Ver Versão Completa : Alternador do Vectra de 120A instalação na Band
fabiano soriano
22/11/2012, 18:07
Fala Srs., boa tarde,
Meu alternador "original" que quando instalei o ar condicionado na band, tive que dar um Up de 45A para 60A nele, porém, sempre questionei o eletricista que fez a instalação do ar e fez o Up no alternador, que quando ligava o ar condicionado a corrente do carro ia de 12 para 8 e só quando eu tuchava o pé que a corrente subia de 8A para 10A aproximadamente.
Então, quando eu o questionava, ele somente dizia: " Não.....essas toyotona são assim mesmo....não tem uma que fica certinho nos 12A, sempre baixa um pouco"
Mas, não estava legal....uns dias atrás fiquei sem ligar a band por 1 semana e quando fui dar a partida.....cadê?
Então procurei outro eletricista e este me disse que o alternador não está carregando a bateria como deveria, pois, para manter a carga completa, com ar condicionado, faróis, som e milhas ligados, a corrente deve-se manter entre 13,4A ~ 14A (medidos no multimetro em um corolla). E quando medimos na minha band em marcha lenta dava 12,8A e acelerando ficava entre 13 ~ 13,2A.
Por isso, resolvi instalar um alternador que aguente todos estes itens da band como ar condicionado, 4 milhas, som, dvd, solenóides corta combustível, etc....
A pergunta é a seguinte.....quem já fez a instalação do alternador do vectra de 120A poderia me dizer se tiveram muita dor de cabeça pra instalar\adaptar, tipo o eixo do alternador do vectra é da mesma medida do original da band para instalar a polia 2 vias em "V"?
Afixação do alternador é plug 'n play? teve que refazer o suporte, como o fez?
Por favor, mostre-nos como foram as instalações e as impressões que tiveram, se possível com fotos.
Abrass, Valeu!!!
Fabiano
Carlo Pecca
22/11/2012, 20:27
.cara, esta eu vou acompanhar bem de perto.
Fabiano... BOA SORTE!!!!
na minha branquinha foi adaptado o alternador do golf que acredito ser o msmo do vectra, e tranquilo so e trocar a polia e o engate servico rapido... mais facil ainada e o do corola mais antigo e so tirara um e colocar o outro....
fabiano soriano
22/11/2012, 23:02
Ohhhh Dudu, que notícia boa!!!
Então o eixo destes 2 alternadores que vc comentou (golf e corolla antigo) encaixam perfeitamente na polia de 2 canais da band?
posta umas fotos pra nós!!!
Abrass
Fabiano
bandoleiro
22/11/2012, 23:35
Utilizo o alternador do vectra de 120 A no om 364. encaixa sem grandes problemas, só precisei ajustar a posição com duas arruelas, retirar a polia poli V, tornear um pouco a polia original e colocar. 120 A funcionando bem a 4 anos.
Na minha com motor om314 eu usava o do omega,mas a polia não ficava alinhada e a correia gastava rápido e assoviava, tentei ajustar com arruelas de calço mas não deu certo, acabei trocando pelo do caminhão mercedes,o eletricista disse que é do caminhão MB "bicudinho" além de ficar muito bom ele já tem a saída para o contagiro
fabiano soriano
23/11/2012, 15:00
382146
Bom, pelo jeito temos várias opções de alternadores melhores para band's equipadas com vários itens de consumo elétrico, tipo, ar condicionado, milhas grandes, som, dvd, solenóides e outros....
Com 90A temos estas opções de alternadores:
1-Golf
2-Corolla antigo (até quel ano?)
Com 120A temos opção de alternadores:
1-Vectra
2-Omega (porém com dificuldade de alinhamento entre polias)
Pessoal, se puderem postar as fotos destas adaptações de alternadores seria legal, estou anexando uma foto do meu alternador que era de 45A, que foi melhorado para 60A, com a mesma carcaça, desculpe pela péssima foto, mas não tenho espaço livre quase nenhum para chegar no alternador.
Abrass
Fabiano
eu me referi no motor 14b, mas alternador nao tem segredo e so trocar a polia por polia a...
no meu toyota com motor MB608 acabei detroca o original por um do tempra, com relaçao a polia encaixa perfeitamente.
so precisei refazer o suporte no motor( coisa simples) eu mesmo fiz.
fabiano soriano
28/11/2012, 18:38
Utilizo o alternador do vectra de 120 A no om 364. encaixa sem grandes problemas, só precisei ajustar a posição com duas arruelas, retirar a polia poli V, tornear um pouco a polia original e colocar. 120 A funcionando bem a 4 anos.
Bandoleiro, como vai
Vc poderia postar umas fotos do alternador instalado no seu motor 364?
Estou comprando um novo do vectra de 120A da marca denso, por R$ 408,00 e se pudesse mandar algumas fotos ajudaria bastante.
Abrass
Fabiano
fabiano soriano
07/12/2012, 23:50
Fala pessoal,
fiz a 1ª tentativa de instalar o alternador do vectra de 120A no meu motor 314/S, o eixo do alternador é do mesmo diametro do original, então basta tirar a polia do vectra e montar a polia de 2 canais em V da band, sem erro.
A fixação do suporte original da band que fica junto ao coxim do motor, encaixa bem no alternador do vectra, mas.......hehehhehe, daí para frente é o problema, o alinhamento das polias fica desalinhado....rsrsrsrs, cerca de 2 dedos de diferença, então, para que a adaptação funcione, vou fazer um suporte novo que sobreponha o suporte original.
Tiramos as fotos, mas não estou com elas no momento, quando as tiver, mostro o desalinhamento.
Abrass
Fabiano
Junior Toyota
08/12/2012, 09:37
Fala Fabiano,Blz!!!
Voce comprou em onde o alternador??Coloque as fotos que pretendo fazer o mesmo na minha Band.....
Abraço
Junior
fabiano soriano
08/12/2012, 18:38
Fala Junior,
comprei nessa loja Horizonte auto peças, tudo em injeção eletrônica, carburadores e peças em geral. (http://www.autopecashorizonte.com.br/)
Assim que pegar as fotos, eu posto aqui, das dificuldades e das soluções....se vierem...hehehe
Valeu
Abrass
Fabiano
Junior Toyota
09/12/2012, 17:49
Ok Fabiano,
Fico no aguardo!!!!!
Abraço
Junior
fabiano soriano
22/12/2012, 00:10
386450386451
Fala pessoal, com relação a adaptação do alternador de 120A do vectra da denso no motor 314/S, estou enviando algumas fotos da instalação do alternador do vectra, sem alterar nada, colocando-o no mesmo lugar do original.
Vcs podem observar que não há alinhamento algum das polias.
Para mim, o legal é fazer a adaptação, mas, com a possibilidade de voltar o original caso necessário, por isso, não quis cortar, soldar, repuxar nada do suporte original.
fabiano soriano
22/12/2012, 00:17
Mas, aos interessados....a adaptação deu certo, não alteramos o suporte original e acrescentamos um suporte sobreposto, para poder trazer o alternador para frente e alinhado com as outras polias.
Assim que tiver as outras fotos, irei postar pra vcsa.
Abrass.
Fabiano
Junior Toyota
22/12/2012, 09:37
Ok Fabiano,
Boa noticia......Fico no aguardo das fotos finalizadas...
Abraço
Junior
fabiano soriano
24/12/2012, 19:52
Segue o alternador montado e alinhado, o suporte que foi feito também está em anexo, muito simples, por sinal, depois de pronto tudo é fácil.....hehehehe, mas o que se teve que fazer é verificar o "gap" que tinha da posição do suporte original, e fazer um "sobre-suporte" na distância correta do alinhamento.
Fucionando muito bem, já senti a diferença na partida.....bateu a chave o bixo já sai berrando..hehehehe a única coisa que preciso ajustar é o contagiro que por ser alternado diferente do original o conta giro não está funcionando. Mas do mais é só alegria, agora percebo a voltagem do relógio acima de 12V direto, o que antes apenas chegava em 12V e mesmo assim não carregava direito.
386786386787386788386789386790386791386792
E feliz Natal á todos....muita paz e alegria no coração.
Abrass
Fabiano
Junior Toyota
26/12/2012, 08:48
Fabiano,
Legal as fotos....
Esse alternador tem a saida 'W"??È esta saida que vai para o conta-giro.....
Abraço
Junior
mecamaniaco
26/12/2012, 09:30
Segue o alternador montado e alinhado, o suporte que foi feito também está em anexo, muito simples, por sinal, depois de pronto tudo é fácil.....hehehehe, mas o que se teve que fazer é verificar o "gap" que tinha da posição do suporte original, e fazer um "sobre-suporte" na distância correta do alinhamento.
Fucionando muito bem, já senti a diferença na partida.....bateu a chave o bixo já sai berrando..hehehehe a única coisa que preciso ajustar é o contagiro que por ser alternado diferente do original o conta giro não está funcionando. Mas do mais é só alegria, agora percebo a voltagem do relógio acima de 12V direto, o que antes apenas chegava em 12V e mesmo assim não carregava direito.
386786386787386788386789386790386791386792
E feliz Natal á todos....muita paz e alegria no coração.
Abrass
Fabiano
Muito legal, trabalho muito bem executado, parabéns! Me deu ânimo para encarar essa empreitada!
fabiano soriano
26/12/2012, 21:38
Fala Junior, essa saída "W" eu vou checar se tem, quem tiver afim de fazer a adaptação, o mecânico que fez o trabalho foi o Guilherme lá da sollo 4WD do João.
Fala Mecamaníaco, ficou muito bom mesmo, andando com a band agora, até o marcador de combustível está funcionando direito e não fiz nada relacionado a aferição de instrumentos, somente o "power" no alternador.
Agora resolvi muitos problemas que tinha quando ligava o ar condicionado com som ligado, na chuva, com farol e milha, etc. O farol parecia uma vela, o som rachava com volume não tão alto, o ar não gelava direito e o acendedor de cigarros, não funcionava. Mas agora minha band mudou!!! tudo funciona perfeitamente, percebi tudo funcionar melhor, faróis mais fortes, ar gelando, som claro e limpo......até as goteiras no pé desapareceram!!!! huuahuaauhauha brincadeiras a parte, ficou nota 10!!!
Abrass
Fabiano
MarcioNatal
30/12/2012, 19:11
Fala Junior, essa saída "W" eu vou checar se tem, quem tiver afim de fazer a adaptação, o mecânico que fez o trabalho foi o Guilherme lá da sollo 4WD do João.
Fala Mecamaníaco, ficou muito bom mesmo, andando com a band agora, até o marcador de combustível está funcionando direito e não fiz nada relacionado a aferição de instrumentos, somente o "power" no alternador.
Agora resolvi muitos problemas que tinha quando ligava o ar condicionado com som ligado, na chuva, com farol e milha, etc. O farol parecia uma vela, o som rachava com volume não tão alto, o ar não gelava direito e o acendedor de cigarros, não funcionava. Mas agora minha band mudou!!! tudo funciona perfeitamente, percebi tudo funcionar melhor, faróis mais fortes, ar gelando, som claro e limpo......até as goteiras no pé desapareceram!!!! huuahuaauhauha brincadeiras a parte, ficou nota 10!!!
Abrass
Fabiano
Boa tarde turma.
Fabiano, estou com um alternador igual a esse seu para adaptar. Agora a coisa ficou mais fácil, você entregando assim pra gente tudo mastigadinho!!!http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.png
Gostaria de dar uma contribuição quanto à saída "W". Pesquisando aqui mesmo no 4x4BRASIL, achei no fórum da turma do Land Rover um tópico sobre de onde tirar o fio para conseguir essa saída para o conta-giro. Veja que o alternador é o mesmo, embora a amperagem seja menor(75A). Qualquer um dos três pontos com os contornos em vermelho, pode ser usado.http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon11.png
387342
Qualquer dúvida, favor ver o tópico completo em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/34158-alternador-defender-10.html
Um abraço a todos e 2013 de muita Paz e Saúde!!
Márcio Humberto
Ardidas///
30/12/2012, 21:54
Mas, aos interessados....a adaptação deu certo, não alteramos o suporte original e acrescentamos um suporte sobreposto, para poder trazer o alternador para frente e alinhado com as outras polias.
Assim que tiver as outras fotos, irei postar pra vcsa.
Abrass.
Fabiano
Fabiano, A Hélice da sua Band é dos MB´s de 6cc? 10 pás?
fabiano soriano
31/12/2012, 13:04
Boa tarde turma.
Fabiano, estou com um alternador igual a esse seu para adaptar. Agora a coisa ficou mais fácil, você entregando assim pra gente tudo mastigadinho!!!http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon7.png
Gostaria de dar uma contribuição quanto à saída "W". Pesquisando aqui mesmo no 4x4BRASIL, achei no fórum da turma do Land Rover um tópico sobre de onde tirar o fio para conseguir essa saída para o conta-giro. Veja que o alternador é o mesmo, embora a amperagem seja menor(75A). Qualquer um dos três pontos com os contornos em vermelho, pode ser usado.http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon11.png
387342
Qualquer dúvida, favor ver o tópico completo em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/34158-alternador-defender-10.html
Um abraço a todos e 2013 de muita Paz e Saúde!!
Márcio Humberto
Fala Márcio, valew pela ajuda meu amigo!!!
legal saber que te ajudei com o suporte do alternador de 120A, tem gente aqui que já está usando à 4 anos este modelo de alternador e está firme e forte, acho que pelo fato do giro do motor da band ser menor que o do vectra, o alternador pode durar bastante na band.
Aliás, quero te parabenizar pela reforma com a band longa de fibra, show de bola 4 portas.....sonho, já tive uma longa e pensava muito na praticidade e conforto das 4 portas......abra um tópico da reforma!!!
Abrass e feliz 2013!!!
Nos vemos por ai..
Fabiano
fabiano soriano
31/12/2012, 13:15
Fala Ardidas,
segue info da hélice:
Então a hélice de 8 pás em alumínio é do motor mercedez 366, o diametro de ponta a ponta e de 495mm, não é igual a de plástico de 10 pás, que tem que cortar um pedaço e ajustar.
Paguei R$150,00 :confused:, mas para eu ficar tranquilo teve que ser assim.
Obs.: Tem uma outra hélice 8 pás em alumínio também que é mais barata (R$ 110,00) do motor 1113(se não me engano) e mede 520mm não dá pra instalar, porque o diametro do furo do eixo é de 28mm e o eixo do motor om 314/s é de 35mm, que tem que ser esta do 366.
AVIZBATISTA
31/12/2012, 17:58
382146
Bom, pelo jeito temos várias opções de alternadores melhores para band's equipadas com vários itens de consumo elétrico, tipo, ar condicionado, milhas grandes, som, dvd, solenóides e outros....
Com 90A temos estas opções de alternadores:
1-Golf
2-Corolla antigo (até quel ano?)
Com 120A temos opção de alternadores:
1-Vectra
2-Omega (porém com dificuldade de alinhamento entre polias)
Pessoal, se puderem postar as fotos destas adaptações de alternadores seria legal, estou anexando uma foto do meu alternador que era de 45A, que foi melhorado para 60A, com a mesma carcaça, desculpe pela péssima foto, mas não tenho espaço livre quase nenhum para chegar no alternador.
Abrass
Fabiano
Toyoteiros,
A pouco comprei uma bateria Moura de 150amp para a minha Band85 OM-314, contudo, não fiz qq tipo de mudança relacionada ao alternador, que é o original. Sendo assim, pergunto que tipo de alterações devo fazer, se (no momento) não possuo ar-condicionado instalado?
mecamaniaco
31/12/2012, 18:12
Toyoteiros,
A pouco comprei uma bateria Moura de 150amp para a minha Band85 OM-314, contudo, não fiz qq tipo de mudança relacionada ao alternador, que é o original. Sendo assim, pergunto que tipo de alterações devo fazer, se (no momento) não possuo ar-condicionado instalado?
Caso seu alternador esteja bom, sugiro que não faça mudança alguma!!! Espere estragar para só então troca-lo!
fabiano soriano
31/12/2012, 20:23
Felipe Batista, beleza?
Como disse o Mecamaniaco, se o alternador original estiver bala, não há necessidade de adaptação, mas, obviamente que se vc tem um alternador com uma capacidade grande, vc "salva" a bateria de trabalhar no talo....e isso acarretará em uma vida útil da bateria maior do que seria normalmente.
Agora, para saber se seu alternador está bala, deve-se medir com multímetro a voltagem que sai do alternador, que deve dar de 13,4V ~ 14V.
Abrass e feliz 2013 para todos!!!
Paz no coração e alegria de viver!!!
Fabiano
Feliz 2013 a todos... e muita atividade com as Toys
Ola a todos, qual seria o alternador ideal para o om364 turbinado e intercoller, ar condicionado guincho eletrico farois de milha, som, alternador original de 35amp como to mechendo acho que preciso ver este item (alternador) o eletricista aqui sugeril um alternador de 90amp do mercedes (novo R$ 600,00) e so tirar e colocar, aceito sugestoes.
titanium
17/01/2013, 17:59
Birac, Qual mercedes seria esse?
Caminhão?
MB 709, 710, 608??
É plug`n`play??? Ou tem que mexer na relação (polia)?
Ola a todos, qual seria o alternador ideal para o om364 turbinado e intercoller, ar condicionado guincho eletrico farois de milha, som, alternador original de 35amp como to mechendo acho que preciso ver este item (alternador) o eletricista aqui sugeril um alternador de 90amp do mercedes (novo R$ 600,00) e so tirar e colocar, aceito sugestoes.
È exatamente o alternador que eu uso na minha, do mercedes bicudinho e já tem saida para contagiro,cabe no suporte e foi necessário arruelas atrás da polia para um pequeno alinhamento da correia
Bom dia, titanium o alternador e plug play, a polia tira do meu e coloca no novo com relação ao modelo e o mb 1620 semi eletronico e o 1418 que segundo o eletricista utliliza este modelo de alternador.
helder.dir
21/12/2013, 16:27
Reativando:
Estou colocando o Ar-Cond. na minha band OM314S, e a um ano eu instalei a bateria de 150 amperes, porém quando eu ligava a milha (e isso fazia com que eu nao usasse as milhas..., era sempre so pra ver algo e já dfesligava) a luz da bateria começava a ascender mto lentamente e o amperimetro caia um pouco, ou seja, nao estava carregando o suficiente, estou correto néé?!?!
Enfim, agora já estou imaginando que ao instalar o Ar-Cond. isso me trará problemas...., qual alternador voces aconselham pra essa bateria + toda a parafernalha de milhas, som e etc...?
Abraçoss
fabiano soriano
22/12/2013, 12:23
Reativando:
Estou colocando o Ar-Cond. na minha band OM314S, e a um ano eu instalei a bateria de 150 amperes, porém quando eu ligava a milha (e isso fazia com que eu nao usasse as milhas..., era sempre so pra ver algo e já dfesligava) a luz da bateria começava a ascender mto lentamente e o amperimetro caia um pouco, ou seja, nao estava carregando o suficiente, estou correto néé?!?!
Enfim, agora já estou imaginando que ao instalar o Ar-Cond. isso me trará problemas...., qual alternador voces aconselham pra essa bateria + toda a parafernalha de milhas, som e etc...?
Abraçoss
helder,
Como vc vai ter muito uso de corrente, com AC, milhas, som, etc...e o alernador original da sua band é de 60~65A, vc precisa de mais capacidade certo?
Então o alternador do Vectra de 120A vai melhorar e muito essa capacidade de recarga da sua bateria. Na minha band usei esse e não tive mais problemas, a adaptação é bem simples, conforme vc pode ver nas fotos do tópico.
Uso a band todo dia, viagens e trilhas....ontem mesmo fomos a trilha da pamonha, tava o bicho hehehe e o alternador ficou desse jeito e não da nenhum problema.
helder.dir
23/12/2013, 00:30
Vlw amigooo...
Hj bem cedo eu ja tenho que providenciar uma helice pois a antiga, ao passar num buraco e apos quebrar a barra do radiador, a mesma quebrou uma pa..., agora eu vou aproveitar pra aumentar o numero de pas..., depois disso tdo tbm irei atras do alternador...
Vlw pela dicaaaa!!!
Obs. Formatei o note hj e o modelo de teclado que ficou na formatacao nao esta saindo os acentos e pontuacoes....hehehehe
helder.dir
25/12/2013, 14:28
Pessoal, outra questao...
Ouvi dizer que tem como aumentar a capacidade de amperagem do meu proprio alternador..., é aconselhavel..., vcs sabem qual seria o maximo de amperagem que o meu proprio alternador consegue atingir (qdo trocar as peças)....?
Outra questao, o alternador do vectra/astra tem o mesmo formato externo (tamanho, largura e furaçao para fixaçao), tem a mesma casca que o meu original da band ou é diferente? Pergunto isso pq o meu compressor é fixado utilizando o mesmo parafuso do alternador..., logicamente q alem desse parafuso ele é fixado por um suporte suplementar..., vejam a foto da fixacao pelo mesmo parafuso....
444616
Feliz Natal a todos!!!
Ótimo ano novo pra nós..., q possamos conquistar tdo que queremos, inclusive em nossas viaturas...hehehe
Wanderband
27/12/2013, 15:35
Pessoal, outra questao...
Ouvi dizer que tem como aumentar a capacidade de amperagem do meu proprio alternador..., é aconselhavel..., vcs sabem qual seria o maximo de amperagem que o meu proprio alternador consegue atingir (qdo trocar as peças)....?
Outra questao, o alternador do vectra/astra tem o mesmo formato externo (tamanho, largura e furaçao para fixaçao), tem a mesma casca que o meu original da band ou é diferente? Pergunto isso pq o meu compressor é fixado utilizando o mesmo parafuso do alternador..., logicamente q alem desse parafuso ele é fixado por um suporte suplementar..., vejam a foto da fixacao pelo mesmo parafuso....
444616
Feliz Natal a todos!!!
Ótimo ano novo pra nós..., q possamos conquistar tdo que queremos, inclusive em nossas viaturas...hehehe
Olá Helder, tem como sim aumentar a amperagem, porém vai somente até 55A (pelo menos foi o que o eletricista que fez a minha falou). Fiz o serviço mas não gostei, não sabia que poderia adaptar o do VECTRA de 120A. Vou retirar o alternador de 55A que coloquei no meu jipe que tem AC e vou colocar um do vectra com 120A. Vou aproveitar o de 55A na Picape que não tem AC (por enquanto). rsrsr.
Valeu camarada!444829
helder.dir
29/12/2013, 05:53
Wanderband...., obrigado pela informaçao.
Entao, momentaneamente eu nao trocarei o alternador...., vou usar o que esta até ver o q vai dar...hehehe, depois qdo der zica eu colocarei o do vectra q todos falam...., ja q entre gastar com aumentar o meu proprio alternador e por o do vectra vou nessa ultima hipotese.
Outra coisa, eu percebo q qdo eu ligo uma milha grande q eu tenho aqui, a luz da bateria vai ascendendo sutilmente..., isso é indicio q o alternador nao esta conseguindo carregar a bateria..., ou melhor dizendo, que uma relaçao saida e retorno (alternador) de energia a mesma está mais saindo do q pelo menos empatando...?
Abraçooo e um otimo ano novo!!
Que Deus esteja conoscoo!!!!
tem o alternador do gol de 90 amp tbm... o correto seria somar o consumo pra chegar a um valor mais correto, um alternador mais potente tbm consome mais energia do motor... ar condicionado consome pouca energia, o que realmente consome energia sao lampadas, uma opcao barata e substituir as lampadas das lanternas traseiras, pisca painel, salao, pingo por lampadas de led comprando no DX sai barato, alem de diminuir o consumo poupa a fiacao tbm
Na verdade o que consome energia no ar é o ventilador, pois o compresor é acionado pelo motor.
Se a idéia é ter guincho elétrico e uma lavoura de faróis.... - Não tem saída.
Bateria e alternador grandes. O consumo das lâmpadas de lanternas e painel não chega a fazer diferença. Porém, LEd sempre consome menos e fica mais bonito.
Xenom nos farois pricipais ajudam muito. São mais eficientes e consomem pouco (35W).
Em todos os meus carros tenho Xenon de 4300K(luz bem branca).
MarcioNatal
29/12/2013, 17:49
Fala Dimasi, boa tarde.
Sempre esquecemos da embreagem/bobina do compressor! Quando em uso, a bobina(12 volts) tem um consumo de corrente na ordem de 2,5 a 4,5 amperes, para manter o compressor funcionando, com a embreagem acoplada.
Um abraço e 2014 com muita Saúde e Paz!
Márcio Humberto
Se a idéia é ter guincho elétrico e uma lavoura de faróis.... - Não tem saída.
Bateria e alternador grandes. O consumo das lâmpadas de lanternas e painel não chega a fazer diferença. Porém, LEd sempre consome menos e fica mais bonito.
Xenom nos farois pricipais ajudam muito. São mais eficientes e consomem pouco (35W).
Em todos os meus carros tenho Xenon de 4300K(luz bem branca).
pimenta nos olhos dos outros e refresco rsrsrs
Wanderband
29/12/2013, 20:49
Alternador aguardando a instalação... Comprei o de 120Ah pois foi o primeiro que achei e já tem um esquema de adaptação muito bom feito pelo companheiro Fabiano Soriano no inicio desse tópico.
445048
Alternador aguardando a instalação... Comprei o de 120Ah pois foi o primeiro que achei e já tem um esquema de adaptação muito bom feito pelo companheiro Fabiano Soriano no inicio desse tópico.
445048amanha estarei montando a caixa de marcha da minha toyota se tiver da um pulo no meu galpao eu celular e 99848834, um abraco
e o contagiros como fica nesta adaptacao?
hercilio.neto
30/12/2013, 10:03
e o contagiros como fica nesta adaptacao?
Huumm!
Boa pergunta.
MarcioNatal
30/12/2013, 10:28
Huumm!
Boa pergunta.
Bom dia.
Aqui tem explicando de onde "tirar" a ligação para o "W" do contagiros. Já testei e funciona.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/112721-alternador-do-vectra-de-120a-instalacao-na-band.html#post1840401
Tirado daqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/34158-alternador-defender-4.html#post1753162
Abraços e 2014 com Saúde e Paz para todos.
Márcio Humberto
Bom dia.
Aqui tem explicando de onde "tirar" a ligação para o "W" do contagiros. Já testei e funciona.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/112721-alternador-do-vectra-de-120a-instalacao-na-band.html#post1840401
Tirado daqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/34158-alternador-defender-4.html#post1753162
Márcio Humberto
Minha duvida, será que funcionara corretamente? o alternador de um motor a gasolina, (deve) exigir uma rotação maior (polia menor = rotação maior)
MarcioNatal
30/12/2013, 14:00
Para o contagiros medir a rotação correta do motor, basta usar a mesma polia do alternador original da Band. Qualquer torneiro faz essa adaptação.
Para o alternador gerar, apagou a luz no painel, já está gerando, independente do motor ser de baixa ou alta rotação, gasolina ou diesel.
Abraço.
Márcio Humberto
Wanderband
30/12/2013, 15:10
amanha estarei montando a caixa de marcha da minha toyota se tiver da um pulo no meu galpão eu celular e 99848834, um abraco
Ok Dudu, anotei seu Tel. Não estou em PVH. Quando eu for ai, passarei por ai para trocarmos uma idéia e conhecer sua frota! rsrsr
Seu D-60 é 4x4?
Wanderband
30/12/2013, 15:12
Bom dia.
Tirado daqui:
Márcio Humberto
Valeu Márcio!! Show de bola!!
Ok Dudu, anotei seu Tel. Não estou em PVH. Quando eu for ai, passarei por ai para trocarmos uma idéia e conhecer sua frota! rsrsr
Seu D-60 é 4x4?
è sim tracao engesa
Wanderband
09/01/2014, 14:28
Para o contagiros medir a rotação correta do motor, basta usar a mesma polia do alternador original da Band. Qualquer torneiro faz essa adaptação.
Para o alternador gerar, apagou a luz no painel, já está gerando, independente do motor ser de baixa ou alta rotação, gasolina ou diesel.
Abraço.
Márcio Humberto
Pessoal, achei no site da Bosch as dimensões das polias dos alternadores, então para dirimir nossas dúvidas aqui vão elas:
Polia ORIGINAL para BAND com motor OM 314 ou 364, tem 98,3 milímetros de de diâmetro de borda a borda.
446322
Só complementando para quem vai utilizar o alternador do vectra de 120A, a medida do eixo onde vai a polia tem 17 milímetros.
446323
Vou tentar fazer funcionar com o malfadado WILITEC a saída W do alternador do vectra com polia dupla original da BAND com 98,3 milímetros de diâmetro... Depois posto o resultado...
LEONELO FORTINI
09/01/2014, 14:50
Pessoal, achei no site da Bosch as dimensões das polias dos alternadores, então para dirimir nossas dúvidas aqui vão elas:
Polia ORIGINAL para BAND com motor OM 314 ou 364, tem 98,3 milímetros de de diâmetro de borda a borda.
446322
Só complementando para quem vai utilizar o alternador do vectra de 120A, a medida do eixo onde vai a polia tem 17 milímetros.
446323
Vou tentar fazer funcionar com o malfadado WILITEC a saída W do alternador do vectra com polia dupla original da BAND com 98,3 milímetros de diâmetro... Depois posto o resultado...
Boa tarder Wander,
Por volta de uns dez dia atrás, o contagiros da minha Band 14b da mesma marca do seu deu pau. Fiz uma pesquisa e realmente esta marca é de uma qualidade que deixa muito a desejar. Ontem eu comprei diretamente na CRONOMAC com o gerente de nome Fernando e muito atencioso, na cor preto e aro da mesma cor e com ponteiro vermelho e iluminação em Led azul, de 4000 RPM que é o para o 14b. Saiu por R$.230,00 mais frete.
titanium
09/01/2014, 15:11
Bom dia, titanium o alternador e plug play, a polia tira do meu e coloca no novo com relação ao modelo e o mb 1620 semi eletronico e o 1418 que segundo o eletricista utliliza este modelo de alternador.
Muito obrigado BIRAWC!
Só vi sua resposta hoje... rsrs
Mas valeu! Vou procurar esse alternador..
Vou instalar guincho elétrico na Band e alguns farois de milha... acho que seria interessante dar um UP no alternador.
A bateria já é uma de 150A... da AJAX.. acho que não é da boa, mas deve durar algum tempo!
:)
Abraços
Carlo Pecca
10/01/2014, 13:52
Wanderband
Valeu pela dica, agora é acharmos em nossos estados o menor custo para comprarmos as nossas polias!
Cara vc é 10!
Wanderband
11/01/2014, 20:50
Boa tarder Wander,
Por volta de uns dez dia atrás, o contagiros da minha Band 14b da mesma marca do seu deu pau. Fiz uma pesquisa e realmente esta marca é de uma qualidade que deixa muito a desejar. Ontem eu comprei diretamente na CRONOMAC com o gerente de nome Fernando e muito atencioso, na cor preto e aro da mesma cor e com ponteiro vermelho e iluminação em Led azul, de 4000 RPM que é o para o 14b. Saiu por R$.230,00 mais frete.
Pois é, depois que comprei foi que fiquei sabendo da "fama" do WILLITEC. Agora vou tentar usar e, se der problema, são três meses de garantia. Vou ver se funciona essa tal de garantia... Guardei nota fiscal caixinha com instruções de instalação e tudo...
Valeu...
Wanderband
11/01/2014, 20:53
Wanderband
Valeu pela dica, agora é acharmos em nossos estados o menor custo para comprarmos as nossas polias!
Cara vc é 10!
Ok Carlo, isso mesmo!! Já tenho uma polia, falta a outra rsrsr
Um abraço!!
gostei do topico, mas pergunta esse alternador de 120a do vectra é do vectra de qual ano???
fabiano soriano
14/02/2014, 20:31
Otávio, não sei te dizer exatamente, pois não tenho mais NF deste alternador, pois já passou muito tempo.
Mas, é bem parecido com este aqui.
"Alternador 120 amp p/ Corsa, Vectra, Astra" - Peças e acessórios - Jardim Catarina, São Gonçalo | bomnegócio.com (http://rj.bomnegocio.com/rio-de-janeiro-e-regiao/alternador-120-amp-p-corsa-vectra-astra_25944772.htm)
Se encontrar alguma informação concreta te envio.
Fabiano
Então, procurei no ML e achei um monte
Alternador 120 Ah Bosch Linha Gm Astra Vectra Zafira Corsa - R$ 329,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541179813-alternador-120-ah-bosch-linha-gm-astra-vectra-zafira-corsa-_JM)
Alternador Astra Zafira Vectra 120 Amperes, Perfeito Estado - R$ 330,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-535366112-alternador-astra-zafira-vectra-120-amperes-perfeito-estado-_JM)
mas vi aquele outro tópico que fala onde ligar o W para o contagiro.
Observando nestas fotos, onde eu vou ligar esse fio?
Valeu
ops.. agora que eu vi, tem que tirar aquela capa de plastico e ligar por baixo, certo?
Fabiano, a questão das polias, foi tirar uma e colocar a outra?
se puder, passar as medidas daquele suporte que fez, ajuda. as dimensões dele. ai já faço um aqui e qdo for ligar o alternador se precisar desbastar um pouco é facil se sobrar um pouco, arruela nele. heheh
ALVARO ANGELO
19/02/2014, 19:35
Então, procurei no ML e achei um monte
Alternador 120 Ah Bosch Linha Gm Astra Vectra Zafira Corsa - R$ 329,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-541179813-alternador-120-ah-bosch-linha-gm-astra-vectra-zafira-corsa-_JM)
Alternador Astra Zafira Vectra 120 Amperes, Perfeito Estado - R$ 330,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-535366112-alternador-astra-zafira-vectra-120-amperes-perfeito-estado-_JM)
mas vi aquele outro tópico que fala onde ligar o W para o contagiro.
Observando nestas fotos, onde eu vou ligar esse fio?
Valeu
ops.. agora que eu vi, tem que tirar aquela capa de plastico e ligar por baixo, certo?
Fabiano, a questão das polias, foi tirar uma e colocar a outra?
se puder, passar as medidas daquele suporte que fez, ajuda. as dimensões dele. ai já faço um aqui e qdo for ligar o alternador se precisar desbastar um pouco é facil se sobrar um pouco, arruela nele. heheh
Quando fui colocar o alternador do vectra na Band (motor 14B) tive que adaptar o suporte que vai parafusado no bloco.
Não foi plug & play.
Alvaro Angelo
fabiano soriano
19/02/2014, 21:30
Para os MB e quase plug & play, mas Otavio o acesso para medir os tubos de ajuste de alinhamento e um pouco difícil. Mas tranquilo para alinhar pontear e soldar. Com relação ao encaixe da polia esse sim e plug & play, pelo menos no meu foi assim.
abrass
Fabiano
Instalei um alternador de 90A da Bosch que segundo o eletricista é de uma máquina estacionária que é 99% P&P no 14b. Só teve que desbastar um pouco a base do suporte no alternador. O resto, inclusive o esticador ficou original. Detalhe, a polia é dupla, então dá puxar a correia para o AC do alternador ao invés do eixo do motor.
blz Fabiano, vou atras de um desse e copiar esse seu suporte. Bem bolado.
Obrigado mais uma vez.
fabiano soriano
20/02/2014, 22:31
blz Fabiano, vou atras de um desse e copiar esse seu suporte. Bem bolado.
Obrigado mais uma vez.
Otavio se for preciso e queira dar uma olhada no suporte da minha Band de um alo que vou até aí, afinal somos vizinhos! Rsrsrs
abrass
Fabiano
hehehe fica sussa!!! acho que nao vai precisar não.
só de ver o suporte já da pra mandar fazer sem medir. hehe
o de baixo com o mesmo tamanho interno do suporte, o superior com o mesmo tamanho interno do alternador, soldar um no outro faceando as extremidades. deve dar certo hehehe
valeu!
Primeiro tenho que colocar um tanque de 90 litros que comprei, pirômetro e depois o alternador!
abraços e mais uma vez obrigado
Abdon Netto
23/04/2014, 23:00
Rapaz minha Band apresentou os mesmos problemas relatados no inicio do tópico. O alternador original de 45 A destruiu minha bateria de 75 A, então troquei o alternador por um de 90 A do Honda Civic e foi P&P, apenas tive que deixar a polia antiga devido a correia. Minha viatura tem o motor 14 B e tenho instalado ar condicionado, som, milhas, etc.
Ate agora esta perfeito, o amperímetro nunca fica marcando menos de 13 A.
Carlo Pecca
24/04/2014, 07:44
Abdon Netto,
qual a marca e modelo desse Amperímetro que vc colocou na CD?
Abdon Netto
24/04/2014, 14:15
Abdon Netto,
qual a marca e modelo desse Amperímetro que vc colocou na CD?
O amperímetro que falo é esse do painel VDO mesmo.
O amperímetro que falo é esse do painel VDO mesmo.
Abdon,
Quanto você falou que o amperímetro nunca fica marcando menos de 13A, você se equivocou ! hehehe
Você está se referindo ao Voltímetro, que mede a tensão que o alternador está gerando, que no caso são 13 Volts !
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e vice-e-versa !! :brinde:
Abração !
Abdon Netto
27/04/2014, 18:44
Abdon,
Quanto você falou que o amperímetro nunca fica marcando menos de 13A, você se equivocou ! hehehe
Você está se referindo ao Voltímetro, que mede a tensão que o alternador está gerando, que no caso são 13 Volts !
Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa e vice-e-versa !! :brinde:
Abração !
isso mesmo, voltímetro, troquei as bolas.
hehehehe
jsuttili
10/05/2014, 20:10
boa noite rapaziada.....
eu instalei o 120 da GM no meu bande 364... e fiz a ligação do "W" conforme as fotos na 3 pagina.. liguei no do meio.... mas não ta funcionando.... será q tem q ser em algum específico? algum instalou e ta funcionando certinho?
Carlo Pecca
11/05/2014, 07:22
Jsuttili,
com uma lâmpada de pisca mesmo amarra um fio envolta da lâmpada (será o teu negativo) e prende outro fio na ponta de chumbo da lâmpada (será o teu positivo), coloca o fio negativo fixo na chapa e o outro fio no terminal que vc acha ser o "W", com o alternador girando o sinal "W" irá dar um pulso (muito rápido), a lâmpada ascende bem pouquinho, caso não aconteça tenta em outro ponto do alternador, até encontrar o "W".
Qual fabricante/modelo de contador de RPM vc esta utilizando?
Boa sorte.
jsuttili
11/05/2014, 23:38
Opa.. gostei da receita Carlo...... vou tentar..... hoje não consegui olhar o alternador..... Meu contagiro é um turotest que serve certinho no bandeirante.... não sei se é específico. mas serve certinho no furo do painel e marca até 3500 rpm...
Carlo Pecca
12/05/2014, 06:57
jsuttili,
blz assim que realizar o teste não esqueça de nos contar as dificuldades e soluções encontradas para identificar o ponto "W" do teu alternador.
Semana passada instalei o Alternador do Vectra 120 Amp, precisou de adptação com os tuchos e a troca das correias, tavo tendo problemas com carga de bateria, o meu alternador era o original de 35 amp, agora com esse de 120 bateu na chave pegou, e também o marcador fica quase colado no 16, teve uma melhora de 200%, as luzes ficaram mais forte, esta semana irei bater fotos e postar, mas precisou fazer sim adaptação no alinhamento, a adaptação dei a idéia pro meu eletricista com os tuchos, ficou nota 10, essa idéia peguei daqui do tópico.
Carlo Pecca
05/06/2014, 11:05
Blz Zerocom,
coloca fotos da instalação, OK?
jsuttili
05/06/2014, 11:22
Jsuttili,
com uma lâmpada de pisca mesmo amarra um fio envolta da lâmpada (será o teu negativo) e prende outro fio na ponta de chumbo da lâmpada (será o teu positivo), coloca o fio negativo fixo na chapa e o outro fio no terminal que vc acha ser o "W", com o alternador girando o sinal "W" irá dar um pulso (muito rápido), a lâmpada ascende bem pouquinho, caso não aconteça tenta em outro ponto do alternador, até encontrar o "W".
Qual fabricante/modelo de contador de RPM vc esta utilizando?
Boa sorte.
Bom Dia... consegui fazer funcionar o conta giros, porém reparei que ele não tá marcando corretamente,, deve ter uma variação de uns 15%... pois deixo o motor bem na lenta (que eu imagino estar lá pelos 600 RPM, pelo menos é o q marcava antes com o alternador original) e o conta-giros marca 800 rpm......
Pergunta.. como faço pra aferi-lo?????..... e como corrigir o problema????????
Walter da Camper
05/06/2014, 11:59
Tem uns contagiros para diesel que tem um trim-pot (potenciômetro) de ajuste na parte traseira. Se for o original da Band não tem. Nesse caso, a única alternativa é tentar encontrar uma polia de alternador com a circunferência 15% maior que a atual.
Bom Dia... consegui fazer funcionar o conta giros, porém reparei que ele não tá marcando corretamente,, deve ter uma variação de uns 15%... pois deixo o motor bem na lenta (que eu imagino estar lá pelos 600 RPM, pelo menos é o q marcava antes com o alternador original) e o conta-giros marca 800 rpm......
Pergunta.. como faço pra aferi-lo?????..... e como corrigir o problema????????
jsuttili
05/06/2014, 14:24
O Meu é Turotest...... e tem 2 parafusinhos na parte de trás.. será que eles são de ajuste???
E como posso fazer a leitura correta da rotação do motor????
uma sugestão para vc saber exatamente se o giro esta correto.
pela planilha velotoy.xls que está aqui vc saberá exatamente qual o giro que deve estar seu motor a uma velocidade específica na última marcha. Use um GPS para melhor aferição.
Com isso vc vai saber se o giro está acima ou abaixo do esperado e consegue depois, em marcha lenta regular o rpm novamente.
fica a dica.
Carlo Pecca
05/06/2014, 15:46
Pessoal,
para saber a real velocidade "em marcha lenta" só utilizando um medidor de rpm, que pode ser a base de luz estroboscópica (muito usado em laboratório de Física) ou sensor magnético (preso ao volante do motor) e freqüêncimetro .
jsuttili
05/06/2014, 15:51
Interessante a planilha.... vou testar...
Mas acredito que tem um outro meio de saber a rotação exata do motor... talvez com a utilização de algum equipamento?????
jsuttili
05/06/2014, 15:54
Pessoal,
para saber a real velocidade "em marcha lenta" só utilizando um medidor de rpm, que pode ser a base de luz estroboscópica (muito usado em laboratório de Física) ou sensor magnético (preso ao volante do motor) e freqüêncimetro .
blz.... só achar quem tem isso agora.. hehehe
Carlo Pecca
05/06/2014, 16:33
Jsuttili,
Veja na sua cidade uma escola técnica de eletrônica com laboratório, normalmente eles tem o frequêncimetro
Se tiver Faculdade de Engenharia nas proximidades de sua cidade, o laboratório de Física com certeza terá o aparelho de luz estroboscópica. Boa sorte
ou então arrume um desses e coloque prenda-o ao volante do virabrequim e depois de um minuto veja quanto marcou.
Simples assim!
466088
Sergioporto
05/06/2014, 17:19
ou então arrume um desses e coloque prenda-o ao volante do virabrequim e depois de um minuto veja quanto marcou.
Simples assim!
466088
Existe este tipo que pode ser acionado pela polia do virabrequim mas tem que soltar a correia por causa do ventilador .Depois não mexa no regulador da lenta,coloque correias e. Veja qual rpm no relógio.
Geralmente quem trabalha com maquinaria agrícola tem estes aparelhos pois principalmente colheitadeiras tem que trabalhar em rotação espenicada ,não pode ficar mais ou menos de rotação senão complica tudo funcionamento.
jsuttili
10/06/2014, 09:54
Durou 30 dias meu alternador... fui ligar o jipe sábado e reparei que não estava carregando, testei com o multímetro e não mandava carga nenhuma.... tirei e mandei num eletricista... ele testou e falou que o regulador de voltagem queimou...
Resumindo... Paguei 250,00 no alternador numa auto demolidora... e o orçamento pra trocar o regulador de voltagem e os rolamentos vai dar R$ 290,00.. :shock: :curtir_nao:...
To pensando em colocar o antigo de volta.......
Esse regulador queima fácil assim?
Carlo Pecca
10/06/2014, 10:15
Juliano,
regulador costuma queimar quando se tem um curto muito forte e o fusível leva micro-segundos para abrir, assim o melhor, primeiro verifica se não tem nenhum curto (reveja todos os fusíveis); depois coloca o alternador antigo e junta grana para comprar um Bosch novinho na loja. Aqui no Rio um Bosch de 90 amp, tá por volta de 580 pilas!
Wanderband
11/06/2014, 22:58
Olá pessoal, resolvi instalar meu alternador 120 Ah do Vectra na minha Band, retirei o suporte do AC e fiz um sistema de tubos copiados do colega Soriano e copiei também a sobreposição do alternador sobre o compressor AC do colega Helder. O bom desse forum é a troca de informações e observação das fotos dos colegas e copiar hehehehe
Fotos...
466739 466740 466741 466743 466744 466745 466746 Falta só instalar as correias (só encontrei uma na minha cidade) vou ter que encomendar da "cidade grande" rsrsr A que deu certo foi a correia do caminhão Volvo NL12 (ref 13X1525).
Valeu..
Wanderband
11/06/2014, 23:14
466755 Vai derreter?? rsrsrsr
Vou colar alguma coisa que minimize o calor do coletor sobre o plástico do alternador. Vou também ajustar para ficar um pouco mais distante...
Vou providenciar também o esticador de correia do alternador..
Carlo Pecca
12/06/2014, 07:37
Wanderband,
com o fluxo de vento vindo da hélice, creio que o plástico do alternador, não irá derreter. Se quiser preciosismo, coloca uma plaquinha fina de alumínio, espaçada com arruelas de forma que o alumínio fique na frente do coletor.
hercilio.neto
12/06/2014, 07:45
Não dá pra colar termotape no coletor?
jsuttili
12/06/2014, 08:04
Utiliza Termotape ou manta térmica para escapamento..... eu coloquei na curva da saída quente da turbina do meu, ela é pra 400ºC.
Mesmo estando com o motor quente após viagem, vc pode encostar que não queima a mão.....
Wanderband,
O termotape é bom pra caramba !! Recomendo comprar o de 3mm de espessura !!
Outra coisa, as duas correias vão passar pelo virabrequim, Compressor, alternador e bomba d'água ?
Me parece que a correia não vai ter área de contato o suficiente no compressor do AC....
Abraço !
Ardidas///
12/06/2014, 20:11
Vou providenciar também o esticador de correia do alternador..
Wanderband,
Você já viu o esticador do alternador do MB 1113? Usei um para a regulagem da polia/correia da DH da Band, ficou muito bom o esticador.
Aqui a foto:
466806
[]´s
Toni
Wanderband
13/06/2014, 23:39
Wanderband,
O termotape é bom pra caramba !! Recomendo comprar o de 3mm de espessura !!
Outra coisa, as duas correias vão passar pelo virabrequim, Compressor, alternador e bomba d'água ?
Me parece que a correia não vai ter área de contato o suficiente no compressor do AC....
Abraço !
Aos companheiros Carlo, Hercílio, Jsuttili, Ardidas e Fband, achei o termotape interessante mas não tem aqui em minha cidade, regulei e ficou um pouco mais distante, vou ficar observando e, caso seja necessário, vou colocar provisoriamente manta térmica ou parafusar uma chapinha de alumínio entre o coletor e alternador enquanto chega o termotape.
Ao colega Fband, sobre a pouca área de contato das correias no compressor, também pensei nessa hipótese, mas acho que não vai deslizar não..
Ai vão as novas fotos já regulada e com UMA correia (estou aguardando a outra da capitá)..
Amigo Ardidas, fiz um esticador de correia DIY hehehehe
466902 466903
Obrigado pelas dicas!!
Wanderband
19/06/2014, 23:24
Pessoal, ficou muito bom!! O voltímetro fica agora beirando 14V, faróis mais fortes...:cavalo: rsrsrrsrs
Aos companheiros Carlo, Hercílio, Jsuttili, Ardidas e Fband, achei o termotape interessante mas não tem aqui em minha cidade, regulei e ficou um pouco mais distante, vou ficar observando e, caso seja necessário, vou colocar provisoriamente manta térmica ou parafusar uma chapinha de alumínio entre o coletor e alternador enquanto chega o termotape.
Ao colega Fband, sobre a pouca área de contato das correias no compressor, também pensei nessa hipótese, mas acho que não vai deslizar não..
Ai vão as novas fotos já regulada e com UMA correia (estou aguardando a outra da capitá)..
Amigo Ardidas, fiz um esticador de correia DIY hehehehe
466902 466903
Obrigado pelas dicas!!
Show de bola !
Chegou a ligar o AC com a band ligada ? Não patinou a correia ?
Abraço !
Wanderband
21/06/2014, 21:52
Fband, não coloquei o GAS ainda, vou deixar para depois da funilaria/pintura, pois vai desmontar novamente.. Abraço!
Carlo Pecca
25/06/2014, 12:21
Wanderband,
coloquei também o alternador de 120 Amp. Tá bem pertinho das saídas de gases e fiz uma viagem de 560 Km e não tive problema de esquentar o alternador.
468068
Agora partir para os novos faróis de neblina e milhas...
Carlo Pecca
25/06/2014, 12:25
De outro angulo:
468072
Wanderband
27/06/2014, 12:08
De outro angulo:
468072
Ficou muito bom o seu também!! Parabéns!! A minha também parece estar segura, sem perigo de derreter. Vou deixar assim.. Valeu obrigado!
Qual um preço justo a se pagar por um alternador desses?
Tem aqui perto por 300. Vale?
Só pra ter uma idéia, comprei o meu alternador NOVO com bomba de vácuo por 499 latinhas...
Abs
jsuttili
27/06/2014, 14:44
Um Bosch no máximo R$300 usado, mas acho q vc consegue mais barato..... eu paguei R$240 no meu...
Wanderband
27/06/2014, 22:51
O meu foi R$ 200 pilas, gastei mais R$ 50 com dois rolamentos SKF e mais R$ 30 de mão de obra para trocar os rolamentos.:pipoca:
Carlo Pecca
28/06/2014, 08:08
Cara, vale e muito se estiver revisado e com garantia de três meses. Ò meu veio de S.Paulo, compra por internete e saiu tudo por 356 pilas, frete incluso.
468542
468543
468544
Seria esse o alternador?
Apareceu um negocio por 250. De particular.
Vale?
jsuttili
30/06/2014, 22:04
Esse mesmo...... se ta bom... vale sim....
Testa ele..... e tocale pau.. heheheh
Esse mesmo...... se ta bom... vale sim....
Testa ele..... e tocale pau.. heheheh
Então, estava vendo o codigo dele e é diferente do que foi postado aqui. Inclusive a capa preta onde estão os contatos são diferentes.
ai precisaria ter um do lado do outro para comparar.
acho que vou deixar esse para lá.
Então, estava vendo o codigo dele e é diferente do que foi postado aqui. Inclusive a capa preta onde estão os contatos são diferentes.ai precisaria ter um do lado do outro para comparar.acho que vou deixar esse para lá.Não não vou deixar não.estava vendo esse catálogo da boschhttp://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/eletrica/downloads/Catalogo-Alternadores-Motores-Partida-Principais-Componentes-2011-2012.pdf pagina B16e esse que eu postei é do vectra mesmo. o que eu não achei foi esses que vocês utilizam com o codigo 123 510 063 hehe.tem termos de comparação seria esse: Alternador 120 Ah Bosch Linha Gm Astra Vectra Zafira Corsa - R$ 379,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566763782-alternador-120-ah-bosch-linha-gm-astra-vectra-zafira-corsa-_JM#redirectedFromParentque) está nas fotos e vocês instalaram contra esse:Alternador Astra Zafira Vectra 120 Amperes, Perfeito Estado - R$ 30,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565173567-alternador-astra-zafira-vectra-120-amperes-perfeito-estado-_JM#redirectedFromParentque) no catálogo diz que é do vectra.pelo que observei da carcaça parecem ser muito parecidos. o que poderia dar errado?
jsuttili
01/07/2014, 10:44
Talvez foi trocado o regulador de voltagem q tem essa numeração.... mas o meu é esse dai que vc postou...
Até onde eu sei tem mais que um modelo do regulador que serve no 120 do astra/vectra.... mas não tem erro...
Esse segundo é mais antigo.. mas não tem problema tbm.....
É só rebaixar um pouco a baso da porca da polia original (uns 5 mm) no torno e fazer o suporte q funciona direitinho...
Carlo Pecca
01/07/2014, 10:58
Otavio,
antes de comprar leve a um eletricista para testar o alternador. Em condições normais, o alternador gira sem ruído de rolamento, tensão geradora de 14,5 Volts sem carga (bateria), com bateria depende da carga da mesma, se estivar carregada aparece os 13 Volts e um residual de tensão, se não com a bateria a meia carga a tensão normalmente é da ordem de 12 Volts em processo de carregamento. Qualquer dúvida pergunte, OK?
Otavio,
antes de comprar leve a um eletricista para testar o alternador. Em condições normais, o alternador gira sem ruído de rolamento, tensão geradora de 14,5 Volts sem carga (bateria), com bateria depende da carga da mesma, se estivar carregada aparece os 13 Volts e um residual de tensão, se não com a bateria a meia carga a tensão normalmente é da ordem de 12 Volts em processo de carregamento. Qualquer dúvida pergunte, OK?
Valeu pelas dicas. o esquema de ligar o conta giros deve ser o mesmo para esse.
vou pegar no final de semana e ver o que dá.
Valeu pela ajuda pessoal.
Rolamentos desse alternador não deve ser caro(pelo que li noutros lugares) e dá pra trocar em casa se estiver ruim.
abraços
Carlo Pecca
04/07/2014, 07:57
Otavio,
se vc tiver uma morsa grande fica mais fácil desmontar o alternador, caso não com grampos de marceneiro também da.
Boa faina e depois conta tudo como foi, OK?
Alternador na mão. vou fazer a solda para o conta-giros e o suporte para por no lugar.
Pelo que falei com o vendedor ele tinha testado na bancada e tava funcionando legal e sem barulho de rolamento.
vou colocar assim mesmo. se der problema, depois eu acerto.
na mão nao se percebe nada de errado.
Em tempo, com o que pode ser lavado? pensei em jogar um diesel e depois água. isso sem desmontar.
469539
Carlo Pecca
07/07/2014, 12:32
Cara.. lavar circuíto elétrico, só desmontando, pois se ficar uma umidade qualquer, vai dar problema futuro!
Já Qui! tá na bancada deixa de "prequiça" e desmonta e verifica as escovas e extrator, limpa tudo com alcool e depois passe o secador da esposa, para ter certeza que ficou seco. Lubrifique, monte e seja feliz, pois só depois de um bom tempo ou anos que irá dar problema.
Elvis continua com esse alternador qual o modelo do caminhão Mercedes
Na minha com motor om314 eu usava o do omega,mas a polia não ficava alinhada e a correia gastava rápido e assoviava, tentei ajustar com arruelas de calço mas não deu certo, acabei trocando pelo do caminhão mercedes,o eletricista disse que é do caminhão MB "bicudinho" além de ficar muito bom ele já tem a saída para o contagiro
Pessoal, estou instalando o meu.
Hoje tirei as medidas do suporte.
repasso para que facilite para os demais.
outra coisa, para a polia original servir nele, tem que remover uma capa de metal que cobre o rolamento, para que nao seja necessario rebaixar a peça para que seja possivel a fixação.
477247
Carlo Pecca
13/09/2014, 07:17
Blz Tavio,
quando tudo estiver montado coloque fotos.
Grd Abs
Pessoal, terminei a instalação do alternador ontem.
Realmente é um show. Liguei todos os milhas(4) sendo um par com 100W os farois originais tb com 100W no alto py, radio, ar.. enfim tudo.
medindo no multimetro ele cai 0,2 volts qdo liga alguma coisa e logo retoma a voltagem correta. 14.0
é um excelente investimento mesmo.
detalhes da instalação.
no desenho que postei informei que o suporte seria feito com peças de 2,5 cm cada mas o certo seria ter entre elas um espaçador de pelo menos 5mm pois do jeito que está o alternador nao entrava pois batia no suporte do motor.
tive que dar uma desbastada no alternador e um pouco no suporte para ele conseguir encaixar e fazer o movimento de alavanca.
Isso foi o mais chato. Foi pouco, mas se puder deixar esses 5mm ajuda.
Outra coisa o conta giros funcionou perfeitamente. podem instalar sem medo.
Detalhe sobre a polia. A polia original serve sim, mas bem justa. sem muita rosca de folga. Por isso recomendo colocar um trava rosca por segurança.
Sobre o que tem que ser removido é uma capa de ferro que cobre o rolamento. Ela sendo removida a polia pode entrar mais e ai permite o aperto. Se quiser manter essa capa será necessário levar a polia para ser rebaixada num torneiro. Eu nao queria mexer nisso.
Na foto do alternador a seta indica essa chapa que me refiro.
Outra coisa que precisou ser trocada foram as correias, mas isso foi simples de conseguir. peguei uma um pouco maior e deu certo.
O esticador do alternador tive que cortar, diminuindo-o e refazendo o furo para a regulagem.
isso, depois de tudo pronto e fixado medi e cortei. Isso acho que nao tem receita. Mas é melhor cortar que emendar. hehe
Foto dele instalado não tenho, até porque acho que nao agrega. Ficou igual ao do Fabiano e o lugar ali é apertado.
Bom, os detalhes da instalação são estes.
abraços
478398478399478400478401
fabiano soriano
24/09/2014, 23:10
Show de instalação hein Taviao!!!
parabéns, realmente ficou igualzinho a minha instalação!!!
fabiano
Show de instalação hein Taviao!!!
parabéns, realmente ficou igualzinho a minha instalação!!!
fabiano
É isso aí!
Obrigado pelas dicas Fabiano. Segui a receita e deu certo.
O mérito é seu. heheh
Denise Ávila
30/09/2014, 16:53
Oi Colegas!
Vou aproveitar este tópico pra não abrir mais um do mesmo tema.
A LOBA tem o alternador original e até agora me parece 100%. Mas como tenho que subir a Friburgo para buscar a Ranger, pretendo aproveitar e levar a LOBA ao eletricista para fazer o teste no alternador. Qual o resultado que tem que dar?
Bjcão
com esse monte de farol que vc vai por, sugiro trocar de alternador.
:)
Oi Colegas!
Vou aproveitar este tópico pra não abrir mais um do mesmo tema.
A LOBA tem o alternador original e até agora me parece 100%. Mas como tenho que subir a Friburgo para buscar a Ranger, pretendo aproveitar e levar a LOBA ao eletricista para fazer o teste no alternador. Qual o resultado que tem que dar?
Bjcão
Denise,
O alternador deve gerar entre 13,5V até no máximo 14,5V. Em marcha lenta pode ficar em no mínimo 13V.
Agora creio pra suprir a demanda de energia de ar condicionado, faróis e todos os penduricalhos elétricos deve ter um alternador de 90A ou mais...
Abs
Denise Ávila
30/09/2014, 19:03
Oi Colegas!
A LOBA tem AC e rádio Pionner originais e troquei as lâmpadas dos faróis principais por 100w. Pretendo instalar um par de milha com leds (27w) e um par de neblina com lâmpada H3. A bateria atual é de 90 Ah e o alternador original. Qual a melhor configuração bateria/alternador pra não ter problemas?
Bjcão
Walter da Camper
30/09/2014, 21:43
O alternador original do 14B é de apenas 45A. Dizem que existe de 60, mas eu nunca vi.
O meu era 45 e foi trocado por um de 90A do Astra ou Corsa. A bateria também é de 90A e essa configuração aguenta bem o ar-condicionado e até o uso moderado do guincho elétrico.
Oi Colegas!
A LOBA tem AC e rádio Pionner originais e troquei as lâmpadas dos faróis principais por 100w. Pretendo instalar um par de milha com leds (27w) e um par de neblina com lâmpada H3. A bateria atual é de 90 Ah e o alternador original. Qual a melhor configuração bateria/alternador pra não ter problemas?
Bjcão
Atualizando estou com uma Band 1983 recém comprada e pretendo adaptar o alternador do Vectra, pelo que entendi tanto o eixo do alternador do Vectra quanto o da Band são 17mm, o que significa que posso retirar a polia do meu original e colocar no do Vectra visto que a polia da Band é dupla é isso
446322
446323
Atualizando estou com uma Band 1983 recém comprada e pretendo adaptar o alternador do Vectra, pelo que entendi tanto o eixo do alternador do Vectra quanto o da Band são 17mm, o que significa que posso retirar a polia do meu original e colocar no do Vectra visto que a polia da Band é dupla é isso
é isso mesmo , 17mm.
Távio valeu mesmo inclusive as medidas do suporte que você postou foi 10, só queria te perguntar mais uma coisa qual o nº de série do alternador que você colocou por acaso foi o 0123510063 ou foi outro pergunto pois achei em um desmanche mais não vi foi por tel. como vou pedir para um amigo pegar para mim o nº de série é de grande ajuda Forte abraço.
é isso mesmo , 17mm.
o que eu coloquei é um pouco diferente dos que mostraram nas fotos. a capa é diferente.
de uma olhada nesse post meu e daí pra baixo pra vc ver.
esse com final 063 que vc menciona é o mesmo que o pessoal colocou aqui.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/112721-alternador-do-vectra-de-120a-instalacao-na-band-3.html#post2156499
ou se quiser ir voltando nesse mesmo topico é o de numero 112
aguinel martins
06/11/2014, 00:07
Olá pessoal, resolvi instalar meu alternador 120 Ah do Vectra na minha Band, retirei o suporte do AC e fiz um sistema de tubos copiados do colega Soriano e copiei também a sobreposição do alternador sobre o compressor AC do colega Helder. O bom desse forum é a troca de informações e observação das fotos dos colegas e copiar hehehehe
Fotos...
466739 466740 466741 466743 466744 466745 466746 Falta só instalar as correias (só encontrei uma na minha cidade) vou ter que encomendar da "cidade grande" rsrsr A que deu certo foi a correia do caminhão Volvo NL12 (ref 13X1525).
Valeu..
Boa noite meu amigo esse tubo que vc soldou um no outro tem para vender nessa medida ou vc mandou um torneiro fazer?
o meu foi o torneiro quem fez.
Olá Fabiano Seriano, boa tarde
Queria saber se ainda tem o volante de 3 aros meu tel 11-966801148
Abraço
CAPT GOTTLIEB
11/01/2016, 22:48
Meu JIPÃO é 1978, tem motor OM 314 e o alternador original era de 35 A. Troquei pelo alternador é Sprinter 310 (Mercedes-Benz) e fornece 85 Ah. Como uso uma bateria de 95 Ah em pouco mais de uma hora o alternador carrega completamente esta bateria.
É por isso que se troca o alternador original (35-45 Ah) por um de 90 ou 120 Amp, mais carga em menos tempo, lembrando que a noite com tudo ligado, um alternador de maior capacidade supre as necessidades sem precisar sacrificar a carga da bateria. Se estiver com menos coisas ligadas o regulador de voltagem não permite que o alternador forneça uma voltagem acima do normal para a bateria, o que poderia danifica-la.
Para se fazer o cálculo de consumo de corrente e escolher o alternador é fácil, basta lembrar das aulas de Física.
Tensão(Volt) X corrente(Amp) = Potencia (Watts).
Exemplo do meu JIPÃO:
lampada Farol Alto 100W(são duas 200w) + Farol Milha 50w(são duas 100W)+ lanternas e freio (normalmente 15W e 25W freio total 60+50= 110W) + som (100W). Total 510W
Aplicando na fórmula acima temos: 12Volts x Amp = 510 Watts
Resolvendo a fórmula Amp = 42,5
Porém devemos acrescentar mais 30% segurança e isso vai dar aproximadamente 13Amp. Total = 42,5 + 13 = 55,5 amp.
Isto significa que com tudo ligado ao mesmo tempo há um consumo de 55,5 Amp/h. Então um alternador de 90Amp/h supre as necessidade com muita folga.
Quem tem som potente, ar condicionado, guincho elétrico, etc. deve colocar um alternador mais potente, como por exemplo 120 Ah. Admitindo que o regulador de voltagem funcione bem é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.
520094 520095 520096
Wanderband
14/09/2016, 10:38
uma sugestão para vc saber exatamente se o giro esta correto.
pela planilha velotoy.xls que está aqui vc saberá exatamente qual o giro que deve estar seu motor a uma velocidade específica na última marcha. Use um GPS para melhor aferição.
Com isso vc vai saber se o giro está acima ou abaixo do esperado e consegue depois, em marcha lenta regular o rpm novamente.
fica a dica.
Colegas, tentei incluir o pneu 37" nessa planilha mas não consegui correlacionar as fórmulas...
Alguém sabe o caminho das pedras? Se possível, incluir o pneu 37" na planilha ok. Please :pensativo:
536078
jsuttili
14/09/2016, 17:06
Colegas, tentei incluir o pneu 37" nessa planilha mas não consegui correlacionar as fórmulas...
Alguém sabe o caminho das pedras? Se possível, incluir o pneu 37" na planilha ok. Please :pensativo:
536078
Wander.. Vc terá que modificar toda a planilha... ou usa o cálculo como pneu padrão o 35" e o resultado multiplica por 1.0576 que é o valor de correção de diferença de tamanho do pneu 35 pro 37..
Wanderband
15/09/2016, 09:27
Wander.. Vc terá que modificar toda a planilha... ou usa o cálculo como pneu padrão o 35" e o resultado multiplica por 1.0576 que é o valor de correção de diferença de tamanho do pneu 35 pro 37..
Valeu Suttili :concordo:
Pessoal boa tarde! Instalei o alternador do Vectra de 120A na minha com motor OM314 só que ele não esta carregando a bateria em marcha lenta,ou seja, para que ele comece a carregar tenho que dar MUITO giro no motor, depois que começou vai tudo bem;alguém tem o mesmo problema? Sei que a polia do Vectra tem cerca de 50mm e a nossa dupla da Bandeirante tem 98,3,não seria este o problema? Existe alguma regulagem no alternador para começar a carrregar a bateria em marcha lenta assim que dou a partida?
ALVARO ANGELO
06/06/2022, 07:32
Pessoal boa tarde! Instalei o alternador do Vectra de 120A na minha com motor OM314 só que ele não esta carregando a bateria em marcha lenta,ou seja, para que ele comece a carregar tenho que dar MUITO giro no motor, depois que começou vai tudo bem;alguém tem o mesmo problema? Sei que a polia do Vectra tem cerca de 50mm e a nossa dupla da Bandeirante tem 98,3,não seria este o problema? Existe alguma regulagem no alternador para começar a carrregar a bateria em marcha lenta assim que dou a partida?
Olá
Tenho algo parecido com o meu jipe toyota. Quando ligo o jipe a luz vermelha do alternador permanece acesa sem carregar a bateria.
No entanto se dou uma boa acelerada ela apaga e começa a carregar mesmo depois que o motor esteja em marcha lenta. O truque no meu caso é dar uma boa acelerada para que começe a carga para a bateria. Espero ter ajudado.
Alvaro Angelo
Olá
Tenho algo parecido com o meu jipe toyota. Quando ligo o jipe a luz vermelha do alternador permanece acesa sem carregar a bateria.
No entanto se dou uma boa acelerada ela apaga e começa a carregar mesmo depois que o motor esteja em marcha lenta. O truque no meu caso é dar uma boa acelerada para que começe a carga para a bateria. Espero ter ajudado.
Alvaro Angelo
Valeu Alvaro obrigado pela resposta. Faço o mesmo no meu,só acelerando que entra! Abs.
Valeu Alvaro obrigado pela resposta. Faço o mesmo no meu,só acelerando que entra! Abs.
Alvaro acabei por trocar a polia por outra menor, a aceleração que tinha que dar para o alternador começar a carregar estava muito alto, com a polia nova dou duas pequenas aceleradas e já começa a carregar.A polia é a do link que segui:
Polia Alternador Unifap 2 Canais Valmet Tratores Bh180 / Bh1 | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1824658365-polia-alternador-unifap-2-canais-valmet-tratores-bh180-bh1-_JM?quantity=1)
A única alteração é que diminui a espessura do setor onde esta o furo, a espessura é de cerca de 1,5cm e é muito espessa, quase não sobra rosca para a porca. Fui ao torneira e abaixei para 1,0cm, ficou ótimo!
Abs.
Segui fotos!
Esqueci de mencionar que a polia que removi tem uma saliência na parte traseira para que se encaixe no espaço entre o eixo e a carcaça do alternador para que possa girar sem raspar na carcaça, a polia que coloquei não tem este ressalto, é necessário uma peça,uma "arruela" com um ressalto(espaçador), para que a parte traseira não raspe na carcaça!
ALVARO ANGELO
27/06/2022, 11:59
Alvaro acabei por trocar a polia por outra menor, a aceleração que tinha que dar para o alternador começar a carregar estava muito alto, com a polia nova dou duas pequenas aceleradas e já começa a carregar.A polia é a do link que segui:
Polia Alternador Unifap 2 Canais Valmet Tratores Bh180 / Bh1 | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1824658365-polia-alternador-unifap-2-canais-valmet-tratores-bh180-bh1-_JM?quantity=1)
A única alteração é que diminui a espessura do setor onde esta o furo, a espessura é de cerca de 1,5cm e é muito espessa, quase não sobra rosca para a porca. Fui ao torneira e abaixei para 1,0cm, ficou ótimo!
Abs.
Valeu pela dica
Farei o mesmo.
Muito obrigado
Alvaro Angelo