PDA

Ver Versão Completa : Remapeamento f-250 3.9 4x4 300cv!!

Tabeladosk
25/11/2012, 23:04
Olá pessoal,gostaria de perguntar se vocês acham que o conjunto da f-250 2011 4x4 aguenta uma programação de 300cv e 76kgfm,oferecida pela prado powerchips.aproveitando para perguntar se vocês sabem quais sao os novos diferencias da nova ranger,dana 30/35 ou 40 ou nenhum desses nao sei quais sao.desde já agradeço a atenção e ajuda.att

Edintruder
25/11/2012, 23:14
Com certeza o Cummins aguenta bem os 300cv. Vale a pena lembrar que o mesmo motor, apenas com 2 cilindros extras aceitam muito bem preparações de 1000cv nos EUA. Na proporção, equivaleria a aproximadamente 600cv no 3.9.

Tabeladosk
25/11/2012, 23:20
Obrigado pela resposta edin.aproveitando....voce acha que a caixa de transmissão e os diferencias agüentariam essa potencia?digo isso pois pretendo calçar pneus 315/75 r16 nela original sem lift,offset e etc.por isso pretendo remapear.entendo que o motor agüente mas será que a CT e os diferencias sofrerão muito,sendo necessário adaptações.att

ps:pretendo aumentar a potencia mais por desempenho nao em função do aumento dos pneus,pra eles estou vendo uma nova relação no dif.

PauloLimited
26/11/2012, 00:14
Quanto eles estão cobrando por essa reprogramação ?

Se num ficar dando pau na F, com certeza ela vai aguentar muito bem.

Miranda
26/11/2012, 09:47
vi poucos que arriscaram a programação de 300 e 310cv , só tive noticia de motor fundindo. os bicos originaius nao aguentam, vao mijar e bye bye
amigo meu tem F250 com 315 e reprogramada pra 263.. ja fica bom e nao deu problema. Faz tempo qe ele tem

Imperador!
26/11/2012, 10:28
Como fica o consumo? Igual ao da RAM?

Tabeladosk
26/11/2012, 18:28
O serviço fica em torno de 2.500$ eu tava vendo as opções que eles oferecem 300 cv e 76kgfm e 266 e 69 kgfm.a diferença de potencia e grande porém a de torque nem tanto,prefiro o torque porém nao sei a curva de torque e potencia dela.No caso queria t essa cavalaria extra por desencargo de consciência e retomadas e acelerações v max em viagem seria de 120km/h.no caso que o amigo disse meu medo é justamente o conjunto nao suportar essa potencia extra,no consumo acho que a variação seria pouca em função do pé do piloto,podendo ter economia ou elevação do consumo.agora....será mesmo que esse cummins peida com essa potencia extra? E o cambio ZF de 5 marchas iria pro vinagre?att

Daniel.Shimomoto
26/11/2012, 19:35
O serviço fica em torno de 2.500$ eu tava vendo as opções que eles oferecem 300 cv e 76kgfm e 266 e 69 kgfm.a diferença de potencia e grande porém a de torque nem tanto,prefiro o torque porém nao sei a curva de torque e potencia dela.No caso queria t essa cavalaria extra por desencargo de consciência e retomadas e acelerações v max em viagem seria de 120km/h.no caso que o amigo disse meu medo é justamente o conjunto nao suportar essa potencia extra,no consumo acho que a variação seria pouca em função do pé do piloto,podendo ter economia ou elevação do consumo.agora....será mesmo que esse cummins peida com essa potencia extra? E o cambio ZF de 5 marchas iria pro vinagre?att

Tabeladosk;

Primeiro exite algumas coisas a se considerar...especialemnte conceituar.

1-) Quem ilumina a sua casa é a potencia da lampada que é o produto da tensão pela corrente. De nada adianta ter uma corrente altissima se a tensão é baixa. O raciocinio é o mesmo para torque, rotação e potencia. O torque só vai te dar o indicio de quanto você vai ter de potencia disponivel naquela rotação. Um elevado torque máximo numa baixa rotação será o indicio que você terá uma alta potencia disponivel naquela rotação. Portanto atenção: Quem faz carro ser andador é potencia (produto do torque pela rotação) e não torque sozinho.

Mas o torque, por outro lado é fundamental para o dimensionamento da transmissão. Se utilizarmos o conceito de torque, fica facil entender. O Conceito de torque é o de uma força aplicada num braço de alavanca, acoplado em um eixo, visando a execução de um movimento. Se colocarmos uma chave de roda no parafuso de rodas e fizermos esforço na chave, o produto do braco de alavanca pela força aplicada será o TORQUE no eixo (no caso, no parafuso)

Desta forma vamos para o raciocínio.

Uma diferença de potencia num repotenciamento neste naipe provavelmente não te trará muita diferença em rotações baixas. Porque para trazer significação em rotações baixas precisa aumentar o torque sem aumentar a rotação de torque máximo. E aumentar o torque pura e simplesmente para obter desempenho em baixas rotações implica algo sério e que preparador NENHUM fala: Aumento de torque implica sobrecarga em todo conjunto que existe atrás do volante do motor, ou seja, cardãs, embreagem, cambio, CT, eixos diferenciais, caixa de satelites, etc.

O cambio ZF da F-250 é projetado para admitir torque 58,08kgf.m de torque de entrada. Portanto, claro que existe uma margem de segurança mas sair abusando do torque indiscriminadamente é pedir para detornar a transmissão. Um palpite PESSOAL meu seria no maximo uns 15% a mais de torque.

Outra hipotese de incremento de potencia seria manter a curva de torque do cummins em rotações mais altas, lembrando que o Cummins perde muito especialmente depois das 2000 rpms.

Assim se o preparador se comprometer a aumentar a potencia apenas mantendo a curva de torque (ou incrementando bem de leve o torque) em uma ampla faixa de rotações, fique contente. O seu resultado ficará excelente e sem o risco de sair moendo a transmissão. Esse é o melhor dos mundos.

Abs!!!

PauloLimited
26/11/2012, 20:49
vi poucos que arriscaram a programação de 300 e 310cv , só tive noticia de motor fundindo. os bicos originaius nao aguentam, vao mijar e bye bye
amigo meu tem F250 com 315 e reprogramada pra 263.. ja fica bom e nao deu problema. Faz tempo qe ele tem
Já dirigiu essa com 263cv ? Mesmo com esse pneus, fica melhor que a camionete toda original pra andar ? Com os pneus biscoitos e 200cv.

Tabeladosk
27/11/2012, 12:06
Tabeladosk;

Primeiro exite algumas coisas a se considerar...especialemnte conceituar.

1-) Quem ilumina a sua casa é a potencia da lampada que é o produto da tensão pela corrente. De nada adianta ter uma corrente altissima se a tensão é baixa. O raciocinio é o mesmo para torque, rotação e potencia. O torque só vai te dar o indicio de quanto você vai ter de potencia disponivel naquela rotação. Um elevado torque máximo numa baixa rotação será o indicio que você terá uma alta potencia disponivel naquela rotação. Portanto atenção: Quem faz carro ser andador é potencia (produto do torque pela rotação) e não torque sozinho.

Mas o torque, por outro lado é fundamental para o dimensionamento da transmissão. Se utilizarmos o conceito de torque, fica facil entender. O Conceito de torque é o de uma força aplicada num braço de alavanca, acoplado em um eixo, visando a execução de um movimento. Se colocarmos uma chave de roda no parafuso de rodas e fizermos esforço na chave, o produto do braco de alavanca pela força aplicada será o TORQUE no eixo (no caso, no parafuso)

Desta forma vamos para o raciocínio.

Uma diferença de potencia num repotenciamento neste naipe provavelmente não te trará muita diferença em rotações baixas. Porque para trazer significação em rotações baixas precisa aumentar o torque sem aumentar a rotação de torque máximo. E aumentar o torque pura e simplesmente para obter desempenho em baixas rotações implica algo sério e que preparador NENHUM fala: Aumento de torque implica sobrecarga em todo conjunto que existe atrás do volante do motor, ou seja, cardãs, embreagem, cambio, CT, eixos diferenciais, caixa de satelites, etc.

O cambio ZF da F-250 é projetado para admitir torque 58,08kgf.m de torque de entrada. Portanto, claro que existe uma margem de segurança mas sair abusando do torque indiscriminadamente é pedir para detornar a transmissão. Um palpite PESSOAL meu seria no maximo uns 15% a mais de torque.

Outra hipotese de incremento de potencia seria manter a curva de torque do cummins em rotações mais altas, lembrando que o Cummins perde muito especialmente depois das 2000 rpms.

Assim se o preparador se comprometer a aumentar a potencia apenas mantendo a curva de torque (ou incrementando bem de leve o torque) em uma ampla faixa de rotações, fique contente. O seu resultado ficará excelente e sem o risco de sair moendo a transmissão. Esse é o melhor dos mundos.

Abs!!!

Obrigado pela explicação amigo,foi esclarecedora.na sua opinião,fazendo a programação de 263cv e 69kgfm a sobrecarga no sistema me obrigaria a fazer adaptações?pois pretendo ficar com a pkp por 6 anos fazendo todas as manutenções conforme manual do proprietário.pois conforme voce falou a caixa so vai ate 58kgfm,e esse torque apareceria nos 1500 rpm ou so os 56 e o restante apareceria mais a frente?eu gostaria de saber.pois,se eu nao entendi errado,se os 69 aparecer logo vai danificar o conjunto.e se voce souber a curva de torque aparece ate que rotação e condiz com qual qual potencia,seria inferior a 200cv? Com essa programação o 0-100 passaria de 15,6 para uns 13 s?orbigado desde já e me desculpe pela confusão em expressar minhas duvidas nao estou conseguindo organizar bem as palavras.att

Edintruder
27/11/2012, 18:36
Tabeladosk,
O cuidado será apenas não dar socos na transmissão e não abusar do acelerador com a picape pesada. Caso não faça isso, [é possível de quebrar cruzetas ou a caixa. Com esses simples cuidados não quebrará nada mesmo com 70kgf/m de torque.

Daniel.Shimomoto
27/11/2012, 22:26
Obrigado pela explicação amigo,foi esclarecedora.na sua opinião,fazendo a programação de 263cv e 69kgfm a sobrecarga no sistema me obrigaria a fazer adaptações?pois pretendo ficar com a pkp por 6 anos fazendo todas as manutenções conforme manual do proprietário.pois conforme voce falou a caixa so vai ate 58kgfm,e esse torque apareceria nos 1500 rpm ou so os 56 e o restante apareceria mais a frente?eu gostaria de saber.pois,se eu nao entendi errado,se os 69 aparecer logo vai danificar o conjunto.e se voce souber a curva de torque aparece ate que rotação e condiz com qual qual potencia,seria inferior a 200cv? Com essa programação o 0-100 passaria de 15,6 para uns 13 s?orbigado desde já e me desculpe pela confusão em expressar minhas duvidas nao estou conseguindo organizar bem as palavras.att

Tabeladosk;

Pode ser que eu não responda o ponto central da sua duvida mas apenas como esclarecimento:

-> Torque sozinho não diz nada. Ele precisa ser gerado em uma rotação para calcularmos a potencia do motor. Assim temos Potencia= torque x rotação. Essa é a formula básica, existem constantes como forma de manter as unidades de medida (potencia em kW, torque em Nm e rotação em rpm, por exemplo. Ou outra unidade de medida)

-> Não interessa a rotação do torque máximo para termos noção se ele vai ou não "moer". Assim, se por exemplo os 69 kgf.m tiverem que arrebentar alguma coisa, ele vai arrebentar se aparecer em 500, 1000, 1500 ou 2000 rpms!

-> Desculpa se eu estiver falando algo que você tenha compreendido mas vamos lá: A caixa ZF 5S420 aguenta 420lbf. pés de torque o que equivale a 58 kgf.m. Quer dizer que nominalmente ela aguenta qualquer motor que gere ATÉ 58kgf.m independentemente da rotação (se for 1000, 1500, 2000, não interessa). Quer dizer que no caso, o Cummins tem 56kgf.m de pico de torque portanto a caixa aguenta até 58kgf.m assim temos que o conjunto aguenta o tranco.

-> Se você souber a curva de torque em relação a rotação, você sabe a potencia. Basta aplicar a formula correta mantendo as devidas unidades de medida.

Um bom palpite para o seu preparador é enfatizar uma curva de potencia que favoreça o seu aparecimento em rotações baixas. Esse é o segredo.

Numero eu não posso te dar porque eu nao tenho nem como avaliar. Mas fique atento especialmente ao torque. Você pode acabar rapidamente com um tudo o que existe atrás do volante do motor (e com seu bolso) se o incremento de torque for indiscriminado.

Abracos!

Tabeladosk
28/11/2012, 20:05
Tabeladosk;

Pode ser que eu não responda o ponto central da sua duvida mas apenas como esclarecimento:

-> Torque sozinho não diz nada. Ele precisa ser gerado em uma rotação para calcularmos a potencia do motor. Assim temos Potencia= torque x rotação. Essa é a formula básica, existem constantes como forma de manter as unidades de medida (potencia em kW, torque em Nm e rotação em rpm, por exemplo. Ou outra unidade de medida)

-> Não interessa a rotação do torque máximo para termos noção se ele vai ou não "moer". Assim, se por exemplo os 69 kgf.m tiverem que arrebentar alguma coisa, ele vai arrebentar se aparecer em 500, 1000, 1500 ou 2000 rpms!

-> Desculpa se eu estiver falando algo que você tenha compreendido mas vamos lá: A caixa ZF 5S420 aguenta 420lbf. pés de torque o que equivale a 58 kgf.m. Quer dizer que nominalmente ela aguenta qualquer motor que gere ATÉ 58kgf.m independentemente da rotação (se for 1000, 1500, 2000, não interessa). Quer dizer que no caso, o Cummins tem 56kgf.m de pico de torque portanto a caixa aguenta até 58kgf.m assim temos que o conjunto aguenta o tranco.

-> Se você souber a curva de torque em relação a rotação, você sabe a potencia. Basta aplicar a formula correta mantendo as devidas unidades de medida.

Um bom palpite para o seu preparador é enfatizar uma curva de potencia que favoreça o seu aparecimento em rotações baixas. Esse é o segredo.

Numero eu não posso te dar porque eu nao tenho nem como avaliar. Mas fique atento especialmente ao torque. Você pode acabar rapidamente com um tudo o que existe atrás do volante do motor (e com seu bolso) se o incremento de torque for indiscriminado.

Abracos!

Entendi.eu achei um gráfico da potencia e torque de uma f-250 remapeada para 255cv e 72kgfm no caso o torque e potencia aparecem em 1500rpm sendo que o torq Tem seu ápice em 2300 rpm (com potencia de 160cv)ecomeçando a decrescer dai e a potencia continua ate 2900rpm onde atinge seu pico de 255 enquanto o torq esta em 52kgfm. Se puder gostaria de oferecesse sua opinião sobre o assunto supracitado. E se nao for abusar gostaria de saber na sua opinião(so como orientação inicial mesmo)o que eu poderia fazer para preparar o sistema para esse remapemento(263cv e 69kgfm)desde ja agradeço a atenção.att

Daniel.Shimomoto
30/11/2012, 11:04
Entendi.eu achei um gráfico da potencia e torque de uma f-250 remapeada para 255cv e 72kgfm no caso o torque e potencia aparecem em 1500rpm sendo que o torq Tem seu ápice em 2300 rpm (com potencia de 160cv)ecomeçando a decrescer dai e a potencia continua ate 2900rpm onde atinge seu pico de 255 enquanto o torq esta em 52kgfm. Se puder gostaria de oferecesse sua opinião sobre o assunto supracitado. E se nao for abusar gostaria de saber na sua opinião(so como orientação inicial mesmo)o que eu poderia fazer para preparar o sistema para esse remapemento(263cv e 69kgfm)desde ja agradeço a atenção.att

Então...numeros é impossivel te falar algo até porque não tenho conhecimentos suficientes para tal. Mas ainda assim vale comentar alguns pontos:

Se você pretende exigir da sua F-250 em situações de esforço (=fora de estrada) cuidado vivo com o torque. Pode deixar todo conjunto quebradiço igual vidro....

Eu como te falei, ficaria com a preparação mais leve. Nãzo sei se é possivel, procuraria manter o torque proximo aos limites de caixa ampliando a faixa proxima ao pico, como forma de aumentar a potencia sem exigir demais do conjunto de transmissão.

Senão, riscos acontecerão.

Abraços

GabrielMga
30/11/2012, 15:43
Concordo com o Daniel.Shimomoto.
Sempre que for remapear, deve-se ter prudência no modo de guiar.
Não é porque o veículo teve sua potência aumentada que você vai poder andar sempre naquela faixa de potência, com o pedal fundo.
Se manter as revisões periódicas, e não abusar no volante, então não tem perigo.

Tabeladosk
05/12/2012, 14:19
Hoje,falei com o programador e ele me disse que tem como por a potencia perto dos 270 e o torque em 60kgfm.daniel,na sua opinião essa seria a escolha mais prudente a se fazer? E voce saberia informar a relação que devo usar nos dif para pneus 315/75 r16?att

Miranda
06/12/2012, 12:08
vai mexer na relação dos diferencias pra que?? vai fazer trilha MUITO pesada?

Tabeladosk
06/12/2012, 14:52
Nao...só estrada de chão batido e em época de chuva uma lameira media mas nada muito pesado nao,pensei na relação só em função do torque mesmo,pois nao queria que ela ficasse mais amarrada do que ja é,em saída.att

Tabeladosk
06/12/2012, 17:23
Daniel,vou seguir seu conselho amigo vou aumentar em 15% o torque,só que em função de 60kgfm então eu vou forçar um pouquinho mais rsrsrs deixando ela com 69kgfm e 263 cv.agora...alguém saberia me explicar como eu procedo em relação aos pneus 315 para nao perder o torque,tava pensando em 315 ou 295,esse ultimo para nao forçar muito.alguem saberia a relacao?att

Miranda
07/12/2012, 17:36
rapaiz.. 315 com 265cv e 69 de torque vc nao vai sentir falta. remapeia..depois pensa em algo SE vc sentir falta de torque, acho dificil

Perambulante
07/12/2012, 20:56
E como fica a garantia?

Daniel.Shimomoto
07/12/2012, 22:37
Tabeladosk;

Estive fora alguns dias...retornando ao forum hoje!

Eu acredito que não sentirá falta de "torque" (o correto, o termo correto é de potencia em baixas rotações) com pneus maiores.

Também não acredito em comprometimento do conjunto de transmissão com 69 kgf.m (a menos que você "chute o pau da barraca" e use o conjunto em sua plenitude como a combinação esforço de lama + carga pesada na caçamba).

CASO você sinta falta de potencia em baixas rpms (o que eu diria ser imposivel, especialmente em se tratando de F-250 Cummins e sobretudo remapeada), você ainda tem a opção de trocar o conjunto coroa e pinhão (mas ai tem que ser o dianteiro e o traseiro) por outro mais reduzido.

Amigo meu fez isso com o Troller dele: Quando colocou pneus 37", ao invés de remapear, ele aumentou a relação do diferencial para não perder desempenho nem comprometer a transmissão+ct+embreagem+diferencial. Foi a melhor alternativa para ele, uma vez que no Troller, o conjunto de transmissão trabalha muito no limite.

Neste caso, o "fusivel" do sistema fica sendo mesmo os semi-eixos, bem mais baratos se comparados a um cambio ou uma CT completa.

Abraços

Daniel.Shimomoto
08/12/2012, 00:25
E como fica a garantia?

Não fica...vai para o vinagre

Abs!!!

Tabeladosk
08/12/2012, 19:15
Nao tenho nem como agradecer a grande ajuda que voce Daniel em conjunto com os outros foristas me proporcionaram com seus conselhos!
bem...em função do remapeamento nao irei forcar muito a ford,irei trafegar por estradas de chão batido,sem exceder os limites seguros de velocidade,com carga a aprox de 1/2 da capacidade max da pkp e eventualmente irei enfrentar trechos com lama mediana.(acredito que com esse uso nao terei problemas muito sérios) vou ser mais rigoroso nas revisões conforme manual do proprietário,a garantia nao me interessa,é um carro bem manjado por aqui e boa parte dos mecânicos sao capacitados.

em relacao ao meu uso,e também por estética,vou por body lift da adams de 3" em relacao a isso vocês me recomendariam a troca do body a cada 2 ou 3 anos? E se essa elevação afetaria a suspensao,amortecedores.eles dariam fim de curso?

outra coisa em relacao aos pneus vou optar por mud ao invés do A/T,pois nao quero arriscar ficar atolado durante a noite com um carro de quase 3 toneladas.gostaria de saber a opinião dos Sr.s em relacao a essa modificações.agradeço novamente a atenção.att

Tabeladosk
13/12/2012, 17:52
Ainda no assunto....no caso se os semi-eixos viram o fusível do sistema,eu corro o risco de em alta velocidade ver minha roda dianteiro ou traseira sair devido a quebra do mesmo?uma substituição seria recomendada? Talvez o semi-eixo importado das f series a diesel?att

Tabeladosk
03/01/2013, 13:25
Depois de ler alguns tópicos e dar uma pesquisada resolvi,recorrer aos foristas para aconselhamento.bem devido ao medo de moer tudo na caixa de transmissão m função do aumento de torque para 70kgfm tendo em vista que a ZF da f-250 BR aguenta so ate 58,resolvi buscariam alternativa fora e achei o modelo ZF s5-42 manual de 6 velocidade que equipa ou equipava as f-250 dos EUA motor diesel 6.7,gostaria de saber se na opiniao de voces seria viável essa adaptação e o que mais teria que adquirir,tipo embreagem,cardã etc acredito que os diferencias nao seria necessário substituir.bem é isso,eu pretendo ficar com o carro 6 anos ou + e queria deixar do meu modo. 270 cv e 70kgfm com essas alterações para evitar dor de cabeça.obrigado a todos

hugocsl
03/01/2013, 13:51
Vc só vei precisar trocar eixos se vc tiver que trocar a CT por uma que tenha as saídas diferentes da sua. Tipo assim vc pode ter uma CT com saída para direita, mas o seu eixo tem a "bola" na esquerda, ai fudeu, pois não tem como ligar o cardão da CT até o eixo entende.... Além disso seria bom vc ver se seu eixo traseiro é flutuante para evitar esse problema de perder a roda caso a ponte de eixo quebre.

[]´s

Tabeladosk
04/01/2013, 11:53
Entendo,eu troquei os nomes.seria mais ou menos assim,,sei que o cambio da f-250 nao aguenta 70 de torque então eu queria saber se seria possível adptar o cambio + T-case + c.embreagem das f-250 de 99-2007 dos EUA se sim isso resolveria o risco de moer o conjunto,presumindo que o cummins agüentaria os 300cv + o torque de 70.disponibilizo de 30 mil para as adaptações.

agradeco a atenção.

Edintruder
04/01/2013, 20:56
Tabeladosk, acho que basta não dar trancos na transmissão que não quebrará nada. Essa caixa não é tão fraca assim como estás pensando. Só troca se quebrar. Já, para quebrar o eixo ou diferencial, basta começar a derreter ela com peso em cima. É muito comum o pessoal meter chip e repotenciar esses motores e a transmissão nunca incomodar.

Daniel.Shimomoto
04/01/2013, 21:53
Tabeladosk, acho que basta não dar trancos na transmissão que não quebrará nada. Essa caixa não é tão fraca assim como estás pensando. Só troca se quebrar. Já, para quebrar o eixo ou diferencial, basta começar a derreter ela com peso em cima. É muito comum o pessoal meter chip e repotenciar esses motores e a transmissão nunca incomodar.

x2!!!

O problema grave é que tem muita gente que repotencia o carro e pensa que tem um tanque de guerra nas mãos. Ai põe peso indiscriminadamente, força em demasia a transmissão achando que tem um bi-trem e de quebra desatola todas as carretas da transamazonica.

Ai neste caso, a transmissão estoura mesmo....

Abs!!!

Tabeladosk
05/01/2013, 14:45
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.........O pior é que tem mesmo,nego querendo mostrar a força da bixa desatolando deus e o mundo.rapaz...graças a deus,meu uso nao vai ser por esse lado.agora to bem mais tranquilo,eu gosto de saber que quando eu precisar vou ter disponível,por isso quero remapear e modifica-la,realmente...depois desse esclarecimento acredito que com meu uso e manutenção correta nao vai ter problema.agradeço a todos que ajudaram,pela atenção e paciência.

Tabeladosk
16/01/2013, 20:29
Pessoal,depois de uma "pesquisas" pela net descobri a território 4x4.gostaria de saber de voces se eles ainda estão fazendo a preparação de f-250/350 e 4000 para o rally dos sertões.tentei entrar em contato com eles mas nao fui correspondido.gostaria de saber a opiniao de voces sobre esse investimento,tipo 2 amortecedores por roda,opção de dana 80 na traseira flutuante nao sei se eles fazem a troca da caixa de marcha por uma mais resistente...sei que eles substituem a caixa de transferencia por uma com seleção manual,achei show isso.att