PDA

Ver Versão Completa : RANGER: uso apenas fds - cuidados

marcelinoDF
17/10/2012, 13:54
Prezados foristas, uma orientação.
Minha Ranger só roda no final de semana, pois não gosto de dirigi-la na cidade (tb moro ao lado do metrô)... Então durante a semana, ela fica na garagem, com tanque cheio sempre (aprendi aki no fórum).
Para um MOTOR DIESEL, isso é ruim no longo prazo? Quais cuidados tomar nessa situação considerando que fico muuuuuuitos anos com meus carros? ( durante a semana, eu ligo o motor 2x, para a bateria durar a vida útil dela)

Att,
MarcelinoDF
obs. SE já tiver um tópico sobre esse assunto, autorizo moderador excluir este post, mas só pediria p/me dizer "qual". Muito grato.

BRAVOECONOVEMBER
17/10/2012, 21:56
Minha opinião (semi) fundamentada: não tem problema para o motor funcionar uma vez por semana. Só se a km for baixa, não esqueça de trocar óleo e filtro por tempo (6 meses) ao invés de esperar a km, para evitar absorção de água pelo óleo e possível condensação em áreas desprotegidas e pites de corrosão. Assim também como fluido de arrefecimento, de freio, embreagem, etc.
Não ligue o carro simplesmente durante a semana. Isso faz o motor funcionar aquém da temperatura ideal, não ajuda nada. Quanto menos ciclar (ligar/desligar) melhor, melhor ele ficar parado e funcionar final de semana andando de verdade do que ficar ligando parado na garagem só um pouco. Podes consultar o manual da viatura: uso severo inclui trechos curtos e/ou com baixas velocidades frequentes.
A bateria vai se acabar mais rápido assim também, pois estarás dando mais ciclos de partida e carga e, pior ainda, a carga não será suficiente para recuperar a energia gasta, com certeza. Use uma boa bateria, revise o alternador, e deixe parado a semana toda se esse é o caso. Depois de uns três anos, de qualquer forma, espere problemas de bateria, estatisticamente tem sido isso. Quem anda todo dia trechos longos, tende a durar mais.
Tem alguma coisa espalhada por aí sim... mas vai os comentários. Lembre-se que motores de taxi duram bastante km - porque passam a maior parte do tempo funcionando, ou, mesmo parados para ligar em seguida, ainda quentes.

marcelinoDF
18/10/2012, 11:13
Valeu Bravoeconovember,
não entrei em muitos detalhes para não poluir o tópico, mas suas dicas já me ajudaram bastante porque eu sempre tive vtr gasolina e diesel é a primeira. Antes de escolher a caminhonete, eu contei com a “consultoria” durante quase um ano deste site e incomodei alguns “universitários” daqui como Edintruder, Walter Casitta e Daniel Nishimoto (tb japa!) com minhas perguntas extremas e esquisitas para quem é da área...
Bom, nos fds, eu uso bastante o carro, pois vou à roça que fica a uns 300 km de onde moro. Faz pouco mais de um ano que comprei (set/2011) e ela está com 23mKm...
Pelas suas dicas, que agradeço imensamente, de coração, acho que precisarei repensar esse lance de só girar o motor durante a semana... Parece ser bem como eu tava pensando: vtr diesel é TOTALMENTE diferente de vtr gasolina... Apesar de participar do forum há pouco tempo, to sempre acompanhando os assuntos, mas as dicas eram dispersas e pouco específicas por isso abri um tópico.
Talvez fosse mais adequado dar umas voltinhas durante a semana, um dia apenas, para o motor atingir a temperatura ideal... penso que seria mais útil para a durabilidade do que o simples acionamento do motor 2x na semana... Afinal, motor diesel é beeeeem mais do que “bateria”... rrrsss
Já tinha lido no manual (li inteiro, como todo bom filho de milico!), fala em não deixar em marcha lenta por mais de 10 minutos e isso me deixou com a pulga atrás da orelha. Afinal, motor diesel já liga com o ventilador funcionando, o que só acontece no motor gasolina quando ele aquece... ou seja, temperatura é um item super delicado no diesel. O q não causa surpresa: compressão é totalmente diferente de combustão, né!
Muito obrigado mesmo, vc me ajudou bastante.
Ab,
MarcelinoDF

avenger
21/10/2012, 14:23
Putz! Não tinha visto ainda esse negócio de "não deixar na lenta por mais de 10 minutos", não.

Eu sei que diesel é muito melhor você manter ligado do que desligar e rapidamente (uns 5 minutos talvez?) ligar de novo, às vezes nem pra abastecer o pessoal desliga o carro!.. Sempre reparei como os ônibus e caminhões, quando param em algum lugar, só desligam quando vão ficar mais de 10 minutos ancorados. O que eu sabia até então é que uma partida vale como uns 100km rodados (ou mais, não lembro bem).

E eu já estava prestes a te falar: "liga ela uma vez só durante a semana, mas deixa ela ligada um tempão." Na verdade o negócio então é pegar um horário fora do rush, e dar uma esguelada nela por aí! \o/ viva la liberdad!

BRAVOECONOVEMBER
02/11/2012, 10:20
Só observando, quanto a temperatura, acoplamento viscoso e válvula termostática servem pra isso. Podes ligar ela somente no fds para maior durabilidade, mas claro que existe essa excelente desculpa pra uma voltinha no meio da semana.