Ver Versão Completa : Opiniao dos Jipeiros mais expeirentes (duvida)
Ae pessoal, sou novo na comunidade 4x4 Brasil.
Tenho um Willys 79(acredito que seja CJ-5) que está parado em uma garagem a pelo menos uns 7 anos.
Interior todo original. Acho que a única coisa não-original é o motor de maverick 4 cilindros.
Levei o Portugues, da Portugues 4x4, para fazer um orçamento na própria garagem onde se encontra o Jeep.
Incluindo:
Fazer o motor funcionar, trocando todo o necessario para isso; bancos novos; capota conversível; Sto Antônio; galão e estepe atraz; mudar a pintura atual que é o azul claro para o azul marinho(aquela original do Willys mesmo); tirar as ferrugens(leve em consideração que o Jeep ta parado a muito tempo); entre outras coisinhas necessarias das quais não me lembro.
Chutando alto ele disse 6 pau.
Na opinião de vcs, que são experientes no assunto, é muita ou pouca coisa?
Procurei o mecânico certo?
O Português disse que dava para pedir 8 mil no Jeep no estado que ele está. Por se tratar de um Jeep que não anda pois está parado a muito tempo, seria um valor correto?
Também disse que se restaurado, chegaria a valer 20 mil.
Chega a custar 20 mil um Jeep Willys 79?
Meu pai decidiu vender, ou dar em forma de pagamento e comprar um novo. Mas só temos interesse em Jeep acima de 75.
Acha-se facil Jeep acima de 75? Qual a média de preço?
Agradeço a ajuda,
Rogério Fortini
Rogério,
Não sei o banho de loja que você está pensando (capota nova, banco novo, etc) vai ser reembolsado (com lucro) na venda do jeep. Tenho por experiência que $ investido em carro é para nosso prazer (e consequente irritação da patroa :mrgreen: ), e não para obter retorno.
Se mesmo assim você ainda pensa em reformá-lo para vender sugiro analisar outros mecânicos, especialmente no interior onde a m.o. costuma ser + barata e o pessoal não tem frescura para mexer nos jeeps.
Um tio de minha esposa reformou um CJ5 74 (funilaria e pintura nova, troca calços da carroceria, tirou vazamentos do motor, troca do assoalho, etc) e gastou R$1.500 mais alguma coisa do jateamento e material.
Se você quiser te passo o telefone do mecânico (em Sorocaba).
[ ]
Eu gostaria de reformar o Jeep para uso próprio. Mas por ser um preço muito alto, acho que compensa mais vender e comprar um pronto para uso, rs.
Apesar de que se eu reformar ele, eu vou ficar um bom tempo sem ver um mecânico, certo? :?:
Agora, se eu compro um 75 pra cima que esteja rodando, ai acho que de tempos em tempos vai sempre aparecer um probleminha.
ceveiga, agradeço a ajuda. :concordo:
Mas acho que só de guincho até Sorocaba, ja não iria compensar muito.
Bom dia Rogério;
Você tem um excelente jipe nas mãos, mesmo estando em estado um pouco crítico se você pretende ficar com uma viatura para uso próprio acredito que valha a pena reformá-la pois não é muito fácil encontrar CJs acima de 74 em boas condições para vender, e se encontrar com certeza pagará alto por isso !!!
Alguns detalhes .....
Acho que a única coisa não-original é o motor de maverick 4 cilindros
- Este é um motor OHC 2.3 - é original SIM dele !! a partir de 74 este é o motor do jipe - e é um excelente propulsor !!! o meu (ano 77) possue um deste.
Fazer o motor funcionar, trocando todo o necessario para isso; bancos novos; capota conversível; Sto Antônio; galão e estepe atraz; mudar a pintura atual que é o azul claro para o azul marinho(aquela original do Willys mesmo); tirar as ferrugens(leve em consideração que o Jeep ta parado a muito tempo); entre outras coisinhas necessarias das quais não me lembro.
Chutando alto ele disse 6 pau.
Este valor pode não ser muito alto dependendo das "coisinhas" que queira coocar nele !! Se você tem grana a vontade e de sobra, beleza, "mete ficha" e faz tudo de uma vez só !!!! Mas acredito que a maioria das pessoas primeiro colocaria este pra rodar depois pensaria em acessórios, lembre num veículo deste beleza externa não significa muito !!!! Se v. pretende colocar ele na trilha, confiabilidade e segurança sempre vem em primeiro lugar !
É um veículo que está na moda, portando cote muito bem o que pretende comprar, vai ver que mudam muito os valores de uma loja para outra !
Abraços,
Rogério,
Antes de qualquer coisa, troque de mecânico!! :concordo:
Já tive experiências com a oficina do Português4x4 e não foram boas (e já ouvi relatos negativos também). :evil: :evil:
Como disseram você tem um excelente jeep nas mãos, reformá-lo "pode" sair mais caro que comprar um novo, mas você tem a garantia de que o serviço foi bem feito, usando peças de qualidade, supervisionado por você etc. Comprar um pronto, terá muitas adaptações que você não sabe com e por quem foram feitas, no final, vai sair bem mais caro. :roll: :roll:
No demais, siga o conselho da galera, é por esse caminho mesmo. E um guincho até Sorocaba sai bem menos que você imagina. :wink:
[s] palpiteiros,
RogerioFortini
Deixa compartilhar minha experiência ....
Há uns quatro meses comprei un CJ 5 61 que estava parado a oito anos!
Levei um amigo mecânico antigo e de confiança ... pra resumir o coselho dele foi " tentar baixar o preço o máximo possível", pois com o carro parado tudo é uma incógnita: motor, câmbio, freios , parte elétrica enfim tudo terá de ser revisado ...
Inicialmente o ex-dono pediu 8 mil .....
...... acabei comprando por 4,5 mill
E te digo teria pago menos se a minha oferta fosse menor!
Bem, dei sorte ao colocar o mesmo na oficina e constatar que o motor não estava travado, rodou na mão ao retirar as velas!
Hoje depois de trocar todo o sitema de freio, traseiro de palena como o original e adaptar a disco na frente, tocar todo o sistema elétrico de 6 V para 12 V, reformar as rodas e colocar pneus novos, ainda falta muito!
Já andei nele mas vou ter que revisar a caixa.
Alessandro Henrique
30/08/2005, 13:15
Na minha opiniao, fique com esta viatura.
Estabeleca as prioridades, coloque a funcionar e com o tempo va incrementando a viatura ao seu gosto.
Esta e a graca da coisa, fazer do que jeito que voce quer!
Sds.
ok rogério
vc tem um bom jipe
achei bastante elevados os valores dos orçamentos que vc conseguiu (talvez até pra justificar a quantia de R$20 mil que supostamente passaria a valer a viatura)
é no mínimo estranho, o cara pedir uma importância que é quase o mesmo valor do próprio jipe :discordo:
concordo com os colegas: fique com ela e vá arrumando devagar
primeiro: faça o motor funcionar
depois, gradativamente, vá cotando os preços dos equipamentos que vc deseja instalar/adaptar e, com calma, vai fazendo a seu modo e possibilidade
[ ]´s
AE !!
Sei q ver a viatura toda desmontada, sem funcionar e sem akele ar imponete dos CJ's dos amigos mais preparados da um desanimo bravo.
MAs nada que botar a mao na massa e fazer o basico pra ele andar, ai vc ve o que realmente eh necessario e faz alguma diferenca instalar e o q eh so perfumaria...
PRIORIZA e tenha calma...
T+
Esta e a graca da coisa, fazer do que jeito que voce quer!
E do jeito que a PATROA sempre reclama, afinal ela sempre acha que v. tá gastando mais tempo (e dinheiro) com o jipe do que com ela !!! :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:
Vai começar a ver como isso é bom !!!!!!
Elmer_Jeep
30/08/2005, 19:02
Se eu fosse vc não faria toda a reforma de uma vez só, mesmo sabendo que vc pode gastar muito mais q esses 6 mil orçados pelo portuga é melhor gastar aos poucos.
Como os amigos já falaram, verifica as prioridades,
:arrow: Fazer o motor funcionar
:arrow: Verificar e revisar sistema de freios
:arrow: Verificar e revisar sistema de direção
:arrow: Verificar e revisar sistema elétrico
:arrow: Verificar suspensão(substituir amortecedores e buchas dos feixes)
:arrow: Mandar fazer uma lubrificação geral, substituir óleo, graxa etc.
Acho que com isso já dá pra ir rodando numa boa, depois vc manda consertar o q aparecer e deixa a pintura pro final depois que toda a mecânica for arrumada.
Certamente a turma tem mais dicas pra acrescentar.
1 abraço e boa sorte.
Pessoal, obrigado pelas dicas e conselhos.
Eu prefiro reformar o Jeep, embora não dependa de mim essa decisão. :(
Vocês podem me sugerir algum mecânico especializado, de qualidade e barato, por favor?
Vlw!
Rogério
bacana00
30/08/2005, 20:51
Rogério,
Na Pior das Hipóteses:
Carroceria de Fibra - 3000 agromotor
Retífica de Motor Completa - 2000
Capota 700
Adoro a mecânica de seu Jeep e ele fica muito bom depois de pronto... Duvido que vá 2 mil de grana nesse motor, mesmo se tiver que retificar e o resto está provavelmente bom...
Cuidado com esses mecãnicos que mexem só com Jeep, a mão de obra deles é cara demais...
Outra dúvida:
O Jeep está parado a provavelmente 7 anos. Isso seria motivo pra causar problemas nos pneus/rodas tendo que trocar por novos??? O que iria encarecer muito mais. :(
O Jeep ta na mão do meu pai a uns 10 anos, acredito que é o segundo dono. Ele compro o Jeep da Brinquedos Estrela.
Nunca fez trilha nas nossas mãos.
Meu amigo, vc ta com uma reliquia nas maos.......soca ficha que vale a pena sim......ja começa pelo documento......aqui no mato grosso, nao se compra jeep, so se compra o documento....o resto tem que fazer tudo......imagina qual era o veiculo oficial dos garimpeiros?????????
mas vai com calma........
da trabalho mas vale a pena
um forte abraço
Ivan Paulo
Rogério, vc tem um ótimo jeep nas mãos, provavelmente ele é todo original, além de ser uma relíquia, num deve dar muito trabalho para colocá-lo novamente em forma, revise o motor, rolamentos e sistema de freio, acredito que andará com muito menos do que o orçamento apresentado.
Grande abraço.
Ah, posta fotos aí, a Galera por aqui adora fotos :D
Ah, posta fotos aí, a Galera por aqui adora fotos :D
Ehehehe... quando fui ver o Jeep, esqueci de levar a maquina. :(
Ronaldo Petri
31/08/2005, 01:04
Eu não venderia um Jeep desse amiguinho, consulte outras oficinas, não se prenda a uma oficina só. Nós jipeiros geralmente sempre acabamos ficando amigos dos mecânicos, pois se tem um lugar que Jeep gosta é de ficar é oficina. Aí vai uns telefones pra vc ligar, mas são daqui de Santo André.
ACR-Mecânica especializada em adaptações off-road. 4972-3214 (Rogério). Nesta é apenas mecânica.
ABC Off road - Mecânica e acessórios Off-road 4991-1769 (Rogério também) Aqui além de ser mecânica há também os acessórios que vc quiser.
Se vc ligar fala que foi o Ronaldo que indicou, que tem um jeep vermelho ou que trabalha na cabot
Vcs indicariam o Josewal 4x4 pra esse tipo de serviço? :?:
- Este é um motor OHC 2.3 - é original SIM dele !! a partir de 74 este é o motor do jipe - e é um excelente propulsor !!! o meu (ano 77) possue um deste.
Esse motor é original a alcool ou gasolina?
A partir de 1978 tem a álcool original também :concordo:
Abraços.
megadeth
31/08/2005, 11:59
RogerioFortini,
este motor tem versões álcool e gasolina. Tive um destes em meu CJ à álcool quando comprei, mas o bicho abriu o bico e instalei um de Opala 4c (o GM151) também a alcool. Ficou um brinco. Toda a minha reforma foi feita pelo Jair, da CJ-Checkup em, Osasco - SP. Este é pai do amigo aqui do fórum o RodrigoCBT. Mão de obra à preço justo e serviço campeão, além de um amigo. Se te interessar, o telefone dele é 3682-6066.
[]s
Olá, tenho um parecido com o seu, ano 78 motor ohc também. cambio 4 marchas. ele está com a mecânica original no começo do ano fiz o motor dele. gastei menos de 2000. acho q por volta de 1800... dava pra ficar mais barato, dava, mas preferi colocar peças de qualidade, cilindo metal leve, troquei a bomba d´água(não precisava, mas...) retifiquei o bloco, voltou por std, dei uma geral do carurador... correia dentada... enfim... o que poderia ser feito, fiz. ficou ótimo!!! não tenho o que reclamar, muito pelo contrário.
em minha opnião acho que vc está com uma ótima viatura, faça aos poucos, priorize a mecância, deixe capota e etc... para depois que o motor, cambio , diferencial, suspensão, motor de partida... enfim o resto todo vc já ter revisado e estar seguro que o jeep não vai te deixar na mão, depois disso vc vai colocando acessórios...
sobre o jeep valer 20.000 sinto muito, acho meio difícil, pois é um poço se fundo de gastos, mas é um investimento para vc, não para comercializar. vc não vende ele por 20.000 depois... e para vender vc vai ter que gastar pelo menos 25.000...
estou em campinas e aqui tem um cara que cobrou 400 de mao de obra pra abrir o motor...e fazer td... tem gente que gosta dele tem gente que não, mas ele vive cheio... eu já levei ele lá, mas tinha q ficar no pé... hj levo num outro que tenho mais confiança....
se interessar passo o tel dos 2.
abraços
Vlw pessoal.
Ja decidi. Não vou vender não.
Agora só me falta achar um mecânico bom e barato.
:dance:
Cabra Rogério,
Nessa hora é bom perguntar mesmo. As opiniões dos colegas são diferentes mesmo, pois também cada um de nós tem uma linha para para o original, mais para potência e preparação de trilha, mista, etc.
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
O que vale a pena é cotar mesmo. Liste os ítens a serem trocados ou instalados nos sites como. Aí você terá uma noção melhjor do preço de peças e acessórios, e da mão-de-obra.
:wink: :wink:
Existe também a loja e oficina do Josewal 4x4 http://www.joseval4x4.com.br que fica na AV. Politecnica . Ele não é careiro e trabalha bem. Fica a sugestão. O Seu Anísio gosta de negociar, conhece bastante de jipe e pode também ser uma boa opção.
O segredo mesmo é calma, pesquisa, experiências dos colegas, além das viagens e idéias muto loucas. :mrgreen: :mrgreen:
Essa turma do Forum é nota 1000... Tem até cara que tem Javali !!! Acredita??? (lembranças para Frommars.....) :twisted: :twisted: :twisted:
ROGERIO, DE UMA OLHADA NO SITE www.mercado4x4.com.br, QUE VC VAI VER UNS 30 JEEPS DE R$ 20.000,00 + UNS 20 DE R$15.000,00 E NUNHUM ABAIXO DE R$ 10.000,00.
jeep4x4podre
31/08/2005, 22:50
a Josewal é uma boa opção. Como disse o camarada acima, o seu Anísio entende de jipes e é muito gente boa. mas como diz a lenda, cada um tem uma opinião diferente. converse com o seu Anísio e também entre em contato com outras oficinas, tire suas dúvidas e só depois escolha aquela que você mais gostou para dar vida nova ao seu jipe. boa sorte !
Outra sugestão, já que este Jeep está a tanto tempo parado e não fez falta , deixe-o um pouco mais , faça um curso de mecânica basica tipo IUB(instituto universal brasileiro) e meta a mão na massa.A mecânica do Jeep é muito simples, e te digo mais, vc vai economisar uns 50% a curto prazo e muito mais a longo. Agora se vc não gosta de mexer VENDA O JEEP E COMPRE UM MILZINHO OK. (NÃO ESQUEÇA DE ADIQUIRIR O MANUAL DE MANUTENÇÃO DO JEEP CASO VC FOR MEXER).
Espero ter ajudado.OKAPA.
Outra sugestão, já que este Jeep está a tanto tempo parado e não fez falta
Po, tirei a carta em agosto. :P
jipeiroloko
04/09/2005, 00:27
veio minha opnião é:
1º)jeep para trilha---> Prepara-se porque se seu jeep nunca fez trilha vai quebra mts peças e essas vc vai ter que trocar para reforçar o jeep
2º)Cambio----->cambio para trilha tem que ser C10 ou C20 (cambios clarks) porque cambio original vc leva ele pro abismo.....no outro dia sua engranagens vaum dar pra fazeh carrinho de roleman, de taum comidas e lisas suas engrenagens
3º)pneus é uma coisa muito importante....para fazer trilhas terá que comprar pneus maiores e borrachudos.....isso vai custar um pouco pq terá que trocar os aros.
4º)motor----->esteja com manutenção sempre certinha pq motor é a alma----->use bombas eletricas com retorno para naum faltar combustivel no filtro caso encare um morro muito ingrime...
no resto eh soh isso...teh mais
Galera, trilha não quebra jeep,:discordo:
O que quebra jeep é piloto com pé pesado :roll: e falta da manutenção, realmente os câmbios originais são mais frágeis que os clarck, mas estando em bom estado aguentam bem.
em tempo o uso da reduzida na trilha poupa o carro inteiro
:concordo:
Abraços
Galera, trilha não quebra jeep,:discordo:
:palmas:
É isso aí! Um jeep, dentro de sua originalidade, agüenta muita porrada!
Na medida que vc superdimensiona alguns itens, como motor e pneus, as quebras são inevitáveis.
Como disse o Tuna, pé pesado e falta de manutenção também...
Sobre o câmbio original, posso relatar que o do meu jeep, agüentou muito bem os 3 motores (OHC 2.3, AP 2.0 e Maveco 3.000). :concordo:
Quando comprei meu jeep, não entendia quase nada de mecânica. Mal sabia identificar as peças. Depois de um acidente, onde arrebentei o dito, comecei por desmontá-lo eu mesmo. Comprei as peças e fui montando. Quando montei o eixo dianteiro, ele não girava nada! :lol:
Joguei na caçamba duma pick-up e levei até um mecânico. Então fiquei acompanhando as "regulagens" que ele fez. :wink: E foi assim, o que eu sabia ou não, ia montando. Se dava errado, pedia ajuda e acompanhava. Gastei pouco e aprendi muito. :mrgreen:
Há 2 anos com a ajuda de um amigo, construímos o T-Rex (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2364), para o meu Brother.
Ainda não entendo muito de motores, mas o meu 3.000 desmontei e montei quase tudo. Só deixei as regulagens e torques para o meca... Na próxima, só preciso das ferramentas certas! :mrgreen:
Não tenha medo. Mete a mão! Esse é um dos lados de "ser jipeiro". Ao menos conhecer "intimamente" (oops) o seu próprio jeep. :concordo:
[]'s
Não tenha medo. Mete a mão! Esse é um dos lados de "ser jipeiro"
Esta é parte boa :concordo: :concordo: :concordo:
Abraços
Peraí..........
Tem orelha seca que faz trilha sem engetar a reduzida?!?!?!?
Abraços sem entender essa,
Sergio Rocha
11/09/2005, 15:45
Abraços
Peraí..........
Abraços sem entender essa,
tem quem faz passeio ecologico, e chama de trilha. :mrgreen:
[]'
tem quem faz passeio ecologico, e chama de trilha.
Tem gente que faz "trilha" com FOX CROSSROADER, PALIO ADVENTURE, DOBLÔ ADVENTURE, PALIO WEEKEND ADVENTURE E ECOSPORT; Tente entender o que eles acham de "trilha" :putz: :putz:
Ronaldo B.
12/09/2005, 10:46
1º)jeep para trilha---> Prepara-se porque se seu jeep nunca fez trilha vai quebra mts peças e essas vc vai ter que trocar para reforçar o jeep
Acredito que 90% das vezes Jeep quebra por 3 motivos, quando o piloto faz uma cagad@ na trilha, quando o piloto é bração mesmo ou quando o o dono é relaxado e não faz manutenção.
2º)Cambio----->cambio para trilha tem que ser C10 ou C20 (cambios clarks) porque cambio original vc leva ele pro abismo.....no outro dia sua engranagens vaum dar pra fazeh carrinho de roleman, de taum comidas e lisas suas engrenagens
De novo, sabendo usar dificilmente vai quebrar, mesmo câmbio original aguenta bem, mas tem que saber usar e principalmente usar a reduzida prá não forçar o motor, o câmbio e nem queimar embreagem, de novo, se quebra, na maioria das vezes é cagad@ do piloto.
3º)pneus é uma coisa muito importante....para fazer trilhas terá que comprar pneus maiores e borrachudos.....isso vai custar um pouco pq terá que trocar os aros.
Primeiro decide para que vai usar o jeep, depois compra o pneu certo para o uso, não adianta comprar o pneu porque é bonito ou porque tá barato e de novo fazer cagad@.
4º)motor----->esteja com manutenção sempre certinha pq motor é a alma----->use bombas eletricas com retorno para naum faltar combustivel no filtro caso encare um morro muito ingrime...
Manutenção em dia é fundamental no jeep todo, não só no motor, o uso de bomba elétrica ajuda, mas você pode estar evitando um problema e gerando outro, bomba original com desburbulhador é bem mais barato e na grande maioria das vezes é suficiente.
[]´s
[quote="billj"
Peraí..........
Abraços sem entender essa,[/quote]
TEM!! :shock: :shock: :shock:
TEm cara aqui com 8x43 de diff. e clark 4 marchas, onde a primeira é curta pra kct, que usa pouco a reduzida e ...
FAZ CAGADA...
:mrgreen: