PDA

Ver Versão Completa : Ar condicionado parabrisa

maikpenner
05/09/2012, 13:06
Olá pessoal,

Esses dias observei a Band do Bruno (mecamaniaco) aqui do fórum, ela possui Ar Condicionado, e usa o conjunto da ventilação forçada original como caixa evaporadora. Ou seja, ele pode enviar o ar gelado para os pés, parabrisa ou para as saídas normais no centro do painel.
Agora vem a pergunta, esse sistema foi adaptado ou é original? Pergunto, pois até hoje foi a única Band que observei com esse sistema. Todas Bandeirante que eu vi até hoje, mesmo com o ar condicionado original de fábrica, vinham com o tradicional "gela saco", a caixa evaporadora embaixo do porta luvas, sem a opção de enviar o ar para o parabrisa e com a ventilação forçada central.

O que me dizem? mais alguém tem o AC na ventilação forçada original?

Bruno, se puder, poste uma foto do seu sistema...

Abraços
Maik

jipeirodesdepequeno
05/09/2012, 14:11
O ar condicionado original é o "gela saco" mesmo, mas você pode adaptar uma mangueira pra sair da ventilação forçada pra direcionar o ar gelado, ja vi band assim, vá até uma loja que instale ar condicionado automotivo e ve qual a sugestão deles

[]'s

mecamaniaco
05/09/2012, 14:20
Pra mim o original era o meu! k k k k k k Vou bater umas fotos e posto aqui depois!

maikpenner
05/09/2012, 15:35
Olá Bruno, encontrei algumas adaptações iguais ao seu.
Dizem que o ar perde um pouco da potência, mas creio que seja a melhor solução pra jogar o ar gelado no parabrisa. Vamos ver se alguém tem uma sugestão de como usar a ventilação forçada pra adaptar a evaporadora.

cristiano
06/09/2012, 14:42
Pessoal

Eu tenho esse sistema de ventilação completa em casa para vender.

Eu comprei de um vendedor no MercadoLivre a uns 4 anos atrás, mas nem cheguei a instalar pois decidi pela instalação do ar condicionado.

Quem tiver interesse favor entrar em contato em privado.

mecamaniaco
10/09/2012, 13:18
Segue fotos!

hercilio.neto
10/09/2012, 21:52
Segue fotos!
Isso!!!
O meu vai ser assim. Mas será depois da reforma...

maikpenner
11/09/2012, 14:05
Bruno, nós vamos ter que abrir esse seu sistema pra ver como foi feita essa ótima adaptação... =)
Quero copiar a receita... hehehe

Pra mim, ar condicionado no parabrisa é fundamental, por isso quero essa adaptação.
Como é dentro da Band, ele gela bem???
Fiquei curioso pra saber se consegue deixar sua Band gelada.

Dizem que esse sistema gela menos do que as caixas evaporadoras (gela saco).
E pra gelar uma Band que esquenta de todos os lados o ar tem que ser bom,
o negócio tem que gelar igual câmera frigorífica... hehehe

Abraços
Maik

mecamaniaco
11/09/2012, 15:00
Entao Maik, ele gela muito bem sim, mas se tiver com 5 ou 6 pessoas num dia muito quente vc sente q ele da uma baqueada! Já fiz um teste com termômetro e o ar q sai dele sai em 4 graus celsios!

hercilio.neto
11/09/2012, 21:56
Já fiz um teste com termômetro e o ar q sai dele sai em 4 graus celsios!

Show de bola.
Mas compensa investir também no isolamento térmico.

Ferreira M
11/09/2012, 22:08
Mecamaniaco, vc já comprou a band assim? Muito legal. Preciso urgente de um sistema assim

marciorank@gmail.com
11/09/2012, 22:36
Segue fotos!

blz ai meca

estou acompanhando o topico, ja tenho o compresor, eletroventilador
e o condensador, tudo peças muito boas, praticamente novas e minha
band ja tem esta ventilação forçada igual a sua e ja estava pensando
em algo igual ao seu sistema.
Se alguem descobrir como é este sistema e souber onde podemos
comprar avisem ai.
abrços

hercilio.neto
11/09/2012, 22:44
Mecamaniaco,
Por favor, detalhe para nós como foi feito.
Qual o compressor, como foi fixado, como liga e regula e regula o ar, e se é possível a captação do ar no interior do veiculo.

dudu83
12/09/2012, 00:41
Mecamaniaco,
Por favor, detalhe para nós como foi feito.
Qual o compressor, como foi fixado, como liga e regula e regula o ar, e se é possível a captação do ar no interior do veiculo.

realmente.. usa o ventilador da ventilaçao forçada ou é simplesmente uma caixa evaporadora estragulada pra sair pra ventilaçao forçada?

mecamaniaco
12/09/2012, 08:02
Show de bola.
Mas compensa investir também no isolamento térmico.

Então Hercilio, minha band está com todas as forrações novinhas, mas acho q termina por ai. Talvez o teto até tenha alguma coisa prq eu não sinto esquentar.... A maior parte do calor vem do cambio, vou ver se consigo inventar algo para colocar no assoalho!

mecamaniaco
12/09/2012, 08:11
Pessoal geral.... auheauehuhe

Eu comprei a band assim já, por isso pensei q esse fosse o sistema original, está muito bem instalado, o compressor fica abaixo do alternador, o controle de temperatura fica por conta de um termostato q eu regulo entre desligado até sempre ligado!

Pelo q eu pude ver na band do Maik, q já tem ventilação forçada, a minha band só trocou aquele grande "cano" de plástico q sai da ventoinha até a caixa central (debaixo do porta luvas), e colocaram ali a caixa evaporadora!

Posso controlar tudo, entrada de ar externa, interna, onde quero q o ar saia, qual a intensidade e tudo mais! Em resumo é o sistema original das bands + essa caixa evaporadora q fica no lugar daquele cano grande que só serve para canalizar o vento. Por isso achei q a minha era original, trocar aquele cano é a coisa mais lógica do ponto de vista da fábrica! uaehuehuaheuhe

Vou bater novas fotos hj a tarde para mostrar e compartilhar esse novo método! auehueueah

Carlo Pecca
13/09/2012, 18:04
Então Hercilio, minha band está com todas as forrações novinhas, mas acho q termina por ai. Talvez o teto até tenha alguma coisa prq eu não sinto esquentar.... A maior parte do calor vem do cambio, vou ver se consigo inventar algo para colocar no assoalho!

Olha, estou usando folhas de cortiça de 2mm de espessura coladas com cola de contato por cima da chapa de metal da tampa da CT, assoalho carona e motorista. Quando terminar a instalação coloco fotos a respeito.

Amadeus_band
13/09/2012, 18:13
Carlo Pecca, interessante, nunca vi cortiça sendo usada em carros!
A cortiça não teria o problema de absorver/passar umidade por ser porosa e ser difícil de secar?

Abraço.

Fband
14/09/2012, 07:41
A cortiça pode ser ruim na hora de atravessar um alagado !
Ele tem a característica de não afundar de jeito nenhum, fazendo a Band virar uma balsa... kkkkkkkkkkkkk

Abraços

Carlo Pecca
17/09/2012, 08:02
Oi pessoal
Só agora foi possível acessar o forum, estava na praia pescando. Detalhe, o peixeiro ficou feliz, compramos tudo. kkkkkkkkk!
Bom, a cortiça é madeira em forma de "espuma" na natureza. No passado os coletes salva vidas eram de cordiça, portanto são impermeáveis a água e resiste bem a óleo. Estou tendo alguns problemas na instalação, principalmente com a cabeação elétrica e comandos no sentido de passar por eles. Assim que tiver resolvido, como fazer, posto fotos e conto tudinho, OK?
Abcs.

hercilio.neto
07/11/2012, 21:58
Hoje fui em algumas lojas de ar-condicionado veicular aqui de Campinas.
Percebi uma certa má vontade com relação a instalação do ar no Bandeirante. Parece que é um serviço que eles não gostam de fazer.
Todos disseram que eu teria que comprar um kit e levar pra eles instalarem e querem só usar o gela-saco.
A verdade é que eles querem o negócio pronto, não querem quebrar a cabeça pra fazer uma adptação bacana como essa do Mecamaniaco.
Mas eu ainda vou fazer, nem que seja DIY.
Para isso, vou ter que reunir informações.
Mecamaniaco, voce pode colocar mais fotos da sua instalação?

dudu83
08/11/2012, 03:04
Hoje fui em algumas lojas de ar-condicionado veicular aqui de Campinas.
Percebi uma certa má vontade com relação a instalação do ar no Bandeirante. Parece que é um serviço que eles não gostam de fazer.
Todos disseram que eu teria que comprar um kit e levar pra eles instalarem e querem só usar o gela-saco.
A verdade é que eles querem o negócio pronto, não querem quebrar a cabeça pra fazer uma adptação bacana como essa do Mecamaniaco.
Mas eu ainda vou fazer, nem que seja DIY.
Para isso, vou ter que reunir informações.
Mecamaniaco, voce pode colocar mais fotos da sua instalação?

Hercilio hoje fiz um cadastro numa distribuidora de peças pra ar condicionado... comprando direto da distribuidora não vai ficar nem R$1500,00... depois vou colocar masi detalhes pra quem quiser fazer em casa..

esse esquema que vc quer fazer de utilizar o ventilador é bem interesante o problema é pra adaptar termostato e algumas valvulas ja complica, a vantagem da caixa evaporado e que ja vem tudo embutido nela...

ainda estou estudando o modelo e caixa assim que eu estiver com a caixa em maos repasso as informaçoes...

Carlo Pecca
08/11/2012, 07:31
Bom dia a todos.
Passei numa loja que instala ar-cond em carros e eles ofereceram um "kit" contendo :compressor. cx gela-sacho e outros pendiricalhos.Custos:
Kit R$ 1600,00, Adaptador para fixar compressor na Band. R$ 250,00, mão de obra R$ 1.100,00. Isso tudo no "páu"!!!!
Dudu83 - assim que possível manda as informações, OK?
Hercilio to contigo, continuo procurando um sistema mais barato. Olha ta quase pronto as cortiças é que faltou grana mes passado, mas esse mes compro o que falta e espero terminar, depois mando as fotos e conto como foi.
abcs

Fband
08/11/2012, 10:05
Tambem tenho interesse no ar condicionado Dudu !
Posta fotos assim que der !

Abraço

Dimasi
08/11/2012, 11:39
Carlo,
Dá uma cotada com o Marco da Box car 78391569. Ele fez a instalação do Cesar Machado e colocou um hiper mega gela saco na minha.
Abs

hercilio.neto
08/11/2012, 18:13
Hercilio hoje fiz um cadastro numa distribuidora de peças pra ar condicionado... comprando direto da distribuidora não vai ficar nem R$1500,00... depois vou colocar masi detalhes pra quem quiser fazer em casa..

esse esquema que vc quer fazer de utilizar o ventilador é bem interesante o problema é pra adaptar termostato e algumas valvulas ja complica, a vantagem da caixa evaporado e que ja vem tudo embutido nela...

ainda estou estudando o modelo e caixa assim que eu estiver com a caixa em maos repasso as informaçoes...

Oba Dudu.
Valeu.
Fico aguardando.

Carlo Pecca
08/11/2012, 18:58
Blz Dimasi.
Vou ligar e depois te conto.
Abcs

JPX97
09/11/2012, 19:07
Tou na fila de espera das novidades também. Minha band cd97 ja tem ventilador original com saidas pros pes pra frente ou parabrisa. Tenho aqui sem estar instalado um sistema completo de ar de uma 14B. Vi na crestana e no mercado livre um tipo gela saco mas com saidas em mangueiras que podem ser ligadas no sistema original... Quando eu for instalar vou por um compressor novo tambem...

dudu83
10/11/2012, 21:37
Tou na fila de espera das novidades também. Minha band cd97 ja tem ventilador original com saidas pros pes pra frente ou parabrisa. Tenho aqui sem estar instalado um sistema completo de ar de uma 14B. Vi na crestana e no mercado livre um tipo gela saco mas com saidas em mangueiras que podem ser ligadas no sistema original... Quando eu for instalar vou por um compressor novo tambem...

acaixa original de todas as bands e praticamente igual essas genericas gela saco apens tem uma qualidade maior por ser denso , pra ser sincero a unica diferença do conjunto de fabrica é o suporte do compresor que acho uma merda prefiro esses dos kits da densul...

esse da crestana com saidas redondas saiu de linha semana que vem vou continuar os estudos de instalaçao...
vem vou

marciorank@gmail.com
10/11/2012, 21:47
acaixa original de todas as bands e praticamente igual essas genericas gela saco apens tem uma qualidade maior por ser denso , pra ser sincero a unica diferença do conjunto de fabrica é o suporte do compresor que acho uma merda prefiro esses dos kits da densul...

esse da crestana com saidas redondas saiu de linha semana que vem vou continuar os estudos de instalaçao...
vem vou

estou acompanhando as ideias dos amigos
pra minha ja tenho compresor semi novo;
condensador seminovo;
eletroventilador seminovo;
tudo com um ano de uso.
e minha band tem a ventilaçao central original.
estou na espectativa das ideias dos amigos.
t+ e abraços

Arthur Alves
04/12/2012, 20:48
Senhores:

Telefonei hoje para o Juarez da York-AR Auto Refrigeração, da Barra Funda / SP e ele falou que cobra R$ 4.500,00 para instalar o ar original em uma Band. Esse valor pode ser considerado razoável? Alguem conhece ou já fez algum serviço com ele?

Abraço a todos

maikpenner
04/12/2012, 22:36
o Drago instalou na Band dele essa semana, no mesmo esquema da Band do Bruno (Mecamaniaco).
Ou seja, todo ar condicionado passa pela ventilação original da Band, podendo selecionar entre saidas frontais, pés ou parabrisa.
O Drago gastou no Kit + Instalação R$ 3,3 mil.

Abraços
Maik

Arthur Alves
05/12/2012, 18:35
o Drago instalou na Band dele essa semana, no mesmo esquema da Band do Bruno (Mecamaniaco).
Ou seja, todo ar condicionado passa pela ventilação original da Band, podendo selecionar entre saidas frontais, pés ou parabrisa.
O Drago gastou no Kit + Instalação R$ 3,3 mil.

Abraços
Maik

Interessante...

Mas ele comprou as peças e pagou para instalar em outro local ou foi tudo na mesma oficina? Qual o nome da oficina que fez o serviço?
Quando a gente não conhece fica perdidaço.... :semideia

VLW

dudu83
05/12/2012, 22:42
Senhores:

Telefonei hoje para o Juarez da York-AR Auto Refrigeração, da Barra Funda / SP e ele falou que cobra R$ 4.500,00 para instalar o ar original em uma Band. Esse valor pode ser considerado razoável? Alguem conhece ou já fez algum serviço com ele?

Abraço a todos

ar original nada mais é que um kit da nipodenso genérico se for tudo nipodenso compressor 10p15 ta no preço... mas...

paguei menos de R$1600 tudo novo generico compressor 6p... espera eu pegar as peças e passar as manhas de instalaçao...é facilimo o dificil é o suporte ja to pasando pro meu torneiro pra reproduzir... depois passo aqui no forum....

Fband
06/12/2012, 10:59
Kit Ar Condicionado da Toyota Bandeirante - TechnoAuto.com.br (http://www.technoauto.com.br/94,kit-ar-condicionado-da-toyota-bandeirante---sanden.aspx)

Esse kit parece ser bem bacana.
Alguem conhece essa loja ? Confiável ?

Abraço

dudu83
07/12/2012, 00:49
fui pegar as peças so ta faltando chegar a caixa evaporadora universal... ficou tudo por R$2000,00 o caro é o suporte do compressor pro motor 14b só ele custa R$450...

A instalação é super simples vou tirar umas fotos quando estiver instalando...

dudu83
07/12/2012, 00:50
Kit Ar Condicionado da Toyota Bandeirante - TechnoAuto.com.br (http://www.technoauto.com.br/94,kit-ar-condicionado-da-toyota-bandeirante---sanden.aspx)

Esse kit parece ser bem bacana.
Alguem conhece essa loja ? Confiável ?

Abraço

esse preço ta otimo, sem falar que ja vem tudo mastigado é so colocar, a dificuldade fica pelo suporte

Fband
07/12/2012, 08:05
esse preço ta otimo, sem falar que ja vem tudo mastigado é so colocar, a dificuldade fica pelo suporte

Pois é, o unico problema é o suporte do compressor...
Alguem tem fotos desse suporte para o motor om-314 ?

Abraço

Fband
07/12/2012, 08:07
Eu entrei em contato com eles, e eles tambem oferecem o suporte universal....mas não gostei muito..
Kit Suporte Universal Para Compressor - TechnoAuto.com.br (http://technoauto.com.br/150,kit-suporte-universal-para-compressor---sanden.aspx)

Acho que é possivel confeccionar um melhor e com menos $$, certo ?

Abraço

RODRIGO VAZ
08/12/2012, 22:00
Alguem pode me responder qual o valor da instalação deste kit da technoauto...?
Aqui na minha região, em pato branco o pessoal da equipar me pediu 2.600 pra instalar,
sera que vale a pena?

dudu83
09/12/2012, 07:55
Alguem pode me responder qual o valor da instalação deste kit da technoauto...?
Aqui na minha região, em pato branco o pessoal da equipar me pediu 2.600 pra instalar,
sera que vale a pena?

isso tudo so pra instalar?

Dimasi
09/12/2012, 12:00
1K para instalar já tá muito bem pago

Colepicola
09/12/2012, 15:44
fui pegar as peças so ta faltando chegar a caixa evaporadora universal... ficou tudo por R$2000,00 o caro é o suporte do compressor pro motor 14b só ele custa R$450...

A instalação é super simples vou tirar umas fotos quando estiver instalando...
Alá Dudu83 tenho uma pickup 1968 motor Mercedes 608 sabe onde encontro o suporte. Eu coloquei direção hidráulica o suporte tem que ficar no lado do alternador certo.

RODRIGO VAZ
09/12/2012, 21:48
Talvez tenha me expressado mau, 2.600 kit instalado.

dudu83
09/12/2012, 22:50
Talvez tenha me expressado mau, 2.600 kit instalado.

ta no preço..

Ardidas///
15/12/2012, 20:18
Eu tenho buscado comprar minha primeira Band já com ar cond. e pelo que estou vendo nem compensa pagar o preço por este item. Vale instalar posteriormente.

dudu83
16/12/2012, 20:11
Eu tenho buscado comprar minha primeira Band já com ar cond. e pelo que estou vendo nem compensa pagar o preço por este item. Vale instalar posteriormente.

sim, é melhor instalar depois inclusive eu mesmo vou instalar o meu e depois dou dicas, no meu outro jipe tenho o original, apesar de nipodenso feito no japao nao da conta...

Ardidas///
23/12/2012, 00:06
sim, é melhor instalar depois inclusive eu mesmo vou instalar o meu e depois dou dicas, no meu outro jipe tenho o original, apesar de nipodenso feito no japao nao da conta...

E já sabes onde comprar o kit ar cond.?

dudu83
23/12/2012, 01:27
E já sabes onde comprar o kit ar cond.?

eu to comprando numa distribuidora de peças aqui da minha regiao Rede Green Componentes Automotivos - Componentes para Ar condicionado Automotivo: Compressores Radiadores Condensadores Sistemas térmicos (http://www.redegreen.com.br)...

Ardidas///
24/12/2012, 10:52
eu to comprando numa distribuidora de peças aqui da minha regiao Rede Green Componentes Automotivos - Componentes para Ar condicionado Automotivo: Compressores Radiadores Condensadores Sistemas térmicos (http://www.redegreen.com.br)...
Legal, os caras tem lojas até aqui perto da Cidade onde moro. Dudu, vc encontrou todas as peças pra montar ou tá caçando o kit em várias lojas?

dudu83
24/12/2012, 16:08
Legal, os caras tem lojas até aqui perto da Cidade onde moro. Dudu, vc encontrou todas as peças pra montar ou tá caçando o kit em várias lojas?

eles so vender pra PJ viu, to comprando tudo com eles apesar que o kit da technoauto sai um pouquinho mais barato, so estou com dificuldade com a caixa evaporadora a universal que eles tem não da conta vou colocar uma de van mesmo

dudu83
27/12/2012, 22:14
to com dificuldade pra instalar o compressor, alguem tem fotos do compressor instalado sem ser o original?

hercilio.neto
28/12/2012, 09:42
to com dificuldade pra instalar o compressor, alguem tem fotos do compressor instalado sem ser o original?

Com toda essa Skol pra beber, eu também teria dificuldade... A sorte é que não depende do compressor pra gelar as brejas, rarará.

dudu83
28/12/2012, 11:42
Com toda essa Skol pra beber, eu também teria dificuldade... A sorte é que não depende do compressor pra gelar as brejas, rarará.

srrsrsrsrssrsrssrsr se vc visse o tamanho da camera frigorifica da distribuidora do meu amigo, da vontade de morar la dentro rsrsrsrs

marciorank@gmail.com
09/01/2013, 12:48
srrsrsrsrssrsrssrsr se vc visse o tamanho da camera frigorifica da distribuidora do meu amigo, da vontade de morar la dentro rsrsrsrs

blz ai rapaziada
qual a caixa eveporadora que voces estao usando?
so preciso dela pra comeca a instalacao do ar na minha band.

dudu83
09/01/2013, 21:37
blz ai rapaziada
qual a caixa eveporadora que voces estao usando?
so preciso dela pra comeca a instalacao do ar na minha band.

eu comprei uma universal mas nao gostei, desmontei ela e vou usar so a serpentina fazer uma caixa de fibra e usar o ventilador e o difusor original... ma sisso so depois que voltar de viajem

marciorank@gmail.com
09/01/2013, 22:28
eu comprei uma universal mas nao gostei, desmontei ela e vou usar so a serpentina fazer uma caixa de fibra e usar o ventilador e o difusor original... ma sisso so depois que voltar de viajem
fala ai dudu
eu tambem penso em usar o ventilador original, acho que vai ficar mais organizado.
assim que voce fizer me passe fotos de como voce fez, estou curioso para ver
como vai ficar.
abraço

dudu83
10/01/2013, 12:05
fala ai dudu
eu tambem penso em usar o ventilador original, acho que vai ficar mais organizado.
assim que voce fizer me passe fotos de como voce fez, estou curioso para ver
como vai ficar.
abraço

no meu outro jipe tenho o ar condicionado original e nos dias de calor forte ele nao gela bem, o problema em si é a localização dos difusores, a noite gela tanto que parece uma geladeira... utilizando os difusores originais a distribuiçao do vento fica melhor...

quando for terminar de instalar detalharei tudo...

maikpenner
10/01/2013, 15:11
O Drago aqui em Curitiba fez a instalação do ar condicionado no sistema de distribuição original e NÃO aprovou.

Infelizmente o ar passa pelo ventilador original, que fica no cofre do motor e acaba esquentando um pouco. Então o ar já vem um pouco morno para a serpentina, sem contar que o ventilador original tem pouca força. Ao passar pela serpentina o ar gela, mas até chegar nas saída de ar originais e distribuição dos pés e parabrisa o ar gelado acaba recebendo calor e perdendo sua eficiência. Nos dias de muito calor o sistema não se mostrou eficiente.

Após algumas semanas de uso, ele não aprovou!
Ele agora está desmontando tudo novamente para colocar uma caixa evaporadora universal com uma potencia maior no lugar da ventilação forçada original do carro.

Abraços
Maik

maikpenner
10/01/2013, 15:14
Dudu, que modelo de evaporadora você comprou e não gostou? Qual a potência da mesma?

artcsmota
10/01/2013, 15:16
Bruno, terias mais fotos dessa adaptacao? Principalmente da maneira como a caixa evaporadora e' conectada ao sistema de ventilacao forcada? Ha algum tempo tentei fazer um tipo de bocal que levasse o ar frio ate o sistema de ventilacao mas fica muito cotovelo e acaba diminuindo muito a velocidade do ar.
Eu desisti e comecei a pensar se nao seria melhor mudar a caixa simplesmente de posicao no mesmo suporte, fazendo o ar condicionado sair na direcao do chao pois e' nessa direcao exatamente que esta o coletor de ar para a ventilacao forcada quando se seleciona o circulador de ar interno/externo...
fazer um bocal diretamente pra esse coletor seria muito mais direto, sem curvas, alem do coletor tambem aspirar esse ar frio...acho que eu perderia muito menos assim.
Talvez precisasse melhorar o isolamento dessa tubulacao dentro do capo, apenas.

Como quase todas essas coisas que imaginamos pra melhorar ou adaptar nossas bandeirantes para nossas necessidades, essa ideia tambem deixei de lado pois teria que ficar sem o ar condicionado e o carro parado por uns dias, alem de depender de alguem pra refazer a tubulacao do ar condicionado, repor gas ou oleo do sistema, etc...

Se tiveres mais fotos dessa conexao do teu sistema eu agradeceria.

Segue fotos!

dudu83
10/01/2013, 21:57
Dudu, que modelo de evaporadora você comprou e não gostou? Qual a potência da mesma?

segundo os anuncios da internet ela tem 15.000 btu,s

389057

alem de achar ela horrível de feia a qualidade dos componentes é pessima, vou utilizar a caixa original isolando as saidas dos pes e para brisas somente utilizando a saida frontal, isolei o cano de escape com fita propria e isolarei a caixa do ventilador original com material refletivo...

pra quem nao quiser ter muita dor de cabeça a soluçao é essa o problema é que o fornecedor nao conseguiu encontrar pra mim..

389058

dudu83
21/02/2013, 01:59
desmontei a caixa evaporadora universal fiz uma caixa de fibra de vidro e instalarei a "serpentina" dentro dela assim que tiver progressos posto as fotos...

JPX97
21/02/2013, 22:26
Alguem já viu esse kit? A loja é a crestana&crestana no brás. 1099 o kit. so não tem suporte do compressor e mangueiras!

http://www.crestana.com.br/kit-caixa-evaporadora-com-condesador-2.html

dudu83
21/02/2013, 23:16
Alguem já viu esse kit? A loja é a crestana&crestana no brás. 1099 o kit. so não tem suporte do compressor e mangueiras!

http://www.crestana.com.br/kit-caixa-evaporadora-com-condesador-2.html
o custo das mangueiras é de aproximadamente R$200,00 o suporte de R$300 a R$400...

hercilio.neto
22/02/2013, 00:08
desmontei a caixa evaporadora universal fiz uma caixa de fibra de vidro e instalarei a "serpentina" dentro dela assim que tiver progressos posto as fotos...

Ô Dudu,
explica melhor isso aí...

dudu83
22/02/2013, 02:06
Ô Dudu,
explica melhor isso aí...

é melhor colocar fotos, amanha providencio...

titanium
22/02/2013, 11:00
Quantos BTUs tem esse ar-condicionado vendido pela Crestana, Anderson JPX?

JPX97
24/02/2013, 14:54
Titanium.. não sei dizer a potencia dele... só consultando o vendedor lá da crestana. Eu tenho um kit completissimo pra 14B, mas por esse preço vou por um novo utilizando so meu suporte e mangueiras. Pretendo utiliza-lo na minha cabine dupla.
Jpx97 Bahia

Dimasi
24/02/2013, 19:38
Quantos BTUs tem esse ar-condicionado vendido pela Crestana, Anderson JPX?

Essa caixa é de 15.000. com esse kit, vc tem que correr atrás do suporte e polia e tb tem que ver qual é o compressor. Se não me engano o que serve p/ Band é o 6P

dudu83
24/02/2013, 21:14
Essa caixa é de 15.000. com esse kit, vc tem que correr atrás do suporte e polia e tb tem que ver qual é o compressor. Se não me engano o que serve p/ Band é o 6P

o original é 10p o 6p é um modelo generico..

meu Torneiro fabrica o suporte pro 14b se alguem precisar ele cobra R$350,00

jpx, o suporte original do 14b é ruim da muito problema, sem falar que o compressor 10p custa o dobro do 6p..

dudu83
26/02/2013, 23:47
397665397666

Quando comecei a reforma acabei retirando a fiação do ventilador, hoje refiz o chicote, coloquei 1 rele pro ventilador e outro pro a/c , nao instalei o termostato nem a resistenci ado ventilador eles sempre trabalharam na velocidade maxima...

hercilio.neto
27/02/2013, 20:35
397665397666

Quando comecei a reforma acabei retirando a fiação do ventilador, hoje refiz o chicote, coloquei 1 rele pro ventilador e outro pro a/c , nao instalei o termostato nem a resistenci ado ventilador eles sempre trabalharam na velocidade maxima...

Dudu, desculpe-me, não entendi.

Voce colocou a caixa evaporadora dentro do ar-forçado?
Os botões deslizantes foram substituídos por botões giratórios como fez essa substituição?
O ventilador pode ser usado o original (aquele que fica no cofre)?
Ficou compatível com o espaço sob o painel?
Seria possível manter os controles deslizantes para direcionar o ar para o parabrisa?
Você tem fotos mais detalhadas da adaptação?

Abraço

dudu83
27/02/2013, 21:36
Dudu, desculpe-me, não entendi.

Voce colocou a caixa evaporadora dentro do ar-forçado?
Os botões deslizantes foram substituídos por botões giratórios como fez essa substituição?
O ventilador pode ser usado o original (aquele que fica no cofre)?
Ficou compatível com o espaço sob o painel?
Seria possível manter os controles deslizantes para direcionar o ar para o parabrisa?
Você tem fotos mais detalhadas da adaptação?

Abraço

não, os botoes deslizantes foram retirados, utilizei o espaço para colocar um botão para acionar o ventilador e outro para acionar o a/c pois utilizei todos os lugares no painel para outros comandos.

sim o ventilador é aquele que fica no cofre, revestido de material refletivo (esta na foto)..

a "serpentina" ficou dentro de uma caixa qu efiz de fibra embaixo do porta luvas

seria possível manter os controles deslizantes mas não acho necesario, a mangueira da ventilaçao do para brisas retirei e tampei o buraco entre o quadro de para brisas e o caixote para nao entrar agua, nos pes acho inutil.. o ar condicionado ligado ja desenbaça os vidros..

amanha posto mais fotos..

maikpenner
28/02/2013, 09:06
Dudu, quantos BTUS tem essa serpentina na caixa?

Aqui em Curitiba dois amigos instalaram esse sistema, da mesma forma, existe um kit pronto pra comprar, mas em dias extremamente quentes não gela muito. Um deles havia instalado esse sistema com uma serpentina (caixa evaporadora) de 10.000 BTUS. Ficou fraco.
Da serpentina até as saídas de ar, perde-se calor, ou melhor ganha-se calor. Resumindo, o ar acaba esquentando até chegar nas saídas de ar. Como esse sistema sempre puxa ar renovado de fora do carro, ele acaba não dando conta de gelar em dias muito quentes. Em dias de temperatura amena, funciona bem, mas quando o bicho pega, não gela o suficiente.

Um dos meus amigos se enfezou, arrancou todo sistema original e instalou uma nova caixa evaporadora (15.000 BTUS) que trabalha somente com o ar interno da cabine, ou seja, gela mais rápido. Agora fica trincando a Band dele, mas ele perdeu o ar do parabrisa.

Depois de tudo instalado e de andar em dias acima de 35ºC, nos diga qual o resultado.
Valeu, abraços
Maik

dudu83
28/02/2013, 13:40
Dudu, quantos BTUS tem essa serpentina na caixa?

Aqui em Curitiba dois amigos instalaram esse sistema, da mesma forma, existe um kit pronto pra comprar, mas em dias extremamente quentes não gela muito. Um deles havia instalado esse sistema com uma serpentina (caixa evaporadora) de 10.000 BTUS. Ficou fraco.
Da serpentina até as saídas de ar, perde-se calor, ou melhor ganha-se calor. Resumindo, o ar acaba esquentando até chegar nas saídas de ar. Como esse sistema sempre puxa ar renovado de fora do carro, ele acaba não dando conta de gelar em dias muito quentes. Em dias de temperatura amena, funciona bem, mas quando o bicho pega, não gela o suficiente.

Um dos meus amigos se enfezou, arrancou todo sistema original e instalou uma nova caixa evaporadora (15.000 BTUS) que trabalha somente com o ar interno da cabine, ou seja, gela mais rápido. Agora fica trincando a Band dele, mas ele perdeu o ar do parabrisa.

Depois de tudo instalado e de andar em dias acima de 35ºC, nos diga qual o resultado.
Valeu, abraços
Maik

A sucçao do ventilador foi isolada para so recicurcular ar interno, a serpentina foi retirada de uma caixa evaporadora universal deve ser de 15 btus, a caixa que fiz de fibra foi toda revestida de material refletivo internamente e externamente..

logo trago mais informaçoes..

dudu83
27/03/2013, 18:35
402925402926

tai so falta ligar a mangueira ao sistema original...

hercilio.neto
27/03/2013, 23:23
Dudu,
Tem fotos da caixa evaporadora antes da montagem?
Como prendeu a caixa?
Como é a interligação da caixa evaporadora com o ar forçado?
Voce isolou a captação de ar externa... Por onde é captado o ar?

Estamos aguardando os testes. Creio que aí em Rondônia ainda esteja fazendo calor. Aqui em SP o tempo já refrescou.

dudu83
28/03/2013, 10:26
Dudu,
Tem fotos da caixa evaporadora antes da montagem?
Como prendeu a caixa?
Como é a interligação da caixa evaporadora com o ar forçado?
Voce isolou a captação de ar externa... Por onde é captado o ar?

Estamos aguardando os testes. Creio que aí em Rondônia ainda esteja fazendo calor. Aqui em SP o tempo já refrescou.

1 utilizei a travessa que vei junto a caixa universal é tipu um "u"...

2 fiz um duto utilizando um tecido grosso ..

3 embaixo do ventilador fica uma camara que " puxa" o ar, existe uma portinhola que ao ser acionada o ar é succionado de fora do carro ou de dentro eu colei essa portinhola fazendo com que a captaçao fique sempre de dentro do veiculo...

4 aqui é calor o ano todo metade é calor com chuva na outra metade é calor com poeira...

hercilio.neto
30/03/2013, 21:38
E aí Dudu.
Tá aprovado?

dudu83
31/03/2013, 13:30
E aí Dudu.
Tá aprovado?

esses dias tava instalando o freio de stacionamento a disco, ainda não deu tempo de botar gas...

Gugu-Mairipa
01/04/2013, 12:52
To só aguardando o resultado.... Dai irei instalar o A/C nas minhas Bandes

caseiro
11/04/2013, 18:46
Alguém sabe onde posso comprar, ou alguem tem fotos do suporte compressor p/Band. com motor om364.
Sera que cabe embaixo das baterias, lado direito do motor?

Caseiro
Band 93

valmirjunior
20/06/2013, 09:33
Suporte do compressor para o 1113, acho que serve

KIT COMPRESSOR CAMINHÃO MERCEDEZ BENS 1113 / 1313 - Densul Refrigeração (http://www.densul.com.br/produto/exibir/1351,kit-compressor-caminhao-mercedez-bens-1113-1313)

hercilio.neto
20/06/2013, 18:53
Suporte do compressor para o 1113, acho que serve

KIT COMPRESSOR CAMINHÃO MERCEDEZ BENS 1113 / 1313 - Densul Refrigeração (http://www.densul.com.br/produto/exibir/1351,kit-compressor-caminhao-mercedez-bens-1113-1313)

Nossa!!
R$ 420,00 só o suporte?

valmirjunior
20/06/2013, 19:24
Tambem achei salgado o preço, mas serve de modelo para um bom serralheiro fazer uma para quem precisa (e por um preço mais adequado).

dudu83
20/06/2013, 23:52
seralheiro nao da conta de fazer nao tem que ser torneiro mesmo...

hercilio.neto
21/06/2013, 00:31
Justamente as peças que eu já tenho, são o compressor e o suporte. he he.

marciorank@gmail.com
21/06/2013, 12:59
Justamente as peças que eu já tenho, são o compressor e o suporte. he he.
uma pergunta Hercilio
a correia para tocar o ar vai ligada junto a bomba dagua?

Denise Ávila
09/03/2014, 20:59
Olá pessoal,

Esses dias observei a Band do Bruno (mecamaniaco) aqui do fórum, ela possui Ar Condicionado, e usa o conjunto da ventilação forçada original como caixa evaporadora. Ou seja, ele pode enviar o ar gelado para os pés, parabrisa ou para as saídas normais no centro do painel.
Agora vem a pergunta, esse sistema foi adaptado ou é original? Pergunto, pois até hoje foi a única Band que observei com esse sistema. Todas Bandeirante que eu vi até hoje, mesmo com o ar condicionado original de fábrica, vinham com o tradicional "gela saco", a caixa evaporadora embaixo do porta luvas, sem a opção de enviar o ar para o parabrisa e com a ventilação forçada central.
O que me dizem? mais alguém tem o AC na ventilação forçada original?
Bruno, se puder, poste uma foto do seu sistema...
Abraços
Maik

Olá pessoal!
Li todo o tópico e preciso que me tirem algumas dúvidas. Minha LOBA tem AC e ventilação forçada, tudo de fábrica e funcionando. Gostei da adaptação do Bruno e li todo o tópico para tentar entender o esquema. O Dudu fez algo parecido mas deixou apenas a saída frontal da ventilação forçada como única saída do ar condicionado (foto 3).
O que eu queria fazer era uma espécie de interligação entre a evaporadora do AC e a ventilação forçada ficando com mais opções de saídas do ar condicionado (para brisa, pés, frontal da evaporadora e frontal do AC).
Tô viajando ou será que é possível?
Abraços,
Denise

Ardidas///
09/03/2014, 21:12
Seu sistema de fábrica, apesar de você buscar alterá-lo, ele gela bem para 4 pessoas em viagem? Sabe me dizer?

Olá pessoal!
Li todo o tópico e preciso que me tirem algumas dúvidas. Minha LOBA tem AC e ventilação forçada, tudo de fábrica e funcionando. Gostei da adaptação do Bruno e li todo o tópico para tentar entender o esquema. O Dudu fez algo parecido mas deixou apenas a saída frontal da ventilação forçada como única saída do ar condicionado (foto 3).
O que eu queria fazer era uma espécie de interligação entre a evaporadora do AC e a ventilação forçada ficando com mais opções de saídas do ar condicionado (para brisa, pés, frontal da evaporadora e frontal do AC).
Abraços,
Denise

dudu83
09/03/2014, 21:34
Olá pessoal!
Abraços,
Denise

original é a melhor opcao, mes passado coloquei uma pelicula mais escura nos vidros e melhorou bastante a refrigeracao...

Denise Ávila
09/03/2014, 21:44
Oi Ardidas!
Tenho minha LOBA há menos de 1 mês e ainda não conheço o potencial do AC do 14B numa viagem. Antes tinha uma 80 motor OM 314. O antigo dono diz que é uma geladeira, a única queixa dele é a mesma de todos, o fato de ficar em cima do carona, mas ele resolvia redirecionando as aletas. Por isso minha intenção de alteração para se ter mais opções de saídas. Já já algum colega que tenha mias experiência vai poder responder para você.
Abraços,
Denise

Ardidas///
09/03/2014, 22:21
O ar direto na pessoa é desconforto na certa.

Oi Ardidas!
Tenho minha LOBA há menos de 1 mês e ainda não conheço o potencial do AC do 14B numa viagem. Antes tinha uma 80 motor OM 314. O antigo dono diz que é uma geladeira, a única queixa dele é a mesma de todos, o fato de ficar em cima do carona, mas ele resolvia redirecionando as aletas. Por isso minha intenção de alteração para se ter mais opções de saídas. Já já algum colega que tenha mias experiência vai poder responder para você.
Abraços,
Denise

Dimasi
10/03/2014, 11:50
Denise,
A Band do Bruno agora é a minha. Vc pode vir ver a adaptação. Quanto ao ar, ele funciona bem com apenas uma pessoa e temperatura externa até uns 35 graus, acima disso não dá vazão. Com duas pessoas fica prejudicado pq são só duas saídas de ar pequenas e quando divide o fluxo fica ruim. outro ponto negativo é que o ar bate na mão esquerda que fica gelada. a vantagem é que mantem o visual original, limpo, vc pode ter ar externo ou recircular, e dá para direcionar. Para ter ar gelando mesmo, só utilizando uma caixa com 5 ou 6 saidas tipo essa Caixa Evaporadora Para Van Sprinter Kombi 5 Difusores - R$ 788,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-540587362-caixa-evaporadora-para-van-sprinter-kombi-5-difusores-_JM). Só que ela ocupa toda a parte de baixo do painel. Na minha antiga tinha uma caixa com 6 bocas e podia estar 50 graus que dentro ficava gelado, mas para instalar tive que entortar as alavancas do câmbio e reduzida.
,

Denise Ávila
10/03/2014, 13:28
Oi Fabiano!
Então quando for levar a LOBA para vc vê-la, dou uma olhada na sua e a gente troca figurinha sobre isso e outras tantas, tá bom? Vou levar uma pequena listinha rs rs rs rs.
Brigadão,
Denise

Dimasi
10/03/2014, 19:52
Tá certo. Toyoteiro (a) quando se encontram é troca de figurinha na certa.

dalmo cruz torres
11/03/2014, 18:05
Pesoal, o suporte do compressor para o motor 14b, alguém tem o modelo. E qual compressor pode ser usado?

dudu83
11/03/2014, 23:35
Pesoal, o suporte do compressor para o motor 14b, alguém tem o modelo. E qual compressor pode ser usado?

denso 6p ou sandem ..

hercilio.neto
30/10/2014, 00:11
402925402926

tai so falta ligar a mangueira ao sistema original...

Dudu,
Eu tô copiando a sua ideia.
Hoje recebi a caixa evaporadora, é esse modelo aqui de 15000 btu:

482145

Vem com essa outra frente com saídas para 4 dutos e é essa que quero usar. Duas para o ar forçado e as outras duas para os defletores que ficarão nas extremidades do painel.

Ainda não deu tempo de estudar, mas o tamanho da caixa sem os ventiladores é bem compacto. Acho que ficará bem acomodada embaixo do porta luva.

Vou tentar retirar os ventiladores de forma que possa aproveitar a caixa, apenas refazendo a parte de trás e encaixando na abertura do ventilador original do jipe. Mas fiquei com dúvidas sobre as conexões da serpentina que ficam salientes para trás da caixa. Essas conexões podem atravessar a parede corta-fogo?

482147

Os botões que vieram na caixa evaporadora, pretendo colocar no painel e manter as funções dos botões deslizantes do ar-forçado.

O suporte do compressor já está vindo. Fiz com o Beto, o mesmo que fez o suporte do jipe do Nirlei.

CARLOS SIQUEIRA
30/10/2014, 00:51
Hercílio, quando instalei este modelo, mas sem o difusor, sob o painel do "Mulo" (Engesa), o responsável pelo serviço, furou a parede corta-fogo, e passou as mangueiras. No seu caso, em que ela ficará recuada, a limitação será a carcaça da ventuinha, acredito, que terá espaço suficiente, para que elas passem. Vou ver se posto umas fotos ilustrativas.

[]'s

hercilio.neto
30/10/2014, 10:39
Hercílio, quando instalei este modelo, mas sem o difusor, sob o painel do "Mulo" (Engesa), o responsável pelo serviço, furou a parede corta-fogo, e passou as mangueiras. No seu caso, em que ela ficará recuada, a limitação será a carcaça da ventuinha, acredito, que terá espaço suficiente, para que elas passem. Vou ver se posto umas fotos ilustrativas.

[]'s
Olá Carlos,
Acompanhei a reforma do Mulo, lembro de quando voce instalou o AC. Engesão show de bola.

Também pensei nisso, os conectores ficam justamente no mesmo lado que fica o ventilador original e possivelmente concorrerá pelo mesmo espaço.
Neste caso, a solução seria (será que é possível?) inverter a serpentina colocando de cabeça para baixo, para que as conexões fiquem no lado esquerdo da caixa.
Eu gosto de planejar bem o serviço antes de começar, e assim tentar minimizar os possíveis imprevistos, por isso preciso estudar mais sobre instalação de AC.
Quando puder, poste fotos da sua instalação. Obrigado pela ajuda.

CARLOS SIQUEIRA
11/11/2014, 10:37
Hercílio, como prometido, fotos.

hercilio.neto
12/11/2014, 22:45
Hercílio, como prometido, fotos.

Entendi como foi colocado no Mulo.
O conectores ficam no habitáculo e as mangueiras atravessam a parede corta fogo.

No Imortal para aproveitar o espaço abaixo do painel, quero que as ponteiras atravessem a parede corta fogo e os conectores fiquem no cofre, com a caixa ligada diretamente na abertura do ventilador da parede corta fogo.

Retirando a ventoinha que vem na caixa evaporadora e invertendo o lado dos conectores, pretendo chegar mais ou menos no esquema abaixo:

483609
Carlos, valeu pelas fotos.
Espero que dê certo.

Werner Wollmann
13/11/2014, 13:17
Boa Tarde a todos!!!
Para as pessoas que estão querendo colocar uma caixa evaporadora atrás do painel assim como eu, com difusores separados da caixa, diferentes dessas caixas que o pessoal coloca embaixo do painel, que eu acho beeeemmm esquito, acabei de receber por e-mail esse sobre painel interessante para Bandeirante com difusores de ar.
Acho que seria uma boa opção para "soprar" para o para-brisas...
Seguem algumas fotos do sobre painel...

Pensei seriamente em utilizar as minhas três saídas do painel e essas três do sobre painel, só estou com dificuldades em encontrar um bom ventilador que caiba atrás do painel com evaporadora e tal...

hercilio.neto
13/11/2014, 21:47
Werner,
O espaço embaixo do painel é muito limitado.
O único espaço disponível é aquele mesmo, logo abaixo do fundo do porta luvas.
Para usar uma evaporadora inteira (com a ventoinha acoplada), a peça ficará bem saliente, não ficará legal.

Por isso estou disposto a fazer como o Dudu.
Ele desmontou a caixa evaporadora e fez uma carcaça nova de fibra de vidro e interligou os dutos à ventilação forçada original.
Desativou os controles ventilação forçada - uma espécie de ligação direta para que o ar saia pelos difusores originais, que são melhores posicionados do que o sistema gela-saco.
O ar virá da ventoinha original que fica no cofre do motor e que capta ar de fora ou de dentro do carro.
O que farei diferente é retirar a ventoinha e tentar aproveitar a mesma caixa. Também quero manter todas as funcionalidades da ventilação forçada original (ar de fora, ar de dentro, painel, parabrisa, pés e ar quente) além dos controles do ar condicionado (ventilador e temperatura)

Para colocar os novos difusores no painel e ajeitar as mangueiras corrugadas também vai dar trabalho, vale lembrar que o porta luvas já é parcialmente "invadido" pela mangueira do duto que vai para o difusor do parabrisa e as hastes da tampa têm que ficar livre para abrir e fechar.

Tem que planejar bem para aproveitar cada espaço disponível.
Um sobre-painel que já contasse com os difusores nas extremidades seria uma ótima solução pois deixaria o painel mais clean.

LEONELO FORTINI
14/11/2014, 00:02
Werner,
O espaço embaixo do painel é muito limitado.
O único espaço disponível é aquele mesmo, logo abaixo do fundo do porta luvas.
Para usar uma evaporadora inteira (com a ventoinha acoplada), a peça ficará bem saliente, não ficará legal.

Por isso estou disposto a fazer como o Dudu.
Ele desmontou a caixa evaporadora e fez uma carcaça nova de fibra de vidro e interligou os dutos à ventilação forçada original.
Desativou os controles ventilação forçada - uma espécie de ligação direta para que o ar saia pelos difusores originais, que são melhores posicionados do que o sistema gela-saco.
O ar virá da ventoinha original que fica no cofre do motor e que capta ar de fora ou de dentro do carro.
O que farei diferente é retirar a ventoinha e tentar aproveitar a mesma caixa. Também quero manter todas as funcionalidades da ventilação forçada original (ar de fora, ar de dentro, painel, parabrisa, pés e ar quente) além dos controles do ar condicionado (ventilador e temperatura)

Para colocar os novos difusores no painel e ajeitar as mangueiras corrugadas também vai dar trabalho, vale lembrar que o porta luvas já é parcialmente "invadido" pela mangueira do duto que vai para o difusor do parabrisa e as hastes da tampa têm que ficar livre para abrir e fechar.

Tem que planejar bem para aproveitar cada espaço disponível.
Um sobre-painel que já contasse com os difusores nas extremidades seria uma ótima solução pois deixaria o painel mais clean.

Boa noite Hercílio,

Venho acompanhando esta discussão sobre a instalação do AC nas Bands, tendo em vista que pretendo instalar o AC na minha Band, porém, quero acompanhar a instalação na sua Band.

Presto atenção nas suas postagens e quando estiver em funcionamento o AC no seu carro e vc postando passo a passo, comprarei o Kit que vc utilizou e como vc fez a instalação.

Pergunta-se: O que mais chamou a atenção é como instalar o AC, aproveitando a ventilação forçada, que é original?
Será que serviria como base, a Band vinda com AC de fábrica?

Forte abraço- Leonelo

hercilio.neto
14/11/2014, 00:58
Boa noite Hercílio,

Pergunta-se: O que mais chamou a atenção é como instalar o AC, aproveitando a ventilação forçada, que é original?
Será que serviria como base, a Band vinda com AC de fábrica?

Forte abraço- Leonelo
Leonelo,
O ar condicionado que vinha opcional na Band é um gela-saco Nippon Denso que tem ventoinha própria e difusores na própria caixa. Enfim, uma caixa evaporadora universal de excelente qualidade.
É totalmente independente do sistema de ar-forçado, inclusive os botões de controle do ar condicionado ficam instalados em um painelzinho a parte.

No ar forçado a ventoinha fica dentro do cofre do motor e o ar é canalizado por uma peça rígida até a caixa de difusores com controles deslizantes, que pode desviar o fluxo para o parabrisa, para os pés ou para os difusores centrais.

O que eu quero é que tudo funcione em um sistema só, cm a caixa evaporadora entre a ventoinha e a caixa da ventilação forçada. O que terá a mais, serão os difusores nas extremidades do painel.

A coisa tá meio devagar aqui, não tenho tido tempo para trabalhar na ideia.
Por enquanto eu tenho o suporte, o compressor e a caixa evaporadora (que preciso adaptar). Além disso preciso desmontar o ar forçado e dar uma geral.

Werner Wollmann
14/11/2014, 15:02
Hercílio,

Eu tinha no meu carro a caixa evaporador da foto abaixo, nunca vi modelo nenhum igual a esse, tem uma inscrição dizendo Climauto e o endereço da Rua Bela aqui no Rio. Meu carro não tem ar forçado.

Coloquei o ar pra funcionar algumas vezes com essa configuração, compressor seis orelhas e essa caixa evaporadora, mas nunca deu vazão suficiente, até pq a instalação era bemmm muquirana com abraçadeiras nas tubulações e etc.

Essa caixa ficava exatamente onde é o porta-luvas... cortaram toda estrutura atrás do porta-luvas e adaptaram essa caixa la... não sei nem como é o porta luva da Band, pq o meu so tem a portinha de enfeite... ;)

Quero usar esse espaço para criar uma caixa evaporadora ali... mas com sistema diferente da minha pq o ventilador fazia sucção na evaporadora, jogando o ar frio e úmido em cima do motor o que na minha concepção não é bom pra vida útil dos rolamentos e o para próprio motor... os modelos atuais como dessa caixa universal o vento é soprado através da evaporador e não sugado... mas se apenas colocar o ventilador abaixo da evaporadora exatamente como era a minha a água da condensação vai cair em cima do ventilador. De lambuja queria colocar um filtro de ar de cabine... só não sei se vai caber... ehehehehe

Além disso pesquisei alguns eletroventiladores mas ta difícil de achar...vi esse modelo da SPAL http://www.spalbrasil.com.br/pdfs/evaporadores_simples_12V/001-A53-03S.pdf e esse da IMOBRAS http://www.imobras.ind.br/site/por/admin/arquivos/2de1f12708b1dbf3b369de557b1d12c5.pdf

O problema é encontrar esses produtos aqui no Brasil... e quando vc fala que é pra adaptação... ferrou... ninguém da bola...

Enfim... vamos continuar nossa saga para refrescar o nosso forninho... ;)

adauto
18/02/2015, 09:06
ola
os amigos sabem me dizer quanto vale um kit de AC usado, original da band?
encontrei um para venda e gostaria de saber a opiniao dos amigos a respeito e se ele dá pra por na band com motor MB314
vou ver se consigo postar uma foto do mesmo.
e tambem saber de vcs que ja tem o AC , qual o valor medio pra fazer a instalaçao?

Kraken_DAGG
18/02/2015, 10:19
Hercílio,

Eu tinha no meu carro a caixa evaporador da foto abaixo, nunca vi modelo nenhum igual a esse, tem uma inscrição dizendo Climauto e o endereço da Rua Bela aqui no Rio. Meu carro não tem ar forçado.

Coloquei o ar pra funcionar algumas vezes com essa configuração, compressor seis orelhas e essa caixa evaporadora, mas nunca deu vazão suficiente, até pq a instalação era bemmm muquirana com abraçadeiras nas tubulações e etc.

Essa caixa ficava exatamente onde é o porta-luvas... cortaram toda estrutura atrás do porta-luvas e adaptaram essa caixa la... não sei nem como é o porta luva da Band, pq o meu so tem a portinha de enfeite... ;)

Quero usar esse espaço para criar uma caixa evaporadora ali... mas com sistema diferente da minha pq o ventilador fazia sucção na evaporadora, jogando o ar frio e úmido em cima do motor o que na minha concepção não é bom pra vida útil dos rolamentos e o para próprio motor... os modelos atuais como dessa caixa universal o vento é soprado através da evaporador e não sugado... mas se apenas colocar o ventilador abaixo da evaporadora exatamente como era a minha a água da condensação vai cair em cima do ventilador. De lambuja queria colocar um filtro de ar de cabine... só não sei se vai caber... ehehehehe

Além disso pesquisei alguns eletroventiladores mas ta difícil de achar...vi esse modelo da SPAL http://www.spalbrasil.com.br/pdfs/evaporadores_simples_12V/001-A53-03S.pdf e esse da IMOBRAS http://www.imobras.ind.br/site/por/admin/arquivos/2de1f12708b1dbf3b369de557b1d12c5.pdf

O problema é encontrar esses produtos aqui no Brasil... e quando vc fala que é pra adaptação... ferrou... ninguém da bola...

Enfim... vamos continuar nossa saga para refrescar o nosso forninho... ;)

Werner,

Bom dia!

O A/C que veio de fabrica no meu toyota era o padraozão ("gela saco") que ficava do montado abaixo do porta luvas. Sinceramente nunca deu vazão, o co-piloto ficava com frio e as pessoas no banco de trás no calor.

Como a minha é curta, não tinha espaço para colocar uma outra caixa evaporador no teto atras (como algumas bands longa podem), arrumei aqui no RJ uma empresa que instalou uma segunda caixa evaporado de fiesta entre os bancos dianteiros direcionado para trás. Não tenho mais qq problema com calor.

Se eu puder te ajudar com mais alguma coisa, posso tirar fotos e te encaminhar...

Sds

Antonio...

hercilio.neto
18/02/2015, 23:07
Werner,

Bom dia!

O A/C que veio de fabrica no meu toyota era o padraozão ("gela saco") que ficava do montado abaixo do porta luvas. Sinceramente nunca deu vazão, o co-piloto ficava com frio e as pessoas no banco de trás no calor.

Como a minha é curta, não tinha espaço para colocar uma outra caixa evaporador no teto atras (como algumas bands longa podem), arrumei aqui no RJ uma empresa que instalou uma segunda caixa evaporado de fiesta entre os bancos dianteiros direcionado para trás. Não tenho mais qq problema com calor.

Se eu puder te ajudar com mais alguma coisa, posso tirar fotos e te encaminhar...

Sds

Antonio...
Por favor Antonio,
poste fotos dessa segunda caixa evaporadora.

Sergio c
19/02/2015, 09:45
ola
os amigos sabem me dizer quanto vale um kit de AC usado, original da band?
encontrei um para venda e gostaria de saber a opiniao dos amigos a respeito e se ele dá pra por na band com motor MB314
vou ver se consigo postar uma foto do mesmo.
e tambem saber de vcs que ja tem o AC , qual o valor medio pra fazer a instalaçao?
Não entendo muito de AC, mas o que aparece nas fotos deve valer no mínimo uns 1.500,00 Reais.

Julio Militão
19/02/2015, 16:23
Werner,

Bom dia!

Sds

Antonio...

Isso mesmo Antonio, mostra as fotos, por favor.

Um abraço

Kraken_DAGG
19/02/2015, 22:55
Isso mesmo Antonio, mostra as fotos, por favor.

Um abraço

Por favor olhem a ideia, não o acabamento...pq este, estou a mais de 4 anos para terminar.. tenho até umas ideias legais mas, botar em prática é que são eles.. rsrs.....

Aqui vai..

Padrão fábrica..
493220

Caixa adicional (faltando acabamento) que dentro de 1 mês vai ficar pronta (espero).

493221

COloquei comando independentes de velocidade de ventilador e termostato em cado um deles. Compressor original. O condensador não.. é um pouco maior... mas não sei qual carro.. me fixei à área...

Julio Militão
19/02/2015, 23:36
Kraken,

Esta segunda caixa já está entre os bancos mesmo? Na foto não deu para ver direito.

Um abraço

hercilio.neto
19/02/2015, 23:40
Gostei da ideia da segunda caixa.

Kraken_DAGG
20/02/2015, 05:58
Kraken,

Esta segunda caixa já está entre os bancos mesmo? Na foto não deu para ver direito.

Um abraço

vou tirar mais algumas e envio mais tarde...

Mclopes
06/03/2015, 00:47
Boa noite pessoal, estou um um conjunto da caixa de ventilação forçada completo para vender.
Segue as fotos em anexo.
494539494540494541494542494543

Tudo por R$400,00.
Frete por conta do comprador.

CONTATO:
22 99209-2959 - Claro
22 98821-0845 - Oi (WhatsApp)

Boa sorte a todos nas adaptações. rs :)

Pacheco-T93L
23/12/2016, 13:28
Boa tarde amigo mecamaniaco, quando comprei a minha (Band 93 - Longa), ela esta com esse quite interno de ventilação, mas não tem nada no lado do motor. O antigo dono não sabe dizer se tinha ar condicionado ou não..
Minha dúvida é quanto ao evaporador, ele tem alguma parte externa adicional, tipo o da f1000 antiga?

JPEDROSA2
23/12/2016, 22:15
Caros amigos, Boa noite!

O AR CONDICIONADO da minha BAND/81, curta, gela saco, está instalado centralizado, embaixo do painel. O câmbio de cinco marchas não deixa a alavanca encostar na caixa evaporadora. É excelente e aguenta com louvor o calor carioca, na velocidade mínima. O fato curioso é que o nome colado na caixa evaporadora é EATON. Procede esta informação/marca ou é "caô" do antigo dono?

FELIZ NATAL A TODOS!!!!

541048

dudu83
23/12/2016, 22:33
Caros amigos, Boa noite!

O AR CONDICIONADO da minha BAND/81, curta, gela saco, está instalado centralizado, embaixo do painel. O câmbio de cinco marchas não deixa a alavanca encostar na caixa evaporadora. É excelente e aguenta com louvor o calor carioca, na velocidade mínima. O fato curioso é que o nome colado na caixa evaporadora é EATON. Procede esta informação/marca ou é "caô" do antigo dono?

FELIZ NATAL A TODOS!!!!

541048
eaton e uma marca relativamente nova, essa caixa me parece ser bem antiguuinha, se parece com as springer veiculares

JPEDROSA2
23/12/2016, 22:46
eaton e uma marca relativamente nova, essa caixa me parece ser bem antiguuinha, se parece com as springer veiculares

Valeu,Dudu83!

Eu queria saber mesmo é se o AR é original ou foi adaptado. Funciona muito bem e foi o que conquistou a "radiopatroa" (ficou furiosa quando comprei a BAND! Agora, só quer andar nela, quando está muito calor!!!).

Abraços,
João

Dimasi
25/12/2016, 13:36
Esse não é original. O original fica embaixo do porta luvas. Essa posição é bem melhor que a original. A alavanca de marcha foi "entortada" para não bater nela.

hercilio.neto
25/12/2016, 19:00
A evaporadora original da Band é a Nipodenso que vinha instalada embaixo do porta luvas.

A Eaton fabricou evaporadoras para alguns modelos nos anos 70 e 80. Fabricava também, caixas de ar quente.
Tinha vários modelos, inclusive com controle deslizante.
Acredito que a sua evaporadora seja autêntica sim.

JPEDROSA2
25/12/2016, 22:12
A evaporadora original da Band é a Nipodenso que vinha instalada embaixo do porta luvas.

A Eaton fabricou evaporadoras para alguns modelos nos anos 70 e 80. Fabricava também, caixas de ar quente.

É isso aí, caro Hercílio. A minha evaporadora é com controle deslizante.

Valeu,
João/Saquarema

dudu83
25/12/2016, 23:25

tinha esquecido disso, inclusive acho que a sandem absorveu essa divisao da eaton

rodrigoslr
17/05/2020, 18:40
Hercilio, boa noite!

Estou restaurando meu jipe curto nos últimos dois anos e estou na etapa do sistema de ar condicionado, apesar do tópico ser antigo, as informações são sempre de grande ajuda e ficando aqui registradas ajudarão muitas pessoas.

Eu já instalei compressor e condensador, possuo a caixa original da Nippodenso, contudo, não pretendo usá-la, devido a má distribuição do ar. Achei muito interessante a ideia sobre aproveitar o sistema central de ar já existente, mas li alguns relatos que essa adaptação não atendeu muito bem, devido a distribuição de ar ficar restrita aos dois difusores centrais, não sendo suficiente para resfriar todo o jipe.

Gostaria de saber se você concluiu a instalação do ar conforme você estava planejando e como ficou.

Obrigado

rodrigoslr
17/05/2020, 18:41
Dudu,
Eu tô copiando a sua ideia.
Hoje recebi a caixa evaporadora, é esse modelo aqui de 15000 btu:

482145

Vem com essa outra frente com saídas para 4 dutos e é essa que quero usar. Duas para o ar forçado e as outras duas para os defletores que ficarão nas extremidades do painel.

Ainda não deu tempo de estudar, mas o tamanho da caixa sem os ventiladores é bem compacto. Acho que ficará bem acomodada embaixo do porta luva.

Vou tentar retirar os ventiladores de forma que possa aproveitar a caixa, apenas refazendo a parte de trás e encaixando na abertura do ventilador original do jipe. Mas fiquei com dúvidas sobre as conexões da serpentina que ficam salientes para trás da caixa. Essas conexões podem atravessar a parede corta-fogo?

482147

Os botões que vieram na caixa evaporadora, pretendo colocar no painel e manter as funções dos botões deslizantes do ar-forçado.

O suporte do compressor já está vindo. Fiz com o Beto, o mesmo que fez o suporte do jipe do Nirlei.

Hercilio, boa noite!

Estou restaurando meu jipe curto nos últimos dois anos e estou na etapa do sistema de ar condicionado, apesar do tópico ser antigo, as informações são sempre de grande ajuda e ficando aqui registradas ajudarão muitas pessoas.

Eu já instalei compressor e condensador, possuo a caixa original da Nippodenso, contudo, não pretendo usá-la, devido a má distribuição do ar. Achei muito interessante a ideia sobre aproveitar o sistema central de ar já existente, mas li alguns relatos que essa adaptação não atendeu muito bem, devido a distribuição de ar ficar restrita aos dois difusores centrais, não sendo suficiente para resfriar todo o jipe.

Gostaria de saber se você concluiu a instalação do ar conforme você estava planejando e como ficou.

Obrigado