Ver Versão Completa : Perda de potência X Diesel S50
Prezado Walter ... obrigado pelo excelente esclarecimento ... Abs.
Edintruder
02/12/2015, 13:33
Enassor, vou rever a minha assinatura. Mas tem coisas que não tem explicação lógica e uma delas é incutir pessoas ao erro. Me revolta ver pessoas que fazem isso sem o menor pudor e sem nenhum tipo de remorso...
Walter, realmente o sistema de bloqueio da EGR foi um dos primeiros "ajustes" feitos pelos proprietários que conhecem mecânica justamente pelos malefícios que causam ao motor, porém no motor diesel a carbonização é uma constante, e só causa danos quando se acumulam nos anéis de segmento. Mas isso não ocorre sozinho, normalmente está associado ao uso de biodiesel "caseiro" ou de baixa qualidade. Tem muita fazenda que mistura óleo vegetal ao óleo diesel a fim de amortizar o impacto financeiro com combustível do maquinário. Nesses motores, depois de longos períodos trabalhando se formam os acúmulos nos anéis, mas mesmo assim isso só é notado num momento de retífica, pois atrapalha muito pouco num ciclo de trabalho.
Aqui em Rio Grande, a Transpetro fornece um diesel marítimo na casa dos 3,5% de enxofre, cerca de 3500ppm. Sei disso pois trabalhei com abastecimentos de navios no porto "operação de bunker", e eu batia muitos desses detalhes com os engenheiros chefes nos navios antes de iniciar a operação. O pessoal gosta muito de abastecer o "gasoil" no brasil pois sempre fica abaixo dos 5000ppm. Na Africa a margem é de 7000ppm pra mais, isso quando não bombeiam água salgada junto do diesel.
Podia ser pior, o combustível de navios, Marine Fuel ou MF, é preticamente piche, e quanto maior o número, mais grosso e poluente ele é. Tem MF180, MF380, MF580 e MF780. Esse MF basicamente é o resto do petróleo refinado antes do piche para asfalto, e ele é diluído em um solvente chamado OCLA. Navios antigos só conseguem queimar diesel e MF180, que é muito caro. Os navios novos conseguem queimar o MF780, que só consegue bombear quente, na faixa dos 45°c pra cima. Um navio bombeia por abastecimento, de 500 a 3500metro/toneladas dependendo do tamanho, destino ou espaço disponível nos tanques. Queima isso em uma viagem. Então, não será somente o S500 da minha F1000 que poluirá o mundo. Uma volta de um motor desses modernos queimando MF780 polui mais e lança mais material particulado na atmosfera do que a minha F1000 polui num ano inteiro. Os navios não "poderiam" queimar MF a menos de 10nm de distância do litoral, mas na prática isso não ocorre, pois o custo de queimar diesel é absurdamente maior, e nem mesmo a Marinha Brasileira fiscaliza, pois a própria Marinha Brasileira queima MF 180 e MF380 nos seus navios!
Então, com toda certeza não sou o vilão que pretende destruir o Meio Ambiente como afirmou o trotta.79
Pra terem uma ideia, uma vez eu estava fazendo um abastecimento no porto público, e corria óleo que ficava retido nas nossas boias de contenção. Parei a operação para verificar e vi que o óleo corria direto do cais da própria Marinha Brasileira! Os caras literalmente derramaram um tonel de 200litros na água!!!! Essa absurdo é abafado. Reportei para a petrobrás, pois se eu derramasse um litro de óleo na água EU seria preso por crime ambiental pois eu era o inspetor de segurança da operação, mas a Marinha faz o que bem entende...
O que fico triste é que chega um forista que nem mesmo me conhece, sabe o que eu faço ou sabe da minha formação e me calunia afirmando que eu não estou nem aí para o meio ambiente. Só para finalizar, tenho curso superior em gestão ambiental justamente por ter trabalhado alguns anos nesse ramo. Pra mim é uma afronta, na ordem que se ele estivesse na minha frente, acabaríamos na delegacia ou no hospital.
Edintruder
02/12/2015, 13:59
Um detalhe sobre carbonização, em motores diesel com injeção direta não tem nenhum problema. .Os problemas de funcionamento existem nos sistemas mais antigos que usavam sistema de injeção indireta e nos motores carburados aonde a mistura se fixa nas paredes porosas de "carvão" e demora muito para ligar e pode gerar detonação ou pré-ignição. Fora esses dois casos, desconheço problemas em motores diesel normais com injeção direta.
Walter da Camper
02/12/2015, 14:35
Edintruder, obrigado pelos esclarecimentos.
Conhecimento técnico consistente é coisa rara de ser divulgada nos dias de hoje.
Existem muita informação superficial, tendente a jogar a culpa de todos os problemas ambientais nas costas do cidadão comum, e muita gente lucra vendendo produtos ditos "verdes" pelos quais as pessoas pagam mais caro para aliviar o sentimento de culpa que lhes foi incutido artificialmente pela mídia.
Sergio c
02/12/2015, 14:56
Pois é Walter, e aonde vai os resíduos da maior filtragem do diesel para se tornar S10 nas refinarias, deve sobrar uma montanha???
Ai o pessoal coloca aditivos e óleo de motor para compensar a falta de lubricidade do S10, que acaba queimando também e gerando rejeitos expelidos pelo cano de escape, os quais não constam nos exames do PROCONVE?
Edintruder
02/12/2015, 15:56
Nas refinarias, nos processos de "purificação" do diesel, sobram os resíduos que são usados como matéria prima para outras linhas de derivados industriais. Nada se perde. Ao extrair o enxofre do diesel, se beneficia para produzir outros derivados que poluirão o ambiente logo ali na frente.
O que ocorre com o S-10 é um ciclo que se inicia com um impacto forte na saúde pública dos grandes centros urbanos, onerando fortemente o SUS e impactando na mão de obra, que deixa de contribuir no INSS e passa a consumir os benefícios nos quais tem direito ao ficarem doentes. no final tudo é dinheiro. O governo pouco se importa de verdade com o Meio Ambiente, se preocupa mais com os valores perdidos e lucra muito fiscalizando e multando as regras que o próprio governo impõe às empresas e população. Nenhuma lei passa no congresso se o governo ou alguém no congresso receber algum tipo de benefício direto. Os "lobbystas" estão muito a frente de todos os cidadãos comuns, apenas ajustando tudo nos bastidores do governo a fim de drenar cada vez mais o bolso de quem sustenta o país. É a tal imposição das dificuldades para vender as facilidades.
O que ocorre com os índices de poluição de São Paulo não se repete em lugar nenhum do país, mas o país inteiro sofre as mesmas sanções que os Paulistas devem suportar. Então, o S-10 deve sim ser usado, mas não imposto da forma que está sendo em locais que não tem nem mesmo 1% do grau de poluição de São Paulo.
Podemos ver o impasse do suposto buraco da camada de ozônio, que hoje a ciência põe em dúvida a sua real existência ou se trata de mero jogo de poder de mercado para vender produtos muito mais caros livres do tal CFC...
Hoje somos números, o governo trata os empresários como vagabundos e extorque tudo o que pode, não se importando se o próprio governo será o responsável pelo desemprego de muita gente. O Meio Ambiente é mais um caso desses, que virou banner de propaganda. Cadê os responsáveis pelo desastre de MG? Cadê os órgãos fiscalizadores? Cadê as empreiteiras que construíram as barragens? Cadê a pessoa que encomendou e aprovou os projetos??? Cadê o acerto das contas das obras? mas atentados terroristas da França estão em todos os jornais...
Walter da Camper
02/12/2015, 16:07
Pelo pouco que sei, o hidrotratamento que é feito para tirar o enxofre não é exatamente uma filtragem, mas um processo químico feito durante o refino. Ao que parece não é a presença do enxofre que lubrifica, mas a lubricidade é perdida junto com o enxofre por causa de tal hidrotratamento. Não sei qual é o resíduo gerado nesse processo, mas certamente existe.
Concordo que a aditivação caseira e sem critério polui o meio-ambiente. O problema é que nossas bombas injetoras foram projetadas no tempo do S5000 e o correto seria a ANP determinar à Petrobrás que oferecesse uma opção de combustível com o mesmo padrão de lubricidade, mediante aditivação criteriosa na origem. Em vez disso a ANP estabelece critérios bem inferiores* para dizer que os novos combustíveis atendem a tais critérios, obrigando os desconfiados, como eu, a fazerem aditivação caseira.
*Não me lembro os números de cabeça, mas o atual padrão da ANP para lubricidade é bem inferior aquela apresentada pelo S5000 na época em que as bombas injetoras foram projetadas.
Pois é Walter, e aonde vai os resíduos da maior filtragem do diesel para se tornar S10 nas refinarias, deve sobrar uma montanha???
Ai o pessoal coloca aditivos e óleo de motor para compensar a falta de lubricidade do S10, que acaba queimando também e gerando rejeitos expelidos pelo cano de escape, os quais não constam nos exames do PROCONVE?
... não é a presença do enxofre que lubrifica, mas a lubricidade é perdida junto com o enxofre por causa de tal hidrotratamento ...
Isso mesmo!!! ... eu também pensava que a presença de enxofre ajudava na lubricidade (vivendo e aprendendo!!!!) ... na verdade, a presença de enxofre inibe o desenvolvimento de fungos e bactérias no tanque, porém, em contrapartida, na presença de água (H20), leva à formação de ácido sulfúrico (H2SO4) o qual, acredito que, não só possa alterar a qualidade do diesel, como também seja altamente corrosivo para as partes metálicas, principalmente considerando que, não só as peças atritantes, como também os tanques da maioria dos veículos, são metálicos ... daí, para quem roda pouco, a necessidade de aditivos conservantes, que irão inibir esses processos todos ... e, quanto à lubricidade, acredito que vale, mesmo, a lógica: O S10 com biodiesel tem menos lubricidade do que o S500 com biodiesel; evidentemente, nas mesmas condições de operação, as peças sujeitas à ação do nosso S10 irão se desgastar mais precocemente do que as mesmas peças sujeitas à ação do nosso S500; portanto, também penso que quem quiser que o S10 tenha os mesmos efeitos lubrificantes do S500, S1800, etc., ou aproxime-se deles, terá que fazer uma aditivação extra, a exemplo da caseira, citada por você ... mesmo que isso possa gerar mais poluição, carbonização (no entendimento de alguns), etc. ... aí cada um, devidamente conscientizado, tem o livre arbítrio para escolher o caminho que achar mais conveniente ...
Pois é, meu caro Walter!!!! ... todo o cuidado é pouco, com esse nosso diesel, seja o S500, seja o S10, não é mesmo???!!!! ... justifica-se, com razão, toda essa discussão em cima dessa tema, e a preocupação daqueles que querem zelar pelos seus veículos movidos a diesel e, ao mesmo tempo, zelar pela natureza!!!!
Forte abraço, e continuo aprendendo com vocês.
E.T.:
Por falar em carbonização, tomei conhecimento da discussão que "rolou" no “link” abaixo ... pode até ser que não tenha correlação com o interessante e apaixonante tema em análise, porém, poderá ser útil para alguém e, por isso, gostaria de compartilhar ...
http://oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/69850-dica-hilux-defeito-que-virou-oportunidade-de-negocio#69850
http://oficinabrasil.com.br/forum/9-reparador-para-reparador/69850-dica-hilux-defeito-que-virou-oportunidade-de-negocio#70935
Edintruder
03/12/2015, 12:52
O enxofre tem moléculas polares que se aderem no metal, formando a película protetora, por isso ela tem ação lubrificante, e graças ao enxofre é que a água não se mistura ao diesel.
Se mesmo com o enxofre o diesel parado no tanque se deteriora e vira borra em poucos meses, o S-10 será um castigo para os filtros de quem roda pouco.
Olhando os relatos do fórum anexado, fico feliz em manter um veículo rústico na minha garagem, sem a eletrônica para me atrapalhar! rsrsrsrs
O enxofre tem moléculas polares que se aderem no metal, formando a película protetora, por isso ela tem ação lubrificante, e graças ao enxofre é que a água não se mistura ao diesel ...
É mesmo??? ... mais uma que aprendo ... obrigado ... forte abraço.
Se mesmo com o enxofre o diesel parado no tanque se deteriora e vira borra em poucos meses, o S-10 será um castigo para os filtros de quem roda pouco ...
Na minha opinião, muito bem abordado!!! ... Também acredito nesta tese ... se me permite acrescentar alguma coisa, também um castigo para bicos, etc. ... ou seja, S10 foi feito para ser consumido rapidinho!!!! ... Abs.
ADVOGADONLINE
04/12/2015, 08:16
Só não aprende nada quem acha que sabe tudo...
Eu como não sei nada, acompanho esse tópico atentamente, e aprendo mais a cada dia.
Obrigado, de verdade, aos amigos que vêm aqui apenas para, sem interesse algum, compartilhar conhecimento e informação.
Abraços
#S500rules
Walter da Camper
04/12/2015, 13:21
Enasor, até agora eu estava considerando a questão da carbonização como 2 problemas independentes:
1-da válvula EGR causada naturalmente pelos gases de escape;
2-do pistão e cabeçote causada pelo óleo lubrificante que alguns de nós adiciona no diesel.
Com esses links que postou, me toquei que a adição do óleo vai acelerar o processo de entupimento da EGR.
Logo, quem faz ou pretende fazer a aditivação com óleo lubrificante terá necessariamente que tamponar a EGR e, ser for <2012 terá que retirar o filtro DPF do escape. Na maioria dos casos essa retirada só é possivel com a reprogramação da central (chipagem).
Enasor, até agora eu estava considerando a questão da carbonização como 2 problemas independentes:
1-da válvula EGR causada naturalmente pelos gases de escape;
2-do pistão e cabeçote causada pelo óleo lubrificante que alguns de nós adiciona no diesel.
Com esses links que postou, me toquei que a adição do óleo vai acelerar o processo de entupimento da EGR.
Logo, quem faz ou pretende fazer a aditivação com óleo lubrificante terá necessariamente que tamponar a EGR e, ser for <2012 terá que retirar o filtro DPF do escape. Na maioria dos casos essa retirada só é possivel com a reprogramação da central (chipagem).
Pois é, meu caro Walter ... não manjo de mecânica, mas entendo que tem lógica seu raciocínio ...
Só para constar ... antes que apareçam colegas “chutando o pau da barraca” comentando que está sendo proclamado colocação de lubrificante no tanque do veículo, fechamento da EGR, remoção de filtro DPF, utilização do S500 (mais poluidor) versus S10 (menos poluidor), etc., em detrimento da boa qualidade do meio ambiente ... que fique claro: Tudo isso são medidas alternativas, que não podem ser olvidadas por quem entende do ramo, aprecia discutir o assunto e procura alternativas com a melhor das intenções ... agora, opta por uma alternativa ou outra quem quiser e achar que lhe convém!!!! ... A maioria de nós somos pessoas do bem, maiores de idade, de excelente nível técnico e/ou cultural e conscientes do bem e do mal ... estamos aqui apenas trocando ideias no campo técnico, de forma democrática, e somos livres para decidirmos, de forma consciente (avaliando a extensão e efeitos de nossos atos), sobre o que é melhor para nossos veículos, nossos bolsos e para o meio ambiente ...
Abs.
JonasTaz
05/12/2015, 20:46
Parece que vcs não conhecem o Trotta, na verdade eu também não. Quem conhece é meu filho que estuda engenharia mecânica na UFMG. O cara é foda! Muito respeitado pelos antigos colegas de faculdade que hoje dão aula por lá. Ele é assim mesmo, meio sem paciência, mas sabe muito bem o que fala. Estou sem tempo agora, mas depois passo aqui de novo para falar mais dele. Valeu.
Edintruder
06/12/2015, 23:08
Jonas, não conheço ele pessoalmente e tão pouco tenho vontade de conhecê-lo, mas posso te dizer que muita gente que só decora manual e repete fielmente todos os manuais também são respeitados por quem não está disposto a pensar ou inovar...
Aqui está cheio de profissionais assim, só sabem reproduzir os manuais ao pé da letra. Qualquer pedido diferente é uma revolução, e nunca estão dispostos a encarar justamente por demonstrarem pouca capacidade para abstração.
Passo muito por isso pois tenho o hábito de personalizar e modificar muito meus carros e motos, e sempre que preciso de peças como base para alteração, poucos vendedores estão dispostos a pensar. Isso ocorre muito com bombistas, mecânicos, torneiros, frezadores e etc. Por isso eu mesmo fabrico o máximo possível todas as minhas peças.
Trotta.79
23/12/2015, 15:00
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk................. ............
O Edintruder me ofende, respondo exatamente na mesma moeda, ele fica ofendidinho!!! Eu, não! Eu tenho que ficar caladinho aceitar tudo calado, pega a cadeira e espera...
kkkkkkkkkkkkkk..................
O dia que for me preocupar com fórum, internet e tal tô na pior!
Feliz Natal e prospero ano novo a todos, by the way minha caixa de mensagens está vazia, kkkkkkkkkk.......
Até daqui a alguns meses...
Sergio c
24/12/2015, 17:02
É isso aí pessoal, discussões, só as técnicas sobre veículos, nada de levar para o lado pessoal. Pode-se "brigar" por questões técnicas, mas depois, se vai p um bar e se toma umas geladas juntos hehehe. Um feliz natal a todos.
Edintruder
26/12/2015, 00:21
Ofendidinho? kkk Ridículo! Se a caixa de MP do Trotta está vazia é porque NINGUÉM acredita em nele ou não confia em pedir ajuda para alguém raso e obtuso.
Simples assim. Bom saber que pouca gente será prejudicada por "dicas" que contrariam estudos e fatos que o Trotta insiste em repetir.
Galera vou dar meu rolato do que ta rolando...possuo uma pajero 99 glsb e sempre abasteci com s500
de uns tempos para ca venho abastecendo com s-10 quando o preço ta bom, notei que a bomba falha nas partidas, depois que esquenta (1 ou 2 minutos) vai embora.
Hj fui trocar o oleo e os filtros o cara abriu o fiiltro de combustivel e o que tinha lá era uma agua preta, suja...nao sei que raios aconteceu, mas nunca tinha visto tanta sujeira...
fiquei realmente assustado, e vim pesquisar sobre o assunto, to achando que o S-10 limpou mais do que deveria e isso ta engripando a bomba de algum maneira, notei que em subidas o carro que já não é aquelas coisas pena e aquece bem...
vou volta para o s-500. O cara do oleo me deu uma garrafa de ATF para colocar junto com o combustível...
Alguma dica dos senhores para uma manutenção preventiva:???
Fred Miranda
12/03/2016, 22:33
Galera vou dar meu rolato do que ta rolando...possuo uma pajero 99 glsb e sempre abasteci com s500
de uns tempos para ca venho abastecendo com s-10 quando o preço ta bom, notei que a bomba falha nas partidas, depois que esquenta (1 ou 2 minutos) vai embora.
Hj fui trocar o oleo e os filtros o cara abriu o fiiltro de combustivel e o que tinha lá era uma agua preta, suja...nao sei que raios aconteceu, mas nunca tinha visto tanta sujeira...
fiquei realmente assustado, e vim pesquisar sobre o assunto, to achando que o S-10 limpou mais do que deveria e isso ta engripando a bomba de algum maneira, notei que em subidas o carro que já não é aquelas coisas pena e aquece bem...
vou volta para o s-500. O cara do oleo me deu uma garrafa de ATF para colocar junto com o combustível...
Alguma dica dos senhores para uma manutenção preventiva:???
Poison sempre li que se usas o S500 por muito tempo e vai usar o S10, tem que limpar todo o sistema de combustivel, inclusive o tanque, pois o S10 é mais solvente e detergente que o S500. Assim, o S10 vai limpar e saturar filtro e bicos.
Edintruder
13/03/2016, 21:15
Fred, não precisa de nada disso não. Basta consumir o S10 e pronto. Vai ter que no máximo trocar o filtro mais cedo.
Poison, bota esse ATF no tanque e roda tranquilo até quase terminar o S10. Depois basta colocar o S500 e ser feliz. Se o S-10 danificou algo na BI, a primeira coisa que notarás é dificuldade na partida. Se isso ocorrer, bota um litro de óleo grosso (90 ou 130) no tanque para aumentar a viscosidade do diesel caso não tenhas como mexer na BI imediatamente.
O ATF é SAE 30 e já melhora bastante, para veres que o S-10 é quase uma "água".
Fred Miranda
13/03/2016, 23:53
Fred, não precisa de nada disso não. Basta consumir o S10 e pronto. Vai ter que no máximo trocar o filtro mais cedo.
Pois é bota esse ATF no tanque e roda tranquilo até quase terminar o S10. Depois basta colocar o S500 e ser feliz. Se o S-10 danificou algo na BI, a primeira coisa que notarás é dificuldade na partida. Se isso ocorrer, bota um litro de óleo grosso (90 ou 130) no tanque para aumentar a viscosidade do diesel caso não tenhas como mexer na BI imediatamente.
Pois é, como nunca tive outro veículo à diesel, a Frontier que tenho, como é 2013, obrigatoriamente tem que usar o S10.
Sou proprietario de uma frontier XE 4x2 2009 de 144cv
Varias vezes, geralmente em 4º marcha, quando subo a rotação pra mais de 3mil rpm, ela começa a perder potencia, ai tenho que tirar o peh do acelerador e pisar denovo, ai fica normal, as vezes acontece em 6º marcha, mas com menos frequencia que em 4º..
isso acontece com bastante frequencia
(meu mecanico diz que eh soh programacao da central eletronica) mas acho que nao.., alguem saberia me dizer oq pode ser? (sera que isto esta forçando o motor?
Agradeço desde ja
Edintruder
15/03/2016, 22:06
Pois é, como nunca tive outro veículo à diesel, a Frontier que tenho, como é 2013, obrigatoriamente tem que usar o S10.
Sim Fred. No teu caso é S-10 mesmo. O S-500 funcionará normalmente, mas como o sistema já foi projetado para o S-10, então o ideal e usar o S-10 mesmo.
Fred Miranda
16/03/2016, 11:16
Sim Fred. No teu caso é S-10 mesmo. O S-500 funcionará normalmente, mas como o sistema já foi projetado para o S-10, então o ideal e usar o S-10 mesmo.
Edintruder, funcionar corretamente tenho certeza que não, pois após 2012, todas as picapes diesel possuem DPF no escape e o diesel S500 emite muita fuligem que acaba entupindo o DPF.
Os mecânicos da css daqui de Uberaba me falaram que todas as Frontier com problemas no DPF que já pegaram lá, foi por usarem diesel S500. E segundo os mecânicos, ose problemas no DPF não acontece com carros com 40 ou 50 mil km e sim depois que passa dos 90 ou 100 mil km.
Eu não me arrisco por causa de uma pequena diferença de valor entre os combustíveis. Uso apenas o S10.
Walter da Camper
16/03/2016, 19:20
Fred, quando se fala em "funcionar corretamente" é no sentido de que o motor terá rendimento, consumo, temperatura, facilidade de arranque e demais parâmetros dentro da normalidade, sendo imperceptível ao motorista o uso do S-500.
Os únicos componentes que sofrerão consequências a longo prazo serão o filtro DPF e a válvula EGR, devido ao acúmulo de material particulado.
Pesquisando no forum encontra-se casos de veículos pós 2012 reprogramados para remoção do DPF e EGR que rodam normalmente com S-500.
Nos veículos originais pós 2012 é realmente obrigatório o uso do S-10, contudo, eventual abastecimento com S-500 em situação de emergência não causará funcionamento anormal do motor.
Edintruder, funcionar corretamente tenho certeza que não, pois após 2012, todas as picapes diesel possuem DPF no escape e o diesel S500 emite muita fuligem que acaba entupindo o DPF.
Os mecânicos da css daqui de Uberaba me falaram que todas as Frontier com problemas no DPF que já pegaram lá, foi por usarem diesel S500. E segundo os mecânicos, ose problemas no DPF não acontece com carros com 40 ou 50 mil km e sim depois que passa dos 90 ou 100 mil km.
Eu não me arrisco por causa de uma pequena diferença de valor entre os combustíveis. Uso apenas o S10.
Fred Miranda
16/03/2016, 20:32
Fred, quando se fala em "funcionar corretamente" é no sentido de que o motor terá rendimento, consumo, temperatura, facilidade de arranque e demais parâmetros dentro da normalidade, sendo imperceptível ao motorista o uso do S-500.
Os únicos componentes que sofrerão consequências a longo prazo serão o filtro DPF e a válvula EGR, devido ao acúmulo de material particulado.
Pesquisando no forum encontra-se casos de veículos pós 2012 reprogramados para remoção do DPF e EGR que rodam normalmente com S-500.
Nos veículos originais pós 2012 é realmente obrigatório o uso do S-10, contudo, eventual abastecimento com S-500 em situação de emergência não causará funcionamento anormal do motor.
Exatamente Walter, eu mesmo gostaria muito que minha viatura não tivesse o DPF nem EGR, seria muito mais garantido e confiável.
Só para análise de quem nunca viu um escapamento de um veículo à diesel com DPF, a minha, que só uso diesel S10, não tem nenhuma sujeirinha na saída do escape. Qualquer carro à gasolina tem mais sujeira na saída do escape. Isso quando comprei a camionete me preocupou muito, pois estava acostumado a ver as saídas de escapes de D20 e F1000 que são bem sujas de partículas.
A preocupação é justamente que essas partículas devem ficar em algum local e esse local é o DPF.
Creio ser bem fatal o uso constante de diesel S500 em veículos com DPF.
Abraços
Fred
mfdomingues
18/03/2016, 14:46
Poison, bota esse ATF no tanque e roda tranquilo até quase terminar o S10. Depois basta colocar o S500 e ser feliz. Se o S-10 danificou algo na BI, a primeira coisa que notarás é dificuldade na partida. Se isso ocorrer, bota um litro de óleo grosso (90 ou 130) no tanque para aumentar a viscosidade do diesel caso não tenhas como mexer na BI imediatamente.
Edintruder, tenho uma duvida, se entendi bem você sugere adicionar óleo no tanque para que usa o S10 afim de melhorar a lubrificação da BI, correto?
Vi alguma coisa com óleo 2T, ATF etc, mas minha duvida é a seguinte. Se eu utilizar o óleo (vamos chamar de Solução Trunder) no tanque da viatura ela vai fumacear como se estivesse com folga nos anéis?
A minha era / é bomba analógica (digo isto porque houve um problema de sinistro ela está em avaliação que não termina nunca) sendo assim ela fumaceia normalmente (fumaça preta) quando aplicada a solução Trunder ela vai fumacear mais clara? Vai parecer folga nos anéis e pistões?
Abs e obrigado
Walter da Camper
18/03/2016, 17:13
A pergunta é para o Edintruder, mas peço licença para responder:
Uso óleo Lubrificante comum na proporção de 1%.
Lembrando que em motores 2T a mistura varia de 2 a 4% e isso é suficiente para lubrificar pistão, biela e virabrequim em substituição ao óleo do carter que não existe nesses motores.
Daí concluí que 1% é mais que suficiente para adicionar lubricidade a um combustível que já possui parte dessa propriedade (diferente da gasolina que é um solvente), sem problemas de carbonização.
No Troller, que é EURO 3 (common rail sem EGR nem DPF), não há emissão de fumaça perceptível.
A Camper cujo motor é mecânico e está em fins de vida útil, faz a mesma fumaça, com ou sem a mistura de óleo no tanque.
Edintruder, tenho uma duvida, se entendi bem você sugere adicionar óleo no tanque para que usa o S10 afim de melhorar a lubrificação da BI, correto?
Vi alguma coisa com óleo 2T, ATF etc, mas minha duvida é a seguinte. Se eu utilizar o óleo (vamos chamar de Solução Trunder) no tanque da viatura ela vai fumacear como se estivesse com folga nos anéis?
A minha era / é bomba analógica (digo isto porque houve um problema de sinistro ela está em avaliação que não termina nunca) sendo assim ela fumaceia normalmente (fumaça preta) quando aplicada a solução Trunder ela vai fumacear mais clara? Vai parecer folga nos anéis e pistões?
Abs e obrigado
mfdomingues
19/03/2016, 20:36
A pergunta é para o Edintruder, mas peço licença para responder:
Uso óleo Lubrificante comum na proporção de 1%.
Lembrando que em motores 2T a mistura varia de 2 a 4% e isso é suficiente para lubrificar pistão, biela e virabrequim em substituição ao óleo do carter que não existe nesses motores.
Daí concluí que 1% é mais que suficiente para adicionar lubricidade a um combustível que já possui parte dessa propriedade (diferente da gasolina que é um solvente), sem problemas de carbonização.
No Troller, que é EURO 3 (common rail sem EGR nem DPF), não há emissão de fumaça perceptível.
A Camper cujo motor é mecânico e está em fins de vida útil, faz a mesma fumaça, com ou sem a mistura de óleo no tanque.
Walter, direcionei a pergunta ao trunder, mas, qq um que tenha o conhecimento que fique a vontade para contribuir.
Eu questiono porque onde moro encontro todos os tipos de diesel, mas, o S10 na minha viatura eh mais econômico, contudo, não quero ter problemas com a minha BI (foi necessário retifica-la recentemente, o ex-proprietário era tão desleixado que o eixo chegou a danificar parte da carcaça, sorte que o dono da retifica eh muito competente e fez no torneiro buchas maiores para evitar a troca completa da BI).
Realmente 1% não deve gerar fumaça perceptiva no escape. Diferente de folgas nos anéis em que o óleo passa para as câmaras num fluxo contínuo.
Muito obrigado pela ajuda.
Abs
Ontem conversando com um amigo, estava se lamentando do diesel S10.
A família possui uma Pajero Full 3D 2006, com 139.000, comprada zero Km.
Meu amigo a está usando atualmente.
Disse que o tanque de combustível estava enferrujado.
Diagnóstico?
O diesel S10 tirou o verniz interno do tanque, gerando a ferrugem e entupindo o filtro de combustível, fazendo a bomba injetora trabalhar no seco.
Conseguiram reparar a bomba.
Estão aguardando a chegada do novo tanque.
Se perguntarem sobre a qualidade do combustível que eles utilizavam, posso dizer que são donos de dois postos com bandeira Ipiranga.
Ou seja, sempre souberam o que colocaram no tanque.
Por isso, sigo no S500 enquanto existir.:concordo:
Dinho_BH
20/03/2016, 10:25
Glaicon,
Se o seu amigo não for cadastrado no forum, dê uma pesquisada no tópico da Mitsubishi pois há algumas considerações acerca deste assunto.
Inclusive, se não me engano, há sugestões de onde comprar tanques de plástico (semelhante, mas não os mesmos, que equipam as Tritons pós 2014) para acabar de uma vêz por todas com estes problemas.
Abraços.
Imperador!
20/03/2016, 10:45
Exatamente Walter, eu mesmo gostaria muito que minha viatura não tivesse o DPF nem EGR, seria muito mais garantido e confiável.
Só para análise de quem nunca viu um escapamento de um veículo à diesel com DPF, a minha, que só uso diesel S10, não tem nenhuma sujeirinha na saída do escape. Qualquer carro à gasolina tem mais sujeira na saída do escape. Isso quando comprei a camionete me preocupou muito, pois estava acostumado a ver as saídas de escapes de D20 e F1000 que são bem sujas de partículas.
A preocupação é justamente que essas partículas devem ficar em algum local e esse local é o DPF.
Creio ser bem fatal o uso constante de diesel S500 em veículos com DPF.
Abraços
Fred
A minha era da mesma forma.
Só virou escape de picape "de homi" depois que removi o DPF e fechei a EGR.
Edintruder
21/03/2016, 00:23
Caro Domingues, como o Walter falou, 1% de óleo é capaz de melhorar muito a capacidade de lubrificação do combustível. A fumaça será algo imperceptível, porém estamos falando de motor diesel, então qualquer fumaça é normal visto que o combustível é um óleo. O S-10 não fumaceia pois não é nem mesmo óleo, e sim puro solvente que absorve muita umidade do ar. Pra mim o S-10 está mais para álcool do que diesel. Fluído de freio e assim mesmo! kkkk Absorve água do ambiente, lubrifica um pouco mas não é óleo, e sim álcool. Abastecer com S-10 é quase como abastecer com fluído de freio muito barato! kkkk
Procura óleo lubrificante de promoção, esses bem baratos mesmo. Sempre que abasteceres com o S-10, coloca um litro desse óleo no tanque junto. A BI agradecerá com toda a certeza. Eu uso uma proporção de óleo hidráulico (SAE68) de 2 litros para cada 50 litros de diesel, porém na empresa que eu trabalho sempre trocam óleo hidráulico das máquinas dentro do período do manual, e o óleo sai limpo. Sendo assim eu pego esse óleo usado de graça na empresa e vou estocando na minha oficina de 50 em 50 litros. Quando não tenho ele, boto óleo tanque sim e tanque não. Faço isso desde 2005 e nunca mexi em BI na minha vida, nem na F1000 e nem a minha ex-ranger.
Fred Miranda
21/03/2016, 06:49
A minha era da mesma forma.
Só virou escape de picape "de homi" depois que removi o DPF e fechei a EGR.
Então, a questão é que até agora não apresentou nenhum problema ou falha.
Daí prefiro seguir a máxima "em time que está ganhando, não se mexe".
Walter da Camper
21/03/2016, 08:57
Sua Frontier, sendo 2013, deve estar com menos de 120.000 Km e este é o motivo de até agora não ter apresentado nenhum problema ou falha.
Como não existem dados oficiais das montadoras ou fabricantes das peças (Bosch, Siemens, etc), temos que confiar apenas no conhecimento empírico adquirido pela coleta de informações junto a oficinas e usuários que rodam altas km.
Segundo esse conhecimento marginal, uma bomba de alta pressão, cuja constituição interna é muito semelhante a uma bomba injetora rotativa, deveria durar mais de 300.000 km caso utilizasse diesel de boa qualidade (S-500 sem biodiesel) , ou bem mais que isso caso o diesel fosse o poluente S-1800. Ainda segundo esse conhecimento extra-oficial, o mesmo equipamento utilizando S-10 dificilmente vai além dos 150 ou 200 mil km. O mesmo vale para os bicos eletrônicos que tem sido trocados na casa dos 150 mil km devido à má lubricidade do S-10, agravada pela ação corrosiva do biodiesel que ocorre principalmente nos veículos que rodam pouco.
Quem tem um histórico de vida com veículos diesel, não se conforma com os rumos tomados pelo governo e fabricantes que implementaram mudanças no combustível e nos sistemas de alimentação que afetaram gravemente a vida útil dos veículos que antes tinham como diferencial justamente a durabilidade e confiabilidade.
Portanto essa preocupação e indignação é coisa compreendida apenas pelos velhos entusiastas do motor diesel, em sua maioria pessoas que se apaixonaram por esses motores nos anos 80 quando dirigiram D-20, F1000 e Toyota Bandeirante.
Para os novos usuários, que compram uma caminhonete nova e a vendem antes de completar 150 mil km, tudo isso é besteira, pois não são eles que irão vivenciar os problemas que aqui discutimos.
Hoje os veículos diesel usados ainda tem menor depreciação em razão dessas informações estarem restrita às conversas de buteco de velhos teimosos nas saidas das trilhas, mas num futuro não muito distante, eu prevejo que veículos diesel terão menor aceitação e baixo valor depois de usados, quando essas questões forem mais divulgadas.
Então, a questão é que até agora não apresentou nenhum problema ou falha.
Daí prefiro seguir a máxima "em time que está ganhando, não se mexe".
Dinho_BH
21/03/2016, 10:23
Walter,
Acha então que a sugestão de colocar óleo lubrificante no tanque poderia ser aplicado também aos veículos pós 2013?
Abraços.
Fred Miranda
21/03/2016, 10:55
Walter realmente minha Frontier possui hoje 43 mil km.
Agora quanto à introdução de óleo lubrificante ao combustível, eu já li e ouvi que é uma prática que melhora a lubrificidade do diesel.
Quanto à motores 2t posso falar um pouco pois faço trilha de moto e tenho vários amigos que tem motos 2t e usando óleo ruim (barato) usa-se na proporção de 2% a 3%. Se usar óleo de boa qualidade, como os Motul usa-se de 1,5% a 2% no máximo.
Newton Guerra
21/03/2016, 12:40
Ontem conversando com um amigo, estava se lamentando do diesel S10.
A família possui uma Pajero Full 3D 2006, com 139.000, comprada zero Km.
Meu amigo a está usando atualmente.
Disse que o tanque de combustível estava enferrujado.
Diagnóstico?
O diesel S10 tirou o verniz interno do tanque, gerando a ferrugem e entupindo o filtro de combustível, fazendo a bomba injetora trabalhar no seco.
Conseguiram reparar a bomba.
Estão aguardando a chegada do novo tanque.
Se perguntarem sobre a qualidade do combustível que eles utilizavam, posso dizer que são donos de dois postos com bandeira Ipiranga.
Ou seja, sempre souberam o que colocaram no tanque.
Por isso, sigo no S500 enquanto existir.:concordo:
Glaicon, acho que essa ferrugem não é causada pelo S-10. Os problemas de ferrugem nas Pajero vem de antes do S-10 ou S-50.
Os Tracker e Grand Vitara diesel também tiveram muitos problemas de ferrugem no bocal e tanque muitos anos antes da chegada dos diesel com baixo teor de enxofre.
Abraços
Fred Miranda
21/03/2016, 14:21
Um questionamento que tenho, por não ser um especialista em combustíveis, é o seguinte:
Na europa há diversos modelos de automóveis movidos à diesel e lá o diesel já é de baixo teor de enxofre a muito tempo. Atualmente o diesel vendido é o S5 com apenas 5 PPM e carros à diesel na europa vendem cada vez mais e não se vê falar de problemas da bomba de alta ou bicos.
Gostaria que alguém discursasse sobre.
Edintruder
21/03/2016, 22:54
Fred, tem problemas sim, assim como tem nos EUA. Ocorre que o S-10 é coisa nova no Brasil, e nos EUA e Europa esse combustível está no mercado desde a década de 90. Considerando que a tecnologia européia já usa os common rails há muito mais tempo que aqui, eles passaram por esses percalços. Vale apontar que por lá os carros são descartados em um período de tempo muito menor que aqui, sendo assim, existe uma quantidade muito pequena de veículos com sistemas mecânicos rodando por lá. Tenho parentes em Portugal, e recentemente a minha tia trocou um Honda jazz 08 (fit) pois não iria compensar ficar mais um ano visto o sistema que o governo usa nas inspeções anuais veiculares. Por lá carro de 10 anos é velho...
Basta voltarmos no tempo, em 96 chegou no mercado nacional o Volvo EDC, bomba injetora mecânica com controle eletrônico de débito. Nos EUA e Europa já usavam common rails naquela época enquanto aqui chegava a "evolução" no nosso mercado, queimando diesel S2000. Assim como a injeção eletrônica que era coisa velha no primeiro mundo, mas só chegou no Brasil em 89 no Monza 500 EF, Santana EX e Gol GTi...
O sistema dos Volvo EDC de 1996 que eram "modernos", chegaram em 2001 nas Cherokkes e Dakotas e em 2003 nas L200 e Hilux. 5 anos depois de ser uma tecnologia ultrapassada nos caminhões é que chegou aos consumidores mais comuns, e daí já queimavam S1800 e o metropolitano S500.
Porque não lemos sobre esses problemas de lá, não quer dizer que não existiram. Numas postagens anteriores, tem um estudo norte americano da década de 90 que falava exatamente sobre o que passamos hoje.
Fred Miranda
22/03/2016, 00:12
Muito bom Edintruder.
Eu sou novo em entendimento sobre diesel. O que tenho de bagagem até agora é que detestei a S10 Flex que tive e estou adorando a Frontier diesel. Na verdade qualquer picape com motor diesel é melhor que flex.
Agora uma coisa é verdade: não existe na is uma pessoa ficar tanto tempo com um automóvel como se ficava antigamente. Hoje o descarte é bem mais precoce, a durabilidade é Ben menor, haja visto as S10 antigas que são bem resistentes e as novas são bem mais frágeis. As Ranger mesma coisa.
Quero ver a nova Hilux se vai seguir o sucesso da versão anterior em termos de resistência.
Descartar precocemente veículos tem seu lado bom, como garantia de emprego dos funcionários das montadoras, garantia de sempre veículos novos circulando, o que garante segurança aos ocupantes e o restante dos que estão na via. Porém no Brasil é uma prática impossível de se estabelecer, pois o lucro Brasil é muito alto, as montadoras querem ganhar absurdamente muito, o que fica inviável à maioria da população trocar frequentemente de veículo.
Trotta.79
22/03/2016, 09:15
E ai galera?
Ainda continuo rodando só com S10, sem fumaça...aliás já passei muito de 100.000km rodados com meu amado S10.
De longe, nenhum problema até agora...continuo esperando problemas, mas felizmente eles não vêm.
Continuo rindo, kkkkkkkk.......
E ai galera?
Ainda continuo rodando só com S10, sem fumaça...aliás já passei muito de 100.000km rodados com meu amado S10.
De longe, nenhum problema até agora...continuo esperando problemas, mas felizmente eles não vêm.
Continuo rindo, kkkkkkkk.......
Acompanhando ...
Prezado amigo Trotta ...
Somos imensamente gratos por compartilhar a sua experiência com o seu veículo ... porém, fica a humilde sugestão para que coloques em sua assinatura as referências do mesmo (marca/modelo/ano), para que todos nós possamos acompanhar, melhor compreender e tirarmos proveito de suas informações a respeito do comportamento e desempenho de seu veículo ...
Forte abraço e muito obrigado.
Walter da Camper
22/03/2016, 09:55
Não. A menos que se faça a retirada do DPF e tamponamento da EGR.
Na maioria dos casos essa retirada necessita reprogramação da central para anular os sensores que fazem o carro entrar em modo de segurança caso detectam alguma anormalidade no DPF. Em alguns casos dá pra enganar a central com resistores no lugar dos sensores.
Alguns preparadores que fazem chipagem incluem a retirada do DPF nos pacotes mais radicais de reprogramação.
Na minha opinião essa providência somente se justifica para uso em competições e trilha pesada ou para quem pretende ficar com o mesmo carro por mais de 5 anos e mora em cidade onde não existe inspeção veicular ambiental, pois tais modificações colocam as emissões fora dos limites legais.
Para quem pretende manter o carro original, não tem outro jeito senão abastecer com S-10 e conformar-se com a filosofia do descartável, comprando carro novo a cada 2 ou 3 anos.
Walter,
Acha então que a sugestão de colocar óleo lubrificante no tanque poderia ser aplicado também aos veículos pós 2013?
Abraços.
Dinho_BH
22/03/2016, 10:23
Walter,
Valeu!!!
Abraços.
Trotta.79
22/03/2016, 10:27
Acompanhando ...
Prezado amigo Trotta ...
Somos imensamente gratos por compartilhar a sua experiência com o seu veículo ... porém, fica a humilde sugestão para que coloques em sua assinatura as referências do mesmo (marca/modelo/ano), para que todos nós possamos acompanhar, melhor compreender e tirarmos proveito de suas informações a respeito do comportamento e desempenho de seu veículo ...
Forte abraço e muito obrigado.
Caro colega,
Nissan Xterra 2004, mecânica, 100% não descartável!
Glaicon, acho que essa ferrugem não é causada pelo S-10. Os problemas de ferrugem nas Pajero vem de antes do S-10 ou S-50.
Os Tracker e Grand Vitara diesel também tiveram muitos problemas de ferrugem no bocal e tanque muitos anos antes da chegada dos diesel com baixo teor de enxofre.
Abraços
Entendo.
Mas o comentário dele foi convicto sobre esta fonte de problema.
E sendo dono de posto de combustível, acredito num maior conhecimento ou experiência sobre o tema.
Sigo a vida de S500, mas cada vez mais de olho numa Forester à gasolina.
Meus filhos é que me barram nesses pensamentos malignos.😜
... amigo ... lamentando do diesel S10 ... Pajero Full 3D 2006, com 139.000, comprada zero Km ... tanque de combustível estava enferrujado.
Diagnóstico?
O diesel S10 tirou o verniz interno do tanque, gerando a ferrugem e entupindo o filtro de combustível, fazendo a bomba injetora trabalhar no seco ... donos de dois postos com bandeira ...
Caramba!!!! ... agora é que fiquei preocupado ... na revisão passada o pessoal da css já tinha sugerido a descida do tanque para inspeção e, se fosse o caso, limpeza do mesmo ... só que outro mecânico me sugeriu fazer isso com 100 mil kms ... daí desisti da ideia ... porém, agora, com essa notícia, acho que na próxima revisão (6.ª), em abril, vou mandar darem uma olhada nisso, até mesmo para "desencargo de consciência" ... e, afinal de contas, o custo disso não é tão caro ... depois, posto o resultado aqui, inclusive com fotos, se for possível ... quanto a ferrugem, nenhum indício, por enquanto, pelo menos numa inspeção externamente ... esses indícios, no Full, costumam aparecer na parte interna superior do bocal de abastecimento do tanque de combustível ...
Forte abraço e obrigado pela informação.
Trotta.79
23/03/2016, 07:54
Puxa! S10 agora tá causando até ferrugem:pensativo:.
Depois de mais de 100.000 km rodados com ele ainda não tive este problema! :bananadança:
Puxa! S10 agora tá causando até ferrugem:pensativo: ...
Kkkkkkk ... No meu caso, tenho a intenção de “matar 2 coelhos com uma cajadada”, ou seja: Verificar a ação do S10 no meu veículo (tanque, bicos, etc.) até agora, e constatar a eficiência desses aditivos industrializados na inibição da formação de colônias de bactérias no tanque, melhoria da lubricidade do S10, etc ... rodo pouco e estou utilizando esses aditivos há quase um ano ... agora quero ver se funcionam mesmo ... vamos ver ... Abs.
Sergio c
23/03/2016, 09:15
Entendo.
Mas o comentário dele foi convicto sobre esta fonte de problema.
E sendo dono de posto de combustível, acredito num maior conhecimento ou experiência sobre o tema.
Sigo a vida de S500, mas cada vez mais de olho numa Forester à gasolina.
Meus filhos é que me barram nesses pensamentos malignos.
Acho que teus filhos estão certos nessa troca de veículos, fique com a Hilux a diesel heheheheh
Newton Guerra
23/03/2016, 09:45
Acho que teus filhos estão certos nessa troca de veículos, fique com a Hilux a diesel heheheheh
x2 :mrgreen:
Pois é.
Viatura com 289.000 Km's rodados. Destes, quase 50.000 foram comigo.
100% alegria.
É apenas a vontade de ter uma viatura automática, para que a esposa possa dirigir também, principalmente quando absorvo algumas doses de qualquer coisa com álcool.
E ela não sabe dirigir carro manual.
Já meu filho não me deixa nem pegar uma SW mais nova porque não abre o vidro do porta-malas.
Posso com isso?
Segue a vida!👍
euclidesneto
26/03/2016, 10:25
Numa L200 2006, será que é válido misturar meio tanque de S10 com comum de vez em quando para limpar o sistema?
Walter da Camper
26/03/2016, 10:49
Eu não arriscaria fazer isso.
Ao limpar o sistema com tudo conectado e funcionando, para onde vai a sujeira? Para o filtro (se tiver sorte) ou para o motor se o filtro for de baixa qualidade.
A maneira certa de limpar o sistema é retirar o tanque para lavagem e trocar as mangueiras de alimentação e retorno.
Numa L200 2006, será que é válido misturar meio tanque de S10 com comum de vez em quando para limpar o sistema?
euclidesneto
26/03/2016, 11:18
Então tenho tido sorte, rs.
Para apreciação dos amigos proprietários de veículos movidos a diesel que estão preocupados com a qualidade desse nosso combustível (bactérias/borras nos tanques, lubrificação de bicos, bomba, ...) ...
Economia - Lei aumenta percentual de biodiesel no óleo diese (http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/03/lei-aumenta-percentual-de-biodiesel-no-oleo-diesel.html)
Abs.
Edintruder
28/03/2016, 16:16
Enasor, se esse percentual for aumentado no S-10, ele poderá reduzir os problemas de baixa lubricidade que temos visto, principalmente aqui na região sul aonde temos mais casos de desgaste de bombas injetoras.
O biodiesel em si não prejudica em nada o motor, na verdade é uma queima limpa que gera pouca fuligem e poucos contaminantes para o lubrificante. Na prática, usar biodiesel 100% é quase como um motor a álcool, o óleo lubrificante fica bem limpo e não perde as propriedades lubrificantes tão rapidamente como ocorre com o uso de combustível fóssil.
Um professor da engenharia química da USP, se não me engano, fez uma pesquisa com o biodiesel em 1998 aonde usou uma S-10 HSD 2.5 da universidade por 600.000km usando 100% biodiesel puro. Abriram o motor para avaliação pois a frota ia ser renovada e a tal S-10 continuava ainda em uso. Há alguns anos atrás postaram o relatório aqui no fórum com fotos e detalhes. O problema do biodiesel é o custo de produção, que assim como o alcool acaba por impactar muito o custo do transporte. Aqui no RS o álcool custa 3,60 o litro, e a gasolina 4,22. Quem tem flex usa somente gasolina pois o custo não compensa. Só quem, usa álcool aqui é quem tem carro a álcool, bem diferente de quem mora próximo das usinas de álcool no sudeste.
Walter da Camper
28/03/2016, 20:18
Edintruder, Há uns tempos atrás li uma tese de mestrado que tinha feitos testes em laboratório e concluido que o biodiesel aumentava a lubricidade somente até uma certa porcentagem, não me lembro se era 3 ou 4% e, a partir daí, não havia mudança significativa na lubricidade.
O biodiesel pode até ser bom para o uso intensivo, tipo frotas e veículos comerciais. Para quem roda pouco, como é o caso da muitos jipeiros e picapeiros que tem o carro só para lazer e viagens, considero o biodiesel bastante destrutivo porque ele favorece a proliferação de colônia de bactérias que são as causadoras de oxidação, corrosão e travamento de bicos, bombas e válvulas reguladoras.
Particularmente acho a adição de biodiesel pior do que a redução do teor de enxofre. Se eu pudesse escolher entre S500 com biodiesel ou S10 puro, ficaria com esse último, pois a lubricidade é fácil corrigir com óleo lubrificante. O problema são as malditas bactérias proliferando e cagando no tanque enquanto o carro fica parado.
Em 2011 eu comprei um motor de Toyota Band (14B) que estava há uns 4 anos largado no chão de uma oficina após um capotamento. Provavelmente parou cheio de S1800 dentro do sistema. Foi só fazer uma limpeza meia boca e instalar no jipe. Está rodando até hoje.
Hoje eu não tenho mais coragem de comprar peças de motor diesel em desmanche, porque ao permaneceram meses ou anos parados com biodiesel dentro, com certeza estarão com todas as peças móveis travadas e imprestáveis.
Enasor, se esse percentual for aumentado no S-10, ele poderá reduzir os problemas de baixa lubricidade que temos visto, principalmente aqui na região sul aonde temos mais casos de desgaste de bombas injetoras.
O biodiesel em si não prejudica em nada o motor, na verdade é uma queima limpa que gera pouca fuligem e poucos contaminantes para o lubrificante. Na prática, usar biodiesel 100% é quase como um motor a álcool, o óleo lubrificante fica bem limpo e não perde as propriedades lubrificantes tão rapidamente como ocorre com o uso de combustível fóssil.
Um professor da engenharia química da USP, se não me engano, fez uma pesquisa com o biodiesel em 1998 aonde usou uma S-10 HSD 2.5 da universidade por 600.000km usando 100% biodiesel puro. Abriram o motor para avaliação pois a frota ia ser renovada e a tal S-10 continuava ainda em uso. Há alguns anos atrás postaram o relatório aqui no fórum com fotos e detalhes. O problema do biodiesel é o custo de produção, que assim como o alcool acaba por impactar muito o custo do transporte. Aqui no RS o álcool custa 3,60 o litro, e a gasolina 4,22. Quem tem flex usa somente gasolina pois o custo não compensa. Só quem, usa álcool aqui é quem tem carro a álcool, bem diferente de quem mora próximo das usinas de álcool no sudeste.
Edintrunder e Walter, como sempre, bem pragmáticos em seus comentários, sempre contribuindo com seus valorosos conhecimentos ... e a gente, que não é bobo, nem nada, vai aprendendo cada vez mais um pouquinho, não é mesmo???? ... e o melhor: de graça!!!!!! ... rsrsrs.
Acredito que o trabalho acadêmico citado pelo amigo Walter, a respeito da lubricidade do biodiesel, seja esse do “link” abaixo (leitura recomendável):
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/70940/000878644.pdf?sequence=1
Abs.
Sergio c
29/03/2016, 09:17
Bom link esse Enasor, um abraço.
Walter da Camper
29/03/2016, 10:53
É esse mesmo Enasor. Transcrevo o seguinte trecho da pag. 128.
"O acréscimo de biodiesel foi mais eficiente como aditivo de lubricidade em valores de adição de até 1%. Valores adicionais acima de 3% não apresentaram alterações significativas no valor da lubricidade."
Edintrunder e Walter, como sempre, bem pragmáticos em seus comentários, sempre contribuindo com seus valorosos conhecimentos ... e a gente, que não é bobo, nem nada, vai aprendendo cada vez mais um pouquinho, não é mesmo???? ... e o melhor: de graça!!!!!! ... rsrsrs.
Acredito que o trabalho acadêmico citado pelo amigo Walter, a respeito da lubricidade do biodiesel, seja esse do “link” abaixo (leitura recomendável):
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/70940/000878644.pdf?sequence=1
Abs.
Fred Miranda
29/03/2016, 12:26
Bom dia caríssimos amigos. Quanto ao tema proliferação de bactérias no tanque e tubulações, gostaria de saber se o aditivo Teccon 10 é útil para esse fim?
mfdomingues
30/03/2016, 19:01
É esse mesmo Enasor. Transcrevo o seguinte trecho da pag. 128.
"O acréscimo de biodiesel foi mais eficiente como aditivo de lubricidade em valores de adição de até 1%. Valores adicionais acima de 3% não apresentaram alterações significativas no valor da lubricidade."
Criamos novos problemas ao invés de criarmos novas soluções.
Bom queriam um relato ta aqui a prova... ME FERREI !!!!
comecei lendo sobre s10 em diversos relatos que ele ajudava vida útil limpando e etcs do motores diesel..
faz 2 semanas que fui la no posto com minha pajero sport 2.5 2007 e completei o tanque de s10.
+ FAZ 1 SEMANA QUE MEU CARRO LIGA E NAO SOBE O GIRO. é automática ainda pra piorar..
Imagina meu tanque sempre usei diesel comum, e apos 9 anos vou la e uso o s10. Agora to com ela na garagem e noa consigo fazer injetar parece que entra em um modo de segurança e o carro não passa o giro do motor acima de 1000rpm e mesmo que eu pise fundo no acelerador sai uma fumaça densa la atras.
Eu consigo depois de muita insistência desligo a bateria e ligo uma 10x a ingnicao ate que entra o giro alto e fica um cabrito. Ótima. Foguete. Mas depois se deixar desligada por umas horas volta esse engasgo. To quase com a certeza 100% que esta com bicos entupida ou filtro combustível ou algo na BI. Li o que o EDINTRUDER falou de botar óleo lubrificante.
Estou com meio tanque ainda de s10. Acha que devo colocar QUAL MODELO DE OLEO ?
E depois voltarei pro s500... e sim ler mais antes de tomar atitudes.. mas os donos dos postos também deviam alertar o consumidor. imagina se eu tiver que trocar minha bi o prejuizo que tomarei. :sad:. Mas como é recente e não rodei mais que 300km..
Na real to perdido. To pensando em ir comprar um óleo e colocar ali HOJE ainda.
Newton Guerra
08/05/2016, 14:11
Trocou o filtro de combustível? Acho que é a primeira coisa a fazer.
Palpite de leigo que usa qualquer diesel, inclusive o S-10: seu tanque deveria estar sujo e agora jogou sujeira no sistema. Acho que o correto é desmontar tudo e limpar(tanque, linha de combustível, bicos e filtros da bomba). Mesmo que consiga funcionar direito com o S500 deve ter sujeira no sistema.
Uma dúvida para quem entende: o filtro de combustível não deveria segurar essa sujeira que se desprende?
Walter da Camper
08/05/2016, 18:15
Um filtro de boa qualidade e em bom estado teria que segurar qualquer partícula que venha pela linha de combustível.
Havendo excesso de sujeira o filtro fica saturado e passa a restringir o fluxo de combustível. Essa situação já é suficiente para provocar falhas no funcionamento em razão da alimentação insuficiente.
Isso tudo em teoria. Ocorre que os filtros são especificados para segurar partículas a partir de determinado diâmetro, tipo 3, 5,10, 15, 20 micron. Certa vez, numa conversa de oficina, foi dito que uma fabrica de motores que utilizava filtros bem finos na Europa, teve que triplicar a tolerância dos filtros utilizados no Brasil porque os originais ficavam saturados (entupidos) muito depressa em razão da sujeira existente no nosso diesel.
Há diversos relatos nesse forum falando da necessidade de lavar o tanque antes de mudar para o diesel S-10. Possivelmente, a sujeira descolada nas paredes do tanque pelo S-10 seja tão fina a ponto de passar pelo filtro.
Trocou o filtro de combustível? Acho que é a primeira coisa a fazer.
Palpite de leigo que usa qualquer diesel, inclusive o S-10: seu tanque deveria estar sujo e agora jogou sujeira no sistema. Acho que o correto é desmontar tudo e limpar(tanque, linha de combustível, bicos e filtros da bomba). Mesmo que consiga funcionar direito com o S500 deve ter sujeira no sistema.
Uma dúvida para quem entende: o filtro de combustível não deveria segurar essa sujeira que se desprende?
então.. não fiz nada ta na garagem a viatura. ligo ela pega mas não injeta parece que entrou em modo de segurança..
amanha vou tentar fazer pegar se não conseguir chamo o guincho e levarei pra trocar o filtro de combustível e esvaziar meu tanque de combustível que tem meio tanque de s10. Eu infelizmente não disponho de dinheiro pra fazer tudo.. então espero não ter que gastar muito.. Péssima ideia fui ter de botar esse s10.. mas não tenho certeza absoluta que foi isso.
abraços.
Edintruder
08/05/2016, 22:06
Camona, só liguei o PC agora.
Coloca um pouco de óleo de motor no tanque para "aditivares" o diesel. Pode por litro de óleo de motor barato qualquer.
A primeira coisa a ser feita é trocar o filtro do diesel e ver o que sai de dentro dele. Se estiver limpo é sinal que a BI sofreu alguma avaria, se estiver saturado de sujeira, podes ter certeza que terás que seguir trocando os filtros por mais uns dias ainda.
Infelizmente muita gente ainda está tendo esse tipo de problema... A minha comadre passou por isso com a Frontier dela. Começou trocando filtros, rodava por um dia e cotava. Mas insistiu com o S-10 até o MWM não ligar mais... A BI puxa óleo do tanque, e caa vez que o filtro satura, os reparos sofrem muito mais atrito, e com um combustível de baixa lubrificação, os reparos simplesmente aquecem e se desmancham. Nos pontos aonde existe atrito de metal com metal, o desgaste chega a soltar limalhas.
Apesar das minhas restrições e preocupações com relação ao S10, considero temerário colocar a culpa no diesel tendo rodado tão pouco.
Apenas meio tanque e já fez isso?
Há quantos Km´s não era trocado o filtro de combustível, Camona?:pipoca:
mfdomingues
09/05/2016, 08:59
então.. não fiz nada ta na garagem a viatura. ligo ela pega mas não injeta parece que entrou em modo de segurança..
amanha vou tentar fazer pegar se não conseguir chamo o guincho e levarei pra trocar o filtro de combustível e esvaziar meu tanque de combustível que tem meio tanque de s10. Eu infelizmente não disponho de dinheiro pra fazer tudo.. então espero não ter que gastar muito.. Péssima ideia fui ter de botar esse s10.. mas não tenho certeza absoluta que foi isso.
abraços.
Camona, concordo com o Glaicon, pode ser o diesel como pode ser outro problema que estava prestes a acontecer (não que eu defenda o S10, eu mesmo só uso o S500, só utilizarei o S10 quando ficar inviável o S500 e ainda com óleo lubrificante como o Edintrunder recomenda).
A sua pajero tem a bomba manual no filtro de diesel? Fez a drenagem? Melhorou algo? Substitua os filtro de diesel e procure perceber alguma melhora, caso não ocorra parte para a limpeza do tanque completa e da via com novos filtros, faria isto por ser mais acessível ($$) depois se nada funcionar vá ao bombista.
Nestes 300 km que você andou foram de estrada? Alto Giro? Como está a marcha lenta (bico entupido acusa muita coisa na lenta).
Boa sorte e estamos aqui.
Sergio c
09/05/2016, 09:05
Eu também não sou adepto de usar o S10 em motores que não foram projetados para esse fim, mas se for usá-lo, seria de bom agrado lavar o tanque, mangueiras, trocar o filtro de óleo e tb o de ar, deixar tudo zerado e a partir dai usar o S10, além de utilizar um aditivo ou óleo de motor mesmo no diesel para ajudar na lubrificação da BI.
Não veículos que são obrigatórios o uso do S10, aí não tem escapatória e se dança conforme a música.
Na minha bandeirante de trilha só uso diesel S500 e ainda uso em cada 50 litros uns 125ml de óleo de motor, o que dá em torno de 0,25%. A BI em linha do motor Mercedes agradece hehehe
pois é.. troquei o filtro combustível mas não tava sujo.. de acordo com mecânico"..
o caso agora é: ligo o carro pela manha, ele pega rápido.. mas fica um giro baixo e sinto o carro meio tremendo e não é acionado a turbina. Então se eu acelero piso sai uma fumaça densa la atras. (creio que entra em modo segurança)
ai eu espero esquentar a temperatura no padrão" ponteiro no meio. e dai depois de algumas tentativas ligando e desligando o carro volta ao normal e a partir dai fica tudo ótimo um foguete!.. Meu mecânico aconselhou me trocar uma válvula marrom da turbina.. Outro detalhe que fiz hoje eu botei óleo diesel comum aditivado no tanque com s10, (25litros s10 e 35comum).. e Amanha vou trocar essa válvula marrom. Abraços
Trotta.79
10/05/2016, 08:21
Rodou 9 anos com diesel comum e com dois tanques de S10 deu pau e a culpa é do S10 ???????
A falta de lubricidade do S10 é tão grande que o superaquecimento solta até limalha na bomba....???
Isso só pode ser golpe!!!
mfdomingues
10/05/2016, 10:14
pois é.. troquei o filtro combustível mas não tava sujo.. de acordo com mecânico"..
o caso agora é: ligo o carro pela manha, ele pega rápido.. mas fica um giro baixo e sinto o carro meio tremendo e não é acionado a turbina. Então se eu acelero piso sai uma fumaça densa la atras. (creio que entra em modo segurança)
Camona, esses sintomas estão muito estranhos para culpar somente o diesel.
O filtro estava limpo? Quer dizer que não havia sujeita em excesso no tanque, um item a menos.
Contudo, estes sintomas de excesso de vibração, baixo giro e falta de força, aconteceram comigo 2 x uma delas era um bico injetor que foi para o espaço (quando você revisou a sua bomba injetora e os bicos?) e a outra foi quando deu ar na via. Em ambos os casos o diesel chegava no cilindro, mas a queima era ruim ocasionando excesso de fumaça.
São 9 anos andando com o diesel comum, ok, mas, não quer dizer que 300 km com o S10 iria corroer sua bomba injetora da noite para o dia (a minha eu andei meses abastecendo só com o S10, voltei para o S500 e ao abrir não havia nenhum dano, claro que com o uso prolongado muita coisa poderia acontecer).
Bom, agora que você trocou o filtro e colocou diesel comum imagino que o meca sangrou o ar da via podemos descartar essa situação.
Sua bomba é analógica ou eletrônica? Na vez quando era o bico levei a minha naquelas oficinas da Bosh Diesel, o rapaz vez o diagnostico (bico defeituoso) na faixa e olha que a minha é analógica, tem que tirar fora os bicos, coloquei o novo com ele (deveria ter trocado todos) e ficou ótimo se a sua for eletrônica é mais fácil ainda e eles não vão te cobrar o orçamento.
Acredito que agora só olhando a bomba mesmo, não sei se adiantaria colocar óleo de motor no tanque ou diesel aditivado, o estrago pode estar feito e ai não terá jeito, mas calma que pode não ser a fortuna que você pensa.
Walter da Camper
10/05/2016, 10:27
Esse comportamento está parecendo ponto de injeção adiantado.
A bomba injetora tem um controle de avanço do ponto que é um êmbolo acionado pela pressão do combustível comandada eletronicamente por uma válvula.
Esse pistão é montado na transversal na parte inferior da bomba. De um lado fica o solenóide que abre a pressão hidráulica para movimentá-lo e do outro lado tem um sensor que mede a posição do pistão e, consequentemente o grau de avanço.
Com o motor frio a central manda avançar o ponto para não ter fumaça branca.
Se o filtro deixou passar a sujeira fina desprendida do tanque pelo S10, possivelmente essa sujeira está travando o pistonete na posição avançada, o que causa falha de aceleração e fumaça preta com o motor quente.
Se for esse o problema, há duas opções: desmontar e limpar, lembrando que um bombista nunca abre uma bomba para fazer só limpeza, geralmente já cobra 3000 logo e faz uma reforma completa e trocando todas as peças de desgaste. A outra opção é tentar limpá-la sem desmontar, fazendo o motor funcionar alimentado por uma garrafa pet contendo algum produto específico para limpeza de injeção. Particularmente não conheço nenhum para indicar e se fosse meu carro eu faria isso com uma solução de 50% de querosene e diesel S500, assumindo os riscos.
ai eu espero esquentar a temperatura no padrão" ponteiro no meio. e dai depois de algumas tentativas ligando e desligando o carro volta ao normal e a partir dai fica tudo ótimo um foguete!.. Meu mecânico aconselhou me trocar uma válvula marrom da turbina.. Outro detalhe que fiz hoje eu botei óleo diesel comum aditivado no tanque com s10, (25litros s10 e 35comum).. e Amanha vou trocar essa válvula marrom. Abraços
Walter da Camper
10/05/2016, 10:39
trotta79 e mfdomingues, a suspeita nesse caso não é de corrosão ou de baixa lubricidade.
Dos muitos relatos de problemas ocorridos na troca do tipo de combustível sem lavar previamente o tanque, suspeita-se que o S10 faz desprender das paredes do tanque particulas muito finas (com um lodo) capazes de passar pelo filtro e rapidamente acumular-se na bomba ou bicos, engripando o funcionamento dessas peças que trabalham com uma folga mecânica muito pequena.
A injeção de todas as Pajero Sport 2.5 é um sistema misto com BI mecânica rotativa, controlada por um gerenciamento eletrônico.
mfdomingues
10/05/2016, 12:11
trotta79 e mfdomingues, a suspeita nesse caso não é de corrosão ou de baixa lubricidade.
Dos muitos relatos de problemas ocorridos na troca do tipo de combustível sem lavar previamente o tanque, suspeita-se que o S10 faz desprender das paredes do tanque particulas muito finas (com um lodo) capazes de passar pelo filtro e rapidamente acumular-se na bomba ou bicos, engripando o funcionamento dessas peças que trabalham com uma folga mecânica muito pequena.
A injeção de todas as Pajero Sport 2.5 é um sistema misto com BI mecânica rotativa, controlada por um gerenciamento eletrônico.
Walter, há várias possibilidades para o que ocorreu, claro que o S1o pode ter sido o catalizador de tudo, mas tem que ser analisado.
Como você disse o bombista vai querer fazer tudo, devido a grande mão de obra, mas, para quem está no lamaçal se suja de vez e tenta fazer o "purgante" que você falou, quem sabe resolve.
Quanto a bomba da pajero, imaginei que era um sistema misto devido ao ano, mas obrigado pela informação.
Quanto ao "lodo" se houvesse maior quantidade a ser desprendida, o filtro não estaria sujo também? Pelo menos com alguns vestígios, não?
Walter da Camper
10/05/2016, 14:12
Creio que sim. Teria que retirar o filtro e cortar para verificar o que ficou parado no elemento filtrante.
Estamos no campo da especulação (quase adivinhação), por isso quanto mais análises e informações, melhor para todos nós.
....Quanto ao "lodo" se houvesse maior quantidade a ser desprendida, o filtro não estaria sujo também? Pelo menos com alguns vestígios, não?
Pois é.. meu mecânico acha que tem alguma mangueira furada ou algum eletrônico solenoide enfim algo na área da turbina.. pois ta difícil de fazer o giro subir..
ele descarta.. o s10.. a Bi.. e a turbina.. ele acha que tem algo errado no sistema ao redor do turbo. Quando passa o scanner aparece (pressão do turbo) na ecu. E agora não precisa mais ser de manha.. Sempre que tento ligar o carro ele pega rápido tudo, mas o giro não sobe. fica parece em modo de segurança.
ele descarta.. o s10.. a Bi.. e a turbina.. ele acha que tem algo errado no sistema ao redor do turbo. Quando passa o scanner aparece (pressão do turbo) na ecu. E agora não precisa mais ser de manha.. Sempre que tento ligar o carro ele pega rápido tudo, mas o giro não sobe. fica parece em modo de segurança.
Prezado amigo camona ...
Você andou fazendo coisa errada, hein???!!!! ... rsrsrsrs ... não é aconselhável colocar o diesel S10 em veículos quem vem sistematicamente utilizando o diesel comum, sem antes proceder a uma prévia limpeza no tanque e sua linha, filtros novos, etc. ... desculpe-me pela brincadeira ... foi só para descontrair um pouco ...
De qualquer forma, a respeito da limpeza prévia no tanque, veja o preconizado nos itens "5" e "8" do bom manual de "Dúvidas Frequentes sobre o Diesel S10" da Metalsinter, o qual, é uma das matérias que lhe recomendo fortemente uma boa leitura ...
http://www.metalsinter.com.br/metalsinter/pdf/duvidas%20S10.pdf
Este tipo de efeito que aconteceu no seu veículo costuma ser natural, pois, conforme dito no “Manual Técnico do diesel S10” da própria Petrobrás, cuja leitura também lhe recomendo, o S10 tem um forte efeito detergente e “Mal comparando, é como se ele fosse mais próximo de um querosene e, sabidamente, o querosene é mais capaz de limpar uma superfície que o óleo diesel tradicional” ...
http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/bbf8ea004de4797c8e8adf73cb9b3dc7/manual-tecnico-diesel-s-10.pdf?MOD=AJPERES
Para os veículos novos, que desde o início estão sendo abastecidos com o Diesel S-10 (ou que já começaram sendo abastecidos com o S-50 e agora migraram para o S-10) esse combustível é recomendado, pois, se forem tomadas as devidas precauções (abastecer em postos com filtros adequados, que filtrem o diesel no ato do abastecimento; manter o tanque cheio quando for ficar estacionado períodos maiores; não deixar o veículo parado com combustível no tanque por mais de 15 dias, etc), a tendência é que haja uma menor formação de sedimentos no tanque e nos componentes do sistema de combustível, menor carbonização do sistema de alimentação de ar (EGR e coletor de admissão), etc.
Já para os veículos que vinham sendo abastecidos com Diesel S-500 (que é o seu caso), essa mudança para o diesel S10 sem uma prévia limpeza do sistema de combustível (lavagem do tanque e sua linha), troca dos filtros, etc., pode trazer esses efeitos indesejáveis que você relatou no seu veículo, eis que o Diesel S-10, pode dissolver a sujeira presente no tanque, inclusive diluindo em partículas muito finas e isso tudo ser “empurrado” para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos, etc. ... corroboro o comentário do colega no “link” abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/109126-perda-de-potencia-x-diesel-s50-28.html#post2369530
Mas, considerando que o diesel S10 não foi o responsável pelo problema, permita-me dar-lhe uma humilde sugestão ... peça para seu mecânico de confiança dar uma olhada no coletor de admissão ... dê uma olhada na matéria do “link” abaixo, em particular no relatado pelo colega Claudio:
Oficina Brasil • Exibir tópico - DICA: Hilux, defeito que virou oportunidade de negócio (http://oficinabrasil.com.br/forum/2-reparador-para-reparador/dica-hilux-defeito-que-virou-oportunidade-de-negocio-t69850-10.html)
Forte abraço e desejo-lhe boa sorte ... ficaremos na expectativa de seu retorno, torcendo para que isso não passe de um susto e que sirva de experiência para todos nós ...
E.T.:
E se você roda pouco, e vai continuar com o diesel S10, fica outra humilde sugestão, depois que apurar que o tanque e sua linha estão limpos e que o sistema de injeção (bomba e bicos) não foram afetados em razão da ação diluente do S10 ...
- procure não deixar o veículo parado muito tempo ... ande o máximo que puder nele ... consuma, pelo menos, um tanque de combustível por mês ... mantenha o tanque de combustível do veículo sempre cheio (de modo a reduzir espaços vazios no tanque, de forma a inibir a condensação do ar) e abasteça pelo menos uma vez por semana (de preferência, em posto de sua confiança e de grande rotatividade de diesel), de modo a reciclar e rejuvenescer o combustível existente no tanque ...
- promova uma aditivação suplementar do diesel, através da adição de aditivos de caráter biocida, que inibam a proliferação de microorganismos no interior do tanque, de caráter lubrificante, que reforcem/reponham a lubricidade do diesel (eis que, o biodiesel vai envelhecendo com o tempo e perdendo seu caráter de elemento lubrificante do diesel), de forma a evitar corrosão de bicos e bombas e de caráter descarbonizante, que inibam a emissão de particulados (fumaça preta) que contribuem para a carbonização do sistema de alimentação (EGR e coletor de admissão), principalmente nos casos de veículos que utilizam o S500, que emite mais particulados que o S10. Tem alguns aditivos industrializados disponibilizados no mercado e que se propõem a esse fim, tais como: Teccom 10, STP, Bardahl Max Diesel, Actioil, Extra Power, XP3, Etc ...
Nesses tempos frios e de dizer quase pastoso kkkk é valido um s10 no lugar do querosene?
Fred Miranda
15/06/2016, 15:42
Nesses tempos frios e de dizer quase pastoso kkkk é valido um s10 no lugar do querosene?
Olha a minha viatura é 2013, então somente S10.
Esses dias que fez frio demais, numa manhã, estava 5º e só esperei a luz do aquecedor dos bicos apagar e pegou de 1ª.
mfdomingues
15/06/2016, 17:27
A sua está com dificuldade na partida pela manhã? Aqui em um dia bem frio a minha pegou de primeira, no dia mais quente falhou em 3,mas, quando fomos verificar a central de gerenciamento das vela aquecedoras estava com o cabeamento muito ruim, remontamos e pegou de primeira.
Mas a minha não está andando ainda, é apenas para o motor não desencarnar de tanto tempo parada......
A minha pegou de primeira nessas condições.
E olha que é um ano mais antiga que a tua.
Nada de alterar o combustível por conta de dias mais frios.
A viatura possui velas aquecedoras e válvula termostática para tudo funcionar na temperatura ideal.
Vai passear, que ganhas mais.:concordo:
Newton Guerra
16/06/2016, 07:39
Glaicon, com certeza você estava usando diesel com anti-congelante. Nessas regiões todos os postos só recebem diesel com aditivo para o inverno. A 0ºC o diesel já começa a ficar pastoso. Nessa foto o diesel sem anti-congelante já estaria congelado. A Petrobrás fornece para a região sul o diesel "inverno", já preparado para o frio. Só não sei se foram rápidos o suficiente nesse ano, rsrsrs.
Abraços
mfdomingues
16/06/2016, 08:39
A minha pegou de primeira nessas condições.
E olha que é um ano mais antiga que a tua.
Nada de alterar o combustível por conta de dias mais frios.
A viatura possui velas aquecedoras e válvula termostática para tudo funcionar na temperatura ideal.
Vai passear, que ganhas mais.:concordo:
Essa foto eh educativa, o glaicon a utiliza em varias situações desde aditivo para radiador até o diesel recomendado rsrsrsrsrs
Newton, neste diesel de inverno vai biodisel também?
Newton Guerra
16/06/2016, 09:00
Domingues, não sei a composição dele não. Talvez procurando melhor no site da BR encontre mais informações. Depois vou dar uma olhada melhor:
Oleo Diesel - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/produtos/parafrotas/oleodiesel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hLf0N_P293QwP_0CBXAy M_Xws3Y3MTYwMDA_2CbEdFAADentw!/?PC_7_9O1ONKG10OURE02NM8F3743003000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/oleo+diesel/diesel+automotivo)
Sergio c
16/06/2016, 11:47
Dia 11/06, com menos 3 graus, as seis da matina, diesel comum, a minha band de trilha que ficou fora da garagem e só coberta por uma lona, deu duas giradas e pegou, soltando um pouco de fumaça branca e engasgando, mas já alinhou e depois só alegria. E o motor Mercedes Benz da minha(MB710), tinha uma vela aquecedora na entrada do tubo de admissão, mas foi retirada, foi no seco heheheheh.
Essa foto eh educativa, o glaicon a utiliza em varias situações desde aditivo para radiador até o diesel recomendado rsrsrsrsrs
Digamos que é uma foto multifacetada.:mrgreen:
Não sabia que existia aditivo anticongelante na composição do diesel.
Seguindo aprendendo!:concordo: