Ver Versão Completa : Quebra na direção
valeriano
22/09/2012, 23:51
Pessoal,
minha direção acabou de quebrar. Não sei direito o nome dessa peça (garfo?) mas fiquei meio bolado com essa quebra.
Dei muita sorte que isso aconteceu enquanto eu estava estacionando a Band na garagem. O veículo já estava metade dentro da vaga então só girei as rodas na mão e deixei a Band torta na vaga mesmo.
Se isso acontecesse a 80km/h, eu tinha boas chances de ter um acidente grave.
Gostaria de saber se tem alguma maneira de reforçar a direção para evitar esse tipo de quebra.
Abaixo agumas fotos da peça quebrada.
http://sphotos-g.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/s720x720/251056_449306085112629_568489706_n.jpg
http://sphotos-a.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/486744_449306111779293_2067157350_n.jpg
http://sphotos-c.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/298565_449306145112623_1626902653_n.jpg
http://sphotos-d.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/538934_449306215112616_2043359454_n.jpg
http://sphotos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-prn1/561803_449306248445946_859618538_n.jpg
hercilio.neto
23/09/2012, 00:21
Caramba, que perigo... também fiquei bolado.
Essa peça, chamada de braço boca de lobo, existe para vender em ferro fundido e em aço. Acho que o seu era de ferro fundido.
Vou ver o meu, e se for o caso, trocar urgentemente.
Hoje dei uma revisada nas barras e troquei o terminal do lado esquerdo da barra curta. Também ajustei o braço central.
valeriano
23/09/2012, 00:30
Caramba, que perigo... também fiquei bolado.
Essa peça, chamada de braço boca de lobo, existe para vender em ferro fundido e em aço. Acho que o seu era de ferro fundido.
Vou ver o meu, e se for o caso, trocar urgentemente.
Hoje dei uma revisada nas barras e troquei o terminal do lado esquerdo da barra curta. Também ajustei o braço central.
O original é de ferro ou de aço?
Tem ambas as versões na Tração Mania:
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : BRACO DIRECAO BOCA DE LOBO (ACO) (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=978&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=&pg=6)
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : BRACO DIRECAO BOCA DE LOBO (FERRO FUNDIDO) (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=979&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=&pg=6)
hercilio.neto
23/09/2012, 00:46
Não tenho certeza, mas acho que o original é ferro fundido.
Cesar Machado
23/09/2012, 08:01
"Braço boca de lobo" é eufemismo...
Eu conheço essa peça pelo nome de "chifre de veado"...:twisted:
Sua quebra não é muito rara, mas quando ocorre é quase sempre em veículos com direção hidráulica e pneus grandes.
Inclusive já vi algumas com um reforço para aumentar a resistência, feito com vergalhão soldado, em cima e embaixo.
A sorte é que essas quebras, assim como acontece com os terminais de direção em qualquer veículo, quase sempre ocorrem com o veículo parado, em trilhas travadas ou manobrando em baixíssima velocidade, momento em que o sistema faz um esforço maior do que em alta velocidade.
As exceções acontecem geralmente associadas a pancadas mais ou menos violentas...
O reforço que comentei é relativamente simples ( e barato ) de fazer.
Se quiser fazer algo parecido, converse com o Cláudio, acho que ele cuida disso pra você tranquilamente.
P.S. Na minha, ainda não fiz e não perco o sono por causa disso...
Um abração
Cesar Machado
Glauco mendes
23/09/2012, 08:23
Eu conheço esta peça pelo nome de Bumerang, nunca tinha visto um quebrar desta maneira, mas sempre é bom fazer uma verificação para a fadiga do equipamento e possiveis rachaduras no mesmo....
Engels Kbça
23/09/2012, 08:51
A original com certeza é de aço forjado, que pode até empenar, mas não quebra.
Elmer_Jeep
23/09/2012, 12:40
"Braço boca de lobo" é eufemismo...
Eu conheço essa peça pelo nome de "chifre de veado"...:twisted:
Sua quebra não é muito rara, mas quando ocorre é quase sempre em veículos com direção hidráulica e pneus grandes.
Inclusive já vi algumas com um reforço para aumentar a resistência, feito com vergalhão soldado, em cima e embaixo.
A sorte é que essas quebras, assim como acontece com os terminais de direção em qualquer veículo, quase sempre ocorrem com o veículo parado, em trilhas travadas ou manobrando em baixíssima velocidade, momento em que o sistema faz um esforço maior do que em alta velocidade.
As exceções acontecem geralmente associadas a pancadas mais ou menos violentas...
O reforço que comentei é relativamente simples ( e barato ) de fazer.
Se quiser fazer algo parecido, converse com o Cláudio, acho que ele cuida disso pra você tranquilamente.
P.S. Na minha, ainda não fiz e não perco o sono por causa disso...
Um abração
Cesar Machado
X2, boca de lobo é nova, ja tinha ouvido "chifre de veado", "pé de galinha" e "bumerangue".
Já quebrei um terminal de direção da roda direita e estava manobrando pra estacionar tb. Aqui na oficina fazemos manutenção de algumas bands que rodam no interior(sem pavimento) e ainda não tinha visto essa peça quebrar, ja vi terminal pular a rosca, pivô do terminal quebrado, corpo do terminal quebrar, barra de direção empenar, etc.
Sobre o reforço eu acho desnecessário pois o processo de solda(por menor q seja) já afeta a tempera da peça podendo torna-la mais fragil mesmo com o "reforço" em volta. Segundo os especialistas a descarga elétrica gerada ao soldar qualquer peça no carro pode afetar a tempera de vários componentes, principalmente rolamentos devido a dureza do aço empregado.
Na primeira foto já vi de cara que essa dai tava trincada pois tem um pequeno ponto de oxidação, a peça trinca e o contato com o ar gera a oxidação(ferrugem). Esse componente deve ter uma recomendação de troca por quilometragem ou tempo de uso mesmo pois é uma peça que recebe bastante esforço e é natural ocorrer essa fadiga(trinca e depois a quebra).
[]'s
valeriano
23/09/2012, 15:41
Valeu pela opinião galera. Vou colocar uma peça nova, de aço, e ficar de olho daqui pra frente.
Cesar Machado
23/09/2012, 15:44
Tenho a mesma´preocupação com a questão das soldas, e também por isso nunca me animei de mandar fazer o tal reforço.
Mas me parece que fazem com "MIG", embora eu não saiba dizer se isso faria tanta diferença assim...
Se liga Baiano, a peça do jipe do Allan provavelmente era original e quebrou
Sei que tu entende muito mais de metalurgia do que eu,
o que honestamente não é muita vantagem, porque eu não entendo p%##@ nenhuma disso, :twisted:
mas nessa eu discordo de você...
Um abração
Sergioporto
24/09/2012, 09:11
Na minha Toy já quebrou este braço. Em pleno dia de Finados ,dentro do cemitério,manobrando para sair detrás de um caminhao.
Gelei na hora,pois costumo andar bem no asfalto .Vou verificar se é ferro fundido.
Francisco Bicalho
24/09/2012, 11:09
Caramba, que perigo... também fiquei bolado.
Essa peça, chamada de braço boca de lobo, existe para vender em ferro fundido e em aço. Acho que o seu era de ferro fundido.
Vou ver o meu, e se for o caso, trocar urgentemente.
Hoje dei uma revisada nas barras e troquei o terminal do lado esquerdo da barra curta. Também ajustei o braço central.
A gente esquece que depois de um tempo de uso, certas peças desenvolvem fadiga de material, e devem ser substituídas. O meu foi trocado a pouco tempo quando instalei o amortecedor de direção, caso contrário já estaria comprando uma peça nova para trocar.
Allan, sei que você está assustado, e com razão, mas a probabilidade dessa peça quebrar com o carro em movimento é muito menor do que ela quebrar como de fato aconteceu, ou seja, com o carro parado durante uma manobra. Você tem DH?
Hercilio, quando você se refere a aço, é aço carbono? imagino que não seja inox porque inox quebra com muita facilidade. Não entendo muito de ligas de metal, mas acho que qualquer metal fundido seria mais resistente do que uma peça torneada em aço, enfim, fico curioso para saber mais dessa peça em aço.
Abraço;
Chico
hercilio.neto
25/09/2012, 02:10
Fiquei muito impressionado mesmo.
Falei com o meca e ele disse que é mais comum do que parece, porém essas quebras só acontecem quando tem muito esforço (tal qual citou aqui o Cesar) e sempre com o jipe parado. Ele examinou a peça o meu jipe e disse que está tudo Ok, pra desencanar.
A peça é de aço forjado.
fabiano soriano
25/09/2012, 20:15
Salve pessoal, abri um tópico sobre quebras perigosas a algum tempo e justamente sobre este bulmerang, que na época tratei como braço pitman erroneamente.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/76922-quebras-perigosas.html
Abrass
Fabiano
valeriano
26/09/2012, 09:17
Bom, comprei a ferramenta pra trocar essa budega eu mesmo. Assim que chegar a ferramenta e a peça vou arrumar a Band e fazer um tutorial de como trocar essa peça em casa.
Aí coloco o link pro tutorial aqui no tópico pra caso alguém tenha o mesmo problema, saber se virar.
Elmer_Jeep
26/09/2012, 09:22
Bom, comprei a ferramenta pra trocar essa budega eu mesmo. Assim que chegar a ferramenta e a peça vou arrumar a Band e fazer um tutorial de como trocar essa peça em casa.
Aí coloco o link pro tutorial aqui no tópico pra caso alguém tenha o mesmo problema, saber se virar.
Ali dentro vai um kit de reparo que as vezes precisa trocar, ja que vai instalar o braço novo podia montar com o reparo novo tambem.
[]'s
valeriano
26/09/2012, 09:40
Ali dentro vai um kit de reparo que as vezes precisa trocar, ja que vai instalar o braço novo podia montar com o reparo novo tambem.
[]'s
Onde fica esse reparo?
Elmer_Jeep
26/09/2012, 10:24
Onde fica esse reparo?
Dentro do conjunto q recebe o braço, note que tem até um graxeiro na peça pra manter o reparo lubrificado:
http://www.casadatransmissao4x4.com.br/173-thickbox/suporte-do-braco-auxiliar-da-direcao-toyota-bandeirantes-completo-com-bucha-e-pino.jpg
Já observou se o seu tem folga?
[]'s
valeriano
26/09/2012, 10:38
Dentro do conjunto q recebe o braço, note que tem até um graxeiro na peça pra manter o reparo lubrificado:
http://www.casadatransmissao4x4.com.br/173-thickbox/suporte-do-braco-auxiliar-da-direcao-toyota-bandeirantes-completo-com-bucha-e-pino.jpg
Já observou se o seu tem folga?
[]'s
Vou dar uma olhada. Valeu.
hercilio.neto
26/09/2012, 17:27
Allan,
Alguns trocam somente a bucha cônica e o feltro, outros preferem trocar o conjunto todo e colocar o braço com rolamentos.
No último final de semana eu desmontei o meu. A bucha ainda estava boa, só precisou de apertos e graxa.
Estou estudando colocar o conjunto com rolamento.
A ferramenta que voce comprou é um saca?
valeriano
26/09/2012, 17:30
Allan,
Alguns trocam somente a bucha cônica e o feltro, outros preferem trocar o conjunto todo e colocar o braço com rolamentos.
No último final de semana eu desmontei o meu. A bucha ainda estava boa, só precisou de apertos e graxa.
Estou estudando colocar o conjunto com rolamento.
A ferramenta que voce comprou é um saca?
Essa mesma
Carlo Pecca
29/09/2012, 18:32
Valeriano,
Já tem um mês que troquei o braço de direção de Cônico por rolamento. Vc irá utilizar uma chave de estria de 30mm para soltar a porca do "chifre ou pé de galinha". Atenção depois de tirar a porca é necessário dar uma "porradinhas" de martelo (2Kg) para que a peça se solte do eixo e não perca a pequena trava de aço quadrada que trava o eixo com o o "chifre". Qualquer dúvida manda um email, OK?
Abcs
dalmo cruz torres
01/10/2012, 10:06
Valeriano,
Já tem um mês que troquei o braço de direção de Cônico por rolamento. Vc irá utilizar uma chave de estria de 30mm para soltar a porca do "chifre ou pé de galinha". Atenção depois de tirar a porca é necessário dar uma "porradinhas" de martelo (2Kg) para que a peça se solte do eixo e não perca a pequena trava de aço quadrada que trava o eixo com o o "chifre". Qualquer dúvida manda um email, OK?
Abcs
Pessoal, eu já ví duas bands com esse braço quebrado, mas como tem alguns milhares de bands que nunca quebraram esse braço, acho que não precisam ficarem preocupados, é só fazer as revisões necessárias e pronto.
Aproveitando que estamos falando de terminais, onde encontro terminais de direção de qualidade ou originais para a Band?
Elmer_Jeep
01/10/2012, 10:22
Aproveitando que estamos falando de terminais, onde encontro terminais de direção de qualidade ou originais para a Band?
Antigamente a Driveway era fornecedor original, Nakata também e essas duas marcas encontra facilmente no mercado.
[]'s
Engels Kbça
01/10/2012, 13:20
Tenho a mesma´preocupação com a questão das soldas, e também por isso nunca me animei de mandar fazer o tal reforço.
Mas me parece que fazem com "MIG", embora eu não saiba dizer se isso faria tanta diferença assim...
Se liga Baiano, a peça do jipe do Allan provavelmente era original e quebrou
Sei que tu entende muito mais de metalurgia do que eu,
o que honestamente não é muita vantagem, porque eu não entendo p%##@ nenhuma disso, :twisted:
mas nessa eu discordo de você...
Um abração
Grande Cesar
Se quebrou, provavelmente não era original. Esse é o problema : as vezes uma peça de uma determinada marca custa 50% mais cara que outra, e por desconhecimento muitos compram a mais barata por 'achar' que é a mesma coisa, muitas vezes o barato custa caro.
Abs.
Engels
dalmo cruz torres
02/10/2012, 11:03
Antigamente a Driveway era fornecedor original, Nakata também e essas duas marcas encontra facilmente no mercado.
[]'s
Elmer, aqui no sul de minas só se acha peças asiáticas, Nakata( ficou engraçado!) tem anos que não acho.
Amadeus_band
02/10/2012, 14:24
Dalmo, eu utilizo os terminais da Della Rosa, melhor que qualquer outro! Mesmo usando pneus largos e vendo pouca graxa eles duram muito, rsrsrsrsrs!
valeriano
02/10/2012, 14:29
Dalmo, eu utilizo os terminais da Della Rosa, melhor que qualquer outro! Mesmo usando pneus largos e vendo pouca graxa eles duram muito, rsrsrsrsrs!
Isso é verdade. Depois que coloquei terminas Della Rosa, nunca mais tive que trocar terminal!
Carlo Pecca
02/10/2012, 19:57
Dalmo
tem o site TRAÇÃO MANIA - PEÇAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 (http://www.tracaomania.com.br) que vc podera encontrar o que precisa. Eles mandam por correio já comprei varias coisas com eles.
abcs.
hercilio.neto
02/10/2012, 21:48
Isso é verdade. Depois que coloquei terminas Della Rosa, nunca mais tive que trocar terminal!
Só uso Della Rosa. São muito bons.
Colepicola
03/10/2012, 12:42
Grande Cesar
Se quebrou, provavelmente não era original. Esse é o problema : as vezes uma peça de uma determinada marca custa 50% mais cara que outra, e por desconhecimento muitos compram a mais barata por 'achar' que é a mesma coisa, muitas vezes o barato custa caro.
Abs.
Engels
Na tração mania o BRACO DIRECAO BOCA DE LOBO (aço) custa 121,40 e o de Ferro fundido custa 74,80. E essa diferença que fundi com a gente, o Barato que sai cao.
dalmo cruz torres
05/10/2012, 07:51
Dalmo, eu utilizo os terminais da Della Rosa, melhor que qualquer outro! Mesmo usando pneus largos e vendo pouca graxa eles duram muito, rsrsrsrsrs!
Onde acho esse terminal?
Eu sempre compro peças na tração mania, mas os terminais que eles tem lá são de que marca, não aparece nada nas fotos.
Guiga Tostes
05/10/2012, 09:22
Onde acho esse terminal?
Eu sempre compro peças na tração mania, mas os terminais que eles tem lá são de que marca, não aparece nada nas fotos.
Dalmo,
Della Rosa(realmente muito bons!) vc encontra na Tor off-road - Comrcio e Servios Ltda (http://www.toroffroad.com.br) (Campinas-SP) vendem on-line e tem loja fisica.
Abs
bandoleiro
05/10/2012, 13:13
Deixo como recomendação para terminais Della Rosa a Sul Real Diesel de Curitiba. Tem coisas boas, loja on line e física, bons preços e atendimento. Compro muitas coisas deles e nunca me encomedei. Já da Tor off road fiz uma compra recente (18/09) e ainda estou aguardando chegar. Desta última falta feedback, o que me obriga a gastar com ligação para saber em que pé anda as coisas.
valeriano
07/10/2012, 23:07
Galera,
ontem consegui trocar o braço boca de lobo. A troca é bem fácil e pode ser feita em casa, comprando-se as ferramentas necessárias.
Fiz um pequeno tutorial sobre como fazer a troca e o que é necessário e coloquei no meu blog:
Vida de Toyoteiro: Como trocar o braço boca de lobo de uma Toyota Bandeirante (http://vidadetoyoteiro.blogspot.com.br/2012/10/como-trocar-o-braco-boca-de-lobo-de-uma.html)
Senti falta de mais fotos pra colocar no tutorial, mas minhas mãos estavam cheias de graxa (não consegui tirar a graxa das unhas até agora!) e meu pai não sabe nem desbloquear meu celular. Aí só parei pra tirar foto 2 vezes. :(
hercilio.neto
08/10/2012, 08:12
Muito legal o relato. Bem instrutivo.
Fica a sugestão para centralizar informações.
bandoleiro
13/10/2012, 17:03
Só para constar, recebi tudo direitinho da tor off road. Só demorou um pouco e não se tem notícias do envio da peça por parte da loja. Eles poderiam modernizar um pouco o site, para que fosse possível acompanhar o pedido.
Deixo como recomendação para terminais Della Rosa a Sul Real Diesel de Curitiba. Tem coisas boas, loja on line e física, bons preços e atendimento. Compro muitas coisas deles e nunca me encomedei. Já da Tor off road fiz uma compra recente (18/09) e ainda estou aguardando chegar. Desta última falta feedback, o que me obriga a gastar com ligação para saber em que pé anda as coisas.
O terminal da minha band quebrou e comprei o primeiro que achei quebrou de novo, comprei o terminal original e quebrou de novo... e agora!
hercilio.neto
03/02/2013, 11:23
O terminal da minha band quebrou e comprei o primeiro que achei quebrou de novo, comprei o terminal original e quebrou de novo... e agora!
Lhogan, use terminais Della Rosa.
AlexandreStudart
03/02/2013, 15:40
Atenção: não é porque é feito de aço forjado que não quebra! o braço pitmam do meu quebrou manobrando para entrar na garagem em casa, a quebra foi no próprio braço acima da bola, não era o original até aí nada de surpreendente, então comprei o terminal castanha e um braço de aço forjado, custou R$360,00 o conjunto.
Exatos um mês após a troca quebrou do mesmo jeito, mas agora foi a bola do braço. Achei que era defeito de fabricação do braço, pois não é de aço?
O mecânico disse que é muito comum a quebra em manobras paradas, e indicou uma torneadora para fazer a bola. Agora ficou mais reforçada e o torneiro disse que a liga do braço não é essas coisas toda que dizem, embora seja de aço forjado, conclusão há risco de nova quebra!
AlexandreStudart
04/02/2013, 00:12
Valeriano,
Já tem um mês que troquei o braço de direção de Cônico por rolamento. Vc irá utilizar uma chave de estria de 30mm para soltar a porca do "chifre ou pé de galinha". Atenção depois de tirar a porca é necessário dar uma "porradinhas" de martelo (2Kg) para que a peça se solte do eixo e não perca a pequena trava de aço quadrada que trava o eixo com o o "chifre". Qualquer dúvida manda um email, OK?
Abcs
Carlo, tudo bom?
Você mandou tornear ou comprou pronto? Falaram-me que dá para tornear e por rolamento(s), dessa forma aproveita parte do conjunto.
Alexandre
Carlo Pecca
04/02/2013, 13:05
AlexandreStudart
Salve cara! Eu comprei já pronto com os rolamentos montados. Da uma olhada no site da Traçãomania que eles estão vendendo o conjunto igual ao que comprei num bom preço. Olha continuo com a direção mecânica e os rolamentos melhoraram muito as manobras de estacionamento.
AlexandreStudart
04/02/2013, 22:53
AlexandreStudart
Salve cara! Eu comprei já pronto com os rolamentos montados. Da uma olhada no site da Traçãomania que eles estão vendendo o conjunto igual ao que comprei num bom preço. Olha continuo com a direção mecânica e os rolamentos melhoraram muito as manobras de estacionamento.
Carlo, muito obrigado. Vou dá uma olhada sim. A direção do meu é hidráulica.
Alexandre
MarcioNatal
05/02/2013, 00:11
AlexandreStudart
Salve cara! Eu comprei já pronto com os rolamentos montados. Da uma olhada no site da Traçãomania que eles estão vendendo o conjunto igual ao que comprei num bom preço. Olha continuo com a direção mecânica e os rolamentos melhoraram muito as manobras de estacionamento.
Boa noite Carlo Pecca.
Esse conjunto é plug and play? Desmontar, tirar bucha e colocar de volta com os rolamentos? A minha direção é hidráulica, mas acho que tudo que venha a reduzir o esforço no braço pitmam e conjunto, é válido.
Um abraço.
Sergioporto
05/02/2013, 09:04
Tira o conjunto velho completo e coloca o conjunto com rolamento.vai ter bem menos folga mas nao diminui o esforço ,pelo menos nao notei na minha.
canzilao
05/02/2013, 14:35
A Azeitona quebrou o bumerangue uma vez na manobra da garagem, mais uns dias antes eu tinha sido atingido pela lateral de um busão que me fechou e me "empurrou" pela roda, na hora não deu nada, mais alguns dias depois veio a quebra.
Agora o Pitmann ja foram 2 em menos de um ano, o primeiro era de ferro fundido, esse agora é de aço, e se acontecer de novo vou fazer a instalação de um terminal no lugar da bolinha e ai ja era quebra.
Carlo Pecca
06/02/2013, 11:11
MarcioNatal
No meu caso foi quase "plug-and-play", eu explico: quando soltei os três parafusos da aba vertical, a longarina, creio eu, estava comprimida, ou sei lá o que, mas a furação correu uns mm, de forma que o parafuso original (de 8mm diÂmetro) de fixação (mais distante) não entrava no buraco. Coloquei dois de 8mm e um outro de 6mm todos de aço. Ficou joia e até o presente não apresentou folga ou outro problema. Os outros trÊs que ficam na horizontal casaram numa boa com os de 8mm, também de aço. Olha coloquei arruela de pressão e trava química de media força.
MarcioNatal
06/02/2013, 12:52
Sergio e Carlo, obrigado pelas dicas.
Agora entendi! Remove-se um e coloca-se o outro. Achei que o kit fosse só o pino e os rolamentos, e o restante da trabalheira seria por nossa conta.
Assim fica mais fácil! KKKK
Um abraço.
Márcio Humberto
hercilio.neto
06/02/2013, 22:34
Alexandre,
aqui tem bastante informação sobre o pino central da direção:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/103524-direcao-da-bandeirantes-8.html
Pecca,
Realmente o preço está muito bom. Vou comprar no dia 10 (data boa do cartão) junto com outras coisas que estou precisando.
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : SUPORTE PINO CENTRAL COMPLETO COM ROLAMENTO TOYOTA BANDEIRANTE ACIMA DE 1980 (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=1528&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=238&pg=3)
MarcioNatal
09/02/2013, 00:32
Aproveitando a deixa sobre "quebra de direção", alguém fez ou conhece quem já fez a substituição do terminal direção castanha por um terminal de direção normal? Pergunto isso porque o braço pitman da l-200, hilux, Pajero, S-10 e vários caminhões já vem com terminal. Acredito que a inspeção da condição de uso torne-se até mais fácil do que o tradicional terminal com castanha.
394208
Prós e contras? É viável? É mais seguro que o terminal com castanha?
Valeu.
Márcio Humberto
Fiz a substituição do terminal direção castanha por um terminal de direção normal em novembro do ano passado.
Por aqui algumas Band's Pickup rodam com essa alteração há alguns anos e não tem apresentado problemas.
Abraço
MarcioNatal
09/02/2013, 11:15
Bom dia PP5GAS, de PS7BY.
Sofiati, qual o terminal que vc usou, longo, curto, de outro veículo? Nesse caso vc colocou o terminal na barra de direção e furou o pitman, correto? Teve de deixar esse furo cônico ou furou está pronto?
Penso em fazer essa modificação porque alem da facilidade da "vistoriar" o estado do conjunto terminal/pitman, tem a questão da praticidade.
Teria algumas imagens pra enviar para nós outros?
73's
Márcio Humberto
Olá Márcio
Assim que tirar as fotos posto aqui com os detalhes da alteração.
Vc utiliza HF? Será que a propagação em 80m está aberta? Qualquer dia desses poderemos trocar um QSO.
73's
MarcioNatal
09/02/2013, 11:51
Sofiati, essas fotos irão ajudar bastante a mim e aos amigos que pensam em fazer essa modificação. Vendo é outra coisa!:roll:
Sim, só HF. Só uso VHF nas trilhas. Vez ou outra troco uns QSO com alguns amigos PY5 em 3.710. Sempre a noite, por volta das 21:00h(PT2). Podemos tentar, será um prazer.
Valeu.
Márcio Humberto
Boa noite Márcio
Finalmente consegui as fotos da alteração.
Para modificar Vc irá precisar de um bom torneiro. O terminal é o da Band igual ao fixado na parte dianteira da barra. No Braço Pitman otorneiro ajustou o furo cônico
.394378Terminal dianteiro existente na Band
394379Terminal adaptado na barra, mesmo da frente.
394380Terminal fixado no Pitman
394381
394382Visto por baixo.
73's
AlexandreStudart
11/02/2013, 13:18
Sofiati, seu eu tivesse visto isto há um mês e pouco certamente teria feito. Gastei uns cento e poucos reais só com o terminal castanha.
AlexandreStudart
11/02/2013, 13:21
Alexandre,
aqui tem bastante informação sobre o pino central da direção:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/103524-direcao-da-bandeirantes-8.html
Pecca,
Realmente o preço está muito bom. Vou comprar no dia 10 (data boa do cartão) junto com outras coisas que estou precisando.
TRAO MANIA - PEAS PARA TOYOTA BANDEIRANTE, HILUX, WILLYS E L200 : SUPORTE PINO CENTRAL COMPLETO COM ROLAMENTO TOYOTA BANDEIRANTE ACIMA DE 1980 (http://www.tracaomania.com.br/detalhes_produto.php?cod_produto=1528&cod_categoria_back=48&cod_sub_categoria_back=238&pg=3)
Hercílio, eu vi estes posts. Aproveitei e comprei o kit com rolamentos do pino central.
obrigado, Alexandre
hercilio.neto
11/02/2013, 17:48
Hercílio, eu vi estes posts. Aproveitei e comprei o kit com rolamentos do pino central.
obrigado, Alexandre
Alexandre,
O preço está bom mesmo. Também comprei.
hercilio.neto
11/02/2013, 20:06
O próximo passo é revisar a caixa de direção. Vou levar em um meca especializado para tirar um vazamento e ajustar a folga.
É só eu tomar um fôlego...
Glauco mendes
11/02/2013, 20:21
Boa noite Márcio
Finalmente consegui as fotos da alteração.
Para modificar Vc irá precisar de um bom torneiro. O terminal é o da Band igual ao fixado na parte dianteira da barra. No Braço Pitman otorneiro ajustou o furo cônico
.394378Terminal dianteiro existente na Band
394379Terminal adaptado na barra, mesmo da frente.
394380Terminal fixado no Pitman
394381
394382Visto por baixo.
73's
Que serviço bacana, gostei eu tenho um pitman sobrando vou levar para o torneiro, vc fez o furo cônico?
Sim Glauco, furo cônico.
A direção ficou ótima. O torneiro capricha nas Band's. Excelente profissional.
Glauco mendes
11/02/2013, 21:24
Sim Glauco, furo cônico.
A direção ficou ótima. O torneiro capricha nas Band's. Excelente profissional.
Valeu amigão, outra coisa que gostaria de fazer é a troca dos terminais originais pelos do MB-608 algum dos colegas já fez esta alteração?
AlexandreStudart
23/02/2013, 09:47
AlexandreStudart
Salve cara! Eu comprei já pronto com os rolamentos montados. Da uma olhada no site da Traçãomania que eles estão vendendo o conjunto igual ao que comprei num bom preço. Olha continuo com a direção mecânica e os rolamentos melhoraram muito as manobras de estacionamento.
Carlo, tudo bom?
Segui sua sugestão e comprei, mas estou com algumas dúvidas. Quando vc soltou o braço boca de lobo, bulmerangue, ou chifre de bode etc, a porca faz parte do conjunto ou são 2 peças? Eu fui olhar o do meu e parce ser uma peça só.Será que tb tenho com compra um braço novo?
Não veio nenuma arruela só a porca, mas precisa de arruelas e/ou buchas?
Não quero desmontar antes de ter tudo certo, do contrário vou precisar do carro da minha esposa e não gosto.
Alexandre
hercilio.neto
23/02/2013, 13:52
Carlo, tudo bom?
Segui sua sugestão e comprei, mas estou com algumas dúvidas. Quando vc soltou o braço boca de lobo, bulmerangue, ou chifre de bode etc, a porca faz parte do conjunto ou são 2 peças? Eu fui olhar o do meu e parce ser uma peça só.Será que tb tenho com compra um braço novo?
Não veio nenuma arruela só a porca, mas precisa de arruelas e/ou buchas?
Não quero desmontar antes de ter tudo certo, do contrário vou precisar do carro da minha esposa e não gosto.
Alexandre
Alexandre,
O conjunto do suporte e pino central roletado que comprei já chegou, mas também fiquei dúvidas. Eu quero fazer o "selviço" aqui em casa, mas se não der, levo no meca.
AlexandreStudart
23/02/2013, 14:05
Hercílio, o furo do braço de direção, por onde passa o pino central do seu jipe tb é cônico e fundo, dando a impressão que vai uma bucha dentro?
A impressão que tive é que a porca é fixa a ao braço, parecendo ser uma peça só.
Fiquei contente com a peça, embora a caixa seja Varga na peça vi qquer gravação.
Carlo Pecca
23/02/2013, 19:31
Alexandre e Hercilio
No meu caso eu soltei a porca com uma chave de estria de 30mm e ela saiu do pino. Depois com pancadas leves separei a "boca de lobo" do pino. Tem uma "peça quadrada" que prende o pino a boca de lobo. Não perca essa peça quadrada pois será necessário reutilizar no novo pino com rolamento.
Espero ter ajudado.
Marcos.Ramos
15/11/2014, 22:47
Dando um UP no tópico,
Gostaria de saber atualmente se alguns colegas trocaram o terminal castanha por um comum, e se naõ tiveram problema?
Pois acredito que o meu esta bem gasto e tenho um terminal novo que ganhei de um amigo mecânico, e tbm tenho serviço de torneiro a custo zero? (bom né?!) ou seja naão gasto nada....
marciorank@gmail.com
16/11/2014, 20:30
Dando um UP no tópico,
Gostaria de saber atualmente se alguns colegas trocaram o terminal castanha por um comum, e se naõ tiveram problema?
Pois acredito que o meu esta bem gasto e tenho um terminal novo que ganhei de um amigo mecânico, e tbm tenho serviço de torneiro a custo zero? (bom né?!) ou seja naão gasto nada....
ja troquei este terminal de castanha por terminais normais em muitas F75 e fica bem melhor acredito que na band tambem não tera problema
Fiz a substituição na minha em fevereiro de 2013, ver post 55 aqui mesmo no tópico, e ficou excelente.
luciano ajv
21/10/2019, 13:35
Alexandre,
O conjunto do suporte e pino central roletado que comprei já chegou, mas também fiquei dúvidas. Eu quero fazer o "selviço" aqui em casa, mas se não der, levo no meca.
Olá!
que tal o pino central roletado? tem durabilidade? deixa a direção mais leve?
alguém também saberia me informar sobre as marcas Patral e Adacoplam para auxiliar do pitman (bumerengue, chifre de veado...) são boas?
diegol13
14/06/2022, 13:28
Boa noite Márcio
Finalmente consegui as fotos da alteração.
Para modificar Vc irá precisar de um bom torneiro. O terminal é o da Band igual ao fixado na parte dianteira da barra. No Braço Pitman otorneiro ajustou o furo cônico
.394378Terminal dianteiro existente na Band
394379Terminal adaptado na barra, mesmo da frente.
394380Terminal fixado no Pitman
394381
394382Visto por baixo.
73's
O terminal de direção utilizado para substituir o terminal castanha é da BAND mesmo ou de outro veículo? Da certo o comprimento? É preciso trabalhar a rosca do terminal para dar certo no braço de direção?
Obrigado!
hercilio.neto
24/06/2022, 23:57
O terminal de direção utilizado para substituir o terminal castanha é da BAND mesmo ou de outro veículo? Da certo o comprimento? É preciso trabalhar a rosca do terminal para dar certo no braço de direção?
Obrigado!
Eu usei o terminal da Band mesmo.
Tem que trocar a barra por uma mais longa, se não, o braço pitman ficará na posição errada.
Tadeu Bitencourt
14/11/2022, 17:24
Boa Tarde Hercilio !
Tudo Tranquilo ?
Sou novato no site e gostaria de informações sobre a auto peças America e Status de Ponta Porã/MS. As peças para toyota hilux são de procedência ? Aguardo sua resposta.
hercilio.neto
11/01/2023, 00:11
Boa Tarde Hercilio !
Tudo Tranquilo ?
Sou novato no site e gostaria de informações sobre a auto peças America e Status de Ponta Porã/MS. As peças para toyota hilux são de procedência ? Aguardo sua resposta.
Olá Tadeu,
Eu só tive Bandeirante. Não tenho informações sobre essas lojas.
Talvez na seção https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/, aqui do fórum, onde tem os tópicos sobre Hilux, alguém possa lhe ajudar
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