PDA

Ver Versão Completa : Tubinar a Tr4, quais maneiras....

Bruno Furtado
17/10/2012, 16:41
Estou afim de modificar a potencia da minha TR4 04 MT, queria saber qual seria a melhor solução,(Chipar, turbo, aspirar etc.....)?
Lebrando que so queria usar essa potencia em trilhas e rodo pouco na cidade.
Obrigado e toda opinião é bem vinda.

Caíto
17/10/2012, 17:03
Quanto vc quer de potência?

Caíto
17/10/2012, 17:03
E qto quer gastar?

Bruno Furtado
17/10/2012, 17:07
em Cavalos não saberia le dizer quanto seria o ideal, mais minha prioraidade era mais torque e arrancada.
Quais as soluções pra isso?

cdmax
17/10/2012, 22:16
Bruno,

A minha está chipada, a diferença se dar mais quando passa dos 4000 rpm.

Procurei bastante sobre turbo, mas aparentemente não há muita solução, apenas pequenas unidades (2009) que a brabus (SP) fez essa aposta.

Hj eles não fazem mais essa modificação.

Ewerton

Estou afim de modificar a potencia da minha TR4 04 MT, queria saber qual seria a melhor solução,(Chipar, turbo, aspirar etc.....)?
Lebrando que so queria usar essa potencia em trilhas e rodo pouco na cidade.
Obrigado e toda opinião é bem vinda.

Bruno Furtado
18/10/2012, 06:37
Bruno,

A minha está chipada, a diferença se dar mais quando passa dos 4000 rpm.

Procurei bastante sobre turbo, mas aparentemente não há muita solução, apenas pequenas unidades (2009) que a brabus (SP) fez essa aposta.

Hj eles não fazem mais essa modificação.

Ewerton

Conheço até um cara que faz esse serviço aqui em Fortaleza vou procurar saber como funciona o sistema.
Mas iai a TR chipada alterou muito o consumo, varias vezes quando viajei e peguei uma estrada otima ja botei 130km e ela ja passa dos 4mil RPM facim ai fica foda viajar e ativando o chip direto?

caco-rj
18/10/2012, 06:54
Fala ae....

Duvidas:

- ja tve carro turbo?
- sabe o custo de se turbinar um carro?

To te perguntando pq acho vc nao vai investir uns $10k.
Uum carro c turbo adaptado esta sujeito a varias zicas quando vc fizer um uso hard core e te falo, por experiencia de quem tem um carro tubo e forte (390hp) q eu nao teria coragemm de digirir uma TR T ... Vai ser uma cadeira eletrica mortal pq o carro nao tem estabilidade p ter nem 200hp....

SE FOSSE EU, faria o escape um pouco maior ( 2 ou 2,5"), um filtro de maior fluxo e um bom remapeamento....
Pelo q ja vi vc ja teria um carro beeeem mais esperto, c um custo menor e um carro "dirigivel".

Procura aqui ( Dastek (http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp) ) q tem TR acertada c unichip q eh uma opcao ( das mais caras ate... )

Abraco e boa sorte!

Bruno Furtado
18/10/2012, 08:56
Fala ae....

Duvidas:

- ja tve carro turbo?

Uum carro c turbo adaptado esta sujeito a varias zicas quando vc fizer um uso hard core e te falo, por experiencia de quem tem um carro tubo e forte (390hp) q eu nao teria coragemm de digirir uma TR T ... Vai ser uma cadeira eletrica mortal pq o carro nao tem estabilidade p ter nem 200hp....

SE FOSSE EU, faria o escape um pouco maior ( 2 ou 2,5"), um filtro de maior fluxo e um bom remapeamento....
Pelo q ja vi vc ja teria um carro beeeem mais esperto, c um custo menor e um carro "dirigivel".

Procura aqui ( Dastek (http://www.dastek.com.br/unichip_resultado.asp) ) q tem TR acertada c unichip q eh uma opcao ( das mais caras ate... )

Abraco e boa sorte!

Turbinar não vem ao caso pelo jeito rs....
A ideia é boa de fazer essas alterações que vc citou vou mim informar melhor, alargar o escapamento que vc esta falando é o escapamento total ou só a saida.
Como ja falei o meu objetivo ñ é velocidade e sim mais força pra dar mais conforto em trilhas, dunas.
Pra vc essa seria a melhor solução mesmo, que citou a cima?
valeu....

Costalonga
18/10/2012, 09:16
Turbinar não vem ao caso pelo jeito rs....
A ideia é boa de fazer essas alterações que vc citou vou mim informar melhor, alargar o escapamento que vc esta falando é o escapamento total ou só a saida.
Como ja falei o meu objetivo ñ é velocidade e sim mais força pra dar mais conforto em trilhas, dunas.
Pra vc essa seria a melhor solução mesmo, que citou a cima?
valeu....

Amigo, tem um rapaz aqui do Fórum o Lucas Patto, ele refez o escape por completo, desde coletor até a saída, e assim relatando diz ele que o carro ficou outro.
Ele também remapeou a central com a SFI Chips do Márcio Medina.

Me passa seu e-mail que eu passo pro Lucas e ele vai te explicar o que fazer direitim.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Bruno Furtado
18/10/2012, 09:22
Amigo, tem um rapaz aqui do Fórum o Lucas Patto, ele refez o escape por completo, desde coletor até a saída, e assim relatando diz ele que o carro ficou outro.
Ele também remapeou a central com a SFI Chips do Márcio Medina.

Me passa seu e-mail que eu passo pro Lucas e ele vai te explicar o que fazer direitim.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.
brunoboard_@hotmail.com
parece que é isso mesmo que vou fazer, so que tenho que procurar alguem especializado aqui em Fortaleza tem varias oficinas que fazem isso por aqui.
valeu..

Costalonga
18/10/2012, 09:23
brunoboard_@hotmail.com
parece que é isso mesmo que vou fazer, so que tenho que procurar alguem especializado aqui em Fortaleza tem varias oficinas que fazem isso por aqui.
valeu..

Seu carro é que ano Bruno?

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Bruno Furtado
18/10/2012, 09:36
Seu carro é que ano Bruno?

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

2004 Manual.......

Caíto
18/10/2012, 16:34
Fala ae....

Duvidas:

- ja tve carro turbo?

Abraco e boa sorte!

Concordo com o Caco.

Com o turbo você conseguiria dobrar a potência e torque do carro tranquilo, mas numa TR4 pode ser desnecessário. Só a receita de bolo de preparação aspirada básica já muda o carro: filtro (recomendo o K&N inbox), chip (remapeamento) e escape. Se você seguir o link com a dica do Caco, vai instalar o UNICHIP no carro, que é o que há de melhor em remapeamento no mundo atualmente. Aliás, o unichip não é simplesmente um remapeamento da sua central. Na verdade é um piggyback, que não "remapeia" a sua ECU, mas é uma outra ECU instalada que sobrepõe a original com parâmetros específicos para o seu carro, tipo de filtro usado, tipo de combustível usado, tipo de escapamento e etc. É muito mais "ajustável" do que um remapeamento normal feito por software. Inclusive o UNICHIP poderá ser utilizado em qualquer outro carro que você tenha no futuro, compatível com sua ECU. Os mais novos, os Unichip Q+ são os mais utilizados atualmente. Veja mais aqui:

Chip Performance | Piggyback Chip | Chip Performance Tuning (http://www.unichip.com/chip/et2-chip-performance.html)

Meu carro já está com escape e filtro, só falta o Unichip.... que é caro.

anderson rabelo
18/10/2012, 17:09
Srs., saudações!
Já tive um TR4 at 2004 há 4 anos, agora comprei outra, só que dessa vez foi uma TR4 R 06/07 só para trilhas e passeios.
Quando verifiquei os posts me interessei também dar um pouco mais de potencia a ferinha.
Lhes pergunto... O que vcs acham da Pandoo ou Fulltech, alguem já instalou ou conhece alguem que fez

Anderson07
19/10/2012, 00:49
Fala ae....

Duvidas:

- ja tve carro turbo?

Abraco e boa sorte!

Assim descordo plenamente do que voce falou a respeito de carro turbinado, como voce mesmo falou turbo C (390 hp), voce nao pode comparar um carro para uma finalidade especifica com o que voce tem na sua garagem e que é totalmente diferente o uso.
da uma olhadinha aqui

http://www.youtube.com/watch?v=96Apn493t2g

Em questao de valor, vai muito do que fazer, do teu custo envestimento, pois a primeira coisa que se deve ter em mente, e saber o que voce quer e espera do carro, sentar com o preparador e discuti. Provavelmente a SPA turbo já deve ter desenvolvido um kit para sei carro, se sim e so comprar e ser feliz, o teu kit voce vai precisar basicamente isso:

Turbina apl240 com caixa quente .36 (para se ter uma pegada mais rapida)
Intercoole
bomba de combustivel
dosador
escapamento
pressurizao
mangotes
abracadeiras
mangueiras
valvula de alivio
valvula de prioridade
filtro esportivo
relogios de press combustivel
relogio de press turbo
relogio press oleo
um halmiter
e uma HIS e um bico suplementar
e se sua injecao for por corte de combustivel o corte de giro, ira precisar de um 3step
Inicialmente com presao maxima ate 0,6 bar, voce ainda nao irar trocar sua embreagem

esse projeto que eu te falei o legal é que caso voce queira tirar vai ser muito simples a volta dele entende.

Qualquer duvida estou a disposição, a em questao a quebra fique tranquilo, carro turbo nao quebra assim toda hora, tudo vai mandar de acordo com teu uso e se voce vai tomar as devidas precauções para cuidar da maquina.

caco-rj
19/10/2012, 06:57
Anderson, o bacana dos forum eh isso! Ouvir/ler opinioes diferentes e a partir delas tirar suas conclusoes e fazer suas escolhas!!!

EU nao faria.
Mas tb nao disse p ele nao fazer!

Peguei minha TR mamao essa semana e achei o carro muuuuito fraco! Parece ter 31hp e nao os 131 declarados.... Nao sei se por conta do conj motor/cambio.... Enfim nao estou acostumado c o carro e nao posso dizer q eh ruim... Apenas q EU achei mto ruim...
Preciso de alguem q tenha uma p andar e me dizer q eh assim mesmo ou nao...
De qq modo nao eh um carro p correr... Mas tb nao precisa se arrastar... Heheheheheh

Falei isso pq se ela for assim mesmo e EU quizer um carro mais forte, EU nunca faria um TR T ... Partiria p um Forester 2.5T q com certeza nao me daria prolemas tipicos de carros T adaptado....

Mas cada um eh cada um... E nao condeno quem faca!!!
Tenho um amigo q tem um gol 98 c 280hp.... Tem maluco p tudo!!!

Abraco!

Anderson07
19/10/2012, 08:22
Anderson, o bacana dos forum eh isso! Ouvir/ler opinioes diferentes e a partir delas tirar suas conclusoes e fazer suas escolhas!!!

EU nao faria.
Mas tb nao disse p ele nao fazer!

Peguei minha TR mamao essa semana e achei o carro muuuuito fraco! Parece ter 31hp e nao os 131 declarados.... Nao sei se por conta do conj motor/cambio.... Enfim nao estou acostumado c o carro e nao posso dizer q eh ruim... Apenas q EU achei mto ruim...
Preciso de alguem q tenha uma p andar e me dizer q eh assim mesmo ou nao...
De qq modo nao eh um carro p correr... Mas tb nao precisa se arrastar... Heheheheheh

Falei isso pq se ela for assim mesmo e EU quizer um carro mais forte, EU nunca faria um TR T ... Partiria p um Forester 2.5T q com certeza nao me daria prolemas tipicos de carros T adaptado....

Mas cada um eh cada um... E nao condeno quem faca!!!
Tenho um amigo q tem um gol 98 c 280hp.... Tem maluco p tudo!!!

Abraco!

Justamente tem uns 12 anos que sou da galera do turbao, que participa de arrancadas, tudo mais, então esses tipos de topicos gosto de comentar, mas nao quis criticar sua opniao longe de mim. hehehe

Mas assim, em questao quando se fala em aspirado, eu acho bacana, porem o custo X Benficio sao outros, totalmente diferente, pois o valor que se gasta para se prepara um aspirado é muito alto,pois para se chegar a uma potencia X o custo é muito alto. Por exemplo para carro aspirado É ILUSÃO CHIP, pois o remapeamento da central é muito valida quando se tem muitas restricoes de potencia e se consegue elevar com o remapeamento, agora um carro que nao tem recurso ASPIRADO so com CHIP não da um resultado satisfatorio. (minha Opniao), agora quando se pega um carro turbo origanal e faz mapeamento é outra coisa.

Preparação para aspirado você basicamente tem que mexer em muita coisa, EXEMPLO
comando de válvula
escapamento
filtro esportivo
elevar a taxa de compressão do cabeçote
Alimentação (combustível)
e assim vai....

Olha uma outra opção muito boa tambem e colocar um supercharger (https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&spell=1&q=supercharger&sa=X&ei=rzeBULmiM8Hq2AW72IC4Bg&ved=0CCEQvwUoAA) ira ficá muito bacana o resulta e acho que voce ira gastar menos e ter uma satisfação muito grande.

cdmax
19/10/2012, 10:57
Pra mim quando se pensa em Turbinar uma Tr4, o kra nao esta atras de velocidade, mas sim uma melhora significativa do torque, pois na minha opniao, é o que realmente falta nesse carro.

Logico que um motor a gasolina nunca terá o mesmo torque de um carro a oleo, nem com turbo... é ai que entra o SC, ajudando a incrementar o torque em baixas rotações.

Tinho interesse no SC, mas nunca encontrei que o possa instalar.

Justamente tem uns 12 anos que sou da galera do turbao, que participa de arrancadas, tudo mais, então esses tipos de topicos gosto de comentar, mas nao quis criticar sua opniao longe de mim. hehehe

Mas assim, em questao quando se fala em aspirado, eu acho bacana, porem o custo X Benficio sao outros, totalmente diferente, pois o valor que se gasta para se prepara um aspirado é muito alto,pois para se chegar a uma potencia X o custo é muito alto. Por exemplo para carro aspirado É ILUSÃO CHIP, pois o remapeamento da central é muito valida quando se tem muitas restricoes de potencia e se consegue elevar com o remapeamento, agora um carro que nao tem recurso ASPIRADO so com CHIP não da um resultado satisfatorio. (minha Opniao), agora quando se pega um carro turbo origanal e faz mapeamento é outra coisa.

Preparação para aspirado você basicamente tem que mexer em muita coisa, EXEMPLO
comando de válvula
escapamento
filtro esportivo
elevar a taxa de compressão do cabeçote
Alimentação (combustível)
e assim vai....

Olha uma outra opção muito boa tambem e colocar um supercharger (https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&spell=1&q=supercharger&sa=X&ei=rzeBULmiM8Hq2AW72IC4Bg&ved=0CCEQvwUoAA) ira ficá muito bacana o resulta e acho que voce ira gastar menos e ter uma satisfação muito grande.