTAR PARA O RADIADOR por falta de vácuo , não sei se me fiz entender .
Mas no seu caso o problema de empeno do cabeçote esta muito pequeno pq vc andando normal não deu para érceber nada de errado , mas isto aconteceu pq vc exigiu muito do motor , MAS EM CONDIÇÕES NORMAIS NÃO ERA PARA ACONTECER ISTO mesmo exigindo muito se tivesse tudo normal , mas no seu caso DESTE ESFORÇO EXTREMO foi uma forma que vc testou se seu motor sofreu algum dano qdo teve o esquente , E EU AFIRMO QUE COM ESTE SEU RELATO , SEU MOTOR TEVE DANO QDO VC SUPERAQUECEU ELE DA OUTRA VEZ .
O QUE FAZER ???????
Vc tem 3 caminhos a seguir :
1- Andar com ele como esta , MAS SEM FORÇAR E FICAR DE OLHO NA TEMPERATURA " COLOQUE O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL O TERMÔMETRO EXTRA ( RACETRONIX ou o SPIA ELETRÔNICO ) para garantir que a temperatura suba mais do que deve novamente .
MAS NESTA OPÇÃO VC VAI FICAR COMO CARRO SEM UMA GARANTIA DE QUE VC VAI CHEGAR ONDE VC QUISER IR , UM CARRO SEM CONFIANÇA .
2- Levar num bom mecânico e fazer o motor por completo com peças ORIGINAIS TOYOTA , vai gastar aí uns R$10,000,00 .
3- É a que eu faria , trocar o carro , vender como esta por um preço menor e falar que o motor esta com problema e deixa a pessoa levar o carro no mecânico dele e PT SAUDAÇÕES .
Pois minha experiência em fazer motor não são das melhores .
ABRAÇO triste com seu problema .
Mas se o carro tá com problema no cabeçote, precisa fazer todo o motor? Tem algum outro sintoma de desgaste no motor.
Acho que se o restante do carro está OK, inclusive o funcionamento do resto do motor, não precisa fazer o motor não. Só a parte do cabeçote.
Eu levaria num, dois ou três mecânicos sérios e bom em, Toyota e faria uma avaliação criteriosa nesta questão do cabeçote.
Mas se o carro tá com problema no cabeçote, precisa fazer todo o motor? Tem algum outro sintoma de desgaste no motor.
Acho que se o restante do carro está OK, inclusive o funcionamento do resto do motor, não precisa fazer o motor não. Só a parte do cabeçote.
Eu levaria num, dois ou três mecânicos sérios e bom em, Toyota e faria uma avaliação criteriosa nesta questão do cabeçote.
Clandio, isso que vai dizer será o mecânico. Ele vai medir a taxa de compressão dos pistões, folgas e etc. Acredito que não vá precisar mexer na parte de baixo, agora desde que vc troque RÁPIDO. Se ficar andando assim, a água pode ir pra parte de baixo do motor e vai dar merda (calço hidráulico, aí, podes inclusive perder o bloco do motor!).
Pare o carro numa oficina que entenda de Toyota, compre o cabeçote (paralelo) na ferraço ou na américa (juntamente com as juntas) e seja feliz andando tranquilo e com confiança no carro. E ponha o sensor que o Dr. Guilherme falou.
Fabiano Klug
07/09/2013, 13:34
Meu Camry não precisou fazer todo motor, mas foi trocado os mancais do virabrequim(casquilos) e aneis de todos pistões por precaução, e tudo na medida Standard, original de fabrica.
Acho que o custo é baixo para trocar essas duas partes e deixar tudo justinho denovo.
Mas, eu como estou acompanhando este topico a mais de um ano, vejo que não existe milagre em qualquer tipo de combustivel, gasolina ou diesel, apresentou superaquecimento, fique de olho e ja prepare o roçamento para a intervenção mecanica necessaria.
dadoground
07/09/2013, 19:26
Oi pessoal! Estou me recuperando aqui do “tombo”! Não dá pra passar nada oficialmente, pois neste feriado todos os mecânicos estão fechados. Andei lendo o tópico do guilhermeabreu (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/1942.html) e estou quase inclinado a tomar a decisão 3 apesar de ser com muito pesar. Fazer motor nessa faixa de preço tá muito “osso” e a minha “senhora” dificilmente vai concordar com isso pois estamos com outros projetos e tudo mais...
Perguntas:
Hoje rodei, rodei! Abri o reservatório de expansão depois de um tempo; observei que havia uma pressão quando retirei a tampa e o vácuo sugou a água, pois voltou a posição FULL (teoricamente). Fiz o teste do delfim (retirar a mangueira do dito reservatório, acelerar a 2800rpm por 30s) onde não saiu uma gota d’água. Observei a cor da fumaça, se tem água no escapamento... se o motor tá com funcionamento estranho... aparentemente o mesmo de antes! (aparentemente) Não subi serra hoje, nem pensar! Mas essa falta de pressão pode ser mangueira, juntas já estragadas do sistema de arrefecimento... qualquer outra coisa que por ventura não envolva esse bendito cabeçote??? Minha cabeça já tá fumaçando com isso!!!!!http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon9.png
guilhermeabreu
07/09/2013, 19:52
CLANDIO E TODOS
Só em ler este seu post , fico arrepiado , pq já passei por isto .
É A MESMA HISTÓRIA DE SEMPRE :
Ahhhhh , não deve ser nada demais , vamos só trocar a junta ou trocar o cabeçote , vai lá uns R$2.000,00 que vai ficar bom NÃO PRECISA FAZER A PARTE DEBAIXO , e na primeira subida de serra vai a água de novo embora .
Ahhhh já que trocou o cabeçote e a junta , vamos ver a parte de baixo , esta QUASE TUDO BOM , É SÓ TROCAR OS CASQUILHOS OS PISTÕES para 0,20 , vai lá mais uns R$2.000,00 e o carro começa a fumaçar e na subida da serra a temperatura começa a subir de novo , PQP fico arrepiado , e vc vai gastando aqui , vai gastando ali e o carro continua ruim .
NÃO SOU O DONO DA VERDADE E POSSO ME ENGANAR TB , mas já sofri muito com isto e não passaria por isto nem que a vaca tussa , por isto falei na 3ª opção .
Caro DADOGROUND , não estou te obrigando a fazer isto , É APENAS A MINHA OPINIÃO , opinião de quem já sofreu um bocado com este problema , mas vai ter relatos de vários aqui tb de pessoas que fizeram o serviço parcial e ficou bom .
O último problema foi com a BONEQUINHA que fiz o motor por partes e depois tive que fazer todo , gastei mais de R$10.000,00 com tudo isto , testei viajei puxando reboque por 1500km e vendí com motor feito com apenas 2.000 km de feito e testado e tudo bem , vendí para o DIEGOSS que logo a seguir descidiu em vender e o novo comprador me perguntou o que eu achava do carro e falei que foi o melhor carro que tive e que fiz o motor recentemente completo e ele acabou comprando do DIEGOSS , e COM APENAS 15 DIAS DE USO , NÃO RODOU NEM 500KM E O MOTOR FOI PRO SACO , ele colocou aqui no forum este problema e por fim pediu para não falar mais no assunto para ele poder resolver o prejuízo com o DIEGOSS , caso chato pra caramba , COMO PODE UM MOTOR FEITO TODO E COM MENOS DE 5.000KM DE FEITO DAR PROBLEMA DE NOVO ?????
Até hoje estou chateado com isto , apesar de ter acontecido depois de 8 meses que vendí , mas no fundo me sinto chateado com a situação e não sei como foi resolvido o problema entre o DIEGOSS e o último comprador .
DADO , é por isto que fiz este relato estou amargurado com esta situação e já falei aqui que não faço mais motor em meus carros vendo ele mais barato e saio do problema e a pessoa que comprar que ira fazer e se der problema será com ele e o mecânico dele .
Sem falar dos inúmeros motores que já fiz em meus carros a gasolina qdo tinha que nunca ficaram como eram antes de fazer o motor , estou escaldado disto.
Abraço triste .
Se quando comprei meu carro o motor tivesse 100%, talvez eu concordasse com o Dr. Guilherme.
Mas, depois que fiz o motor completo, usando peças Toyota, meu carro ficou PERFEITO, não baixa 1 ml nem de água e nem de óleo e anda feito um foguete! (tb arrumei a turbina e o a BI).
Hj já rodei quase 20 k km e o carro, graças a Deus, está ótimo e sem nenhum vazamento.
Colega de trilha meu fez o motor na mesma oficina e o carro só vive em trilha pesada e está perfeito.
Já vi motor 1KZT botando água pra fora por causa da tampa do radiador danificada.
Vale comprar uma tampa nova e original (custa barato)e testar.
Oi pessoal! Estou me recuperando aqui do “tombo”! Não dá pra passar nada oficialmente, pois neste feriado todos os mecânicos estão fechados. Andei lendo o tópico do guilhermeabreu (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/1942.html) e estou quase inclinado a tomar a decisão 3 apesar de ser com muito pesar. Fazer motor nessa faixa de preço tá muito “osso” e a minha “senhora” dificilmente vai concordar com isso pois estamos com outros projetos e tudo mais...
Perguntas:
Hoje rodei, rodei! Abri o reservatório de expansão depois de um tempo; observei que havia uma pressão quando retirei a tampa e o vácuo sugou a água, pois voltou a posição FULL (teoricamente). Fiz o teste do delfim (retirar a mangueira do dito reservatório, acelerar a 2800rpm por 30s) onde não saiu uma gota d’água. Observei a cor da fumaça, se tem água no escapamento... se o motor tá com funcionamento estranho... aparentemente o mesmo de antes! (aparentemente) Não subi serra hoje, nem pensar! Mas essa falta de pressão pode ser mangueira, juntas já estragadas do sistema de arrefecimento... qualquer outra coisa que por ventura não envolva esse bendito cabeçote??? Minha cabeça já tá fumaçando com isso!!!!!http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon9.png
Dado, se você quiser fazer alguns testes antes de se jogar do precipício, sugiro verificar a tampa do radiador, como dito acima, bem como bomba d´água e radiador.
Viaturas com radiador velho podem entupir parcialmente, faltando circulação eficiente nas horas que mais exigires.
Se rodares com a viatura de modo "normal" e não houver água em excesso no reservatório, é possível que não tenha trincado o cabeçote.
Por último, a tampa plástica do reservatório de expansão não cria vácuo, pois não há vedação adequada para isto.
Foi alguma impressão tua.
E boa sorte.:concordo:
Fabiano Klug
08/09/2013, 18:58
É muita experiencia ruim, eu mesmo fiquei com muito medo de intervir no meu carro e não ficar bom, o pior de tudo mesmo é achar alguem que transmita a confiança necessaria para isso....
dadoground
08/09/2013, 21:51
Pessoal, ao tirar a tampa do motor senti um cheiro de queimado! Será a junta do cabeçote torrando??
É muita experiencia ruim, eu mesmo fiquei com muito medo de intervir no meu carro e não ficar bom, o pior de tudo mesmo é achar alguem que transmita a confiança necessaria para isso....
Fabiano,
Não sei se a sua cidade fica muito distante, mas em Orleans-SC tem a oficina do Tadi, um mecânico muito fera em Toyota e forista do 4x4 Brasil. Ele foi mecânico de concessionária antes de abrir a própria oficina, sabe muito das nossas viaturas. Tenho um amigo catarinense, da cidade de Braço do Norte, que é cliente do Tadi.
Um abraço, Delfim
Fabiano Klug
09/09/2013, 09:19
Eu moro do lado de Blumenau, tem pelo menos uma duzia de oficinas especializadas em importados, o problema foi nos pagamentos e qualidade do serviço, muitos só faziam em 3-5 parcelas, e por indicação fui a uma oficina que tem muito respeito na região que nem havia cogitado, e me fizeram em 10x no cartão de credito.
Orleans fica mais ou menos uns 300km daqui, nada muito fora se fosse para deixar num local de confiança, o problema mesmo é conseguir captar se o local realmente dispões de pessoal capacitado a altura dos carros...
Estou na torcida pelo amigo, que ele consiga resolver, mas retorno de pressão no reservatorio é sinal de cabeçote trincado e pressão do cilindro indo para o sistema de refrigeração, meu camry fazia a mesma coisa.....
dadoground
10/09/2013, 22:55
Olá toyoteiros! Hoje voltei de viagem pra BH, cerca de 500km rodados, e o carro não apresentou nenhuma alteração na temperatura da água. Graças a Deus cheguei tranquilo vindo a 2100giros e 100km/h (minha média). Amanhã irei fazer a viatura e posto aqui os detalhes.
--- Minha pickup está com uma autonomia muito boa, um tanque deu mais 530km, e ainda estou rodando na cidade! Só mesmo essa questão do cabeçote que tá chateando!
Olá toyoteiros! Hoje voltei de viagem pra BH, cerca de 500km rodados, e o carro não apresentou nenhuma alteração na temperatura da água. Graças a Deus cheguei tranquilo vindo a 2100giros e 100km/h (minha média). Amanhã irei fazer a viatura e posto aqui os detalhes.
--- Minha pickup está com uma autonomia muito boa, um tanque deu mais 530km, e ainda estou rodando na cidade! Só mesmo essa questão do cabeçote que tá chateando!
Dado, tens o sensor de água instalado?
No meu caso o radiador estava imundo, quando limpei ficou perfeito.
O sensor dá ideia se o que estás mexendo tá resolvendo.
dadoground
11/09/2013, 11:02
Dado, tens o sensor de água instalado?
No meu caso o radiador estava imundo, quando limpei ficou perfeito.
O sensor dá ideia se o que estás mexendo tá resolvendo.
Acabei de fazer o pedido caro dordef! Espero que chegue antes de eu fazer uma outra viagem, creio que Uberlândia!
Troquei a água e pus o aditivo concentrado nas recomendações padrão dessa vez. Estou à caça da tampa do reservatório de expansão que acho que vou ter fazer pedido na autorizada pelo jeito!
Acabei de fazer o pedido caro dordef! Espero que chegue antes de eu fazer uma outra viagem, creio que Uberlândia!
Troquei a água e pus o aditivo concentrado nas recomendações padrão dessa vez. Estou à caça da tampa do reservatório de expansão que acho que vou ter fazer pedido na autorizada pelo jeito!
O que vc fez encomenda é o de água? Se for, tu não vai se arrepender 1 segundo!
dadoground
11/09/2013, 12:25
O que vc fez encomenda é o de água? Se for, tu não vai se arrepender 1 segundo!
Sim, foi o de água Manômetro Temperatura Da Água Digital 52mm Display Led Azul - R$ 89,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502135905-manmetro-temperatura-da-agua-digital-52mm-display-led-azul-_JM) . Agora acho muito engraçado aqui, numa capital dessas... estou com dificuldade de encontrar alguém que instale. Tem dono de auto-elétrica que disse que não tem como fazer essa adaptação!! Pode essa???!!! Mas estou a procura!!! Alguém de BH por ai que souber, dá um sinal!!!
guilhermeabreu
11/09/2013, 13:38
Sim, foi o de água Manômetro Temperatura Da Água Digital 52mm Display Led Azul - R$ 89,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502135905-manmetro-temperatura-da-agua-digital-52mm-display-led-azul-_JM) . Agora acho muito engraçado aqui, numa capital dessas... estou com dificuldade de encontrar alguém que instale. Tem dono de auto-elétrica que disse que não tem como fazer essa adaptação!! Pode essa???!!! Mas estou a procura!!! Alguém de BH por ai que souber, dá um sinal!!!
DADO
O sensor é este mesmo , mas este que vc comprou só tem o termômetro e todos nós estamos comprando este mesmo MAS COM O SINAL DE ALERTA SONORO ( com uma sirene ) , que com isto não esquecemos de saber se a temperatura passou do normal PQ ELE TOCA UMA SIRENE qdo isto ocorre , e vc vai pagar mais por isto apenas R$40,00 a mais .
VALE A PENA COMPRAR ELE COMPLETO COM A SIRENE JUNTO E O VALOR É DE R$125,00 .
Fabiano Klug
11/09/2013, 15:38
O que achei interessante que esse termometro aciona uma ventoinha auxiliar extra se interessante em caso de lugares muito quentes, ach oque vou comprar um também para instalar em meu Camry, e esconder o display no porta-moedas com uma sirene de alarme.
AlfredoC
11/09/2013, 16:42
Guilherme, amigo, estou a procura de uma sucata de cabeçote do KZT, para retirar os MANCAIS, acredito que vç tenha trocado agora, sera que vç pode me ajudar? desculpa vir por aqui, mas não achei seu e-mail.
Quem sabe algum dos amigos do FORUM que possa ajudar com esta empreitada!!
Grato Galera!!
AlfredoC a_corniali@hotmail.com
guilhermeabreu
11/09/2013, 21:17
Guilherme, amigo, estou a procura de uma sucata de cabeçote do KZT, para retirar os MANCAIS, acredito que vç tenha trocado agora, sera que vç pode me ajudar? desculpa vir por aqui, mas não achei seu e-mail.
Quem sabe algum dos amigos do FORUM que possa ajudar com esta empreitada!!
Grato Galera!!
AlfredoC a_corniali@hotmail.com
CARO ALFREDOC
Eu troquei o cabeçote ano passado mas foi da SW4 93 motor 3L 2.8 , mas aqui na minha região tem muitos ferro velhos , na 6ªf vou dar uma futucada aqui pra vc .
Meu email : guilhermabreu7@hotmail.com
Abração
ALVARO ANGELO
11/09/2013, 21:28
Coloquei os meus dois (água e bloco) na oficina Lavarini-Santa EFigênia-BH
dadoground
13/09/2013, 21:28
Troquei o liquido de arrefecimento (concentrado) e troquei a tampa do reservatório de expansão! Até agora não esquentou mais. Semana que vem recebo o manômetro de pressão de água, aí vejo a temperatura de serviço!
guilhermeabreu
13/09/2013, 21:36
Troquei o liquido de arrefecimento (concentrado) e troquei a tampa do reservatório de expansão! Até agora não esquentou mais. Semana que vem recebo o manômetro de pressão de água, aí vejo a temperatura de serviço!
DADO
Não entendi o pq que vc trocou a tampa do reservatório de expansão pois ele não veda nada , ele esta alí só para não cair sugeira dentro , o seu carro não tem circuito lacrado/pressurizado como é nos automóveis modernos .
dadoground
14/09/2013, 11:23
DADO
Não entendi o pq que vc trocou a tampa do reservatório de expansão pois ele não veda nada , ele esta alí só para não cair sugeira dentro , o seu carro não tem circuito lacrado/pressurizado como é nos automóveis modernos .
Estou procurando eliminar tudo que possa estar ruim. E o radiador da minha Hilux é dos selados.
AlfredoC
14/09/2013, 17:49
Amigo Guilherme
Desde já, agradeço a gentileza de colaborar na procura das pecas Felizmente já consegui por intermediacao do Thiago. Deve chegar na segunda o terça feira. Grato, grande abraço e obrigado novamente. Bom final de semana.Alfredo , Lauro de freitas, Bahia. (Tentei no email, mas retornou)
guilhermeabreu
14/09/2013, 22:01
Amigo Guilherme
Desde já, agradeço a gentileza de colaborar na procura das pecas Felizmente já consegui por intermediacao do Thiago. Deve chegar na segunda o terça feira. Grato, grande abraço e obrigado novamente. Bom final de semana.Alfredo , Lauro de freitas, Bahia. (Tentei no email, mas retornou)
CARO ALFREDOC
Mas recebi o email , não sei o que deve ter acontecido mas veio sim .
Não tem do que agradecer , estamos aqui para ajudar mesmo .
Abração
dadoground
20/09/2013, 08:15
Bom dia pessoal. Por conta da greve dos correios até agora não recebi o manômetro de temperatura da água. No entanto não sei o que pensar, pois viajei e não voltou a subir o pontei do painel.
Ah... a respeito do teste do delfin, não é pra sair nenhuma gota de água pela mangueira que vai para o reservatório de expansão?, pois acelero e saem alguns mls e depois para!
guilhermeabreu
20/09/2013, 12:54
Bom dia pessoal. Por conta da greve dos correios até agora não recebi o manômetro de temperatura da água. No entanto não sei o que pensar, pois viajei e não voltou a subir o pontei do painel.
Ah... a respeito do teste do delfin, não é pra sair nenhuma gota de água pela mangueira que vai para o reservatório de expansão?, pois acelero e saem alguns mls e depois para!
DADO
Qdo vc usa o carro e o motor aquece normal é normal ir água para o reservatório de expansão ele esta lá para isto mesmo , pois qdo a água aquece ela aumenta de volume e tem que sair para algum lugar , mas depois que o motor esfria , forma-se um vácuo no sistem e a água volta para o radiador/motor novamente .
Isto é normal .
Mas se vc fizer o teste com a tampa do radiador aberta , neste caso o motor vai jogar água para fora do radiador pela tampa que esta aberta .
Dado.
O teste que tu falas é de funcionar o motor com a tampado reservatório de expansão (não do radiador) aberta? Se sim, quando fizer esse teste, coloca a mangueirinha que fica dentro do reservatório de expansão dentro de um copo com água (para poder enxergar a ponta dessa mangueirinha) . Ali pode sair um pouco de água e aumentar o volume da água do copo, afinal o motor está quente e a água expande dentro do sistema. O que não pode sair na mangueirinha que está dentro do copo são bolhas de ar, por menores que sejam.
guilhermeabreu
20/09/2013, 17:27
Dado.
O teste que tu falas é de funcionar o motor com a tampado reservatório de expansão (não do radiador) aberta? Se sim, quando fizer esse teste, coloca a mangueirinha que fica dentro do reservatório de expansão dentro de um copo com água (para poder enxergar a ponta dessa mangueirinha) . Ali pode sair um pouco de água e aumentar o volume da água do copo, afinal o motor está quente e a água expande dentro do sistema. O que não pode sair na mangueirinha que está dentro do copo são bolhas de ar, por menores que sejam.
CLANDIO
Obrigado por ter complementado a minha resposta que ficou meio vago mesmo , pois não citei qual tampa que ele faria o teste . Ou melhor não lí direito como ele faria o teste .
Abraço
CLANDIO
Obrigado por ter complementado a minha resposta que ficou meio vago mesmo , pois não citei qual tampa que ele faria o teste . Ou melhor não lí direito como ele faria o teste .
Abraço
Guilherme
O mais importante é que se consiga fazer os testes. Tomara que dê tudo certo pro Dadoground.
Abraços e bom final de semana.
dadoground
20/09/2013, 22:22
Ola pessoal, um mecânico muito bom aqui em bh na toyomotors falou também da embreagem viscosa que pode não está funcionando bem quando o motor é exigido um pouco mais. Disse que se fosse cabeçote trincado o carro esquentaria o tempo todo e se estiver empenado só abrindo pra ter certeza. Mas como não está esquentando ele acho dificil também que seja. Estou fazendo o teste quase diariamente do delfin e está dentro aceitável.
Recebi meu manômetro hoje, agora segunda instalo.
Flw, boa noite... obrigado pela força Clandio!!!
guilhermeabreu
21/09/2013, 01:40
Ola pessoal, um mecânico muito bom aqui em bh na toyomotors falou também da embreagem viscosa que pode não está funcionando bem quando o motor é exigido um pouco mais. Disse que se fosse cabeçote trincado o carro esquentaria o tempo todo e se estiver empenado só abrindo pra ter certeza. Mas como não está esquentando ele acho dificil também que seja. Estou fazendo o teste quase diariamente do delfin e está dentro aceitável.
Recebi meu manômetro hoje, agora segunda instalo.
Flw, boa noite... obrigado pela força Clandio!!!
DADO
Infelizmente a gente fica torcendo para que não seja nada demais , e os mecânicos falam a mesma coisa , O CERTO É QUE VC DEU UM ESQUENTE e tenho certeza absoluta que lesou seu motor mínimo que seja mais lesou , mesmo que tenha lesado muito pouco AFIRMO ISTO COM MUITA CERTEZA PQ VC RELATOU QUE SUBIU UMA SERRA E FORÇOU BEM O MOTOR E BOTOU ÁGUA PARA FORA ISTO NÃO ACONTECERIA SE O MOTOR ESTIVESSE 100% NORMAL , logo e concluíndo na minha forma de ver o seu problema :
Tem um pequeno problema no seu motor ( pequena trinca ou pequeno empeno no cabeçote ) e no andar normal não apresenta nada demais , funciona tudo normal , MAS SE VC SUBIR A SERRA DE NOVO E FORÇAR VAI BOTAR ÁGUA PRA FORA DE NOVO . Vc não terá mais confiança no carro para uma viagem longa e/ou se tiver uma nescessidade de andar forte ou subir uma serra longa com um pouco de pressa .
O que fazer ????
1- Andar como esta sabendo que não poderá forçar demais .
2- Abrir e fazer o que precisar , o que NÃO FAÇO MAIS pelos motivos já relatados anteriormente .
Se este carro fosse meu , andaria com ele como esta mesmo sabendo que não poderei forçar e com o tempo ir juntando latinhas para comprar outro e vender como esta e falar para ao comprador deste problema .
Como esta acho que ele roda aí 1 a 2 anos sem problema se não forçar , forçar para mim é andar a mais de 120 km/h ou subir serra com pé em baixo . E como já comprou o TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA SONORO , vc vai ficar mais seguro qto ao controle da temperatura .
Abraço
dadoground
21/09/2013, 10:24
DADO Infelizmente a gente fica torcendo para que não seja nada demais , e os mecânicos falam a mesma coisa , O CERTO É QUE VC DEU UM ESQUENTE e tenho certeza absoluta que lesou seu motor mínimo que seja mais lesou , mesmo que tenha lesado muito pouco AFIRMO ISTO COM MUITA CERTEZA PQ VC RELATOU QUE SUBIU UMA SERRA E FORÇOU BEM O MOTOR E BOTOU ÁGUA PARA FORA ISTO NÃO ACONTECERIA SE O MOTOR ESTIVESSE 100% NORMAL , logo e concluíndo na minha forma de ver o seu problema :Tem um pequeno problema no seu motor ( pequena trinca ou pequeno empeno no cabeçote ) e no andar normal não apresenta nada demais , funciona tudo normal , MAS SE VC SUBIR A SERRA DE NOVO E FORÇAR VAI BOTAR ÁGUA PRA FORA DE NOVO . Vc não terá mais confiança no carro para uma viagem longa e/ou se tiver uma nescessidade de andar forte ou subir uma serra longa com um pouco de pressa .O que fazer ???? 1- Andar como esta sabendo que não poderá forçar demais .2- Abrir e fazer o que precisar , o que NÃO FAÇO MAIS pelos motivos já relatados anteriormente .Se este carro fosse meu , andaria com ele como esta mesmo sabendo que não poderei forçar e com o tempo ir juntando latinhas para comprar outro e vender como esta e falar para ao comprador deste problema . Como esta acho que ele roda aí 1 a 2 anos sem problema se não forçar , forçar para mim é andar a mais de 120 km/h ou subir serra com pé em baixo . E como já comprou o TERMÔMETRO DIGITAL COM SINAL DE ALERTA SONORO , vc vai ficar mais seguro qto ao controle da temperatura .AbraçoPois é, caro Gulherme... realmente tenho essa desconfiança. Não é algo nada bom, mas fazer esse serviço agora está inviável pra mim. Contudo a minha viatura está "aparentemente" andando bem - só me dando receios ao subir serras! Quem é daqui de MG sabe do que estou falando no que diz respeito a subir serras. Foi uma loucura minha mesmo andar a 140km/h sendo que eu não precisava fazer isso, pois sou ciente que é um carro de 10 anos e o motor inevitavelmente está cansado. Não costumo passar dos 110km/h.(...) e é isso o que vou fazer mesmo: fazer umas economias pra futuramente fazer o que há de ser feito, tipo caixa 2 pois minha patroa ainda quer que vendamos o carro... só que eu já bati o pé e por enquanto estamos em stand-by nesse caso. Levei num eletricista ontem e vi que o cara não entendia nada, ai deixei pra segunda mesmo ir na Toyomotors pra ajeitar também os faróis que estão meio malucos (luz alta x luz baixa estão invertidos, eu acho)Aproveitando...quero melhorar a iluminação dela, acho muito precária. Ah.. pessoal, quando acelero, às vezes o cardã da uma pancadinha tipo um tranco na 1ª pra 2ª e às vezes 3ª. Algum doutor poderia me dar um diagnóstico? Geralmente, quando engraxo as cruzetas esse som diminui!!
guilhermeabreu
21/09/2013, 11:03
Pois é, caro Gulherme... realmente tenho essa desconfiança. Não é algo nada bom, mas fazer esse serviço agora está inviável pra mim. Contudo a minha viatura está "aparentemente" andando bem - só me dando receios ao subir serras! Quem é daqui de MG sabe do que estou falando no que diz respeito a subir serras. Foi uma loucura minha mesmo andar a 140km/h sendo que eu não precisava fazer isso, pois sou ciente que é um carro de 10 anos e o motor inevitavelmente está cansado. Não costumo passar dos 110km/h.(...) e é isso o que vou fazer mesmo: fazer umas economias pra futuramente fazer o que há de ser feito, tipo caixa 2 pois minha patroa ainda quer que vendamos o carro... só que eu já bati o pé e por enquanto estamos em stand-by nesse caso. Levei num eletricista ontem e vi que o cara não entendia nada, ai deixei pra segunda mesmo ir na Toyomotors pra ajeitar também os faróis que estão meio malucos (luz alta x luz baixa estão invertidos, eu acho)Aproveitando...quero melhorar a iluminação dela, acho muito precária. Ah.. pessoal, quando acelero, às vezes o cardã da uma pancadinha tipo um tranco na 1ª pra 2ª e às vezes 3ª. Algum doutor poderia me dar um diagnóstico? Geralmente, quando engraxo as cruzetas esse som diminui!!
DADO
Como falei , vc não precisa de ter pressa para resolver isto , como esta , da para andar muito tempo ainda , é só não forçar e por aí sei como é pois morei por 10 anos em Lavras qdo ainda criança e fui muitas vezes aí em BH para ver pombos correio , tem subidonas BAKARAI .
Qto a farol ruim , são todas elas , eu resolvi bem na minhaSW4 93 qdo tinha , colocando um parachoque de impulsão e colocando faróis auxiliares , na época coloquei os HELLA rallye 1000 mas estão compreços exorbitantes , mas tem os IRONMAN gamma 175 um pouco mais barato , mas ainda caros demais e o ORGUS rallye 1000 cópia fiel dos HELLA mais em conta mas ainda caros demais tb , ou os genéricos dos SUPER OSCAR da CIBIÉ que não fabrica mais agora só NINO , FORT LUZ , bem baratos mas muito ruins tb .
Qto ao barulho tudo indica que sejam cruzetas ruins , é só trocá-las .
Mantiqueira
21/09/2013, 14:26
Dadoground, talvez vc só esteja com a junta do cabeçote queimada pelo esquente que ocorreu. Por isso que o problema é tão sutil e fica difícil o diagnóstico e se for só a junta arrume e seja feliz. Verifique a junta do cabeçote.:concordo:.
Dadoground, talvez vc só esteja com a junta do cabeçote queimada pelo esquente que ocorreu. Por isso que o problema é tão sutil e fica difícil o diagnóstico e se for só a junta arrume e seja feliz. Verifique a junta do cabeçote.:concordo:.
Se (ou quando) for trocar a junta, SÓ USE ORIGINAL.
Se (ou quando) for trocar a junta, SÓ USE ORIGINAL.
E troque o cabeçote junto. Nunca vi, em nossas viaturas, só a junta ter problemas!
Mantiqueira
21/09/2013, 20:41
E troque o cabeçote junto. Nunca vi, em nossas viaturas, só a junta ter problemas!
A minha estava com a junta queimada qdo eu comprei, então após turbinar e intercoolar fiz o motor sem trocar o cabeçote. O cabeçote foi para a retífica e não foi encontrada nenhuma avaria eu acabei confiando no mecânico, ainda bem. Meu carro está ótimo. Pra mim foi arriscado, pois estava fazendo o motor com peças de primeira e originais e poderia colocar tudo a perder. Já o o Dorderf não tem nada a perder se retirar esse cabeçote e mandar para análise em retífica. Pior que qualquer resultado é a angústia de não saber o que realmente está acontecendo e dirigir o carro ansioso. É claro que esses testes devem ser feitos em retíficas com experiência e know how, e caso o cabeçote esteja bom, compre as juntas ORIGINAIS e seja feliz.:dance:.
A minha estava com a junta queimada qdo eu comprei, então após turbinar e intercoolar fiz o motor sem trocar o cabeçote. O cabeçote foi para a retífica e não foi encontrada nenhuma avaria eu acabei confiando no mecânico, ainda bem. Meu carro está ótimo. Pra mim foi arriscado, pois estava fazendo o motor com peças de primeira e originais e poderia colocar tudo a perder. Já o o Dorderf não tem nada a perder se retirar esse cabeçote e mandar para análise em retífica. Pior que qualquer resultado é a angústia de não saber o que realmente está acontecendo e dirigir o carro ansioso. É claro que esses testes devem ser feitos em retíficas com experiência e know how, e caso o cabeçote esteja bom, compre as juntas ORIGINAIS e seja feliz.:dance:.
Tire-me dessa! kkkk. Já passei por isso.
Há trincas que não são detectadas. Bem, de qualquer forma, achei o cabeçote super barato pra economizar nele. E realizei a troca. meu motor só tem de antigo o bloco e o virabrequim.
Mantiqueira
21/09/2013, 22:24
Tire-me dessa! kkkk. Já passei por isso.
Há trincas que não são detectadas. Bem, de qualquer forma, achei o cabeçote super barato pra economizar nele. E realizei a troca. meu motor só tem de antigo o bloco e o virabrequim.
Bom, só quis ajudar, se fosse cabeçote de alumínio até concordaria com o seu KKK. O meu carro já rodei mais de 20.000 KM turbinado sem problemas. Ou vc acha que invariavelmente sempre haverá necessidade de troca do cabeçote? Não me lembro se o cabeçote do Dadoground é de alumínio, se for, eu trocaria de cara sem titubear.
dadoground
22/09/2013, 09:31
Bom, só quis ajudar, se fosse cabeçote de alumínio até concordaria com o seu KKK. O meu carro já rodei mais de 20.000 KM turbinado sem problemas. Ou vc acha que invariavelmente sempre haverá necessidade de troca do cabeçote? Não me lembro se o cabeçote do Dadoground é de alumínio, se for, eu trocaria de cara sem titubear.
Sim, sim... meu cabeçote é de alumínio. Motor 1kzte! Mas, só aproveitando aqui pra fazer uma perguntinha sobre óleos: o óleo do diferencial, alguém sabe qual a viscosidade, qual o melhor e tals...??? Quero aproveitar pra tocar junto com as cruzetas!!!
Mantiqueira
22/09/2013, 10:52
Sim, sim... meu cabeçote é de alumínio. Motor 1kzte! Mas, só aproveitando aqui pra fazer uma perguntinha sobre óleos: o óleo do diferencial, alguém sabe qual a viscosidade, qual o melhor e tals...??? Quero aproveitar pra tocar junto com as cruzetas!!!
Para caixa de mudança, transferência e diferencial dianteiro vc pode usar o mesmo óleo API GL5 SAE 75W 90.
Diferencial traseiro, se for LSD, API GL5 SAE 90W específico para LSD.
Eu tava falando do cabeçote do colega Dadoground. As japas com cabeçote de alumínio resistem mais a altas temperaturas (o carro para de andar, mas o cabeçote dificilmente trinca.
sandro_ventania
22/09/2013, 18:03
Eu tava falando do cabeçote do colega Dadoground. As japas com cabeçote de alumínio resistem mais a altas temperaturas (o carro para de andar, mas o cabeçote dificilmente trinca.
Ué...pensei que fosse ao contrário...que os cabeçotes de ferro é que fossem os mais resistentes!
Ué...pensei que fosse ao contrário...que os cabeçotes de ferro é que fossem os mais resistentes!
E é... eu que escrevi errado! Pensei em cabeçote de ferro e escrevi de alumínio! Foi mal!
O bom do alumínio é que ele dissipa muito mais calor que o ferro (acho que umas 5x mais - li em algum lugar, mas não lembro). Ah, fora que é mais leve. Mas, é menos resistente e mais caro!
dadoground
23/09/2013, 22:20
Wow dr. Guilherme! Blz... Como foi que o eletricista adaptou o manômetro? Vc tem fotos dessa adaptação? Você fez tipo um jumpeamento no sensor original, soldou os fios e levou o manômetro para o painel?
guilhermeabreu
23/09/2013, 23:18
Wow dr. Guilherme! Blz... Como foi que o eletricista adaptou o manômetro? Vc tem fotos dessa adaptação? Você fez tipo um jumpeamento no sensor original, soldou os fios e levou o manômetro para o painel?
DADO
Não entendi o que vc esta perguntando , o que vc esta perguntando é de como o eletricista adaptou o TERMÔMETRO DA TEMPERATURA DA ÁGUA ? Ou vc se refere ao MANÔMETRO DE PRESSÃO DO TURBO .
Pois se for em relação ao TERMÔMETRO DA ÁGUA COM SINAL DE ALRTA SONORO , o eletricista só fez a parte elétrica e um torneiro fez a adaptação do SENSOR DO TERMÔMETRO num local bme próximo ao SENSOR ORIGINAL DO CARRO , tem um local alí próprio para fazer estra adaptação e depois de pronto ninguem vê que foi adaptado nad alí , tem fotos aqui no tópico sobre temperatura do motor TOYOTA 2.8 e 3.0 .
A instalação elétrica não tem nada a haver com a ligação elétrica do sensor original , é uma ligação independente , o sensor original fica intacto tanto qto a parte elétrica original fica tb intocável .
dadoground
24/09/2013, 08:55
Ok, o termômetro que eu comprei vem com um sensor que é de rosca. Então tenho que levar a um torneiro pra ele fazer a rosca na tubulação que passa água no motor do carro? Eh isso?
Vc tem fotos de é feito isso no motor?
Desculpe-me o excesso de perguntas. Eh que tá difícil encontrar alguém que faça esse serviço aqui, e por isso quero ter esses detalhes antes de começar a fazer!
Obrigado pela ajuda.
guilhermeabreu
24/09/2013, 17:51
Ok, o termômetro que eu comprei vem com um sensor que é de rosca. Então tenho que levar a um torneiro pra ele fazer a rosca na tubulação que passa água no motor do carro? Eh isso?
Vc tem fotos de é feito isso no motor?
Desculpe-me o excesso de perguntas. Eh que tá difícil encontrar alguém que faça esse serviço aqui, e por isso quero ter esses detalhes antes de começar a fazer!
Obrigado pela ajuda.
DADO
Sim é isto mesmo , vc tem que olhar a foto do sensor colocado no lugar , nos posts anteriores tem fotos de onde é colocado o sensor , a sua SW4 é 98 correto ??? Se for 98 , já existe um parafuso tapando um orifício existente alí próximo a válvula termostática , próximo do sensor original , o que o torneiro tem que fazer é retirar este parafuso , furar este parafuso pela cabeça transfixando ele ao comprido e abrir a rosca igual a rosca do sensor , com isto vc enrosca o sensor neste furo do parafuso e recoloca o parafuso de onde vc o retirou , daí esta pronto o sensor no lugar , depois é só vc levar o carro no eletricista para fazer a instalação elétrica .
Não precisa de pedir desculpas pelas perguntas , estamos aqui para ajudar mesmo , fique a vontade . Mas da uma olhada nas fotos que vc irá entender o que estou falando com muito mais facilidade .
Abraço
sandro_ventania
24/09/2013, 19:24
E é... eu que escrevi errado! Pensei em cabeçote de ferro e escrevi de alumínio! Foi mal!
O bom do alumínio é que ele dissipa muito mais calor que o ferro (acho que umas 5x mais - li em algum lugar, mas não lembro). Ah, fora que é mais leve. Mas, é menos resistente e mais caro!
Doderf, eu deduzo que para a industria o cabeçote de aluminio seja mais barato, pois tanto a fundição quanto a usinagem no aluminio é mais barato e mais rápido.
Esse é o único motivo que vejo para usarem cabeçote de aluminio.
Comprar um cabeçote de aluminio para reposição sai mais caro por pura extorção do comércio...assim eu penso.
Doderf, eu deduzo que para a industria o cabeçote de aluminio seja mais barato, pois tanto a fundição quanto a usinagem no aluminio é mais barato e mais rápido.
Esse é o único motivo que vejo para usarem cabeçote de aluminio.
Comprar um cabeçote de aluminio para reposição sai mais caro por pura extorção do comércio...assim eu penso.
Sandro, acho que o de ferro seja mais barato de fazer, o de alumínio mais caro. Mas pelo quantidade vendida, termine saindo barato para as montadoras mesmo.
O de alumínio dá mais bronca, mais um motivo das montadoras lucrarem, já que vão dar defeito com mais facilidade!
dadoground
24/09/2013, 23:41
Boa noite guilherme. Estive olhando as fotos do Delfin que mostram o local onde ele fez a adaptação, porém no meu motor que é o 1kzte Hilux 2003 Pickup 3.0 aparentemente não tem esse orifício. Na foto abaixo o que mais se aproxima é esse rosca (2) que tem um parafuso que fixa um parte da turbina, e esse (1) que não tem nenhuma rosca, mas visivelmente o diâmetro é menor do que o do sensor a ser instalado. Na outra foto tem uma sequência de sensores e um deles imagino que é o da água. No caso teria que fazer a rosca nesse local?
Na lateral esquerda de abaixo da tampa de válvula tem uma rosca que o sensor entra facilmente. Me pergunto se ali ele também marcaria a temperatura de serviço do motor.
432458432456
guilhermeabreu
25/09/2013, 00:03
Boa noite guilherme. Estive olhando as fotos do Delfin que mostram o local onde ele fez a adaptação, porém no meu motor que é o 1kzte Hilux 2003 Pickup 3.0 aparentemente não tem esse orifício. Na foto abaixo o que mais se aproxima é esse rosca (2) que tem um parafuso que fixa um parte da turbina, e esse (1) que não tem nenhuma rosca, mas visivelmente o diâmetro é menor do que o do sensor a ser instalado. Na outra foto tem uma sequência de sensores e um deles imagino que é o da água. No caso teria que fazer a rosca nesse local?
Na lateral esquerda de abaixo da tampa de válvula tem uma rosca que o sensor entra facilmente. Me pergunto se ali ele também marcaria a temperatura de serviço do motor.
432458432456
DADO
Vc simplificou muito com esta foto .
Na minha SW4 2002 3.0 1KZT-E é igualzinho a sua .
É NESTE LOCAL 1 SIM QUE VC VAI COLOCAR O SENSOR , eu falei que nas SW4 de 96 a 98 , alí tem um parafuso neste local 1 , mas no 1KZT-E ele é tapado como esta na foto , logo vc vai fazer o seguinte :
1- Vai num torneiro e explica para ele que vc quer fazer um furo neste local 1 que esta tapado , e para isto vc tem que esperar esfriar o motor do carro e retirar esta peça de alumínio que é muito fácil de retirar e com ela na mão o torneiro vai abrir alí um furo com uma máquina de furar com a broca que fure num diâmetro bem maior do que o diâmetro da rosca do sensor .
Com isto ele terá que fazer uma bucha de bronze para enroscar alí e esta bucha será furada no centro e abrir a rosca para enroscar o sensor .
Vc não pode abrir a rosca do sensor direto alí pq aquela depressão que tem na foto o sensor é mais largo e não teria como enroscar o sensor direto alí , logo a bucha terá a rosca externa que será enroscada no local 1 e a rosca interna que será enroscado o sensor e esta bucha terá que ter uma altura para que o sensor fique acima daquela depressão que tem alí .
Tem a foto da minha SW4 aqui no início do tópico .
Não sei se me fiz entender .
Qualquer dúvida é só falar .
Abraço
dadoground
25/09/2013, 08:42
DADO
Vc simplificou muito com esta foto .
Na minha SW4 2002 3.0 1KZT-E é igualzinho a sua .
É NESTE LOCAL 1 SIM QUE VC VAI COLOCAR O SENSOR , eu falei que nas SW4 de 96 a 98 , alí tem um parafuso neste local 1 , mas no 1KZT-E ele é tapado como esta na foto , logo vc vai fazer o seguinte :
1- Vai num torneiro e explica para ele que vc quer fazer um furo neste local 1 que esta tapado , e para isto vc tem que esperar esfriar o motor do carro e retirar esta peça de alumínio que é muito fácil de retirar e com ela na mão o torneiro vai abrir alí um furo com uma máquina de furar com a broca que fure num diâmetro bem maior do que o diâmetro da rosca do sensor .
Com isto ele terá que fazer uma bucha de bronze para enroscar alí e esta bucha será furada no centro e abrir a rosca para enroscar o sensor .
Vc não pode abrir a rosca do sensor direto alí pq aquela depressão que tem na foto o sensor é mais largo e não teria como enroscar o sensor direto alí , logo a bucha terá a rosca externa que será enroscada no local 1 e a rosca interna que será enroscado o sensor e esta bucha terá que ter uma altura para que o sensor fique acima daquela depressão que tem alí .
Tem a foto da minha SW4 aqui no início do tópico .
Não sei se me fiz entender .
Qualquer dúvida é só falar .
Abraço
Blz! Já fui no torneiro, ele já fez as medições conforme o meu pedido. Deixei o sensor com ele pra ir adiantando o serviço pra amanhã pois ele estava meio agarrado hoje. Vou tirar a peça aqui e levar pra ele.
dadoground
26/09/2013, 13:13
Ok galera, mandei fazer a adaptação! Ai vão fotos detalhadas. O serviço do torneiro foi 80 dilmas!!!!!!!
432666
432667432668432669432670
Agora só está faltando a parte do eletricista
guilhermeabreu
26/09/2013, 18:51
Ok galera, mandei fazer a adaptação! Ai vão fotos detalhadas. O serviço do torneiro foi 80 dilmas!!!!!!!
432666
432667432668432669432670
Agora só está faltando a parte do eletricista
ÊHHHHHHHHH DADO
Agora sim , ficou muito bom , este adaptador ele é que fez ou comprou pronto ?????
Esqueci de te dizer que já existe adaptadores prontos na internet para comprar , mas o difícil seria acertar com a rosca so sensor , mas já esta no lugar , isto é o que mais importa .
Abraço
dadoground
26/09/2013, 19:25
Pois eh, o cara fez o adaptador. Depois passei o veda-rosca pra evitar qualquer tipo de vazamento! Só falta a parte elétrica agora que a galera ta querendo cobrar 70dilmas pra fazer o serviço.
dadoground
26/09/2013, 19:30
(...) aproveitando aqui, é verdade que o intercooler da rager 3.0 seria o mais adaptável para minha hilux dr. Guilherme? É que achei um num ferro velho e estou inclinado em comprar!
Pois eh, o cara fez o adaptador. Depois passei o veda-rosca pra evitar qualquer tipo de vazamento! Só falta a parte elétrica agora que a galera ta querendo cobrar 70dilmas pra fazer o serviço.
Tá de graça! Queira nem saber quanto cobraram pra instalar o meu! E pago com gosto!
guilhermeabreu
27/09/2013, 14:19
Este é preço aqui tb , 70 pratas no eletricista .
guilhermeabreu
27/09/2013, 14:24
(...) aproveitando aqui, é verdade que o intercooler da rager 3.0 seria o mais adaptável para minha hilux dr. Guilherme? É que achei um num ferro velho e estou inclinado em comprar!
DADO
O intercooler tb não tem segredo , só tem que ver se cabe o espaço que vc tem , se der pode comprar e se preciasr de mudar a posição das bocas das mangueiras tb é fácil de fazer esta modificação , fiz isto qdo adptei o intercooler em meu ENGESA .
Vc esta pensando em colocar o intercooler lá na frente ou em cima do capô ?????????
Na frente é mais eficiente , mas dificultoso em colocar , em cima do capô é mais fácil de adaptar mas terá que recortar o capô , não teria coragem de fazer isto .
Abraço , e vejo que esta bem animado .
dadoground
27/09/2013, 19:31
kkk rapazes, fui querer brincar de eletricista so pra ver o bixo funcionando (sensor) aí espetei o soquete nele, na bateria... e tals... ai, de repente veio o "papoco"... ai deu pau no sensor... Puta merda!!! Já pedi outro pela net! ... e ai vai o conselho: não brinquem de eletricista pra não vacilar com eu!
Vivendo e aprendendo! kkkk
kkk rapazes, fui querer brincar de eletricista so pra ver o bixo funcionando (sensor) aí espetei o soquete nele, na bateria... e tals... ai, de repente veio o "papoco"... ai deu pau no sensor... Puta merda!!! Já pedi outro pela net! ... e ai vai o conselho: não brinquem de eletricista pra não vacilar com eu!
As 70 dilmas ficaram mais em conta ainda! Relaxa, acontece!
Por isso que não me atrevo em mexer em elétrica de carro! E nem em mecânica, só o básico do básico!
guilhermeabreu
27/09/2013, 20:22
ÉHHHHHHHHHHH DADO
Estou vendo vc bem entusiasmado e começou já a ficar abusado e POOOOOW levou um pipoco na cabeça , eu sempre mexí em meus caros , mas na elétrica , não me atrevo , é só dar um pequeno vacilo e encostar o POSITIVO DA BATERIA na carcaça do carro e vai lá um GRANDE PIPOCO .
É assim mesmo as crianças qdo começam a andar vão caindo e aprendendo até onde podem ir .
E quem é apressado come crú e quente , rsrsrsrsrsrs .
Abração
dadoground
30/09/2013, 23:35
Pessoal, estive nas alturas hoje kkk, subindo Serras e mais Serras hoje indo para Belo Vale-MG região de mineradora! A viatura se portou tranquila durante as subidas... literalmente sobre as nuvens!!!!!!
433209
F. Oliveira
01/10/2013, 09:02
Pessoal, estive nas alturas hoje kkk, subindo Serras e mais Serras hoje indo para Belo Vale-MG região de mineradora! A viatura se portou tranquila durante as subidas... literalmente sobre as nuvens!!!!!!
433209
aaeeee...belo visu!
433209
Sinal que o carro tá perfeito!
dadoground
04/10/2013, 09:03
Pessoal, perguntinha: só percebi ontem! Quando acendo o farol baixo o esquerdo fica normal, mas o direito fica alto. Quando transformo, o esquerdo fica alto e o direito baixo. Alguém já teve esse problema?
Olá Dadoground,
Me parece que estão motados invertidos os cabos(fios) no soquete da lâmpada do lado direito.
Fez alguma adaptação nos farois?
Para resolver basta "desinverter" no conector da lâmpada.
Espero ter ajudado.
Um abraço, Edu
guilhermeabreu
04/10/2013, 11:30
Olá Dadoground,
Me parece que estão motados invertidos os cabos(fios) no soquete da lâmpada do lado direito.
Fez alguma adaptação nos farois?
Para resolver basta "desinverter" no conector da lâmpada.
Espero ter ajudado.
Um abraço, Edu
É por aí . Simples de resolver .
Pessoal, perguntinha: só percebi ontem! Quando acendo o farol baixo o esquerdo fica normal, mas o direito fica alto. Quando transformo, o esquerdo fica alto e o direito baixo. Alguém já teve esse problema?
Ou seja, temos um carro vesgo!:confused:
dadoground
07/11/2013, 13:09
Reativando o tópico, postando aí umas fotos finais da montagem do sensor de temperatura. Parece original... Sigo subindo as serras de Minas tranquilo e devidamente calçado!
Fotos Serra da Piedade, Caeté-MG
438427438428438429438430
guilhermeabreu
08/11/2013, 23:21
GRANDE DADO
Beleza ficou show de bola , e parabens pelo passeio , Minas Gerais é muito bonito , na minha infancia passei 10 anos em Lavras , por isto tenho um sentimento de saudades muito grande em meu coração .
Abração
Edson.1539
10/11/2013, 20:42
Desculpa me entrometer, mas tenho uma sw4 ano 1994 diesel, ontem dei um dez na bomba, apesar do calor que fazia parecia tudo bem, na volta para casa apertei mais o pé direito e ela quis esquentar, tem a vez com a mexida da bomba?
guilhermeabreu
11/11/2013, 21:47
Desculpa me entrometer, mas tenho uma sw4 ano 1994 diesel, ontem dei um dez na bomba, apesar do calor que fazia parecia tudo bem, na volta para casa apertei mais o pé direito e ela quis esquentar, tem a vez com a mexida da bomba?
Com certeza
dadoground
17/11/2013, 11:41
--- Amigo, pelo relato aqui dos feras do fórum não é muito bom mexer na bomba a não ser quando se nota algum problema aparente, ou coisa parecida! Desculpem-me se falei asneira!!!
guilhermeabreu
18/11/2013, 14:00
--- Amigo, pelo relato aqui dos feras do fórum não é muito bom mexer na bomba a não ser quando se nota algum problema aparente, ou coisa parecida! Desculpem-me se falei asneira!!!
X2 as suas palavras , não falou asneira alguma .
sandro_ventania
18/11/2013, 17:58
Tem mais a ver com o aperto no pé...mas se voce está acostumado a apertar o pé e ela nunca esquentou, então voce abriu demais a bomba.
dadoground
22/11/2013, 20:35
Amigos, sei que não é o post correto, mas tow um problema ao frenar o carro. Durante uma viagem de 500km na volta comecei a sentir um ronco dentro do carro aos 100km/h como se viesse do motor – tipo motor forçando. Mas como tenho o manômetro de temperatura de água, vi que estava trabalhando direitinho. Percebi também que ao frenar fazia um ronco tipo de rolamento estragado. Meu pensamento foi direto em pneu vazio ou coisa parecida, rolamento da roda. Pela manhã fui pra debaixo do carro e vi o rolamento central do cardã todo amassado (segue a foto) e imaginei que seria dali o ronco. Pedi pro meca dar uma olhada e apertou uns parafusos que estavam folgados na junção, esses que aparecem na foto. Ele achou que a peça estava desalinhada, os coxinhins gastos e disse que seria bom trocá-la. Ao ir pra casa começou fazer uns sons tipo "gritando" na arrancada, - como se estivesse alguma coisa roçando na outra – uns "piados" e tals, porém ao atingir 100km/h paravam e o som interno reduziu muito e logo pensei que o meca estava certo.... Comprei o rolamento novo, o cara trocou e aparentemente ficou normal. Mas ao rodar alguns km, ao frenar o carro ouvi novamente o ronco (somente na frenadas – mais uma vez como se estivesse roçando uma coisa na outra debaixo do carro). Não sei se fui bem claro no meu relato, mas alguém tem um luz ou já passou por isso, ou é melhor eu abrir um novo post sobre esse assunto??? Estou muito temeroso em ser algo na caixa$$$$
440359440360440361440362
guilhermeabreu
22/11/2013, 20:42
Pelo seu relato esta parecendo que as lonas de freio traseiro se soltaram da sapata , ou a sapata ter se soltado dentro do tambor de freio .
Ou seja alguma coisa relacionado ao freio , se for na frente pastilhas gastar e roçando ferro no ferro .
dadoground
22/11/2013, 20:54
Pelo seu relato esta parecendo que as lonas de freio traseiro se soltaram da sapata , ou a sapata ter se soltado dentro do tambor de freio .
Ou seja alguma coisa relacionado ao freio , se for na frente pastilhas gastar e roçando ferro no ferro .
Ola guilherme, só que troquei as pastilhas a uma semana! E os disco estão bons!
Não mexi ainda com as lonas!
Dado, relaxe. Acredito piamente que sejam as pastilhas, que possivelmente vc colocou paralela. Como eu tb coloco.
Tempos atrás coloquei pastilhas novas e no dia seguinte começou os barulhos, os estalos. Agora no meu caso o mecânico lixou as pastilhas e deu resultado. Na verdade em parte. Agora o barulho acontece quando freio o carro passando ré.
Leonardo Dic
22/11/2013, 22:31
Tenho um cliente q tem 8 Ford Transit, comprou pastilha Speed Brake e trouxe pra gente trocar, dentro de 1 mes as 8 ficaram fazendo um ronco (roooohohohhhhoho) quando pisa no freio, e as pastilhas estavam novas, troquei todas por Bendix e acabou o problema.
Pode ser , quem sabe
dadoground
02/12/2013, 15:47
Tenho um cliente q tem 8 Ford Transit, comprou pastilha Speed Brake e trouxe pra gente trocar, dentro de 1 mes as 8 ficaram fazendo um ronco (roooohohohhhhoho) quando pisa no freio, e as pastilhas estavam novas, troquei todas por Bendix e acabou o problema.
Pode ser , quem sabe
Rapaz, pois comprei justamente essas benditas speed break, lixo... Mas já estou partindo pra outras este mês, sem contar que o cara que instalou encaixou mau as presilhas, ai um piado constante... subindo e descendo aquelas ruelas de Ouro Preto. Tive que tirar a roda no meio da estrada pra colocar na posição certa. A piadeira parou, ficou só um som de toc quando vou pra frente ou pra tras, tipo como se ela estivesse folgada na pinça!
dadoground
03/12/2013, 21:48
Boa noite pessoal! Perguntinha:
Qual o nome dessa peça em baixo da caixa de marcha, esse parafuso? Ele tem tipo um coxim ou bucha em volta, e está estragado.
441861441862
Boa noite pessoal! Perguntinha:
Qual o nome dessa peça em baixo da caixa de marcha, esse parafuso? Ele tem tipo um coxim ou bucha em volta, e está estragado.
441861441862
Acho que esse é o calço da caixa. O que ele tem de estragado?
dadoground
03/12/2013, 22:31
É esse parafuso ai no meio, ele ta bambo... Pode ver que a borracha dele ta folgada! Penso que é pra ficar bem justa na peça.
Olá Dado,
Sim tem que estar bem preso este parafuso. Se não me fallha a memória tem que ter uma porca no outro lado para o aperto.
Amanhã vou tentar uma foto da minha e posto aqui.
Um abraço,
Edu
É esse parafuso ai no meio, ele ta bambo... Pode ver que a borracha dele ta folgada! Penso que é pra ficar bem justa na peça.
Fui olhar lá na minha VTR. Também está bambo. Descobri que na parte de cima desse parafuso central tem uma espécie de bucha que deveria ser presa por um pingo de solda, que no meu caso está solto. Com essa peça soldada, o tal parafuso central fica preso na parte de cima do calço embaixo fica uma folga. Analisando funcionamento, essa folga na parte de baixo funciona como um limitador pra movimentação da parte de borracha do calço, não permitindo uma deformação exagerada e conseqüentemente rompimento delas (das borrachas).
Seguem duas fotos pra ajudar.
dadoground
03/12/2013, 23:37
O nome dessa peça toda é coxim do cambio. Só que não tow encontrando pra 3.0 td 2003 1kzte. Bacurity Comercial Importação e Exportação Ltda - (11) 3653-1600 (http://bacurity.com.br/#/flog/album/auto-pecas-toyota$page=8&c=1386121105670)
dadoground
04/12/2013, 10:16
Fui atras de saber no paralelo aqui em BH esse coxim do cambio e têm dois modelos que o vendedor não soube me dizer qual é para qual: se 2.8 ou 3.0. Mas pela diferença de preço da pra saber kkk, tudo para as 3.0 1kzte é caro. R$170,00 e R$270,00.
Fui olhar lá na minha VTR. Também está bambo. Descobri que na parte de cima desse parafuso central tem uma espécie de bucha que deveria ser presa por um pingo de solda, que no meu caso está solto. Com essa peça soldada, o tal parafuso central fica preso na parte de cima do calço embaixo fica uma folga. Analisando funcionamento, essa folga na parte de baixo funciona como um limitador pra movimentação da parte de borracha do calço, não permitindo uma deformação exagerada e conseqüentemente rompimento delas (das borrachas).
Seguem duas fotos pra ajudar.
Olá Clandio,
Eu havia postado anteriormente que este parafuso precisa estar apertado. É que na minha vrt está, e utilizei ela como referência.
Mas com o teu depoimento e fotos percebi que na minha deve estar errado. Vou ter que corrigir.
Desculpem-me pela informação incorreta.
Um abraço,
Edu
Olá Clandio,
Eu havia postado anteriormente que este parafuso precisa estar apertado. É que na minha vrt está, e utilizei ela como referência.
Mas com o teu depoimento e fotos percebi que na minha deve estar errado. Vou ter que corrigir.
Desculpem-me pela informação incorreta.
Um abraço,
Edu
Edu
Eu escrevi uma interpretação da análise que fiz da peça e do possível funcionamento. Não sei como é o correto dessa peça. Temos que buscar mais informações.
Não mexe em nada por enquanto.
Abraços.
Clandio
dadoground
04/12/2013, 19:36
Edu
Eu escrevi uma interpretação da análise que fiz da peça e do possível funcionamento. Não sei como é o correto dessa peça. Temos que buscar mais informações.
Não mexe em nada por enquanto.
Abraços.
Clandio
Blz, vc imagina que essa folga pode ser normal da peça?
Blz, vc imagina que essa folga pode ser normal da peça?
Eu imagino que o parafuso tem que estar firme, porém, na parte inferior acho que deve ter um folga entre o suporte e a cabeça desse parafuso (me parece que é de aproximadamente 5 mm). Isso para permitir um jogo nas partes de borracha do calço. Essa folga serviria de limitador do movimento das borrachas do calço. Não sei se fui claro. Isso é o que eu imagino.
Seguem duas fotos pra tentar visualizar o que escrevi.
dadoground
04/12/2013, 21:08
Seguem duas fotos pra tentar visualizar o que escrevi.
Sua teoria é boa. Amanha vou ver a peça na loja e tiro essa conclusão. Mas imagino que a minha tá toda capenga mesmo, acho até que nunca foi trocada.
Olá amigos , já acompanho o fórum a bastante tempo, e sempre o uso como ferramenta para dirimir dúvidas, mesmo sem postar muito, mas consultando posts anteriores. Aproveitando e ao mesmo tempo reativando este tópico gostaria da ajuda dos mais experientes, principalmente dos mais calejados com questão de temperaturas alteradas em suas viaturas como é o caso do Dr. Guilherme.Possuo uma hilux 1996(japinha) bastante conservada e com toda manutenção em dia, 198000km e que este final de semana apareceu com oscilação de temperatura, ora quase encostando no vermelho, e ao mesmo tempo volta a temperatura normal, isto em um modo de condução sem forçar nada, ate mesmo parada e com motor funcionando. Em uma avaliação “EMPÌRICA” mesmo ,ao abrir capô não observo variação brusca de temperatura como mostra o marcador, tanto em bloco como em radiador. O radiador da mesma foi substituído a cerca de 30000km atrás, por um original, não baixa o nível de água. Fui procurar a opinião de 03 mecânicos em minha região, que diga-se de passagem é pobre em tais profissionais e foram unânimes em dizer que tinha que varetar o radiador e prender a polia viscosa (REBITAR), acho que é o termo que mais se assemelha, e não confie no diagnostico. Não verificaram nem a qualidade do liquido de arrefecimento, que mais parece de um carro zero e ao meu ver a polia viscosa também faz seu trabalho a contento, então pergunto, o mais provável não séria verificar o sensor de temperatura, como séria feito tal procedimento. Desde já agradeço a opinião de todos.
AlonsoFausto
19/08/2014, 15:46
Olá amigos , já acompanho o fórum a bastante tempo, e sempre o uso como ferramenta para dirimir dúvidas, mesmo sem postar muito, mas consultando posts anteriores. Aproveitando e ao mesmo tempo reativando este tópico gostaria da ajuda dos mais experientes, principalmente dos mais calejados com questão de temperaturas alteradas em suas viaturas como é o caso do Dr. Guilherme.Possuo uma hilux 1996(japinha) bastante conservada e com toda manutenção em dia, 198000km e que este final de semana apareceu com oscilação de temperatura, ora quase encostando no vermelho, e ao mesmo tempo volta a temperatura normal, isto em um modo de condução sem forçar nada, ate mesmo parada e com motor funcionando. Em uma avaliação “EMPÌRICA” mesmo ,ao abrir capô não observo variação brusca de temperatura como mostra o marcador, tanto em bloco como em radiador. O radiador da mesma foi substituído a cerca de 30000km atrás, por um original, não baixa o nível de água. Fui procurar a opinião de 03 mecânicos em minha região, que diga-se de passagem é pobre em tais profissionais e foram unânimes em dizer que tinha que varetar o radiador e prender a polia viscosa (REBITAR), acho que é o termo que mais se assemelha, e não confie no diagnostico. Não verificaram nem a qualidade do liquido de arrefecimento, que mais parece de um carro zero e ao meu ver a polia viscosa também faz seu trabalho a contento, então pergunto, o mais provável não séria verificar o sensor de temperatura, como séria feito tal procedimento. Desde já agradeço a opinião de todos.
Sharls, verifica se o aterramento dela está perfeito. Oscilações rápidas do ponteiro marcador de temperatura podem aparecer quando o "terra" não está bom ou bem fixado e não possuem relação com a temperatura, mas sim com o aterramento.
OBS: é uma possibilidade, já vi acontecer e por isso postei.... mas não sou experiente no assunto.
Abraço.
Olá Fausto...
Valeu pela dica ,excelente...vou verificar amanhã e depois posto o resultado.
Abraço.
Eu começaria por aí mesmo. Acho que o problema é elétrico. Verifica o aterramento, sensor um curto circuito, etc.
guilhermeabreu
20/08/2014, 09:22
SHALS
Agradecendo a citação de meu nome , pois sofri muito com isto , o caminho é este mesmo já citado pelo ALONSO e CLANDIO.
Mas a dica que dou para vc ficar bem mais tranquilo indepedentemente da solução do seu caso , É VC COLOCAR O TERMÔMETRO " RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA SONORO " comprado na DELBRAS é barato e vai te garantir e prevenir de um possível SUPERAQUECIMENTO , pois como é sabido por todos que : O TERMÔMETRO ORIGINAL DO CARRO NÃO MARCA A TEMPERATURA COMO DEVERIA , DEIXA A DESEJAR , POIS QDO ELE FUNCIONA NORMAL E SE A TEMPERATURA SUBIR ELE SÓ VAI ACUSAR SAINDO DO LUGAR QUE É UM POUCO ABAIXO DO MEIO QDO A TEMPERATURA PASSAR DOS 100ºC , AÍ O MOTOR JÁ FOI PRO FERRO , COMO ACONTECEU COM A MINHA EX SW4 93 .
Logo : procure o problema que esta ocorrendo e ao mesmo tempo COMPRE LOGO O TERMÔMETRO RACETRONIX ( marca a temperatura da água ) ou outro que marca a temperatura do cabeçote .
Abraço
SHALS
Agradecendo a citação de meu nome , pois sofri muito com isto , o caminho é este mesmo já citado pelo ALONSO e CLANDIO.
Mas a dica que dou para vc ficar bem mais tranquilo indepedentemente da solução do seu caso , É VC COLOCAR O TERMÔMETRO " RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA SONORO " comprado na DELBRAS é barato e vai te garantir e prevenir de um possível SUPERAQUECIMENTO , pois como é sabido por todos que : O TERMÔMETRO ORIGINAL DO CARRO NÃO MARCA A TEMPERATURA COMO DEVERIA , DEIXA A DESEJAR , POIS QDO ELE FUNCIONA NORMAL E SE A TEMPERATURA SUBIR ELE SÓ VAI ACUSAR SAINDO DO LUGAR QUE É UM POUCO ABAIXO DO MEIO QDO A TEMPERATURA PASSAR DOS 100ºC , AÍ O MOTOR JÁ FOI PRO FERRO , COMO ACONTECEU COM A MINHA EX SW4 93 .
Logo : procure o problema que esta ocorrendo e ao mesmo tempo COMPRE LOGO O TERMÔMETRO RACETRONIX ( marca a temperatura da água ) ou outro que marca a temperatura do cabeçote .
Abraço
Olá Amigos....
Muito obrigado ao Clandio e Dr. Guilherme. Vou dá uma conferida sim no aterramento e assim que tiver uma posição posto para os amigos, o correto é desta forma mesmo, testando por eliminação ,até conseguir resolver o problema, conto com a ajuda de vocês,rsrs.
Quanto a questão do TERMÔMETRO Dr. Guilherme, achei a ideia brilhante, já estava propenso a colocar em prática mesmo, acompanhando os seus relatos anteriores. Onde posso conseguir o mesmo, lembrando que tenho que fazer uma compra online, pois resido em interior.
Abraços e bastante agradecido com a atenção.
Dr. Guilherme , quando tiver um tempinho dá uma olhada no pessoal da NOVA RANGER 2012, pois os mesmos estão enfrentando um problema enorme com o rompimento de uma mangueira que leva água do radiador para o sistema de refrigeração do cambio automático, o que acaba batendo o motor das viaturas, e tem um dos foristas que está tentando adaptar um sistema parecido com o que o sr. propõe , porem o mesmo está tendo dificuldades para adaptação.
Abraços.
guilhermeabreu
20/08/2014, 13:40
Dr. Guilherme , quando tiver um tempinho dá uma olhada no pessoal da NOVA RANGER 2012, pois os mesmos estão enfrentando um problema enorme com o rompimento de uma mangueira que leva água do radiador para o sistema de refrigeração do cambio automático, o que acaba batendo o motor das viaturas, e tem um dos foristas que está tentando adaptar um sistema parecido com o que o sr. propõe , porem o mesmo está tendo dificuldades para adaptação.
Abraços.
SHALS
Beleza , vou dar uma passada lá e vc compra o RACETRONIX na DELBRAS ( www.deltapeças.com.br ) como falei acima , compra pela internet mesmo .
SHALS
Beleza , vou dar uma passada lá e vc compra o RACETRONIX na DELBRAS ( www.deltapeças.com.br (http://www.deltapeças.com.br) ) como falei acima , compra pela internet mesmo .
Dr. Guilherme, mais uma vez muito obrigado. Aparentemente meu problema parece que foi resolvido, era o sensor de temperatura, mandei verificar também todo aterramento como me recomendaram. Agora irei partir para a compra do sensor.
Abraços e grato a todos.
guilhermeabreu
22/08/2014, 13:36
Dr. Guilherme, mais uma vez muito obrigado. Aparentemente meu problema parece que foi resolvido, era o sensor de temperatura, mandei verificar também todo aterramento como me recomendaram. Agora irei partir para a compra do sensor.
Abraços e grato a todos.
SHALS
Esta no caminho certo , pois como falei , NAS TOYOTAS HILUX E SW4 estando tudo certo em relação a marcação de temperatura com tudo certo O TERMÔMETRO ORIGINAL NÃO MARCA COMO DEVERIA MARCAR E POR ISTO VC PERDE O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO " MESMO O MARCADOR NÃO CHEGANDO NO VERMELHO " como aconteceu comigo , na minha ex SW4 93 eu bati o motor por superaquecimento sem que o TERMÔMETRO ORIGINAL NUNCA TIVESSE CHEGADO NO VELRMELHO , apenas qdo ele mexia para cima , eu parava o carro e completava a água pois estava com pequeno vazamento de água no radiador e com o tempo o motor foi pro saco assim mesmo .
Daí descobri este RACETRONIX e o SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA e comecei a campanha aqui para que todos colcassem este TERMÔMETRO EXTRA em seus carros e muitos já foram salvos por este MAGNÍFICO ARTIFÍCIO instalado em seus carros .
Armindo Neto
01/02/2015, 10:43
Galera, me ajudem por favor!!
O aquecimento só ocorre quando é turbinada por conta própria ou as 3.0 turbinadas de fábrica apresentam esse problema?
Seria mais ou menos o que acontece com as L200 2.5 4D56?
feitosac
01/02/2015, 12:52
Armindo,
Também acontece nas 3.0 originais, turbinadas de fábrica.
guilhermeabreu
01/02/2015, 20:38
ARMINDO
O problema crônico das L200 são reais e das TOYOTAS 2.8 3.0 turbinada ou não ocorrem por falta de manutenção , descuido , relaxamento , estes motores TOYOTA não tem problema crônico de superaquecimento como os da L200 . Fique tranquilo .
Amigos,
Minha Hilux 3.0 aspirada 2002 está apresentando um comportamento que, gostaria de saber dos amigos, se é normal ou anormal. Para melhor ilustrar o acontecido, vale ressaltar que a algum tempo atrás, ela estava apresentando “sumiço” da água do radiador e, depois de muitas dicas valiosas aqui dos amigos, inclusive, estavam até suspeitando que fosse cabeçote e, no final, descobri que causa do sumiço da água, era uma das “pastilhas ou selos” dágua enferrujada e com pequeno vazamento, ao lado do coletor, sendo este impercepitível. Resumindo, troquei o selo e a viatura não consome nmais ada de água do radiador. Mesmo em viagens, o nível se mantem inalterado.
Então, voltando ao tema inicial. O novo problema ou dúvida, é com relacao a temperatuda do carro, que ultimamente tem passado do meio de vez em quando, isso em subidas de serra ou engarrafamentos. Inclusive, fiz uma viagem com ela do Rio para as cidades históricas de MG, e depois BH, totalizando uns 1.300 kms. Sendo que na ida, na subida da Serra de Petrópolis, no primeiro dia de viagem, com uns 32 graus de temperatura ambiente e com o ar-condicionado ligado, a temperatura passou do meio e chegou a aproximadamente 1/5 do marcador original (um pouco antes do vermelho, é claro), e o marcador da temperatura do bloco racetronix chegou a 95 (nunca tinha chegado antes). Sendo que estes números se mantiveram até o término da subida da Serra e voltaram ao normal, quando a subida terminou. Não cheguei a parar o carro, porque nao chegou muito perto do vermelho e se estabilizou um pouco antes, mas, fiquei preocupado, pois isso nunca tinha acontecido antes. No resto da viagem, a marcador passou do meio só um pouco, bem menos que nesse primeiro dia de viagem, e somente umas tres vezes em MG, também em subidas de serra um pouco mais ígremos, sendo que nestas, o racetronix não pasou de 85, porém, as subidas eram menores e a temperatura ambiente, em MG estava bem menor que no Rio.
Pergunta aos amigos mais experientes :
É normal a temperatura do marcador original do carro subir acima do meio nestes casos ? Dia quente, muito calor, subida de serra, ar ligado, etc...
Quanto seria a temperatura ideal para calibrar o racetronix e usar para parar o carro sem causar danos ao motor? 95 seria muito alto ou está bom ?
Vale ressaltar que mesmo com o ocorrido relatado acima, o carro não consumiu nenhuma água do radiador, ou seja, foi e voltou e não consumiu água, mesmo o carro sendo bastante exigido nas subidas e descidas em MG.
Agradeço antecipadamente,
Grande abraço !
Gil, você colocou sua viatura numa situação fora do comum, indicando algo um pouco fora do normal.
Sabidamente, o ponteiros das SW´s antigas não são aquela precisão na indicação de temperatura, mas, que houve um aumento considerável dela, houve.
Relembrando os serviços que você fez ano passado, houve troca do radiador e mangueiras por novos, ou apenas limpeza?
Como está a polia viscosa da ventoinha?
A bomba d´água é antiga?
O radiador está com aditivo anti-fervura?
A entrada de ar do motor e filtro são originais ou está com filtro esportivo, coletando ar dentro do compartimento do motor?
Vamos conversando e investigando isto.
Talvez seja algo de fácil identificação e solução.:concordo:
calhiandro
12/02/2020, 08:48
Amigos,
Minha Hilux 3.0 aspirada 2002 está apresentando um comportamento que, gostaria de saber dos amigos, se é normal ou anormal. Para melhor ilustrar o acontecido, vale ressaltar que a algum tempo atrás, ela estava apresentando “sumiço” da água do radiador e, depois de muitas dicas valiosas aqui dos amigos, inclusive, estavam até suspeitando que fosse cabeçote e, no final, descobri que causa do sumiço da água, era uma das “pastilhas ou selos” dágua enferrujada e com pequeno vazamento, ao lado do coletor, sendo este impercepitível. Resumindo, troquei o selo e a viatura não consome nmais ada de água do radiador. Mesmo em viagens, o nível se mantem inalterado.
Então, voltando ao tema inicial. O novo problema ou dúvida, é com relacao a temperatuda do carro, que ultimamente tem passado do meio de vez em quando, isso em subidas de serra ou engarrafamentos. Inclusive, fiz uma viagem com ela do Rio para as cidades históricas de MG, e depois BH, totalizando uns 1.300 kms. Sendo que na ida, na subida da Serra de Petrópolis, no primeiro dia de viagem, com uns 32 graus de temperatura ambiente e com o ar-condicionado ligado, a temperatura passou do meio e chegou a aproximadamente 1/5 do marcador original (um pouco antes do vermelho, é claro), e o marcador da temperatura do bloco racetronix chegou a 95 (nunca tinha chegado antes). Sendo que estes números se mantiveram até o término da subida da Serra e voltaram ao normal, quando a subida terminou. Não cheguei a parar o carro, porque nao chegou muito perto do vermelho e se estabilizou um pouco antes, mas, fiquei preocupado, pois isso nunca tinha acontecido antes. No resto da viagem, a marcador passou do meio só um pouco, bem menos que nesse primeiro dia de viagem, e somente umas tres vezes em MG, também em subidas de serra um pouco mais ígremos, sendo que nestas, o racetronix não pasou de 85, porém, as subidas eram menores e a temperatura ambiente, em MG estava bem menor que no Rio.
Pergunta aos amigos mais experientes :
É normal a temperatura do marcador original do carro subir acima do meio nestes casos ? Dia quente, muito calor, subida de serra, ar ligado, etc...
Quanto seria a temperatura ideal para calibrar o racetronix e usar para parar o carro sem causar danos ao motor? 95 seria muito alto ou está bom ?
Vale ressaltar que mesmo com o ocorrido relatado acima, o carro não consumiu nenhuma água do radiador, ou seja, foi e voltou e não consumiu água, mesmo o carro sendo bastante exigido nas subidas e descidas em MG.
Agradeço antecipadamente,
Grande abraço !
Totalmente normal a minha tem o relógio de temperatura que mede diretamente no cabeçote. E em subidas de serra chega até uns 100 graus, o ponteiro original permanece da mesma forma abaixo do meio, estou com ela há 7 anos rodei 80.000 kms e sempre foi assim.
Grande Glaicon, meu amigo e salvador nas minhas dúvidas com relação a minha viatura,
Pra você melhor entender e pode ajudar seu amigo aqui, seguem as repostas
Gil, você colocou sua viatura numa situação fora do comum, indicando algo um pouco fora do normal.
Sabidamente, o ponteiros das SW´s antigas não são aquela precisão na indicação de temperatura, mas, que houve um aumento considerável dela, houve.
Relembrando os serviços que você fez ano passado, houve troca do radiador e mangueiras por novos, ou apenas limpeza?Radiador e mangueiras novos.
Como está a polia viscosa da ventoinha? Polia viscosa da ventoinha, essa eu nunca mexi, é a que veio no carro a três anos. Desculpe minha ignorância, como ela funciona exatamente ? Quem sabe então pode ser ela....
A bomba d´água é antiga? Não, troquei também para viagem que fiz a Chapada Dimantina, no ano passado.
O radiador está com aditivo anti-fervura? Sim, está com aquele paraflu rosa, indicado pelo mecânico.
A entrada de ar do motor e filtro são originais ou está com filtro esportivo, coletando ar dentro do compartimento do motor? São originais, nisso nunca mexi.
Vamos conversando e investigando isto.
Talvez seja algo de fácil identificação e solução.:concordo:
Rsrsrs espero que consiga resolver novamente com sua valiosa ajuda, porque a viatura tá muito boa e deliciosa de viajar e, só isso me preocupa....Quando for ao Sul, pretendo ir no final do ano, vou ter que te achar aí pra te pagar uma cerveja...
Totalmente normal a minha tem o relógio de temperatura que mede diretamente no cabeçote. E em subidas de serra chega até uns 100 graus, o ponteiro original permanece da mesma forma abaixo do meio, estou com ela há 7 anos rodei 80.000 kms e sempre foi assim.
Amigo Calhiandro, bom dia !
Então, o problema foi que com a minha, juntamente com o relógio da temperatura do bloco, que chegou a 95 graus, o marcador da temperatura original do carro passou do meio e chegou até um pouco antes do sinal vermelho. Na sua ele nunca passa do meio ? Mesmo em uso severo, como subidas de serra ou engarramentos, com ar ligado e temperatura ambiente alta ?
Grande abraço !
calhiandro
12/02/2020, 13:28
Amigo Calhiandro, bom dia !
Então, o problema foi que com a minha, juntamente com o relógio da temperatura do bloco, que chegou a 95 graus, o marcador da temperatura original do carro passou do meio e chegou até um pouco antes do sinal vermelho. Na sua ele nunca passa do meio ? Mesmo em uso severo, como subidas de serra ou engarramentos, com ar ligado e temperatura ambiente alta ?
Grande abraço !
Não nunca passa do meio. Mesmo morando aqui no NE que a quentura é grande e ar ligado.as vezes quando subo a serras das russas com ar ligado é temperatura ambiente alta chega Nos 100°.
Na sua ele nunca passa do meio ? Mesmo em uso severo, como subidas de serra ou engarramentos, com ar ligado e temperatura ambiente alta ?
Está subindo a temperatura em trânsito parado?:pipoca:
Grande Glaicon !
Sim amigo, subiu três vezes no engarrafamento aqui embaixo também, alem da subida da Serra.
também liguei pro meu mecânico para tirar a duvida, e ele falou que colocou apenas 03 litros de aditivo paraflu rosa na viatura quando trocou a pastilha dágua do motor. Foi pouco, nao......
Marcoss2019
13/02/2020, 14:51
Boa tarde meu amigo gil.a bixinha esta lhe deixando pensativo.rsrsrs fica frio que logo tudo volta ao normal, da uma checada nesse aditivo pode ser que ele esteja fervendo muito rápido. E também como o amigo aí de cima falou pode ser a embreagem viscosa.
Abraço
Marcoss
Marcoss2019
13/02/2020, 14:53
Não nunca passa do meio. Mesmo morando aqui no NE que a quentura é grande e ar ligado.as vezes quando subo a serras das russas com ar ligado é temperatura ambiente alta chega Nos 100°.
Boa tarde amigo calhiandro.qual a cidade que o amigo mora?
Marcoss
AlonsoFausto
13/02/2020, 15:09
Grande Glaicon !
Sim amigo, subiu três vezes no engarrafamento aqui embaixo também, alem da subida da Serra.
também liguei pro meu mecânico para tirar a duvida, e ele falou que colocou apenas 03 litros de aditivo paraflu rosa na viatura quando trocou a pastilha dágua do motor. Foi pouco, nao......
Gil, o marcador de temperatura do painel de instrumentos afere a temperatura do líquido de sistema de arrefecimento, que é diferente da temperatura do bloco (racetronix).
Como já falaram aqui acima, verifique a polia viscosa....
Qual o estada da válvula termostática, nova, velha, não sabe? Eu moro no ES (muito muito quente) e há alguns anos ando com a v.t. de Prado, que começa a abrir com 76ºC, dá uma baita diferença para manter mais baixo quando exige bastante.
Por experiência própria, um radiador novo faz toda a diferença. Eu utilizo um da marca Notus (na faixa de 900 reais), troquei o gel da polia viscosa (se achar mais fácil, pode comprar uma nova na faixa de 350 reais), v.t. de 76ºc e líquido do sistema de arrefecimento da John Deere (lembre-se que o líquido apenas eleva o ponto de ebulição e diminuiu o ponto de solidificação, além de conter monoetilenoglicol para proteger as partes metálicas e de alumínio da corrosão, mas quem realmente é responsável pela troca de calor é a água!).
Abraço.
calhiandro
13/02/2020, 16:10
Boa tarde amigo calhiandro.qual a cidade que o amigo mora?
Marcoss
Oi meu amigo, sou da cidade garanhuns PE.
Fique a vontade para me visitar.
É como o alonsofausto disse acima o relógio mede a temperatura do material e o marcador original mede a temperatura da água. Poderia trocar o geo da polia viscosa. Pode usar esse muito bom.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-858032635-polia-viscosa-recarga-gel-s10-ranger-hilux-l200-_JM?quantity=1&backFromPickerMobile=true
Grande Glaicon !
Então tem coisa errada, mesmo.
Em engarrafamento, mesmo que gere calor, não é a mesma coisa que viatura forçando motor em serra ou trilha.
Era para a circulação de água e componentes envolvidos resolverem a parada.
Portanto, precisa revisar o sistema, sim.
Se conseguir fazer um teste em engarrafamento, com a marcha em neutro ou pisando na embreagem, acelere o motor até uns 1.500 RPM´s e mantenha assim por uns dez/quinze segundos.
É para a ventoinha jogar mais vento e resfriar a água do radiador.
Se resolver, é sinal que precisa verificar a polia viscosa, como disseram, e a bomba d´água, pois parece estar circulando água em pouca quantidade pelo radiador.
Também se resolver, temos como certo que a tampa do radiador está funcionando e o sistema está selado, pois não houve fervura.
A quantidade de aditivo não influenciaria no resultado.
Vamos investigando!:concordo:
Amigos,
agradeço imensamente todas as valiosas dicas.
Amanha vou comprar a polia viscosa, que encontrei aqui no Rio na Tigrão por 299 reais.
Acredito que vale a pena trocar para ver se e esse o problema, já que o valor não e tao alto e, por ser ela o único item do sistema de refrigeração do motor que ainda não ha via trocado, já que o radiador, a bomba dágua e a tampa do radiador são novos. Na semana que vem vou viajar para Minas de novo no carnaval e espero que ate la o problema ja tenha sido resolvido, porque o carrinho ta muito gostoso de viajar.
Manterei os amigos informados do resulto e mais uma vez muito obrigado pelas dicas..
Amigos,
Comprei ontem a polia viscosa e o mecânico vai trocar hoje. No sábado, subo pra Minas e na volta informo a vocês como a viatura se comportou, principalmente na subida da serra de Teresópolis.
Grande abraço !
Amigos,
Comprei ontem a polia viscosa e o mecânico vai trocar hoje. No sábado, subo pra Minas e na volta informo a vocês como a viatura se comportou, principalmente na subida da serra de Teresópolis.
Grande abraço !
Comece já rodando na cidade.
Não vá direto pro teste limite.
Afinal, há até chance de ficar alguma bolha de ar no sistema.
Rode, guarde a viatura, verifique o nível no dia seguinte, observe se baixou alguma coisa de água, complete, e rode novamente.
Muita cautela.:concordo:
IvamMelo
19/02/2020, 14:12
Comprei recentemente uma SW4 TD 3.0 2002
O carro está ótimo, etc, etc. Entretanto, quando rodo com farol aceso o ponteiro de temperatura sobe até ligar a luz de "chck" do motor, mas basta desligar o farol que o ponteiro baixa para a temperatura normal, um pouco abaixo da metade. Ao mesmo termpo, quando ligo a seta o ponteiro se movimente junto com a seta.
O carro rodou com um medidor externo e a temperatura está normal, sem alterações.
O especialista sugeriu trocar o sensor de um pino de temperatura de água do painel, motor 1KZTe, mas não fiquei convencido, pois acho que o problema é puramente elétrico.
Agradeço quem pode me ajudar num possível diagnóstico do problema
Abraços
Comprei recentemente uma SW4 TD 3.0 2002
O carro está ótimo, etc, etc. Entretanto, quando rodo com farol aceso o ponteiro de temperatura sobe até ligar a luz de "chck" do motor, mas basta desligar o farol que o ponteiro baixa para a temperatura normal, um pouco abaixo da metade. Ao mesmo termpo, quando ligo a seta o ponteiro se movimente junto com a seta.
O carro rodou com um medidor externo e a temperatura está normal, sem alterações.
O especialista sugeriu trocar o sensor de um pino de temperatura de água do painel, motor 1KZTe, mas não fiquei convencido, pois acho que o problema é puramente elétrico.
Agradeço quem pode me ajudar num possível diagnóstico do problema
Abraços
Pelas suas informações, sim, é problema elétrico.
Comece soltando, limpando e reapertando o cabo negativo da bateria na lataria da viatura.
Aproveite e limpe também os bornes da bateria, retirando e reapertando os cabos.
Deve ajudar.
Se não funcionar, aí é verificar a caixa de fusíveis e relês.:concordo:
IvamMelo
03/03/2020, 16:57
Obrigado, Glaicon.
Vou seguir suas dicas
Comece já rodando na cidade.
Não vá direto pro teste limite.
Afinal, há até chance de ficar alguma bolha de ar no sistema.
Rode, guarde a viatura, verifique o nível no dia seguinte, observe se baixou alguma coisa de água, complete, e rode novamente.
Muita cautela.:concordo:
Amigos, troquei a polia viscosa e o sensor de temperatura para esta viagem para Minas no carnaval e, infelizmente, o problema persiste.....na ida, chegando na cidade em uma serra bem íngreme, a temperatura subiu bastante até perto do vermelho, o que me fez ter que parar para aguardar um pouco. O estranho foi que na volta, por ser praticamente somente descidas, a temperatura se manteve no meio, passando somente ligeiramente, quando havia alguma subida mais forte.
O que falta ver ? Acho que só sobrou a possibilidade do próprio marcador estar com problema, ou de ser sujeira no radiador que causou algum entupimento, isso é possível ? O radiador tem pouco mais de dois anos que comprei zero e coloquei no carro.
Agradeço imensamente as dicas.
Grande abraço !
Renatopami
04/03/2020, 14:41
Amigos, troquei a polia viscosa e o sensor de temperatura para esta viagem para Minas no carnaval e, infelizmente, o problema persiste.....na ida, chegando na cidade em uma serra bem íngreme, a temperatura subiu bastante até perto do vermelho, o que me fez ter que parar para aguardar um pouco. O estranho foi que na volta, por ser praticamente somente descidas, a temperatura se manteve no meio, passando somente ligeiramente, quando havia alguma subida mais forte.
O que falta ver ? Acho que só sobrou a possibilidade do próprio marcador estar com problema, ou de ser sujeira no radiador que causou algum entupimento, isso é possível ? O radiador tem pouco mais de dois anos que comprei zero e coloquei no carro.
Grande abraço !
Eu tive um problema igual ao seu num Civic,e era a válvula termostática a vilã...
Pode ser radiador sujo também
Boa sorte
Grande abraço !
A polia viscosa está produzindo mais barulho, aquele som típico quando acelera, indicando puxar mais ar?
Notaste alguma diferença?:pipoca:
A polia viscosa está produzindo mais barulho, aquele som típico quando acelera, indicando puxar mais ar?
Notaste alguma diferença?:pipoca:
Grande Glaicon !
Amigo, não notei nenhuma diferença não.
Conforme o amigo Renato sugeriu, acho que vou mandar fazer uma limpeza no radiador pra ver o resultado...
Grande Glaicon !
Amigo, não notei nenhuma diferença não.
Conforme o amigo Renato sugeriu, acho que vou mandar fazer uma limpeza no radiador pra ver o resultado...
Mas o radiador não é praticamente novo, inclusive estando com aditivo?
Acho que não é por aí o problema.:stop:
Mas o radiador não é praticamente novo, inclusive estando com aditivo?
Acho que não é por aí o problema.:stop:
Sim Glaicon, mas, nem sei onde posso procurar o X da questão agora. O Radiador tem uns 2,5 anos que eu coloquei, logo depois que comprei ela...
Ewatorres
06/03/2020, 21:08
Sim Glaicon, mas, nem sei onde posso procurar o X da questão agora. O Radiador tem uns 2,5 anos que eu coloquei, logo depois que comprei ela...
Boa noite,tive problema parecido e era válvula termostática travou semi aberta,o sistema funcionava mas não dava conta de refrigerar o motor. Sugestão,retire a válvula e rode um pouco sem ela pra testar,assim se não for ela vc não gasta dinheiro a toa.
Outra coisa que acontece com meu trator sempre e sujeira na parte de fora da colmeia do radiador,nesse caso basta lavar bem, tomando cuidado pra não usar jato de água com muita pressão que pode amassar a colméia. O acúmulo de sugerira não deixa o ar passar pelo radiador.