PDA

Ver Versão Completa : Hoje...quase meu motor vai pro beleléu!

sandro_ventania
18/10/2012, 20:35
Pessoal,

Hoje eu dei azar e sorte ao mesmo tempo...
Azar...um O'ring que veio na válvula termostática que servia de junta de vedação partiu e começou a vazar a água do radiador!!!
Sorte...isso aconteceu apenas em uma saidinha rápida no mercadinho do bairro...ao chegar em casa e desligar o motor, ouvi um chiado, abri o capot pra tentar descobrir que chiado era aquele, quando vi o local molhado e algumas borbolhas saindo...putz que merda!
Como foi uma saida rápida, só vazou 1 litro de água e não chegou a esquentar o motor além do normal.
Tirei o O'ring e coloquei silicone alta temperatura.
Se tivesse acontecido em uma viagem ou mesmo indo trabalhar, onde pego 40 minutos de BR-101...meu motor já era, pois dificilmente alguém dirige olhando constantemente a temperatura.
Preciso desenvolver um alerta sonoro que acuse alta temperatura do motor.

Dimasi
18/10/2012, 21:39
Sandro
O maior perigo no caso da falta de água no sistema é que o sensor original só mede a temperatura da água. Ou seja em caso de perda de água, o marcador original de qualquer carro, vai marcar zero. Esse assunto já foi bastante discutido aqui no fórum. Uma solução é um sensor que mede a temperatura na parede do cabeçote e tem alarme sonoro programável. Tem essse Engine Guardian EG2 Watchdog Temp Sensor Gauge Alarm | eBay (http://www.ebay.com/itm/ENGINE-GUARDIAN-EG2-WATCHDOG-TEMP-SENSOR-GAUGE-ALARM-/180921494057?_trksid=p2047675.m1850&_trkparms=aid%3D222001%26algo%3DSIC.CURRENT%26ao%3 D1%26asc%3D11%26meid%3D2839119755683138131%26pid%3 D100011%26prg%3D1005%26rk%3D1%26sd%3D180904190317% 26)
e esse nacional Donatti4x4 - Peas equipamentos e acessrios 4x4 para jeep e veculos off road (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=1227620)
Um vídeo do primeiro funcionando, instalado na Band do nosso amigo La. Sensor de Temperatura motor - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Kh3KLHzuTH8)

dpab
18/10/2012, 23:15
Sandro,
Instalei na minha SW4 esse modelo importado, idêntico ao que o LA colocou na viatura dele e estou muito satisfeito, me deu muita tranquilidade !
Fafa, vc instalou algum dos dois modelos na Band?
Um abraço, Delfim.

sandro_ventania
19/10/2012, 12:12
A temperatura normal de trabalho da sw4, deve ser de 88ºC, isso julgando pela valvula termostatica...mas nas subidas é normal subir um pouco.
Delfim, como voce tem um verdadeiro termômetro instalado, poderia me dizer qual é a temperatura que trabalha o cabeçote e quanto varia nas esticadas ou subidas?
Voce colocou o sensor onde no cabeçote?
Quem souber pode responder tambem, ok!
É que eu mexo um pouquinho com eletronica e queria ver se tenho know-how pra fazer isso...he he he.

dorderf
19/10/2012, 12:45
Carinho o sensor. O brasileiro não gostei muito, gosto mais do digital. Mas esse norte-americano tá caro e é praticamente certo a taxação. Mas vale a pena.

dpab
19/10/2012, 13:03
Sandro,
A temperatura no cabeçote, em uso normal, fica em 79 ou 80 graus.
Quando submetido à esforço, subindo serras e com o meu trailer (2 ton.) engatado a temperatura chega aos 98/100 graus.
Dorderf,
O meu aparelho acabou chegando sem taxação, pois partiu do próprio vendedor do ebay a iniciativa de informar um valor baixo ao correio americano na postagem.
Um abraço,
Delfim Bouças

guilhermeabreu
19/10/2012, 14:39
SANDRO_VENTANIA

Tenho falado aqui exaustivamente sobre termômetro extra com sinal de alerta sonoro .

Já coloquei em meu ENGESA o da RACETRONIX , é digital e custou R$115,00 , comprei outro para colocar na minha BONEQUINHA , mas meu irmão fará 62 anos amanhã em Resende , vou lá n aniversário dele e para buscar a SW4 2002 que comprei e vou dar de presente a ele o termômetro que comprei para a BONEQUINHA para ele colocar no ENGESA que ele acabou de comprar , comprarei outro para mim .

NÃO ABRO MÃO MAIS DE TER MAIS UM TERMÔMETRO DE TEMPERATURA ALÉM DO ORIGINAL E COM SINAL SONORO DE ALERTA .

Ví este da DONATTI que achei muito interessante pois ele é fixado num parafuso do motor , e mede a temperatura do motor , ou seja do óleo do motor .

Ví na especificação do motor MWM 2.8 que a temperatura de água do radiador em serviço varia de 80ºC a 87ºC e a temperatura de serviço do óleo é de 106ºC a 115ºC , logo a temperatura do óleo é maior do que temperatura da água .

E em se tratando do motor TOYOTA , 2.8 (3L) 3.0 (5L) e o 1 KZT e 1 KZTE eu não sei , sei que a válvula termostática ORIGINAL do motor TOYOTA 2.8 (3L) abre em 88ºC e acho que a temperatura de serviço DEVE SER UM POUCO MAIS ALTA DO QUE ISTO , mas disse ACHO , SERIA INTERESSANTE DE QUEM TIVER O MANUAL TÉCNICO DESTES MOTORES TOYOTA COLOCASSEM AQUI AS TEMPERATURAS DE SERVIÇOS DO ÓLEO E DA ÁGUA DESTES MOTORES .

O que vou fazer é o seguinte , assim que instalar este TERMÔMETRO DA RACETRONIX na minha SW4 2002 , vou ver a temperatura da água qdo estiver andando normal a 80km/h num plano e ver qto irá marcar , o que deve manter o ponteiro de temperatura original ligeiramente abaixo do meio , SUPONDO QUE ESTA NOVA SW4 esteja com tudo certo em termos de refrigeração , daí saberei a que temperatura que a água terá em uso normal e colocarei mais uns 5ºC acima desta temperatura para servir de ALERTA DO SINAL SONORO , que acredito que estes 5ºC a mais não chegará a fundir o motor e/ou queimar a junta do cabeçote trincando o mesmo .

E assim que puder COMPRAREI ESTE OUTRO TERMÔMETRO da DONATTI que colocaria no BLOCO DO MOTOR para que eu tenha MAIS UM SINAL DE ALERTA , desta forma FICAREI 100% tranquilo em relação a SUPERAQUECIMENTO , pois é mil vezes melhor vc gastar uns R$500,00 que seja de equipamento de segurança do que perder um motor por superaquecimento .

MEU EXEMPLO SERVIU DE EXEMPLO PARA MIM E PARA TODOS VCS , FIZ O MOTOR DE MINHA SW4 93 ( BONEQUINHA ) 3X , SENDO QUE POR DUAS VEZES POR SUPERAQUECIMENTO , NUNCA MAIS TEREI ESTE PREJUÍZO NOVAMENTE E ESPERO QUE " TODOS " VCS SIGAM ESTA MINHA DICA .

EM TEMPO :

Este termômetro que coloquei em meu ENGESA já salvei o motor uma vez , foi qdo troquei o compressor do AR COND. os caras deixaram ar no circuito de água e qdo andei um pouco o aleta tocou e logo aprei o carro , JÁ ESTOU NO LUCRO .

Como o MWM funciona entre 80ºC a 87ºC , coloquei o ALERTA EM 90ºC e qdo ví já estava em 92ºC .

VALE CADA CENTAVO GASTO COM ESTES EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

DEVERÍAMOS TODOS NÓS EXIGIR DOS FABRICANTES DE COLOCAREM " ALERTA SONORO " DE TEMPERATURA DE ÁGUA NOS CARROS FABRICADOS NO BRASIL .

Glaicon
20/10/2012, 06:47
Nas SW4 98 a temperatura de abertura da termostática é de 82*.
Desconheço em relação aos outros anos.
Quem utiliza a de 88* poderia substituir por esta, diminuindo o risco de acidentes.
Creio que tenham o formato e tamanho idênticos.
Segue na foto o código da peça. :concordo:

Inner
20/10/2012, 17:03
Glaicon me explica uma coisa a válvula termostática é formada por esse conjunto pois me parece pela foto que são trés peças é isso mesmo?

Nas SW4 98 a temperatura de abertura da termostática é de 82*.
Desconheço em relação aos outros anos.
Quem utiliza a de 88* poderia substituir por esta, diminuindo o risco de acidentes.
Creio que tenham o formato e tamanho idênticos.
Segue na foto o código da peça. :concordo:

dpab
21/10/2012, 01:20
Caro Inner,
A válvula termostática é somente a peça central, a peça da direita é o rolamento da correia dentada sincronizadora e a da esquerda é o esticador da mesma.
Um abraço, Delfim.

marcelo de lima oliveira
21/10/2012, 11:57
O meu motor quase foi para o saco tbem... o cara que trocou o óleo do motor esqueceu de apertar o filtro de oleo! quando cheguei em casa vi oleo vazando no chao da garagem!!

Inner
21/10/2012, 16:17
Valeu Delfim e o próximo VQQ quando será?

Caro Inner,
A válvula termostática é somente a peça central, a peça da direita é o rolamento da correia dentada sincronizadora e a da esquerda é o esticador da mesma.
Um abraço, Delfim.

dpab
22/10/2012, 00:14
Caro Inner,
Estaremos reunidos na próxima quarta-feira, dia 24/10, lá no PDP da Lagoa para acertar os detalhes do II passeio na Bocaina, que acontecerá no próximo final de semana, dias 27 e 28 de outubro.
Contamos com vc !!! Um abraço, Delfim.

Glaicon
22/10/2012, 07:06
Caro Inner,
Um abraço, Delfim.
Exatamente.
Eu não tinha foto da peça individual.
Postei para registro do código da mesma.:concordo:

ubirajara lopes
22/10/2012, 20:50
Vi no site da donatti um sensor chamado spia eletronico/sonoro parece ser bom, alguem esta usando ? não sei se é o mesmo que o Dr. Guilherme recomenda.