PDA

Ver Versão Completa : Primeiro Vitara SAS do Interior de SP

cicereb
12/09/2012, 10:32
Olá a todos, não deixando de agradecer aos pregadores e influenciadores; Walter do Vitara Cavalo Branco e Fabiano da Tecnotrilha,depois de ler o projeto deles decidi iniciar um igual para o meu vitara. Porém é natural que algumas alterações serão feitas no projeto original, mas serão bem sutis.
Gostaria também ao decorrer do projeto ouvir os pitaqueiros de plantão quanto a alguns itens.
Abaixo como está a lista de peças que já possuo:

- eixos d44 de rural 81, traseira com flutuante(será montado) e dianteira revisado.
- freio a disco nas 4 rodas, pinça dianteira de kombi e traseira de kadett
- molas de toyota, jumelos revolver e suportes.
- x-crawler box 50% by Alexandre X
- Amortecedores com curso de 13,5"
- Coroa e pinhao 5,38 ou 8/43, se alguem tiver umas de troller 4,09 pra trocar eu topo.
- Pneus 33" modelos mud general grabber, semi novos - futuramente 35" Creepy Crawler

Itens futuros que vou analisar ao decorrer do projeto:

- Bloqueios traseiro eletrico e dianteiro kayser automatico.
- Setor de direçao, como indicado pelo Fabiano trocar por um de opala.

Motor e cambio assim como o cavalo branco serão originais, sendo que este vitara hoje roda com injeção 4 bicos com módulo digipulse aspro.
Detalhes da viatura: vitara 1993 jlx 1.6 8v 3p.

Os cardans vamos ver na montagem como faremos a junções...mas já recebi algumas dicas, pitacos são bem vindos.
O freio a ideia inicial é plagiar o Fabiano e usar cilindro mestre da s10 com ABS.
Em breve coloco fotos do andamento.

mauricioalan32
12/09/2012, 10:41
Legal, Cicereb... tópico assinado, tenho imensa vontade de fazer isso com o meu tbm... boa sorte no desenvolimento!

Abs

aleilario
12/09/2012, 10:47
Show...to acompanhando...

diogo ludovico
12/09/2012, 10:57
Cicereb, usa e a relação 5,38 fica muito forte!
Eu a uso no meu samurai com pneus 33" e ficou show!

cicereb
12/09/2012, 11:01
Cicereb, usa e a relação 5,38 fica muito forte!
Eu a uso no meu samurai com pneus 33" e ficou show!
Booa Diogo, valeu...
Eu decidi trocar por que a x-crawler box já vai reduzir 50% aí com 5,38 vai ficar meio preso eu acho...

ronairy
12/09/2012, 11:08
Com esse powertrain não consigo imaginar uma relação diferente de 8/43
Os freios, apesar de uma solução barata, que eu também uso, vale lembrar que não funcionam como se imagina.

Fabil
12/09/2012, 11:10
opa!!! topico assinado! fico até orgulhoso que meu projeto no CB está sendo copiado.. :mrgreen:

iniciando os pitacos:

relaçao 5.38 + Xcrawler Box 50% + pneus 33" vai ficar reduzido p/ caralho! creio que uma 4.56 seja mais apropiada, mas como 4.56 é meio chatinha de achar, use uma 4.88 e aproveita p/ rodar com pneus 35"

T+

diogo ludovico
12/09/2012, 11:21
Outro pitaco...
Usei um bom tempo o kit de freio a disco traseiro com pinças de kadett e acabei trocando. As pastilhas de kadett são pequenas e rapidamente acabam com o uso em condições de muita agua e barro. Estavam durando a metade das da kombi!!
Hoje uso o disco de freio ventilado da F1000 com pinças de astra (pastilhas quase do tamanho da kombi), e na traseira o kit dianteiro padrão (pinça de kombi e disco solido). Agora sim o carro freia muito e as pastilhas estão com uma durabilidade "normal".

fabiano caxias
12/09/2012, 11:27
vamo la,vamos acompanhar mais um vitara eixo rigido ,na epoca em que eu fiz em 2003 nao tinha nem noçao doque eu estava fazendo ,simplesmente cansei de quebrar e tinha um par de eixos de rural,disse vai isso mesmo,nem sabia eu que estava fazendo um trator pra epoca,hj aqui nao vejo como ter um 33 pelo tamanho dos algados e facões,mas se sua regiao é mais firme,pedras e tal vai ficar um espetaculo,eu iria logo de 35 heheheh,boa sorte ai

cicereb
12/09/2012, 11:32
370030
opa!!! topico assinado! fico até orgulhoso que meu projeto no CB está sendo copiado.. :mrgreen:

iniciando os pitacos:

relaçao 5.38 + Xcrawler Box 50% + pneus 33" vai ficar reduzido p/ caralho! creio que uma 4.56 seja mais apropiada, mas como 4.56 é meio chatinha de achar, use uma 4.88 e aproveita p/ rodar com pneus 35"

T+

Entao Fabil, a 5,38 era pra usar com 20% da x-crawler box, mas o X teve problemas com as engrenagens 20% e montou as 50% na box, o Edvaldo tinha falado pra usar as 4,09 de troller, pela planilha do X fica quase com o original da uma olhada na imagem.

cicereb
12/09/2012, 11:34
Outro pitaco...
Usei um bom tempo o kit de freio a disco traseiro com pinças de kadett e acabei trocando. As pastilhas de kadett são pequenas e rapidamente acabam com o uso em condições de muita agua e barro. Estavam durando a metade das da kombi!!
Hoje uso o disco de freio ventilado da F1000 com pinças de astra (pastilhas quase do tamanho da kombi), e na traseira o kit dianteiro padrão (pinça de kombi e disco solido). Agora sim o carro freia muito e as pastilhas estão com uma durabilidade "normal".

esse pitaco é otimo, por que nao estava achando pra comprar por preços justificaveis a pinça de kadett, tenho só o disco, so nao me lembro do que é o disco.

Fabil
12/09/2012, 11:36
procure deixar uns 20% mais reduzido do que como ficaria "original" pois voce vai adicionar muuuiiitttooo peso no carro... ai o motor 1.6 nao aguenta empurrar..

os eixos D44 + feixes + pneus >33" devem adicionar uns 400kg a mais do que o conjunto original

cicereb
12/09/2012, 11:37
vamo la,vamos acompanhar mais um vitara eixo rigido ,na epoca em que eu fiz em 2003 nao tinha nem noçao doque eu estava fazendo ,simplesmente cansei de quebrar e tinha um par de eixos de rural,disse vai isso mesmo,nem sabia eu que estava fazendo um trator pra epoca,hj aqui nao vejo como ter um 33 pelo tamanho dos algados e facões,mas se sua regiao é mais firme,pedras e tal vai ficar um espetaculo,eu iria logo de 35 heheheh,boa sorte ai

vou de 33 agora pois estou sem latinhas pra comprar um pneu 35 legal...aí vou montar os 33 e assim que testar o sistema e ficar legal, troco pelos 35.

cicereb
12/09/2012, 11:38
procure deixar uns 20% mais reduzido do que como ficaria "original" pois voce vai adicionar muuuiiitttooo peso no carro... ai o motor 1.6 nao aguenta empurrar..

os eixos D44 + feixes + pneus >33" devem adicionar uns 400kg a mais do que o conjunto original

bem lembrado e acho que os 4,88 serão mais facil e barato de achar hehehehe

cicereb
12/09/2012, 11:52
esse pitaco é otimo, por que nao estava achando pra comprar por preços justificaveis a pinça de kadett, tenho só o disco, so nao me lembro do que é o disco.
pelo que me lembro, eu comprei o disco sólido igual o da frente para por pinça de kombi atras tb se nao achasse a de kadett, o que acontece é q aí ficará sem freio de mao, o que pode ser reolvido por um sisteminha tipo trava carneiro.

diogo ludovico
12/09/2012, 12:00
Resolvi meu problema de freio de mão colocando uma válvula simples no estilo freio carneiro.
Agora piso no freio fecho a válvula e pronto, fica travado nas 2 rodas traseiras.
Tudo não ficou mais de R$ 50,00!!

cicereb
12/09/2012, 12:11
Resolvi meu problema de freio de mão colocando uma válvula simples no estilo freio carneiro.
Agora piso no freio fecho a válvula e pronto, fica travado nas 2 rodas traseiras.
Tudo não ficou mais de R$ 50,00!!

entao desta forma...desisto da pinça de kadett....que atualmente estão pedindo muuuito caro por elas...

Carlos TA
12/09/2012, 12:31
Parabéns , pela iniciativa , tópico assinado , vou acompanhando e torcendo por aqui .

Wagner Pedon
12/09/2012, 13:51
Boa sorte na nova empreitada Cícero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

cicereb
12/09/2012, 14:32
Boa sorte na nova empreitada Cícero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Obrigado Wagner, você alem daqui poderá acompanhar visualmente e pessoalmente...heheheh

Raphaelbsv
12/09/2012, 14:47
Parabéns pela iniciativa e boa sorte. Vai postando que estamos acompanhando.

thiagorussi
12/09/2012, 16:38
entao desta forma...desisto da pinça de kadett....que atualmente estão pedindo muuuito caro por elas...
Cícero, estou comprando as pinças traseiras do Marea, por R$150 o par, elas não terão problemas, pois já tem o mecanismo para o freio de mão e acredito serem baratas em relação as do Kadett!

cicereb
12/09/2012, 17:05
Cícero, estou comprando as pinças traseiras do Marea, por R$150 o par, elas não terão problemas, pois já tem o mecanismo para o freio de mão e acredito serem baratas em relação as do Kadett!

Boa Thiago, é uma opção legal tb...

Walter Carlos Brossel
12/09/2012, 19:12
Boa sorte Cícero! Fica bom demais cara.
Qualquer dúvida estamos aí!
Abs,

Walter

Spike
12/09/2012, 20:25
Boa sorte Cicero!!!
Posta fotos quando tiver dos componentes e modificações
Abraços

RicardoM
12/09/2012, 23:06
Bem legal Cicero, to com um projeto também parecido do o seu e o do Waltim, já estou com os eixos de rural, o setor do opala, e optei em colocar feixes também, é mais fácil, rápido e mais barato.

Abcs,

Ricardo

Fernando L. Schiesser
12/09/2012, 23:08
Olá a todos, não deixando de agradecer aos pregadores e influenciadores; Walter do Vitara Cavalo Branco e Fabiano da Tecnotrilha,depois de ler o projeto deles decidi iniciar um igual para o meu vitara. Porém é natural que algumas alterações serão feitas no projeto original, mas serão bem sutis.
Gostaria também ao decorrer do projeto ouvir os pitaqueiros de plantão quanto a alguns itens.
Abaixo como está a lista de peças que já possuo:

- eixos d44 de rural 81, traseira com flutuante(será montado) e dianteira revisado.
- freio a disco nas 4 rodas, pinça dianteira de kombi e traseira de kadett
- molas de toyota, jumelos revolver e suportes.
- x-crawler box 50% by Alexandre X
- Coroa e pinhao 5,38 ou 8/43, se alguem tiver umas de troller 4,09 pra trocar eu topo.
- Pneus 33" modelos mud general grabber, semi novos - futuramente 35" Creepy Crawler

Itens futuros que vou analisar ao decorrer do projeto:

- Bloqueios traseiro eletrico e dianteiro kayser automatico.
- Setor de direçao, como indicado pelo Fabiano trocar por um de opala.

Motor e cambio assim como o cavalo branco serão originais, sendo que este vitara hoje roda com injeção 4 bicos com módulo digipulse aspro.
Detalhes da viatura: vitara 1993 jlx 1.6 8v 3p.

Os cardans vamos ver na montagem como faremos a junções...mas já recebi algumas dicas, pitacos são bem vindos.
O freio a ideia inicial é plagiar o Fabiano e usar cilindro mestre da s10 com ABS.
Em breve coloco fotos do andamento.

Caros amigos,

Vcs tem que parar de ficar postando esse tipo de adaptação, assim vou secar de tanto babar...hehehe
Cícero, te desejo muito sucesso nessa nova jornada, com certeza seu veículo ficará animal assim como aqueles que já fizeram tal tipo de adaptação, isso é uma cachaça que não acaba...

Um grande abraço

Fernando

Melczedec
13/09/2012, 16:26
Galera

Estou fazendo algo parecido aqui na Bahia, imagino que seja o primeiro do Norte/Nordeste. Conversei muito com o Fabiano de Caxias, trocamos muitas idéias, o meu vai ficar muito parecido com o dele. Estou colocando motor AP 2.0 + turbo + Pandoo, relação 8x43, cx do vitara, reduzida da Hillux 3.0 antiga, mola aspiral da Pampa, pneus 33", bloquei E-loker na traseira, freio a disco nas quatro ( Dianteira disco f100 e pinça Marea turbo. Traseira, estamos estudando as pinças do Golf e uma suspensão desenvolvida por um japonês FERA que conheço ou melhor, ele que está fazendo todas essas montagens e adaptações. logo que o projeto começar a criar formas e abro um tópico e posto as fotos. Abraço.

Melc

tuna
13/09/2012, 16:42
Acompanhando aqui também, boa sorte na empreitada aí Cícero, mas que tão faltando umas fotos isso tão, põe foto aí, nem que seja de peça no chão da cozinha :mrgreen:
[]´s cheio de peça na cozinha e sem esposa pra encher o saco :odedo:

cicereb
14/09/2012, 10:27
Galera

Estou fazendo algo parecido aqui na Bahia, imagino que seja o primeiro do Norte/Nordeste. Conversei muito com o Fabiano de Caxias, trocamos muitas idéias, o meu vai ficar muito parecido com o dele. Estou colocando motor AP 2.0 + turbo + Pandoo, relação 8x43, cx do vitara, reduzida da Hillux 3.0 antiga, mola aspiral da Pampa, pneus 33", bloquei E-loker na traseira, freio a disco nas quatro ( Dianteira disco f100 e pinça Marea turbo. Traseira, estamos estudando as pinças do Golf e uma suspensão desenvolvida por um japonês FERA que conheço ou melhor, ele que está fazendo todas essas montagens e adaptações. logo que o projeto começar a criar formas e abro um tópico e posto as fotos. Abraço.

Melc

show de bola tb ein...mas um pouquinho mais de latinhas hehehehe

cicereb
14/09/2012, 10:28
Acompanhando aqui também, boa sorte na empreitada aí Cícero, mas que tão faltando umas fotos isso tão, põe foto aí, nem que seja de peça no chão da cozinha :mrgreen:
[]´s cheio de peça na cozinha e sem esposa pra encher o saco :odedo:

amanha vou tirar fotos daspeças fora e do andamento...
hoje os feixeis dianteiros já estão no lugar e as soldas ponteadas....amanhã finaliza a solda das posiçoes de fixaçao dos feixes.

cicereb
14/09/2012, 10:33
Estava notando que a maioria dos vitaras já monstrinhos têm nome próprio e pensando em um para o meu tive uma ideia, vamos fazer uma enquente; eu pensei em viral vem de vitara + rural hehehehehe

cicereb
16/09/2012, 21:23
Primeira etapa, fixar os suportes e jumelos feito, mesmo sem desmontar ainda....
nas fotos os suportes só estão ponteados.
tb consta fotos dos eixos indo pra oficina, x-crawler box, amortecedores e semi-eixos...

37061137063537063437063337063237062837062437061437 0612370637

RicardoM
16/09/2012, 21:27
Primeira etapa, fixar os suportes e jumelos feito, mesmo sem desmontar ainda....
nas fotos os suportes só estão ponteados.
tb consta fotos dos eixos indo pra oficina, x-crawler box, amortecedores e semi-eixos...

37061137063537063437063337063237062837062437061437 0612370637

Chick hein, to doido pra ver o resultado.

Deixa eu te perguntar, os suportes dos feixes vieram no kit, ou você precisou fazer?

Achei o kit na gama4x4 por R$ 1.277,00.

Abcs

cicereb
16/09/2012, 21:31
Chick hein, to doido pra ver o resultado.

Deixa eu te perguntar, os suportes dos feixes vieram no kit, ou você precisou fazer?

Achei o kit na gama4x4 por R$ 1.277,00.

Abcs

eu negociei o kit na gama mesmo, troquei por outras peças que eu tinha...
vieram os suportes sim...só onde eles estao presos que foi feito.

RicardoM
16/09/2012, 21:54
Foi necessário aumentar em quantos centimetros a ponta dianteira do chassi?

cicereb
17/09/2012, 11:21
Foi necessário aumentar em quantos centimetros a ponta dianteira do chassi?
A extensao tem aproximadamente 12cm.

RicardoM
19/09/2012, 22:54
E ae Cicero, como anda seu projeto?, tô acompanhado o andamento.

Abcs,

Ricardo

cicereb
20/09/2012, 09:14
E ae Cicero, como anda seu projeto?, tô acompanhado o andamento.

Abcs,

Ricardo

os suportes dianteiros e traseiros estão soldados, agora vamos colocar o eixo na frente...pra isso iniciou a fase lixadeira hehehehe...no final de semana posto mais fotos, você viu os suportes da frente ponteados?

RicardoM
20/09/2012, 12:23
os suportes dianteiros e traseiros estão soldados, agora vamos colocar o eixo na frente...pra isso iniciou a fase lixadeira hehehehe...no final de semana posto mais fotos, você viu os suportes da frente ponteados?

Ví sim, tá ficando muito bom.

Outro ponto que vc terá que verificar é o ângulo dos munhões em relação ao pinhão, o Fabil ajustou em 3 graus o cavalo branco para não forçar as cruzetas.

Abcs

cicereb
20/09/2012, 12:44
Ví sim, tá ficando muito bom.

Outro ponto que vc terá que verificar é o ângulo dos munhões em relação ao pinhão, o Fabil ajustou em 3 graus o cavalo branco para não forçar as cruzetas.

Abcs

nao havia me atentado a isso, mas como se muda estes 3 graus???

RicardoM
20/09/2012, 12:47
nao havia me atentado a isso, mas como se muda estes 3 graus???

Tem que tirar os munhoes da tubeira, e com um gabarito ajusta-los em 3 graus, deixando o pinhão mais pra cima.

Se o seu mecânico não souber fazer, é melhor levar o eixo para um torneiro experiente nesse tipo de trabalho.

O Fabil também poderá te informar melhor, afinal ele que me passou essa dica. hehehe

Fabil
20/09/2012, 13:05
monta o eixo primeiro, deixa o pinhao no angulo desejado e meça o caster , veja as medidas se nao ficarem proximo dos 3º( o que é bem provavel), dai sim vai ter descravar, rotacionar e ajustar p/ 3º

T+

cicereb
20/09/2012, 14:36
monta o eixo primeiro, deixa o pinhao no angulo desejado e meça o caster , veja as medidas se nao ficarem proximo dos 3º( o que é bem provavel), dai sim vai ter descravar, rotacionar e ajustar p/ 3º

T+

obrigado Ricardo e Fabil, entendido...quando tiver como o eixo vamos medir, mesmo pq depois que tiver certinho vamos desmontar e mandar pra pintar de laranja......hehehe

cicereb
24/09/2012, 09:00
Pessoal, trabalhando com os eixos desmontados notamos que os mancais não possuem os mesmos códigos que os eixos, o que acredito dar diferenças em medidas e até travamento dos rolamentos...Alguém já passou por isso que acredito ser normal acontecer e desenvolveu uma saída para o problema que possa me ajuda por favor?
Não sei ainda se os mancais estao muito fora mas já estou me precavendo.

thiagorussi
25/09/2012, 20:09
Cícero, onde vc comprou o kit de eixo flutuante?

cicereb
25/09/2012, 20:17
Cícero, onde vc comprou o kit de eixo flutuante?

Thiago, comprei na gama4x4, paguei por volta de R$1900...mas não é ensimec é enfer, achei bem robusto...mas sempre há ônus de se economizar e neste caso já deu uns trabalhinhos pra encaixar umas coisas.

cicereb
28/09/2012, 10:19

T+

Fabiano tenho uma dúvida que você talvez possa me ajudar. Para fixar a barra de direção pretendemos usar um suporte no munhão que eleve a barra acima da linha do diferencial. Procurando por aí não achei só o suporte pra comprar e sim o kit high-steer da ensimec. Minha dúvida é como vocês fizeram no CB? Como vou usar terminais rotular, fiquei em dúvida se esse kit seria necessário. Você tem ou sabe onde posso achar só o suporte? Qual sua opiniao sobre o kit high steer ? custa 600 latinhas em media, achei salgado...

Fabil
28/09/2012, 10:34
usamos o kit high steer ensimec. é caro? é, mas no final das contas sai mais barato, mais pratico e muito mais seguro do que ficar fazendo gambiarras no munhao.

usamos o kit com furaçao p/ terminal de F1000.

tenho aqui a pronta entrega caso queira um kit

abs

RicardoM
28/09/2012, 10:38
usamos o kit high steer ensimec. é caro? é, mas no final das contas sai mais barato, mais pratico e muito mais seguro do que ficar fazendo gambiarras no munhao.

abs

Fala fabil, o meu ja chegou?

cicereb
28/09/2012, 10:40

abs

boa, obrigado, vou te mandar um email para negociarmos o kit.

Fabil
28/09/2012, 10:51
Fala fabil, o meu ja chegou?

está na transportadora, deve chegar até terça, vem o seu e mais um que eu iria deixar aqui de estoque,e já ofereci p/ o cicero :mrgreen:

RicardoM
28/09/2012, 11:05
está na transportadora, deve chegar até terça, vem o seu e mais um que eu iria deixar aqui de estoque,e já ofereci p/ o cicero :mrgreen:

Cicero, acho q vale a pena o investimento viu.

cicereb
28/09/2012, 11:09
Cicero, acho q vale a pena o investimento viu.

sim, já estou convencido hehehehe.
Mesmo por que o impacto atribuido ao do risco de soltar é gigantesco hehehe

cicereb
03/10/2012, 01:05
Pessoal mais uma etapa cumprida, o eixo traseiro foi colocado no lugar.
Surgiu agora uma dificuldade, como fixar os amortecedores de 13,5". Fabiano qual foi a mágica que você fez no CB? hehehe.
Já te pedi um help mas se quiser postar aqui a galera pode se deliciar com as informações.
Fotos desta etapa estão anexas.
373440373441373442

Fabil
03/10/2012, 07:44
se vcs estao tentando colocar esse amortecedor no lugar onde iria o original, sem chance..

no CB eu tive que fazer uma travessa no chassis de deixando os amortecedores inclinados p/ dentro

T+

RicardoM
03/10/2012, 08:15
Surgiu agora uma dificuldade, como fixar os amortecedores de 13,5". Fabiano qual foi a mágica que você fez no CB? hehehe.
Já te pedi um help mas se quiser postar aqui a galera pode se deliciar com as informações.
373440373441373442

Gostei do suporte do feixe traseiro. To ansioso ver esse projeto pronto

Abcs

RicardoM
03/10/2012, 08:16
se vcs estao tentando colocar esse amortecedor no lugar onde iria o original, sem chance..

no CB eu tive que fazer uma travessa no chassis de deixando os amortecedores inclinados p/ dentro

T+

Fabil, os amortecedores nao cabem na furacao original pelo tamanho ou por ser olhal?

Abcs

cicereb
03/10/2012, 08:31

T+

na posição original eu já havia sinalizado pra ele que não era......acho que ele está preocupado em ficar muito deitado....mas vou tranquiliza-lo, coloca no esquema da foto do CB e seeeegue o jogo...

Fabil
03/10/2012, 08:39
Fabil, os amortecedores nao cabem na furacao original pelo tamanho ou por ser olhal?

Abcs

ser olhal ou pino, tanto faz, uma vez que terá que fazer um suporte novo. o problema é o comprimento.. no CB usamos os doestch tech com 820mm aberto, o troço é gigante!!

por outro lado, pode-se usar amortecedor menor, mas vai sacrificar o curso da suspensao, a escolha é sua :mrgreen:

cicereb
03/10/2012, 08:41
Gostei do suporte do feixe traseiro. To ansioso ver esse projeto pronto

Abcs

sobre o suporte gostei bastante do trabalho que ele fez tb, ficaram bem robustos. T373448373448inha esquecido de colocar uma outra foto... que vai agora...

Fabil
03/10/2012, 08:42
na posição original eu já havia sinalizado pra ele que não era......acho que ele está preocupado em ficar muito deitado....mas vou tranquiliza-lo, coloca no esquema da foto do CB e seeeegue o jogo...

infelizmente ao inclinar o amortecedor p/ o centro do chassis, perde-se performance e aumenta o body-roll da carroceria, mas era isso ou ter que cortar a caixa de roda e "varar" o amortecedor p/ dentro da cabine a fim de deixa-los na vertical..

é um jogo de "perdas e ganhos".. se vc nao se importar em abrir um buraco no seu assoalho e deixar o amortecedor invadindo a cabine, vai ter que conviver com os efeitos colaterais de monta-los inclinados

Fabil
03/10/2012, 08:44
sobre o suporte gostei bastante do trabalho que ele fez tb, ficaram bem robustos. T373448373448inha esquecido de colocar uma outra foto... que vai agora...

ficou bacana... aquela rosca interna é fixar o que?

pede p/ fazer uma travessa unindo as duas pontas e se possivel fazendo um ligaçao com a travessa original logo atras

cicereb
03/10/2012, 08:48
infelizmente ao inclinar o amortecedor p/ o centro do chassis, perde-se performance e aumenta o body-roll da carroceria, mas era isso ou ter que cortar a caixa de roda e "varar" o amortecedor p/ dentro da cabine a fim de deixa-los na vertical..

é um jogo de "perdas e ganhos".. se vc nao se importar em abrir um buraco no seu assoalho e deixar o amortecedor invadindo a cabine, vai ter que conviver com os efeitos colaterais de monta-los inclinados

bodry roll tem a ver com transferencia de carga certo? nao entendi muito bem o que se perde de ter ele inclinado pra dentro assim??? todo peso estará no centro ?

RicardoM
03/10/2012, 09:06
ser olhal ou pino, tanto faz, uma vez que terá que fazer um suporte novo. o problema é o comprimento.. no CB usamos os doestch tech com 820mm aberto, o troço é gigante!!

por outro lado, pode-se usar amortecedor menor, mas vai sacrificar o curso da suspensao, a escolha é sua :mrgreen:

Saquei. O esquema é ver a suspensão abrir muito. Hehehe

Fabil
03/10/2012, 09:18
bodry roll tem a ver com transferencia de carga certo? nao entendi muito bem o que se perde de ter ele inclinado pra dentro assim??? todo peso estará no centro ?

dá uma zoiada

cicereb
03/10/2012, 09:30
dá uma zoiada

boooa....entendido...hehehe
mas a perda é mais no on-road correto?

Carlos TA
03/10/2012, 10:11
Bom se vocês estão com dificuldade de definir a localização do amortecedor traseiro ,vão aí algumas sugestões ...:mrgreen:

373463

cicereb
03/10/2012, 10:39
Bom se vocês estão com dificuldade de definir a localização do amortecedor traseiro ,vão aí algumas sugestões ...:mrgreen:

373463

hehehe caramba...este caprichou

cicereb
03/10/2012, 10:53

373463

Carlos vc me deu uma ideia incrivel...hehehe
Pedi para que ele colocasse os amortecedores grandes na posiçao deitada mesmo, e já deixasse um outro suporte pra usar um amortecedor no suporte original do vitara, a idéia é...Ao sair pra uma trilha forte tira o menor pra aproveitar o curso...em deslocamentos de pista e estrada de terra deixa os dois, o que acha Fabil, muita doideira???

Carlos TA
03/10/2012, 11:01
Pedi para que ele colocasse os amortecedores grandes na posiçao deitada mesmo, e já deixasse um outro suporte pra usar um amortecedor no suporte original do vitara, a idéia é...Ao sair pra uma trilha forte tira o menor pra aproveitar o curso...em deslocamentos de pista e estrada de terra deixa os dois, o que acha Fabil, muita doideira???

KKKKKKKKKKK ... eu tava só brincando ...

cicereb
03/10/2012, 11:04
KKKKKKKKKKK ... eu tava só brincando ...

mas eu nao hehehe... já pedi pra ele deixar feito no eixo os dois suportes pro grande e pro original...mesmo pq vou pintar os eixos com pintura a pó....assim vamos por os dois andar com o carro e decidir se deixa os dois ou nao...se não, o suporte vai ficar alí sem nada....pelo menos testamos...

cicereb
03/10/2012, 11:27
ficou bacana... aquela rosca interna é fixar o que?

pede p/ fazer uma travessa unindo as duas pontas e se possivel fazendo um ligaçao com a travessa original logo atras

basicamente pra por ancoragem...

Kleber Franca
03/10/2012, 11:35
Grande Cicero,

Parabéns pelo projeto, o vitara vai ficar um trator !!!

Estou ansioso para ver o resultado final.

Abraço
Kleber

cicereb
03/10/2012, 11:38
Grande Cicero,

Parabéns pelo projeto, o vitara vai ficar um trator !!!

Estou ansioso para ver o resultado final.

Abraço
Kleber

Valeu Kleber... em breve nao haverá mais muitas desculpas qto ao nivel da trilha hehehe...

tuna
03/10/2012, 11:57
373463

:shock::shock::shock: BARAIO, o cara fez uma ladder bar de amortecedores :mrgreen: pq com esses berços de mola aí o spring wrap dessa cadeira elétrica deve ser violento :roll:

[]´s

Fabil
03/10/2012, 12:01

sei lá... nunca tentei algo assim nao, na teoria soa bem.... monta ai e conta o resultado :palmas:

Carlos TA
03/10/2012, 12:26
mas eu nao hehehe... já pedi pra ele deixar feito no eixo os dois suportes pro grande e pro original...mesmo pq vou pintar os eixos com pintura a pó....assim vamos por os dois andar com o carro e decidir se deixa os dois ou nao...se não, o suporte vai ficar alí sem nada....pelo menos testamos...

Boa , vou acompanhar o resultado aqui ...

fabiano caxias
03/10/2012, 12:31
373440373441373442

mas home veio,tu precisa por um amortecedor de 13,5 de curso?
pelo que se ve ta montando feixes por baixo com suportes proximos do chassis,oq remete a um jipe baixo,entao pra cima nao vai ter muito curso pois vai pegar,pra baixo o feiche de mola mesmo com o revolver jamais dara esse curso todo,nao sei pq isso nao
postei umas fotos do meu na epoca que fiz,com amortecedor dianteiro de ranger(traseiro),e na traseira da omega suprema (traseiro)da uma olhada ai se chega um curso assim pro que tu quer chegar

cicereb
03/10/2012, 13:55
pelo que se ve ta montando feixes por baixo com suportes proximos do chassis,oq remete a um jipe baixo,entao pra cima nao vai ter muito curso pois vai pegar,pra baixo o feiche de mola mesmo com o revolver jamais dara esse curso todo,nao sei pq isso nao
postei umas fotos do meu na epoca que fiz,com amortecedor dianteiro de ranger(traseiro),e na traseira da omega suprema (traseiro)da uma olhada ai se chega um curso assim pro que tu quer chegar

Bom, quando eu comprei os amortecedores nao tinha muita noção do curso....Achei que ia precisar de curso para descer o eixo bem. comprei os amoertecedores e agora vamos testar um esquema duplo...se não ficar bom, modifica, faz parte.....

cicereb
03/10/2012, 13:57
sei lá... nunca tentei algo assim nao, na teoria soa bem.... monta ai e conta o resultado :palmas:

isso aí, vamos testar nao custa nada....qdo montarmos coloco as impressoes...

Fabil
03/10/2012, 15:51
373499373500373501373502373503

xará.. vc tá meio equivocado... feixe de mola bem dimensionado com jumelo revolver abre mmuuuiiitttooo sim.. ou essa abertura aqui tá pouco p/ vc ?

fabiano caxias
03/10/2012, 17:20
sim Fabil,bem dimencionado funciona mesmo,e os amortecedores tambem,as vezes se consegue os mesmos cursos com amortecedores menores e geralmente mais baratos,como se ve nas fotos,ou ta com menos curso meu jipe com os 33 recapados passando da canoa?nao disse que nao abre nada,tanto que to fazendo minha pickup com feiches tambem,talvez tenha me espressado errado,quiz dizer que para o curso que vai ter nao precizaria ter o trabalho extra de retalhar ou deitar um enorme amortecedor se consegue o mesmo curso com um no lugar original,assim acho q da pra me entender

mas enfim,cada um gasta como quer e ouve quem quer

cicereb
03/10/2012, 19:24
sim Fabil,bem dimencionado funciona mesmo,e os amortecedores tambem,as vezes se consegue os mesmos cursos com amortecedores menores e geralmente mais baratos,como se ve nas fotos,ou ta com menos curso meu jipe com os 33 recapados passando da canoa?nao disse que nao abre nada,tanto que to fazendo minha pickup com feiches tambem,talvez tenha me espressado errado,quiz dizer que para o curso que vai ter nao precizaria ter o trabalho extra de retalhar ou deitar um enorme amortecedor se consegue o mesmo curso com um no lugar original,assim acho q da pra me entender

mas enfim,cada um gasta como quer e ouve quem quer

Fabiano, o preço do amortecedor nao foi tao alto nao...se comparar com um de suprema fica meio perto.....e que é bacana um amortecedorzao visualmente é hehehehehe

RicardoM
03/10/2012, 19:42
Fabiano, o preço do amortecedor nao foi tao alto nao...se comparar com um de suprema fica meio perto.....e que é bacana um amortecedorzao visualmente é hehehehehe

A princípio no meu vou usar somente os amortecedores com 13,5" de curso, e a fixação na hora vejo a melhor alternativa.

Fabil, o cavalo branco ficou instável no asfalto com os amortecedores inclinados?

Abcs

Ricardo

fabiano caxias
04/10/2012, 08:36

heheheh,nem se comenta,o visual de um trem desses realmente e' show de bola
mais e' pq quando se adapta um trem assim tem tanta coisa pra fazer q se vc tiver a chance de nao precisar adaptar algumas coisas e elas funcionarem igualmente,nossa isso poupa um tempo do caramba,mas com certeza vai ficar lindo o bixo veio

sao so opinioes de quem teve e usou
vc pretende ir pros 35 um dia ou ja?
eu ja jogaria os feiches por cima do eixo,facilitando os tais amortecas e livrando bem o eixo por baixo,fica so a bola,sem granpos suportes e o proprio feixe pra enroscar e vo dize q depende a regiao enrosca um monte,nao vai ficar instavel em um vitara esses 10cm a mais de altura e vai ajudar a resolver muitos obstaculos pros pneus e amortecedores,nao que nao de pra por eles com o feiche por baixo ne ja me explicando,vai poder subir um pouco de curso tambem e tal

nao me entenda como um estraga prazer e do contra kkkk

acompanhando de longe pra nao apanhar kkk,abraco

cicereb
04/10/2012, 08:49
heheheh,nem se comenta,o visual de um trem desses realmente e' show de bola
mais e' pq quando se adapta um trem assim tem tanta coisa pra fazer q se vc tiver a chance de nao precisar adaptar algumas coisas e elas funcionarem igualmente,nossa isso poupa um tempo do caramba,mas com certeza vai ficar lindo o bixo veio

sao so opinioes de quem teve e usou
vc pretende ir pros 35 um dia ou ja?
eu ja jogaria os feiches por cima do eixo,facilitando os tais amortecas e livrando bem o eixo por baixo,fica so a bola,sem granpos suportes e o proprio feixe pra enroscar e vo dize q depende a regiao enrosca um monte,nao vai ficar instavel em um vitara esses 10cm a mais de altura e vai ajudar a resolver muitos obstaculos pros pneus e amortecedores,nao que nao de pra por eles com o feiche por baixo ne ja me explicando,vai poder subir um pouco de curso tambem e tal

nao me entenda como um estraga prazer e do contra kkkk

acompanhando de longe pra nao apanhar kkk,abraco

Tranquilo Fabiano, todo pitaco é bem vindo...e muitas vezes ele pode ser para mudar o rumo....mas agora eu estou mais propenso a terminar com o que já tenho na mao e fazer as melhorias conforme for sentindo o carro...por que aí vai muito da percepção de quem anda, uns gostam mais de um jeito e outros de outro hehehe.
os 10 cm a mais me proibem de entrar na garagem ehehe...entao nesta etapa vai por baixo do eixo mesmo fazer o que.

RicardoM
12/10/2012, 21:50
Fala cicero, blz?. Como anda sua adaptação?

Abcs

cicereb
13/10/2012, 07:46
Fala cicero, blz?. Como anda sua adaptação?

Abcs

Olá Ricardo, mudamos algumas coisas. Acabei decidindo por rasgar na traseira e colocar o amortecedor para dentro. Vimos que vai dar um bom curso e ficou legal a posição, vou tirar fotos em breve.
quinta enviei o eixos para pintar com eletrostática, assim que voltar já tomara forma pois esta tudo pronto é só por no lugar, depois acho que mais um mês pra fazer o resto que é por a xcrawler box, fazer e instalar os cardans ligar a direção e freio e já dar uma testadinha hehehe

cicereb
18/10/2012, 11:20
Bom, andando com o projeto, estou vendo para já montar com os bloqueios, assim evito m.o posterior para colocar.
Estou negociando um e-locker para traseira, mas tah dificil o bixo é caro pra danar e nesta altura do projeto o $$ está complicado hehehe. Para a frente vou de lock-right, alguem tem algo contra o lock-right na frente?

Fabil
18/10/2012, 11:47
o lockright funfa bem tambem..

RicardoM
18/10/2012, 12:30
Bom, andando com o projeto, estou vendo para já montar com os bloqueios, assim evito m.o posterior para colocar.
Estou negociando um e-locker para traseira, mas tah dificil o bixo é caro pra danar e nesta altura do projeto o $$ está complicado hehehe. Para a frente vou de lock-right, alguem tem algo contra o lock-right na frente?

Quanto tá o lock right?

cicereb
18/10/2012, 13:46
Quanto tá o lock right?

O Fabiano pode confirmar mas acho que por volta de 1200 pelo que ele me disse...

CAVESO
28/10/2012, 00:41
373441

Esse suporte é para pinça de qual carro?

Parabéns pelo projeto!

cicereb
28/10/2012, 21:17
Esse suporte é para pinça de qual carro?

Parabéns pelo projeto!

Olá obrigado, o suporte na frente é para pinça de kombi na traseiropinça de kadett.

cicereb
29/10/2012, 13:19
Apenas atualizando as informações aqui, os eixos estão praticamente montados e para não atrasar mais e não gerar mais custo ficou da seguinte forma:

- coroa e pinhao: 5,38(eu já as tinha) trocar nao deu muito certo apareceram negocios pra trocar com bode e etc :-), decidi testar elas mesmo, se ficar muito reduzido me preparo pra comprar 4,89 ano que vem.
- freio: já tinha os suportes das de kadett prontos, ficou mais barato comprar duas pinças novas de kadett do que mandar fazer suportes para uma de marea ou coisa assim.
- bloqueios: traseiro=kaiser, dianteiro=spartan locker
- direção: high-steer, com barra roda-a-roda setor/pitman originais. Fabiano se estiver atento aí gostaria de pedir uma ajuda, aqui vimos q a barra vai ficar meio inclinada, quando vc montou o setor original fez alguma coisa pra melhorar a inclinação???
- amortecedores traseiros: já q desfigurei o carro por baixo, por que não fazer um rasguinho de nada e subir o amortecedor pra dentro??? foi o que fizemos, o rasgo será tampado com fibra por um cara muito bom lá da cidade.
- agora vamos medir os cardans qdo acabar de colocar a x-crawler box e ver o que vamos fazer com eles.
- freio: tentamos fazer a ligação usando flexiveis o mais curto possível pra tentar usar o cilindro mestre original, mas se caso na der certo, vamos tb usar a receita do Fabil.

Fabil
29/10/2012, 14:21
a barra de direçao do CB nao ficou tao inclinada a ponto de precisar de outras soluçoes alem do high-steer. monta o seu, ande no carro e veja se vai dar muito bumpsteer, se der, da vc coloca um droop pitman

quanto a cilindro mestre, sem chance, com flexivel longo ou curto vai precisar de trocar, a menos que vc nao se preocupe em nao ter freios :mrgreen:

cicereb
29/10/2012, 14:32
a barra de direçao do CB nao ficou tao inclinada a ponto de precisar de outras soluçoes alem do high-steer. monta o seu, ande no carro e veja se vai dar muito bumpsteer, se der, da vc coloca um droop pitman

quanto a cilindro mestre, sem chance, com flexivel longo ou curto vai precisar de trocar, a menos que vc nao se preocupe em nao ter freios :mrgreen:

opa me preocupo sim hehehehe já vou procurar o cilindro entao, de s10 com abs certo?
quanto ao pitman, blz vamos montar e ver no que da...
obrigado,

abc.

cicereb
01/11/2012, 22:15
Aí pessoal, está começando a sair hehehe.
Primeiros passos...
Os eixos já estão prontos agora, colocando o x-crawler box e ligando os cardans.
primeiras fotos deles calçadando 33" hehehe

RicardoM
01/11/2012, 23:16
Aí pessoal, está começando a sair hehehe.
Primeiros passos...
Os eixos já estão prontos agora, colocando o x-crawler box e ligando os cardans.
primeiras fotos deles calçadando 33" hehehe

Realmente tá ficando Show. Parabéns.

RicardoM
04/11/2012, 21:23
To começando a achar que a 5.89 com pneus 33 mud, vai ficar muito reduzido, pois hj com 31" + relação 5.125 + motor 2.0 já tá bom.

O que acha Fabil?

Fabil
05/11/2012, 08:11
Ricardo..

como voce nao vai usar Xcrawler box, pode ir na 5.89 sem medo.

cicereb
05/11/2012, 21:47
bom, como planejado os primeiros testes de inclinação, parado e no macaco por enquanto, foram animadores...

cicereb
05/11/2012, 21:55
Ricardo..

como voce nao vai usar Xcrawler box, pode ir na 5.89 sem medo.

com xcrawler box 50% e 5,38 to esperando algo beeeeem amarrado...mas se na tocada na cidade ficar legal nao me importo de a 90 km/h estar com quase 4000 rpm

Fernando L. Schiesser
07/11/2012, 20:13
bom, como planejado os primeiros testes de inclinação, parado e no macaco por enquanto, foram animadores...

Cara, a viatura está animal, parabéns.
Se eu tivesse grana, faria essa adaptação tb...hehehe, como meu vitara é da mesma cor que o seu, já tenho uma boa noção de como ficará...hehehe

Abs

cicereb
07/11/2012, 22:04
Cara, a viatura está animal, parabéns.
Se eu tivesse grana, faria essa adaptação tb...hehehe, como meu vitara é da mesma cor que o seu, já tenho uma boa noção de como ficará...hehehe

Abs

olá Fernando, obrigado.
Realmente fica muito bom...mas não é tao caro não se vc fizer planejado, compra tudo em um ano...aí é só planejar a montagem.

RicardoM
07/11/2012, 22:19
olá Fernando, obrigado.
Realmente fica muito bom...mas não é tao caro não se vc fizer planejado, compra tudo em um ano...aí é só planejar a montagem.

É o que estou fazendo com o meu, até dezembro termino de comprar tudo e em janeiro instalo.

cicereb
07/11/2012, 22:21
É o que estou fazendo com o meu, até dezembro termino de comprar tudo e em janeiro instalo.

é isso aí Ricardo...
poderiamos iniciar a postar aqui uma lista de coisas necessárias hehehehe

RicardoM
07/11/2012, 22:27
é isso aí Ricardo...
poderiamos iniciar a postar aqui uma lista de coisas necessárias hehehehe

Com certeza, e como nosso projeto é igual, fica mais fácil pro pessoal se programar.

Depois vou fazer uma lista do que já tenho e do que ainda falta e colocar no meu post também.

Ah, os detalhes da adaptação que vc tá colocando são muito importantes, e principalmente as fotos, pois facilita bastante pro mecânico.

cicereb
13/11/2012, 11:24
Fotos do x-crawler box montado.
Agora falta pouco...hoje os cardans já estao recebendo as garfos de willys pra ligar no diferencial e a barra já está sendo construida para os terminais de f1000. Expectativa pra testá-lo no feriado de terça-feira.

Fabil
13/11/2012, 11:45
filé demais hein??? :palmas:

tô curioso p/ ver como vai ficar o angulo do cardã traseiro

cicereb
13/11/2012, 13:07
filé demais hein??? :palmas:

tô curioso p/ ver como vai ficar o angulo do cardã traseiro

ficou legal mesmo, a alavanca da tcase nem precisou mexer...
o cardan pelo que vimos vai ficar legal....mas só fixando pra ter certeza....qdo fixar posto fotos...
só o da frente que foi preciso alongar...

cicereb
16/11/2012, 11:50
Bom, conforme havia falado com o RicardoM, acho legal colocar aqui uma lista de peças que até agora foram necessárias para se ter uma ideia.

Vou colocar aqui as que usei:

- Eixos de rural, os meus foram necessário revisar(rolamentos, cubo, feltro e etc)
- Flutuante para o eixo traseiro foi necessário algumas manobras para colocá-lo no eixo(usinagem e etc)
- Kit de feixeis de mola e suportes de toyota
- Kit de jumelos articulados para toyota
- Pares de coroa e pinhao de acordo com a relaçao correta do projeto, meu caso o certo seria 9/44 estou usando 8/43 por enquanto.
- Rolamentos de reparos do diferencial(pinhao, caixa satelite e etc)
- Adaptação dos cardans(garfo de willys para ligar no diferencial), cruzetas, grampos e etc
- Terminais de direção da f1000
- Kit high steer da ensimec para nao ter problemas com a ligação original da direçao
- Kit de freios de willys(discos, pincas de kombi pra frente e kadett pra traseira, flexíveis e suportes).Depedendo do eixo que você comprar pode ser que já venha com os freios, já foi discutido neste tópico algumas melhorias para este sistema, no meu caso com o eu já tinha boa parte das peças parti pra essa config mesmo. Vou fazer melhorias ao longo do uso.
- Cilindro mestre de S10
- Xcrawler box no meu caso, por que o motor e cambio do meu estao ótimos nao quero mexer neles, mas este item é opcional, conforme projeto do Fabil que compensou na c & P e do Ricardo M que já tem motor ap.
- Bloqueios, eu fiz nos dois eixos, dianteiro spartan locker, traseiro Kaiser, este item é opcional, mas recomendado.
- 4 pneus do tamanho desejado, meu caso 33" mas vou pra 35" em breve.
- 4 rodas com offset de no minimo -25
- Par de roda livre manual

Ricardo e Fabil fiquem a vontade para complementar se esqueci de algo.

RicardoM
16/11/2012, 12:41
Fala Cícero,

A lista tá bem completa, mas no meu caso ainda terá:

-Setor de direção do opala
-Como ainda não vou colocar o flutuante, adapterei bico graxeiro entre o retentor e o rolamento do semi eixo (sem a capa interna) , para evitar aquecimento por conta da falta de lubrificação, assim evitar a quebra prematura do semi eixo.
-C&P 9x53, no caso de não usar x-crawler box.
- Já tô com uma idéia de fazer uma coluna para o amortecedor traseiro que fica presa no chassi e faz uma curva para dentro da caixa de rodas. Pelas medidas iniciais, a altura será suficiente sem ter que cortar pra dentro do porta malas, e vou poder usar o amortecedor reto.

Se eu lembrar de mais alguma coisa, depois posto aqui.

Ah, aqui no DF já tem um vitara que irá começar daqui a 2 semanas a instalação do eixo de samurai no vitara, e ele ficará pronto antes do meu.

Bom, conforme havia falado com o RicardoM, acho legal colocar aqui uma lista de peças que até agora foram necessárias para se ter uma ideia.

Vou colocar aqui as que usei:

- Eixos de rural, os meus foram necessário revisar(rolamentos, cubo, feltro e etc)
- Flutuante para o eixo traseiro foi necessário algumas manobras para colocá-lo no eixo(usinagem e etc)
- Kit de feixeis de mola e suportes de toyota
- Kit de jumelos articulados para toyota
- Pares de coroa e pinhao de acordo com a relaçao correta do projeto, meu caso o certo seria 9/44 estou usando 8/43 por enquanto.
- Rolamentos de reparos do diferencial(pinhao, caixa satelite e etc)
- Adaptação dos cardans(garfo de willys para ligar no diferencial), cruzetas, grampos e etc
- Terminais de direção da f1000
- Kit high steer da ensimec para nao ter problemas com a ligação original da direçao
- Kit de freios de willys(discos, pincas de kombi pra frente e kadett pra traseira, flexíveis e suportes).Depedendo do eixo que você comprar pode ser que já venha com os freios, já foi discutido neste tópico algumas melhorias para este sistema, no meu caso com o eu já tinha boa parte das peças parti pra essa config mesmo. Vou fazer melhorias ao longo do uso.
- Cilindro mestre de S10
- Xcrawler box no meu caso, por que o motor e cambio do meu estao ótimos nao quero mexer neles, mas este item é opcional, conforme projeto do Fabil que compensou na c & P e do Ricardo M que já tem motor ap.
- Bloqueios, eu fiz nos dois eixos, dianteiro spartan locker, traseiro Kaiser, este item é opcional, mas recomendado.
- 4 pneus do tamanho desejado, meu caso 33" mas vou pra 35" em breve.
- 4 rodas com offset de no minimo -25
- Par de roda livre manual

Ricardo e Fabil fiquem a vontade para complementar se esqueci de algo.

Fabil
20/11/2012, 13:45
Cicero, faltam mais FOTOS do andamento do projeto..hehehehehe

Ricardo, pelo que entendi ( ao citar sua adaptaçao de pino graxeiro p/ o rolamento conico traseiro) seu eixo é do tipo chavetado, confere?, se for, nao perca tempo e grana com esse tipo de eixo nao, aperta um pouco o bolso ai e já monta logo um kit flutuante atras. com o sistema chavetado original dá folga rapidinho, ainda mais bloqueado

T+

RicardoM
20/11/2012, 14:30
O eixo não é chavetado não, o esquema é o seguinte: Pegar o rolamento blindado do semi-eixo e tirar a capa interna do lado que fica o retentor do semi eixo. Entre o rolamento e o retentor tem um espaço que será feito um furo para colocar bico graxeiro e eutupir de graxa lá dentro, pois daí o rolamento sempre terá lubrificação e evitará a quebra do semi eixo por conta do superaquecimento do rolamento.
Essa solução é paleativa, até que eu compre o kit flutuante, pois o vitara também será usado em deslocamentos.

Ricardo, pelo que entendi ( ao citar sua adaptaçao de pino graxeiro p/ o rolamento conico traseiro) seu eixo é do tipo chavetado, confere?, se for, nao perca tempo e grana com esse tipo de eixo nao, aperta um pouco o bolso ai e já monta logo um kit flutuante atras. com o sistema chavetado original dá folga rapidinho, ainda mais bloqueado

T+

cicereb
20/11/2012, 14:48

T+

Pois é, atrasamos um pouco devido aos feriados aqui em SP...este final de semana devemos ter novidades e fotos da última parte :-)

cicereb
22/11/2012, 10:45

T+

Fabil, segue fotos dos cardans, eu achei a inclinaçao um pouquinho exagerada o que você acha????
A frente achei que ficou legal.

Carlos TA
22/11/2012, 10:53
Fabil, segue fotos dos cardans, eu achei a inclinaçao um pouquinho exagerada o que você acha????

Tá ficando bonito seu projeto .

No meu a inclinação do cardã traseiro ficou grande também e gerou um barulho irritante entre as trocas de marcha , quando o cardã está sem torque. O barulho vem da vibração da luva do cardã no eixo de saída da t case .

Outro dia troquei a luva do dianteiro pela do traseiro e o barulho diminui muito , o que confirmou que existia uma folga extra no conjunto traseiro e com a inclinação piorou .

Ainda não achei uma solução definitiva .

cicereb
22/11/2012, 10:58
Tá ficando bonito seu projeto .

No meu a inclinação do cardã traseiro ficou grande também e gerou um barulho irritante entre as trocas de marcha , quando o cardã está sem torque. O barulho vem da vibração da luva do cardã no eixo de saída da t case .

Outro dia troquei a luva do dianteiro pela do traseiro e o barulho diminui muito , o que confirmou que existia uma folga extra no conjunto traseiro e com a inclinação piorou .

Ainda não achei uma solução definitiva .

Legal Carlos, obrigado...
ainda nao rodamos pra ver se vai roncar vibrar ou coisa parecida...
estou a procura dos terminais de direção para montar na barra q fizemos e assim sair com ele pra ver se tudo deu certo...hhehehehe

Fabil
22/11/2012, 11:41
roda ai p/ ver, mas ACHO que vai vibrar.

T.A, soluçao definitiva tem, é aquela que já comentamos, o SYE (slip yoke eliminator )

Carlos TA
22/11/2012, 12:14
[QUOTE=Fabil;181861roda ai p/ ver, mas ACHO que vai vibrar.

T.A, soluçao definitiva tem, é aquela que já comentamos, o SYE (slip yoke eliminator )[/QUOTE]

Lembro Fabil , mas nao entendi como essa peça resolveria o problema , se a causa da folga for desgaste nas estrias do eixo de saída da tcase , o problema continuaria igual . Ou não ?

cicereb
22/11/2012, 13:10
roda ai p/ ver, mas ACHO que vai vibrar.

T.A, soluçao definitiva tem, é aquela que já comentamos, o SYE (slip yoke eliminator )

Fabil, para usar o SYE preciso que o garfo do cardan seja de samurai certo?

RicardoM
23/11/2012, 23:56
Cícero, as rodas que vc está usando com os 33" são de quantas polegadas?

Ah, amanhã vou desmontar as paradas.

Abcs,

Ricardo

RicardoM
24/11/2012, 00:02

Quanto vc gastou pra fazer o seu cardan? que tubo vc usou?

Valeu.

Fabil
24/11/2012, 12:36
Fabil, para usar o SYE preciso que o garfo do cardan seja de samurai certo?

sim.. vai ter que usar cardã com luva e espiga. nao necessariamente de samurai, pode-se adaptar outros, se nao me engano o SYE da trailtough vem com multiplas furaçoes, podendo usar cardã de toyota hilux com ou sem junta CV

T+

cicereb
11/12/2012, 10:31
Apesar da demora, abaixo uma breve descrição das primeiras impressões ao testar na prática pela primeira vez:

- Comi bola ao ter comprado feixe com 3 molas de toyota o bixo ficou queixo duro que ele só, este é um ponto de melhoria, mas vou rodar assim por uns meses se a minha coluna nao for pro saco huahauha.
- A direção como o eixo está um pouco mais pra frente que o do CB e não vamos precisar mexer na lataria, o high steer vai ter de ser substituido por com o furo conico para baixo interligando roda-a-roda e um pra cima que venha do pitman, o pitman vai ter de ser rebaixado ou já vou para a solução com setor de opala o mais baixo possivel pois esta com muito bumpsteer
- A relação ficou muito curta e forte....na trilha rápida com umas pedras que fiz, liguei reduzida só quando quis subir nas pedras hehehehe de resto vai quase a trilha toda sem hehehehe. Na estrada dei 90km/h a uns 4200rpm. Ainda vou andar mais na estrada antes de ir pra c&p 9/44, pois gostei mesmo da força que ele tem agora, sai em terceira marcha de lombada, pede poucas trocas e fez uns 7km/l na trilha, antes ele fazia 5km/l na trilha pq tem injeção com 4 bicos e modulo analógico.
- A suspensão ficou animal abrindo bem, só tem uma coisa aqui Fabil, notei que o amortecedor ainda tinha bastante curso dos dois lados, mas a roda nao desceu tudo que podia, pode ser por que o amortecedor ainda é novo? ou o peso dos pneus q nos 33 ainda não é tanto?
- A x-crawler box ronca mais que eu hehehe, as engrenagens têm os dentes bem retos, ronca principalmente em quinta marcha...mas motor e cambio pouco sentem a diferença de peso e tamanho dos pneus, o motor esta andando sem quase forçar, com esta redução toda está trabalhando folgadão...
- A trepidaçao do cardan que falávamos alguns posts atras ainda não percebi...
- A alavanca da t-case ameaçava desengatar o 4x2 principalmente quando pulava muito na estrada de terra, mas já foi corrigido desmontando e dando uma entortada nela.
- acertando a direção vamos fechar o rasgo feito dentro, decidir sobre a C&P e mandar bala nas trilhas hehehe
- Primeira sensação ao usar bloqueio nas 4 é de que o controle mais apurado do acelerador deve acontecer hehehe. O Kaiser estralou pouco, mas tem vez que estrala sim e da uns sustos e algumas vezes em cruzamentos ele nao soltou e o carro saiu bloqueado cantando pneu, como sou novato em bloqueio e queria saber é normal?????

Seguem umas fotos dos testes práticos...

RicardoM
11/12/2012, 12:13
Caraca Cicero, animal. Claro que é normal alguns ajustes, mas depois vc fala pra gente.

Mudei o meu projeto, vou fazer a suspensao do JPX no meu vitara. Já comprei as peças e estou esperando chegar.

Abcs,

Ricardo

Apesar da demora, abaixo uma breve descrição das primeiras impressões ao testar na prática pela primeira vez:

- Comi bola ao ter comprado feixe com 3 molas de toyota o bixo ficou queixo duro que ele só, este é um ponto de melhoria, mas vou rodar assim por uns meses se a minha coluna nao for pro saco huahauha.
- A direção como o eixo está um pouco mais pra frente que o do CB e não vamos precisar mexer na lataria, o high steer vai ter de ser substituido por com o furo conico para baixo interligando roda-a-roda e um pra cima que venha do pitman, o pitman vai ter de ser rebaixado ou já vou para a solução com setor de opala o mais baixo possivel pois esta com muito bumpsteer
- A relação ficou muito curta e forte....na trilha rápida com umas pedras que fiz, liguei reduzida só quando quis subir nas pedras hehehehe de resto vai quase a trilha toda sem hehehehe. Na estrada dei 90km/h a uns 4200rpm. Ainda vou andar mais na estrada antes de ir pra c&p 9/44, pois gostei mesmo da força que ele tem agora, sai em terceira marcha de lombada, pede poucas trocas e fez uns 7km/l na trilha, antes ele fazia 5km/l na trilha pq tem injeção com 4 bicos e modulo analógico.
- A suspensão ficou animal abrindo bem, só tem uma coisa aqui Fabil, notei que o amortecedor ainda tinha bastante curso dos dois lados, mas a roda nao desceu tudo que podia, pode ser por que o amortecedor ainda é novo? ou o peso dos pneus q nos 33 ainda não é tanto?
- A x-crawler box ronca mais que eu hehehe, as engrenagens têm os dentes bem retos, ronca principalmente em quinta marcha...mas motor e cambio pouco sentem a diferença de peso e tamanho dos pneus, o motor esta andando sem quase forçar, com esta redução toda está trabalhando folgadão...
- A trepidaçao do cardan que falávamos alguns posts atras ainda não percebi...
- A alavanca da t-case ameaçava desengatar o 4x2 principalmente quando pulava muito na estrada de terra, mas já foi corrigido desmontando e dando uma entortada nela.
- acertando a direção vamos fechar o rasgo feito dentro, decidir sobre a C&P e mandar bala nas trilhas hehehe
- Primeira sensação ao usar bloqueio nas 4 é de que o controle mais apurado do acelerador deve acontecer hehehe. O Kaiser estralou pouco, mas tem vez que estrala sim e da uns sustos e algumas vezes em cruzamentos ele nao soltou e o carro saiu bloqueado cantando pneu, como sou novato em bloqueio e queria saber é normal?????

Seguem umas fotos dos testes práticos...

Carlos TA
11/12/2012, 12:13
Cicereb,

Você está achando que demorou ????? Três meses entre o seu primeiro post e este do primeiro teste ???? Isso aqui em BH é um "recorde mundial" imbatível ... Kkkkkkkkkkkk ...
Ô inveja .

Parabéns pela viatura , agora é ir pra trilha e ir fazendo os ajustes finais .

Casa da transmissão4x4
11/12/2012, 12:35
Isso que e um vitara para trilha pesada !!!!!!!

cicereb
11/12/2012, 12:59
Caraca Cicero, animal. Claro que é normal alguns ajustes, mas depois vc fala pra gente.

Mudei o meu projeto, vou fazer a suspensao do JPX no meu vitara. Já comprei as peças e estou esperando chegar.

Abcs,

Ricardo

Ricardo, com certeza nessa sua modificação de projeto vai ganhar em conforto...
Eu nao conheço muito, como seria a suspensão do JPX?

cicereb
11/12/2012, 13:03
Cicereb,

Você está achando que demorou ????? Três meses entre o seu primeiro post e este do primeiro teste ???? Isso aqui em BH é um "recorde mundial" imbatível ... Kkkkkkkkkkkk ...
Ô inveja .

Parabéns pela viatura , agora é ir pra trilha e ir fazendo os ajustes finais .

Realmente eu esperava acabar em 5 meses, mas eu ainda tive um atraso de 2 semana por uma peça que enrolou no meio do feriado de Novembro, se não havia terminado em 2 meses hehehehe. O Mecanico trabalhou duro nele, cheguei a ir lá na oficina de sabado e domingo acompanhar... :-) Segundo ele perdeu algumas noites de sono planejando o que ia fazer e ansioso pra acabar...hehehe

RicardoM
11/12/2012, 13:05
A suspensão do JPX usa links grandes e triângulo a suspensão dianteira e traseira.

Porém o que me interessou é que o triângulo dianteiro é da ponta do chassi para o eixo, com uma curvatura para não pegar na barra da direção, isso facilita a instalação.

Essas peças já comprei e deve chegar essa semana.

As molas que utilizarei são as de pampa 4x4 e os amortecedores doestch tech que comprei.

Ricardo, com certeza nessa sua modificação de projeto vai ganhar em conforto...
Eu nao conheço muito, como seria a suspensão do JPX?

RicardoM
11/12/2012, 13:06
O meu quando começar a instalação, tenho estimativa de no máximo 1 mês já tá fazendo os primeiros testes. Vamos ver.

Realmente eu esperava acabar em 5 meses, mas eu ainda tive um atraso de 2 semana por uma peça que enrolou no meio do feriado de Novembro, se não havia terminado em 2 meses hehehehe. O Mecanico trabalhou duro nele, cheguei a ir lá na oficina de sabado e domingo acompanhar... :-) Segundo ele perdeu algumas noites de sono planejando o que ia fazer e ansioso pra acabar...hehehe

cicereb
11/12/2012, 13:12
A suspensão do JPX usa links grandes e triângulo a suspensão dianteira e traseira.

Porém o que me interessou é que o triângulo dianteiro é da ponta do chassi para o eixo, com uma curvatura para não pegar na barra da direção, isso facilita a instalação.

Essas peças já comprei e deve chegar essa semana.

As molas que utilizarei são as de pampa 4x4 e os amortecedores doestch tech que comprei.

bacana, bacaca com certeza ficará mais confortável e com bom curso tb...
fai abrir um tópico??? vou estar espiando qdo abrir hehehe

RicardoM
11/12/2012, 13:14
Já tá aberto, a medida que surgirem novidades, vou atualizando lá.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/109197-projeto-vitara-fubika-eixos-de-rural.html

bacana, bacaca com certeza ficará mais confortável e com bom curso tb...
fai abrir um tópico??? vou estar espiando qdo abrir hehehe

BrunoCastrioto
12/12/2012, 14:48
Eitaa Cícero, não tinha visto todas essas fotos dele pronto.
Pô. Tah animal, ficou mto fodah.

Parabéns cara. Arrebentou mesmo

cicereb
12/12/2012, 14:51
Eitaa Cícero, não tinha visto todas essas fotos dele pronto.
Pô. Tah animal, ficou mto fodah.

Parabéns cara. Arrebentou mesmo

Fala Bruno, vamos marcar uma trilha aí...pra vcs irem no interior..

abc