Ver Versão Completa : Posição das lonas
Sergio Antunes
01/09/2005, 15:34
Oi, Pessoal.
Desmontei os freios dianteiros do meu Jeep (CJ5 ano 72) que ficam voltadas para frente são as maiores.
Como não confio muito no que vou encontrando, tendo em vista que já encontrei coisas nele que até Deus duvida, gostaria de saber se e essa a posição mesmo.
Se alguém ai puder responder minha duvida agradeço desde já.
Abraços.
Sergio Antunes.
leopoldo
01/09/2005, 16:25
O Sergio com ótimo bom senso leu o manual de mautenção do jeep e me lembrou que o sistema do jeep não é o Duo-servo(F75) e sim o simplex(jeep)
A diferença está na montagem das lonas em cada patim:
No jeep, na roda da frente, no patim frontal vai uma lona comprida e de costas, uma lona curta. Na roda traseira é a mesma coisa.
Essa montagem é invertida para quem tem freio de F75 no jeep.
Porque dessa montagem longa/curta?
Para evitar que ao aplicar o freio na ré o jeep não trave as rodas ao frear. A lona curta tem menor atrito e diminui a chance de travar a roda e arrastar os pneus ao se dar a ré. Isso de lona curta/longa tem a ver com a dinâmica das sapatas aplicando pressão no tambor girante e ao ponto de alavancagem de baixo.
Para quem tem o freio original instalado no jeep e as lonas curtas estão instaladas no patim da frente, devem sentir o freio do jeep meio duro e se só de tocar no pedal o freio trava na ré, é só inverter as sapatas e o freio deve melhorar.
Sergio Antunes
01/09/2005, 17:42
Obrigado Leopoldo.
Ainda bem que sou desconfiado, senão teria montado como estava, ou seja, grandes à frente.
Valeu.
Sergio Antunes.