Ver Versão Completa : Hilux 3.0 2002 esquentando.
Flavio Torres
16/12/2012, 17:20
Olá Pessoal.
Faz tempo que não passo por aqui, desde a ajuda que me deram para comprar o intercooler que instalei na viatura.
Preciso novamente da ajuda de vocês, minha pick-up, carinhosamente apelidada de xoxota, porque é muito boa, está aquecendo, tem algo errado nela.
Na primeira vez foi no transito em Porto Alegre, estava parado, trancado em um engarrafamento, derrepente notei que o ar condicionado estava esquentando, olhei para o ponteiro da temperatura (que nunca tinha passado do meio, nem subindo serras pesadas puxando meu trailer), e estava perto do vermelho. Consegui estacionar, e com o maior cuidado abri a tampa do radiador. Foi uns quatro litros de agua. Achei que era vazamento, levei no meu mecânico e ele disse para ficar de olho no nível. Passei uma semana andando sem viagens, e tudo normal. Esta semana tive que viajar e na subida da serra, aqueceu de novo. Foi mais uns quatro litros de água. Troquei a tampa e ontem fiz outra viágem, não ferveu mas hoje pela manhã tive que completar o nível, que gastou uns 1,5 litros.
E agora, será que é junta, radiador ou pressostática. Esta ultima acho difícil, já que enquanto tem água no radiador não esquenta.
O que acho estranho é que sempre tem pressão saindo na mangueira do reservatório, e sempre saindo pressão, que não retorna quando o motor esfria e a agua derrama pelo reservatório.
Por favor me ajudem.
Abraços.
Flavio Torres.
Flavio Torres
16/12/2012, 17:58
Outro detalhe que tinha me esquecido que é muito importante, quando abri a tampa do radiador, com o motor frio hoje pela manhã, estava com pressão positiva.
Abraços.
Flavio Torres.
Flavio,
Não tem nada de errado, afinal xoxota quanto mais quente, melhor !!!! KKKKKKKKKKKK....
Agora, sem brincadeira, lamento dizer isso, mas pelo seu relato tudo leva a crer que vc tem problemas no cabeçote.
Um abraço, Delfim.
Flavio Torres
16/12/2012, 19:48
Olá Delfim, quanto tempo.
Pois é acho que vou ter que trocar o cabeçote, tens algum fornecedor, que não me arranque os olhos.
Abraço.
Flavio Torres.
guilhermeabreu
16/12/2012, 19:52
Flavio,
Não tem nada de errado, afinal xoxota quanto mais quente, melhor !!!! KKKKKKKKKKKK....
Agora, sem brincadeira, lamento dizer isso, mas pelo seu relato tudo leva a crer que vc tem problemas no cabeçote.
Um abraço, Delfim.
FLAVIO
X2 as palavras do DELFIM
O que acontece é que com a junta do cabeçote quimada passa pressão dos cilindors para a galeria de água e aí joga a água fora , e qdo esfria não faz vácuo para retornar a água do reservatório para o radiador de volta , N~~AO ANDA MAIS COM O CARRO POIS SE ASSIM O FIZER TERÁ QUE FAZER O MOTOR POR COMPLETO , mesmo assim , pode ser que vc já tenha que fazer pq a junta queimou por algum motivo que vc não viu .
O mais provável é a gente não ligar para conferir o nível de água do radiador e ela foi abaixando devagar com o tempo e deu o primeiro esquente e vc não deve ter visto .
É POR ISTO QUE VOU COLOCAR E SUGIRO QUE TODOS COLOQUEI MAIS UM TERMÔMETRO COM SINAL SONORO E VISUAL ALÉ DO ORIGINAL , POIS ASIM QDO A TEMPERATURA SUBIR MAIS DO QUE O NORMAL VAI TOCAR UMA SIRENE NO CARRO E VC PARA ANTES DE AQUECER DEMAIS .
Mas assim que resolver , fala pra gente o que aconteceu .
ABRAÇO TRISTE , pois vem porrada$$$$ por aí .
Flavio Torres
16/12/2012, 20:11
Ai dotor, não me assusta. Tomara que fique só na junta, ontem fiz mais de trezentos quilometros, subi serra e baixou 1,5L de água.
Mas depois de consertada a Xoxota, vou botar os sensores, Xoxota quente é bom, mas fervendo nããão.
Abraços.
Flavio Torres.
Quem manda botar esse nome na Toy. Xoxota só presta quente!
Se o cabeçote for de alumínio, troque. A junta é de ferro e quando rompe, já era cabeçote.
guilhermeabreu
17/12/2012, 14:55
Ai dotor, não me assusta. Tomara que fique só na junta, ontem fiz mais de trezentos quilometros, subi serra e baixou 1,5L de água.
Mas depois de consertada a Xoxota, vou botar os sensores, Xoxota quente é bom, mas fervendo nããão.
Abraços.
Flavio Torres.
FLAVIO TORRES
NÃO ANDE MAIS COM ELA SSIM , VC VAI COZINHAR O MOTOR ANDANDO COM ELA QUENTE MAS NÃO FEREVENDO , o que vai ferver depois é o seu bolso , NÃO ESTOU TE ASSUSTANDO .
É QUE EU TIVE QUE FAZER O MOTOR DA MINHA 2X EM 6 MESES POR CAUSA DE ANDAR COM ELA QUENTE , NÃO FERVEU ORA NEHUMA MAS O MOTOR FOI PRO SACO ASSIM MESMO , " E SE O SEU TB JÁ NÃO FOI " , só trocar a junta não vai resolver pq a junta foi queimada por outro motivo ( ESQUENTE + CABEÇOTE) é o motivo que faz queimar a junta do cabeçote E SUMIR ÁGUA , VC VAI SÓ TROCAR A JUNTA DO CABEÇOTE E ELA VAI FUNCIONAR UM POUCO MELHOR ESQUENTANDO UM POUCO MENOS E CONTINUANDO A SUMIRUM POUCO DE ÁGUA " MAS VAI CONTINUAR A ESQUENTAR " E VAI QUEIMAR OUTRA JUNTA DO CABEÇOTE isto é uma ROMARIA DE SOFRIMENTO E GASTO até o dia que vc ter a coragem de comprar umc abeçote novo e VER SE A PARTE DE BAIXO NÃO FOI AFETADA TB que na mioria dos casos são afetados tb .
JÁ ESTOU COM CALO EM TODOS OS LUGARES COM ISTO , " PRINCIPALMENTE NO BOLSO " É DE DOER O FÍGADO .
Flavio Torres
18/12/2012, 19:07
Boa tarde pessoal.
O mecânico me garantiu que foi só a junta, estava vasando um pouco de água para o pistão. o cabeçote está (segundo ele) em perfeitas condições, e verificou também a bomba, e está boa também. Hoje comprei o kit completo de juntas originais, vamos ver no que dá. Mas se precisar trocar o cabeçote vou trocar.
Abraços.
Flavio Torres.
Como ele garantiu? Às vezes o cabeçote rompe microscopicamente! Até em análise apurada é difícil constatar. Se seu carro tiver cabeçote de ferro eu fico calado, se for de alumínio, meu amigo, chance grande de vc gastar duas vezes!
Boa tarde pessoal.
O mecânico me garantiu que foi só a junta, estava vasando um pouco de água para o pistão. o cabeçote está (segundo ele) em perfeitas condições, e verificou também a bomba, e está boa também. Hoje comprei o kit completo de juntas originais, vamos ver no que dá. Mas se precisar trocar o cabeçote vou trocar.
Abraços.
Flavio Torres.
Você turbinou a viatura, gerando mais potência e calor, mantendo o mesmo sistema de refrigeração?
O carro ferve, joga pressão e água pra fora e, você acha que é só a junta?
Você é muito otimista!
Sugestão: não arrume nada, pois o mundo acabará depois de amanhã.
Guarde seu dinheiro!:mrgreen:
guilhermeabreu
19/12/2012, 11:51
Como ele garantiu? Às vezes o cabeçote rompe microscopicamente! Até em análise apurada é difícil constatar. Se seu carro tiver cabeçote de ferro eu fico calado, se for de alumínio, meu amigo, chance grande de vc gastar duas vezes!
DORDERF
A minha EX-BONEQUINHA tinha CABEÇOTE DE FERRO e uma retífica FALOU QUE O CABEÇOTE ESTAVA BOM , e continuava a sumir água , DAÍ MANDEI TROCAR O CABEÇOTE ASSIM MESMO E O MECA MANDOU O CABEÇOTE PRA OUTRA RETÍFICA NO QUE CONDENARAM O CABEÇOTE , logo : qdo passa água tanto o cabeçote de alumínio ou ferro o COMPORTAMENTO É MESMO .
Estou com o GLAICON pois alguma COISA FEZ A ÁGUA VAZAR e não foi SIMPLEMSTE A JUNTA QUE QUEIMOU , mas como ele esgta otimista , vamos aguardar os resultados , caso seja mais alguma coisa ele vai perder pouco dinheior pq uma junta e mão de obra não é uma coisa tão espantosa assim não , deve ficar no máximo uns 400 paus com tudo .
Aqui pra tirar e colocar o cabeçote no lugar são R$ 800,00!
Flavio,
Eu também não hesitaria em trocar o cabeçote, acho muito difícil que tenha só queimado a junta.
Acho que vc vai gastar duas vezes, ficar sem o carro duas vezes, se estressar duas vezes, etc...
Desculpe parecer pessimista, mas estou mesmo é tentando ser realista !
Um abraço, Delfim.
Flavio Torres
19/12/2012, 19:50
Olá Pessoal.
Hoje levei o cabeçote em novo Hamburgo em uma retífica para fazer o teste de pressão. Ficou 20 minutos com água fria na pressão de 9bar, e 20 minutos com a água a 99ºC, na mesma pressão. Não vazou nem uma gota, só que o cabeçote deu uma leve empenada, que éra aonde estava sumindo a agua, aproveitei e planei o cabeçote. Amanhã vou levar para montar. O teste maior vai ser depois de esquentar, com o motor frio não pode ter pressão positiva.
Espero ter resolvido o problema, até agora gastei R$ 240,00 no jogo completo de juntas e R$ 210,00 na retífica.
O mecânico ainda não deu o seu preço, mas ele não me morde, já fez vários serviços.
Obrigado pelas dicas.
Delfim, como estão as acampadas?
Estou louco para sair, descansar um pouco, mas a Xoxota tem que estar 100%.
Abraços.
Flavio,
Oxalá o problema seja resolvido com esse serviço no cabeçote, torço por vc.
Acampei com o trailer no começo desse mês e agora só no ano novo, possivelmente logo no mês de janeiro.
Um abraço, Delfim.
Flavio, o cabeçote é de ferro ou de alumínio? Se for de alumínio sinto cheiro de problemas futuros, falo por experiência própria.
Flavio Torres
20/12/2012, 08:22
Glaicon.
Eu não turbinei a Xoxota, ela veio de fábrica, o que fiz foi instalar um intercooler, que não aumenta em nada a temperatura.
Abraço.
Flavio Torres.
Você turbinou a viatura, gerando mais potência e calor, mantendo o mesmo sistema de refrigeração?
O carro ferve, joga pressão e água pra fora e, você acha que é só a junta?
Você é muito otimista!
Sugestão: não arrume nada, pois o mundo acabará depois de amanhã.
Guarde seu dinheiro!:mrgreen:
Ao Flávio:
Relendo o tópico e me corrigindo: você não turbinou a viatura, mas sim colocou o intercooler.
Afinal, é uma 2002, e já é turbinada de fábrica.
Bom, o resfriador permite maior ingresso de ar nos cilindros, gerando maior queima, potência e, calor.
Por vias transversas dá no mesmo resultado, que foi esquentar demais o motor.
Pergunta: a retífica de cabeçote, diminuindo-lhe a altura, não exige reassentamento de válvulas, sob pena de baterem com as cabeças dos pistões?
Verifique isso com seu mecânico antes da montagem.:concordo:
Flavio Torres
20/12/2012, 19:15
Olá Pessoal.
Hoje mandei o radiador para dar uma geral, no varetamento, tinha 15 sulcos entupidos. É 1/3 do radiador perdido, no inverno não faz falta, mas no dia que ferveu eu estava em Porto Alegre a 43ºC, e com o ar ligado. Agora da para entender o que houve.
Bom....amanhã a viatura estará pronta, e se o mundo não acabar, espero viajar muuuuuito no verão.
Abraços.
Flavio Torres.
Flavio, o cabeçote é de ferro ou de alumínio? Se for de alumínio sinto cheiro de problemas futuros, falo por experiência própria.
Palpitando: pela foto, é motor 5L, igual a minha, cabeçote de ferro.
Abraço.
Flavio Torres
23/12/2012, 13:18
Palpitando: pela foto, é motor 5L, igual a minha, cabeçote de ferro.
Abraço.
Olá Zani.
O cabeçote é de alumínio, agora não me pergunte porque mudaram, deve ser pelo peso, ou pela troca de calor. Mas sinceramente preferiria que fosse de ferro.
Montei tudo, só que continua aquecendo. Pergunto aos amigos se a embreagem viscosa não teria que deixar mais pesado as hélices tocado com a mão, quando o motor, desligado. A minha parece que é sempre a mesma coisa, motor frio ou quente.
Abraços e um feliz natal.
Flavio Torres.
guilhermeabreu
23/12/2012, 13:28
Olá Zani.
O cabeçote é de alumínio, agora não me pergunte porque mudaram, deve ser pelo peso, ou pela troca de calor. Mas sinceramente preferiria que fosse de ferro.
Montei tudo, só que continua aquecendo. Pergunto aos amigos se a embreagem viscosa não teria que deixar mais pesado as hélices tocado com a mão, quando o motor, desligado. A minha parece que é sempre a mesma coisa, motor frio ou quente.
Abraços e um feliz natal.
Flavio Torres.
A hélice viscosa e para ficar leve qdo o motor esta frio e dura/fixa ao eixo qdo o motor esiver quente , se no seu caso qdo o motor estiver quente e ela esta mole girando fácil é sinal que vc tem que comprar uma hélice viscosa nova , PODE SER A CAUSA SE ESTAR AQUECENDO AINDA .
E se o seu motor é de cabeçote de ferro originalmente e colocaram um cabeçote de alumínio , ESTA É A CAUSA DE ESTAR AQUECENDO , pq não se pode usar um cabeçote que não seja o da especificação do motor , daí FIZERAM CAGADA NO SEU MOTOR INFELIZMENTE .
Flavio Torres
23/12/2012, 14:51
Olá Guilherme.
Não foram os mecânicos que trocaram o cabeçote, ele é original, a fábrica é que trocou. Muito obrigado pela dica da embreagem viscosa, vou ter que trocar.
Li em outros post de trocar só o gel que fica no interior, será que tem como?
Obrigado.
Flavio Torres.
guilhermeabreu
23/12/2012, 15:58
Olá Guilherme.
Não foram os mecânicos que trocaram o cabeçote, ele é original, a fábrica é que trocou. Muito obrigado pela dica da embreagem viscosa, vou ter que trocar.
Li em outros post de trocar só o gel que fica no interior, será que tem como?
Obrigado.
Flavio Torres.
Tem como sim MAS FICA UMA BOSTA ,igual a vc trocar o óleo de um amortecedor , tem gente que faz MAS FICA UMA BOSTA TB .
Flavio Torres
23/12/2012, 16:34
Valeu Guilherme.
Já estou olhando aqui na net uma nova.
Abraço.
Flavio.
Engels Kbça
25/12/2012, 08:47
Olá Pessoal.
Hoje levei o cabeçote em novo Hamburgo em uma retífica para fazer o teste de pressão. Ficou 20 minutos com água fria na pressão de 9bar, e 20 minutos com a água a 99ºC, na mesma pressão. Não vazou nem uma gota, só que o cabeçote deu uma leve empenada, que éra aonde estava sumindo a agua, aproveitei e planei o cabeçote. Amanhã vou levar para montar. O teste maior vai ser depois de esquentar, com o motor frio não pode ter pressão positiva.
Espero ter resolvido o problema, até agora gastei R$ 240,00 no jogo completo de juntas e R$ 210,00 na retífica.
O mecânico ainda não deu o seu preço, mas ele não me morde, já fez vários serviços.
Obrigado pelas dicas.
Delfim, como estão as acampadas?
Estou louco para sair, descansar um pouco, mas a Xoxota tem que estar 100%.
Abraços.
Flavio
Cuidado na hora da compra da junta do cabeçote, pois existem três juntas, com espessuras diferentes, para esse motor. Dá uma olhada no manual de serviço(aqui no forum tem esse manual) e veja qual a junta correta, já que aplainou (rebaixou) o cabeçote, provalmente a junta será diferente da junta que estava. Uma junta errada vai alterar a taxa de compressão do motor. Veja também o site da Toyodiy.
Abs.
Engels
Flavio Torres
29/12/2012, 12:11
Putz, Cacete, me.....
Esquentou denovo. Acho que vou ter que trocar o cabeçote. Que merda. Fui viajar com a família, bagagem trailer, tudo certo para o feriadão, e a porra esquentou denovo. Ontem fiz vários testes, e tinha ficado legal. Não tinha baixado o nível da água, a temperatura estava OK. Instalei o termómetro com alarme, e aí fiz 15km puxando o trailer e começou a subir a temperatura, parei um pouco e baixou, mas nunca voltou o normal. Voltei e depois de fria, tive que botar 3L de água para completar.
Estou muito chateado com isto. Logo a Hilux que éra para ser 10.
Desculpem o desabafo.
Feliz 2013.
Flavio Torres.
Putz, Cacete, me.....
Esquentou denovo. Acho que vou ter que trocar o cabeçote. Que merda. Fui viajar com a família, bagagem trailer, tudo certo para o feriadão, e a porra esquentou denovo. Ontem fiz vários testes, e tinha ficado legal. Não tinha baixado o nível da água, a temperatura estava OK. Instalei o termómetro com alarme, e aí fiz 15km puxando o trailer e começou a subir a temperatura, parei um pouco e baixou, mas nunca voltou o normal. Voltei e depois de fria, tive que botar 3L de água para completar.
Estou muito chateado com isto. Logo a Hilux que éra para ser 10.
Desculpem o desabafo.
Feliz 2013.
Flavio Torres.
Relaxa, depois de trocado, tudo volta ao normal. O medidor de temperatura do carro tb subiu ou só o que soa o alarme? A temperatura chegou a quanto?
Pena que vais gastar um dinheiro que poderia ter economizado se tivesse trocado desde logo. Mas a vida é assim mesmo...
Flavio Torres
29/12/2012, 18:20
Relaxa, depois de trocado, tudo volta ao normal. O medidor de temperatura do carro tb subiu ou só o que soa o alarme? A temperatura chegou a quanto?
Pena que vais gastar um dinheiro que poderia ter economizado se tivesse trocado desde logo. Mas a vida é assim mesmo...
Olá Dordef.
O medidor de temperatura atingiu no pico 109ºC. O alarme é a gente que ajusta.
Agora é esperar terminar o feriado para voltar a oficina.
Valew.
Flavio torres.
Olá Dordef.
O medidor de temperatura atingiu no pico 109ºC. O alarme é a gente que ajusta.
Agora é esperar terminar o feriado para voltar a oficina.
Valew.
Flavio torres.
Realmente, esquentou bastante. Eu, numa subida e num belo sol, hoje, bateu os 90° e já fiquei preocupado. Agora o ponteiro do carro ficou paradinho. O ponteiro da sua subiu?
Amigo, véspera de viagem, a emoção toma conta. Passei por situação semelhante no final de 2011. Por isso me solidarizo aqui.
Mas tente verificar o sistema como um todo. O Cabeçote, se houve qualquer micro fissura, irá voltar a esquentar. Então num primeiro esquente, já partiria para a troca. E teste de pressão não pega isso.
Fiz como vc e achei que bastava trocar tampa, algumas outras peças, pois no dia a dia o carro estava normal e a medição de pressão dos mecânicos dava que não havia nada. Resultado: no momento de uma longa viagem descobri que não funcionou. E ai tive que fazer o serviço completo com a troca do cabeçote, válvulas, vedações. As demais peças já haviam sido trocadas. Hoje o carro funciona uma beleza e várias viagens em família foram realizadas, com segurança e garantia de retorno.
Pense em todas as partes do sistema. Se vc comprou um carro usado e não sabe como estão, troque-as e assuma vc a responsabilidade pelo futuro do sistema. O aviso sonoro é fundamental ao final e isso ainda falta na minha. No meu caso é apenas visual e analógico. Mas confesso que pouco olho para ele atualmente.
Esse foi o caminho que adotei.
Boa sorte e um feliz 2013.
J.L
Flavio Torres
30/12/2012, 15:24
Olá Dordef.
Estava subindo sim, tive que em 30km que fiz, parar 3 vezes, senão ia no vermelho.
J.L, Vou ter que seguir seu caminho, já me acalmei, a raiva passou e agora depois do feriado vou comprar o cabeçote novo, levar em uma retífica de confiança para colocar as válvulas. Vou botar tudo novo e vamos viajar de novo.
Obrigado pela ajuda dos amigos e um feliz ano novo cheio de saúde, paz, amor e dinheiro.
Flavio Torres.
Ok Flavio
Apenas mais uma dica: cada giro de parafuso, tem o seu próprio torque. Procure alguém realmente capacitado a realizar o serviço. Eu indico o João da Sollo 4wd. Foi com ele que passei por todas as etapas, mesmo a primeira onde pareceia não haver nada. Hoje ele inclusive possui uma sw4 própria. Tenho certeza que sobre esquente ele aprendeu bastante com a Gertrudes e está gabaritado sobre o tema.
Sobre as peças: América - Sonde com ele os preços e voce com certeza terá bom material e custo.
São essas as principais dicas que posso lhe passar. Espero que seu problema seja resolvido nos próximos meses!
J.L
Ok Flavio
Apenas mais uma dica: cada giro de parafuso, tem o seu próprio torque. Procure alguém realmente capacitado a realizar o serviço. Eu indico o João da Sollo 4wd. Foi com ele que passei por todas as etapas, mesmo a primeira onde pareceia não haver nada. Hoje ele inclusive possui uma sw4 própria. Tenho certeza que sobre esquente ele aprendeu bastante com a Gertrudes e está gabaritado sobre o tema.
Sobre as peças: América - Sonde com ele os preços e voce com certeza terá bom material e custo.
São essas as principais dicas que posso lhe passar. Espero que seu problema seja resolvido nos próximos meses!
J.L
Flávio, olha o preço da Ferraço tb. Joga o preço de uma pra outra que baixam ainda mais.
Flavio Torres
31/12/2012, 12:52
Olá Pessoal.
Eu moro no interior do Rio Grande do Sul. Tem que ser aquí por perto, mas meu mecânico anotou o torque de cada parafuso na desmontagem.
Abraços.
Flavio Torres.
TCHEIGOR
31/12/2012, 13:02
Oi Flávio, sou do RS tbem e já comprei da Ferraco, eles mandam pelo correio sem problema, vale a pena cotar os preços tanto lá quanto na América. Ah, e o torque é bom verificar na tabela, pois na hora de tirar o parafuso se ele estiver meio encravado vai acusar no torquímetro um torque maior que o dado na hora do aperto. É coisa simples e melhor do que fazer no achismo, além do que tem um sequência correta de aperto!
Abraço e boa sorte!
Igor
Olá Pessoal.
Eu moro no interior do Rio Grande do Sul. Tem que ser aquí por perto, mas meu mecânico anotou o torque de cada parafuso na desmontagem.
Abraços.
Flavio Torres.
Flavio,
Eu também não hesitaria em trocar o cabeçote, acho muito difícil que tenha só queimado a junta.
Acho que vc vai gastar duas vezes, ficar sem o carro duas vezes, se estressar duas vezes, etc...
Desculpe parecer pessimista, mas estou mesmo é tentando ser realista !
Um abraço, Delfim.
Flavio,
Olha só o que eu te falei, meu amigo...
Lamento que eu não estivesse errado.
Nós que rebocamos trailer estamos ainda mais sujeitos às elevações de temperatura do motor e o sistema precisa estar 100% para viajarmos com tranquilidade.
Mas dessa vez faça o serviço completo e dentro das normas técnicas especificadas no manual de serviço da Toyota e vc terá a sua viatura perfeita e confiável outra vez.
Um abraço, Delfim.
Flavio Torres
31/12/2012, 14:09
Olá Igor, Na Pick-up car, na Sertório o vendedor me fez um preço de R$ 1400,00, mas vou tentar quarta feira as lojas que me indicaram. Se tiver que esperar mais um pouco tudo bem, "que é um peido para quem tá cagado". heheh.
Grande Delfim, devia ter seguido teu conselho, gastaria menos. E como disse, tem que estar 100%, ainda mais que subo serras rebocando trailer de 1500kg.
Mas vou deixar a Xoxota em dia, vou ter que gastar um pouco, mas ela merece.
Abraço a todos, muito obrigado pelas dicas e ajudas e principalmente um FELIZ ANO NOVO, cheio de realizações, saúde e paz.
Flavio Torres.
Flavio Torres
31/12/2012, 14:44
Só mais um detalhe.
Aonde consigo a tabela do torque dos parafusos da tampa.
Obrigado.
Flavio Torres.
Flavio Torres
01/01/2013, 21:49
Ola pessoal.
Ninguém tem esta tabela de torque.
Abraços.
Flavio.
TCHEIGOR
02/01/2013, 00:21
http://www.autimpex.com.br/imagens/dicas/33/anexo/Procedimento%20de%20Aperto%20do%20Cabe%C3%A7ote%20 TOYOTA%203L.pdf
Achei esse link, acho que te ajuda.
Flavio Torres
02/01/2013, 12:20
Valeu TcheIgor.
Um quebra costelas.
Flavio Torres.
387695
387696
Ola pessoal.
Ninguém tem esta tabela de torque.
Abraços.
Flavio.
Flavio,
Eu só tenho a tabela do motor da minha SW4, que é o 1KZT, suponho que o seu motor seja o 3L ou o 5L.
De qualquer modo, as figuras anexadas nesse post podem ser úteis para outros amigos foristas.
Um abraço, Delfim.
Flavio Torres
02/01/2013, 17:25
Delfim O meu motor é este mesmo, vi a descrição quando o motor estava sem cabeçote.
Muito obrigado.
Flavio Torres.
guilhermeabreu
02/01/2013, 17:49
FLAVIO TORRES
Infelizmente eu tb estava certo em minha opinião , estava torcendo por vc , mas pelo que eu passei não tem outra coisa a não ser em torcar logo o cabeçote .
Flavio Torres
02/01/2013, 18:20
Obrigado Dr.Guilherme.
Segui seu conselho e comprei o termostato digital, o aparelho é muito bom.
Abraço.
Flavio Torres.
TCHEIGOR
02/01/2013, 23:53
Delfim O meu motor é este mesmo, vi a descrição quando o motor estava sem cabeçote.
Muito obrigado.
Flavio Torres.
Então desconsidera meu link que é pro motor 3L!
Flavio Torres
03/01/2013, 07:51
Valeu TcheIgor.
Abraço.
Flavio Torres
05/01/2013, 12:40
Olá pessoal.
Ontem comprei o cabeçote, o preço em Porto Alegre está o mesmo que na Americana. Comprei também a valvula termostática, que estava abrindo com atrasado de 10ºC. Foi uma briga encontrar a que abra em 71ºC, mas achei.
Agora é levar numa retífica para acentar as valvulas e montar.
Em resumo:
-Radiador varetado.
-Embreagem (polia) Viscosa nova.
-Válvula termostática nova.
-Cabeçote novo.
-Juntas novas.
-Termostato eletrônico instalado na linha dagua com buzzer de aviso.
-Filtros e óleo novo.
Agora tem que funcionar.
Não pergunte quanto gastei, que não gosto nem de lembrar.
Abraços.
Flavio Torres.
Olá pessoal.
Ontem comprei o cabeçote, o preço em Porto Alegre está o mesmo que na Americana. Comprei também a valvula termostática, que estava abrindo com atrasado de 10ºC. Foi uma briga encontrar a que abra em 71ºC, mas achei.
Agora é levar numa retífica para acentar as valvulas e montar.
Em resumo:
-Radiador varetado.
-Embreagem (polia) Viscosa nova.
-Válvula termostática nova.
-Cabeçote novo.
-Juntas novas.
-Termostato eletrônico instalado na linha dagua com buzzer de aviso.
-Filtros e óleo novo.
Agora tem que funcionar.
Não pergunte quanto gastei, que não gosto nem de lembrar.
Abraços.
Flavio Torres.
|Flavio, só pergunto quanto vc gastou na polia viscosa nova.
Flavio Torres
05/01/2013, 15:41
|Flavio, só pergunto quanto vc gastou na polia viscosa nova.
Olá Dordef.
R$ 480,00.
Abraço.
Flavio.
Senhores ainda não tenho minha toyota, mas estou interessado em comprar uma SW4 2002, pergunto: o motor da SW4 2002 é igual ao da Hilux 2002? Os problemas são os mesmos como relatado pelo flavio Torres e outros que tiveram que trocar cabeçote?
Se eu comprasse uma SW4 2002 hoje, seria prudente trocar tudo isso, fazer retífica... quanto custaria? Sei que varia de região pra região, mas queria uma estimada.
Abrço
Senhores ainda não tenho minha toyota, mas estou interessado em comprar uma SW4 2002, pergunto: o motor da SW4 2002 é igual ao da Hilux 2002? Os problemas são os mesmos como relatado pelo flavio Torres e outros que tiveram que trocar cabeçote?
Se eu comprasse uma SW4 2002 hoje, seria prudente trocar tudo isso, fazer retífica... quanto custaria? Sei que varia de região pra região, mas queria uma estimada.
Abrço
Leo, quando for comprar, faça o seguinte teste (vale pra todas as SW4):
1°. com o carro ligado, quente, retire a vareta de medição de óleo. Se tiver saindo muito vapor branco (só se for visível e forte), esqueça. Caso não esteja, tire a mangueira do respiro de óleo. Se tb tiver saindo um vapor visível, esqueça também.
2° com o carro frio, retire a tampa do radiador e veja se tem água até em cima. Se tiver, ligue o carro e deixe o radiador sem a tampa. Se a água começar a borbulhar, esqueça!
As SW4 de 96 a 2002 tem exatamente o mesmo motor: 1 kzt, mudando apenas a inserção da eletrônica no controle da injeção de combustível nos modelos de 2000 a 2002.
Uns dizem que o radidor das 1999 a 2002 tem 10l e que os das anteriores a isso tem 7l, mas o manual da minha SW 1998 diz que tem 10l. De qualquer forma, depois que fiz o motor da minha, troquei o cabeçote e instalei o sensor na água do radiador eu vejo a temperatura geralmente nos 80°C e só subindo em ladeiras bem íngremes, mas o marcador da temperatura não sai do lugar.
Acho que esses cabeçotes deram pau em razão de vários fatores. Uns dizem que é um cabeçote para o clima japonês, não suportando bem nossas temperaturas, mas acredito que seja a soma da idade avançada dos nossos carros e da péssima consciência de vários proprietários em realizar um barata e correta manutenção preventiva.
Se fosse comprar um carro hoje, possivelmente não teria escolhido o meu carro (escolheria outro do mesmo ano, mas sem problemas mecânicos), pois aprendi a descobrir problemas mecânicos, mas hoje, depois de ter gasto horrores nele, não o troco mais!
Dordef, valeu mesmo, incluirei esses testes na minha ``busca``. O problema maior é encontrar um carro com dono que faça o mínimo pelo carro, só encontrei porcaria.
Bom fim de semana.
Fabiano Klug
06/01/2013, 17:01
Depois da ZJ prontinha, comecei a ver os detalhes de sumir agua do Camry V6 3.0 que usa o motor 1MZ-FE, ja comprei as juntas, e neste final de ano rodei 500 km c om ele repondo 1 litro ou menos a cada 30-50 km, não esquentava alem do meio, mas chegando no meio ja parava e verificava a agua, e sempre faltava perto de 1 litro.
Ja me falaram que neste motor o comportamento é igual a este da Hilux, esquentou, tem de trocar o cabeçote, em fevereiro meu mecanico volta de uma expedição pra argentina e vamos ver como este motor se comporta quanto a sumiço de agua, ja estou começando a me preparar psicologicamente para ter de comprar cabeçotes, que pior são dois, apesar de que o cabeçote da frente esta visivelmente com problemas, tanto é que hoje tirei as bobinas das velas do mesmo e uma das velas estava literalmente nadando em oleo, até na rotação se notava a falha de um cilindro.
Apesar de não ser o mesmo motor, me ajudou bastante a experiencia do amigo, espero ter noticia de como ficou o serviço.
guilhermeabreu
09/01/2013, 23:43
Depois da ZJ prontinha, comecei a ver os detalhes de sumir agua do Camry V6 3.0 que usa o motor 1MZ-FE, ja comprei as juntas, e neste final de ano rodei 500 km c om ele repondo 1 litro ou menos a cada 30-50 km, não esquentava alem do meio, mas chegando no meio ja parava e verificava a agua, e sempre faltava perto de 1 litro.
Ja me falaram que neste motor o comportamento é igual a este da Hilux, esquentou, tem de trocar o cabeçote, em fevereiro meu mecanico volta de uma expedição pra argentina e vamos ver como este motor se comporta quanto a sumiço de agua, ja estou começando a me preparar psicologicamente para ter de comprar cabeçotes, que pior são dois, apesar de que o cabeçote da frente esta visivelmente com problemas, tanto é que hoje tirei as bobinas das velas do mesmo e uma das velas estava literalmente nadando em oleo, até na rotação se notava a falha de um cilindro.
Apesar de não ser o mesmo motor, me ajudou bastante a experiencia do amigo, espero ter noticia de como ficou o serviço.
FABIO
Todo motor funciona pelo mesmo princípio, ou seja quase o mesmo , é por aí mesmo , troca de cabeçote e serviço bem feito e motor pra muitos km de prazer .
Flavio Torres
10/01/2013, 13:35
A Xoxota ta pronta.
Vamos botar a prova.
Espero que agora fique boa.
Abç.
Flavio Torres.
Fabiano Klug
10/01/2013, 13:41
Eu estou na espectativa Flavio.
Flavio,
Se o serviço foi feito dentro do figurino, agora a Xoxota vai te dar muitas alegrias !
Um abraço, Delfim.
Flavio Torres
10/01/2013, 15:36
Obrigado Amigos.
Amanhã ja vou viajar com ela.
Abç.
Flavio.
Gilberto JR
15/01/2013, 10:06
Caros amigos,
Apesar de não postar muito aqui acompanho há algum tempo o forum e para não ser repetitivo acerca do assunto pego carona no tópico aberto pelo Flávio para dizer que, com 99% de certeza, sou mais um contemplado com problemas de cabeçote na minha Hilux 3.0 TD 2002. Vou fazer um breve histórico.
Utilizo esse carro para minhas pescarias rebocando barco mais carreta, na construção civil, para ir uma vez por mês a um pequeno sítio no interior do estado e trilhas leves. Comprei com 130 mil km, faz 2 anos e hoje está com 210 mil. Como sei desses problemas de cabeçote, dirijo sempre observando o nível de temperatura e, até então, o carro nunca tinha esquentado. Já fiz viagem sem parar para Teresina e de lá para Tocantins, cerca de 2.200 km daqui, com 2,75 a 3 mil giros e o termômetro ficava sempre um pouco abaixo da metade... Mas no último domingo de 2012, voltando da praia, aqui mesmo em João Pessoa, com a família fui pego de surpresa por um problema inusitado...
1º O Ar deixou de gelar. Como tinha feito um serviço de limpeza do mesmo na semana passada pensei que fosse problema relacionado a isso. Verifiquei que a temperatura da viatura estava normal;
2º Com mais 10km acende a luz Indicadora de mau funcionamento do motor. Percebi que o problema era maior mas como estava perto de casa segui caminho depois de observar que a temperatura continuava normal;
3º Em um semáforo, pertinho de casa, sinto um cheiro leve de queimado e fiquei na dúvida se era externo ou interno. Observei a temperatura que estava normal e desliguei o ventilador do Ar que já não estava funcionando naquela ocasião pensando que o problema era com este;
4º 200m após o semáforo veio minha surpresa. O carro para, estanca de vez, o cheiro de queimado fica mais forte e pela primeira vez tenho o dissabor de ver o ponteiro da temperatura na sua extremidade direita. Pensei: chegou minha hora!! fui contemplado como todos mortais que possuem essas viaturas kkkkk. É impressionante como a temperatura subiu rápido. Em um lapso de tempo de uns 15 segundos depois que eu fiz a última checagem. Daí senti in loco a importância que os amigos foristas falam a respeito de instalarem termômetros digitais com alarme sonoro;
5º liguei para meu mecânico e esperamos o carro esfriar. Quando verificamos o radiador observamos que o mesmo estava mais seco que língua de papagaio... Como pode? Tinha checado o nível dois dias atrás!! Começamos a colocar água e verificamos que do mesmo jeito que a água entrava ela saia, ou seja, o mangote estava desconectado do radiador e a água tinha caído toda. Após recolocar o mangote e a água ligamos a viatura e a bichinha não esquentou. Confesso que por alguns instantes pensei que meu cabeçote fosse diferenciado dos demais mas meu mecânico foi taxativo: “Não se alegre! Seu cabeçote está trincado”. Pela leitura que faço aqui no fórum e outros depoimentos de colegas que já utilizaram este motor sabia que no fundo ele tinha razão mas resolvi continuar andando na viatura;
6º Rodei por mais uns 5 dias na cidade com a temperatura e a água no nível. Minhas esperanças renovaram...Escapei!! Pensei. Liguei para meu Meca para contar do ocorrido e ele mais uma vez...” Tenho experiência nisso... Seu cabeçote está
trincado”;
7º Após uma viagem de 400km ao interior a viatura não esquentou mas veio o velho sintoma já discutido exaustivamente nesse fórum. Radiador pegou 1,5 litros e reservatório de expansão cheio. Parei a viatura. Vou trocar o cabeçote.
Apenas alguns questionamentos me intrigam e eu recorro aos mais experientes do fórum para tentar entender...
a) Por que esse mangote caiu? Faz 3 meses que troquei esse radiador no Recife. Será que houve falha na colocação do mangote tipo a braçadeira não fixou bem?
b) Por que antes da pane o Ar condicionado parou de funcionar e depois do carro frio voltou a resfriar? Será quando ele parou o carro já estava aquecido e o medidor de temperatura não acusava anormalidades?
c) Após o aquecimento, verifiquei que quando permaneço muito tempo com o Ar ligado noto uma saída de água acima do normal pelo dreno quando paro o carro... Existe alguma ligação com o problema?
Minhas indagações são simplesmente porque não quero gastar uma nota sem saber onde está a raiz de tudo! tipo bombeiro que apaga fogo sem saber o foco do mesmo.
Bom amigos o que seria um breve relato quase sai um tratado, mas gostaria de contar com a ajuda de vocês pois sei que cada depoimento aqui no fórum sobre este assunto de cabeçote só nos faz enriquecer nossos conhecimentos para tentar entender o que ao meu ver, é o principal problema desses robustos motores.
Obrigado.
Fabiano Klug
15/01/2013, 10:20
Um outro mecanico que conheci estes dias, comentou que era bom ja trocar a valvula termostatica e verificar se existe obstrução no radiador, pois se estiver entupido pode ser o causador do problema.
Lembrando que devesse trocar o fluido do radiador a cada ano.
Gilberto JR
15/01/2013, 10:28
Fabiano com relação ao radiador, conforme citei, ele é novo foi trocado recentemente... Mas vou checar! Quanto a válvula, tampa e outros itens vou verificar suas condições e substituir também.
Obrigado
Fabiano Klug
15/01/2013, 10:35
Eu ainda estou andando com meu Camry com o problema, apenas repondo 1 litro de agua a cada 30 km, não vou pra muito longe, pois o mecanico esta viajando, mas até se conseguir todo conjunto de peças apenas precisa ficar bastante atento.
Uma coisa me intriga é se o sensor de temperatura pode ter sido afetado no super aquecimento a ponto de marcar errado a temperatura, se ele é recomendado ser trocado depois do ocorrido.
Meu Toyota esta com 128 mil km, e me falou o mecanico que o super aquecimento pode ser de km mesmo, de tempo parado sem uso, ou desleixo com o preventivo anual do carro, fico também na duvida qual é o maior causador de superaquecimento em motores.
Flavio Torres
16/01/2013, 08:01
Pior é a minha, que troquei todas as peças descritas acima, e ainda esta esquentando, tive que levar ela para Porto Alegre, na Multipeças, que só trabalha com Toyota. Espero que eles resolvam.
Abraços.
Flavio Torres.
Fabiano Klug
16/01/2013, 08:29
Pior é a minha, que troquei todas as peças descritas acima, e ainda esta esquentando, tive que levar ela para Porto Alegre, na Multipeças, que só trabalha com Toyota. Espero que eles resolvam.
Abraços.
Flavio Torres.
Fala serio Flavio que voce trocou o cabeçote e ainda continua na mesma???? :shock:
Flavio Torres
16/01/2013, 11:58
Gostaria de estar brincando, já gastei mais de três paus e só não estou a pé, porque tenho uma velha pick-up Fiorino.
Abraços.
Fabiano Klug
16/01/2013, 12:02
Serio, isso agora me apavora, daqui a uns 10 dias vão começar a desmontar meu Toyota e ja tenho uma lista pra pedir que inspecionem, deste jeito vou acabar deixando assim, alguem nem sujeriu alguma coisa que ainda possa estar causando isso?
O que acontece, some agua ainda, mais, menos ou a mesma coisa?
Flavio Torres
16/01/2013, 14:03
Fabio depois que troquei o cabeçote não baixou mais o liquido, só que ainda tem um problema que não esta arrefecendo, tudo leva a crer que é a carcaça da bomba que está com desgaste. Hoje ficaram de me dar uma resposta, e como moro a 120km de Porto Alegre, fico com o coração na mão de não poder ver e falar com o mecânico.
Abraço.
Flavio Torres.
Fabiano Klug
16/01/2013, 14:06
Fabio depois que troquei o cabeçote não baixou mais o liquido, só que ainda tem um problema que não esta arrefecendo, tudo leva a crer que é a carcaça da bomba que está com desgaste. Hoje ficaram de me dar uma resposta, e como moro a 120km de Porto Alegre, fico com o coração na mão de não poder ver e falar com o mecânico.
Abraço.
Flavio Torres.
Nossa, me assusta isso, ja tava começando a achar que Toyota nem é tudo aquilo, mas vamos ver o seu desfecho e se consigo colocar o meu em ordem também.
Flavio Torres
16/01/2013, 14:48
Sinceramente tenho a hilux por causa do meu trailer, mas já estou pensando em outra opção, antes de comprar fiz uma longa pesquisa, e tudo me apontava para a hilux, a que dava menos mecânica, robusta, económica, etc... Agora já não recomendaria para ninguém.
Flavio.
Fabiano Klug
16/01/2013, 15:20
Por menos oficina e robustez eu optei pela Grand Cherokee V8 5.2, mas não é economica, mas vejo que se converte isso em uns 10 anos pela baixo indice de manutenção, vai de cada um.
Mas é intrigante esse seu caso, que marca foi a junta de cabeçote que foi colocado? Comprei no mercado livre um jogo completo de junta que era pra ser da marca Ajusa, mas não veio desta marca, no fim vamos colocar este jogo mesmo pois ninguem tem as juntas da marca Ajusa, que sugerem ser a melhor do mercado.
Flavio Torres
16/01/2013, 17:19
Me ligaram da oficina.
O mecânico disse que trocaram o radiador e a bomba dágua. Me cobrou R$ 2.200,00. Putzgrila.
Por menos oficina e robustez eu optei pela Grand Cherokee V8 5.2, mas não é economica, mas vejo que se converte isso em uns 10 anos pela baixo indice de manutenção, vai de cada um.
Mas é intrigante esse seu caso, que marca foi a junta de cabeçote que foi colocado? Comprei no mercado livre um jogo completo de junta que era pra ser da marca Ajusa, mas não veio desta marca, no fim vamos colocar este jogo mesmo pois ninguem tem as juntas da marca Ajusa, que sugerem ser a melhor do mercado.
Menos oficina? A fama desse carro é o inverso. Pelo visto vc pegou uma bem conservada e com manutenção em dia. Lasca são as peças. Se eu fosse bom no inglês eu até teria coragem, pra comprar peças fora...
Aqui no trabalho tinha uma dessas, primeiro carro AT que dirigi, que máquina!
Me ligaram da oficina.
O mecânico disse que trocaram o radiador e a bomba dágua. Me cobrou R$ 2.200,00. Putzgrila.
Flávio, manda que eu pago... Isso pra mim tem sido merreca! tô fu...!
Fabiano Klug
16/01/2013, 17:34
Me ligaram da oficina.
Quando for retirar ela pergunta o que leva a entupir o radiador, ja me falaram que motores com bloco de ferro tendem a acontecer mais isso se não usar aditivo correto de radiador, ja como o motor do meu toyota é todo de aluminio não teria problemas de entupir pelo deposito de ferrugem.
Flavio Torres
16/01/2013, 17:44
O que estou P da vida é que varetei o rediador. Me cobraram R$ 120,00, amanhã vou fazer uma choradeira lá, é que liguei para uma loja que me faz o radiador por R$600,00 e a bomba por R$ 120,00.
Fabiano Klug
16/01/2013, 17:48
Sobre a Cherokee, segue o topico da restauração dela:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/102205-jeep-grand-cherokee-laredo-v8-5-2-1995-recuperacao.html#post1631047
No geral eu mesmo importo as peças para o carro, assim temos feito com o Camry.
Estou ancioso pra ver se resolve de uma vez o problema do Flavio, nunca imaginei que daria tanta dor de cabeça, no fim das contas com os 3 mil mais os 2.200 é quase a retifica completa do motor.
Sobre a Cherokee, segue o topico da restauração dela:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/102205-jeep-grand-cherokee-laredo-v8-5-2-1995-recuperacao.html#post1631047
No geral eu mesmo importo as peças para o carro, assim temos feito com o Camry.
Estou ancioso pra ver se resolve de uma vez o problema do Flavio, nunca imaginei que daria tanta dor de cabeça, no fim das contas com os 3 mil mais os 2.200 é quase a retifica completa do motor.
Com esse valor ele compraria TODAS as peças que comprei pra fazer o motor do meu carro e ainda sobrava.
Fabiano Klug
16/01/2013, 17:53
Pois é, aqui em media cobram se deixar na mão da oficina entre 9-12 mil pra retifica completa, se for pra ir atras das peças sozinho da pra diminuir pela metade.
Flavio Torres
16/01/2013, 18:09
O que me deixa mais chateado, é que pedi para me darem orçamento e para o mecânico me ligar para falar o que já tinha feito nela, já para não dar problema como este. Agora para mandar tirar o radiador que instalaram vai ser uma novela, vão querer me cobrar a mão-de-obra para tirar e instalar o velho.
Fabiano Klug
16/01/2013, 18:26
Quebra eles, diz que voce é membro do 4x4Brasil que vão tremer nas bases.....
Flavio Torres
16/01/2013, 18:28
Boa ideia.
Valeu.
Caro Flavio,
Inicialmente quero dizer que lamento todas as agruras e despesas que vc tem suportado com a sua Toyota Hilux.
À seguir quero dizer que na minha humilde opinião, o seu problema pode ter começado com a escolha e compra da sua viatura, mas não por ser uma Toyota Hilux, que realmente é um veículo extremamente robusto e de baixíssima manutenção corretiva, mas DESDE QUE SEJA FEITA UMA RIGOROSA MANUTENÇÃO PREVENTIVA !
O que quero dizer é que tudo leva a crer que a sua pick-up foi judiada pelos donos anteriores, que certamente não cuidaram da troca do líquido refrigerante a cada 40.000 Km, utilizando aditivo à base de etilenoglicol na proporção recomendada (40% de aditivo + 60% de água desmineralizada). E quem não cuida desse item, na maioria das vezes é relaxado com os outros itens também, não respeitando as kilometragens para as trocas dos óleos, filtros, correias, mangueiras, etc...
E depois de anos rodando com água de torneira e sem aditivo, o sistema de arrefecimento (de qualquer carro, qualquer marca) sofre um estreitamento em seus dutos, provocado pela corrosão, comprometendo principalmente o radiador e a bomba d'água. As mangueiras também ressecam (elas tem uma vida útil, são itens de consumo e devem ser substituídas antes de furarem e/ou rasgarem, sob pena de vazar o líquido refrigerante).
Há um fator que contribui para esse desleixo de alguns proprietários (além da ignorância): A fama de inquebrável que a Toyota consolidou mundialmente (MAS ATENÇÃO, SE BEM CUIDADA, DE FORMA PREVENTIVA).
E depois de anos sendo maltratada, sem receber a atenção necessária para que dure e dê satisfação ao seu dono, a Toyota necessitará de reparos, da MANUTENÇÃO CORRETIVA, e aí vem um outro problema, o preço elevado das peças originais (que valem cada centavo quando diluimos o seu custo pelo tempo que duram) e da mão-de-obra especializada, e que empurram o desleixado dono para o mercado de peças paralelas e de origem duvidosa e mecãnicos sem conhecimento da marca e sem treinamento...
PRONTO ! Chegou a hora de se livrar dos aborrecimentos, de vender a viatura, que mesmo quando é adquirida por alguém que se preocupa e deseja fazer a manutenção preventiva (no caso você), continua necessitando de CORREÇÕES, que na maioria das vezes são caras e desgastantes...
Enfim, o que quero dizer, é que a decepção que muitos sofrem com suas viaturas, vem lá de trás, de muitos anos de falta de atenção com o veículo, por isso o histórico de manutenção é primordial na compra da viatura usada. Se tratarem mal assim qualquer veículo, de qualquer outra marca, ele quebrará muito antes.
Um abraço, Delfim.
Flavio Torres
16/01/2013, 21:29
Delfim, como sempre esta coberto de razão, quando comprei a hilux, troquei todos os fluidos, correias e filtros, engraxo a cada 5.000kms com graxa de boa qualidade, cuido da bateria etc... Mas pelo visto caí no conto do vendedor desonesto, ele me disse que era de um senhor de idade que só usava a pic-up para ir para o sítio. Como não conheço o antigo dono e a busca pela pic-up foi longa, achei que tinha feito um bom negócio e vejam que passou um ano e não deu nenhuma manutenção corretiva, somente o cilindro mestre da embreagem que estava fazendo barulho foi trocado. Instalei o intercooler para melhorar o desempenho nas subidas, visto que moro em uma cidade serrana, e como reboco um trailer achei de bom tamanho e até aconselhado por ti, que me indicou até a fábrica.
Agora se tudo der certo, ela vai continuar me dando alegrias, e mesmo com maus tratos de donos anteriores, vou botando ela nos eixos e com manutenção devida e com o termômetro eletrônico que instalei, não vou ter mais surpresas.
Abraço.
Flavio Torres.
Flavio,
É assim que se fala !
O importante é, além de usar peças originais, arranjar um mecânico de confiança que conheça bem esse carro, pois não é qualquer um que pode mexer nele.
E perseverando, em breve a viatura vai ficar um show e te dar muitas alegrias, com certeza!
Um abraço, Delfim.
Fabiano Klug
17/01/2013, 08:45
Falando em termometro com alarme sonoro, quem ja usa, poderiam me mostrar um modelo para que pudesse ir atras de um para meu uso também, ficaria grato, e se possivel onde é feito a ligação do mesmo.
Fabiano,
Tenho esse instalado na minha viatura, acho excelente :
Simple Wiring Engine Watchdog Guardian Coolant Temp Sensor Gauge Alarm EG3 | eBay (http://www.ebay.com/itm/SIMPLE-WIRING-ENGINE-WATCHDOG-GUARDIAN-COOLANT-TEMP-SENSOR-GAUGE-ALARM-EG3-/181037605809?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2a26aea3b1&vxp=mtr)
Quanto à instalação, qualquer bom eletricista ou instalador de acessórios automotivos é capaz de fazê-lo seguindo o manual que acompanha o produto.
Um abraço, Delfim.
Fabiano Klug
17/01/2013, 10:44
Incrivel, até controla os ventiladores, ja esta no meu Watch List, valeu pela contribuição.
TCHEIGOR
17/01/2013, 11:42
Olá Flávio, conheço a multipeças e pode ter certeza que as peças usadas foram originais, daí o custo.
Acho arriscado vc botar peça paralela, vai acabar gastando duas vezes. Não sei se no primeiro desmonte pra troca do cabeçote já tinham sido trocadas as peças como bomba dágua e válvula termostática, mas é o ideal pois o cabeçote ferrou por aquecimento e só trocar o cabeçote não vai resolver o problema pois a causa é de algum ou vários componentes do arrefecimento.
Eu acho que antes de reclamar vc deve experimentar o carro e dar um voto de confiança pra oficina pois eles conhecem toyota de cabo a rabo e da trás pra frente. Chorar desconto é normal, de praxe. Mas essa oficina já tem fama de ser mais caro, não sei se eles vão se importar com o fato de vc ser participante do fórum 4x4 brasil pois não ia ser novidade nenhuma vc espalhar que o serviço foi caro hehehehe. A não ser que o serviço tenha ficado ruim e eles não arrumarem na garantia, aí sim vc bota a boca no trombone porque a fama de ruim eles ainda não tem.
boa sorte
abraço
Igor
Fabiano Klug
17/01/2013, 13:56
Vou anotar essas informações, vou pedir para trocar bomba dagua e termostato pra garantir.
guilhermeabreu
18/01/2013, 11:40
O que estou P da vida é que varetei o rediador. Me cobraram R$ 120,00, amanhã vou fazer uma choradeira lá, é que liguei para uma loja que me faz o radiador por R$600,00 e a bomba por R$ 120,00.
FLAVIO TORRES
É por isto que venho falando que NÃO VALE A PENA VARETAR O RADIADOR , qdo o radiador fica entupido ele tb tm muita corrosão por dentro , daí sugiro em : COMPRAR UM RADIADOR NOVO . Como atualmente faço em meus carros , ME DEI MAL tb em varetar radiador velho ( apenas batí o motor pq o radiador varetado passou a vazar água nas soldas que os FDP fizeram no serviço de varetar ) daí não pude parar o carro e ficava completando água e esquecia as vezes e por mais de 10x aconteceu isto até bater o motor , RELAXAMENTO MEU , TINHA ERA QUE PARAR O CARRO ANDAR A PÉ , DE ONBUS , BICICLETA OU O COM O RAIO QUE O PARTA , MAS NÃO PODIA FICAR ANDANDO COM O CARRO VAZANDO ÁGUA NO RADIADOR VARETADO E VAZANDO ÁGUA PELA SOLDA DA CHALEIRA SUPERIOR .
Costalonga
18/01/2013, 14:30
O bom é ver alguém que faça o serviço de fazer um radiador sobre medida.
Aqui na minha cidade tem pessoas que fazem esse serviço, e fica caprichado viu.
Já fiz em um motor estacionário e em uma Pá Carregadeira.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
FLAVIO TORRES
É por isto que venho falando que NÃO VALE A PENA VARETAR O RADIADOR , qdo o radiador fica entupido ele tb tm muita corrosão por dentro , daí sugiro em : COMPRAR UM RADIADOR NOVO . Como atualmente faço em meus carros , ME DEI MAL tb em varetar radiador velho ( apenas batí o motor pq o radiador varetado passou a vazar água nas soldas que os FDP fizeram no serviço de varetar ) daí não pude parar o carro e ficava completando água e esquecia as vezes e por mais de 10x aconteceu isto até bater o motor , RELAXAMENTO MEU , TINHA ERA QUE PARAR O CARRO ANDAR A PÉ , DE ONBUS , BICICLETA OU O COM O RAIO QUE O PARTA , MAS NÃO PODIA FICAR ANDANDO COM O CARRO VAZANDO ÁGUA NO RADIADOR VARETADO E VAZANDO ÁGUA PELA SOLDA DA CHALEIRA SUPERIOR .
guilhermeabreu, qual foi a marca do radiador que voce colocou na sua viatura? To atras de um novo pra colocar na minha pq ta todo remendado. Abs
hugo.morais
18/01/2013, 18:34
Pessoal,
Tinha colocado esse post em outro tópico, mas aqui também serve...
Achei este monitor de temperatura no ML será que atende inicialmente?
Termometro Digital Slim Gráfico - Temperatura Carro Moto - R$ 59,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448581128-termometro-digital-slim-grafico-temperatura-carro-moto-_JM)
Agora a pergunta, qual é a temperatura que deveria marcar ao colocar o sensor de temperatura no cabeçote?
Abraços,
Hugo
Costalonga
18/01/2013, 19:39
Pessoal,
Tinha colocado esse post em outro tópico, mas aqui também serve...
Achei este monitor de temperatura no ML será que atende inicialmente?
Termometro Digital Slim Gráfico - Temperatura Carro Moto - R$ 59,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448581128-termometro-digital-slim-grafico-temperatura-carro-moto-_JM)
Agora a pergunta, qual é a temperatura que deveria marcar ao colocar o sensor de temperatura no cabeçote?
Abraços,
Hugo
Aonde fica o sensor de temperatura em seu carro?
Tem que analisar direito por conta da diferença de troca de calor e os materiais empregados em cada coisa.
Se eu fosse você colocaria juntamente com o outro sensor, soldava o conector no sensor e faria um teste.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Gilberto JR
19/01/2013, 01:30
Flávio,
Tive problemas de cabeçote também na minha que é irmã da sua até no ano. Hoje fechei na América todo sistema de arrefecimento de cabeçote a bomba d'agua. Só não comprei as mangueiras e o radiador pois tinha trocado três mese atrás. Coloquei no post atrás como a minha trincou o cabeçote. Meu Meca disse para não comprar bomba pois ela ainda estava boa mas sabendo da problemática dessas viaturas com relação a aquecimento resolvi colocar tudo novo. Não vou arriscar com peça velha de 210 mil km.
Boa Sorte
Flavio Torres
20/01/2013, 20:56
Olá Pessoal.
Problema resolvido.
Neste fim de semana fiz quase 500kms com o trailer, e não esquentou. A Xoxota ta em forma de novo.
Abraços a todos e reforçando o assunto do termômetro, coloquem que é 10.
Flavio Torres. "Agora feliz"
Flavio Torres
20/01/2013, 20:57
Gilberto.
Você faz bem trocar tudo, foi o que acabei fazendo.
Abraço.
Gilberto.
Abraço.
Flavio, qual a temperatura que ficou a água?
Flavio Torres
20/01/2013, 23:02
Olá Dordef.
Só a Hilux, em viagens, ficou pelos 71 a 73ºC, com o trailer 81 a 87ºC. 87ºC na subida de serra. Coloquei o alarme para 91ºC, e não tocou nenhuma vez.
Abraço.
Flavio Torres.
A minha na cidade fica em 80°C. Mas ela é turbo e não tem intercooler, já a sua é aspirada e tem intercooler, aí não tem nem como eu querer comparar com a minha...
Flavio Torres
21/01/2013, 08:02
A minha é Turbo e intercooler.
Abraço.
A minha na cidade fica em 80°C. Mas ela é turbo e não tem intercooler, já a sua é aspirada e tem intercooler, aí não tem nem como eu querer comparar com a minha...
Aspirada com intercooler... Existe isso?
Fabiano Klug
21/01/2013, 09:13
Depois do Camry refeito o cabeçote vou adicionar o alarme sonoro e reporto a todos como ficou a situação.
Aspirada com intercooler... Existe isso?
Entendi errado, DPAB. Desconsidere!
A minha é Turbo e intercooler.
Abraço.
Foi mal, na página 2 passei batido que a sua tb é turbo de fábrica.
hugo.morais
21/01/2013, 14:04
Flávio,
Qual foi o monitor de temperatura que vc instalou? Aonde vai o sensor deste monitor? Qual temperatura está marcando e qual foi o máximo que marcou em esforço máximo agora que sua viatura esta zerada?
Obrigado,
Hugo
Flavio Torres
21/01/2013, 14:10
Aonde fica o sensor de temperatura em seu carro?
Tem que analisar direito por conta da diferença de troca de calor e os materiais empregados em cada coisa.
Se eu fosse você colocaria juntamente com o outro sensor, soldava o conector no sensor e faria um teste.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Olha, eu não conheço este aí, mas o que instalei foi o termômetro da Racetronic, e estou satisfeito, ele da a leitura precisa, e o preço e bem bom. Dá uma olhada no site.
Termmetro gua Digital Programvel - Display Azul - Lente Preta - 52mm - 12V | RACETRONIX | - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios - Delbras (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150589_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Abraço.
Flavio Torres.
hugo.morais
21/01/2013, 15:01
Olha, eu não conheço este aí, mas o que instalei foi o termômetro da Racetronic, e estou satisfeito, ele da a leitura precisa, e o preço e bem bom. Dá uma olhada no site.
Termmetro gua Digital Programvel - Display Azul - Lente Preta - 52mm - 12V | RACETRONIX | - Delta Brasil-Instrumentos e Acessrios - Delbras (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150589_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Azul-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX-)
Abraço.
Flavio Torres.
Flávio,
Vc colocou sirene? Aonde vc colocou o sensor no motor?
Abraços,
Hugo
Flavio Torres
21/01/2013, 21:09
Olá Hugo.
O sensor coloquei na saída da água para o radiador, logo na saída do cabeçote. Já tem um lugar para isto, só tem que adaptar a rosca. Amanhã tiro uma foto e posto aqui. O aparelho coloquei do lado do radio, aonde tem um pequeno quadro. Não quis furar o painel então colei com fita dupla face. A sirene coloquei um pequeno buzzer, que encontra fácil nas lojas de eletrônica, eu não precisei comprar porque tinha em uma placa na minha sucata. Compra um pequeno que não precisa de rele, só não esquece de pedir de 12V.
Abraços.
Flavio Torres.
Gilberto JR
24/01/2013, 01:30
Gilberto.
Abraço.
Beleza Flávio! Ainda bem que resolveu. No meu caso, as minhas peças ainda estão saindo de Ponta Porã mas estou rodando com a viatura normalmente na cidade onde não baixa água. Na estrada acima de 100 baixa cerca de 1,5 litros a cada 200km
Não esquece de colocar as fotos da instalação do teu termômetro.
abç
Flavio Torres
24/01/2013, 09:28
Olá pessoal.
Segue as fotos do termômetro.
Abraços.
Flavio Torres.
391539391538391540391541
Fabiano Klug
24/01/2013, 09:47
Bacana, acho que vou importar alguns dos EUA e ver se o pessoal vai querer também.
jonas chanan
24/01/2013, 12:51
Já sou conhecido de alguns aqui do forum, tenho uma SW$ sim uma SW$ e não uma sw4, pois já ganhei muito dinheiro com ela, trabalhando aqui no sertão da bahia, Mas depois de minha ultima viagem de 5000 km quando sai do RS passando por Recife e finalmente chegando a Juazeiro Bahia puxando um reboque trucado com 1200kg, ela não foi mais a mesma.
Começou os mesmos problemas relatados com o amigo Flavio Torres, Portanto estou indo as compras, Gostaria de umas dicas de fornecedores, do Riogrande do sul,
Em Minha SW$ também instalei o intercooler da nova hillux, ficou otimo. usando Diesel s50; ela vazia faz media 12 andando entre 90kmh e 100kmh
Flavio Torres
25/01/2013, 08:44
Jonas. Vai na Multipeças Toyota, Tu vai gastar um pouco, mas os caras são feras. Me arrependi de não ter levado lá antes.
Abraço.
Flavio Torres.
Jonas. Vai na Multipeças Toyota, Tu vai gastar um pouco, mas os caras são feras. Me arrependi de não ter levado lá antes.
Abraço.
Flavio Torres.
Flavio,
Lembra do que te falei? >>> "O importante é, além de usar peças originais, arranjar um mecânico de confiança que conheça bem esse carro, pois não é qualquer um que pode mexer nele"...
É isso aí, agora vc acertou !!!!
Um abraço, Delfim.
Fabiano Klug
25/01/2013, 09:15
Pelo que acompanhei, alem de todo Kit, bomba dagua e valvula termostatica deve ser trocada sempre que o motor ferve.
Um pergunta para os mais experientes em fisica, o radiador geralmente entope pelo acumulo de ferrugem nas curvas ou algo assim, até onde vejo decorrente do uso de bloco em ferro fundido, existe uma forma de oxidação e acumulo desda oxidação quando estamos falando de um bloco todo em aluminio como no caso do meu Toyota Camry V6?
guilhermeabreu
25/01/2013, 15:19
Pelo que acompanhei, alem de todo Kit, bomba dagua e valvula termostatica deve ser trocada sempre que o motor ferve.
Um pergunta para os mais experientes em fisica, o radiador geralmente entope pelo acumulo de ferrugem nas curvas ou algo assim, até onde vejo decorrente do uso de bloco em ferro fundido, existe uma forma de oxidação e acumulo desda oxidação quando estamos falando de um bloco todo em aluminio como no caso do meu Toyota Camry V6?
VC DEVE TROCAR TB A BOMBA DE ÓLEO QDO SE FAZ UM MOTOR , a bomba de óleo tem duas partes uma grande placa de alumínio na frente do motor que serve tb como parte da bomba de água e a parte que gira , SUGIRO A VC COMPRAR A BOMBA DE ÓLEO COMPLETA , pois na parte que faz a bomba d'água costuma dar desgaste do alumínio e a bomba d'água não ter a mesma eficiencia . Comprei para a minha e ficou por R$650,00 original TOYOTA a uns 6 meses .
Fabiano Klug
25/01/2013, 16:35
Hmmm, não sabia disso, vou me inteirar disso, que é fornecedor de peças originais para a Toyota, achei no ebay algumas com a marca Aisin que fornece o cambio, será que é a mesma fornece as partes do motor também?
Flavio Torres
25/01/2013, 19:39
É verdade Delfim. A gente quer gastar pouco e acaba gastando mais ainda.
Abraço.
Flavio.
guilhermeabreu
25/01/2013, 19:50
FLAVIO
Um fabricante de peças fornece para uma FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS e para LOJAS DE AUTO PEÇAS , as peças que são fornecidas para as FÁBRICAS tem uma exigencia tecnica de qualidade maior do que as peças que são vendidas para as LOJAS DE AUTO PEÇAS .
POR ISTO REITERAMOS VÁRIAS VEZES QUE TEM DETERMINADAS PEÇAS QUE " TEM QUE SEREM OBRIGATÓRIAMENTE ORIGINAIS "
Flavio Torres
25/01/2013, 20:57
É Guilherme.
Mas alguns meses atrás precisei de uma homocinética, fui na car House, que é uma revenda Toyota de Porto Alegre, os vendedores me pediram o número do chassi para mandar vir da Argentina. Alguns dias depois me ligou dizendo não ter na fábrica. Tive que ir no paralelo.
Abraço.
Flavio Torres.
guilhermeabreu
25/01/2013, 23:11
É Guilherme.
Mas alguns meses atrás precisei de uma homocinética, fui na car House, que é uma revenda Toyota de Porto Alegre, os vendedores me pediram o número do chassi para mandar vir da Argentina. Alguns dias depois me ligou dizendo não ter na fábrica. Tive que ir no paralelo.
Abraço.
Flavio Torres.
CARO FLÁVIO TORRES
A toda regra , existe a exceção , o que foi o seu caso , não tendo a original vc não vai ficar sem andar , mas assim que der pau novamente , procure novamente a ORIGINAL .
Fabiano Klug
26/01/2013, 08:54
Vou começar a me corrigir ao buscar preço de peças.
Dúvida:
Se a válvula termostática abre aos 88 °C, essa não seria a temperatura ideal de funcionamento?
guilhermeabreu
27/01/2013, 00:52
Dúvida:
Se a válvula termostática abre aos 88 °C, essa não seria a temperatura ideal de funcionamento?
DORDERF
Minha opinião , se a válvula abre aos 88ºC é sinal que o motor pode trabalhar com uma temperatura um pouco mais alta , mas não muito mais alta , SEM SABER DA TEMPERATURA RECOMENDADA PELA TOYOTA , imagino que a temperatura serviço deverá ser entre 89ºC a 95ºC , NÃO ARRISCARIA NUNCA REGULAR A SIRENE PARA TOCAR ACIMA DOS 95ºC .
É minha opinião e é o que vou fazer qdo fizer a ligação elétrica do termômetro RACETRONIX que coloquei na minha SW4 2002 .
Até o dia que descobrir a recomendação da TOYOTA para a temperatura de serviço da água do motor , se é que um dia terei esta informação da TOYOTA .
Flavio Torres
27/01/2013, 22:46
Não sei porque que a válvula termostática da pick-up abre com 71ºC e a SW a 86ºC, alguém sabe porque?
Abraços.
Fabiano Klug
28/01/2013, 08:58
Flavio, eu diria que essa caracteristica se daria pelo fato que uma pickup no geral pode trabalhar com cargas de até 1 toneladas com muito mais frequencia, necessitando que o resfriamento seja mais eficiente com peso maximo, ja uma SW4 não consegue carregar tanto peso no seu bagajeiro....
Flavio Torres
28/01/2013, 16:57
Faz sentido, Fabiano.
Eu achei que a minha válvula estava errada, mas na Toiosul (multipeças) me disseram que éra aquela mesmo, ontem mesmo viajei com ela, quando o clima não está muito quente ela fica em 69ºC.
Abraço.
Fabiano Klug
28/01/2013, 17:04
Eu ja estou inclinado em trocar meu Camry e nem fazer o reparo, pegar logo mais uma Grand Cherokee....
Faz sentido, Fabiano.
Eu achei que a minha válvula estava errada, mas na Toiosul (multipeças) me disseram que éra aquela mesmo, ontem mesmo viajei com ela, quando o clima não está muito quente ela fica em 69ºC.
Abraço.
Caramba! Número cabalístico pra esse carro!
O meu fica na faixa dos 80-82...
Flavio Torres
28/01/2013, 18:25
A minha para ficar nesta temperatura só rebocando o trailer.
Caramba! Número cabalístico pra esse carro!
O meu fica na faixa dos 80-82...
Seria bom o pessoal começar a postar os números que veem no sensor. Pickups e Suvs.
Pessoal,
A minha SW4, motor 3.0 TBI (1KZT), 1999, tem instalado um sensor digital extra de temperatura, com alarme sonoro configurado para soar de forma intermitente aos 92ºC e disparar continuamente aos 95ºC, mas ele não mede a temperatura da água, mas sim do cabeçote.
Optei por esse tipo de sensor pq mesmo que o motor perca água (ex:mangueira furada)ou perca óleo (ex:cárter furado), o alarme soará, pois a temperatura do cabeçote subirá em virtude desses eventos.
A propósito, o dito sensor habitualmente marca as seguintes temperaturas (+/- 1ºC):
Em dias normais, em uso urbano ou rodoviário, no plano e sem carga: 79ºC
Em dias muito quentes, em uso urbano ou rodoviário, no plano e sem carga: 81ºC
Em dias normais, em uso rodoviário, subindo serras e sem carga: 83ºC
Em dias muito quentes, em uso rodoviário, subindo serras e sem carga: 86ºC
Em dias normais, em uso urbano ou rodoviário, no plano e rebocando trailer: 81ºC
Em dias muito quentes, em uso urbano ou rodoviário, no plano e rebocando trailer: 86ºC
Em dias normais, em uso rodoviário, subindo serras e rebocando trailer: 90ºC
Em dias muito quentes, em uso rodoviário, subindo serras e rebocando trailer: 94ºC
Um abraço, Delfim
hugo.morais
29/01/2013, 08:00
Delfim,
Seu raciocínio está perfeito, o sensor no cabeçote marcará a temperatura independente da água ou do óleo do motor. Este tipo de equipamento é muito comum e utilizado pelo pessoal das Land, onde inclusive colocam um sensor no vaso do radiador, como se fosse uma boia, para avisar se a água baixar...
Você pode depois bater uma foto de onde você instalou o sensor do seu relógio no cabeçote?
Abraços,
Hugo
Flavio Torres
29/01/2013, 08:20
Olá Delfim.
Aonde comprou este sensor. Me interesso por tudo que possa me proteger de outro incidente como este.
Abraços.
Flavio.
Olá Delfim.
Aonde comprou este sensor. Me interesso por tudo que possa me proteger de outro incidente como este.
Abraços.
Flavio.
Flávio,
Conforme eu já havia informado, o dispositivo que comprei (no Ebay) e instalei é o do link abaixo:
Simple Wiring Engine Watchdog Guardian Coolant Temp Sensor Gauge Alarm EG3 | eBay (http://www.ebay.com/itm/SIMPLE-WIRING-ENGINE-WATCHDOG-GUARDIAN-COOLANT-TEMP-SENSOR-GAUGE-ALARM-EG3-/181037605809?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item2a26aea3b1&vxp=mtr)
Um abraço, Delfim.
hugo.morais
29/01/2013, 08:44
Delfim,
Este sensor é tipo olhal, você pode dizer aonde instalou o mesmo no cabeçote? Se possível uma foto também ajuda :)
Abraços,
Hugo
Hugo,
Instalei no furo com rosca (mas vazio) que fica próximo à tomada de leitura eletrônica da viatura.
Vou tirar uma foto depois e colocarei aqui. Um abraço, Delfim.
Flavio Torres
29/01/2013, 11:46
Delfim com este preço não tem perigo de ficar na alfandega?
hugo.morais
29/01/2013, 12:04
Hugo,
Instalei no furo com rosca (mas vazio) que fica próximo à tomada de leitura eletrônica da viatura.
Delfim,
Uma foto ajudará bastante, já que o meu motor não é eletrônico, é 2.8 e existem várias roscas tanto no cabeçote como no bloco... :)
Obrigado,
Hugo
Pessoal,
A minha SW4, motor 3.0 TBI (1KZT), 1999, tem instalado um sensor digital extra de temperatura, com alarme sonoro configurado para soar de forma intermitente aos 92ºC e disparar continuamente aos 95ºC, mas ele não mede a temperatura da água, mas sim do cabeçote.
Optei por esse tipo de sensor pq mesmo que o motor perca água (ex:mangueira furada)ou perca óleo (ex:cárter furado), o alarme soará, pois a temperatura do cabeçote subirá em virtude desses eventos.
A propósito, o dito sensor habitualmente marca as seguintes temperaturas (+/- 1ºC):
Em dias normais, em uso urbano ou rodoviário, no plano e rebocando trailer: 81ºC
Em dias muito quentes, em uso urbano ou rodoviário, no plano e rebocando trailer: 86ºC
Em dias muito quentes, em uso rodoviário, subindo serras e rebocando trailer: 94ºC
Um abraço, Delfim
Excelentes dados, Delfim!
Assim que a porqueira da tampa do radiador chegar, vou contribuir com os números do meu carro.
Fabiano Klug
29/01/2013, 13:34
Sobre ficar na alfandega, nenhum produto fica na alfandega, desde que não seja bebiba, explosivos, armas ou alguma das outras coisas proibidas, no maximo vão lhe taxar proporcionalmente.
Uma dica, peça que declarem valor abaixo de 50 dolares, e se possivel declarar como presente(Gift), mas o principal é delcarar abaixo de 50 dolares que fica tranquilo.
Delfim com este preço não tem perigo de ficar na alfandega?
Flavio,
Sempre existe a possibilidade de ser taxado pela receita, mas aí basta pagar o imposto de importação (60% SOBRE O VALOR DO PRODUTO + FRETE)ao retirar o objeto nos correios. Um abraço, Delfim
hugo.morais
04/02/2013, 22:43
Hugo,
Delfim,
Acabei comprando meu relógio da thunderequipamentos, com sensor tipo olhal... Chegou hoje eu instalei o sensor em um dos parafusos da tampa de válvulas do lado da admissão. Bem, do lado do escapamento tem várias roscas para colocar o sensor, mas do lado da admissão tem duas que ficam no coletor próximo ao cabeçote. Dito isto tenho as seguintes dúvidas:
1. Instalar o sensor do lado do escapamento influencia na leitura?
2. O sensor no parafuso da tampa de válvulas vai dar uma leitura correta ou o local não esquenta suficiente?
3. Poderia instalá-lo em um dos parafusos que prendem a válvula termostática?
Alguém tem outra sugestão de local para instalar o sensor?
Abraços,
Hugo
Hugo,
Vamos às respostas:
1. Na minha opinião, influencia sim.
2. Não, nesse local não dará uma boa leitura.
3. Também não acho um bom local.
Sugestão:
Instale no cabeçote, o mais próximo possível de sua base.
Eu instalei no local marcado na foto anexa:393684
Um abraço, Delfim.
guilhermeabreu
04/02/2013, 23:34
Tb acho melhor próximo a válvula termostática , do outro lado com certeza não marcará correto o que vc precisa saber .
Fabiano Klug
05/02/2013, 08:54
Isso, o coletor de escape gera temperaturas que na maioria das vezes ultrapassa a casa dos 1.000 graus, o mais correto é fazer o sensor estar diretamente em contato com a agua ou então como Delfim fez.
Depois de ler esse tópico cheguei a conclusão da importância de ter um monitor da temperatura do motor com alarme. Após pesquisar os modelos indicados e outros, escolhi o australiano ENGINE WATCHDOG TM2 (ENGINE WATCHDOG TM2, Engine Temperature Sensor and Low Coolant Alarm (http://enginewatchdog.com/tm2.html)). Ele vem com o sensor na ponta do cabo bastando apenas parafusa-lo em algum lugar do motor e ligar a alimentação. Custou 150 dólares com frete grátis e chegou sem problemas após 2 meses da compra.
Minha sw4 é 2.4 gasolina e instalei o sensor no cabeçote próximo a válvula termostática. Acredito que estou pegando boas leituras do sensor nesse local. A temperatura média do motor é 87º, sendo que a maior temperatura que registrei foi 90º. Dessa forma programei o alarme para 92º.
Depois de instalado, reparei algumas coisa interessantes:
- O motor demora uns 15 minutos andando para chegar na temperatura ideal;
- Em marcha lenta demora uns 20 minutos para chegar na temperatura ideal;
- Depois de quente não há grandes variações de temperatura (andando ou parado em um engarrafamento);
- Quando desliga-se o motor, a temperatura sobe até uns 95º pois água para de circular;
- Quando desligo o motor por alguns minutos e religo (abastecendo por exemplo), o motor fica muito quente e o alarme toca. Porém rapidamente (uns 20 segundos) a temperatura cai para o normal quando a água volta a circular.
395548395550
Esqueci de falar outro item interessante: o ponteiro da temperatura no painel fica no meio desde 55º até 90º (que foi a maior temperatura que registrei). Acredito que para ele começar a sair do meio e ir para o vermelho deve ser uma temperatura superior a 100º.
guilhermeabreu
17/02/2013, 23:31
Esqueci de falar outro item interessante: o ponteiro da temperatura no painel fica no meio desde 55º até 90º (que foi a maior temperatura que registrei). Acredito que para ele começar a sair do meio e ir para o vermelho deve ser uma temperatura superior a 100º.
Tb acho a mesma coisa e qdo isto acontecer mesmo antes de chagar no vermelho O MOTOR JÁ FOI PRO SACO aconteceu isto comigo , o termômetro do carro não foi no vermelho e o motor sífu .
É POR ESTA E POR OUTRAS QUE VENHO FAZENDO A CAMPANHA DE COLOCAR OUTRO TERMÔMETRO PARA MONITORAR A TEMPERATURA DE NOSSAS VIATURAS E COM SINAL DE ALERTA SONORO DE PREFERENCIA , COLOQUEI O DA RACETRONIX POR R$125,00 POSTO EM CASA .
Fabiano Klug
18/02/2013, 08:49
Meu pai comprou sabado uma SW4 2007 e ja na primeira volta por Balneario Camboriu ele relatou parado do AC e temperatura acima do meio, ele ficou P da vida, isso que ela esta com 122 mil km originais, depois de voltar para casa vimos que faltou 1 litro de agua, repusemos e ficou normal rodando na lenta, hoje ele vai voltar na revenda e reclamar a garantia, se não fizerem nada, eles tem uma Branca 2008 igual e vai exigir a troca.
Fiquei intrigado que isso poderia acontecer com carros tão novo e tão pouco rodado.
toyotero sr5
18/02/2013, 14:20
Hugo,
Vamos às respostas:
1. Na minha opinião, influencia sim.
2. Não, nesse local não dará uma boa leitura.
3. Também não acho um bom local.
Sugestão:
Instale no cabeçote, o mais próximo possível de sua base.
Eu instalei no local marcado na foto anexa:393684
Um abraço, Delfim.
Blz delfim
Tenho uma duvida, Voce teve que fazer outra rosca para instalar o sensor? E caso o radiador perca agua com uma mangueira estourada por exemplo o motor vai esquentar e o sensor vai avisar? Comprei o racetronix e vou instalar essa semana vlw abraço
hugo.morais
18/02/2013, 14:25
Blz delfim
Tenho uma duvida, Voce teve que fazer outra rosca para instalar o sensor? E caso o radiador perca agua com uma mangueira estourada por exemplo o motor vai esquentar e o sensor vai avisar? Comprei o racetronix e vou instalar essa semana vlw abraço
VOu antecipar a resposta do Delfim, pois instalei na minha... A única rosca do cabeçote que vc consegue instalar o sensor é a que fica mais próximo da parede corta-fogo, as outras são grossas e não dá para passar o parafuso no sensor... Tudo isto que falei é válido se seu sensor é tipo olhal, se for tipo uma cebolinha vc terá que instalá-lo na linha de refrigeração, neste caso o melhor lugar é ao lado da cebolinha original, tem um lugar para isto, só que tem que tirar a peça fora e levar em um torneiro para abrir a rosca na peça...
Abraços,
Hugo
Fabiano Klug
18/02/2013, 14:28
Eu diria que este metodo seria o mais correto a se fazer, ainda que o mais caro, mas quanto mais perto do padrão original melhor.
Pergunta que fica, existe como dividir a informação que o sensor original envia para o termometro no painel e para o digital instalado depois?
toyotero sr5
18/02/2013, 14:50
VOu antecipar a resposta do Delfim, pois instalei na minha... A única rosca do cabeçote que vc consegue instalar o sensor é a que fica mais próximo da parede corta-fogo, as outras são grossas e não dá para passar o parafuso no sensor... Tudo isto que falei é válido se seu sensor é tipo olhal, se for tipo uma cebolinha vc terá que instalá-lo na linha de refrigeração, neste caso o melhor lugar é ao lado da cebolinha original, tem um lugar para isto, só que tem que tirar a peça fora e levar em um torneiro para abrir a rosca na peça...
Abraços,
Hugo
Blz hugo,
Obrigado pela resposta vou ver na viatura os lugares que você citou, não teria uma foto do local aonde o sensor foi instalado na sua viatura, vai muito a todos!! O que comprei tem essa rosca M10 395829
Mas hugo se vazar toda a agua do carro o motor com certeza vai esquentar e o alarme vai avisar, entre esse meio tempo podemos evitar a perda do motor?
valeu abraço
hugo.morais
18/02/2013, 14:54
Rapaz,
O sensor que do seu relógio é realmente para marcar a temperatura d'água. Você teria de confirmar com o fabricante se pode ser instalado no cabeçote ou algo parecido...
O meu relógio é este aqui: LINHA SLIM (http://www.thunderequipamentos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=57&Itemid=37)
O sensor dele é um olhal que pode ser parafusado onde vc quiser e ele vai medir a temperatura do local que estiver preso... No seu caso eu recomendo instalar o sensor onde eu falei que é ao lado do sensor orginal, pode ver que tem uma saliência na peça que é para instalar um segundo sensor... Ví algumas fotos na internet, acho que do motor 2LT que é turbo que de lá sai a mangueira de refrigeração da turbina.
Abraços,
Hugo
toyotero sr5
18/02/2013, 15:09
Rapaz,
O sensor que do seu relógio é realmente para marcar a temperatura d'água. Você teria de confirmar com o fabricante se pode ser instalado no cabeçote ou algo parecido...
O meu relógio é este aqui: LINHA SLIM (http://www.thunderequipamentos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=57&Itemid=37)
O sensor dele é um olhal que pode ser parafusado onde vc quiser e ele vai medir a temperatura do local que estiver preso... No seu caso eu recomendo instalar o sensor onde eu falei que é ao lado do sensor orginal, pode ver que tem uma saliência na peça que é para instalar um segundo sensor... Ví algumas fotos na internet, acho que do motor 2LT que é turbo que de lá sai a mangueira de refrigeração da turbina.
Abraços,
Hugo
Agora entendi kkkk muito bacana esse relogio entrei em contato com a loja e estou aguardando retorno o seu possui alarme sonoro ? abraço
Rafa Cabral
18/02/2013, 21:40
Po, peguei a minha japa a um tempo e ja fico preocupado com essa questao de temperatura, apesar da minha nunca ter passado do meio nem andando a 100 por hora com ac por longo periodo, e nunca tendo baixado agua do reservatorio, nem oleo do motor, mas pelos meus planos de vida n posso gastar 2 ou 3 mil na manutencao dela agora! :/ Falando em oleo, alguem sabe onde posso comprar a vareta de oleo original desse motor 3L?
Flavio Torres
19/02/2013, 07:37
A minha também nunca tinha subido, até que um dia....
Abraços.
Flavio Torres
19/02/2013, 07:38
Brincadeiras aparte, é bom fazer uma revisão em toda a parte de arrefecimento, só para evitar dores de cabeça. Te garanto que é muito mais barato.
Abraços.
ponham o termômetro da água e só façam serviços no arrefecimento se realmente o sistema acusa avarias.
Rafa Cabral
19/02/2013, 08:58
A minha também nunca tinha subido, até que um dia....
Abraços.
Sarava!! rsrsrsrrss
Flavio Torres
19/02/2013, 11:29
ponham o termômetro da água e só façam serviços no arrefecimento se realmente o sistema acusa avarias.
E muito importante é um aditivo de boa qualidade no radiador.
Fabiano Klug
19/02/2013, 11:40
E muito importante é um aditivo de boa qualidade no radiador.
Quanto a isso, existem disparidades, no caso do meu Camry, o manual recomenta a troca do fluido de arrefecimento pela primera vez aos 96 mil km, depois acada 12 mil km, ja o fabricante dos fluidos diz que deve ser trocado a cada 1-2 anos independente da KM.
É algo tão dispare quanto as recomendações quanto a fluido hidraulico de cambio AT.
Pelo sim, pelo não, troco o líquido do arrefecimento a cada 40.000 Km ou 2 anos, na proporção de 40% de aditivo + 60% de água destilada. Faço isso desde que comprei a viatura, em março de 2008 (cinco anos)e nunca tive problemas.
Ou seja, gasto só 100 merrecas e fico tranquilo !
Um abraço, Delfim.
Rafa Cabral
22/02/2013, 08:46
Ontem fiz o teste das bolhas no radiador e n saiu nenhuma bolha e n baixa nenhum cm de agua e esta c aditivo, fiz tb o teste de tirar a vareta de oleo e acelerei e n saiu fumaca nenhuma, coloquei a mao em cima da saida e saia so um ventinho de nada, mto fraco. Td indica q o coracao da coroa esta em bom estado gracas a Deus! :)
TCHEIGOR
26/02/2013, 12:27
Aproveitando o tópico, mesmo a minha não sendo 3.0, instalei ontem o termômetro de olhal da recetronic, com alarme sonoro, que comprei desse link:
Termômetro Digital P/ Carros - C/ Alarme Visual - 12v - R$ 79,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-458928049-termmetro-digital-p-carros-c-alarme-visual-12v-_JM)
Tá funcionando legal, mas ainda não andei o suficiente pra ver alarmar rsrsrs, chegou ontem a 72°C só, vou ficar acompanhando e ver qual o melhor lugar pra instalar o sensor, que eu liguei no bloco perto da parede corta fogo no lado da admissão. Talvez eu mude pra próximo da válvula termostática. É uma opção barata e já vem com alarme sonoro ajustado para 95°, podendo solicitar no momento da compra o ajuste para outro valor, pois não é configurável pelo usuário.
Um pouco mais tranquilo agora, assim que der dou um arroxo nela pra ver em quantos graus fica quando o ponteiro começa a passar do meio.
abraço
Igor
hugo.morais
26/02/2013, 12:46
Tcheigor,
Uso este relógio na minha Hilux, o relógio da thunder que está no link do mercado livre e digo que já chegou aos 97º e o ponteiro original não saiu do lugar... Agora este relógio só tem alarme visual, não tem alarme sonoro e o alarme é ficar piscando quando passa dos 95º.
Agora, sua hilux é aspirada ou turbinada? Pergunto isso pq agora no carnval viajei 5000km com a minha e na volta perto do Chui estourou o mangote de pressão do turbo, neste momento a temperatura do carro estava em 89º, após o estouro, quando parou de soprar ar quente da turbina, a temperatura baixou para 72º e não saiu da ai...
Meu sensor está instalado no cabeçote próximo ao 3º cilindro, o seu deve estar no quarto... Pensei em instalar em um dos parafusos que prendem a válvula termostática, mas ao furar o parafuso quebrei duas brocas e desisti... Agora com mais calma vou analisar novamente esta possibilidade...
Abraços,
Hugo
TCHEIGOR
26/02/2013, 13:26
E aí Hugo, a minha é aspirada e liguei o sensor no quarto cilindro. O sensor que eu comprei tem alarme sonoro mesmo, esse link que mandei inclusive tem minhas perguntas sobre isso e o vendedor explica os ajustes, led amarelo de 65° até 79°C, verde de 80° até 89°C, vermelho a partir de 90°C e alarme sonoro com 95°C, só que já vem pré ajustado, se quiser alarme em valor diferente tem que especificar na compra.
O que eu vi é que quando desliga o motor a temperatura sobe mais, chegando aos 80 e poucos, mas é só ligar o motor que volta aos 71/72, então dá pra notar que a circulação de água está fazendo o trabalho dela. Acredito que num caso de falta dágua ou travamento da termostática a temperatura vai subir rapidinho e o sensor vai cumprir sua função.
Só não entendi, pq vc tava querendo furar o parafuso?
abraço
Igor
hugo.morais
26/02/2013, 13:44
Tcheigor,
Para poder prender o sensor, pois o parafuso da válvula termostática é mais grosso do que o do sensor e não entra, por isso quis furar o parafuso e passar um macho para abrir rosca e colocar um parafuso pequeno preso nele... Foi a maneira mais simples que achei para colocar o sensor lá na válvula termostática...
Abraços,
Hugo
hugo.morais
26/02/2013, 13:48
Tcheigor,
Outra coisa, este relógio não tem alarme sonoro. Veja que ele respondeu para vc com relação aos LED's, e no anúncio ele fala em alarme visual... Este é igual ao meu e se soubesse desta configuração tinha pedido para mudar os parâmetros, tipo verde até 88º :)
Na verdade este relógio só me fez ficar olhando para ele, pois como não tinho os parâmetro não sei se a temperatura do carro está boa ou ruim, veja que estamos medindo a temperatura do cabeçote e não da água como o original... Meu relógio do painel, original, não se moveu nenhum um milimetro depois de chegar ao meio, poderia marcar 60º ou 97º que ele estava lá firme e forte no meio kkkkkkk
Abraços,
Hugo
TCHEIGOR
26/02/2013, 14:01
E aí Hugo, leia as perguntas que eu fiz lá no link do anúncio, a resposta que ele deu pra mim foi de que tem alarme sonoro, inclusive perguntei tbem se o sensor era de olhal porque no anúncio diz que o sensor é para água. Logo, o termômetro anunciado não é o mesmo que eu comprei.
Quanto ao parafuso, não seria mais fácil aumentar o furo do olhal do sensor? Ou abrir ele, deixando em forma de 'U'? Ou melhor ainda, parafusar ele numa outra chapinha e furar essa chapinha com a medida do parafuso. É o que vou fazer na minha caso eu mude o sensor de lugar.
abraço
Igor
hugo.morais
26/02/2013, 14:10
Tcheigor,
Bem, vi as perguntas no ML e confesso que não interpretei a resposta dele como alarme sonoro. Eu comprei direto com eles por fora do ML e falei com a fábrica, inclusive sugeri que eles colocassem uma saída para alarme sonoro... Portanto acredito que vc tenha se confundido com a resposta deles e entendeu que tem alarme sonoro, mas não tem, o alarme que ele fala é visual, através do LED, que fica piscando vermelho após 95º (Já testei :))
Com relação a sua idéia de fixação do olhal, deve funcionar a chapinha, abrir o sensor eu não faria sem antes falar com o fabricante, pois vc irá diminuir a área de contato da sonda, sem contar que pode danificá-la...
Abraços,
Hugo
TCHEIGOR
26/02/2013, 16:10
Putz e pior que vc tem razão mesmo, acho que eu li o que eu queria ler e não o que ele escreveu. Vou ver nos e-mails que trocamos pra ver se não foi dali o mal entendido.
valeu, abraço!
Tcheigor,
Bem, vi as perguntas no ML e confesso que não interpretei a resposta dele como alarme sonoro. Eu comprei direto com eles por fora do ML e falei com a fábrica, inclusive sugeri que eles colocassem uma saída para alarme sonoro... Portanto acredito que vc tenha se confundido com a resposta deles e entendeu que tem alarme sonoro, mas não tem, o alarme que ele fala é visual, através do LED, que fica piscando vermelho após 95º (Já testei :))
Com relação a sua idéia de fixação do olhal, deve funcionar a chapinha, abrir o sensor eu não faria sem antes falar com o fabricante, pois vc irá diminuir a área de contato da sonda, sem contar que pode danificá-la...
Abraços,
Hugo
hugo.morais
26/02/2013, 16:17
Esquenta não... funciona legal mesmo assim!
Abraços,
Hugo
guilhermeabreu
27/02/2013, 10:47
ATENÇÃO
Acho eu que a temperatura da água é diferente da temperatura do motor ( óleo ) , tenho quase certeza que a temperatura de serviço do óleo do motor é maior do que a temperatura da água , com isto acho que o SINAL DE ALERTA SONORO OU VISUAL EM 95ºC É POUCO PARA A TEMPERATUA DO ÓLEO .
Como venho falando aqui e ainda só instalei o SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA ( RACETRONIX ) e não liguei ainda a parte elétrica , mas o pessoal que já instalou tem relatado que a temperatura da água tem sido em torno de 86ºC a 89ºC o SINAL DE ALERTA SONORO EM 95ºC acho que esta de bom tamanho , mas com este TERMÔMETRO DE OLHAL NO BLOCO DO MOTOR acho eu que a TEMPERATURA DE ALERTA deveria ser de +- 100ºC ou 105ºC , o correto deveria ser se alguem já tiver um termometro deste instalado no bloco para verificar a TEMPERATURA DE SERVIÇO qdo o motor estiver funcionando e até fazendo um esforço maior .
POIS ESTA TEMPERATURA RELATADA PELO TCHEIGOR DE 72ºC , TENHO CERTEZA QUE NÃO É REAL . ATENÇÃO AÍ , TEMOS QUE AVERIGUAR O QUE ESTA OCORRENDO NESTE CASO DO TCHEIGOR .
No manual da MWM , o motor 2.8 sprint que eu tenho em meu ENGESA , a MWM diz que a TEMPERATURA DA ÁGUA EM SERVIÇO É DE 81ºC A 87ºC e a TEMPERATURA DO ÓLEO DO MOTOR EM SERVIÇO É DE 106ºC A 115ºC .
LOGO : Tem alguma coisa de errado nesta informação do TCHEIGOR , não que vc TCHEIGOR esteja passando informação errada , mas este TERMÔMETRO não deve estar marcando a temperatura correta .
Fabiano Klug
27/02/2013, 11:17
No fim das contas, se mal instalado o sensor pode nã ajudar muita coisa, meu ponto de vista ainda é que seja instalado um sensor extra diretamente na agua para um controle mais apurado, mas se o Olhal instalado em local seguro e adequado oferecer uma temperatura confiavel, isso deveria ser descoberto para que todos usassem a mesmo local para isso.
Deveria como ja disse, ser possivel utilizar o mesmo sinal do sensor original do carro num marcador digital com alerta sonoro.
Caro amigo Guilherme,
O meu sensor é do tipo "olhal", fixado por um parafuso no cabeçote.
Abaixo, reproduzo um post que escrevi nesse mesmo tópico que acho que vc não viu:
Pessoal,
Um abraço, Delfim
sandro_ventania
27/02/2013, 11:25
A questão é que ele está marcando a temperatura "do local" onde está preso o sensor...se mudar para outro local, vai mudar tambem a temperatura, se colocar proximo a descarga a temperatura vai lá pra cima...isso é normal.
O sensor tem que ser ajustável, pois onde for colocado voce faz um mapeamento da temperatura em situações normais e ajusta para um valor acima, tipo uns 5 ou 10º.
Esse que o ajuste é fixo eu diria para colocar no parafuo que pende a válvula termostática mesmo.
Quanto ao alarme ser somente visual é muito fácil resolver...vá em uma oficina e pede para o técnico tirar o led e no lugar soldar um pequeno buzzer...resolvido.
edit post: comentando a mensagem do Guilherme.
TCHEIGOR
27/02/2013, 12:55
A questão é que ele está marcando a temperatura "do local" onde está preso o sensor...se mudar para outro local, vai mudar tambem a temperatura, se colocar proximo a descarga a temperatura vai lá pra cima...isso é normal.
O sensor tem que ser ajustável, pois onde for colocado voce faz um mapeamento da temperatura em situações normais e ajusta para um valor acima, tipo uns 5 ou 10º.
Esse que o ajuste é fixo eu diria para colocar no parafuo que pende a válvula termostática mesmo.
Quanto ao alarme ser somente visual é muito fácil resolver...vá em uma oficina e pede para o técnico tirar o led e no lugar soldar um pequeno buzzer...resolvido.
edit post: comentando a mensagem do Guilherme.
Sandro, essa do buzzer não vai funcionar pq o led tá sempre aceso, só vai mudando de cor conforme muda a temperatura e pisca quando chega no valor de alarme.
Guilherme, eu andei só 20Km na cidade, ainda não tenho dados de estrada, mas o termômetro funciona bem, até porque vc vê a temperatura subir quando desliga o motor (para de circular água) e assim que liga, rapidinho volta aos 68/70°C, dando pra perceber o sistema de arrefecimento funcionando.
Analisando dessa forma, se com o motor parado sem circular água a temperatura sobe rápido, imagina com o motor rodando! se faltar água ou travar fechada a termostática com o motor ligado vai disparar a temperatura e o sensor eletrônico vai acusar bem mais rápido que o ponteiro do painel.
guilhermeabreu
27/02/2013, 13:07
Caro amigo Guilherme,
O meu sensor é do tipo "olhal", fixado por um parafuso no cabeçote.
Abaixo, reproduzo um post que escrevi nesse mesmo tópico que acho que vc não viu:
Pessoal,
Um abraço, Delfim
GRANDE AMIGO DELFIM
Havia lido sim , é que estou já meio GAGÁ e meio preguiçoso em reler , mas não havia lembrado da sua fala , valeu .
Conclusão : esta bom então o ALARME SONORO E/OU VISUAL A 95ºC .
TCHEIGOR , beleza , então esta tudo beleza , é que já estou PARANÓICO em perder motor por superaquecimento haja$$$$$$$$$$$$$$$$ .
sandro_ventania
27/02/2013, 20:29
Sandro, essa do buzzer não vai funcionar pq o led tá sempre aceso, só vai mudando de cor conforme muda a temperatura e pisca quando chega no valor de alarme.
Guilherme, eu andei só 20Km na cidade, ainda não tenho dados de estrada, mas o termômetro funciona bem, até porque vc vê a temperatura subir quando desliga o motor (para de circular água) e assim que liga, rapidinho volta aos 68/70°C, dando pra perceber o sistema de arrefecimento funcionando.
Analisando dessa forma, se com o motor parado sem circular água a temperatura sobe rápido, imagina com o motor rodando! se faltar água ou travar fechada a termostática com o motor ligado vai disparar a temperatura e o sensor eletrônico vai acusar bem mais rápido que o ponteiro do painel.
Ihh...pra mim o led que piscava era outro independente dos outros que mudam de cor. Complicou, pois com o tempo voce se acostuma com ele e não olha mais.
Dr. Guilherme, meu maior incentivador, cadê o sensor instalado em vosso carro?
guilhermeabreu
01/03/2013, 16:13
Dr. Guilherme, meu maior incentivador, cadê o sensor instalado em vosso carro?
GRANDE DORDERF
Como estava de férias em janeiro e em fevereiro fui a todos os finais de semana pra praia e o ENGESA estava na manutenção e só usando a SW4 , DAÍ AINDA NÃO PUDE IR AO ELETRICISTA , e logo após coloquei o 3º reserva o CORSA pra trocar o compressor do ar APENAS R$1.470,00 , assim que retirei deixei a SW4 no conserto do ar que deu pau , mais R$590,00 , logo a seguir deixei a SW4 no meca pra tirar uns barulhos embaixo , FELIZMENTE foram só a BIELETAS , mas R$140,00 UUUUFA chega$$$$$$$$$$$$$$$ né , mas na próxima semana vou levar no eletricista pra instalar a parte elétrica e digo como anda a temperatura dela .
E OBRIGADO PELO ESPORRO , PQ ACHO QUE ESTOU MEIO SEM VERGONHA MESMO , RSRSRSRSRSRSRS .
ABRAÇÃO e bom fds .
GRANDE DORDERF
Como estava de férias em janeiro e em fevereiro fui a todos os finais de semana pra praia e o ENGESA estava na manutenção e só usando a SW4 , DAÍ AINDA NÃO PUDE IR AO ELETRICISTA , e logo após coloquei o 3º reserva o CORSA pra trocar o compressor do ar APENAS R$1.470,00 , assim que retirei deixei a SW4 no conserto do ar que deu pau , mais R$590,00 , logo a seguir deixei a SW4 no meca pra tirar uns barulhos embaixo , FELIZMENTE foram só a BIELETAS , mas R$140,00 UUUUFA chega$$$$$$$$$$$$$$$ né , mas na próxima semana vou levar no eletricista pra instalar a parte elétrica e digo como anda a temperatura dela .
E OBRIGADO PELO ESPORRO , PQ ACHO QUE ESTOU MEIO SEM VERGONHA MESMO , RSRSRSRSRSRSRS .
ABRAÇÃO e bom fds .
Tás é curtindo a vida, faz mais que certo!
O eletricista instala rapidinho, agora mostre o manual. E nossas Toys tem um esquema de troca de polaridade, ou polaridade invertida... deu uma trabalheira danada, mas o cara conseguiu instalar (depois que descobriu esse detalhe).
guilhermeabreu
01/03/2013, 18:31
Tás é curtindo a vida, faz mais que certo!
O eletricista instala rapidinho, agora mostre o manual. E nossas Toys tem um esquema de troca de polaridade, ou polaridade invertida... deu uma trabalheira danada, mas o cara conseguiu instalar (depois que descobriu esse detalhe).
Aqui meu eletricista é fera , já sabe disto , mas eu pensava que esta troca de polaridade seria só complicado para instalar FARÓIS AUXILIARES conjugado com os faróis alto do carro no qual o circuito original do carro a fase vai direto pra lâmpada e o negativo é que passa pelo comando de farol da coluna da direção .
Para instalar este TERMÔMETRO digital acho que seria uma instalção normal e comum como em todos os carros . Mas na cartela do TERMÔMETRO vem o esquema elétrico , ele já instalou no meu ENGESA com MWM 2.8 .
ABRAÇÃO
Aqui meu eletricista é fera , já sabe disto , mas eu pensava que esta troca de polaridade seria só complicado para instalar FARÓIS AUXILIARES conjugado com os faróis alto do carro no qual o circuito original do carro a fase vai direto pra lâmpada e o negativo é que passa pelo comando de farol da coluna da direção .
Para instalar este TERMÔMETRO digital acho que seria uma instalção normal e comum como em todos os carros . Mas na cartela do TERMÔMETRO vem o esquema elétrico , ele já instalou no meu ENGESA com MWM 2.8 .
ABRAÇÃO
Entao vai ser moleza!
Senhores, por ser este um tópico muito visitado, e sendo o tema central aquecimento exagerado do motor, permitam-me colocar o resultado dos testes realizados pelo INMETRO sobre aditivos para radiadores, com especial destaque para o ponto de ebulição d'água, bem como o excesso da mesma na composição em alguns dos produtos testados, resultando na sua desaprovação.
Certamente, após a sua leitura, alguns trocarão de marcas utilizadas.
Boa leitura.:concordo:
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&ved=0CC8QFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.inmetro.gov.br%2Fconsumidor%2 Fprodutos%2Faditivo_radiadores.pdf&ei=y55BUZmaOYfA4APCn4CIAQ&usg=AFQjCNHepKauD6DOezjMygHsBF-7N_MC0w&sig2=LFxO93UDk6S7fTepyHj2_A
Fabiano Klug
14/03/2013, 11:01
Muito conveniente, não tive tempo de ler ainda, mas tem como saber quem são os fornecedores mesmo, pois o teste não serve pra muita coisa pra gente se não souber quem devemos evitar, no maximo teremos de olhar a composição de cara produto para confirmar suas propriedades.
Muito conveniente, não tive tempo de ler ainda, mas tem como saber quem são os fornecedores mesmo, pois o teste não serve pra muita coisa pra gente se não souber quem devemos evitar, no maximo teremos de olhar a composição de cara produto para confirmar suas propriedades.
Que coisa mais estranha.
Até quarta-feira apareciam as marcas dos produtos.
Agora, o documento mudou para fornecedor A, B, C, ..
Uns dos produtos condenados era o RADIEX, tão comum nas lojas.
Os elogiados eram Motorcraft, Shell, Castrol, dentre outros.
Estranha essa mudança.
Perdeu sentido a postagem anterior.
Me desculpem.:concordo:
Fabiano Klug
16/03/2013, 10:32
Não tem o porque se desculpar Glaicon, é otimo saber que existem produtos a serem evitados, então podemos ficar ligados, evitar o Radiex e prestigiar os Motorcraft, Shell e Castrol.
guilhermeabreu
17/03/2013, 20:11
Que coisa mais estranha.
Até quarta-feira apareciam as marcas dos produtos.
Agora, o documento mudou para fornecedor A, B, C, ..
Uns dos produtos condenados era o RADIEX, tão comum nas lojas.
Os elogiados eram Motorcraft, Shell, Castrol, dentre outros.
Estranha essa mudança.
Perdeu sentido a postagem anterior.
Me desculpem.:concordo:
CARO GLAICON
Vc esta surpreso ??????????????????? Eu é que estou surpreso com vc , VC NÃO SABE EM QUE PAÍS VC VIVE NÃO ???????????????????? Os donos destas porcarias que vendem por aí SÃO OS CARAS QUE BANCAM AS CAMPANHAS ELEITORAIS DESTES POLÍTICOS QUE RETIRARAM O NOME DESTAS FÁBRICAS DE ARAQUE QUE ENGANAM NÓS CONSUMIDORES .
É UMA VERGONHA UM PAÍS DESTE DEIXAR UMA INSTUITUIÇÃO COMO O :
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL
INMETRO
DEIXAR ACONTECER UMA VERGONHA DESTA CONSUMIR COM OS NOMES DOS FABRICANTES PICARETAS NO TESTE QUE FIZERAM , O MELHOR SERIA NUNCA PUBLICAR ESTAS NOJEIRAS TODAS QUE ACABAMOS DE VER .
Seria melhor assim do que fazer nós de OTÁRIOS como fizeram agora .
CARO GLAICON
Vc esta surpreso ??????????????????? Eu é que estou surpreso com vc , VC NÃO SABE EM QUE PAÍS VC VIVE NÃO ???????????????????? Os donos destas porcarias que vendem por aí SÃO OS CARAS QUE BANCAM AS CAMPANHAS ELEITORAIS DESTES POLÍTICOS QUE RETIRARAM O NOME DESTAS FÁBRICAS DE ARAQUE QUE ENGANAM NÓS CONSUMIDORES .
É UMA VERGONHA UM PAÍS DESTE DEIXAR UMA INSTUITUIÇÃO COMO O :
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL
INMETRO
DEIXAR ACONTECER UMA VERGONHA DESTA CONSUMIR COM OS NOMES DOS FABRICANTES PICARETAS NO TESTE QUE FIZERAM , O MELHOR SERIA NUNCA PUBLICAR ESTAS NOJEIRAS TODAS QUE ACABAMOS DE VER .
Seria melhor assim do que fazer nós de OTÁRIOS como fizeram agora .
Pois é, Guilherme.
Estava tentando entender o porquê do sumiço das marcas e, num dos links do Google, havia uma nota técnica do INMETRO dizendo que, depois de 90 dias da divulgação dos testes, eles excluem as marcas, "pois estas podem corrigir as falhas apontadas", tornando-se injusta a divulgação permanente das empresas reprovadas.
Mas tudo bem. Já deu para pesquisar um pouco e tirar conclusões.:concordo:
Então, alguém que salvou o documento antes das alterações e retiradas dos nomes poderia, por gentileza, colocar aí os nomes dos que foram reprovados e os aprovados, se não for abuso.
Abraço a todos.
jorge.duarte
18/03/2013, 21:09
Então, alguém que salvou o documento antes das alterações e retiradas dos nomes poderia, por gentileza, colocar aí os nomes dos que foram reprovados e os aprovados, se não for abuso.
Abraço a todos.
Segue
401269
abs
Obrigado Jorge.
Grande abraço
Fabrizio
guilhermeabreu
18/03/2013, 23:25
Segue
401269
abs
ÉHHHH JORGE.DUARTE
Vai ser organizado assim lá na ponte que caiu , o que seria de nós sem vc aqui no forum .
BELEZA E PARABENS .
jorge.duarte
19/03/2013, 01:32
ÉHHHH JORGE.DUARTE
Vai ser organizado assim lá na ponte que caiu , o que seria de nós sem vc aqui no forum .
BELEZA E PARABENS .
Opa!! Temos uma "pastinha" aqui no computador só para isso...a idade é uma merda, tenho que guardar em um lugar só, senão depois não lembro onde coloquei........kkkkkkkkkkk
Abs
Segue
401269
abs
Show de bola Jorge.
Deixei de passar por mentiroso.:mrgreen:
Muito obrigado.
Fabiano Klug
19/03/2013, 09:52
Realmente otimo isso.
Flavio Torres
21/03/2013, 22:32
Olá Pessoal.
Hoje a pouco tempo atrás estávamos voltando de Caxias do Sul, na BR116, disparou o alarme da temperatura. Tinha colocado para 93ºC. Fui para uma borracharia que estava fechada. Abri o capo, com todo o cuidado do mundo fui abrir a tampa do radiador, e vi que não tinha nada de água. Peguei uma garrafa de coca 600 que tínhamos bebido e achei uma torneira. Botei água no radiador e saiu tudo em baixo. Peguei uma lanterna e vi que tinha saído a mangueira da parte debaixo do radiador. Ufa, o termostato salvou o motor da Xoxota. Valeu o investimento. Foi uma mão para colocar de novo, mais coloquei botei água e vim embora.
Quem ainda não tem o termostato coloquem, é barato.
Abraços.
Flavio Torres.
Olá Pessoal.
Hoje a pouco tempo atrás estávamos voltando de Caxias do Sul, na BR116, disparou o alarme da temperatura. Tinha colocado para 93ºC. Fui para uma borracharia que estava fechada. Abri o capo, com todo o cuidado do mundo fui abrir a tampa do radiador, e vi que não tinha nada de água. Peguei uma garrafa de coca 600 que tínhamos bebido e achei uma torneira. Botei água no radiador e saiu tudo em baixo. Peguei uma lanterna e vi que tinha saído a mangueira da parte debaixo do radiador. Ufa, o termostato salvou o motor da Xoxota. Valeu o investimento. Foi uma mão para colocar de novo, mais coloquei botei água e vim embora.
Abraços.
Flavio Torres.
Dr. Guilherme, mais um que foi salvo!
Flavio Torres
22/03/2013, 10:42
Com certeza valeu Doutor.
sandro_ventania
22/03/2013, 11:15
Poxa, muito legal mesmo!
Eu já instalei o meu tambem, estou agora mapeando para saber a temperatura de trabalho normal.
Flávio, onde voce instalou o sensor? ele mede a temperatura da água ou do motor?
Flavio Torres
22/03/2013, 18:54
Olá Sandro. Instalei na saída da água para o radiador, tem um pré furo para isto. Abraço.
Flávio tudo bem, antes de mais nada me passe seis dezenas rs qual a marca do sensor de temperatura que você comprou e aonde forte abraço
Olá Sandro. Instalei na saída da água para o radiador, tem um pré furo para isto. Abraço.
guilhermeabreu
22/03/2013, 19:21
Dr. Guilherme, mais um que foi salvo!
CARO AMIGO DORDEF
Fico a cada dia que passo mais feliz ainda de poder ter ajudado os amigos daqui do forum em poupar grana , em n~~ao ter que fazer o motor por SUPERAQUECIMENTO , como falei EU NUNCA MAIS VOU PERDER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , pq isto pode acontecer com qualquer um , NINGUEM DIRIGE O TEMPO TODO OLHANDO PARA O TERMÔMETRO DE TEMPERATURA , seria uma paranóia isto , e É SIMPLES DE RESOLVER , VC GASTA APENAS R$125,00 MAIS M.O. e pronto , fica tranquilo pq qdo a tempratura ATINGIR A TEMPERATURA DO ALARME ELE VAI TOCAR e vc para e resolve o problema .
ME SINTO REALIZADO COM ESTA CAMPANHA QUE TENHO FEITO AQUI NO FORUM " PARA QUE TODOS COLOQUEM MAIS UM TERMÔMETRO DE TEMPERATURA EM SEUS CARROS COM SINAL DE ALERTA SONORO " como coloquei nos meus carros , como sabem coloquei o da marca RACETRONIX , mas existem de outras marcas por aí tb .
ABRÇO
Isso é que é um médico porreta, até das nossas viaturas ele cuida valeu Dr.
CARO AMIGO DORDEF
Fico a cada dia que passo mais feliz ainda de poder ter ajudado os amigos daqui do forum em poupar grana , em n~~ao ter que fazer o motor por SUPERAQUECIMENTO , como falei EU NUNCA MAIS VOU PERDER MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO , pq isto pode acontecer com qualquer um , NINGUEM DIRIGE O TEMPO TODO OLHANDO PARA O TERMÔMETRO DE TEMPERATURA , seria uma paranóia isto , e É SIMPLES DE RESOLVER , VC GASTA APENAS R$125,00 MAIS M.O. e pronto , fica tranquilo pq qdo a tempratura ATINGIR A TEMPERATURA DO ALARME ELE VAI TOCAR e vc para e resolve o problema .
ME SINTO REALIZADO COM ESTA CAMPANHA QUE TENHO FEITO AQUI NO FORUM " PARA QUE TODOS COLOQUEM MAIS UM TERMÔMETRO DE TEMPERATURA EM SEUS CARROS COM SINAL DE ALERTA SONORO " como coloquei nos meus carros , como sabem coloquei o da marca RACETRONIX , mas existem de outras marcas por aí tb .
ABRÇO
Segue
401269
abs
Valeu Jorge, muito obrigado.
Abraço.
Gilberto JR
31/05/2013, 14:38
Flávio,
Vc procurou saber o motivo que fez essa mangueira sair?? Digo isso pois perdi um cabeçote e ia perdendo o novo justamente porque a danada dessa mangueira ter saído da parte de baixo do Radiador. Coloquei uma nova braçadeira com parafuso e não saiu mais. Em contrapartida sinto que as mangueiras do radiador, tanto a de baixo como a de cima estão duras além do normal como o motor estivesse passando pressão para o sistema de arrefecimento. Alguém saberia explicar os motivos dessa mangueira inferior sair do radiador?? Vou fazer uma viagem longa e vou colocar o termostato. Não vou arriscar.
Olá Pessoal.
Abraços.
Flavio Torres.
jorge.duarte
31/05/2013, 18:01
Flávio,
Vc procurou saber o motivo que fez essa mangueira sair?? Digo isso pois perdi um cabeçote e ia perdendo o novo justamente porque a danada dessa mangueira ter saído da parte de baixo do Radiador. Coloquei uma nova braçadeira com parafuso e não saiu mais. Em contrapartida sinto que as mangueiras do radiador, tanto a de baixo como a de cima estão duras além do normal como o motor estivesse passando pressão para o sistema de arrefecimento. Alguém saberia explicar os motivos dessa mangueira inferior sair do radiador?? Vou fazer uma viagem longa e vou colocar o termostato. Não vou arriscar.
Gilberto,
Todo "bocal" onde as mangueiras são encaixadas, tem um ressalto na ponta para justamente isso não acontecer. Se no seu caso essa parte estiver ok, optaria em trocar a mangueira, pois se estiver muito ressecada ou o contrário muito dilatada, mesmo apertando ela pode pular.
Abs
Gilberto JR
02/06/2013, 17:39
Obrigado Jorge. Depois do último ocorrido eu troquei as mangueiras e braçadeira com parafuso. Coloquei originais. Talvez o problema fosse esse mesmo.
dadoground
19/08/2013, 09:53
Olá pessoal. Sou leigo em mecânica, mas procuro muito saber a respeito sobre minha viatura. Li praticamente este tópico todo, e é quase parecido com o meu problema. Atualmente tenho uma pick-up hilux CD 2003 TD e que começou a apresentar problema de esquete, e o marcador do painel fica quase no vermelho. Sou de Teresina/PI e a 8meses estou em BH/MG e vim nela(2.300km). Na ultima viajem que fiz para Ouro Preto-MG (218km) senti uma perda de potência. Mas com o percurso tem uma serra enorme imaginei que fosse por isso.
Já em BH, fiz um percurso pequeno para o Mirante (mais ladeira). Ao parar ouvi um chiado debaixo do capô e percebi o nível de água baixo e espirrando um pouco de água e vapor na mangueira grossa que vai para o radiador. Depois disso o marcador do painel foi ao vermelho, e tive que andar e parar várias vezes até que resolvi chamar um reboque antes de ocorrer algo pior.
Sei que esse tópico já tem bastante informação a respeito desse assunto, mas o que eu queria saber de vocês que entendem mais é se posso estar com o mesmo problema do nosso amigo Flávio Torres. Acho minha hilux um puta carro, futuramente já estava pensando em intercoolar, mas vou ter que adiar se for o caso. Uma observação é que meu radiador não tem tampa; tem um taps nele! É vedado. Nunca entendi isso... Um mecânico disse ser normal! Alguma ajuda ai, please!!??
Mantiqueira
19/08/2013, 10:22
Olá pessoal. Sou leigo em mecânica, mas procuro muito saber a respeito sobre minha viatura. Li praticamente este tópico todo, e é quase parecido com o meu problema. Atualmente tenho uma pick-up hilux CD 2003 TD e que começou a apresentar problema de esquete, e o marcador do painel fica quase no vermelho. Sou de Teresina/PI e a 8meses estou em BH/MG e vim nela(2.300km). Na ultima viajem que fiz para Ouro Preto-MG (218km) senti uma perda de potência. Mas com o percurso tem uma serra enorme imaginei que fosse por isso.
Já em BH, fiz um percurso pequeno para o Mirante (mais ladeira). Ao parar ouvi um chiado debaixo do capô e percebi o nível de água baixo e espirrando um pouco de água e vapor na mangueira grossa que vai para o radiador. Depois disso o marcador do painel foi ao vermelho, e tive que andar e parar várias vezes até que resolvi chamar um reboque antes de ocorrer algo pior.
Sei que esse tópico já tem bastante informação a respeito desse assunto, mas o que eu queria saber de vocês que entendem mais é se posso estar com o mesmo problema do nosso amigo Flávio Torres. Acho minha hilux um puta carro, futuramente já estava pensando em intercoolar, mas vou ter que adiar se for o caso. Uma observação é que meu radiador não tem tampa; tem um taps nele! É vedado. Nunca entendi isso... Um mecânico disse ser normal! Alguma ajuda ai, please!!??
Amigo já era pra vc ter parado a viatura a muito tempo, a ainda mais a sua que tem cabeçote de alumínio. Provavelmente seu cabeçote já foi pro saco, mas agora é abrir e dar um confere se não houve nenhum dano nas camisas. Pare de usar esse carro agora e leve num bom mecânico (pegue referencias aqui no fórum). Boa sorte.
Bom dia. Esse carro não pode chegar no vermelho nunca. O cabeçote não aguenta. Concordo com o Mantiqueira: acho que o cabeçote foi pro espaço. Se foi, só cabeçote novo. Não tem retífica confiável pra ele. Tem que levar num mecânico que conhece Toyota.
Aqui tem muita informação e são válidas.
Em tempo: o termômetro adicional insistentemente falado pelo Dr Guilherme, na minha opinião teria feito diferença no resultado desse problema com certeza.
Abraços e boa sorte.
Clandio
Fabiano Klug
19/08/2013, 10:59
Meu Toyota Camry foi pra retifica dos cabeçotes e para minha surpresa os dois estavam muito danificados, e ouve sucesso na recuperação, mas ja pra garantir foi trocado os aneis dos 6 cilindros e as bronzinas do virabrequim, tudo na pedida Standard de fabrica.
Achava que os estragos foram poucos, mas no fim das contas o rombo custou 6.500 reais pra retificar e revisar tudo....E olha que o pessoal aqui me avisou pra parar logo o carro e mandar fazer o motor.
Então sugiro fazer o mesmo, não força mais, arranja um carro substituto e manda sua nave pra UTI.
dadoground
19/08/2013, 16:36
Galera, não tenho como postar aqui a foto, mas o meu radiador tem um taps no lugar da tampa. Comprei-a assim. O mecânico deu uma conferida na válvula termostática e destravou-a, porém o radiador está rachado. A verdade é que esse taps não possibilitava colocar/verificar a água. Sei que os problemas podem ser bem grandes mesmo... mas ainda posso acreditar que só em trocar o radiador por um novo posso sair dessas varias dilmas que tenho que desembolsar?
Fabiano Klug
19/08/2013, 16:44
Galera, não tenho como postar aqui a foto, mas o meu radiador tem um taps no lugar da tampa. Comprei-a assim. O mecânico deu uma conferida na válvula termostática e destravou-a, porém o radiador está rachado. A verdade é que esse taps não possibilitava colocar/verificar a água. Sei que os problemas podem ser bem grandes mesmo... mas ainda posso acreditar que só em trocar o radiador por um novo posso sair dessas varias dilmas que tenho que desembolsar?
Não creio que possamos te encorajar a este ponto, superaquecimento é coisa seria, o cabeçote de aluminio é bastante dissipador mas ele não é indestrutivel, meu Camry também foi trocado o radiador por precaução, ja vai se programando para repor agua a cada 30-60 km, and com 2 ou mais garrafas de refrigerante no carro com agua para ir adicionando nos intervalos.
Ja vá buscando orçamentos, peças e levantando verba para o conserto.
Não creio que possamos te encorajar a este ponto, superaquecimento é coisa seria, o cabeçote de aluminio é bastante dissipador mas ele não é indestrutivel, meu Camry também foi trocado o radiador por precaução, ja vai se programando para repor agua a cada 30-60 km, and com 2 ou mais garrafas de refrigerante no carro com agua para ir adicionando nos intervalos.
Ja vá buscando orçamentos, peças e levantando verba para o conserto.
Concordo em gênero, número e grau.
Esse motor é excepcional, desde que cuide bem dele (diferente de outros, que mesmo cuidando bem dá bronca).
É um motor mecânico de cima a baixo, sem interferência de eletrônica que termina dando bronca cedo, mas não deixe de zelá-lo. Nunca.
dadoground
19/08/2013, 17:47
É mesmo, grande carro!
Mas mesmo a gente se acercando de tudo, de informações sobre o carro, aspectos e tudo mais... mesmo sendo leigos no assunto, mas procurando se informar sempre antes de ir a um mecânico acabamos tendo um vacilo desses. Um "mecânico" desses me disse que era normal alguns desses radiadores virem assim sem a tampa (vedados). Porem agora acho que isso foi um problema pelo qual vou ter que pagar agora!! Pois eh, já conversei com a patroa e já disse pra ela que lá vem rombo nas contas. Sabe como são as mulheres: qualquer coisinha acham melhor vender, mas só nós sabemos a satisfação de ter um puta carro como essekk! Vou colocar as novidades boas ou ruins aqui no forum pra ajudar os marinheiros de primeira viagem como eu!
426976 Essa é minha viatura!
feitosac
19/08/2013, 17:51
Dado,
Não conheço bem o sistema da pickup, mas se o radiador tem um tap, não tem tampa, tem que ter um reservatório auxiliar para repor agua, como nos carros modernos, agora se a valvula termostática travou, a coisa é séria, nesse caso o mecanico tem que por uma valvula nova, nem pensar recolocar a velha " destravada" , por isso que sempre falo tem que trocar a termostática a cada 100.000km no máximo.
Só por curiosidade, qual a KM da viatura ????
Boa sorte.
Abs.
guilhermeabreu
19/08/2013, 18:09
DADO
Sou mais um para te dizer que vc entrou numa fria , eu perdi o motor por duas vezes pq da 1ª vez fiquei andando com ele vazando água pelo radiador furado e completava e as vezes esquecia e NUNCA o ponteiro foi no vermelho e mesmo assim o motor foi pro saco e olha que o cabeçote do meu era de ferro .
POR ISTO FAÇO A CAMPANHA DE COLOCAR O TERMÔMETRO ADICIONAL COM SINAL DE ALARME SONORO PARA TE ALERTAR QDO A TEMPERATURA PASSAR DO NORMAL TOCAR UMA SIRENE E VC " TER QUE PARAR O CARRO " PARA AVERIGUAR O QUE ESTA OCORRENDO E CONSERTAR ANTES DE DANIFICAR O MOTOR .
Acho que seu motor já era , e este TAPS que colocaram no seu radiador já é um sinal de que alguma coisa estava errado , pois não ví em nenhum catálogo da TOYOTA este TAPS na tampa do radiador , mas se vc quer saber se o motor foi pro espaço ou não , vc tem que TROCAR O RADIADOR POR OUTRO NOVO E A VÁLVULA TERMOSTÁTICA POR OUTRA NOVA E ORIGINAL , e se o carro não estiver funcionando como antes e/ou sumir água , para o carro e prepara aí uns R$8.000,00 a R$10.000,00 para fazer o motor completo , NÃO FAÇA MEIA SOLA , não tenho boas experiências em fazer motor , aí sugiro tb comprar as peças todas originais TOYOTA na AMÉRICA ou FERRAÇO em Ponta Porã e prepara pra porrada$$$$$$$$$$$$$$$.
Sei bem o que a esposa dizer que tem que trocar de carro no primeiro defeito que da no carro . Só não sabe disto quem não é casado rsrsrsrsrsrsrs .
EM TEMPO :
Caso precise de fazer o motor ou não INSTALA UM TERMÔMETRO RACETRONIX ( água ) ou SPIA ELETRÔNICO ( bloco do motor ) com SINAL DE ALERTA SONORO em seu carro não se esqueça disto . Vc vai gastar aí no máximo uns R$200,00 com MO e tudo e ter o sossego de não passar por isto de novo .
OBS :
Se até lá vc não colocar um destes TERMÔMETROS a dica que dou é : SE POR ACASO O PONTEIRO DE TEMPERATURA SUBIR UM POUCO MAIS DO QUE É O NORMAL DO SEU COSTUME DO USO DO SEU CARRO , OU SEJA PASSAR UM POUCO DO MEIO , " PARE IMEDIATAMENTE " , pq este termômetro ORIGINAL DO CARRO não marca o que deveria marcar , ou seja não te protege de poupar o motor pq qdo chega perto do vermelho o motor JÁ FOI PRO SACO , experiência minha por duas vezes .
Abraço
É mesmo, grande carro!
Mas mesmo a gente se acercando de tudo, de informações sobre o carro, aspectos e tudo mais... mesmo sendo leigos no assunto, mas procurando se informar sempre antes de ir a um mecânico acabamos tendo um vacilo desses. Um "mecânico" desses me disse que era normal alguns desses radiadores virem assim sem a tampa (vedados). Porem agora acho que isso foi um problema pelo qual vou ter que pagar agora!! Pois eh, já conversei com a patroa e já disse pra ela que lá vem rombo nas contas. Sabe como são as mulheres: qualquer coisinha acham melhor vender, mas só nós sabemos a satisfação de ter um puta carro como essekk! Vou colocar as novidades boas ou ruins aqui no forum pra ajudar os marinheiros de primeira viagem como eu!
426976 Essa é minha viatura!
A minha esposa já pensou nisso várias vezes! Hj não quer nem saber disso (meu carro hj tá zerado!).
Aproveito pra ratificar o que foi dito pelo Dr. Guilherme: esse termômetro será o melhor e mais barato investimento que vc fará no seu carro, será a certeza a cada segundo que tudo está bem no motor! Se aumentar a temperatura, por menor que seja o aumento, saiba que tem algo errado!
Quanto ao seu radiador, essa história de tap é absurda e já demonstrava que tinha caroço (dos grandes) no angu!
Fabiano Klug
19/08/2013, 18:55
O Radiador do meu Camry é lacrado também, só é possivel repor agua na tampa de alivio no bloco do motor, e ainda tem um reservatorio de expansão que não serve para repor agua, apenas para controlar ela.
426978
Na foto acima voce nota que a tampa de reposição é no bloco, com uma tampa metálica, é ali que se deve repor agua, veja se na sua não existe alguma coisa parecida, ou se é apenas no tanquinho de expansão como o amigo Carlos falou acima.
Posso lhe dizer que trocar por causa do problema é bucha, voce vai acabar caindo em outra armadilha parecida ou então acabar sendo acionado na justiça por vender um bem com vicio pre-existente.....
Faça um bom serviço de restauro do motor que voce saberá o que esta fazendo, sei que os valores não são o mesmo, mas para efeito de comparação, meu Camry com motor V6 e dois cabeçotes trincados me custou 6.500 reais para retificar, me fizeram em 10x no cartão, tenta barganhar as condições de pagamento pra fazer um bom serviço e não acabar com o orçamento familiar.
"Sabe como são as mulheres: qualquer coisinha acham melhor vender,"
"Sei bem o que a esposa dizer que tem que trocar de carro no primeiro defeito que da no carro . Só não sabe disto quem não é casado rsrsrsrsrsrsrs ."
Putz achei que fosse só comigo, mas vejo que é tudo igual, só muda o endereço.
dadoground
19/08/2013, 19:47
Pois eh foda mesmo, já querem trocar de carro... carrinho por sinal! Amanhã vou ter mais novidades com o mecânico e mandar a viatura para a TOYOMOTORS! Aguem aqui de Belo Horizonte conhece, ou tem referência dessa mecanica!?
dadoground
20/08/2013, 17:30
Olá pessoal. Queria se possível uma ajudinha da galera mais experiente que eu. Estou querendo fazer uma pesquisa aqui sobre na internet sobre o preço do radiador, pois o meu está trincado. Como minha viatura está na oficina não tem como eu pegar as medidas agora. Alguém sabe? Motor 1kzte, turbo diesel, 3.0 4x4 CD mecânica.
O vendedor la na Ferraço disse que tem dois tipos de tamanhos e com entradas de lados diferentes e não soube me dizer qual é o certo para esse carro!
Fabiano Klug
20/08/2013, 19:11
Segue algumas coisas que voce irá precisar:
Junta Motor Completa Hilux 3.0 Td (.../04) (1kzt/ 1kzte) - R$ 471,39 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-497463595-junta-motor-completa-hilux-30-td-04-1kzt-1kzte-_JM)
Radiador Toyota Hilux Srv Ano 2002 À 2004 3.0 Diesel Cambio - R$ 1.049,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-502323751-radiador-toyota-hilux-srv-ano-2002-2004-30-diesel-cambio-_JM)
Cabeçote Toyota Hilux Sw4 3.0 1kzte Até 2004 - R$ 1.899,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-499378031-cabecote-toyota-hilux-sw4-30-1kzte-ate-2004-_JM)
Válvula Termostática Hilux 3.0 Td (1kzt/1kzte) (.../04) - R$ 92,72 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-495997004-valvula-termostatica-hilux-30-td-1kzt1kzte-04-_JM)
Amigo, desaconselho comprar qualquer peça pro motor que não seja original, com exceção do cabeçote (caro pra cecete!).
dadoground
20/08/2013, 20:49
Achei esse radiador aqui: Radiador Toyota Hilux Srv 2002,2003,2004 E 2005 - R$ 629,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-504855114-radiador-toyota-hilux-srv-200220032004-e-2005-_JM) Esse valor até que tá bom. Frete ta em 80 dilmas
dadoground
21/08/2013, 21:10
Galera, troquei o Radiador! Aparentemente ta funcionando bem, não tive problemas com a bomba d'agua, e o marcador da temperatura esta no meio como de costume. Amanhã vou levar na Toyomotors pra fazerem uma avaliação da viatura.
A verdade é que meu radiador estava rachado na parte de cima da colmeia e alguém já tinha feito um serviço porco no passado antes de eu comprá-la. O mecânico disse que minha sorte maior foi ter chamado o guincho logo ao perceber a elevação do ponteiro.
Mas confesso que não estou tranquilo ainda. Queria saber de vocês mais experientes se com esse funcionamento normal (aparentemente), apenas a troca da válvula e do radiador pode ter sanado meu problema?
Uma vez o grande Serjão comentou sobre um teste pra ver se o cabeçote estava trincado ou não. Segundo ele, que é mestre em Toyota, toca 150km/h por uns 10 minutos, se não me engano, sempre de olho na temperatura. Se não passar do meio é porque o cabeçote tá bom.
Que eu me lembre é isso. Se alguém mais lembrar e eu tiver errado, por favor comente.
TCHEIGOR
21/08/2013, 22:02
Se não danificou o cabeçote provavelmente vc está com o problema resolvido. Fica de olho na temperatura e também na água (pra ver se continua a baixar ou se aparecem resíduos de óleo na água) e no óleo pra ver se um não vai aparecer contaminação com água. Qualquer uma destas 'contaminações' que aparecerem (óleo na água ou água no óleo) indicam dano no cabeçote ou junta.
tomara que tenha sido só o susto, aí vc tirou sorte grande (sorte não né, vc viu logo e chamou o guincho, isso pode ter te salvado dum preju maior.)
abraço!
guilhermeabreu
21/08/2013, 22:39
DADO
É mais ou menos o que o CLANDIO falou , só que na minha opinião , não precisa de andar a 150km/h por 10 minutos , mas se vc andar a 140km/h por pelo menos uns 5 minutos já da com certeza pra saber se foi só um susto , TOMARA QUE SIM .
Vc levar o carro numa oficina ou CCS eles vão querer tirar o seu couro$$$$$$$$$ , vão inventar que tem que fazer isto e aquilo , abrir o motor pra ver se estragou alguma coisa e nunca mais ele ficará o mesmo , não faça isto , faz este teste de velocidade ou subir um a serra e se tiver tudo bem a temperatura não subir , esquece e seja feliz pq não terá nada de errado .
Se isto acontecer , vc teve muita sorte .
Abraço , não procure chifre em cabeça de cavalo , vai pelo mais simples que é vc mesmo fazer o teste de esforço no seu motor .
E instale o TERMÔMETRO extra o RACETRONIX ou o SPIA ELETRÔNICO ou outro qualquer mas que tenha SINAL DE ALERTA SONORO e pronto .
Fabiano Klug
22/08/2013, 09:51
Agora é ficar de olho, mas não deixe de levar pelo menos uma ou duas garrafas PET de agua pra emergencia e não precisar chamar o guincho denovo.
dadoground
22/08/2013, 10:18
Blz, vou fazer o teste aqui na linha verde BH a Confins. Eu já fiz teste no trânsito infernal aqui no Centro de BH (1h de congestionamento) e até agora está se portando bem. O ponteiro está como de costume sempre no meio... mas me veio uma pergunta: o mecânico - muito honesto por sinal - não colocou ainda a valvula termostática alegando que seria melhor ver como o carro se porta nessa primeira semana, pois o problema desse esquentamento pode ter sido do radiador ter estragado e danificado a valvula, ou a valvula ter travado e danificado o radiador. Mas, andar se a valvula mesmo que por uma semana tem algum problema???
Na minha opinião, por uma semana ou um pouco mais não terá maiores problemas. O motor vai trabalhar fora da temperatura de projeto (provavelmente mais baixa), terá maior consumo, etc.
Não recomento ficar com o carro assim. De qualquer forma para fazer o teste de esforço em alta velocidade, acho que a VTR tem que ter a válvula instalada. Essa é a condição normal do veículo.
Atentar para alguns detalhes: usar fluido de arrefecimento, válvula original e tampa original (ver a pressão indicada pro teu motor). Ver também as mangueiras e braçadeiras. Não deixe nada ruim ou velho que possa dar vazamento.
O sistema de arrefecimento com funcionamento perfeito É FUNDAMENTAL para essas VTR's
Como disse o Dr Guilherme, instala um sensor adicional de controle de temperatura.
Abraços.
Clandio
Uma vez o grande Serjão comentou sobre um teste pra ver se o cabeçote estava trincado ou não. Segundo ele, que é mestre em Toyota, toca 150km/h por uns 10 minutos, se não me engano, sempre de olho na temperatura. Se não passar do meio é porque o cabeçote tá bom.
Que eu me lembre é isso. Se alguém mais lembrar e eu tiver errado, por favor comente.
Clandio e dadoground,
Para fazer o teste e saber se há trincas no cabeçote do motor 1KZT ou 1KZT-E, não precisa sair por aí feito um louco, correndo o risco de sofrer ou provocar um acidente.
Vamos à receita do bolo:
Com o motor ainda quente, na temperatura de trabalho após andar normalmente no trânsito urbano, retire a tampa do reservatório de expansão e coloque a mangueira anexa à mesma para fora e peça alguém para acelerar o motor em 3.000 RPM, mantendo esse giro por aproximadamente 20 segundos.
Se houver trincas no cabeçote sairá água pela dita mangueira (bastante água, desconsidere os pingos), pois o correto é não jogar água por ali...
Um abraço, Delfim
Clandio e dadoground,
Para fazer o teste e saber se há trincas no cabeçote do motor 1KZT ou 1KZT-E, não precisa sair por aí feito um louco, correndo o risco de sofrer ou provocar um acidente.
Vamos à receita do bolo:
Com o motor ainda quente, na temperatura de trabalho após andar normalmente no trânsito urbano, retire a tampa do reservatório de expansão e coloque a mangueira anexa à mesma para fora e peça alguém para acelerar o motor em 3.000 RPM, mantendo esse giro por aproximadamente 20 segundos.
Se houver trincas no cabeçote sairá água pela dita mangueira (bastante água, desconsidere os pingos), pois o correto é não jogar água por ali...
Um abraço, Delfim
Delfim, fiz esse teste antes de arrumar o motor do meu carro e não saiu água... Mas o cabeçote tava passando água e a água tava baixando no radiador. Vai entender!
Dorderf, o motor precisa já estar bem quente na hora do teste.
Estranho o seu motor não ter jogado a água para fora do sistema naquelas condições.
Como vc disse: Vai entender... Afinal, tem coisas que não dá pra entender mesmo.
Um abraço, Delfim
Amigo Delfim.
Vi um mecânico Toyota fazer um teste parecido com este que tu descreveste. Neste caso ele deixou o motor em marcha lenta e retirou a mangueirinha que vai pro vaso de expansão e colocou a ponta dessa mangueirinha dentro de um copo com água. O motor sempre em marcha lenta e as vezes acelerava um pouco até 1500 rpm. O objetivo era ver se saía bolhas de ar dentro do copo. Se saísse era um INDICATIVO de cabeçote trincado.
Na ocasião não saiu nada de ar. Até hoje motor ok, sem sinal de cabeçote trincado.
Amigo Delfim.
Vi um mecânico Toyota fazer um teste parecido com este que tu descreveste. Neste caso ele deixou o motor em marcha lenta e retirou a mangueirinha que vai pro vaso de expansão e colocou a ponta dessa mangueirinha dentro de um copo com água. O motor sempre em marcha lenta e as vezes acelerava um pouco até 1500 rpm. O objetivo era ver se saía bolhas de ar dentro do copo. Se saísse era um INDICATIVO de cabeçote trincado.
Na ocasião não saiu nada de ar. Até hoje motor ok, sem sinal de cabeçote trincado.
No meu carro, na época, esse teste deu positivo!
dadoground
23/08/2013, 02:34
Olá galera, boa noite... fiz mais uns testes na máquina e nem sinal de anormalidades... Acho que estou sentido até o carro com mais gás, mais saude. Porem ainda não fiz os teste a nao ser os de observação. O de velocidade acho meio arriscado aqui, pelo excesso de radares, mas logo que eu comprar a valvula e por aditivo no radiador vou pegar uma estrada.
Ótima notícia, dadoground !!!
Nós torcemos para que continue assim.
Um abraço, Delfim
Fabiano Klug
23/08/2013, 10:33
Como ja falaram anteriormente, providencia o mais rapido possivel a valvula termostatica pra não haver desgaste do motor desnecessariamente.
guilhermeabreu
23/08/2013, 11:01
Na minha opinião, por uma semana ou um pouco mais não terá maiores problemas. O motor vai trabalhar fora da temperatura de projeto (provavelmente mais baixa), terá maior consumo, etc.
Não recomento ficar com o carro assim. De qualquer forma para fazer o teste de esforço em alta velocidade, acho que a VTR tem que ter a válvula instalada. Essa é a condição normal do veículo.
Atentar para alguns detalhes: usar fluido de arrefecimento, válvula original e tampa original (ver a pressão indicada pro teu motor). Ver também as mangueiras e braçadeiras. Não deixe nada ruim ou velho que possa dar vazamento.
O sistema de arrefecimento com funcionamento perfeito É FUNDAMENTAL para essas VTR's
Como disse o Dr Guilherme, instala um sensor adicional de controle de temperatura.
Abraços.
Clandio
X2 as suas palavras .
DADO , este seu mecânico pode ser honesto , mas é incompetente , para ele sugerir a vc fazer o teste de bom funcionamento SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA demonstra isto , pq se vc quer fazer um teste se o motor esta bom ou não TEM QUE SER EM CONDIÇÕES NORMAIS como o CLANDIO falou , o que adianta vc fazer um teste de sobre esforço sem a válvula temostática ???? Se o carro normalmente tem a válvula , vc tem que testar com tudo no lugar como é originalmente no seu carro , mas pelo seu relato de funcionamento no transito aí , acho , digo ACHO que vc não perdeu seu motor.
Coloca a VÁLVULA TERMOSTÁTICA no lugar e faz o teste da velocidade ou de subida de serra e pronto , se tiver tudo certo é só tomar uma gelada ou uma boa pinga para comemorar , estou na sua torcida .
Falo do teste de velocidade aqui pq não temos radares nas rodovias e o transito na BR 356 é bem calmo , quase não tem curvas é uma pista reformada , nova e com acostamento e tem uma subida íngreme que é onde faço os testes em meus carros , e não tem erro , se a temperatura subir mais do que o normal nesta subidona é pq tem problema no motor . Lógico que falo deste teste mas não é para vc sair aí como um louco e acabar com tudo rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs .
Abração
Mantiqueira
23/08/2013, 11:47
X2 as suas palavras .
DADO , este seu mecânico pode ser honesto , mas é incompetente , para ele sugerir a vc fazer o teste de bom funcionamento SEM A VÁLVULA TERMOSTÁTICA demonstra isto , pq se vc quer fazer um teste se o motor esta bom ou não TEM QUE SER EM CONDIÇÕES NORMAIS como o CLANDIO falou , o que adianta vc fazer um teste de sobre esforço sem a válvula temostática ???? Se o carro normalmente tem a válvula , vc tem que testar com tudo no lugar como é originalmente no seu carro , mas pelo seu relato de funcionamento no transito aí , acho , digo ACHO que vc não perdeu seu motor.
Coloca a VÁLVULA TERMOSTÁTICA no lugar e faz o teste da velocidade ou de subida de serra e pronto , se tiver tudo certo é só tomar uma gelada ou uma boa pinga para comemorar , estou na sua torcida .
Falo do teste de velocidade aqui pq não temos radares nas rodovias e o transito na BR 356 é bem calmo , quase não tem curvas é uma pista reformada , nova e com acostamento e tem uma subida íngreme que é onde faço os testes em meus carros , e não tem erro , se a temperatura subir mais do que o normal nesta subidona é pq tem problema no motor . Lógico que falo deste teste mas não é para vc sair aí como um louco e acabar com tudo rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs .
Abração
Amigos teste sem a válvula termostática não serve como parâmetro. A minha Hilux eu comprei de um desonesto e como ela estava com a junta do cabeçote queimada ele me vendeu sem a válvula. Nessas condições ela não apresentava nenhum problema, apenas uma variação de temperatura diferente do normal que é se manter estável no meio do marcador. Foi eu colocar a válvula e começaram os sintomas típicos de problemas com cabeçote. Felizmente, no meu caso era a junta o cabeçote estava bom.
Dadoground, coloque a dita válvula e faça o teste do copo com água COM O MOTOR JÁ NA TEMPERATURA DE TRABALHO. Não entre nessa de andar embucetado, pois se o seu cabeçote/junta estiverem ruins o radiador manda a água para fora ou melhor para dentro do reservatório de expansão rapidamente e como esse marcador de temperatura não é eficaz, vc pode perder o motor. Pode ser que seu motor não tenha nada, mas também pode ser que esteja APENAS com cabeçote ou junta ruim. Não arrisque ter que fazer o motor por causa de uma desconfiança. Ande com cuidado até ter certeza que está tudo ok.
Um abraço e boa sorte.