Conectar

Ver Versão Completa : CJ5 - pane estranha motor maxion hsd

gabardo
18/08/2005, 10:24
quem consegue resolver essa... qualquer opinião ajuda.

meu willys (motor diesel HS 2.5) tava sem bateria - deixei o rádio ligado.
Fiz pegar no tranco, mesmo sabendo que não devia.
Ok. Peguei a estrada pra fazer a bateria carregar. Meia hora andando e ouço um barulho estranho, como um ferro rangendo (nhec nhec..). O barulho pára.
Continuo andando e paro num drive-thru. janto e vou embora. 5 min. andando e o barulho volta. Desta vez o motor rateia e o barulho aumenta. Cheiro de queimado. Eu paro tento ver algo no motor, nada. Ando denovo - luz do alternador acende. Um barulho forte desta vez. Motor rateia muito, pára. Encosto. Cheiro de queimado. Tento ligar, nada (bateria não tem força).
Guincho....

meu amador parecer: causei uma sobrecarga no alternador, que queimou algo...

o que pode ser?
valeu
Fabio

Eduardo Velo
18/08/2005, 11:30
Coloca esse motor pra funcionar , deixa acelerado e acompanha aquecimento nos cabos do alternador e bateria ..
A rateada no motor até pode ser que o bendix do motor de arranque não esteja segurando , mas ae poderia acontecer mais em subidas ...

qdo resolver coloca aqui no forum ...
´[]s ...

ze do maveco
18/08/2005, 14:47
pq nao se deve fazer o carro pegar no tranco ????

valeu

Edintruder
18/08/2005, 19:29
Só automático não pega no tranco se estiver parado, pois se estiver andando e o motor apagar ele ainda continua engatado e torna a ligar.
Em veículos com injeção eletrônica que não é aconselhavel, mas dane-se no aperto eu arrasto até ligar!
Em diesel menos galho ainda! Sói não dá tranco na ré pois corre-se o risco de quebrar a engrenagem de reversão. Segundo alguns mecânicos existe o perigo de quebrar o eixo piloto da caixa, mas se fosse verdade, num freio motor esse eixo quebraria. Resumindo, ao meu ver isso é LENDA URBANA!

ze do maveco
18/08/2005, 22:44
ah soh , agora fiquei tranquilo !!!
o tanto de vezes que ja fiz carro pegar no trnaco , nem sei

valeu

gabardo
22/08/2005, 10:22
sobre pegar no tranco...
têm as questões relativas à danos no motor, mas acho que o furo é mais embaixo. vê meu caso: um rádio ligado detona a bateria. se eu simplesmente tivesse levado a bateria para carregar, não teria problemas agora.
Mas não. fiz pegar no tranco com o carro sem bateria. peguei uma estrada pra carregar, à noite ainda, e com os faróis ligados. Ainda não levei num mecânico (até porque ele não liga), mas meu diagnóstico é que houve uma sobrecarga na parte elétrica - alternador trabalhando a mil, bateria sugando e faróis ligados. cheguei à fonte do problema tb: o motor de partida.
Carreguei a bateria, coloquei no jipe e, quando tento dar a partida, o motor de arranque trabalha lento e faz o tal barulho que deu antes de pifar, o de ferro rangendo (íííhhhh).
pressupondo que a corrente passa pelo motor de partida antes do alternador, o problema deve ser motor de partida.
o que me intriga é que o cheiro de queimado parecia vir do alternador.
pode ser tb problemas no volante do motor (ficou mais pesado? pq?), não sei, o que acham?

fabio

ze do maveco
22/08/2005, 10:41
tenta fazer uma ligacao direta com o motor de partida com a bateria sem passar pela chave !!!!
deu certo fazer no meu quando ele queimou o rele !!!!
derrepente da no seu tambem !!!

valeu

SmootH_
22/08/2005, 10:47
q coisa estranha kra
imagino q seja apenas o motor de arranque, mas uma coisa
pq ele estragaria se o carro ja tava andando?:oops: (desculpem a ignorancia)

ze do maveco
22/08/2005, 11:07
q coisa estranha kra
imagino q seja apenas o motor de arranque, mas uma coisa
pq ele estragaria se o carro ja tava andando?:oops: (desculpem a ignorancia)

minha mae tinha um chevete que deu esse problema so que bem mais serio , o motor de partida pegou fogo, e ela nem deu partida

ate hj eu tento entender como !!!!!

valeui