Ver Versão Completa : Pajerinho 3 portas 4x4 3.0 V6 com GNV esquentando - O que fazer?
Carlos Alberto Moura
25/11/2012, 23:01
Comprei um Pajerinho 4x4, 3 portas 3.0 V6 97 automática a Gasolina e Gás Natural, e ela está esquentando quando passo muito tempo parado em engarrafamentos, quando está andando tudo bem, já mandei varetar o radiador, já coloquei a válvula termostática (que já havia sido tirada) e tampa do radiador nova, o que posso fazer para acabar com isso? A temperatura fica oscilando entre o meio e sobe 50% acima da metade, é normal por ser a gás natural e também automática? Alguém pode me ajudar? Ainda não curti o carrinho que é muito gostoso de andar.
Abraço
Carlos AlbertoMoura
Recife - PE
Carlos
eu daria uma olhada na Bomba de agua. Está funcionando ? Outra coisa que as pessoas costumam fazer é trocar as velas e mudar o ponto de ignicao quando está com gas... Ele esquenta quando está so na Gasolina ?
Paulo_CW
26/11/2012, 16:29
Veja... o GNV nada tem haver com este aquecimento... Pajeros para sair da temperatura normal é bem dificil... a primeira atitude é a limpeza do sistema de arrefecimento.
Verifique o acoplamento viscoso do ventilador.
Carlos Alberto Moura
29/11/2012, 23:03
Carlos Alberto - Djalma, a bomba dágua está boa, troquei as velas, ele esquenta tanto na gasolina quanto no GNV, e esse ponto de ignição, é o que? Obrigado pelas dicas!!! Abraço
eu daria uma olhada na Bomba de agua. Está funcionando ? Outra coisa que as pessoas costumam fazer é trocar as velas e mudar o ponto de ignicao quando está com gas... Ele esquenta quando está so na Gasolina ?[/QUOTE]
Carlos Alberto Moura
29/11/2012, 23:08
Carlos Alberto - Paulo, já mandei varetar o radiador, já coloquei a válvula termostática, agora vou mandar ver a embreagem viscosa do ventilador. Abraço!!!
Veja... o GNV nada tem haver com este aquecimento... Pajeros para sair da temperatura normal é bem dificil... a primeira atitude é a limpeza do sistema de arrefecimento.[/QUOTE]
Carlos Alberto Moura
29/11/2012, 23:13
Neto, ontem fui num mecânico que já trabalhou na Mitisubishi aqui em Recife e ele falou que o ideal é deixar o ventilador fixo, inutilizar o viscoso e regular melhor a válvula termostática, é o ideal mesmo? Tem prós e contras ou só prós? Abraço!!
Paulo_CW
30/11/2012, 09:28
Pra mim teu meca ja disse tudo... tudo pra eu nunca mais aperecer na frente dele....
O cara q manda travar o acoplamento viscoso assina o atestado de burrice em letras garrafais...............................
Carlos:
Não é uma boa ideia deixar o ventilador fixo. Parte da potência do motor será gasta para para manter o ventilador operando o tempo todo desnecessariamente. Haverá aumento do nível de ruido e do consumo de combustível.
Lembre-se que todos os fabricantes usam alguma solução para evitar a operação desnecessária do ventilador: embreagem viscosa ou eletroventilador.
O que ocorre é que ventiladores em automóveis tem baixa eficiência em virtude da limitações de espaço: para ser eficiente uma maquina de fluxo deve girar em baixa rotação o que resulta em aumento do tamanho para dada vazão.
Abraços
Neto
CesarMit
30/11/2012, 09:57
Como já dito, fica longe deste seu mecânico pois o cara tirou certificado de burrice com essas palavras e daqui a pouco vai pedir pra vc tirar a termostática.
Eu apostaria na limpeza geral do sistema de arrefecimento e no teste de bancada da termostática.
Carlos Alberto Moura
01/12/2012, 12:52
Carlos:
Não é uma boa ideia deixar o ventilador fixo. Parte da potência do motor será gasta para para manter o ventilador operando o tempo todo desnecessariamente. Haverá aumento do nível de ruido e do consumo de combustível.
Lembre-se que todos os fabricantes usam alguma solução para evitar a operação desnecessária do ventilador: embreagem viscosa ou eletroventilador.
O que ocorre é que ventiladores em automóveis tem baixa eficiência em virtude da limitações de espaço: para ser eficiente uma maquina de fluxo deve girar em baixa rotação o que resulta em aumento do tamanho para dada vazão.
Abraços
Neto
Neto, desculpa está te alugando Amigo, voltei então a estaca zero, a válvula termostática que foi colocada, não é original, não tinha no momento aqui na autorizada, é interessante ter a original no lugar? Muda muito? Tem alguma indicação quanto a temperatura que a mesma deve abrir, se não for original. Quando o carro passa do limite da temperatura, o arcondicionado não funciona, ele demora a pegar, tem que esfriar para pegar, é o terror, Recife tá 30º na sombra, daí Vc imagina a bronca. Abraço Amigo, bom final de semana!!!
Carlos Alberto Moura
01/12/2012, 12:57
Como já dito, fica longe deste seu mecânico pois o cara tirou certificado de burrice com essas palavras e daqui a pouco vai pedir pra vc tirar a termostática.
Eu apostaria na limpeza geral do sistema de arrefecimento e no teste de bancada da termostática.
César, como faz e quem faz este teste de bancada da termostática? Abraço!
Carlos Alberto Moura
01/12/2012, 12:57
Pra mim teu meca ja disse tudo... tudo pra eu nunca mais aperecer na frente dele....
O cara q manda travar o acoplamento viscoso assina o atestado de burrice em letras garrafais...............................
Valeu Paulo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Carlos Alberto Moura
01/12/2012, 13:00
Carlos
eu daria uma olhada na Bomba de agua. Está funcionando ? Outra coisa que as pessoas costumam fazer é trocar as velas e mudar o ponto de ignicao quando está com gas... Ele esquenta quando está so na Gasolina ?
Djalma, qual o profissional que faz e como faz para mudar o ponto de ignição quando está com GNV? Ponto de ignição de que? Desculpe, sou um pouco leigo nesses assuntos. Abraço.
Carlos Alberto Moura
01/12/2012, 13:02
Paulo, esse acoplamento viscoso faz manutenção? Troca alguma coisa dentro? Ele fica ruim com o tempo? Ou só trocando o ventilador todo? Aprox. R$ 1.200,00, se soubesse que resolveria, valia a pena o gasto. Valeu!!!
Carlos:
A especificação da válvula termo-estática do motor 6G72 é a seguinte:
Temperatura de abertura: 76,5C
Temperatura totalmente aberta: 90C
Abertura: 10mm ou mais
Eu costumo testar removendo a válvula do motor e colocando em uma vasilha com água. Usando um termômetro, esquento a água e observo a que temperatura a válvula abre.
Uma forma de testar o acoplamento viscoso é fazer o seguinte:
1. Com o motor frio E DESLIGADO, verifique se o ventilador gira livremente. (CUIDADO PARA NÃO PROVOCAR UM ACIDENTE)
2. Ligue o motor e de uma volta até ele atingir temperatura normal ou ligeiramente acima do normal. Tome cuidado para não deixar superaquecer e provocar danos no motor.
3. Com o motor ainda ligado, abra o capô e observe se o ventilador está girando bem rápido (eu sei, isto é relativo). Peça para alguém desligar o motor e observe se o ventilador para em menos de uma volta. Se parar, seu acoplamento viscoso está OK. Se continuar girando livremente da mesma forma que girava com o motor frio o acoplamento está com problema.
Espero ter ajudado.
Abraços
Neto