PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas em relação ao sistema de arrefecimento



Campi
08/12/2012, 12:50
Bom pessoal, o problema é o seguinte!
A duas semanas atras estava andando com meu jeep e percebi que a temperatura tinha passado de 100 graus, parei o mesmo e consegui tirar a tampa ro radiador (original) estava quase seco. Após levar a um mecanico tive que trocar a colméia do radiador, o bichinho ficou zerado, na hora da montagem notei que meu motor (BF161) estava sem a válvula termostática, optei em colocar uma.
É aí que comessam os problemas, antes a temperatura era bem baixa agora trabalha sempre em 90 graus, mas meu grande receio é em relação as folgas do motor, antes eu escutava pequenas batidas de válvulas até o motor aquecer, após aquecer o barulho sumia, o jeep se mostrava bem solto e retomas de aceleração bem rápidas, o motor só fumava quando eu exigia muito dele. Agora não se escuta barulho nenhum de vávulas, mas o motor começou a fumar em marcha lenta e as retomadas ficaram mais lentas, parece que o motor tá amarrado.:evil:
Mediante a isso, gostaria de saber dos caros amigos o que pode estar ocorrendo e como proceder neste caso.
Desde já muito obrigado a todos.

Dodger
08/12/2012, 13:55
Bom pessoal, o problema é o seguinte!
A duas semanas atras estava andando com meu jeep e percebi que a temperatura tinha passado de 100 graus, parei o mesmo e consegui tirar a tampa ro radiador (original) estava quase seco. Após levar a um mecanico tive que trocar a colméia do radiador, o bichinho ficou zerado, na hora da montagem notei que meu motor (BF161) estava sem a válvula termostática, optei em colocar uma.
É aí que comessam os problemas, antes a temperatura era bem baixa agora trabalha sempre em 90 graus, mas meu grande receio é em relação as folgas do motor, antes eu escutava pequenas batidas de válvulas até o motor aquecer, após aquecer o barulho sumia, o jeep se mostrava bem solto e retomas de aceleração bem rápidas, o motor só fumava quando eu exigia muito dele. Agora não se escuta barulho nenhum de vávulas, mas o motor começou a fumar em marcha lenta e as retomadas ficaram mais lentas, parece que o motor tá amarrado.:evil:
Mediante a isso, gostaria de saber dos caros amigos o que pode estar ocorrendo e como proceder neste caso.
Desde já muito obrigado a todos.

o superaquecimento pode ter danificado a junta do cabeçote ou cabeçote.
qual valvula vc colocou lá? pq tem valvulas pra todas as temperaturas, desde 70 e poucos graus a 90 e poucos como nos carro alcool, estando o resto Ok, ela que vai definir a faixa de temperatura de trabalho do motor

Jacimar
09/12/2012, 08:47
Bom pessoal, o problema é o seguinte!
A duas semanas atras estava andando com meu jeep e percebi que a temperatura tinha passado de 100 graus, parei o mesmo e consegui tirar a tampa ro radiador (original) estava quase seco. Após levar a um mecanico tive que trocar a colméia do radiador, o bichinho ficou zerado, na hora da montagem notei que meu motor (BF161) estava sem a válvula termostática, optei em colocar uma.
É aí que comessam os problemas, antes a temperatura era bem baixa agora trabalha sempre em 90 graus, mas meu grande receio é em relação as folgas do motor, antes eu escutava pequenas batidas de válvulas até o motor aquecer, após aquecer o barulho sumia, o jeep se mostrava bem solto e retomas de aceleração bem rápidas, o motor só fumava quando eu exigia muito dele. Agora não se escuta barulho nenhum de vávulas, mas o motor começou a fumar em marcha lenta e as retomadas ficaram mais lentas, parece que o motor tá amarrado.:evil:
Mediante a isso, gostaria de saber dos caros amigos o que pode estar ocorrendo e como proceder neste caso.
Desde já muito obrigado a todos.


Bom dia prezados ! concordo com o Dodger, meu CJ64 quando comprei estava com a junta queimada e por isso o funcionamento estava muito ruim, reparo feito ficou normal, rodo sem termostática porque meu painel não funciona quase nada - só o indicador de óleo e alternador - um dia . . . um dia . . . instalo um painel da Guster e aí terei coragem de instalar uma termostática, me parece que a original do Jeep e outros veículos mais antigos, possuem alguns furos para homogeinizar ( é assim que escreve ? ) a temperatura da água, visto que eles não tem by pass no sistema, boa sorte e um abraço !

Campi
09/12/2012, 09:11
Também pensei na hipotese da junta queimada, mas se a junta tivese queimada, era pra estar abaixando o nivel da agua, ou soprando dentro do radiador?
Em relação as formas de desgaste devido a diferença das faixas de temperatura de trabalho do motor, voces acham que não tem nada a ver.

edgar
09/12/2012, 20:38
depois que instalou a termostatica ajustou o ponto ?

sem ela havia uma determinada temperatura media e uma distribuicao de calor variavel que influencía muito no funcionamento do motor.

Agora com a temperatura mais uniforme em todo o motor, uma temperatura que estabiliza mais rapido, a propagaçao da ignicao dentro do cilindro é bem diferente.

Ajuste o ponto, a abertura do platinado e o angulo de permanencia...isso se usa igniçao convencional !

Pablo.pinto2007
13/12/2012, 20:14
depois que instalou a termostatica ajustou o ponto ?

sem ela havia uma determinada temperatura media e uma distribuicao de calor variavel que influencía muito no funcionamento do motor.

Agora com a temperatura mais uniforme em todo o motor, uma temperatura que estabiliza mais rapido, a propagaçao da ignicao dentro do cilindro é bem diferente.

Ajuste o ponto, a abertura do platinado e o angulo de permanencia...isso se usa igniçao convencional !

Bem, que quando se meche na temperatura se altera o ponto eu não sabia... mas que esse seu diagnóstico está característico de ponto está sim... um motor pode mudar da água para o vinho com um ponto bem regulado...
Atemperatura de seu motor irá trabalhar sempre na faixa de temperatura na qual comprou a válvula... eu acho um risco... exatamente por se tratar de um sistema antigo e deficiente, nunca se sabe onde vai estourar... eu mesmo já bati um motor por causa do bendito radiador original, acabei queimando uma junta do cabeçote do AP... agora tenho o sistema todo selado e original do AP, mas mesmo assim não optei por termostática... prefiro manter a temperatura o quanto menor possível... e controlar por relógio analógico... sempre mais confiável...
Eu conselho um indicador de temperatura analógico, ou seja, a mercúrio, não sai caro e é confiabilíssimo e se não ficar mechendo nele (tirando e colocando do painel), tem uma boa durabilidade...

Forte abraço!!!