PDA

Ver Versão Completa : Loucura Cummins 5.9

danielmotta
22/08/2005, 22:38
Olá pessoal, tava meio de várdea hoje a tarde na net e pensei numa coisa...
Essas dodge ram 2500 que estao no brasil aqui agora utilizan-se de motores cummins 5.9 diesel turbo, será que daria para arrancar esse turbo que não vale nada e colocar um blower desses grandes usados antigamente nos caminhões, imagina o torque que esse monstro ia ter na lenta...

Abraços
Daniel Motta

Elmer_Jeep
23/08/2005, 00:27
Boa noite.

Na minha opinião seria uma grande besteira, uma adaptação desnecessária e complicada. :parede:

Desnecessária porque este motor possui 330 cv (242 kW) @ 2900 rpm e 814 Nm de torque @ 1600 rpm.

Complicada porque é um motor 6 cilindros em linha equipado com injeção eletrônica(comoon rail).

Tem alguma dúvida nisso que falei :?:

[]'s 8)

danielmotta
23/08/2005, 10:03
cara, sei lá, eu andei vendo uns loucos nos EUA, os caram pegam essas dodge ram 2500 e, quando nao colocam 2 turbinas, tão arrancando o turbo original e colocando uns blowers da Eaton, dizem que fica o bicho, tem uma ram lá comm 600 cv.... coisa de louco, tem umas empresas americanas que já vendem os kits prontos! Fica em torno dos 2500 doletas.

Elmer_Jeep
23/08/2005, 10:30
Agora vc falou algo interessante. :mrgreen:
Na terra do tio sam tem tudo.
Com certeza a Eaton fabrica blower's específicos pra motores em linha.

Na mensagem anterior vc falou em "colocar um blower desses grandes usados antigamente nos caminhões". Seria uma grande besteira porque esse tipo de blower antigo era fabricado para motores V8.

[]'s

Beto Lacerda
23/08/2005, 10:53
esses blowers novos da eaton são bem bacanas na verdade é a parte fria de uma turbo acoplado a uma cx multiplicadora que recebe giro por correia , ou seja no lugar do caracol quente tem uma cx de engrenagem bem desmultiplicada que pega a rotação do motor , tipo um alternador :lol:
[]'s

GuTo_Cerulli
23/08/2005, 11:04
Agora vc falou algo interessante. :mrgreen:
Na terra do tio sam tem tudo.
Com certeza a Eaton fabrica blower's específicos pra motores em linha.

Na mensagem anterior vc falou em "colocar um blower desses grandes usados antigamente nos caminhões". Seria uma grande besteira porque esse tipo de blower antigo era fabricado para motores V8.

[]'s

Blower dos motores detroit não é só pra "v" não...como exemplo tem o motor 4-53 detroit que era usado nos D-60 e ford, são comuns por aqui, eu mesmo tenho uma tralha desta encostada na empresa... :roll: O Blower fica na lateral esquerda...mas é claro que também tem motores em "V"

[]'s

GuTo_Cerulli
23/08/2005, 11:06
esses blowers novos da eaton são bem bacanas na verdade é a parte fria de uma turbo acoplado a uma cx multiplicadora que recebe giro por correia , ou seja no lugar do caracol quente tem uma cx de engrenagem bem desmultiplicada que pega a rotação do motor , tipo um alternador :lol:
[]'s

Beto,

Isso ai é compressor tipo paxton...olha uns exemplos para motor gasola...
http://store.summitracing.com/default.asp?target=partdetail.asp&autofilter=1&Ntt=paxton&N=0&part=PAX%2D1001830&autoview=sku&Ntk=KeywordSearch

e

http://store.summitracing.com/default.asp?target=partdetail.asp&autofilter=1&Ntt=paxton&N=0&part=PAX%2D1001810&autoview=sku&Ntk=KeywordSearch

[]'s

julianor
23/08/2005, 11:17
cara, sei lá, eu andei vendo uns loucos nos EUA, os caram pegam essas dodge ram 2500 e, quando nao colocam 2 turbinas, tão arrancando o turbo original e colocando uns blowers da Eaton, dizem que fica o bicho, tem uma ram lá comm 600 cv.... coisa de louco, tem umas empresas americanas que já vendem os kits prontos! Fica em torno dos 2500 doletas.

Nooooosa :palmas: :palmas:

Imagina como é o diferencial dela !! :pensativo:

Beto Lacerda
23/08/2005, 11:30
GuTo_Cerulli, esse mesmo .. os que eu vi eram eaton mesmo , achei bem bacana a sacada ...
[]'s

Nando
23/08/2005, 11:54
Eles usam essas pickups pra fazer aquelas competições de quem puxa trator de não sei quantas toneladas mais rápido e mais longe. Apenas nesses tipos de competição acho que valeria a pena uma tranqueira dessas, senão é só tuning pra aparecer e fazer barulho....

danielmotta
23/08/2005, 16:19
aparecer nada, o foda do turbo é que nem a turma diz ai, vc soh tem potencia em altas rotações, o que no caso de um veículo de carga é ruim, agora no caso do compressor, vc com o motor em lenta já trabalha com o motor cheio, só precisava descobrir aonde descolar um destes, tô afim de colocar um na minha ranger 2.5 :D

Elmer_Jeep
23/08/2005, 17:29
Pensa bem, se turbo não prestasse todos os fabricantes de motor sobrealimentados usariam blower 8)

Reveja seus conceitos ou procure ler e se informar um pouco mais ao invés de dar ouvidos apenas no que "a turma diz aí".

[]'s

danielmotta
23/08/2005, 21:18
compartilhe conosco então seus conhecimentos dessa area :wink:

outra coisa, minha opinião do porque a industria usar turbinas ao invés de compressores se resume em apenas uma palavra, custo!

veja quanto sai um eaton novo, e depois compare com uma garret ou master power da vida...

Sandro Tannuri
23/08/2005, 21:36
Daniel,

Você, assim como eu ja que tenho um Defender, estamos acostumados a essa coisa de 2,5l que chamamos de motor. Mesmo reconhecendo que o torque em baixa e até satisfatorio este motor e um belo exemplo de motor fraco.
Já o Cummins 5.9l da Dodge Ram é um belissimo exemplar de motor, torque de sobra em baixa para ninguem reclamar em uso urbano e estradas mesmo rebocando ou carregando peso.
E obvio que dá para gastar uma baita grana em empresas do "aftermarket" americano e colocar mais de 1000 cavalinhos nas rodas (Four Wheeler Set/05), mas tirando a hipotese de uso em competições ou impressionar a galera isso não faz sentido.

Abraços,

danielmotta
23/08/2005, 21:48
ai sim, gostei da resposta :D
heheheheeh
mais será que dá para arrancar o turbo dos nossos mortais 2.5l e adaptar um blower para deixar o bichinho mais forçudo?

Sandro Tannuri
23/08/2005, 22:02
Daniel,

Ja vi que voce gosta de blower, tudo da para fazer em mecânica ou pelo menos quase tudo :mrgreen: .
Só depende de quanto vai custar e que beneficio vai trazer. Tem uma galera que poe o TGV e diz que fica legal.
Eu prefiro a confiabilidade da coisa original quando se trata de motor e cambio. Eu reboco bastante com o pequeno 2,5l o que para mim é um otimo exercicio de paciência. Nas retas ele consegue manter entre 80 e 110 km/h, nas descidas chega a quanto a coragem deixar mas nas subidas disputa corrida com os caminhões carregados. E ridiculo subir a serra das araras na Dutra atras do caminhões a inacreditaveis 50 km/h.

Abraços,

Giovani
23/08/2005, 22:06
aparecer nada, o foda do turbo é que nem a turma diz ai, vc soh tem potencia em altas rotações, o que no caso de um veículo de carga é ruim...

Esqueceu do TGV? (Turbo de Geometria Variável). A Ranger tem isso, e na boa, parece um motor à gasolina. Em baixas rotações (e velocidade), um veículo de carga precisa de torque. E 814 Nm de torque @ 1600 rpm, num veículo de carga (pick-up) é um absurdo! Pra quê mais? Tem caminhão de 4 Ton de carga que não tem isso... Agora, se é pra impressionar a galera, o céu é o limite, ou melhor, o teto da sua conta bancária... :lol:

[]'s

danielmotta
23/08/2005, 22:54
sinceramente, não tem nada a ver com impressionar, a questão é que esse motor é uma merda em subida, o ponteiro crava em 110 e não há cristo que tire, esses dias andei com uma pajero sport HPE e o troço puxava muiiito mais nas subidas.... isso que me deixa indignado !!
to avaliando ainda o que irei fazer pro meu internacionalzinho andar mais
ehehhehee

Giovani
24/08/2005, 00:33
Tem uma galera que poe o TGV e diz que fica legal.
:mrgreen: Agora que vi, vc foi 4 minutos mais rápido! Coisa da profissão??? :lol: :lol:

Eu prefiro a confiabilidade da coisa original quando se trata de motor e cambio.
X2! :concordo:

[]'s

Henrique Josino
25/08/2005, 20:58
Daniel,

Ja vi que voce gosta de blower, tudo da para fazer em mecânica ou pelo menos quase tudo :mrgreen: .
Só depende de quanto vai custar e que beneficio vai trazer. Tem uma galera que poe o TGV e diz que fica legal.
Eu prefiro a confiabilidade da coisa original quando se trata de motor e cambio. Eu reboco bastante com o pequeno 2,5l o que para mim é um otimo exercicio de paciência. Nas retas ele consegue manter entre 80 e 110 km/h, nas descidas chega a quanto a coragem deixar mas nas subidas disputa corrida com os caminhões carregados. E ridiculo subir a serra das araras na Dutra atras do caminhões a inacreditaveis 50 km/h.

Abraços,

Mas é manca essa tua 110 eh......... :D :D :D

[]'s conformados a 65km/h nas lomba!

Sandro Tannuri
28/08/2005, 20:55

As velocidades que citei são rebocando uma carreta com 2800 kg.

Abraços,

Edintruder
28/08/2005, 21:10
Daniel, já mexesses na bomba e na turbina? Dá uma apertada na haste que já melhora. A minha eu subo serra com 5 pessoas e se fincar o pé não cede dos 3000 rpm em 5a marcha!
Vai num bombista e pede para apimentar um pouco mais o bicho que vais gostar. Eu tinha aberto uma volta inteira na bomba e tive que voltar meia volta pois estava destruindo os pneus traseiros quando abria sinaleiras e quando batia a segunda marcha com um pouco mais de pressão!
Tens uma caminhonete com um motor que aceita altos níveis de "mexidas" que te dão um desempenho formidável. Basta sujar as mãos!
Se preferires, dá uma pesquisada por aqui ou pergunta o que precisas saber para aplicar o faço você mesmo! É mais fácil que cag*r agachado! :concordo:

Henrique Josino
28/08/2005, 21:17

As velocidades que citei são rebocando uma carreta com 2800 kg.

Abraços,

2800kg!!!! :shock: :shock: :shock: é muito mais pesado q os willys q levo no cambão........ :roll:

Ta explicado pq chego a impressionantes 65km/h! :D

[]'s

Sandro Tannuri
28/08/2005, 21:26
Henrique,

2100 kg do Hulk e mais 700 kg da carreta fora todo o material que levo junto. Deve ate chegar aos 3000 kg dependendo da viagem.

Abraços,

danielmotta
30/08/2005, 09:56
ela até que vai, tá com 1,8 de pressão na turbina, e meia volta na bomba, acho que vou dar mais uma mexida na bomba então
pq tá meio manca ainda ....