PDA

Ver Versão Completa : Cilindro de roda da Band, o burrinho.

wagnao
06/09/2012, 02:54
Estou com problemas nos freios traseiros de minha Band ano 90. Pesquisando descobri que o diâmetro correto dos cilindros é de 7/8". Nos catalogos encontro anunciado "CILINDRO TRASEIRO DIREITO INFERIOR E CILINDRO TRASEIRO DIREITO SUPERIOR" dessa mesma forma para o ESQUERDO. Não sei o que quer dizer INFERIOR E SUPERIOR, nem reconhecer tal designação, em minha roda os cilindros estão nas laterais e não encima e enbaixo, tenho um manual de serviço que fala até o ano de 1977 e mostra desenhos das duas maneiras.
Encurtando a conversa... alguém pode me orientar na compra, na instalação e como reconhecer esse INFERIOR e SUPERIOR. Meu problema foi criado porque resolvi desmontar eu mesmo por estar sentindo uns socos ao freiar. Para minha surpresa lá tinha cilindros de 1" e de 7/8" em cada roda uma montada de um jeito e outra de outro sem lógica para eu refazer. Tenho essa Band desde 2005 e já mandei-a em mecânicos "bons" , (...hehehe...) que ou fizeram essa bagunça ou não a arrumaram.

AGRADEÇO MUITO SE ALGUM TOYOTEIRO ME AJUDAR.

edwint
06/09/2012, 11:16
Para minha surpresa lá tinha cilindros de 1" e de 7/8" em cada roda uma montada de um jeito e outra de outro sem lógica para eu refazer.

Por mim nao tem problema, se vc montar todos 1" ou todos 7/8" agora tem que ver se o cilindro mestre é capaz de alimentar caso for montado com 1" . me arrisco a diser que da certo sim.

edwint
06/09/2012, 11:17
uma opcao é mandar abrir os de 7/8 p/ 1" caso tenha parede suficiente. so nao sei diser entermos financeiros se vale a pena.

Sergioporto
06/09/2012, 11:45
Por mim nao tem problema, se vc montar todos 1" ou todos 7/8" agora tem que ver se o cilindro mestre é capaz de alimentar caso for montado com 1" . me arrisco a diser que da certo sim.
Dá certo sim,usava na Toy antes de colocar disco no rodado traseiro.

Lucas Nassif
06/09/2012, 21:50
Aproveitando o tópico..

Alguém sabe se tem algum macete pra sangrar o sistema de freio traseiro da band?
Troquei os 4 cilindros (2 por roda), mas só freia atras após a 3a bombada no pedal.
Tem alguma ordem na hora de sangrar?

Obs:
- cilindro mestre novo
- cilindros de roda de 1"
- folgas das lonas ajustadas

[]'s

Sergioporto
10/09/2012, 11:51
Grande Lucas
deve ter ar no circuito.Vai pequeno macete!
Consegue um pedaço de mangueira que encaixe bem justa no sangrador da roda,coloca o outro lado dentro de lata ou outro plástico qualquer com pouco de óleo de freio dentro.(mangueira tem que ficar mergulhada no óleo)Abre o sangrador e vai pedalando,cuidando para nao faltar óleo no reservatório de freio,fecha o sangrador e nao terás ar no sistema pois mangueira mergulhada no óleo nao deixa entrar ar.Consegues sangrar sózinho.
Abs
Mas depois de acionar freio é necessário reajustar folga das lonas pois quando montou elas nao ficam com regulagem normal.Porisso que disco na traseira é bom,dispensa regulagem chta dos 4 cilindros.

wagnao
10/09/2012, 17:24
Olá edwint.

Grato pelas respostas

wagnao
10/09/2012, 17:30
Olá a todos e obrigado pelas participações.

Conversando com uns colegas, um deles tem certeza que o cilindro é de 1" na dianteira e 7/8" na traseira e que pondo cilindro de 1" também na traseira o cilindro mestre pode não manter um bom freio além doque vai desbalancear as porcentagens que cada um tem que freiar.
Como a minha Band tem freios a disco na dianteira originais da Toyota, os da traseira tem que ser de 7/8".
Minha duvida agora é que as especificações para estes cilindoros são: CILIND TRASEIRO ESQUERDO SUPERIOR, CILIND TRAS. ESQUERDO INFERIOR, CILIND TRAS. DIREITO SUPERIOR E CILIND TRAS. DIREITO INFERIOR.
Na loja onde fui comprar o balconista não sabe destas especificações, nem o site que fiz contato sabe; daí volto a perguntar:
Alguem conhece estas especificações, tem diferença de um burrinho para o outro?
Grato Wagnao

wagnao
10/09/2012, 17:33
Grande Lucas
Consegue um pedaço de mangueira que encaixe bem justa no sangrador da roda,coloca o outro lado dentro de lata ou outro plástico qualquer com pouco de óleo de freio dentro.(mangueira tem que ficar mergulhada no óleo)Abre o sangrador e vai pedalando,cuidando para nao faltar óleo no reservatório de freio,fecha o sangrador e nao terás ar no sistema pois mangueira mergulhada no óleo nao deixa entrar ar.Consegues sangrar sózinho.
Abs
Mas depois de acionar freio é necessário reajustar folga das lonas pois quando montou elas nao ficam com regulagem normal.Porisso que disco na traseira é bom,dispensa regulagem chta dos 4 cilindros.

Olá Sergio Porto

Muito boa suas dicas.
Grato
wagnao

Lucas Nassif
10/09/2012, 18:58
Grande Lucas
Abs

Muito boa a dica, vou testar no FDS.

Quando troquei os cilindros, o freio traseiro só funfava na 8a pisada, após sangrar inúmeras vezes e não sair mais ar em nenhum deles, passou a acionar com 2 ou 3 pisadas, mas nunca na primeira.

Vou tentar essa técnica e ver se resolve. Quanto à regulagem das lonas, eu cheguei a rodar um pouco com a Band e regular novamente. Não mudou muita coisa.

[]`s