Ver Versão Completa : Folga coluna direção F-1000 4x4
AfraF1000
21/11/2012, 22:21
Pessoal,Minha Fk (F1000) 94 4X4 MWM, desde que a adquiri (há dois anos) apresenta uma folga na coluna da direção. Meu mecânico já desmontou toda a coluna par ver se encontrava a folga, mas nada achou. Outros mecânicos, que trabalham com caminhões e têm bastante experiência com F-1000, afirmaram que este problema é "normal" (toda F1000, com o tempo, apresenta este problema) e que não compensaria repará-lo. Algum de vocês tem este mesmo problema em suas Fks? É possível corrigir e manter a coluna sem folga por muito tempo?
Nivaldo Inacio dos Santos
23/11/2012, 10:53
Olá, bom dia,
Este problema é normal, mas para repara-lo você precisa substituir a barra.
Edintruder
24/11/2012, 19:14
Afra, infelizmente é algo crônico das F1000.
Pode ser várias coisas ou apenas uma delas:
- Travessa do chassis trincada atrás da caixa de direção (normal de quebrar nas F1000);
- Barra de direção com folga nos terminais;
- Coluna de direção com folga no acoplamento e cruzetas;
- Junção da coluna com a caixa de direção estourada (mais comum);
- Folga nos componentes da caixa de direção;
- Folga entre o braço pitmann e o eixo entalhado.
A minha está com folga nos dois últimos itens.
Tio Eddie
24/11/2012, 23:41
Afra, infelizmente é algo crônico das F1000.
Pode ser várias coisas ou apenas uma delas:
- Travessa do chassis trincada atrás da caixa de direção (normal de quebrar nas F1000);
- Barra de direção com folga nos terminais;
- Coluna de direção com folga no acoplamento e cruzetas;
- Junção da coluna com a caixa de direção estourada (mais comum);
- Folga nos componentes da caixa de direção;
- Folga entre o braço pitmann e o eixo entalhado.
A minha está com folga nos dois últimos itens.
Estranho
A Milona não tem folga na coluna de direção e nem trinca mais nem na base das molas nem atrás da cx de direção mesmo andando com pneus 35"
Explico:
As pontas do chassis na parte dianteira são travadas com a base do guincho, logo o chassis trabalha pouco.
Na coluna de direção, para dentro do corta fogo, e atrás do volante, tem um rolamento em uma espécie de bucha de nylon (parece baquelite), que quando danificados dão uma folga chatinha.
Terminais de direção é só trocar.
A folga do acoplamento das cruzetas é fácil de resolver também.
Um pouco de paciência e as peças certas resolve.
Edintruder
25/11/2012, 10:12
Na minha tenho que colocar essa junção da coluna com a caixa de direção nova, pois eu soldei ela há mais de 1 ano atrás e fica transmitindo muita vibração para o volante e o painel. Mas sempre esqueço de procurar essa peça para vender.
Essa bucha de nylon também, a Femil tem uma boa folga nela e até hoje ainda não mexi... rsrsrs
AfraF1000
29/11/2012, 21:19
Prezados,
Fiquei admirado pelos conhecimentos e experiências de todos. Irei repassar a lista do Edintruder
para meu mecânica e aí olharmos tudo com detalhe.
Minha caixa foi recondicionada há quase um ano, mas não diminuiu a folga da coluna. A folga não
é lá essas coisas todas, mas sou daqueles que gosta de tudo arrumado. Irei nesse final de semana
ver com meu mecânico e tentar desvendar este mistério... Fico para dizer no que foi que deu depois.
Abraços,
Afrânio.
xxxtripod
30/11/2012, 14:18
Prezados,
Fiquei admirado pelos conhecimentos e experiências de todos. Irei repassar a lista do Edintruder
para meu mecânica e aí olharmos tudo com detalhe.
Minha caixa foi recondicionada há quase um ano, mas não diminuiu a folga da coluna. A folga não
é lá essas coisas todas, mas sou daqueles que gosta de tudo arrumado. Irei nesse final de semana
ver com meu mecânico e tentar desvendar este mistério... Fico para dizer no que foi que deu depois.
Abraços,
Afrânio.
Seguinte, eu arrumei minha caixa de direção, fico zerada, um dos melhores lugares daqui de Campo Grande, Troque a barra de direção, a junção, mais ai o volante você pega e mexe pro lado vc sente ele mexer, ali vai uns rolamentos, me disseram que esses que tem que troca, confirma batendo de leve no volante ou chaquala ele pros lados. Facinho de ver e barato os rolamentos! Tudo tem solução viu!
opala66joao@hotmail.com
02/12/2012, 12:56
Comprei o acoplamento novo (da azulona)... R$ 1.800,00 Acabou a folga e um jogo que ela dava pra cima e pra baixo,era tanto jogo que chegava a buzinar sozinha,o fio encostava no ferro e dava buzinadas.... Foi só isso (acoplamento) e resolveu tudo.
Ramon Pires
09/12/2012, 01:27
Se tiver folga lateral, que torce o volante pa um lado e outro, ai sim tem q ve oq é, pois pode ser até um terminal estourado, mas se for uma folga axial, se nao for a braçadeira das estrias q ta frouxa, nao tem problema, afinal, quando vc dirige, aperta o volante p frente, e quando freia, nao é cavalo q tem q puxar as rédeas p tras, a minha tem uma folguinha, uns 6 mm, mas vai ve se puxar o volante p traz, senao nao tem problema... nao atrapalha em nada...
xxxtripod
13/12/2012, 15:27
385308
Comprei hoje, buchas e rolamentos da coluna de direção, a barra e a junção já são novas da minha, viemar
Buchas e Rolamentos R$40,00
Barra direção R$146,00
Junção R$90,00
Edintruder
13/12/2012, 23:46
Tem tudo da Viemar?
Bom saber pois será mais fácil de procurar um fornecedor por aqui.
xxxtripod
14/12/2012, 00:38
Pivos, junção e barra de direção só acheique viemar pra 4x4
BrunoDallanora2013
31/03/2014, 22:47
Pessoal,Minha Fk (F1000) 94 4X4 MWM, desde que a adquiri (há dois anos) apresenta uma folga na coluna da direção. Meu mecânico já desmontou toda a coluna par ver se encontrava a folga, mas nada achou. Outros mecânicos, que trabalham com caminhões e têm bastante experiência com F-1000, afirmaram que este problema é "normal" (toda F1000, com o tempo, apresenta este problema) e que não compensaria repará-lo. Algum de vocês tem este mesmo problema em suas Fks? É possível corrigir e manter a coluna sem folga por muito tempo?
seria o problema a folga que vai de baixo para cima e não lateral? a minha tem isto ! sabe aquela bucha de nilon original comprei nova coloquei e não serviu mais ficou folgada ai retirei e maneir fazer uma de nilon no torno ficou justa , mas depois de uns 6 meses voltou a folgar e com uma folga maior e o pior que da uma pesada quando torço a direção !
to pensando que seja o eixo da coluna pq primeiro com uma buxa ele apertava mais para baixo depois com a segunda bucha a direção subiu um pouco seria a coluna de ferro que tem um tipo de segurança em uma pechada se encolher ,? e agora gastou e deveestar solta ?
Qual o nome e/ou contato deste pessoal de Campo Grande?
Seguinte, eu arrumei minha caixa de direção, fico zerada, um dos melhores lugares daqui de Campo Grande, Troque a barra de direção, a junção, mais ai o volante você pega e mexe pro lado vc sente ele mexer, ali vai uns rolamentos, me disseram que esses que tem que troca, confirma batendo de leve no volante ou chaquala ele pros lados. Facinho de ver e barato os rolamentos! Tudo tem solução viu!
Qual nome deste lugar e contato, tenho muito interesse
a minha estava com uma folga excessiva mandei revisar a caixa e os terminais de direção e não resolveu, no final das contas a folga estava em uma cruzetinha que faz a articulação entre o volante e a caixa de direção logo na saida da cabine
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