ruicadorinjr
17/11/2012, 09:23
Fabriquei aqui caseiramente um par de correntes para minha Silverado.
Mas agora resolvi comprar algumas coisas, e pra tentar dar uma entrada melhor e diminuir as parcelas, vou por elas no Bric.
Na verdade eu não tenho muita experiência no uso de correntes, essa corrente mesmo que eu fabriquei, só usei uma única vez para testar.
Então fui dar uma pesquisada, as correntes tradicionais usadas no barro, são fabricadas com correntes de elo normal nos flancos e na banda de rodagem de elo torcido, com travessas transversais. E dada a dificuldade de encontrar as tais correntes de elo torcido, fui pesquisar o por que que é usado esse tipo de corrente, foram várias as respostas encontradas, do tipo:
- se auto limpa melhor,
- senta melhor no pneu,
- menor desgaste pq senta firme no pneu e não fica "trabalhando" elo com elo,
Entre outras várias,
Mas também me deparei com sites de correntes usados para neve, aonde eram fabricados totalmente com correntes de elos normais, e com travessas diagonais, e algumas justificativas, não para o tipo de elo, mas sim para as travessas diagonais, aonde a principal vantagem era:
- Ter sempre corrente em contanto com o solo, diminuindo então o efeito do "tranquinho" quando se passa por um terreno firme.
Lógico que uma vibração vai ter ter, mas não aquele seco de uma travessa transversal.
Então me decidi, já que não encontro corrente de elo torcido, e esse outro tem uma teoria que me agradou e funciona na neve, vai ter que funcionar no barro.
Então basicamente minha corrente é assim:
Bitola da corrente: 6mm
Número de travessas: saem do flanco 9 ramais que se bifurcam formando 18 travessas
Soldagem dos elos: Solda elétrica (como fui eu que soldei, o acabamento não é dos melhores)
Ganchos: 1 gancho comum no flanco interno, 1 gancho comum na banda de rodagem, 1 gancho esticador no flanco externo.
Material dos ganchos: ferro de construção de 1/4 (fabricados por mim, então não é um padrão e acabamento profissional)
Peso: 17,5 Kg o par
Medida do pneu: 265/75R16
Valor: R$ 720,00 (bem caro se comparado com as do comércio, mas passei o maior trabalho e certamente tem mais Kg de corrente que as outras)
Condição: depósito bancário
Frete: por conta de quem comprar
Aí está então, se alguém tem um 4x2, ou até um 4x4 que queira mais tração, é só me chamar.
38103038103138103238103638103738103838104038104138 1042
Tem um video também no youtube, da única vez que usei a corrente, que não foi propriamente dito no barro, foi no campo, mas ali a Silverado não passa quando tá molhado, e na parte mais encharcada a muié não viu que a máquina parou de filmar.
Testando as correntes de tração na Silverado - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vax7QST5DyQ&feature=plcp)
E caso alguém gostar, pra efeito de frete, estou em Uruguaiana-RS
Mas agora resolvi comprar algumas coisas, e pra tentar dar uma entrada melhor e diminuir as parcelas, vou por elas no Bric.
Na verdade eu não tenho muita experiência no uso de correntes, essa corrente mesmo que eu fabriquei, só usei uma única vez para testar.
Então fui dar uma pesquisada, as correntes tradicionais usadas no barro, são fabricadas com correntes de elo normal nos flancos e na banda de rodagem de elo torcido, com travessas transversais. E dada a dificuldade de encontrar as tais correntes de elo torcido, fui pesquisar o por que que é usado esse tipo de corrente, foram várias as respostas encontradas, do tipo:
- se auto limpa melhor,
- senta melhor no pneu,
- menor desgaste pq senta firme no pneu e não fica "trabalhando" elo com elo,
Entre outras várias,
Mas também me deparei com sites de correntes usados para neve, aonde eram fabricados totalmente com correntes de elos normais, e com travessas diagonais, e algumas justificativas, não para o tipo de elo, mas sim para as travessas diagonais, aonde a principal vantagem era:
- Ter sempre corrente em contanto com o solo, diminuindo então o efeito do "tranquinho" quando se passa por um terreno firme.
Lógico que uma vibração vai ter ter, mas não aquele seco de uma travessa transversal.
Então me decidi, já que não encontro corrente de elo torcido, e esse outro tem uma teoria que me agradou e funciona na neve, vai ter que funcionar no barro.
Então basicamente minha corrente é assim:
Bitola da corrente: 6mm
Número de travessas: saem do flanco 9 ramais que se bifurcam formando 18 travessas
Soldagem dos elos: Solda elétrica (como fui eu que soldei, o acabamento não é dos melhores)
Ganchos: 1 gancho comum no flanco interno, 1 gancho comum na banda de rodagem, 1 gancho esticador no flanco externo.
Material dos ganchos: ferro de construção de 1/4 (fabricados por mim, então não é um padrão e acabamento profissional)
Peso: 17,5 Kg o par
Medida do pneu: 265/75R16
Valor: R$ 720,00 (bem caro se comparado com as do comércio, mas passei o maior trabalho e certamente tem mais Kg de corrente que as outras)
Condição: depósito bancário
Frete: por conta de quem comprar
Aí está então, se alguém tem um 4x2, ou até um 4x4 que queira mais tração, é só me chamar.
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Tem um video também no youtube, da única vez que usei a corrente, que não foi propriamente dito no barro, foi no campo, mas ali a Silverado não passa quando tá molhado, e na parte mais encharcada a muié não viu que a máquina parou de filmar.
Testando as correntes de tração na Silverado - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vax7QST5DyQ&feature=plcp)
E caso alguém gostar, pra efeito de frete, estou em Uruguaiana-RS