PDA

Ver Versão Completa : Pneus 235 ou 31"

rbrunato
01/09/2005, 11:42
Pessoal estou com um vitara originalzinho e apenas algumas proteções.
Estou querendo colocar pneus lameniros nele e acho que serão da 3K.
Inicialmente pretendia colocar pneus 235, mas agora fiquei em dúvida entre o 235 e o 31".

Lembrando que o carro esta todo original e irei colocar 2" na suspensão, quais as vantegens e desvantagens de cada medida?
Ah! e as minhas rodas são originais também.

Sds.

Fábio
01/09/2005, 12:00
Vantagens?!? O Off-road é muito superior com pneus maiores.......... com seu devido custo:

O 31" (ou 255x70) vai deixar o Vitara muito xoxo no on-road.

Mesmo com as X-Crawler que estão para surgir isso não será resolvido, pois no Vitara não existe redução em high ou 4x2. Vai precisar reduzir o diferencial para não destruir a embreagem.

Quanto ao lift, vai precisar de 2" na suspensão + 2" na carroceria.

[]´s

mir000
01/09/2005, 12:01
Acho 31 muito... Perigoso moer o diferencial...
Mesmo com os 235, providencie os calços e o focinho do samurai, pra não correr riscos...
Quanto as rodas, deve pegar quando esterçar tudo, mas sem problemas...
Quanto aos 3K, recomendo!!! São o bixo nas trilhas!!! :twisted:

[s] e boa sorte

Ramiro - Bin Lôco
01/09/2005, 13:14
Fábio escreveu:

Mesmo com as X-Crawler que estão para surgir

Opa!
Voce sabe de alguma notícia "fresca" sobre as X-Crawler???

Quanto aos 3K, recomendo!!! São o bixo nas trilhas!!!

Eu endosso suas palavras... recomendo!!!

[]'s. :mrgreen:

Maurício Vitara
01/09/2005, 13:37
eu uso 235 3k no meu vitara...são o bicho!!!

Acho que é a medida ideal para o Vitara, mais que isso o jipe vai ficar xoxo e forçará o conjunto!!!

Fábio
01/09/2005, 13:42
Fábio escreveu:

Opa!

Nada.... Também estou ansioso.

Só sei que essas novas X-Crawler pro Vitara seguem a linha da t-case original e das demais reduções que tem no mercado internacional: 4x2 e 4x4High 1:1.

[]´s

AlemãoRS
01/09/2005, 14:01
Fábio escreveu:

Opa!

Nada.... Também estou ansioso.

Só sei que essas novas X-Crawler pro Vitara seguem a linha da t-case original e das demais reduções que tem no mercado internacional: 4x2 e 4x4High 1:1.

[]´s

putz, tinha esperança que fosse diferente...

mir000
01/09/2005, 14:52
Como é o lance da redução de diferencial???
São trocadas todas as engrenagens do dif. dianteiro e traseiro???
No caso do vitara, as engrenagens (dianteiras) não são tão resistentes como deveriam... Colocando essa redução podemos melhorar as quebras??? (Juntamente com o focinho do samurai)

[s] pensativos e sonhadores :mrgreen:

AlemãoRS
01/09/2005, 14:57
Troca-se a coroa e pinhão, dinateiros e traseiros...a redução é de uns 12%, passa de 5,12:1 para 5,83:1
Alguém sabe se existe pneu 235/80R15?
Brunato, Independente de qual pneu tu escolher te aconselharia a trocar as rodas por 15x8 ou ao menos as 15x7 para evitar o destalonamento do pneu..
Com pneu 31" ele fica realmente xoxo, para manter 100km/h na estrada tem q se fazer quarta em qualquer subida...

mir000
01/09/2005, 15:01
No caso, a coroa e pinhão serão mais resistentes??? :pensativo:

[s]

Fábio
01/09/2005, 15:04
não.

JUNIOR SANTOS ROSA
01/09/2005, 15:22
RBRUNATO.
Tenho um Vitara 3p. , ele está usando BFGoodrich AT, 235/75/15,roda 15/7 com offset -12 e com a suspensão original.
Ele ficou um pouco mais lento, mas acelera bem até 120 km/h.

JOSE CANDIDO
01/09/2005, 15:41
bacana moçada ....

tbem tava pensando em colocar bfg 235, mas tou com medo das consequencias .... :mrgreen: :mrgreen:

é sério ... sei lá .... desgaste dos rolamentos, amortecedores, da direçao hidraulica ..... sou mais devagar nas modificacoes , prefiro o carrinho mais original ... até porque, só faço passeio, nada de trilha muito dureza .....

alguem pode me dar dicas sobre esses problemas especificamente ???

235 pega na lata se nao tiver calços ???

e 225 alguem usa ??? vai bem sem calços ??

quanto aos 31' , continuo com minha opiniao .... acho muuuitio, muuuito mesmo pro vitarinha .... tem uns aqui em bh, o carro fica parecendo um monstrengo ....

eu preferiria pneus 3k do que 31' ..

abs, candido

brunato, desculpe por invadir o topico ....

Maurício Vitara
01/09/2005, 15:46
uso 235 3k rodas tala 8 offset -25 .... minha pergunta é se vc vai trocar as rodas tbm ou vai deixar as originais?

Fábio
01/09/2005, 15:53
Outro detalhe....

Existem pneus 235 e pneus 235.

Nenhum 235 BSG ou 3k será do mesmo tamanho de um 235 Scorpion ou BF.

[]´s

JOSE CANDIDO
01/09/2005, 16:22
é meu caro fabio, vou deixar as rodas originais mesmo .......

quanto aos pneus, pretendo colocar os comunzoes do mercado ...... michelin, pirelli, goodyear, firestone, etc... entao, serao de medidas comuns ... nao vou partir pros cross remold, pq rodo bastante no asfalto tbem ....

pensei em michelin at, goodyear at, firestone, pirelli scorpion, .... mud, infelizmente, só têm 30', no minimo ... :cry:

sera que 225 da, sem maiores problemas ?? pq o 215 todo mundo usa, sem problema .... o 235 vejo poucos, mas, alguns reclamando, outros adorando .... :?: :?: :?:

abs

JUNIOR SANTOS ROSA
01/09/2005, 16:51
JOSÉ CANDIDO.
Quanto aos pneus BFG/AT 235/75/15 com rodas 15/7 off set -12, ele nao raspa na lata e não tenho calço. Com as rodas originais não sei informar.

mir000
01/09/2005, 16:53
Mas Fábio, normalmente o que quebra no diferencial dos vitaras é o focinho, coroa e pinhão, né?
A coroa e pinhão do vitara são mais fracas também? Ou só o focinho mesmo que é de "prástico"???

:arrow: Minha imaginação: Pneus 31" ou 32", com redução no diferencial e focinho do Samurai :twisted: ...
:arrow: Dúvida: O sistema aguenta??? :pensativo:

Cândido, se o pneu for street, já vi Vitaras e Sides com 235 sem mecher em nada!!! 8)

[s] sonhadores :!:

Maurício Vitara
01/09/2005, 18:15
Mas Fábio, normalmente o que quebra no diferencial dos vitaras é o focinho, coroa e pinhão, né?
A coroa e pinhão do vitara são mais fracas também? Ou só o focinho mesmo que é de "prástico"???

O focinho de alumínio que não aguenta o tranco e quebra, consequentemente a coroa e pinhão são deslocados, daí seus dentes são "mastigados"...depois F#d&*....tem que trocar tudo!!! :putz:

AlemãoRS
01/09/2005, 22:53
Poh, Jose candido, monstrengo?hehehe
olha ai na foto, nem é tanto né!!??hehe
Lift de 2" na suspensão e pneus 31"

rbrunato
02/09/2005, 12:45
Agora ouvi falar de um tal de Geninho pneus.
me disseram que os pneus dele são bons pra raio.
E o preço até que é convidativo.
Achei um tipo aquele guyane 225/75x15 por R$215,00 :pensativo:
E me parece que se vc quiser ele pode por uns gomos na lateral do pneu.
O pneu é este.

http://store-geninhopneus.locasite.com.br/loja/images/Genius%201001.jpeg

Pagani
02/09/2005, 12:58
AE !!

Eu utilizo, e Recomendo, e o preço é bem legal...

Utilizo o G1001, a mais de um ano e são excelentes.

T+

JOSE CANDIDO
02/09/2005, 14:24
heheheehh ...

o monstrengo é claro, no bom sentido .... :palmas:

mas é que eu sei que, pra usar 31' , tem que mexer pelo menos nos calços, e o meu vitara é original ....

abs a todos ....

Andre Sousa
02/09/2005, 19:06
Já usei 225/75/15 (Scorpins/Pirelli A/T)
Uso atualmente 235/75/15 (BF A/T)

225/75/15
Pode usar tranqüilo sem modificação alguma, suspensão original, sem calço algum. Rodei 2 anos e não senti nada. O carrinho andava igual ao original 130, 140 km/h fácil (12 km/l).

235/75/15
Sem calço de 2" na suspensão não dá. Não cabe. Arrasta muito. Levantei 2" e ando muito bem. Já dá pra sentir que ele fica mais pesado. Tem que esticar mais as marchas, usar mais e 3ª e 2ª. Nada que prejudique o desempenho (faço hoje 10 km/l), subo serra numa boa viajo a 120 na paz.

31"
Já calcei e não dá pra usar apenas com 2" na suspensão. Arrasta tudo. Tem que botar mais 2" na carroceria. Tenho relatos de que o carrinho passa a sentir muito. Conheço dois caras que sentiram a necessidade de uma redução. O consumo fica na casa dos 7 a 8 km/l.

Opinião.

Não acho que o ganho de vão livre compense o uso do 31". Faço trilhas com os mesmos caras que usam 31". Ainda não teve obstáculo que me impedisse de passar por onde a galera de 31" passou (pode até ser que haja). Mas continuo achando que não vale o sacrifício do conjunto para uma ou duas situações ao ano que você eventualmente enfrente e que só com 31" e mais 2" na carroceria você passa.

Opinei. Fico com 235/75/15 (BF AT de preferência).

AlemãoRS
02/09/2005, 19:46
Para o vitara, com 2" de lift suspensão, pneus 31" e rodas originais, os pneus traseiros vão raspar na parte interna do paralma em erosões grandes, se trocar as todas por 15x8 ou 15x7 com offset negativo já não raspa mais, não sendo necessário calço de carroceria.
Sinto falta de força na estrada em subidas, média é essa que o André falou.

31"
Já calcei e não dá pra usar apenas com 2" na suspensão. Arrasta tudo. Tem que botar mais 2" na carroceria. Tenho relatos de que o carrinho passa a sentir muito. Conheço dois caras que sentiram a necessidade de uma redução. O consumo fica na casa dos 7 a 8 km/l.

acho que tu deve estar te referindo aos G.Vitara, não?

JOSE CANDIDO
05/09/2005, 16:34
Mestre Andre Souza é um cara vivido nos pneus .... heheheheh ... sigo com a opiniao dele ....

ademais gente, faz igual eu faço .... onde o vitara nao passa, eu desço e empurro ... hihihihihihhii ...

31' rala demais o carrinho ..... 235 ou 225 acho que fica otimo ...

abs, candido

AlemãoRS
05/09/2005, 17:42
Participando deste tópico e lendo outros sobre esse assunto, o que eu faria hoje seria utilizar os pneus 235 para passeios, trilhas leves, expedições, dunas e ter um outro jogo de pneus, tipo 3k, frontiera, etc do tamanho próximo de um 31" para trilhas mais pesadas.
O próprio 235 da 3k, por exemplo já alcança 30", pelo menos nas trilhas q faço, com lama e barro direto, onde passa os troller, wranglers, Cjs, etc com pneus 33" pra cima, fica complicado se não tiver um pneu maior, eles cavam uma vala enorme e sem pneu tu entra e fica acavalado..por isso não abriria mão de um 31" e tendo dois jogos é a melhor maneira de conciliar o desempenho onroad e offroad.
Fica como sugestão pra quem ainda está com o carro original! :concordo:

LuizCarlos
07/09/2005, 22:17
Pessoal,

Uso BGS 255, fiz uma viagem com 4 adultos e realmente ele ficou fraco,
Raspa no paralama dianteiro, mais se vc não tiver pressa. Da na boa!!
Acho que o Vitara e no maximo para duas pessoas. No meu caso vou lenvantar a corroceria em 2" 1/2 e tb pretendo colocar uma X-Solução ou uma Coroa/Pinhão.

:mrgreen:

JOSE CANDIDO
08/09/2005, 00:10
ai moçada, achei uma coisa interessante .... agente fica sempre perguntando como calcular o tamanho dos pneus ,..... 31, 235, o que fica maior, será que vai raspar ???

entrem no site trilha4x4.com.br ..... descendo a pagina, vai ter um icone calculo de pneus ... achei interessante, pq vc joga as medidas, e o site te da a altura, diamentro ,e ainda converte de polegadas pra cm , e ainda, diz qual sera a diferenca no velocimetro ...

usando a tabela deles, podemos ter uma ideia do quanto o pneu maior ou menor vai afetar o carrinho ...

achei bacana, e parabens pros caras do site, que tao dando uma ajuda danada ....

fica a dica,...

abs a todos, candido

drdavid
08/09/2005, 21:03
tenho um vitara todo original, alguem sabe se bf at 235 se adapta sem problemas ou tenho que mudar algo, atualmente ele tem 215 75 15 miche.

JUNIOR SANTOS ROSA
08/09/2005, 21:28
DRDAVID.
Eu tb tenho um com BFGoodrich AT 235/75/15, troquei as rodas por 15/7, com offset de -12, com a roda original acho que vai bater.

Vamos Fugir
09/09/2005, 08:00
Na tabela de conversão de medidas de pneus o 30 ficou como 241x78 o que prova finalmente que é maior que o 235x75 :twisted:

No meu eu tenho Scorpions MUD Pirelli de 30 polegadas e acho que o carro ficou excelente tanto pra trilhas como pra viagens....

31 eu acho um pouco de exagero!!! O carro fica muito fraco.... :(

Abraços :concordo:

JOSE CANDIDO
09/09/2005, 16:12
david, .... tem um monte de gente aqui que usa os bfg 235 .... tem gente que fala que pega, tem gente que fala que nao pega ..... pra usar, eu recomendaria um calcózinho na suspensao, nem que seja de 1' ... acho que fica o bicho, e com esse calço, daí que nao pega mesmo .....

31' sei que pega, nao tem jeito .....

quanto aos 30'mud, uns amigos aqui usam, e ADORAM !! claro que perde um pouco no motor, mas vc ganha muito na lama ,..... por outro lado, com certeza ele pega um pouco, no chassi, por dentro ... mas so na trilha pesada, nada que comprometa ....

eu nao uso pq nao preciso .... 215 me atende bem ....

o david, vc por acaso é de niteroi ?????

vamos fugir : usou a tabelinha ????? boa né ??? eu ja sabia que 30'era maior que 235 .... um pouquinho, mas é !!!!

grande abraço a todos !!!

candido

Alho
24/09/2005, 10:41
Bom!!!

Só queria deixar registrado a configuração que eu uso:
Pneus 31 com roda 15x8. Mesmo com um lift 2" e Body lift 3" batia em tudo na dianteira!!!!!!! Traseira é um sossego :lol:
O que fazer :pensativo: Cortei o paralamas dianteiro e dei umas pancadas na caixa de rodas. Resolvido meu problema :mrgreen: .
Qto a velocidade. Eu viajo com esse carro de Blumenau - SC a São José dos Campos - SP (750 Km só de ida! Hehehe) de vez em quando e com o pé em baixo no velocimetro marca 135, 140 Km/h e no totem nesta velocidade esta marcando 125, 130 Km/h.
Concordo que ele fico mais xoxo nas arrancadas, mas tbm não é tão ruim assim. E no mato, o esquema é conhecer bem o veículo e saber sua limitação.

Abraços,

AlemãoRS
15/11/2005, 19:24
Pega aonde na dianteira Leandro?
Quero colocar essas rodas, pq com a original raspa dentro no paralama traseiro..

Alexandre Chaves
16/11/2005, 07:42
Possuo um jg de pneus pirelli scorpion mud 30x9,5 calço de 2" de carroceria e 2" de suspensão.Acho que essa medida é bem legal em termos de trilha e asfalto.
Apesar de ter moido meu diferancial dianteiro,após a troca do focinho o carro ficou bem mais coinfiável no mato.
Abraços...

bcantunes
30/03/2006, 09:39
Pessoal,
Aproveitando o tópico a situação é a seguinte: meu Vitara 3p está calçado com Michelin LTX AT 215/75 R15. Uso o carro no dia-a-dia, além de viajar muito por asfalto e por terra. O pneu me atende muito bem, substitui os originais Bridgestones Dueller HT 195R15 que estão agora guardados na garagem.

Só que no final de semana passado, passei um certo "perrengue" ao fazer um passeio por uma estrada de terra, que era um ladeirão muito inclinado. Chovia MUITO, o carro foi subindo, subindo, subindo... até que o pneu encheu de lama, virou slick e comecei a escorregar a ladeira de ré, e acabou atravessando na estradinha... não houve maiores problemas além de ter que procurar uma enxada em uma fazenda próxima para cavar um pouco do barranco para acabar de manobrar. Deu tempo para tirar umas fotos...

Queria montar um outro jogo de rodas e pneus, mais lameiros, para levar no carro e chegando no destino, trocar o jogo para enfrentar qualquer eventualidade.

Já dei uma fuçada nas opções, mas ainda não consegui "fechar" um jogo de roda+pneu. Aceito sugestões!!!!

OBS: a suspensão está original e não quero mudá-la. O mais importante para mim é a confiabilidade, já que viajo muito e para lugares onde o socorro nem sempre existe ou está próximo. Então, combinações "radicais" (pneu 31", rodas muito largas...) não ajudarão muito...

Então, pessoal, alguma dica de combinação??? Gostaria que o "kit" fosse barato, já que será pouco usado, não justificando um investimento alto.

Obrigado desde já!

JOSE CANDIDO
30/03/2006, 12:33
cacacacacac...

amigo antunes, foi bom que deu pra passar um cagacim .... heheheh

Inicialmente, vc tá andando com quantas libras nos michelin 215 ?? O ideal vai ser umas 23 no asfalto, e pra trilha, pode por 18 ... se o pneu tiver cheio demais, vc nao pára no barro ... é fogo ... tou dizento isso pq muita egnte acha que pneu grande tem que usar muitas libras, e é o contrário ...

Se vc quer um bom jogo de pneus, só pra terra, e como segundo jogo, e ainda, pagar pouco :

3k pneus ... vc pode optar pelo modelo ernest ou outro mais "bravo" ....

geninho pneus: genius 1001 ou outro mais bravo ..

Black star guiane ....

todos esse tres possuem medidas 205, 215 e 225 .... vc nao precisará mais do que isso ...

3k: uns R$ 300 cada ... geninho .. uns 250, ... black star ... uns 350, 400 cada ....

Ah, antes compra uma carcaça de diferencial de samurai ....!!!!!!

Abs ...

bcantunes
30/03/2006, 12:57
Obrigado pelas dicas, José Cândido.

Já tinha feito uma pesquisa dos preços dos pneus, mas ainda não consegui muitas informações sobre as rodas do vitara (falta o offset da original e o que consigo comprar e montar com cada pneu sem raspar em nada).

Como meu objetivo não são as trilhas, não pretendo trocar o focinho do diferencial, já que, creio, não estou forçando demais o conjunto de transmissão.

Uso o Michelin com 23-24 libras. Abaixar a pressão, só sabia que servia apenas para terrenos arenosos.

Um forte abraço!

Renato Carvalho
30/03/2006, 16:32
Pagani e All,

Eu também to prestes a comprar um jogo de Genius 1001 225/75/15 pro meu Samuca. E já que você tá calçado com eles, me diz uma coisa: como eles se comportam no asfalto? E você tem idéia de como eles se sairiam na areia de praia?

Abraços,

Renato Carvalho
Samurai 93
Fortaleza-CE

JUNIOR SANTOS ROSA
30/03/2006, 19:12
BCANTUNES.
EU USO BF/AT 235/75/15, COM RODA 15/7 E COM A SUSPENSÃO ORIGINAL, O PNEU NÃO RASPA.
HOJE EM DIA COLOQUEI UM CALÇO DE SUSPENSÃO DE 2", MAS USEI UM TEMPO SEM CALÇO.
JUNIOR

bcantunes
31/03/2006, 08:01
Qual a roda e qual o offset dela? Pelo que já lí, ela deve jogar o pneu um pouco mais para fora evitando que ele raspe no chassi e na lataria do carro...

EduPuga
31/03/2006, 08:05
e ai galera...

Finalmente coloquei um jogo de kichutes novos, BF235/75-15 all terrian, ficaram 10, as rodas estão originais e com 2" na suspenção, qdo esterço pega um pouco.

luiztacco
31/03/2006, 08:37
EduPuga

Camarada, eu tô querendo botar um jogo desses no meu vitarinha.
Ele tá todo original e estou rodando com o Firestone 225/75-15, e queria passar para o BF235!!

Você só colocou os calços de suspenção? Não fez mais nada?
O seu diferencial da frente é original vitara?

EduPuga
31/03/2006, 09:38
Luiz Tacco,

Isso, só coloquei 2" na suspenção, o resto ta tudo original, rodas e diferencial, como disse ta pegando um pouco qdo esterço tudo, no final de semana vou dar uma olhada, não andei com eles na terra ainda, mas o visual já ficou show...

luiztacco
31/03/2006, 10:22
EduPuga

Depois você posta uma foto ai heim!!!!

Mas já ouví falar que com esses pneus 235 força muito o diferencial da frente, por isso perguntei se vc trocou ou continua com ele original...

EduPuga
31/03/2006, 14:18
http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_thumbnail.php?pic_id=8111

Luiz,

Já tinha lido sobre isso aqui no forum, já andava na maciota em todo caso vou com mais cuidado ainda agora.

Abraços,

EduPuga
31/03/2006, 14:24
vixxi, não da pra ver direito, lá no album ta melhor...

EduPuga
12/04/2006, 10:05
Galera...

Se eu colocar um espaçador pra jogar a roda mais pra fora um pouco da certo?

Abraços,

JUNIOR SANTOS ROSA
13/04/2006, 09:18
bcantunes,
A roda eu não sei o modelo, o off-set é de - 12 (15/7) e o pneu fica um pouco para fora, não raspa em nada.
Junior

EduPuga
13/04/2006, 11:35
eai galera...

acho q não vou mexer em nada, vou dar um tempo e trocar as rodas mais pra frente alguém tem alguma dica?

Abraços e feliz pascoa a todos...

JUNIOR SANTOS ROSA
14/04/2006, 09:02
EduPuga.
A solução para não bater em nada é o espaçador ou trocar a roda. Um abraço.
Junior.

Gasoso
14/04/2006, 11:09
Por um ou por outro motivo... depois de algum tempo de off road percebe-se que todo mundo quer o carro bem alto.... e pneuzão....

Como ando mais em dunas, preferia rodar só com 1,5" mais ou menos na suspensão... até por receio de tombar em algumas dunas inclinadas...

O que mais tem me dado trabalho são as travessias molhadas... com o carro baixa tudo fica mais complicado... o medo de um calço hidráulico é grande.... por isso, estou encomendando 2" + 2" na RC 4x4 pro sombra, que por sinal já tá na oficina, mas fazendo o motor que estava novim novim em cima, mas com os bronzes na maior batedeira e aí resolví abrir logo e deixar tudo novo de novo antes que desse uma merd@ maior...
O escuridão deve receber os calços do sombra depois....

A minha grande dúvida é quanto aos pneus... uso os 225 pois nas dunas é a potência que faz a diferença... o rpm naum pode cair senão vc atola.... tenho receio de colocar 235, perder força e ao invez de melhorar o desempenho, piorar....

Sei que 235 é muito melhor para a lama... mas esse naum é o meu caso... também pego lama nas trilhas, claro... mas normalmente é nas subidas ou descidas de dunas que o bicho pega por aqui.... por isso procuro preparar a viatura mais para a areia...
:pensativo: A teoria diz que se perde torque sim com o 235... oK... mas alguem aí saberia na prática se as perdas da mudança de um 225 para 235 são preocupantes ou realmente significativas ... ?
Pneus maiores que isso eu nem cogito...
Pergunto isso pois o aumento de largura poderia compensar em parte a perda de potência ajudando o pneu a naum afundar tanto na areia fofa...

se alguem tiver alguma experiência com isso eu agradeço algum depoimento... :concordo:

[]s a todos...

Jeanilson
15/04/2006, 19:52
PessoALL,

Estou querendo colocar pneus 235 no meu Vitara e para isso estou pensando em trocar as rodas originais por rodas de tala 7" (acredito que sejam as melhores para esse tipo de pneu) e tenho algumas dúvidas:

:arrow: ALLguém sabe quais as medidas da roda original de liga do Vitara (Off-set e tala)?

:arrow: Estou de olho em um jogo de rodas de liga 15"x7" com off-set -5 para colocar nos pneus 235. Com esse off-set o conjunto ficaria legal ou teria o risco de "pegar" em algum lugar em um Vitara com lift de 2"?

[]'s começando a mexer na viatura nova... :dance:

Gasoso
17/04/2006, 00:07
Respondendo a minha própria pergunta...

8) Dei uns pila prum borracheiro e "aluguei" uns 235 usados pra fazer uns testes...
:arrow: mesmo com a areia molhada, a viatura ficou xôxa se comparada com o desempenho dela com os 225 que uso... ~tive dificuldade de subir em dunas que sempre subi com facilidade...

meu teste provou duas coisa:
primeiro que é a potência que faz diferença na areia e segundo que a perda de potência é realmente significativa...

[]s continuando com os 225

AlemãoRS
17/04/2006, 09:58
Jeanilson,
A tala da roda original eh 5,5"(tenho quase certeza) e o offset eh +25.
Tem certeza que o offset dessa roda eh -5?Geralmente as rodas 15x7 tem offset -12.

comissoli
17/04/2006, 09:59
Amigos,

Acabo de colocar o kit da RC de 2" e pneus Hankook AT 235/75r15 nas rodas originais. Segue meu parecer:
O carro ficou MARAVILHOSO! :D Tá bonito pacas.
O pneu pega um pouco no chassis quando esterço tudo. Para andar está OK. Talvez um offset...
Não senti muita diferença no motor, que é 1.6 16v. auto. Acho q o cambio automatico anula um pouco esse efeito, ja que já era meio "arrastado" antes.
A suspensão ficou mais dura pq as molas ficaram comprimidas, nao sei se é normal, mas mandei de volta pra oficina do Mazzeo regular e ver outros barulhos q surgiram... estou aguardando o resultado final ainda.

Alguém com esse kit pode relatar eventuais problemas/ajustes na suspensão?

Abs

AlemãoRS
17/04/2006, 11:11
comissoli,
Nao faz sentido tuas molas ficarem comprimidas com o uso deste kit.Tem alguma coisa de estranho ai.

EduPuga
17/04/2006, 11:24
pessoal,

fiz a primeira viagem +/- uns 600 km entre terra e asfalto com os pneus BF235/75-15, o carro ficou o pouco mais pesado (tava com 205/75-15 antes), mas nada tão assim, na estrada ficou muito macio mesmo, totalmente diferente de antes, na terra mudou completamente já que estava com pneus com desenho street.

Quanto ao consumo depois que abastecer passo aqui para o pessoal ter uma idéia.

AlemãoRS
17/04/2006, 14:18
Gasoso,
Se nao me engano a Black Star Guyane tem pneu 235/70R15, com isso tu ganharia na largura e manteria a altura praticamente inalterada. Poderia usar ateh um 245/70R15 (se tiver) que tua altura ficaria praticamente a mesma.

Jeanilson
17/04/2006, 20:40
Jeanilson,
A tala da roda original eh 5,5"(tenho quase certeza) e o offset eh +25.

Obrigado pela informação, AlemãoRS :concordo:

Tem certeza que o offset dessa roda eh -5?Geralmente as rodas 15x7 tem offset -12.

Sim, tenho certeza. Todas as rodas 15"x7" de ferro da Mangels é que possuem o offset padrão de -12. Já os modelos de Liga (é o que eu estou pensando em comprar) o offset varia de modelo para modelo, o que eu vi possui o offset de -5.

[]'s explicativos.

Gasoso
17/04/2006, 23:14
Gasoso,
Se nao me engano a Black Star Guyane tem pneu 235/70R15, com isso tu ganharia na largura e manteria a altura praticamente inalterada. Poderia usar ateh um 245/70R15 (se tiver) que tua altura ficaria praticamente a mesma.
:shock:
Naum sabia que existiam pneus sem ser street nestas medidas...

vou " caçar" eles na net para conhecer agora mesmo...

Valeu a dica...

[]s

EduPuga
18/04/2006, 08:12
e ai pessoal,

vai ai a contabilidade de consumo:

567 km rodados
167 km terra
9,14 km/l média

conclusão: gastou um pouco mais, já fiz esse mesmo passeio é a melhor média foi 9,8km/l :concordo:

abraços,

mir000
18/04/2006, 20:27
EduPuga,

Lembre-se que há também uma pequena diferença na marcação do velocímetro no painel, o que pode influenciar essa média de consumo! :concordo:

[s]

EduPuga
19/04/2006, 07:51
Rafael,

nem tinha imaginado esse detalhe, Marca a mais ou a menos?

mir000
19/04/2006, 16:30
Acredito que marca a menos...

Pelo menos, o meu 205 recapado marca um pouco menos que os antigos 195 street...

[s]

EduPuga
20/04/2006, 09:18
Valeu rafa...

tenho que ficar esperto com a velocidade também, aqui tem radar pra todo lado.

abraços,

diogoandre
20/04/2006, 10:48
Edu, esse site calcula a diferenca de tamanho dos pneus e tb a diferença de velocidade..

http://www.trilha4x4.com.br/dica54.asp

muito útil..

abracos

DA

EduPuga
24/04/2006, 09:28
diogoandre,

Valeu, a diferença é +/- 6% dos 205 x 235