Ver Versão Completa : UPGRADE no Motor OM-314
Glauco mendes
16/09/2012, 16:34
Galera venho abrir mais um assunto ( eu acho ) a minha band tem o motor Om-314 original e estou com vontade de fazer uma obra nele, no qual gostaria de saber se tem algum Upgrade para este tipo de motor, tenho guardado turbina e cooler mas além disso o que pode ser feito para deixa-lo mais nervoso , alguem teria dicas fotos valores para compartilhar, seria viavel usar algum kit do MB: 912 ou 914?
Abs:
lucciano amaral
16/09/2012, 17:00
Glauco gostei do topico vou acompanhar. abraços lucciano
Glauco mendes
16/09/2012, 20:48
Glauco gostei do topico vou acompanhar. abraços lucciano
Blz Luciano vamos ver o que o pessoal diz.....
Guiga Tostes
17/09/2012, 11:58
Grande Glauco!
Pelo que sei é possível sim e o bolso($) é o limite!
Entre os itens pode-se trocar o comando, bicos injetores por outros dos MB turbinados = maior vazão, trocar os elementos da bomba injetora, avanço, pistões e anéis.
Cheguei a cogitar estes ups anos atrás e fui desencorajado($) por meu padrasto que possui uma retífica há mais de 30 anos...disse que o valor investido não compensaria e que seria melhor migrar logo para um 364LA dando o 314 na troca.
Um outro ponto para viabilizar o up grade em questões de custos é que o 314 precisa ser o mais moderno 314S por conta do avanço que ja é no cabeçote, se for o 314 normal que tem o avanço na bomba, teriam muitas peças para substituir e com isso mais $.
Como meu 314 estava e continua novo (menos de 40mil km após ter sido feito standard em 2004-05...tenho rodado bem pouco), preferi ficar com ele e quando "abrir o bico" partir para um 364LA...mas rodando nesse ritmo acho que morro antes do motor abrir o bico :mgreen:
Abrs
estyvybeykr
17/09/2012, 21:33
Hô Gaucho se tu queres uma Band nervosa, por que não coloca um 14B turbinado e intercoolado. Seu câmbio já é dele mesmo com relação 10x37 e sapatões 35" . Vai andar muiiiiiiiito.
Forte abraço aos aficcionados.
Francisco Bicalho
18/09/2012, 15:58
Galera venho abrir mais um assunto ( eu acho ) a minha band tem o motor Om-314 original e estou com vontade de fazer uma obra nele, no qual gostaria de saber se tem algum Upgrade para este tipo de motor, tenho guardado turbina e cooler mas além disso o que pode ser feito para deixa-lo mais nervoso , alguem teria dicas fotos valores para compartilhar, seria viavel usar algum kit do MB: 912 ou 914?
Abs:
Oi Glauco
Os motores do MB-912 (OM 364-A) e o do MB-914 (OM 364-LA) são basicamente o mesmo motor, a diferença é que o 364-LA tem um intercooler Garrett e o OM 364-A não tem intercooler. São ambos excelentes motores O 364-A tem 122 hp e o 364-LA tem 144 hp por conta do intercooler. Também existe o 364-LA do MB-710, mas esse motor, a pesar da mesma denominação só tem 115 hp.
Tenho um 364-A 'transformado' no 364-LA com a introdução do intercooler original Garett e acho que é uma excelente opção para o Bandeirante. O meu Bandeirante é o modelo '89 e também troquei o o 314 pelo 364. A diferença é bastante grande em todos os sentidos. Inclusive é um motor muito econômico, e relativamente silencioso quando comparado com o 314. O giro máximo dele é apenas 2.600 RPM, ou seja é um motor com muito torque e muita força. Anexei duas fotos, antes e depois do intercooler.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
18/09/2012, 16:02
Hô Gaucho se tu queres uma Band nervosa, por que não coloca um 14B turbinado e intercoolado. Seu câmbio já é dele mesmo com relação 10x37 e sapatões 35" . Vai andar muiiiiiiiito.
Forte abraço aos aficcionados.
Com certeza a 'Band' não fica 'nervosa' com o OM 364-A ou como 364-LA, fica até bastante tranquila. Quem quiser um carro 'nervoso' uma boa opção é o Uno Mille.
titanium
18/09/2012, 16:03
Quanto se gasta pela troca de um 314 por um 364-LA???
Dá para colocar o 364-LA para funcionar com o cambio 4M (mesmo que temporariamente)?
Qual seria gasto, aproximadamente, com mão de obra e peças?
Valeu!
Abraços
Francisco Bicalho
18/09/2012, 16:27
371081Eu comprei o meu motor à base de troca, paguei R$ 5.000, mas, antes de instalar, decidi reformar o motor inteiro, intercooler, coletor de admissão, e uma bando de miudezas. e isso acabou elevando o custo total para quase 12 mil. O motor estava muito detonado quando eu comprei, portanto resolvi investir e fazer a coisa por completo. Anexei uma foto do 'antes'
Não faço idéia do preço de um motor desses hoje, e a condição de cada um influencia no valor. Levando-se em consideração que o motor levava bastante peso no caminhão, mais as adaptações de carter (para o cardan dianteiro) e um monte de outras coisinhas, é difícil chutar um valor justo.
hercilio.neto
19/09/2012, 11:34
Francisco,
Que capricho esse cofre. Parabéns.
Francisco Bicalho
19/09/2012, 15:10
Francisco,
Que capricho esse cofre. Parabéns.
Obrigado Hercilio
Deu muito trabalho, foi um investimento e tanto, mas não me arrependo de nada. E ainda tem muita coisa na minha lista de coisas pra fazer no futuro. A base está pronta, agora faltam alguns ajustes. É o lado divertido de se ter um Bandeirante. É um LEGO gigante em que a gente vai botando pecinha por pecinha até ficar do jeito que a gente gosta. E depois pode trocar as pecinhas por outras mais interessantes.
E eu, que jurava que nunca trocaria as rodas originais do Bandeirante, dei de cara com as rodas de ferro do Engesa que são parecidas com as do TB mas tem seis aberturas, e agora estou a caça de meia dúzia delas.
E o divertimento não acaba nunca.
abraço;
Chico
junior888
20/09/2012, 00:01
Parabéns Francisco, tenho certeza que cada centavo valeu a pena, e deixar a band do nosso jeito, nao tem preço... Agora bota umas fotos da criança pra mata a curiosidade.
Francisco Bicalho
20/09/2012, 05:42
Oi Junior888
Obrigado pelos elogios ao carro. A parte externa do meu Bandeirante não mudou em nada do original que saiu de fábrica em 1988, nadinha mesmo; não tem, quebra mato, bagageiro, chaminé, cambão, snorkel, escada, guincho, Hi-Lift, pneuzão, inclinômetro, bússola. Até as rodas são originais, parece um carro caretinha porque todas as mudanças que fiz são internas. Quem vê o carro por fora só tem umas dicas olhando a cabine por causa dos instrumentos (que são discretos) como pirômetro/EGT, manômetro da turbina e um Santo Antônio com cintos de 4 pontos, mas de resto é igual a todos os Bandeirante que saíram da fábrica da Toyota em São Bernardo. Talvez isso também diferencie ele dos outros; é lobo em pele de cordeiro - pois hoje não tem dois Bandeirante iguais; viraram impressões digitais dos donos.
abraço;
Chico
Glauco mendes
20/09/2012, 09:41
Grande Glauco!
Pelo que sei é possível sim e o bolso($) é o limite!
Entre os itens pode-se trocar o comando, bicos injetores por outros dos MB turbinados = maior vazão, trocar os elementos da bomba injetora, avanço, pistões e anéis.
Cheguei a cogitar estes ups anos atrás e fui desencorajado($) por meu padrasto que possui uma retífica há mais de 30 anos...disse que o valor investido não compensaria e que seria melhor migrar logo para um 364LA dando o 314 na troca.
Um outro ponto para viabilizar o up grade em questões de custos é que o 314 precisa ser o mais moderno 314S por conta do avanço que ja é no cabeçote, se for o 314 normal que tem o avanço na bomba, teriam muitas peças para substituir e com isso mais $.
Como meu 314 estava e continua novo (menos de 40mil km após ter sido feito standard em 2004-05...tenho rodado bem pouco), preferi ficar com ele e quando "abrir o bico" partir para um 364LA...mas rodando nesse ritmo acho que morro antes do motor abrir o bico :mgreen:
Abrs
Falae Guiga surgiu varios relatos importantes, eu já comecei a dar uma olhada nos serviços para reforma no Om-314 e realmente ñ saõ baratos....
Glauco mendes
20/09/2012, 09:46
Hô Gaucho se tu queres uma Band nervosa, por que não coloca um 14B turbinado e intercoolado. Seu câmbio já é dele mesmo com relação 10x37 e sapatões 35" . Vai andar muiiiiiiiito.
Forte abraço aos aficcionados.
Blz Estevão como vai o amigo, o 14B seria uma ótima opção, ando procurando algum que esteja bom e com preço bom mas esta complicado, os que estão bom os valores estão no limite e outros com preço estão ruins necessitando de obra....
Glauco mendes
20/09/2012, 09:51
Oi Glauco
Os motores do MB-912 (OM 364-A) e o do MB-914 (OM 364-LA) são basicamente o mesmo motor, a diferença é que o 364-LA tem um intercooler Garrett e o OM 364-A não tem intercooler. São ambos excelentes motores O 364-A tem 122 hp e o 364-LA tem 144 hp por conta do intercooler. Também existe o 364-LA do MB-710, mas esse motor, a pesar da mesma denominação só tem 115 hp.
Tenho um 364-A 'transformado' no 364-LA com a introdução do intercooler original Garett e acho que é uma excelente opção para o Bandeirante. O meu Bandeirante é o modelo '89 e também troquei o o 314 pelo 364. A diferença é bastante grande em todos os sentidos. Inclusive é um motor muito econômico, e relativamente silencioso quando comparado com o 314. O giro máximo dele é apenas 2.600 RPM, ou seja é um motor com muito torque e muita força. Anexei duas fotos, antes e depois do intercooler.
Abraço;
Chico
Que legal muito bacana e deve ficar bom de andar em Chico, qual as modificações vc teve que fazer para coloca-lo? o carter serve o do 314? coxins e suportes são os mesmos? capa seca casa certinho?
Abs...
pelo que tenho visto, o unico upgrade p/ 314-s, seria mesmo so a turbina e intercooler... para o 314 talvez os pistoes e cabeçote do 314s...
junior888
20/09/2012, 10:50
Oi Junior888
Obrigado pelos elogios ao carro. A parte externa do meu Bandeirante não mudou em nada do original que saiu de fábrica em 1988, nadinha mesmo; não tem, quebra mato, bagageiro, chaminé, cambão, snorkel, escada, guincho, Hi-Lift, pneuzão, inclinômetro, bússola. Até as rodas são originais, parece um carro caretinha porque todas as mudanças que fiz são internas. Quem vê o carro por fora só tem umas dicas olhando a cabine por causa dos instrumentos (que são discretos) como pirômetro/EGT, manômetro da turbina e um Santo Antônio com cintos de 4 pontos, mas de resto é igual a todos os Bandeirante que saíram da fábrica da Toyota em São Bernardo. Talvez isso também diferencie ele dos outros; é lobo em pele de cordeiro - pois hoje não tem dois Bandeirante iguais; viraram impressões digitais dos donos.
abraço;
Chico
Certo... pq nao da uma levantada na suspenção e bota uns 33 :mrgreen:... como ela ficou de estrada??
marcvale
20/09/2012, 11:11
Grande Chico e sua máquina maravilhosa!
Posta umas fotos da parte externa p/galera "admirar a pele do cordeiro".
Um abração, amigo.
Francisco Bicalho
20/09/2012, 11:35
Blz Estevão como vai o amigo, o 14B seria uma ótima opção, ando procurando algum que esteja bom e com preço bom mas esta complicado, os que estão bom os valores estão no limite e outros com preço estão ruins necessitando de obra....
É mais barato e mais lógico vender o Bandeirante com motor 314 e comprar um pós '94 com motor 14-B do que achar um motor 14-B e instalar no Bandeirante. O 364 é um motor muito mais fácil de se achar no mercado que o 14-B, sem falar que de manutenção muito mais barata. Sem querer desmerecer o 14-B
À propósito, o Bandeirante também não fica 'nervosa' com o 14-B. Não ser 'nervosa' é uma característica intrínseca de qualquer motor a óleo diesel.
Francisco Bicalho
20/09/2012, 11:45
Certo... pq nao da uma levantada na suspenção e bota uns 33 :mrgreen:... como ela ficou de estrada??
Tô bem com o carro do jeito que ele está estruturalmente, junior 888. Jamais faria SPOA. tenho pneus ATR 255-75-16 (31") e não passo disso. O carro roda bastante bem no asfalto para um Jipe com feixes de molas, e nunca fiquei preso em lamaçal, e já peguei muita situação cabulosa no alto da Serra da Bocaina. Os Scorpion ATR com 20 libras ficam surpreendentemente razoáveis em lama funda (tem que saber levar), e no asfalto são muito bons com +- 36 lb. Não troco eles por nenhum pneuzão cheio de biscoitos porque o ganho na terra resulta num prejuízo enorme no asfalto molhado, e segurança pra mim é tudo, sem falar na barulheira de rolagem e o desgaste precoce da borracha no asfalto. Na verdade não sou 'jipeiro', esse meu Bandeirante é regulado para rodar razoavelmente bem no máximo de terrenos possíveis. Vejo ele como o equivalente a uma moto BMW R1200 Adventure; não é sensacional nem no asfalto nem na terra, mas vai direitinho nos dois.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
20/09/2012, 12:10
Que legal muito bacana e deve ficar bom de andar em Chico, qual as modificações vc teve que fazer para coloca-lo? o carter serve o do 314? coxins e suportes são os mesmos? capa seca casa certinho?
Abs...
Muda tudo Glauco, e o fundo do carter quem que ser o do 364 (Toyota anos de '90 a '93) não serve o do 314
Francisco Bicalho
20/09/2012, 17:48
Grande Chico e sua máquina maravilhosa!
Posta umas fotos da parte externa p/galera "admirar a pele do cordeiro".
Um abração, amigo.
Oi Marcio
Enquanto algumas pessoas sonham em trocar a frente com faróis redondos pela frente com faróis retangulares, o meu sonho é trocar a frente do meu pela frente mais antiga com a moldura dos faróis e radiador arredondada na parte de dentro. Acho disparado a mais linda de todas, e a mais tradicional. Na verdade eu curto o carro com o desenho original, sem adicionar mais nada, mas, como a mecânica original era mais para andar na roça, com 4 marchas e relação 10x37, o que fazia dele um trator na estrada, eu acabei trocando tudo [por dentro], mas nunca abri mão da estética original.
Abraço;
Chico
marcvale
20/09/2012, 19:57
Valeu, Chico!
Assino em baixo das suas colocações sobre o binômio estética e mecânica.
Só prá complementar, o seu "Lobo-Cordeiro" é um Toyota ímpar. Dá gosto, contemplar a foto...parabéns, amigo!
Fe_jipeiro
20/09/2012, 21:20
ehehehe ...
Sem comentários... A band do Chicão é coisa rara, simplesmente linda e muito bem tratada !!
Absss
Francisco Bicalho
21/09/2012, 09:49
Isso deve ser coisa de pernambucano... minha família é de lá. Meu pai nasceu no Recife mas a família toda é de Goyana.
Essa combinação de cor da sua de creme com moldura branca também fica muito bonita. O que eu penso é que o Bandeirante é um clássico, e eu gosto de deixar o meu o mais original possível. Anexei uma foto de um FJ40 que eu acho que tem o mesmo esquema de cor do seu carro, pelo menos no que dá para ver na foto abaixo do seu nome.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
21/09/2012, 09:56
ehehehe ...
Sem comentários... A band do Chicão é coisa rara, simplesmente linda e muito bem tratada !!
Absss
Só falta aquela BorgWarner K16, a descarga em 3", os bicos injetores com mais vazão, o filtro K&N ... ;ˆ )
Na verdade o que o Felippe faz na dele e eu vou espionando, fuçando as postagens, comprando a xepa dele, e vou fazendo na minha; ele é o meu guru da mecânica toyoteira.
Sergioporto
21/09/2012, 13:13
É verdade,o homem é fera em preparaçao.me deu a dica de trocar a carcaça quente do turbo da branquela ,nao tou nem usando mais a primeira para arrancar ,a bichinha ficou bruta !!!!Ontem terminei a adaptaçao do freio à ar e ai sim deu para dar uma esticada,onde eu tinha que subir de segunda sobe em terceira tranquilo!!!Próxima etapa::Alongar relaçoes,ai vai ficar o cao chupando manga.
hercilio.neto
21/09/2012, 13:21
Francisco,
Admiro a sua proposta de manter a aparência exterior original do jipe.
Aqui em Campinas tem uma empresa de ônibus que possui alguns jipes curtos Bandeirante totalmente originais e relativamente bem conservados. Realmente são muito charmosos.
Devido as peculiaridades do seu jipe, sugiro a abertura de um tópico no "Frota 4x4" com muitas fotos e detalhes da viatura.
Pelo jeito já arrumaram aqui até um apelido pra ele... Lobo-Cordeiro (rs)
titanium
21/09/2012, 14:01
Pessoal, como saber qual 314 tenho na minha? Se é 314 ou 314S???
Abraços
Fe_jipeiro
21/09/2012, 22:35
ehehe ... Menosssss Chicão / Serjão ...
Só gosto de fuçar e aprender com quem manja msm .. e ai repasso o conhecimento... rsrsrs
Absss a todos...
Francisco Bicalho
23/09/2012, 15:49
Francisco,
Admiro a sua proposta de manter a aparência exterior original do jipe.
Aqui em Campinas tem uma empresa de ônibus que possui alguns jipes curtos Bandeirante totalmente originais e relativamente bem conservados. Realmente são muito charmosos.
Devido as peculiaridades do seu jipe, sugiro a abertura de um tópico no "Frota 4x4" com muitas fotos e detalhes da viatura.
Pelo jeito já arrumaram aqui até um apelido pra ele... Lobo-Cordeiro (rs)
Valeu Hercílio
Na verdade eu tenho tido vontade de começar um tópico sobre qual seria a caixa de ferramentas ideal para o Bandeirante, sem ter que levar coisas demais ou de menos. Isso incluiria miudezas tipo parafusos, porcas, arame, safa-onça, ou seja, coisas que tirariam a gente de um eventual aperto se o Bandeirante desse defeito, como não dá, a gente brinca de levar uma caixa de ferramentas "completa" ... ;ˆ)
abraço;
Chico
Francisco Bicalho
23/09/2012, 15:51
Pessoal, como saber qual 314 tenho na minha? Se é 314 ou 314S???
Abraços
Pode sempre olhar a plaquetinha arrebitada na lateral esquerda do bloco do motor (no lado do motorista). Se for a original, ela diz o modelo do motor. Se o seu carro for '88, '89, ou '90 é um 314-S na certa.
Glauco mendes
23/09/2012, 18:29
Pode sempre olhar a plaquetinha arrebitada na lateral esquerda do bloco do motor (no lado do motorista). Se for a original, ela diz o modelo do motor. Se o seu carro for '88, '89, ou '90 é um 314-S na certa.
Dá muita diferença do 314 normal para o 314?, alguem saberia me dizer se a BI do 364 da para usar no 314?
junior888
23/09/2012, 18:47
Mudando um pouco para motor OM-364... estou querendo trocar os injetores originais pelo dos motores turbinados... alguem saberia me dizer se é muito complicado?? e +/- quanto eu gastaria??
Francisco Bicalho
24/09/2012, 11:25
Oi João e Glauco
A frente antiga que me refiro é essa da imagem. A moldura quadrada em volta dos faróis redondos que é a mais moderna, e anterior a frente com faróis retangulares eu já tenho.
Abraço;
Chico
Ardidas///
16/05/2014, 23:33
Ressuscitando isso aqui, tb estou atras desta informação.
Mudando um pouco para motor OM-364... estou querendo trocar os injetores originais pelo dos motores turbinados... alguem saberia me dizer se é muito complicado?? e +/- quanto eu gastaria??
MarcioNatal
16/05/2014, 23:56
Fala Toni.
Complicado não é. Qualquer meca faz isso. Ao comprar, tem de levá-los para o bombista "calibrá-los", depois, colocá-los na viatura. Lembrando que o correto é olhar também a BI. Só não sei lhe informar a referência dos bicos nem valores. Fico lhe devendo essa.
Um abraço e bom final de semana.
Márcio Humberto
Ardidas///
17/05/2014, 16:43
Fala Toni.
Complicado não é. Qualquer meca faz isso. Ao comprar, tem de levá-los para o bombista "calibrá-los", depois, colocá-los na viatura. Lembrando que o correto é olhar também a BI. Só não sei lhe informar a referência dos bicos nem valores. Fico lhe devendo essa.
Um abraço e bom final de semana.
Márcio Humberto
Valeu Marcio, é isso q vou fazer. Vou deixar todos os bicos e a bomba no jeito, visto que junto com a Band veio uma turbina K16. Assim q eu me acostumar com ela e sentir q o motor está legal, vou colocá-la.
:)
MarcioNatal
17/05/2014, 18:42
Toni, que presentão! Boa sorte na empreitada. Daqui pra lá aparece algum amigo dizendo qual a ref. dos bicos injetores que devem ser adquiridos.
Valeu.
Márcio Humberto
JULIOBAND
26/01/2015, 07:06
Amigos vou comprar um om 364la o de 150hp. Como posso diferenciar ele dos demais alguem tem fotos ou descrições ou na plaqueta de identificação da para saber?
Sergio c
26/01/2015, 09:50
Amigos vou comprar um om 364la o de 150hp. Como posso diferenciar ele dos demais alguem tem fotos ou descrições ou na plaqueta de identificação da para saber?
Na verdade, se o motor for o da MB 914, a potência é de 138cvs, sem a mexida é claro hehehehe.
Pelas plaquetas não dá para se basear, pois é só tirar de um e por no outro, o que diferencia esse motores do OM 364 da Band é o coletor de admissão, virado p frente como o da foto da minha"com a entrada da mangueira do IC soldada em 45º", o da band tem entrada pela lateral e parece uma salsicha;
A tampa para colocar óleo, nas bands é na tampa de válvula e nesses motores de caminhão é na parte de baixo, próximo a BI, da para ver na foto, abaixo da bomba da DH;
A vareta do nível do óleo, nas bands ela é curta e reta, próximo aos filtros de diesel e nos outros motores ela é mais comprida e curva para a frente. A foto é de meu motor da MB 710, externamente é idêntico ao da MB 914.
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