Ver Versão Completa : Dúvidas pendentes - TR4 x Jimny
igfortaleza
15/11/2012, 19:09
Prezados,
Estou prestes a adquirir meu primeiro 4x4. Encontrei muitas respostas para minhas dúvidas neste fórum, porém algumas continuam pendentes.
Pretendo adquirir um veículo para uso predominantemente urbano em Fortaleza, e uso em eventuais passeios offroad no final de semana. Na realidade, tenho até mais interesse em andar em dunas e praia, no litoral cearense, do que no barro propriamente (não que não queira ou possa experimentar). Não tenho filhos.
Estou entre um Jimny 2010 e TR4 2009 (estou a olhar os veículos). Fico com as seguintes dúvidas:
- Conforto ao dirigir: Ergonomicamente, qual possui melhor posição para quem dirige? Ao passar muito tempo na direção, principalmente.
- Espaço para quem vai atrás: Qual possui melhor espaço para acomodar eventuais passageiros no banco de trás? (sei que o Jimny não possui porta malas, o que diminui o espaço interno. Entretanto fiquei na dúvida quanto ao espaço, principalmente das pernas para os passageiros atrás).
- Manutenção: Excluindo-se os gastos com combustíveis (que a TR4 bebe bem mais), qual tem a melhor e mais barata manutenção?
- Preço do seguro: Qual a relação de preços entre o seguro de um e do outro.
Agradeço eventuais respostas
Espaço: TR4 em todos os sentidos.
Manutenção mais barata: Jimny
Seguro mais barato: Jimny
Menor Consumo de combustível: Jimny
Conforto: TR4
Robustez: Jimny
Frederico Mendes
16/11/2012, 09:47
Espaço: TR4 em todos os sentidos.
Manutenção mais barata: Jimny
Seguro mais barato: Jimny
Menor Consumo de combustível: Jimny
Conforto: TR4
Robustez: Jimny
Acesso ao banco de trás: TR4
Angulo de Entrada e Saida: Jimmy
Depreciação: ??? Não sei qual o melhor.
Esportividade: Jimmy
antoniogeo
16/11/2012, 22:11
Nunca tive um Jimny, mas cnsidero uma excelente escolha.... mas ja tive uma TR4... pra mim era confortavel, tinha porta malas e cabia eu muie e 3 filhos.... sobre dados mais exatos, reproduzo parte do que postei em outro topico:
Originalmente, o Jimny tem angulos de entrada e saída de 37º e 46º, respectivamente, ângulo de rampa de 31º, altura solo 190mm e pneus 205/70/15 (ou 215/75/15?). A TR4 tem ângulos de entrada e saída de 38º e 41º respectivamente, ângulo de rampa de 35º e altura solo de 215mm, pneus (originais) 225/70/16 onde cabem tranquilamente pneus 225/75/16 ou 235/70/16.
Nunca tive um Jimny, mas cnsidero uma excelente escolha.... mas ja tive uma TR4... pra mim era confortavel, tinha porta malas e cabia eu muie e 3 filhos.... sobre dados mais exatos, reproduzo parte do que postei em outro topico:
Originalmente, o Jimny tem angulos de entrada e saída de 37º e 46º, respectivamente, ângulo de rampa de 31º, altura solo 190mm e pneus 205/70/15 (ou 215/75/15?). A TR4 tem ângulos de entrada e saída de 38º e 41º respectivamente, ângulo de rampa de 35º e altura solo de 215mm, pneus (originais) 225/70/16 onde cabem tranquilamente pneus 225/75/16 ou 235/70/16.
Antonio, a TR4 vendida desde 2009 (eu acho) tem ângulos de entrada 35 graus e saida 35 graus. Esbarra até em rampa de shopping! :odedo:
O Jimny 4Street (Para asfalto, hehe) tem de entrada 37 graus e saida 46 graus.
O Jimny 4Sport (Para esporte, hehe) tem de entrada 45 graus e saida 51 graus.
E o Jimny aceita pneus 235/75R15 sem mexer e sem quebras nas trilhas. Já vi um até com 31", mas os diferenciais não aguentaram.
Na minha opinião, pro uso descrito (mais urbano) a TR4 é melhor. Anda muitíssimo bem em dunas, até onde sei e não sacrifica o uso urbano.
antoniogeo
18/11/2012, 18:01
Antonio, a TR4 vendida desde 2009 (eu acho) tem ângulos de entrada 35 graus e saida 35 graus. Esbarra até em rampa de shopping! :odedo:
O Jimny 4Street (Para asfalto, hehe) tem de entrada 37 graus e saida 46 graus.
O Jimny 4Sport (Para esporte, hehe) tem de entrada 45 graus e saida 51 graus.
E o Jimny aceita pneus 235/75R15 sem mexer e sem quebras nas trilhas. Já vi um até com 31", mas os diferenciais não aguentaram.
Na minha opinião, pro uso descrito (mais urbano) a TR4 é melhor. Anda muitíssimo bem em dunas, até onde sei e não sacrifica o uso urbano.
Fala Jorgao!!!!!!!!!!!!!!!!.... sabia que vosmece ia aparecer por aqui!!!!!........kkkkk
Mas seja bem vindo!!!..... rapaz eu nao sabia dessa mudanca de angulos a partir de 2009?.... o que explica esse trem?.... nao quis depreciar o Jimny de maneira nenhuma, mesmo porque nunca entrei dentro de um...
Bom, de qualquer maneira, eh como sempre falam.... vai depender do uso.....
Ow Jorgao, sei que voce nao vai acreditar.... nem tem nada a ver com minha nova viatura, que curto muito.... mas rapaz, to com uma saudade da minha TR4!!!.......kkkk
Inte!!!!!!!!!!!!!!!
Fala Jorgao!!!!!!!!!!!!!!!!.... sabia que vosmece ia aparecer por aqui!!!!!........kkkkk
Mas seja bem vindo!!!..... rapaz eu nao sabia dessa mudanca de angulos a partir de 2009?.... o que explica esse trem?.... nao quis depreciar o Jimny de maneira nenhuma, mesmo porque nunca entrei dentro de um...
Bom, de qualquer maneira, eh como sempre falam.... vai depender do uso.....
Ow Jorgao, sei que voce nao vai acreditar.... nem tem nada a ver com minha nova viatura, que curto muito.... mas rapaz, to com uma saudade da minha TR4!!!.......kkkk
Inte!!!!!!!!!!!!!!!
kkkkkk apareci só de farra mesmo! Eu também não quero desmerecer a TR4 de maneira alguma.
Na verdade, a gente não pode subestimar nenhum 4x4 que tenha tração de verdade (me refiro a part time, no caso da TR4, é o bloqueio do diferencial central), pois qualquer 4x4 com tração e pneus certos pode nos levar a lugares incríveis, não é mesmo?
E se o objetivo não é trilha "por diversão", e sim para se chegar a algum lugar, fazer passeios, não modificar muito a originalidade, não fazer nada pesado, a TR4 se sai muito bem. É um automóvel travestido de jipe! Melhor definição da TR4 em comparação com o pequeno jimny, eu acho.
Agora, de Cherokee sentir saudade de TR4!? Procura um médico ou psicólogo! kkkkkkkkk Brincadeira! Teve dor de cabeça na cheroka? Conserta que vale a pena! O normal seria você estar lamentando o tempo que perdeu em "pseudojipes", pode ter certeza hehe!
antoniogeo
18/11/2012, 23:58
kkkkkk apareci só de farra mesmo! Eu também não quero desmerecer a TR4 de maneira alguma.
Na verdade, a gente não pode subestimar nenhum 4x4 que tenha tração de verdade (me refiro a part time, no caso da TR4, é o bloqueio do diferencial central), pois qualquer 4x4 com tração e pneus certos pode nos levar a lugares incríveis, não é mesmo?
E se o objetivo não é trilha "por diversão", e sim para se chegar a algum lugar, fazer passeios, não modificar muito a originalidade, não fazer nada pesado, a TR4 se sai muito bem. É um automóvel travestido de jipe! Melhor definição da TR4 em comparação com o pequeno jimny, eu acho.
Agora, de Cherokee sentir saudade de TR4!? Procura um médico ou psicólogo! kkkkkkkkk Brincadeira! Teve dor de cabeça na cheroka? Conserta que vale a pena! O normal seria você estar lamentando o tempo que perdeu em "pseudojipes", pode ter certeza hehe!
Rapaz, realmente a TR4 se sai muito bem no que voce comentou....
Mas acho que to precisando de um psicologo mesmo!!!.... a cheroka dispensa comentarios... fiz uma revisao geral, agora acho que precisa trocar o sensor de rotacao (ja tenho um) e dar uma olhada no catalisador... acho que em relacao aos problemas, coisas normais de qualquer viatura mais usada.... quanto as trilhas, nao gosto mesmo de nada pesado.... tanto que a cheroka ainda ta originalzinha, e acho que vou so trocar os pneus por uns mais apropriados para um lift de 3" que penso em fazer (talvez uns pneus 31...)... fiz apenas uma trilha com ela, leve, com alguns trechos medianos... rapaz... eh so engatar a reduzida, botar 1/2 que a danada passa brincando em certos lugares onde precisa mais forca de motor... da gosto de ver!... tenho nada a dizer que desabone a viatura nao... mal comparando, se fosse com a TR4 nestes locais, ia faltar "forca" em muitos momentos.... porque como o senhor mesmo ja disse varias vezes, a bichinha eh meio manca....kkkkkkkkkkk.... mas eu num ligo nao!...
Mas sei la.... tenho saudade da TR4 mesmo, to brincando nao... quando souber explicar eu falo.... acho que eh porque pro meu tipo de uso, a TR4 era mais que suficiente.... so troquei mesmo porque precisava de completar uma grana pra construir...
Mas que um dia ela volta pra garagem, isso volta........kkkkkkkkkk...
Abraco!!!
angulo de ataque: 381350
angulo de saída: 381352
angulo de ataque: 381350
angulo de saída: 381352
Lindo! É só por pneu e bloqueio e ir brincar.
Nem parece 45 graus de entrada. Parece muito mais! E o Márcio ainda está usando pneuzinho (205/75R15 ou 215/75R15), não está?
Rapaz, realmente a TR4 se sai muito bem no que voce comentou....
Mas acho que to precisando de um psicologo mesmo!!!.... a cheroka dispensa comentarios... fiz uma revisao geral, agora acho que precisa trocar o sensor de rotacao (ja tenho um) e dar uma olhada no catalisador... acho que em relacao aos problemas, coisas normais de qualquer viatura mais usada.... quanto as trilhas, nao gosto mesmo de nada pesado.... tanto que a cheroka ainda ta originalzinha, e acho que vou so trocar os pneus por uns mais apropriados para um lift de 3" que penso em fazer (talvez uns pneus 31...)... fiz apenas uma trilha com ela, leve, com alguns trechos medianos... rapaz... eh so engatar a reduzida, botar 1/2 que a danada passa brincando em certos lugares onde precisa mais forca de motor... da gosto de ver!... tenho nada a dizer que desabone a viatura nao... mal comparando, se fosse com a TR4 nestes locais, ia faltar "forca" em muitos momentos.... porque como o senhor mesmo ja disse varias vezes, a bichinha eh meio manca....kkkkkkkkkkk.... mas eu num ligo nao!...
Mas sei la.... tenho saudade da TR4 mesmo, to brincando nao... quando souber explicar eu falo.... acho que eh porque pro meu tipo de uso, a TR4 era mais que suficiente.... so troquei mesmo porque precisava de completar uma grana pra construir...
Mas que um dia ela volta pra garagem, isso volta........kkkkkkkkkk...
Abraco!!!
Cara, uma cheroka com 31" Mud faz coisas que você nem sonha em fazer de TR4! Juro! hehe
É um jipão magnífico e com um conforto (você já deve ter notado) que dá inveja. Eu acho um veículo perfeito pra quem leva criança para trilha, por exemplo. Assim como um JK 4 portas. E sem dúvida tem uma mecânica muito robusta!
Jorgão, é 215/75R15. Não sou adepto de pneuzão :D
Sem Loção
19/11/2012, 20:58
Cara, uma cheroka com 31" Mud faz coisas que você nem sonha em fazer de TR4! Juro! hehe
É um jipão magnífico e com um conforto (você já deve ter notado) que dá inveja. Eu acho um veículo perfeito pra quem leva criança para trilha, por exemplo. Assim como um JK 4 portas. E sem dúvida tem uma mecânica muito robusta!
Realmente... e olha que sou ferrenho defensor da TR4, a minha continua me surpreendendo... mas IMHO pra TRILHA, um eixo rígido na frente + motor 4.0 não tem como comparar.... :palmas:
Acho que sou um dos que mais judia :twisted: da TR4, mas realmente tive muitas oportunidades que na hora "H" faltou fôlego pro motor.... as relações são longas, e o câmbio AT é mal escalonado, e a reduzida é no máximo uma "diminuída"....KKKK mas pra passeio e coisa leve, e uso de cidade, nada tenho a reclamar.... vai que vai muito bem, e se souber tocar, não é tãaaao beberrona como dizem.. 7-7,5 km/l não me assusta..
Fora que o máximo que entra sem mexer muito no amortecedor (ie trocar for offlimits) e lataria é pneu 29,5" que é o que eu uso
Sorry, estou atravessando o tópico...KKKK
Abraços procêis...
Realmente... e olha que sou ferrenho defensor da TR4, a minha continua me surpreendendo... mas IMHO pra TRILHA, um eixo rígido na frente + motor 4.0 não tem como comparar.... :palmas:
Acho que sou um dos que mais judia :twisted: da TR4, mas realmente tive muitas oportunidades que na hora "H" faltou fôlego pro motor.... as relações são longas, e o câmbio AT é mal escalonado, e a reduzida é no máximo uma "diminuída"....KKKK mas pra passeio e coisa leve, e uso de cidade, nada tenho a reclamar.... vai que vai muito bem, e se souber tocar, não é tãaaao beberrona como dizem.. 7-7,5 km/l não me assusta..
Fora que o máximo que entra sem mexer muito no amortecedor (ie trocar for offlimits) e lataria é pneu 29,5" que é o que eu uso
Sorry, estou atravessando o tópico...KKKK
Abraços procêis...
Só mais um off-topic. Você podia mandar usinar umas relações mais curtas pra sua TR4 sem louça! E pneu, acho que você está no limite mesmo. Principalmente pra quem faz trilha.
Sem Loção
19/11/2012, 22:19
Só mais um off-topic. Você podia mandar usinar umas relações mais curtas pra sua TR4 sem louça! E pneu, acho que você está no limite mesmo. Principalmente pra quem faz trilha.
Contiuando o offtopic... hehehe... até abri um tópico pra isso.... Sobre a possibilidade de mudar a engrenagem da reduzida pelo menos... se quiser contribuir lá, será muito bem vindo... gostaria de saber como fazer pra mudar a relação da TR4!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/107472-trocar-reducao-da-tr4-e-possivel.html
abs!
Eu iria de Jimny, mas para o uso descrito minha preferência recai no Tracker 2009, já que na TR4 fico apertado nos bancos diateiros e traseiros! Mas o importante é fazer um `test drive`.
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