Ver Versão Completa : Acidente doméstico com a viatura - fica a dica
Alexandre Tietsche
24/11/2012, 22:48
Pessoal,
Hoje com a visita de alguns agregados aqui em casa consegui um tempinho livre longe dos meu filhos pequenos e fui dar uma mexida na viatura. Bom, estava tudo tranquilo deixei a porta traseira aberta porque minha maleta de ferramentas estava ali e fiquei fazendo alguns servicinhos básicos curtindo um som no carro. Como já fazia um certo tempo que a música estava tocando, fui dar uma partida no carro pra carregar a bateria e eis que deu a merda e poderia ter sido muito mais grave.
Minha viatura estava com a ré engatada em reduzida e não me atendei. Ao dar a partida, o carro deu aquele tranco típico de carro engatado só que pro meu azar o carro não morreu e sim ligou e saiu andando de ré sozinho pra trás.Logo atrás estava a hilux do meu sogro e a porta traseira que estava aberta quebrou o farol e entortou o capô do carro dele sem dó. Na hora deu um puta pânico porque foi uma fração de segundo que tive que raciocinar, primeira coisa voei pra dentro do carro e peguei no freio de mão e ao mesmo tempo houvia as pancadas e vidro quebrando, consegui então desengatar e desligar o carro. A sorte é que meu filho de 4 anos estava brincando dentro de casa pois volta e meia quando estou no carro ele fica no porta lavas mexendo nas ferramentas ou descobrindo como é escalar a escadinha da viatura, se ele estivesse atrás....não gosto nem de pensar.
Fica a dica. Cuidado ao deixar a reduzida engata, acredito que se tivesse no regime normal o carro teria morrido ao primeiro tranco.
Uma vacilada e um sábado a tarde poderia ter terminado em um acidente seríssimo.
Abs,
Alexandre
Caro amigo!
Sei bem o que passou!
Porém, em veículos a diesel, tanto em 1a quanto em 2a hi, anda mesmo, não pprecisa engrenar o low.
A dica, é sempre verificar a palanca do câmbio, certificar que está em neutro, sempre.
Outra dica.
Sempre, mais sempre que for jogar água no motor, deixe desengatado, pois um curto circuito pde ser inevitavel, e se for no relê da partida, liga o motor.
Sei, pois já passei pela situação da partida, ainda bem, que estava desengrenado.
Abraços.
Kim.
E oque aconteceu com a porta da land? estragou muito? ou foi danos maiores na hilux?
já me aconteceu uma vez, fui girar a chave pra fechar os vidros, pois estava pra chover, sem querer girei demais, o carro deu aquele "tranco", no susto voltei a posiçao da chave e desliguei o motor... quem tomou o maior susto acho que não foi eu, quando o motor ligou, apareceu do "nada" um cara debaixo da minha 90tinha.. provavelmente tava dando uma olhada por baixo da viatura, curioso é fogo! rsrs
Alexandre,
Tambem tenho dois meninos que adoram ficar por perto enquanto mexo na Land e sempre calço os pneus para evitar o inesperado.
TODO CUIDADO É POUCO!
abs,Sayegh
Alexandre, uma curiosidade: porque estava com a reduzida engatada na garagem de casa?
Também tenho um filho de 4 anos que sempre está por perto. Realmente precisamos ter muito cuidado com estas coisas.
Abs
Sergio
Alexandre Tietsche
25/11/2012, 10:39
Bom dia!
Primeiro corrigir uns erros graves de português (parar de acreditar nesse corretor).
*Atentei e não atendei
*OUVIA! e não houvia (com H é phoda)
Kim
Vivendo e aprendendo, esses dias mesmo minha bateria esgotou e descobri que dar tranco com a reduzida é bem mais simples.
Mizo92
Com a porta não aconteceu nada, achei que fosse empenar mas só fez uma pequena marquinha. Ela estava a 90 graus, então na batida ela não fechou e nem abriu mais ficou travada empurrando a Hilux pra trás.
VSayegh
Te falo uma coisa, nem com calço o carro ficaria no lugar. Pra você ter uma ideia nessa fração de segundo eu travei o freio de mão e o carro nem sentiu. A Hilux que estava atrás com freio de mão acionado também foi jogada uns 30 ou 40cm com as pancadas. Melhor coisa, não deixe reduzida ou melhor de tudo que foi a dica do colega Kim, a melhor coisa ainda mais com criança em casa é deixar no Neutro pois uma pancadinha na cabeça de uma criança de 4 anos poderia ser fatal.
Bello
Meu carro depois que coloquei a tranmissão com relação 1.22 da Ashcroft ficou fraco em pequenas manobras e saída em subidas e com isso toda vez que vou manobrar o carro ou entrar na garagem eu coloco reduzida apenas para dar uma economizada na embreagem. A ré estava engatada porque tinha trocado a câmera de ré e estava testando a imagem. Foi um negócio bobo toda vida que fiquei impressionado e achei que deveria compartilhar pra evitar uma tragédia. Prejuízo material fica em segundo plano.
Bom domingo!
Pessoal,
Tive um experiência parecida quando ainda era adolescente. Foi no carro do meu pai, uma Kombi. O carro tinha travado o cabo do acelerador (acelerado obviamente). Depois achar que tinha conseguido destravar o cabo do acelerador, dei a partida de fora do veículo com o braço enfiado pela janela. O motor funcionou, a marcha ré estava engatada, a Kombi saiu pulando e cantando pneu e bateu em outro carro estacionado há uns 10/15 metros. Felizmente, ninguém se machucou, mas, poderia ter sido uma tragédia.
Aprendi a nunca mais dar partida em qualquer carro sem estar sentado no banco do motorista, independente de qual seja a situação. Recomendo este mesmo procedimento a todos.
Abraços,
Moamed
renato vieira
25/11/2012, 20:20
Realmente preocupante. felizmente não houveram prejuízos alem do material.
Já há muitos anos que minhas viaturas são automáticas. Só acionam ignição em P ou N.
Lembro que tive uma Ranger mecânica que só acionava a ignição com a embreagem pressionada.
Será muito complicado para os "profs. Pardal" desenvolverem algo assim para outras viaturas? Em nome da segurança?
Abraços
Sempre vejo se está no Neutro, desengatado, antes de dar partida, principalmente nos tratores que eu uso pro trabalho, imagina se eu dou partida sem estar no banco do trator, e ele começa a andar... corro risco de ser atropelado.. é realmente perigoso.
Renato Franco
26/11/2012, 15:20
Sempre vejo se está no Neutro, desengatado, antes de dar partida, principalmente nos tratores que eu uso pro trabalho, imagina se eu dou partida sem estar no banco do trator, e ele começa a andar... corro risco de ser atropelado.. é realmente perigoso.
Oi pessoal,
Sei que a turma das Defenders não gosta da "modernidade" das Discovery, mas, entre outros dispositivos de segurança, ela não dá partida com o câmbio engatado e sem pisar no freio. SEm risco, portanto.
Abraços.
Renato ...aquele monte de fiozinhos tem que servir pra alguma coisa eheh
abraço
Renato Franco
26/11/2012, 23:10
Renato ...aquele monte de fiozinhos tem que servir pra alguma coisa eheh
abraço
E põe monte nisso, parece um ninho...
Se um dia der pau, nem inglês dá jeito.
Abs.
LeandroDelSanto
26/11/2012, 23:26
Meu pai já prensou um mecânico na parede assim! =P
O maluco concentrado mexendo no cofre do carro (uma Quantum), quando falou "funciona aí pra nois"... Meu pai deu a partida "pela janela", e a marcha estava engatada....
Foi apenas o "pulinho" e o carro apagou, causando apenas um hematoma na perna do cara...
Cagadinhas que valem a pena serem compartilhadas para que outros não dêem o mesmo vacilo, né!
Com certeza dos males o menor.