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Ver Versão Completa : Caixa de direção mecânica - melhores custo-benefício e outros critérios



Samuel Junior
16/11/2012, 10:29
Pessoal usei o "buscar" do fórum para pesquisar o assunto e achei muita coisa pingada em vários tópicos diferentes, alguns deles não tratavam especificamente de caixa de direção, mas, por exemplo, anúncio de vendas (como este http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/48199-caixa-de-direcao-de-opala.html) ou sobre outro assunto qualquer (como coluna de direção) e paralelamente havia algum comentário sobre a caixa de direção.

Pois bem, inicialmente estava pensando em colocar uma direção hidráulica, ainda estou tendendo nela mas penso na mecânica (apesar deste post aqui bem interessante http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/852-direcao-opala-maverick-santana-gol.html#post1095231).

Então relativa à caixa de direção mecânica para o Willys após esperiência própria e do que li cheguei a seguinte conclusão:
- Acabar com a folga no volante;
- Custo-benefício ($$$) razoável;
- Caixa de direção dentro do cofre do motor;
- Precisão e certa leveza ao girar o volante, sem precisar dar infinitas voltas pra girar totalmente os pneus (ou seja, do Maverick pelo que andei lendo já não me agradaria);
- Não se muito complicado de instalar;

Pelo que andie lendo alguns recomendam a caixa de direção mecânica do Opala, Voyage, Gol ou do Santana que fica muito melhor que a original. E vcs o que recomenda/acham sobre o assunto?

Uma coisa que precisam saber é que não sei se a coluna de direção do meu Willys é original (provavelmente é), mas certamente o volante não é. Mas a caixa de direção acredito que seja devido a folga. rsrs

Em anexo imagem da coluna de direção.380924

Antes que alguém me critique falando que se quero algo bom tenho que gastar (rsrs), eu pretendo colocar câmbio clark 2205A ou o 2205E (da F1000) no meu jeep além disto pretendo (a priori, posso ser convencido do contrario) da flange da DeepTec, então só nisto pode botar pelo menos 3 mil dilmas. Por isto não posso me dar ao "luxo" de gastar horrores na caixa de direção. :)

chinelao4x4
16/11/2012, 11:18
mais infelizmente pra fica bom por muito tempo vai ter que gastar

por experiencia propria , as sem ser hidráulica , a do maverick foi a que me senti melhor , digo pois sempre tive bloqueio 100% na frente , e a que deixava mais leve foi a do maveco, hj uso a do santana por ser mais barato em desmanches , e não dura dois anos... uso pneus agora 31 "sem limites"

mesmo se fosse hidráulica a minha daria problemas com o tempo por causa do bloqueio, então estou partindo pra aquela com cilindro hidráulico , como aqui perto de casa tem uma oficina de tratores e os caras fazer loucuras em adaptaçoes , perguntei á eles e me disseram que eles colocam pra mim uma de um trator " leve" e ficaria muito leve o volante, sem trepidos , porem , teria que tomar cuidado com a força lateral dela, é muito forte , se forçar quebra ou entorta algo no jipe ( barras , terminais ,MUNHÃO ! ) mais não ficaria muito mais que um conjunto de caixa e bomba de um carro normal , e os rock crawling só usam este tipo de caixa hidrálica ,

dei uma olhada no trator , e o sistema é pequeno e simples e daria pra eliminar cruzetas, barras da coluna pra caixa e barras da caixa pros pivos , e ainda vai ter regulagens pra alinhamento , no qual no original é meio restrito .

se vai gastar , gasta um pra uma caixa que dure .... quero ver alguem aqui dizer que tem bloqueio 100% na dianteira e não tem problemas com caixa de carros convencionais

Dodger
16/11/2012, 21:41
os caras fazer loucuras em adaptaçoes , perguntei á eles e me disseram que eles colocam pra mim uma de um trator " leve" e ficaria muito leve o volante, sem trepidos , porem , teria que tomar cuidado com a força lateral dela, é muito forte , se forçar quebra ou entorta algo no jipe ( barras , terminais ,MUNHÃO ! ) mais não ficaria muito mais que um conjunto de caixa e bomba de um carro normal , e os rock crawling só usam este tipo de caixa hidrálica ,


se num for bem feito e projetado pode até ferrar chassis, pq chega em final de curso e começa a forçar a fixação da caixa, afrouxar parafusos, amassar/trincar. já vi f-1000 com chassis ferrado por direção hidrulica mal feita e um Maverick com longarina estourada pq adaptaram a DH do opala e batia em final de curso as rodas mas a DH continuava forçando. depois de anos usando assim alguma coisa acaba quebrando...

Robertux
26/11/2012, 00:29
Caixa de direção mecânica, forte, leve e que fique dentro do capô? Também estou procurando.
Meu Jeep tem caixa original, é forte, leve, fica dentro do capô, é precisa, não tem folga, mas o resto do sistema, até chegar nos munhões dá uma baita folga e não adianta arrumar, rapidinho está com folga novamente.
Juro que se eu conseguisse achar um jeito de acabar com as folgas do sistema de braços, pricipalmente aquele pitman em "L" na frente, eu manteria a original.

Abs.

Roberto

Lúcio Fuentes
26/11/2012, 08:47
Caixa de direção mecânica, forte, leve e que fique dentro do capô? Também estou procurando.
Meu Jeep tem caixa original, é forte, leve, fica dentro do capô, é precisa, não tem folga, mas o resto do sistema, até chegar nos munhões dá uma baita folga e não adianta arrumar, rapidinho está com folga novamente.
Juro que se eu conseguisse achar um jeito de acabar com as folgas do sistema de braços, pricipalmente aquele pitman em "L" na frente, eu manteria a original.

Abs.

Roberto


Sábado Fui na Oxford e vi o jeep do Celsinho com a direção mecânica do Gol, esteticamente ficou perfeita, vou pesquisar quanto a resistência!

Samuel Junior
27/11/2012, 12:36
Noto que sou mais ignorante do que achava. rsrs

Eu achava que a questão da troca da caixa de direção seria suficiente para resolver a questão da folga. rsrs

Quando se instala uma direção hidráulica, troca-se todo o conjunto de modo que acaba com a folga definitivamente?

E no caso da mecânica?

Robertux
27/11/2012, 16:53
Sábado Fui na Oxford e vi o jeep do Celsinho com a direção mecânica do Gol, esteticamente ficou perfeita, vou pesquisar quanto a resistência!
Fala Lúcio, tudo bem? Quinta feira vou buscar aquela peça lá no Celsinho, já falei com ele.
Eu já conheço o sistema de direção do gol no Jeep. Já dirigi o do Gustavo (Cimag), que usa esse sistema e realmente fica bom, mas já ouvi diversos relatos de quebra dessa caixa e tenho medo de colocá-la, apesar do projeto de adaptação divulgado aqui e que dizem resolver o problema de quebras, mas ainda não acredito que uma caixa projetada para pneuzinhos 165X70X13 seja forte suficiente para pneus 7.50X16 ou 31X10,5X15 ou 33X12,5X15, entre outros.
Enquanto isso vou "toreando" a folga e andando devagar.

Abraços

Roberto

fm_fowi
27/11/2012, 22:51
Meu jeep tem a caixa da Ranger adaptada a mais de 10 anos rodo com pneus 33 e nunca me deu problema, tem um pequena folga mas é na barra de direção que vai para o volante, que o mecânico montou com uma usada que já estava com folga... tirando isso não tenho nada do que reclamar.

abraços