Conectar

Ver Versão Completa : Acidente doméstico com a viatura - fica a dica

Alexandre Tietsche
24/11/2012, 22:48
Pessoal,
Hoje com a visita de alguns agregados aqui em casa consegui um tempinho livre longe dos meu filhos pequenos e fui dar uma mexida na viatura. Bom, estava tudo tranquilo deixei a porta traseira aberta porque minha maleta de ferramentas estava ali e fiquei fazendo alguns servicinhos básicos curtindo um som no carro. Como já fazia um certo tempo que a música estava tocando, fui dar uma partida no carro pra carregar a bateria e eis que deu a merda e poderia ter sido muito mais grave.

Minha viatura estava com a ré engatada em reduzida e não me atendei. Ao dar a partida, o carro deu aquele tranco típico de carro engatado só que pro meu azar o carro não morreu e sim ligou e saiu andando de ré sozinho pra trás.Logo atrás estava a hilux do meu sogro e a porta traseira que estava aberta quebrou o farol e entortou o capô do carro dele sem dó. Na hora deu um puta pânico porque foi uma fração de segundo que tive que raciocinar, primeira coisa voei pra dentro do carro e peguei no freio de mão e ao mesmo tempo houvia as pancadas e vidro quebrando, consegui então desengatar e desligar o carro. A sorte é que meu filho de 4 anos estava brincando dentro de casa pois volta e meia quando estou no carro ele fica no porta lavas mexendo nas ferramentas ou descobrindo como é escalar a escadinha da viatura, se ele estivesse atrás....não gosto nem de pensar.

Fica a dica. Cuidado ao deixar a reduzida engata, acredito que se tivesse no regime normal o carro teria morrido ao primeiro tranco.
Uma vacilada e um sábado a tarde poderia ter terminado em um acidente seríssimo.

Abs,
Alexandre

Kim
24/11/2012, 23:40
Caro amigo!

Sei bem o que passou!

Porém, em veículos a diesel, tanto em 1a quanto em 2a hi, anda mesmo, não pprecisa engrenar o low.

A dica, é sempre verificar a palanca do câmbio, certificar que está em neutro, sempre.

Outra dica.

Sempre, mais sempre que for jogar água no motor, deixe desengatado, pois um curto circuito pde ser inevitavel, e se for no relê da partida, liga o motor.

Sei, pois já passei pela situação da partida, ainda bem, que estava desengrenado.

Abraços.

Kim.

mizo92
25/11/2012, 00:22
E oque aconteceu com a porta da land? estragou muito? ou foi danos maiores na hilux?
já me aconteceu uma vez, fui girar a chave pra fechar os vidros, pois estava pra chover, sem querer girei demais, o carro deu aquele "tranco", no susto voltei a posiçao da chave e desliguei o motor... quem tomou o maior susto acho que não foi eu, quando o motor ligou, apareceu do "nada" um cara debaixo da minha 90tinha.. provavelmente tava dando uma olhada por baixo da viatura, curioso é fogo! rsrs

VSayegh
25/11/2012, 02:03
Alexandre,
Tambem tenho dois meninos que adoram ficar por perto enquanto mexo na Land e sempre calço os pneus para evitar o inesperado.
TODO CUIDADO É POUCO!
abs,Sayegh

bello
25/11/2012, 08:20
Alexandre, uma curiosidade: porque estava com a reduzida engatada na garagem de casa?
Também tenho um filho de 4 anos que sempre está por perto. Realmente precisamos ter muito cuidado com estas coisas.
Abs
Sergio

Alexandre Tietsche
25/11/2012, 10:39
Bom dia!
Primeiro corrigir uns erros graves de português (parar de acreditar nesse corretor).
*Atentei e não atendei
*OUVIA! e não houvia (com H é phoda)

Kim
Vivendo e aprendendo, esses dias mesmo minha bateria esgotou e descobri que dar tranco com a reduzida é bem mais simples.

Mizo92
Com a porta não aconteceu nada, achei que fosse empenar mas só fez uma pequena marquinha. Ela estava a 90 graus, então na batida ela não fechou e nem abriu mais ficou travada empurrando a Hilux pra trás.

VSayegh
Te falo uma coisa, nem com calço o carro ficaria no lugar. Pra você ter uma ideia nessa fração de segundo eu travei o freio de mão e o carro nem sentiu. A Hilux que estava atrás com freio de mão acionado também foi jogada uns 30 ou 40cm com as pancadas. Melhor coisa, não deixe reduzida ou melhor de tudo que foi a dica do colega Kim, a melhor coisa ainda mais com criança em casa é deixar no Neutro pois uma pancadinha na cabeça de uma criança de 4 anos poderia ser fatal.

Bello
Meu carro depois que coloquei a tranmissão com relação 1.22 da Ashcroft ficou fraco em pequenas manobras e saída em subidas e com isso toda vez que vou manobrar o carro ou entrar na garagem eu coloco reduzida apenas para dar uma economizada na embreagem. A ré estava engatada porque tinha trocado a câmera de ré e estava testando a imagem. Foi um negócio bobo toda vida que fiquei impressionado e achei que deveria compartilhar pra evitar uma tragédia. Prejuízo material fica em segundo plano.

Bom domingo!

malit
25/11/2012, 13:21
Pessoal,
Tive um experiência parecida quando ainda era adolescente. Foi no carro do meu pai, uma Kombi. O carro tinha travado o cabo do acelerador (acelerado obviamente). Depois achar que tinha conseguido destravar o cabo do acelerador, dei a partida de fora do veículo com o braço enfiado pela janela. O motor funcionou, a marcha ré estava engatada, a Kombi saiu pulando e cantando pneu e bateu em outro carro estacionado há uns 10/15 metros. Felizmente, ninguém se machucou, mas, poderia ter sido uma tragédia.
Aprendi a nunca mais dar partida em qualquer carro sem estar sentado no banco do motorista, independente de qual seja a situação. Recomendo este mesmo procedimento a todos.
Abraços,
Moamed

renato vieira
25/11/2012, 20:20
Realmente preocupante. felizmente não houveram prejuízos alem do material.
Já há muitos anos que minhas viaturas são automáticas. Só acionam ignição em P ou N.
Lembro que tive uma Ranger mecânica que só acionava a ignição com a embreagem pressionada.
Será muito complicado para os "profs. Pardal" desenvolverem algo assim para outras viaturas? Em nome da segurança?
Abraços

mizo92
25/11/2012, 21:00
Sempre vejo se está no Neutro, desengatado, antes de dar partida, principalmente nos tratores que eu uso pro trabalho, imagina se eu dou partida sem estar no banco do trator, e ele começa a andar... corro risco de ser atropelado.. é realmente perigoso.

Renato Franco
26/11/2012, 15:20
Sempre vejo se está no Neutro, desengatado, antes de dar partida, principalmente nos tratores que eu uso pro trabalho, imagina se eu dou partida sem estar no banco do trator, e ele começa a andar... corro risco de ser atropelado.. é realmente perigoso.

Oi pessoal,

Sei que a turma das Defenders não gosta da "modernidade" das Discovery, mas, entre outros dispositivos de segurança, ela não dá partida com o câmbio engatado e sem pisar no freio. SEm risco, portanto.

Abraços.

Meccano
26/11/2012, 21:27
Renato ...aquele monte de fiozinhos tem que servir pra alguma coisa eheh
abraço

Renato Franco
26/11/2012, 23:10
Renato ...aquele monte de fiozinhos tem que servir pra alguma coisa eheh
abraço

E põe monte nisso, parece um ninho...

Se um dia der pau, nem inglês dá jeito.

Abs.

LeandroDelSanto
26/11/2012, 23:26
Meu pai já prensou um mecânico na parede assim! =P
O maluco concentrado mexendo no cofre do carro (uma Quantum), quando falou "funciona aí pra nois"... Meu pai deu a partida "pela janela", e a marcha estava engatada....

Foi apenas o "pulinho" e o carro apagou, causando apenas um hematoma na perna do cara...

Cagadinhas que valem a pena serem compartilhadas para que outros não dêem o mesmo vacilo, né!

climbr
27/11/2012, 07:40
Com certeza dos males o menor.