Ver Versão Completa : temporização do limpador
Emerson4x4
30/10/2012, 22:14
378217378218
Após vender uns temporizadores para limador de jeep resolví pensar em uma solução para temporizar usando um relê temporizador e um resistor variável.
Basta interromper a ligação entre a primeira velocidade do botão e a velocidade 1 do motor usando um resistor variável que suporte a amperagem da bateria. (figura 1)
O restante da ligação é só se basear na fgura 2 que é o manual do temporizador que tem um reostato interno. Do mais agente vai conversando....
Bom dia prezado ! seria viável para qualquer limpador ? qual a função do resistor ? os temporizadores intervalam em tempo fixo, seria para variar o tempo ? um abraço !
Emerson4x4
31/10/2012, 12:58
Olá
Sim é viável para qualquer limpador. Isso mesmo, o resistor serve para regular o tempo de temporização na velocidade 1.Cada valor de resistência um tempo diferente. Na velocidade 2 não tem efeito. Ligar o resistor ao relé, é para copiar os temporizadores antigos e assim elimonar a necessidade de colocar aquele comando de limpador na chave de seta.
Abraço
Pablo.pinto2007
31/10/2012, 20:33
Rapaz... eu quase me danei de ódio... há quase 3 anos refiz a elétrica do meu jeep e como meu motor tem 2 velocidades, pensei em colocar isso aí... aí fui atrás do relé temporizador do limpador do pára brisa, pensando ser algo funcional e comercial, resumindo... instalei esse relé que me venderam e nada de tempo... resultado... fiquei sem temporizador, apenas com um relé pra chavear a ligação do motor... agora com essa super dica, irei testar pra ver...
Uma dúvida o que faz ele chavear automaticamente se eu estou apenas alterando a resistência na entrada do relé?
FOrte abraço e agradeço a explicação!!!
Emerson4x4
31/10/2012, 21:27
Rapaz... eu quase me danei de ódio... há quase 3 anos refiz a elétrica do meu jeep e como meu motor tem 2 velocidades, pensei em colocar isso aí... aí fui atrás do relé temporizador do limpador do pára brisa, pensando ser algo funcional e comercial, resumindo... instalei esse relé que me venderam e nada de tempo... resultado... fiquei sem temporizador, apenas com um relé pra chavear a ligação do motor... agora com essa super dica, irei testar pra ver...
Uma dúvida o que faz ele chavear automaticamente se eu estou apenas alterando a resistência na entrada do relé?
FOrte abraço e agradeço a explicação!!!
Fala Pablo
Eu criei esse tópico no intuito de levantar a discussão sobre isso e fazer surgir uma esquema para ajudar o pessoal como eu que tinha dúvidas sobre temporização do limpador e que passava raiva com um bando de eletricistas embromões. Até que resolví estudar isso. Espero que o pessoal que manja de elétrica entre para ajudar. Não fiz nenhum esquema, pois cada motor é de um jeito (2 ou 3 escovas no sistema de parada), opala, fusca, uno.. bem como a chave de acionamento também e aí complica em fazer um desenho que sirva para todos.
O rele é temporizado por transistores que quando vc varia a corrente, varia o tempo deles ( maior resistência = maior tempo de espera). Mais ou menos assim.
Ah... ninguém perguntou mas o I do relé é referente a ativação do limpador pelo comando do esguicho.
Abraço
eliasFerreira
01/11/2012, 08:45
Que relé é esse?
Pablo.pinto2007
02/11/2012, 19:36
Fala Pablo
Eu criei esse tópico no intuito de levantar a discussão sobre isso e fazer surgir uma esquema para ajudar o pessoal como eu que tinha dúvidas sobre temporização do limpador e que passava raiva com um bando de eletricistas embromões. Até que resolví estudar isso. Espero que o pessoal que manja de elétrica entre para ajudar. Não fiz nenhum esquema, pois cada motor é de um jeito (2 ou 3 escovas no sistema de parada), opala, fusca, uno.. bem como a chave de acionamento também e aí complica em fazer um desenho que sirva para todos.
O rele é temporizado por transistores que quando vc varia a corrente, varia o tempo deles ( maior resistência = maior tempo de espera). Mais ou menos assim.
Ah... ninguém perguntou mas o I do relé é referente a ativação do limpador pelo comando do esguicho.
Abraço
Rapaz, que ignorância a minha...
E só me toquei agora sobre a resistência, limitando a corrente e claro alterando o tempo de corte do transistor, só não sabia que esses relés são transistorizados...
Valeu, quando eu for montar lembrarei disso...
Forte abraço!!!
Pablo
Emerson4x4
05/11/2012, 15:07
Rele temporizador do limpador (esse é o nome)... Vc encontra em qualquer loja de peças
Abraço
eliasFerreira
05/11/2012, 15:11
Tem um código específico? ou é só pedir por relé temporizador?
Valeu.
antonio umino
05/11/2012, 16:26
Este temporizador é usado em todas as viaturas, mas de acordo com a base de fixação é diferente para as viaturas
Por exemplo os da linha volks, Gm. Ford, Fiat. os encaixes são diferentes, mas o funcionamento acho que é igual.
abçs
Emerson4x4
08/11/2012, 21:24
Esse da foto é da linha GM. Mas a numeração da pinagem é igual, só o arranjo que difere. Abraços
Emerson, alguma dica pra ligar esse temporizador no motor do limpador de corsa?
[]´s
Emerson4x4
21/06/2013, 22:39
Emerson, alguma dica pra ligar esse temporizador no motor do limpador de corsa?
[]´s
Fala camarada
Agente precisa primeiro saber no motor do corsa quem é positivo alto, positivo baixo, terra e positivo de parada. As vezes existem dois terras , um da bobina e outro da carcaça. Então são 4 ou 5 fios.
Aí é só ligar conforme o esquema.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/378218d1351642640-temporizacao-do-limpador-digitalizar0197.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_0L2coEDeFEA/S6ygRJq6i1I/AAAAAAAAAjo/FtLaxXycNsQ/s400/wiper.gif
Emerson4x4
21/06/2013, 22:45
Tenta descobrir os fios e agente vai conversando.
Abraço
Emerson4x4
23/09/2014, 18:53
Pessoal espero ajudar com essa notícia.
Achei um site que mostra como alterar o relê temporizador, mas tem que ser aquele que usa CI e não transistor. http://www.clubedagraxa.com.br/blog/instalacao-de-temporizador-para-o-limpador-de-parabrisas-no-troller-tutorial/
ou :: Corsa Clube do Brasil :: (http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=893877)
Com isso dá para seguir esse esquema que um eletricista me deu.
Vamo conversando
478323
Leonardo Raffi
22/08/2016, 21:24
muito bom este topico....
Adebalecy
26/10/2016, 12:54
378217378218
Após vender uns temporizadores para limador de jeep resolví pensar em uma solução para temporizar usando um relê temporizador e um resistor variável.
Basta interromper a ligação entre a primeira velocidade do botão e a velocidade 1 do motor usando um resistor variável que suporte a amperagem da bateria. (figura 1)
O restante da ligação é só se basear na fgura 2 que é o manual do temporizador que tem um reostato interno. Do mais agente vai conversando....
Boa tarde Amigo, gostei muito desse temporizador do limpador de para-brisa que você montou. Como consigo um já que tenho um fusca 1977 1300 L. Obrigado.