Ver Versão Completa : GNV na rural melhor adaptação no carburador DFV 228 + filtro da Kombi
Prezados, meu primeiro post ...o caldo engrossou !vou pedir ajuda aos mestres..minha rural (BF 161)ta muito bem regulada com o DFV 228... demorei pra acertar mas a coisa foi pro eixo(( algumas horas de trabalho)) ...pareçe simples regular um carburador "simples" , mas ..quase todo mundo daqui sabe que o detalhe é a mãe das soluções...as giclagens do mesmo estão "quase padrão"...13 na lenta, 26 na alta, venture 27..etc etc... to com a ignição assistida do Tonella...o caso é: pro GNV funcionar bem , mas bem mesmo precisa ter um fluxo de ar de ótimo a excepcional , a melhor saída pra esta caso do DFV seria um mesclador no topo do carburador , mas até o momento encontrei um pra esta aplicação , furar o cara resultaria na perda do acerto e na diminuição do fluxo de ar também pra gasolina tenho outro carro no GNV/alcool e sei dos seus prós e contras do uso do mesmo... quem ja fez tal alteração pode ajudar??
No post anterior na verdade não encontrei o tal mesclador pra este caso...Cheguei a pensar em outra solução que é uma flange ( uns 3/4 ") entre o corpo do carburador e o pé de ferro com uma entrada ( furo) pra mangueira do GNV em torno de 12mm, com um certo angulo de inclinação para baixo . Infelizmente não conheço ninguém que tenha feito isso pro BF, quero sanar as dúvidas antes de fazer o serviço, apesar da convertedora ser boa gosto de chegar com todo "serviço" a ser feito antes de começar . outra detalhe que to vendo é qual variador fica melhor com o uso da ignição assistida.Aguardo sugestões e comentários.
Alguém conhece alguma tornearia em Porto Alegre que trabalhe com Poliacetal ( POM) ? Ou saiba onde posso comprar uma chapinha de uns 30X30 comprimento por 2 de espessura?
JPEDROSA2
21/02/2013, 20:56
Caro Endrigo
Instalei GNV na minha RURAL, motor original e ignição assistida do Tonella... O técnico/instalador não está conseguindo fazer o GNV funcionar... a corrente é sempre interrompida e volta para a gasolina. Pedi ajuda ao Tonella e ele jogou a bola para o instalador. este, por sua vez, disse que mudará a chave comutadora para a da marca IGT (a atual é a da TURY). Acho que o sistema de direção assistida não combina com o GNV em carros com platinado.
JPEDROSA2
22/02/2013, 11:26
Caro Endrigo
Fizemos a substituição do sistema elétrico hoje - TURY por IGT - e a minha RURAL ficou funcionando normalmente no GNV. Futuramente informo o consumo.
Prezado Pedrosa,
desculpe a demora...
ótimas as tuas informações eu ainda não coloquei o dito gnv a viatura ta só pra passear no fimde semana acabei comprando mais um carro daí to "remando" de novo pra colocar o GNV.
Veja: Não entendi pq o sistema da Tury não funcionou e o da IGT sim o que o instalador te disse? Uma vez conversei com o Tonnela sobre minha pretenção de instalar o KIT dele de ignição assistida + o GNV...ele disse que não tinha pq nao fumcionar...
Agora se vc quiser rodar nos dois combustíveis bem acho que um variador de avanço é impresindível ja que o ponto do GNV pro BF 161 deva ser uns 9 ou 12 graus a mais que o da gasolina...se na gasolina estiver com uns 5 no GNV vai pra 14 ou 17 respectivamente. Caso não tenha o variador o ajuste é feito só no distribuidor pra somente um tipo de combustível ...outra possibilidade é um "mais ou menos" entre estes valores pra funcionar nos dois , mas veja ficará meio adiantado pra gasolina e meio atrasado pro GNV.
Mais detalhes: uma boa centelha pro GNV é fundamental, acho que as velas do fusca a alcool (( não sei a numeração)) , uma Bobina bosch vermelha e cabos de vela mais robustos devem melhorar o conjunto.
Teu filtro de ar é original? o carburador tb?
aguardo a média da tua colorada!
JPEDROSA2
07/03/2013, 22:22
Caro Endrigo
também não entendi o porquê do não funcionamento do manômetro e da chave comutadora TURY no carro. Talvez o instalador tenha cometido algum erro... Porém, a instalação com o mesmo equipamento IGT foi rápida e perfeita. Como foi feita no dia seguinte, de repente o instalador "aprendeu" com alguém como instalar o sistema em carros com platinado.
Em relação ao sistema de ignição assistida, deu chabu: funcionou durante alguns dias e a RURAL me deixou na mão, quer dizer, na rua. levei um mecânico ao local e não deu outra: o módulo deixou de passar a corrente para a distribuição. O problema foi difícil de ser encontrado. Substituímos a bobina...nada; o platinado...nada. A solução foi religar o sistema antigo (platinado e condensador) e o carro voltou a funcionar normalmente. Está assim agora; platinado/condensador e o filtro original, a óleo. Retirei a adaptação de filtro da kombi uma vez que não aparenta a menor diferença no funcionamento e considero o filtro original mais eficiente.
você mencionou um detalhe importante: ainda não substitui as velas que estão na RURAL. São as do fusca - NGK - não sei se do a gasolina ou do fusca a álcool. As velas foram reguladas para 0,6mm. O interessante é que não mexemos no ponto de ignição e o carro se comporta praticamente do mesmo jeito. Nunca desenvolveu muito mesmo e não apresentou a menor diferença, exceto em subidas acentuadas.
Aparentemente, o motor está mais suave no GNV, embora algumas vezes, na marcha lenta, queira "morrer".
Não sei ainda o consumo, mas o meu bolso já está bem mais tranquilo (só abasteci uma vez - 22 metros cúbicos - e fiquei andando tranquilamente durante uns dez dias, em pequenos percursos na cidade, claro).
Vou tentar marcar a quilometragem da próxima vez e só andar no GNV.
Abs.
JPEDROSA2
07/03/2013, 22:24
Continuando...
O carburador é o original. Nele foi feita uma abertura de 11 mm, no pé, conforme aconselhado em alguns posts aqui do fórum.
Continuando...
O carburador é o original. Nele foi feita uma abertura de 11 mm, no pé, conforme aconselhado em alguns posts aqui do fórum.
ok,soluções mais baratas tem mesmo estes inconvenientes, fiz um trecho curto de 100km asfalto num dia quente e quando tava chegando no local o motor ameaçava morrer , até hoje não sei o que foi, suspeito da bobina vermelha da bosch que sem o pré resistor esquentou demais por conta do módulo , cheguei a comprar 2 resistores de 2,2 ohms pra instalar em paralelo o que dá por volta de 1ohms (( a bosch recomenda 0,8 ohms se não me engano)),mas ainda não instalei tenho que verificar melhor se os resistores não vão pegar fogo por causa da potencia do módulo. o ideal seria um fio resistivo , procurei com eletrecistas mas não achei, o bom deste modulo é que se vc quiser desconecta-lo e voltar ao sistema platinado condensador não leva 5 minutos, alem de manter a originalidade.
Acho o filtro da kombi melhor ,mais eficiente e mais limpo ,mas o antigo serve muito bem. o acerto no gnv não é tarefa fácil. esse GAP nas velas de 0.6 talvez seja o melhor para o seu conjunto com o platinado e o condensador , mas acho que não devem tirar tudo que pode do gnv.Por experiencia com outro carro carburado a gnv , pro mesmo funcioner bem precisa de otimo fluxo de ar , maior compressão(( daí so rebaixando cabeçote ou turbinando)) e um sistema ignição potente com gap de 1mm até mais, sem falar no ponto adiantado. o ideal é um módulo da spice, mas o preço é fora da casinha pra um motor de quase 40 anos.
essa abertura de 11mm penso ser a ideal
pergunto: é um cilindro só de GNV ??
chegou a fazer média?
gostaria de fazer um teste sem furar o carburador colocando uma flange com essa furação de 11mm entre o corpo e a base do mesmo.
Ainda não encontrei o material apropriado nem quem possa fazer o serviço, um colega que trabalha com plasticos me disse que o poliacetal (( POM ))não é indicado pois reage com nossa "alcoolina" que o melhor seria o polietileno mesmo pois tem melhor resistencia quimica
399595
JPEDROSA2
10/03/2013, 22:08
Valeu, Caro Endrigo
Comprei o distribuidor eletrônico na ZEZO, já que o preço está muito bom, e vou modificar a RURAL - a contragosto, é verdade, uma vez que o funcionamento está muito bom mesmo, com tudo original. Vamos ver como ficará.
O interessante é que o mecânico instalador está assustado com o funcionamento tranquilo do GNV na minha RURAL: motor suave; regulagem fácil na marcha lenta e sem "cheiro" nenhum de combustão. Até a radiopatroa parou de reclamar de "cheiro forte de gasolina". Achei interessante o seu comentário a respeito das velas do FUSCA, já que a RURAL está funcionando com elas...eu já estava procurando as famosas B6S, mas vou pensar melhor. Será que são as velas que caíram tão bem no sistema com GNV?
Abs.
JPEDROSA2
10/03/2013, 22:16
A adaptação de você está planejando não ficará muito alta e provocará o famoso "backfire" (estouros por excesso de gás), uma vez que aumentará a distância entre o carburador e a base original?
O meu outro carro (volvo v40/98) apresenta este problema chatíssimo e a única solução, caseira, por sinal, foi encontrada por mim: regulo as velas em 0,4mm. quando o certo, teoricamente, seria 0,7mm...
GNV sempre tem opiniões divididas: já estive 1° do lado dos contra por pura desinformação e preconceito mesmo. Até que tive um CHT a alcool/GNV ( que motorzinho macho!) que andava 99% tempo só no GNV e rodou mais de 400mil km só no GNV sem abrir , só aplainei cabeçote um vez e ainda melhorou pois ficou com uma taxa ótima pra GNV ( 13:1 ) fazia mais de 20km/m³ em viagens e 15 na cidade tudo é questão de acerto.Esta história que o GNV resseca ou causa quebra motor é mito, é um combustivel mais limpo , percebe-se isso até no lubrificante que fica limpo mais tempo. Talvez o calcanhar de aquiles do GNv em mecanica sejam as valvulas e sedes , pode ser que usando uma gasolina aditivada vez enquando ajude neste ponto No BF a taxa de compressão é baixa demais pro GNV mesmo assim há casos como o seu que o dono esta satisfeito . Infelizmente numa subida forte o GNV sente o "golpe" , tem que deixar na rotação onde há torque máximo do motor ( ? 2000/2100 RPM no BF) se deixar "apanhar" vai baixar marcha uma atras da outra ou mude pra gasolina já no inicio da subida . quanto ao distribuidor fique esperto tem uns eletronicos vendidos por aí que perde-se os avanços ou seja é um distribuidor travado.
Tem uns tópicos aí:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/107838-indicacao-de-kit-de-ignicao-eletronica-para-bf-161-a.html
Este foi o principal motivo de eu manter o distribuidor original e colocar o modulo do tonella.
Back fire acredito que não vai dar problema , tem uns por aí que usam o mesclador que fica entre o filtro de ar e o carburador . vou testar a flange pois tenho pena de furar um carburador original de quase 40 anos . Se nao der aí so o furando mesmo.
veja:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/33466-ignicao-eletronica-para-bf-161-a.html
JPEDROSA2
12/03/2013, 09:24
Caro Endrigo
Acho que o calcanhar de Aquiles do GNV é o mecânico....
Comprei o distribuidor da ZEZO4X4...O vendedor anuncia aqui no fórum (seção vendem-se peças). Fiz as perguntas necessárias antes e me certifiquei do giro anti-horário, etc..
gosto do sistema original...é que estou "pilhado' pela "mudernidade"... Se eu não gostar, volto para o competente conjunto com platinado/condensador... Estou dando um cartão de crédito aos amigos foristas que insistem na questão da necessidade da distribuição eletrônica...Vamos ver qual é...Valeu a dica do tópico. Infelizmente, comigo o sistema do Tonella deu chabu... paciência. Eu não via diferença nenhuma mesmo no funcionamento da RURAL..Sempre pegou muito bem e a marcha lenta funcionava uma beleza com e sem o módulo. Deu chabu quando instalei o GNV...em menos de um mês...
Abs e boa sorte na empreitada..comente o resultado!!
com o sistema eletronico vai ficar 10. quando puder posta a média de consumo no gnv. por aqui tão me cobrando 2,5 pra instalar o kit com cilindro de 20m³ ja que outro cilindro maior não cabe atras do banco.
JPEDROSA2
12/03/2013, 19:03
Caro amigo Endrigo
Parece que aí no RS tem mais ladrão do que aqui no Rio...Acho estranho. Sempre fomos os campeões!!!
O meu kit é de 22 m3. Foi instalado na parte final da mala, junto da porta, no limite. Fiz o seguinte: comprei as peças (redutor Landirenzo/válvulas de abastecimento/eletroválvula/tubo de alta/manômetro e chave comutadora) na empresa www.gnvpeças.com.br e o cilindro a empresa instaladora me vendeu e cobrou RS 180,00 (cento e oitenta reais) para a instalação e mais RS 150,00 (cento e cinquenta reais) pela nota fiscal de instalação.
O preço ficou bem abaixo do seu orçamento.
Checa os preços no link.
Abs.
JPEDROSA2
12/03/2013, 19:07
Corrigindo o link: GNV Peças (http://www.gnvpecas.com.br/)
Não tem o "ç".
Abs.
Aqui no Sul o "estado" é nosso maior inimigo! Não aliviam nada e são muito mas muito chatos nos detrans e nas oficinas que realizam a vistoria pro GNV. Se te pegam rodando sem documentos pro GNV a dor no bolso e incomodação é forte. valeu a dica da loja ,de repente acho algum item mais barato, mas o caro mesmo por aqui é o cilindro novo, tem uns usados com preço bom. Mas se comprar usado te pedem mil e um docs como nota de serviço de retirada e reteste daí inviabiliza uma instalação com documentos já que um cilindro GNV tem vida util média de 15 anos,,,se for de segundo reteste tera que trocar em uns 5 anos? nos retestes eles jateiam e repintam o cilindro e medem principalmente a espessura da parede e da rosca onde vai a valvula. Cheguei a medir um de 25 m³ instalando como vc fez bem na parte de tras , mas o ideal mesmo é atras do banco. Tava meio por fora dos preços dos distribuidores eletronicos se estiver com um preço bom tb vou colocar um e adeus Tonella ( que pra mim não deu problema ).
mas veja não é só por aqui os altos valores pro KIT :Gás Point GNV - Preços para conversão para Gás Natural - GNV (http://gaspoint.com.br/servicos/precos.asp?palavra_chave=&cod=71&POST=1)
JPEDROSA2
13/03/2013, 12:06
É isso aí...
A ideia é comprar os acessórios todos em loja de venda de peças para gnv, com nota fiscal, e só comprar na instaladora o cilindro. A economia fica entre 800 e 1.000,00 reais.
O meu distribuidor já chegou, mas só posso instalar na próxima sexta-feira. O preço está muito bom lá na zezo4x4...
Abs.
João
É isso aí...
A ideia é comprar os acessórios todos em loja de venda de peças para gnv, com nota fiscal, e só comprar na instaladora o cilindro. A economia fica entre 800 e 1.000,00 reais.
O meu distribuidor já chegou, mas só posso instalar na próxima sexta-feira. O preço está muito bom lá na zezo4x4...
Abs.
João
Alguém já conheçe/instalou os distribuidores pra BF da Ymax que estão sendo vendidos pela zezo? O site da Ymax ta off e não consegui com a loja a informação se os avanços centrifugo e a vácuo funcionam . Quero saber antes pra não ter surpresas desagradáveis.
Alguém já conheçe/instalou os distribuidores pra BF da Ymax que estão sendo vendidos pela zezo? O site da Ymax ta off e não consegui com a loja a informação se os avanços centrifugo e a vácuo funcionam . Quero saber antes pra não ter surpresas desagradáveis.
segundo informação do pessoal da Ymax ( Antoni ) o distribuidor deles é totalmente novo e é uma "cópia" do original. Ainda assim gostaria do relato de alguém que instalou e testou com pistola ponto.
JPEDROSA2
22/03/2013, 13:46
Caro Endrigo
A minha RURAL já está funcionando com o kit de distribuidor da Ymax. Na gasolina, o sistema melhorou muito, tanto o comportamento do motor como a queima do combustível (praticamente acabou o forte cheiro de gasolina na descarga). Porém , no GNV é que a situação se complicou de vez. Já estou com saudades do velho platinado e cia...
Há uma semana que visito a oficina que instalou o kit de GNV e até agora nada... A parte elétrica fica cortando a corrente. Alegaram o seguinte:
1 - a caixa comutadora está queimada de fábrica. Comprei outra e o problema continuou;
2 - reinstalaram a caixa da IGT antiga; esta também fica cortando a corrente religando o sistema continuamente (é possível escutar o barulho de arma/desarma);
Nota: como o problema do GNV está prejudicando o funcionamento da gasolina - quando corta a corrente não deixa o sistema antigo funcionar e sou obrigado a desligar a caixa e mudar a posição da eletroválvula para "gasolina" - resolvi ter um final de semana mais sossegado e desliguei provisoriamente o GNV....saudades do sistema antigo a platinado/condensador...
Em relação ao distribuidor/módulo, nada tenho a reclamar. A marcha lenta ficou uma maravilha e "pega" com a maior facilidade agora.
João
JPEDROSA2
22/03/2013, 13:50
Continuando...
É uma pena que os outros membros do fórum não estejam participando do nosso problema. É óbvio que muitos já sabem o que está acontecendo de errado/certo com as nossas viaturas.
João
Comprei esse distribuidor da Ymax depois de entrar em contato com o fabricante ..to esperando chegar .
Não se desespere quanto ao GNV estar cortando...deve tem alguma coisa errada com esta instalação já vi rural com GNV funcionando e muito bem. Algum problema de aterramento mal feito não sei...carcaça não é fio.
Se vc trocou de "caixa" e o problema persiste, tem muita chançe do problema não ser nela. Uma coisa bem básica:Por acaso ela tem TRES posições? GNV , NEUTRO e GASOLINA? Pra motor carburado tem que ter ,pois quando vc passa da gasolina pro GNV tem que dar tempo do combustivel que esta na cuba do carburador ser queimado depois passa pro GNV , senão o motor não vençe queimar os dois combustíveis e se embrulha/afoga todo.. de repente leva em outra convertedora pra revisar.
JPEDROSA2
23/03/2013, 19:03
Fala, Endrigo
A chave comutadora TURY 1000 é para as três posições, sim. O detalhe é o fato do carro funcionar muito bem no platinado e após a modernização do distribuidor ter dado chabu...
A convertedora "condenou uma pequena oscilação no alternador como a causa do problema (está carregando muito. a carga fica próxima do valor 15 na máquina tipo voltímetro). Vou revisar o alternador, com muita má vontade, uma vez que o problema não ocorria antes. Ainda acredito em erro de instalação elétrica do módulo. Há algum tempo encontrei aqui no fórum uma informação sobre instalar uma resistência no positivo da bateria ou bobina (não sei o local correto) para solucionar este tipo de problema - corte da corrente elétrica pela chave comutadora), porém não estou encontrado a discussão novamente para me certificar.
Abs. João
Fala, Endrigo
A chave comutadora TURY 1000 é para as três posições, sim. O detalhe é o fato do carro funcionar muito bem no platinado e após a modernização do distribuidor ter dado chabu...
A convertedora "condenou uma pequena oscilação no alternador como a causa do problema (está carregando muito. a carga fica próxima do valor 15 na máquina tipo voltímetro). Vou revisar o alternador, com muita má vontade, uma vez que o problema não ocorria antes. Ainda acredito em erro de instalação elétrica do módulo. Há algum tempo encontrei aqui no fórum uma informação sobre instalar uma resistência no positivo da bateria ou bobina (não sei o local correto) para solucionar este tipo de problema - corte da corrente elétrica pela chave comutadora), porém não estou encontrado a discussão novamente para me certificar.
Abs. João
Tive problemas com o alternador a pouco tempo, achei que era o regulador de tensão pois quando eu media com o multimetro digital ficava marcando 14, 9 , 6, 10 , 12...valores aleatórios e estranhos, mas suspeitei até do multimetro pois o ideal pra medir estes alternadores é um multimetro analógico. Resumindo era o induzido , quase me deixou empenhado e de noite...tive que desligar tudo pra poder chegar em casa só na bateria , pode bem ser o teu caso mesmo. Mas veja se na gasolina funciona bem e no GNV é estranho ...com relação a resistencia, o negócio é ir por partes, se mexer em tudo daí desanda a maionese. Segue um link sobre GNV e problemas comuns http://www.globogasbrasil.com.br/wp.../incovenientes_causas_solucoes.pdf
http://www.globogasbrasil.com.br/wp-content/uploads/2008/11/incovenientes_causas_solucoes.pdf
Seu Pedrosa ( ou quem possa me ajudar ) to com o distribuidor e o módulo da E-klass na mão mas to com uma dúvida quanto a ligação do chicote
Preciso da confirmação antes de ligar .
FIO MARROM : CARCAÇA ( terminal olhal )
FIO PRETO/VERDE : NEGATIVO BOBINA ( terminal olhal )
FIO VERMELHO/PRETO :POSITIVO BOBINA ( terminal fêmea )
seria isso ??
JPEDROSA2
28/03/2013, 15:06
Caro Endrigo
A conexão dos fios é a seguinte, de acordo com a instalação do meu kit:
1 - O fio branco da rabicho do módulo liga no positivo da bobina:
2 - O fio verde do rabicho liga no negativo da bobina:
3 - O fio marrom do rabicho liga na carroceria fazendo aterramento.
Os demais conectores são de encaixe.
Abs. e boa sorte!!
João
JPEDROSA2
28/03/2013, 15:09
Cont...
Há uma diferença de cores: o rabicho enviado no meu kit, tem o fio branco para o positivo (terminal fêmea), mas deve corresponder ao vermelho/preto que você menciona.
João
Cont...
Há uma diferença de cores: o rabicho enviado no meu kit, tem o fio branco para o positivo (terminal fêmea), mas deve corresponder ao vermelho/preto que você menciona.
João
Prezado, com relação as cores ta certo veio trocado mesmo no chicote...to em duvida com o tal distribuidor da Ymax pois vei com a flange de fixação diferente do original..estes tempos vi umas fotos sobre isso aqui no forum mas não to achando o tópico,,,
seu Pedrosa como veio a falnge do seu distribuidor ?? tiveram que retrabalhar a mesma??
JPEDROSA2
30/03/2013, 16:04
Amigo
A flange/suporte tem uma "aba" muito longa e, por isso, foi necessário empená-la no torno para acoplar à base no motor.
Nota: é muito importante usar o distribuidor antigo como modelo para deixar o novo do tamanho certo para o encaixe perfeito na bomba de óleo, uma vez que a flange/suporte do distribuidor novo é regulável/ajustável. Ajustar da ponta (encaixe interno) para a base que encaixa externamente.
boa sorte!!!
João
Amigo
A flange/suporte tem uma "aba" muito longa e, por isso, foi necessário empená-la no torno para acoplar à base no motor.
Nota: é muito importante usar o distribuidor antigo como modelo para deixar o novo do tamanho certo para o encaixe perfeito na bomba de óleo, uma vez que a flange/suporte do distribuidor novo é regulável/ajustável. Ajustar da ponta (encaixe interno) para a base que encaixa externamente.
boa sorte!!!
João
pois é,,, produto novo vendido como especificamente para BF 161 e tem que estar fazendo enjambres/adaptações.No meu caso ta mais complicado pois alem deste empenamento ( acho melhor cortar mesmo a flange ) tem mais os seguintes pontos:
* o eixo entalhado do distribuidor novo , no entalhe (encaixe) tá maior (mais grosso) que o original ou seja parece que não encaixa até o final lá dentro na bomba de óleo...
* os cabos de vela tem que alterar de posição na tampa do distribuidor pois o eixo em relação ao rotor é diferente ((é 120°)) ??
* o parafuso original fica curto ...
ou seja ficou pra segunda a conclusão ...
o pessoal da Ymax me garantiu que era feito a partir do modelo original ( identico ) já vejo que não é bem assim, pois inclusive o diametro do distribuidor é menor que o original Wapsa. veja resposta do sr . Antoni da Y-max sobre os avanços.
Antoni - Vendas Ymax . (vendasymaximportado@hotmail.com)
Ola amigo funciona sim ate porque oque a gente manda pra fabrica e o original dai eles fazem igual esta bem Obrigado.
só falta montar colocar a pistola e não ter avanços...dái vai dar bolor pro lado deles. o espaço taí pra quem quiser se manifestar.
JPEDROSA2
30/03/2013, 20:20
Salve, Endrigo!!!
À primeira vista, também fiquei muito preocupado..O mechânico já disse logo: "Não vai dar...". Insisti e regulei o tamanho dos distribuidores (como na sua primeira foto). É muito importante esta regulagem/equiparação, uma vez que o suporte do distribuidor original é fixo. Fazendo isto, você terá certeza que o distribuidor encaixou na bomba. Dá um certo trabalho, sim...mas encaixa.
Você pode testar um dos avanços no distribuidor novo: tire a proteção de plástico e bonha a boca no tubo (Êpa!!!) e sopre que verá o movimento do avanço.
Em relação aos cabos de velas, o mechânico sabia a sequência e me sacaneou quando eu quis passar vagarosamente da tampa velha para a nova, o que acredito que resolverá o seu problema.
Se você quiser, posto umas fotos amanhã, domingo.
Abs.
manda as fotos sim ! pois é...não sei o porque de fazer aquele flange tão grande a ponto de encostar no motor se o que conta é a meia lua pra ajustar o ponto, mas experimentei retirar o flange pra ver se encaixava bem como o original que trava no fundo mesmo e não tive sucesso, o eixo novo parece que não entra até o final na bomba por ser muito largo e quando vc gira na mão vc sente que não tá legal. Acho que terei que dar uma diminuida na espessura dele .Quanto a sequencia dos cabos isso não será problema , mas veja vc chegou a visualisar na pistola de ponto a variação do ponto sendo adiantado quando se eleva o giro?? pois é isso que se espera do contrario não vale o investimento de dinheiro , tempo e mão de obra mesmo que seja a minha!
JPEDROSA2
31/03/2013, 14:09
Seguem as fotos....
Valeu!!!403529403530403531403532403533
JPEDROSA2
31/03/2013, 14:11
Não visualizei ponto nenhum na pistola.. O mechânico "sabe tudo" sofreu um pouco para por o carro no ponto mas, enfim, deu tudo certo...fiquei tranquilo. De fato, a RURAL melhorou muito.
JPEDROSA2
31/03/2013, 14:21
E.T.: Não diminuímos nada na espessura da ponta do distribuidor...foi uma questão de paciência... Observe a posição que o avanço a vácuo ficou no meu veículo..deve ajudá-lo a encontrar a posição de encaixe no seu. paciência tibetana...
Pedrosa, seu carburador foi furado no pé ou na lateral do corpo ( meio do venturi ) ? Deixou o venturi original de 27 ? To pensando em alterar no meu caso pra uns 32 ou até mesmo 35 . Consegui fazer o GNV funcionar bem?
JPEDROSA2
05/04/2013, 13:08
Salve, Endrigo
O carburador foi furado no pé e não na lateral do corpo.
Após a mudança para distribuidor eletrônico, o GNV desandou de vez. Não tem solução. Já estou de saco cheio. Parece que terei de optar: ou GNV com o platinado/condensador ou a distribuição eletrônica. A cada dia o técnico "acusa" um componente do carro como o culpado pelo erro. Já troquei ALTERNADOR/BOBINA/REGULADOR DE VOLTAGEM/VÁLVULA SOLENOIDE DO REDUTOR...etc.. Tá difícil..Só tomando uns chopp's mesmo.
João
Salve, Endrigo
O carburador foi furado no pé e não na lateral do corpo.
Após a mudança para distribuidor eletrônico, o GNV desandou de vez. Não tem solução. Já estou de saco cheio. Parece que terei de optar: ou GNV com o platinado/condensador ou a distribuição eletrônica. A cada dia o técnico "acusa" um componente do carro como o culpado pelo erro. Já troquei ALTERNADOR/BOBINA/REGULADOR DE VOLTAGEM/VÁLVULA SOLENOIDE DO REDUTOR...etc.. Tá difícil..Só tomando uns chopp's mesmo.
João
bah mas que chato isso... mas veja vamos usar a lógica pelos teus relatos. 1° se funciona o GNV com o distribuidor original podemos concluir que não há problema com o KIT GNV , pois a curva de avanço esta presente vc não acha?
2° ta com cara de ser o avanço do distribuidor eletrônico que ou não funciona ou tá até mesmo atrasando ,pois na gasolina até se nota mas não deixa se funcionar agora no GNV "desanda a maionese"...pode até dar lenta no GNV mas basta levantar o giro pra não haver queima e pipocar direto ..só testando o distribuidor eletrônico com a pistola de ponto vamos saber isso . Esse "urubu" tem que virar um beija flor!!
JPEDROSA2
05/04/2013, 16:30
Caro Endrigo
Não é isto o que está acontecendo. Veja: O carro está excelente na gasolina após a instalação do distribuidor eletrônico. No famigerado GNV, a chave comutadora fica desligado em fração de segundos!!! Seca a cuba do carburador e chaveamos para o GNV e...desliga tudo.
É um erro de instalação, a partir do módulo eletrônico. Creio que há algum fio ligado errado. Parece que, do meu ponto de vista, o positivo quando passa da gasolina para o GNV é interrompido por algum circuito não alimentado corretamente da chave comutadora. Creio que é nas conexões positivo/negativo/alimentação do GNV que a coisa está enrolada. O pior é que na minha cidade só tem dois técnicos instaladores "concorrentes".
Vou comprar outra chave comutadora...de novo...desta vez, será outra IGT...
Abs.
João
JPEDROSA2
05/04/2013, 16:35
E.T.: Já vi aqui no fórum um comentário sobre a instalação de uma resistência - talvez de 1,1 ohm- necessária nos veículos mais antigos, carburados, mas não estou conseguindo encontrar a informação outra vez... Queria saber se a resistência é antes ou depois da bobina/distribuidor.
João
Pedrosa manda teu mail... endrigovargas35@hotmail.com
JPEDROSA2
05/04/2013, 22:22
jpedrosa2@hotmail.com
juleymar73
12/04/2013, 23:34
jpedrosa2@hotmail.com
ola amigo qaunto pagou na igniçao ?? ela tem os dois avanços??
JPEDROSA2
13/04/2013, 14:31
Salve, amigo
Paguei na zezo um pouco menos de RS 300,00 (trezentos reais) no módulo e no distribuidor. Na minha RURAL, a instalação foi tranquila, porém não está ocorrendo o mesmo com o auto do Endrigo... Um dos avanços pode ser testado sem a instalação (o a vácuo), que funciona perfeitamente. O centrífugo, não sei. a minha RURAL ficou excelente com a distribuição: diminuiu o cheiro forte da queima de combustível e "pega" com a maior facilidade.
é isso aí...
João
cara o problema da minha instalação foi que ela ainda nem ocorreu! mandei o distribuidor pra troca na zezo ja que ele não encaixava direito .É um produto novo e aparentemente bem acabado ,acho que dei pé frio mesmo... o resistor balast completa o conjunto pra não forçar a bobina .
JPEDROSA2
20/04/2013, 12:50
Minha RURAL deu chabu: está quebrada..parou o sistema de distribuição todo: o painel acende, mas o carro não pega, no GNV ou na gasolina.
Por onde começo a solucionar o problema? Pela bobina bosch 067, uma vez que já queimou antes a ignição assistida do Tonella?
Pelo módulo?
Ou é melhor preparar logo o bolso???
Abs para todos!!!
nova decepção com distribuidor Y-Max. a zezo mandou outro ,mas este também não encaixa, amanhã vamos tirar carter e bomba pra ver o porque do mau acoplamento, mas pelo jeito é um entalhe não existente no distribuidor novo. o brabo é que com o "SuperTonella" + distribuidor original é um relóginho o funcionamento ...agora é só por teimosia mesmo.
408139
antonio umino
28/04/2013, 17:25
Endrigo......................
Para ver o porque não precisa tirar o carter de óleo.. Sòmente a bomba de óleo...
pois. é no eixo da bomba de óleo que vai o encaixado o eixo do distribuidor... Motor BF....
abçs
antonio umino
28/04/2013, 17:26
Para ver o porque não precisa tirar o carter de óleo.. Sòmente a bomba de óleo...
pois. é no eixo da bomba de óleo que vai o encaixado o eixo do distribuidor... Motor BF....
O acoplamento do distribuidor na sua base ficou certo ?????
Este distribuidor original em relação ao paralelo. esta ponta de encaixe na bomba em uma tem o sextavado (acho que lubrificação)..
Repare que a ponta do eixo. é um pouco fora do centro. Ao colocar o distribuidor, tem que virar o rotor até que encaixe a ponta no eixo da bomba.....
Ok..
até
abçs
O acoplamento do distribuidor na sua base ficou certo ?????
Este distribuidor original em relação ao paralelo. esta ponta de encaixe na bomba em uma tem o sextavado (acho que lubrificação)..
Repare que a ponta do eixo. é um pouco fora do centro. Ao colocar o distribuidor, tem que virar o rotor até que encaixe a ponta no eixo da bomba.....
Ok..
até
abçs
precisar até não precisa , mas é que to trabalhando sozinho e é chato acertar depois a posição correta da bomba já que é nela que o eixo do distribuidor é ligado.
Não tenho a "manha" pra retirar só a bomba pois quando se coloca ela de volta ela gira o eixo na engrenagem , mas vou tentar sua sugestão ...alguém segurando o eixo do distribuidor pra marcar a posição é mais fácil mesmo .
Parece ser justamente na ponta do eixo que há alguma diferença pois é impossível colocar errado já que o entalhe é excêntrico ele encaixa mas não vai até o fundo portanto há algo errado.
o distribuidor não entrava porque o encaixe dele realmente é mais grosso, levei no torneiro pra ajeitar e fazer também uma bucha pois ele é ligeiramente mais comprido que o original . ajustei o ponto pegou e funcionou uns minutos....começou a falhar e mórreu!....depois de um tempo testando troquei a caixinha da e-klass pela da minha caravan...funcionou um tempo e depois mórreu de novo....na alta falha...não pode ser bobina quente pois coloquei uma azul (k) em vez da vermelha (kw) que precisa de resistor...agora vem a questão..será que essa coisa não ta atrasando em vez de adiantar??? não tenho pistola e do jeito que tá não cehgo na oficina...já to com saudade da caixinha do tonella..
JPEDROSA2
07/06/2013, 16:24
Caros amigos
Fui rebocado para casa de novo....a RURAL sendo rebocada é ou não é uma humilhação suprema?
Nos últimos três meses, após a substituição do velho e guerreiro sistema a platinado por distribuição eletrônica da YMAX e módulo E-KLASS, já voltei rebocado DUAS vezes. Na primeira, queimou o módulo...na segunda, só Deus sabe o que houve com o distribuidor.
Saudades do distribuidor com platinado que, infelizmente, abandonei no meca que fez a troca...
Fazer o quê?:... passear no fds com carro de tiozão.
abs.
João
JPEDROSA2
15/06/2013, 14:21
Problema solucionado, após duas semanas sem passear na RURAL... o péssimo rotor enviado no kit estava impedindo a corrente de centelhar e funfar o motor...No lugar do imprestável, comprei o 215 da BOSCH....
O barato sai caro....e não tem almoço grátis mesmo!
Abs a todos
JPEDROSA2
26/06/2013, 18:13
Eu de novo.....
Dei azar mesmo: mais um fim de semana sem passear na LA ROJA.....
Capitulei: reinstalei um distribuidor antigo, mecânico, Wapsa, a platinado velho de guerra, comprado em um ferro velho em estado "de novo" e o problema foi solucionado: VAMOS PASSEAR DE RURAL, FAMÍLIA!!!
Abs. a todos.
João
ZEMAVECO
26/06/2013, 19:41
Tenho uma rural e um maverick, todos a platinado e nao troco por nada, uso um cistema de inginiçâo assistida que elimina o condensador e diminui a tenção no platinado, o maverick ta com bobina do gol mi e ta com três anos que nao abro o distribuidor, a rural nem lembro mais quando regulei o platinado.]
amigos aminha rural anda no gnv e com platinado o detalhe é que quando vou andar muito no gnv eu adianto beeem o ponto tanque na gasolina bate pino! desse jeito ela fica cheia de força se não quiser fazer isso tem que procurar qual ponto máximo em que não bate pino na gasolina.