Ver Versão Completa : Willys CJ5 "Benção"
Jackson Castro
01/10/2012, 14:22
Olá!
Depois de 4 anos estudando e praticando algumas adaptações adaptações, resolvi compartilhar a história do meu 1º Jeep.
Tudo começou com a necessidade de um veículo mais rústico para passeios no sítio, fui à procura de alguns veículos mais velhos pra economizar o carro da família e depois de muita procura em julho de 2009 me dei de cara com esse CJ5 ex-combatente:373127373128 me apaixonei, ele foi comprado em leilão do EB e não tinha nenhuma reforma ou adaptação.
Nem funcionei o BF 161 paguei os R$ que o pediram por ele e levei pra casa em um guincho (de GUARÁ-DF à cristalina-GO~= 130 km)
Jackson Castro
01/10/2012, 14:31
Chegando em casa com essa relíquia, a mulher não entendia o motivo de tanta alegria, o jeep chegou em casa guinchado e entrou na garagem empurrado :lol:. não sabia nem onde dar a partida na viatura, chamei um cara que disseram que era "bom pra consertar carro velho" o cara fez uma limpeza no carburador e trocou os cilindro de freio das rodas e as lonas e trocou os reparos da 2ª marcha.
Agora sim eu tinha segurança pra sair com ele na rua, mas no primeiro passeio fiquei no prego o carburador entupia em toda voltinha no quarteirão373129. O bom é dá tempo pra foto. depois de ficar craque em desmontar e montar carburador, empurrar todo aquele peso garagem acima desisti do belo ronco do BF 161.
Casa da transmissão4x4
01/10/2012, 14:57
Chegando em casa com essa relíquia, a mulher não entendia o motivo de tanta alegria, o jeep chegou em casa guinchado e entrou na garagem empurrado :lol:.
....kkkkkk....não esquenta não, isso e um verdadeiro jeep.........
Jackson Castro
01/10/2012, 15:00
Com a necessidade de aprender a "tirar o cj5 do prego" comecei a pesquisar na internet e descobri o forum 4x4 brasil, ai a coisa virou vício. a intenção inicial de restaurar e manter a originalidade do velho willys foi dando lugar a uma vontade de fazer algo mais novo e que desse menos "problema" (no começo a vida era: pouco freio, marcha escapando, carburador entupindo, motor falhando).
Pelas minhas possibilidades (R$) comprei o motor de opala 4 cilindros - o carburador tinha arame no lugar dos parafusos :lol:, grande melhora, mas foi só R$500,00. Falta o cambio.
Meu passa-tempo era ficar estudando no forum e aprendi que o cambio da c10 é muito bom, não quebra e é facil adaptar e tinha o Clark CL2215A que tem a primeira bem reduzida e a a 5ª pra economizar, mas é mais caro.
Fui em busca do cambio da c10 nos ferro velho da cidade e não achei (ainda bem que o dono do ferro velho tinha mas não vendeu), mas Deus é maravilhoso, fui de férias à Petrolina e passeando pela cidade vi alguns jeeps na rua -pronto já achei onde passear- comecei a frequentar o lugar e conversar com o velho Zé Carlos, um dia perguntei se tinha ou sabia quem tinha um cambio clark 5 marchas e ele me chamou até a entrada da oficina onde havia um cambio escorando o portão -sempre via ele lá mas não conhecia hehehe - eu conferi na placa se era o cl2215A ou C e comprei por um precinho de irmão, já troxe a capa seca e um volante junto.
Tambem passsei em um sucatão famoso da cidade e comprei coluna direção, caixa, reservatório, radiador de fluído e bamba de direção hidráulica da s-10.
Observação: 1700 Km de fiesta hacht com a esposa duas crianças e na mala todas essas peças e nossas roupas.
Vai entender cabeça de jepeiro novato, agora tinha um cambio bom podia ter um motor mais moderno e mais forte, fui em busca de um injetado, um colega vendedor de autopeça me falou de um de silverado por várias vezes até que olhar -na verdade achava que era o da blazer- mas o preço tava bom e o motor muito novo fiquei o 4.1 mpfi ai depois vim conferi no forum e vi que é uma adaptação comum e o cambio fica original, tudo de bom.
373134373135373136
Jackson Castro
01/10/2012, 15:25
Pesquisando, li que é interessante reforçar o chassis para usar um motor mais pesado, fui em busca de alguem que trabalhava com jeep e descobri que são muito ocupados (ou enrolados mesmo) tem um na região que trabalha com prazo de 3 a 4 anos pra fazer o jeep todo. Isso pra mim era absurdo, achei uns paranaense que trabalham reformando máquinas agricolas, deixei o jeep à tarde, quase noite quando fui lá no outro dia às 8 já estava tudo desmontado não tinha peça sobre peça.
O chassis estava zero, foi jateado e reforçado em cima e em baixo.
As mola originais permaneceram spua e eixos tambem foram jateados e pintados.
O cambio recebeu um flange deeptec para reduzida ficou melhor que original, ótimo acabamento.
A caixa de direção da s10 foi fixada, mas o suporte só foi parafusado à parte de baixo do chassis, o problema foi o braço pitman - pesquisei tanto e não achei um com olhal- a solução na época foi cortar o pivô e soldar um olhal no original da s10 e assim foi até esse ano.
o suporte do motor foi outra coisa que pesquisei muito, tambem avaliei a possibilidade de não cortar a parede corta fogo - estava com dó mesmo, e daí? hehe- mas ai foram aparecendo colhedeira uma atras da outra e o serviço já estava com dois meses a paciencia já não era a mesma, comecei a perder a dó e mandei cortar logo e montar como estava.
resultado as mangueiras da caixa até hoje estão exageradas, o acoplamento da caixa (aquela junto de borracha redonda) ficou amassando a lata nas trilhas e a coluna que era pra ser no meio do painel ficou no lugar da original. Há! tambem a pedaleira de opala ficou muito baixa, não aciona o embolo do cilindro mestre até o fim, pois encosta no assoalho antes.
373138373139373140373141
braco,
Seja bem vindo, e parabéns pela viatura, vai ficar um canhão, como sugestão procure um kit prolong para reduzida da Adap brasil(que é um apoio para a engrenagem da reduzida que vai no lugar da tampa do carretel traseiro), é muito fácil de instalar e aumenta muito a durabilidade desta, ainda mais com motor torcudo...
Pelo jeito, já já vc. está com pneus maiores também hehe
[]´s
Ah!!! vendo as fotos que vc. postou agora, notei tb a ausência de uma barra de tração, faça uma e seja feliz!!!
[]´s
RODRIGO TOMITÃO
01/10/2012, 15:34
"jaque"kkkkk
Jackson Castro
01/10/2012, 15:35
Depois que a mecanica estava "pronta" que tal alguns acessórios e melhoria na segurança, afinal a viatura vai ser da família, então foram instalados -comprei furadeira e eu mesmo instalei- bancos com caixa de ferramentas, gaiola e santantonio de 21/2" e parede de 3mm pra maior segurança, tambem o suporte de estepe, limpador de parabrisa e retrovisores.
373143373145
O detalhe é que agora posso ir mais longe, mas em trilha é uma decepção, tanta máquina com esses pneus 6.00x16 velhos devem ser originais ainda rsrsrs. Fiquei atolado no chão liso nem era barro só era liso e húmido, que vergonha.
Alataria do cj5 tem data de 1975 mas o edital do EB disse que é 1966 foi nessa data que documentei no detran, primeiro emplacamento já com o novo motor (e primeira multa por transferir alem dos 30 dias)
Depois que a mecanica estava "pronta" que tal alguns acessórios e melhoria na segurança, afinal a viatura vai ser da família, então foram instalados -comprei furadeira e eu mesmo instalei- bancos com caixa de ferramentas, gaiola e santantonio de 21/2" e parede de 3mm pra maior segurança, tambem o suporte de estepe, limpador de parabrisa e retrovisores.
373143373145
O detalhe é que agora posso ir mais longe, mas em trilha é uma decepção, tanta máquina com esses pneus 6.00x16 velhos devem ser originais ainda rsrsrs. Fiquei atolado no chão liso nem era barro só era liso e húmido, que vergonha.
Alataria do cj5 tem data de 1975 mas o edital do EB disse que é 1966 foi nessa data que documentei no detran, primeiro emplacamento já com o novo motor (e primeira multa por transferir alem dos 30 dias)
Olhaí Rodrigão, (tamo postando junto) num falei ?:pipoca:
[]´s
Jackson Castro
01/10/2012, 15:43
Bem, agora já tinha motor, cambio, acessórios mas não tinha pneus.
Fui pesquisar preços e modelos queria um na faixa dos R$ 400 no maximo e de umas 31" ou 32", vocês sabem de algum? nem eu, foi ai que apareceu um AMIGO que comprou os 35" dele no mercosul e pensava em trocar pelos 38" e me fez o preço que ele pagou dois anos antes lá, sem o frete R$ 640,00 cada. com a ajudinha de meu falecido pai pude comprar os pneus e as rodas. (não foi nada do além foi herança mesmo)373148373149
Casa da transmissão4x4
01/10/2012, 15:48
Bem, agora já tinha motor, cambio, acessórios mas não tinha pneus.
Fui pesquisar preços e modelos queria um na faixa dos R$ 400 no maximo e de umas 31" ou 32", vocês sabem de algum? nem eu, foi ai que apareceu um AMIGO que comprou os 35" dele no mercosul e pensava em trocar pelos 38" e me fez o preço que ele pagou dois anos antes lá, sem o frete R$ 640,00 cada. com a ajudinha de meu falecido pai pude comprar os pneus e as rodas. (não foi nada do além foi herança mesmo)373148373149
Você não estava colocando os eixos da rural não ?
Jackson Castro
01/10/2012, 16:14
Bem, agora acabou! que nada.
Quase perdi um pneu cortado na lata, desgastou a beirada e amassou a lataria.
E agora os calços já eram de motor de f-1000? volta ao forum em busca solução. deparei com o SPOA, depois de muito ler e reler varios tópicos do assunto decidi por molas de toyota, amortecedor de ranger e eixos de rural (achei um chassis com as molas, caixa de 4 marchas e reduzida e os eixos enferrujando em um quintal procurei o done e perguntei se vendia, ele respondeu que vendia tudo menos o chassis e as molas. preço? $1000,00) é por isso que sirvo a Deus. peguei os eixos da f-75 lixei e pintei, troquei todas as peças do freio traseiro e transformei a caixa 4 marchas e reduzida em kit freio a disco ventilado de s-10.
Troquei rolamentos e retentores do cubo, coloquei as buchas de bronze em lugar dos rolamentos do munhão, troquei retentor do munhão, instalei porca de engenharia sempre calculando a pré carga dos rolamentos conforme aprendi no forum.
Tambem cortei e girei o munhão pra ajustar o caster, calculando o angulo conforme aprendi nas aulas desse forum, os mecanicos da cidade nem imaginavam pra que eu tinha cortado o eixo, diziam entre sim que estava acabando com ele e não precisava nada disso.
Por isso escolhi um cara que tem boa noção de mecância, solda muito bem e só faz o que digo pra fazer de preferencia nunca trabalhou em jeep e "sempre fez de outro jeito".
As molas de toyota bandeirante coloquei 4 cm mais pra fora do chassis pra livrar um pouco a bola do diferencial. O detalhe é que veio no kit um junelo bem reforçado que não sei se é melhor ou pior mas dizem não dar shime e como gostei da aparência mantive. Com esse jumelo não dá pra colocar os suportes com os 105 cm que Elmer falou diversas vezes, aprendi do pior jeito pois não medi o jumelo antes e furar o chassis para parafusar os suportes então vi os jumelos ficarem com uns 75º quase em pé. solução o jumelo é maior que os 8 cm originais então deixei a distância enre os suportes com 102 cm e ficou no ponto, eu acho.
373151 373152 Obsrvação o regulador não está na posição certa, eu só achei o manual depois.
373153373154373155373156373157
Jackson Castro
01/10/2012, 16:26
Comprei o hight steer ensimec com furos cônicos por cima para pivô f1000 instalei,, deu o mior trabalho pra comprar os terminais de f1000 certo, no final saiu de qualquer jeito, a barra mandei furar em aço trifilado de 1 1/2", um exagero mas facilita fazer a rosca.
Há! e depois de pronto descobri que o pneu raspava de um lado porque os calços estava com a base quebrada e a carroceria pendeu pra um lado, mas amassava dos dois lados na frente e atrás, então fiz certo.
373158373159373160373161373162
Casa da transmissão4x4
01/10/2012, 16:29
Comprei o hight steer ensimec com furos cônicos por cima para pivô f1000 instalei,, deu o mior trabalho pra comprar os terminais de f1000 certo, no final saiu de qualquer jeito, a barra mandei furar em aço trifilado de 1 1/2", um exagero mas facilita fazer a rosca.
Há! e depois de pronto descobri que o pneu raspava de um lado porque os calços estava com a base quebrada e a carroceria pendeu pra um lado, mas amassava dos dois lados na frente e atrás, então fiz certo.
373158373159373160373161373162
Jacson, ficou muito bom viu !
Vou esperar o Jacson terminar de postar pra falar mais qualquer coisa aqui...:rolleyes:
[]´s
Jackson Castro
01/10/2012, 16:59
As 3 molas que vêm no kit ficaram retas com o pêso do 4.1, então coloquei mais uma lâmina no moleiro.
O setor de direção da s10 eu fixei da seguinte forma:
soldei uma chapa de 1/4", medindo 15 x 18 na lateral interna do chassis, marquei o lugar dos parafusos e furei a chapa e o chassis, fica mais fácil parafusar assim, o acoplamento coloquei o da d20 é menor que o outro e tambem fica mais longe da grade frontal e o braço pitman dessa vez eu achei (sem querer) é o da f-1000, melhor que a encomenda.
Os amortecedores da ranger eu coloquei na vertical e o suporte de baixo soldei no tubo do eixo.
373165373163373164373166373167373168 o amortecedor não choca com a barra já testei na trilha.
o CJ5 está fazendo muita curva e sem deitar, os pneus estão mais agarrados no chão, a relação dos eixos é a mesma do anterior mas dá impressão que está com mais força e aderência, não pula tanto quanto antes.
Ficou muito livre do chão, ta fácil fazer trilha, só precisa acostumar com os 35" pra fora do paralamas, eu até comprei os alargadores de fibra, mas só instalo se der ocorrência gostei do visual jeep de brinquedo "Radio Control".
Jackson Castro
01/10/2012, 17:01
Vou esperar o Jason terminar de postar pra falar mais qualquer coisa aqui...:rolleyes:
[]´s
Amanhã continuo, com as fotos do jeep inteiro. Obrigado pela atenção.
Jackson Castro
01/10/2012, 17:03
Você não estava colocando os eixos da rural não ?
Danilo os eixos são de uma f-75, relação 43/8.
Júnior_NF
01/10/2012, 17:12
Olá Braco,
Passando para assinar e acompanhar é claro!! :concordo:
Forte abraço,
Olá!
Depois de 4 anos estudando e praticando algumas adaptações adaptações, resolvi compartilhar a história do meu 1º Jeep.
Tudo começou com a necessidade de um veículo mais rústico para passeios no sítio, fui à procura de alguns veículos mais velhos pra economizar o carro da família e depois de muita procura em julho de 2009 me dei de cara com esse CJ5 ex-combatente:373127373128 me apaixonei, ele foi comprado em leilão do EB e não tinha nenhuma reforma ou adaptação.
Nem funcionei o BF 161 paguei os R$ que o pediram por ele e levei pra casa em um guincho (de GUARÁ-DF à cristalina-GO~= 130 km)
Jackson Castro
04/10/2012, 11:52
Ola!
Vou colocar umas fotos de frente, por trás e do perfil do jeep para os proximos poderem avaliar melhor se querem adaptar os eixo da f-75 . Normalmente o jeep fica estacionado nesse lugar da foto, mas como estava na oficina semana passada colocando os eixos escapou do desastre natural, um vendaval derrubou a arvore bem nesse lugar, reparem nas telhas e no portão caído.373624373625373626373627373628
Deus obrigado!
Casa da transmissão4x4
04/10/2012, 11:56
Ola!
Vou colocar umas fotos de frente, por trás e do perfil do jeep para os proximos poderem avaliar melhor se querem adaptar os eixo da f-75 . Normalmente o jeep fica estacionado nesse lugar da foto, mas como estava na oficina semana passada colocando os eixos escapou do desastre natural, um vendaval derrubou a arvore bem nesse lugar, reparem nas telhas e no portão caído.373624373625373626373627373628
Deus obrigado!
Jacson, seu jipe esta muito bom, parabens. Deus te livrou de um desastre e tanto heim.....
Jackson Castro
04/10/2012, 11:56
braco,
Seja bem vindo, e parabéns pela viatura, vai ficar um canhão, como sugestão procure um kit prolong para reduzida da Adap brasil(que é um apoio para a engrenagem da reduzida que vai no lugar da tampa do carretel traseiro), é muito fácil de instalar e aumenta muito a durabilidade desta, ainda mais com motor torcudo...
Pelo jeito, já já vc. está com pneus maiores também hehe
[]´s
Esse kit prolong tambem é adaptado no eixo piloto do cambio clark? vamos a mais uma pesquisa e futura aplicação.
VALEU A DICA!
Jackson Castro
04/10/2012, 11:57
Jacson, seu jipe esta muito bom, parabens. Deus te livrou de um desastre e tanto heim.....
Valeu a força Danilo! Eu creio nesse livramento sim.
Casa da transmissão4x4
04/10/2012, 12:00
Esse kit prolong tambem é adaptado no eixo piloto do cambio clark? vamos a mais uma pesquisa e futura aplicação.
VALEU A DICA!
Eu usei este kit no cambio clark que tinha no meu jipe antigamente, usei o clark 2205 + reduzida willys e serviu certinho....
cristiano
09/12/2012, 21:08
braco
Para conseguir passar o cardan da direção por baixo da grade, esse calço que você usou é da F4000 (2.5") ou do Opala (2.0")?
Estou acompanhando seu tópico aqui, seu jeep é de bastante inspiração.
Abraços
Jackson Castro
10/12/2012, 13:49
Cristiano o calço é do motor de f1000, acho que é o mesmo da f4000. lá na Comando tem ele, mas achei mais barato na loja da cooperativa dos agricultores da região de Orlândia (CAROL).
É bom ter um norte para seguir, não anda em círculos e vai direto ao ponto que deseja chegar, por isso que o forum é muito bom agente clareia as idéias e se quiser ainda pode aperfeiçoar.
Precisando estamos à disposição.
cristiano
10/12/2012, 13:55
Obrigado!
Para confirmar, qual a altura deles? O da F4000 tem 2.5".
Jackson Castro
10/12/2012, 14:24
Para ser sincero não medi, escolhi pela robustes, é alto mas é largo e tem usa parafusos bem parrudos tambem.
Mas quando chegar em casa vou medir e depois posto.
braco, agora vou falar, ficou bem bacana, parabéns!!!! vc. fez uma barra de torção?
[]´s
Jackson Castro
10/12/2012, 17:37
Tuna se for para prevenir o Axle wrap ainda não fiz, mas precisa pois já vi a mola dobrando, o difícil é saber quem faz e se vai caber no espaço entre a reduzida e o eixo traseiro que é bem pequeno.
Abraço
cristiano
10/12/2012, 18:59
Braco, eu achei o coxim a 30 reais a unidade, você encontrou mais barato?
Você mora em Cristalina mesmo? Tenho familiares por aí.
Tuna se for para prevenir o Axle wrap ainda não fiz, mas precisa pois já vi a mola dobrando, o difícil é saber quem faz e se vai caber no espaço entre a reduzida e o eixo traseiro que é bem pequeno.
Abraço
Não é ciência de foguete pra fazer uma, material, solda e um pouquinho de geometria, nada assombroso no tópico da milona tem um modelo bão...
[]´s
Jackson Castro
12/12/2012, 13:44
Aqui era R$15,00, mas não tinha muitos em estoque. Não sou daqui, cheguei há quase 4 anos dos quais mais de 3 foram dedicados ao jeep.
Os calços você encontra lá na carol.
Jackson Castro
12/12/2012, 13:45
vou procurar esse modelo e tentar fazer, valeu Tuna!
vou procurar esse modelo e tentar fazer, valeu Tuna!
Tamo aqui pra isso mesmo :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/49112-f1000-4x4-milona-433.html#post1754068
tá aí...
[]´s
Braco, aqui tem mais uma idéia...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/41257-cj-5-1966-tsunami-11.html
[]´s
frajola4x4
21/11/2013, 18:31
As 3 molas que vêm no kit ficaram retas com o pêso do 4.1, então coloquei mais uma lâmina no moleiro.
O setor de direção da s10 eu fixei da seguinte forma:
soldei uma chapa de 1/4", medindo 15 x 18 na lateral interna do chassis, marquei o lugar dos parafusos e furei a chapa e o chassis, fica mais fácil parafusar assim, o acoplamento coloquei o da d20 é menor que o outro e tambem fica mais longe da grade frontal e o braço pitman dessa vez eu achei (sem querer) é o da f-1000, melhor que a encomenda.
Os amortecedores da ranger eu coloquei na vertical e o suporte de baixo soldei no tubo do eixo.
373165373163373164373166373167373168 o amortecedor não choca com a barra já testei na trilha.
o CJ5 está fazendo muita curva e sem deitar, os pneus estão mais agarrados no chão, a relação dos eixos é a mesma do anterior mas dá impressão que está com mais força e aderência, não pula tanto quanto antes.
Ficou muito livre do chão, ta fácil fazer trilha, só precisa acostumar com os 35" pra fora do paralamas, eu até comprei os alargadores de fibra, mas só instalo se der ocorrência gostei do visual jeep de brinquedo "Radio Control".
saberias me dizer qual é esse pitman de qual f1000, comprei da f1000 92 a 98 e nao deu certo nao entra na estria
frajola4x4
21/11/2013, 18:34
de qual f1000 é esse pitman comprei um da f1000 92 a 98 e nao deu na estria.
Jackson Castro
23/11/2013, 22:43
vou tentar identificar na segunda feira, o jeep está na oficina eu retiro e vou na autopeças pesquisar. Mas lá na oficina tem uma Gran cherokee laredo 6 cilindros em linha que o setor (caixa) da direção é igualzinho e o pitman é muito melhor que o da f-1000 vale a pena olhar esse se você tem molas por cima dos eixos.
Jackson Castro
23/11/2013, 22:51
frajola4x4 nessa página do Elmer tem a peça com a referência http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/19849-crocodillo-jeep-prata-da-casa-revista-4x4-cia-ed-218-a-21.html#post337637
antonio umino
24/11/2013, 20:02
de qual f1000 é esse pitman comprei um da f1000 92 a 98 e nao deu na estria.
É da ford f 1000 do modelo anterior. ou antes de 95... de 94 para baixo.
Esta serve na caixa da S 10..
frajola4x4
24/11/2013, 22:20
tinha comprado o pitman da que tem direcao hidraulica e nao serviu, troquei com o da direcao mecanica
ai serviu, segue o link
.: Affinia - Nakata :. (http://www.nakata.com.br/default.asp?pt=catalogoeletronico&pg=detalhes&codigoaffinia=N%202060&veiculo=F%201000)
obrigado a todos, se precisar mais volto a perguntar.
Arthur Heinrich
04/10/2015, 20:20
E ae Jackson blzinha? Cara, me diga uma coisa, esse cambio que vc colocou no jeep é bom? Quebrou ele alguma vez? É q tenho q mecher no cambio da minha picape ai pretendo por um 5 marchas.. valew pia até a proxima ;)
Jackson Castro
05/10/2015, 21:54
Blz Arthur, até agora só alegria, muito reduzido nas 1ª e 2ª marchas e tem a 5ª pra aliviar a rotação na estrada. Ainda não quebrou comigo e na pick up deve ficar melhor porque ele é comprido e com um 6cilindro GM fica com o cardam traseiro curto.
Recomendo, mas é bom revisar antes pra não montar um quebrado e dizer é fraco e acabar comprando outro sem precisar.
Abraço.
Arthur Heinrich
06/10/2015, 12:09
Opa, bem o tipo q eu preciso, reduzido na 1 e 2 marcha, mas valeu pela dica, vou dar mais uma estudada na idéia..
Falow, abraço..