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Ver Versão Completa : Reforma caseira do CJ-3A!!! Chassis danificado!



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Pablo.pinto2007
01/08/2014, 03:41
Pablo, eu acho que esse pneu aí não dá conta da Transamazônica, não.

Veja o MT85 Candango.

Rapaz... eu to preocupado com a altura... e no caso desse pneu aí, eu iria ressulcar ele, arrancar os gomos alternadamente, entende? assim ele ficaria um MUD mais agressivo... outra opção seria eu mandar recapar por aqui mesmo, comprando a banda no sul... apesar de resistência em levar recapagens...

O candango eu conheço, é como se fosse um militar moderno, também é uma opção... mas lembremo-nos a minha preocupação com relação ao pneu é na altura... e a segunda é na facilidade de encontrar um pneu similar, devido o risco de cortar, furar ou perder um pneu!!!

Outra coisa que me veio a cabeça esses dias... eu poderia fazer SPOA somente no eixo traseiro? existe isso? (acho que tô pensando asneiras)!!!!

Abraços!

Pablo

eliasFerreira
01/08/2014, 13:35
Rapaz... eu to preocupado com a altura... e no caso desse pneu aí, eu iria ressulcar ele, arrancar os gomos alternadamente, entende? assim ele ficaria um MUD mais agressivo... outra opção seria eu mandar recapar por aqui mesmo, comprando a banda no sul... apesar de resistência em levar recapagens...

O candango eu conheço, é como se fosse um militar moderno, também é uma opção... mas lembremo-nos a minha preocupação com relação ao pneu é na altura... e a segunda é na facilidade de encontrar um pneu similar, devido o risco de cortar, furar ou perder um pneu!!!

Outra coisa que me veio a cabeça esses dias... eu poderia fazer SPOA somente no eixo traseiro? existe isso? (acho que tô pensando asneiras)!!!!

Abraços!

Pablo

Entendi.
Mas ambos são 7.50x16 (31"), então entre ressulcar esse, e o Candango novo, penso que o Candango ainda fica melhor.
Não sei se a diferença seria tão significativa.

Mera opinião. Vamos ouvir os mais especialistas.

Pablo.pinto2007
02/08/2014, 12:53
Entendi.
Mas ambos são 7.50x16 (31"), então entre ressulcar esse, e o Candango novo, penso que o Candango ainda fica melhor.
Não sei se a diferença seria tão significativa.

Mera opinião. Vamos ouvir os mais especialistas.

Rapaz... esse é meu medo... dele ser só 31"... e pneu 31" não tá fazendo muito sucesso na AM não... tem que ser no mínimo 33"... como eu já trabalhei em recapadora e entendo mais ou menos (mais pra mais do que pra menos)... então vou conversar com o especialista... se é possível recapar um pneu sem raspar sua banda original totalmente, ou seja, deixando um 750x16 semi-novo coberto iria pra 33" brincando... dependendo da banda até mais!!!

Outra opinião... estão cogitando colocar correntes nos pneus... no meu entender isso não seria muito interessante... já que até hoje eu não vi aplicarem essa técnica em lama, mas sim em neve!!!

Grande abraço!

Pablo

zé dedão
02/08/2014, 13:00
Ja vi corrente em lama. Vai muito bem. O inconveniente é retirar e colocar em terrenos secos. É muito ruim rodar com correntes em pista seca e dura

eliasFerreira
02/08/2014, 13:30
Rapaz... esse é meu medo... dele ser só 31"... e pneu 31" não tá fazendo muito sucesso na AM não... tem que ser no mínimo 33"... como eu já trabalhei em recapadora e entendo mais ou menos (mais pra mais do que pra menos)... então vou conversar com o especialista... se é possível recapar um pneu sem raspar sua banda original totalmente, ou seja, deixando um 750x16 semi-novo coberto iria pra 33" brincando... dependendo da banda até mais!!!

Pensei a mesma coisa, Pablo.
Ficaria alto e estreito.


Outra opinião... estão cogitando colocar correntes nos pneus... no meu entender isso não seria muito interessante... já que até hoje eu não vi aplicarem essa técnica em lama, mas sim em neve!!!

Grande abraço!

Pablo


Ja vi corrente em lama. Vai muito bem. O inconveniente é retirar e colocar em terrenos secos. É muito ruim rodar com correntes em pista seca e dura

Aqui na minha cidade, os caminhões que coletam leite na roça, a maioria F-4000 com pneu liso, usam corrente na época de chuva quando a estrada tá ruim.
Só assim pra cumprirem a tarefa do dia.

Pablo.pinto2007
03/08/2014, 15:15
Pensei a mesma coisa, Pablo.
Ficaria alto e estreito.





Aqui na minha cidade, os caminhões que coletam leite na roça, a maioria F-4000 com pneu liso, usam corrente na época de chuva quando a estrada tá ruim.
Só assim pra cumprirem a tarefa do dia.

Bom saber sobre as correntes... mas as correntes não farão o trabalho de um pneu 33" ou maior... isso montado num pneu 750x16!!!

Eu tô meio "deprê".. tô achando essa expedição uma furada hoje... são muitos obstáculos antes de fazê-la... estou desanimando mesmo!!! É pneu que não acho o ideal, o tanque de combustível tenho que fazer um gigante (tomando toda o assoalho traseiro)... documentação do motor que tenho que regularizar (ainda não cadastrei o motor AP álcoll)... melhoras na suspensão para deixá-lo nivelado com o peso extra. suportes dos amortecedores... revisão no motor, eixos, diferenciais, que de preferência teria que ter um conjunto de relação extras (devido serem raros e o dianteiro estar já bem gasto)... fora, capota, santo antônio, bagageiro, tudo isso personalizado... mais rodas extras... aí junta tudo isso joga em cima de um CJ-3A levinho, vai ficar um "blindado" de peso...
Sem falar da grana que terei que ter para pagar as despezas da expedição (que já estamos com a cota mensal estipulada para o apoio mecânico, cegonha e passagem aérea)... mais as despezas totais que não serão poucas, principalmente com o combustível... serão 5 mil km... tomando uma média de 4,5 km/L, botando o álcool a R$ 3,00 daqui pra lá estará mais caro, são no mínimo uns 4 mil só de combustível... fora peças, hospedagem, alimentação e muita aporrinhação!!!

Enfim... se realmente eu sentir que não dará, farei planos para anos posteriores... o que me preocupa é: a expedição que vai agora vão no mínimo 2 jeeps willys, o mecânico que vai é especialista em willys (porém isso não é determinante, já que eu desmontei e montei meu jeep só, então por isso não)... mas o ritmo de willys não é comparado a outros 4x4! Então se eu decidir ir em outra ocasião, talvez não seja "aceito" devido os outros aventureiros... é uma questão que eu sempre me preocupo...

Vou continuar na minha busca e pesquisas... se achar que o negócio vai emplacar eu corro dentro... mas se achar que realmente não vai dar eu dou uma freada no projeto...

Até porque, dos que estão pensando em ir, 2 não tem nem o jeep ainda... estão todos desmontados... o que me dá uma vantagem, vai chegar no dia da expedição e os jeeps não estarão prontos... o que poderia ventilar a idéia de adiar por mais um ano a expedição... ou não!!!

Muitas coisas em jogo!!!

Pablo

georgevalle
04/08/2014, 07:58
Éeee, pega esta p*** grana e vem passear com a família no sul, depois vai de zequinha em outra expedição.

vavarusso
04/08/2014, 08:01
Meu caro boa sorte aí no seu sonho, mas, tem uma peça fundamental nessa história que é a razão. Uma aventura dessa magnitude tem que ser projetada com no mínimo 4 anos de antecedência.
Abraço!

Pablo.pinto2007
04/08/2014, 09:50
Meu caro boa sorte aí no seu sonho, mas, tem uma peça fundamental nessa história que é a razão. Uma aventura dessa magnitude tem que ser projetada com no mínimo 4 anos de antecedência.
Abraço!

VAmos e convenhamos...

Essa aventura não tem "preço"... e Vavá não acho que se precise de 4 anos para se planejar esse tipo de aventura... os cabeças da expedição são pessoas que tem uma boa vivência em trilhas e organização de passeios e estão em contato com o rei da transamazônica (trocou algumas idéias)... o problema desse nosso prazo que eu achei até razoável é que a preparação dos jeep's, principalmente os willys, para essa expedição não é nada fácil, principalmente devido o espaço interno e o grande problema da capota de lona que para se colocar um bagageiro é complicado, tem que fazer uma gaiola ou personalizar tudo, como pretendo fazer... e como falei existem 2 jeep's ainda desmontados (não vai dar tempo).
Dos carros que estão desmontados um eu sei que o dono pode ir, porque tem um troller (eu já o aconselhei a ir no troller), primeiro que ele nunca andou de willlys, ou seja, não sabe o que é andar de willys, e outra que o jeep está inteiramente desmontado... e pro troller está mais fácil a preparação, guincho e acondicionamento da traseira do carro (bagagem, acessórios e afins)...
O outro carro que está desmontado, esse sim precisa ser feito realmente porque se trata de uma F-75 do apoio mecânico... essa será equipada com motor MWM 2.8 e câmbio clark 260F... com reduzida willys (se não me engano), mas o chassis nem pintado tá, a carroceria eu nem vi na oficina, o motor tá de um lado o câmbio de outro... os eixos eu também não vi... mas como o cara é o dono da oficina, pode ter duas vertentes, ele conseguir facilmente as peças e conseguir montar, mas pra isso ele precisa dispor de homem/hora trabalho... o que pra quem é dono de uma oficina significa que ou ele ganha dinheiro consertando e fazendo outros jeeps ou então ele monta o dele... esse equilíbrio de montar o próprio e ganhar dinheiro é difícil nesse pequeno prazo...

Enfim... eu vou ter uma conversa com o meu amigo que tá encabeçando a aventura... se ele realmente achar que essa expedição sai em 2016 eu vou desistir... ah não ser que caia um caminhão de dinheiro daqui pro final do ano... (o que é plenamente possível, já que a família tem em vista a venda de um inventário)!!!

É isso... vamos vivendo... a esperança é a última que morre!!!

George... não é desmerecendo sua região não... até porque minhas raízes remontam à ela... mas o friozinho, as aventuras sulistas são planos mais futuros!!! Forte abraço! Ah! e comi os pinhões... estavam ainda bons e o preparo ficou delícia!!! pena que nem todos aqui em casa o apreciam!!! A cachaça vou demorar mais para beliscar... afinal é "na bunda"!!!

Abraços!

Pablo

vavarusso
04/08/2014, 14:54
É isso mesmo Pablo a experiencia, de quem organiza, nao tem preço. Exagerei em 4 anos. Use o negócio do George! kakakaka

georgevalle
05/08/2014, 08:41
Daqui saíram uns "variados das idéias" este ano era um pessoal de Joinvile e foi "engordando" o grupo conforme ia subindo, teve mais alguns em Curitiba e assim por diante, tudo organizado pela internet, mas não sou tão radical assim pelo menos no barro (pena que não deu tempo de te desafiar a ir no insano...), prefiro viajar com a família do que ir a uma expedição tão longa assim, tá certo que para você está praticamente do lado de casa (comparando com o pessoal daqui), o que pretendo é viajar de carro tanto para o nordeste (até Natal) e voltar pelo centro oeste, assim como para fora indo até Ushuaia, para expedições sou mais de ir com a família, do meu ponto de vista jeep é para se divertir, sair encalhar, quebrar... e se não der deixa a viatura no trecho e volta com um trator e leva embora (já tive que fazer isso algumas vezes, aprendi da pior forma que motor grande, pé de chumbo e cachaça não combinam), mas apoio totalmente estes "desvaneios" pois cada um tem a sua, e como você mesmo já falou acho um pouco arriscado colocar o AVÔ em uma situação extrema destas, como falei convence este teu amigo a ir com o troller e você vai de zeca dele ou chuta logo o balde e compra um troller para você e vai de boa.

Pablo.pinto2007
06/08/2014, 11:48
Daqui saíram uns "variados das idéias" este ano era um pessoal de Joinvile e foi "engordando" o grupo conforme ia subindo, teve mais alguns em Curitiba e assim por diante, tudo organizado pela internet, mas não sou tão radical assim pelo menos no barro (pena que não deu tempo de te desafiar a ir no insano...), prefiro viajar com a família do que ir a uma expedição tão longa assim, tá certo que para você está praticamente do lado de casa (comparando com o pessoal daqui), o que pretendo é viajar de carro tanto para o nordeste (até Natal) e voltar pelo centro oeste, assim como para fora indo até Ushuaia, para expedições sou mais de ir com a família, do meu ponto de vista jeep é para se divertir, sair encalhar, quebrar... e se não der deixa a viatura no trecho e volta com um trator e leva embora (já tive que fazer isso algumas vezes, aprendi da pior forma que motor grande, pé de chumbo e cachaça não combinam), mas apoio totalmente estes "desvaneios" pois cada um tem a sua, e como você mesmo já falou acho um pouco arriscado colocar o AVÔ em uma situação extrema destas, como falei convence este teu amigo a ir com o troller e você vai de zeca dele ou chuta logo o balde e compra um troller para você e vai de boa.


Boa Geroge... Viajar é meus planos sim... com a NETA... mas esse sonho da Trans é antigo, e na verdade pra mim seria uma oportunidade por causa de mais willys participando... essa semana vou conversar com o meu amigo que tá encabeçando a idéia... vou ser bem realista com ele!!!

O problema de viajar hoje em família é que tem que ser nas férias, e pra tirar férias no trabalho junto com colegial (no seu caso coincide).. tem uma "fila" invisível onde a que eu estou não anda, só anda a dos preferidos do chefe (vulgo baba-ovos)... mas eu já percebi que a minha mulher não aguenta viajar, ela vai logo dizer, é muito longe, falta muito, parece até criança... ela não suporta ficar muito tempo dentro de um carro sem fazer nada... ou só curtindo a natureza...

Vamos que vamos!!! Idéias brotam e morrem toda hora!!!

Opção de ir de Zeca não falta pra mim... mas não tem preço ir num jeep 51 e fazer bonito pros outros que olham "torto" pro bixim pensando assim... "isso vai dar tanto trabalho!" Tem um cara lá que quer ir de TR4... e pensa isso... só porque ele já teve um troller e puxou alguns numa trilha que fazemos aqui (trilha da chesf)... é dia meu amigo... porque outro dia puxei de tudo na chesf... Savana, troller, samurai, niva... e willys!!!!

Não que seja uma competição... mas todos temos nosso orgulho... ainda mais sendo projeto próprio de reforma e adequação!

Pablo

calhiandro
07/08/2014, 21:23
Boa Geroge... Viajar é meus planos sim... com a NETA... mas esse sonho da Trans é antigo, e na verdade pra mim seria uma oportunidade por causa de mais willys participando... essa semana vou conversar com o meu amigo que tá encabeçando a idéia... vou ser bem realista com ele!!!

O problema de viajar hoje em família é que tem que ser nas férias, e pra tirar férias no trabalho junto com colegial (no seu caso coincide).. tem uma "fila" invisível onde a que eu estou não anda, só anda a dos preferidos do chefe (vulgo baba-ovos)... mas eu já percebi que a minha mulher não aguenta viajar, ela vai logo dizer, é muito longe, falta muito, parece até criança... ela não suporta ficar muito tempo dentro de um carro sem fazer nada... ou só curtindo a natureza...

Vamos que vamos!!! Idéias brotam e morrem toda hora!!!

Opção de ir de Zeca não falta pra mim... mas não tem preço ir num jeep 51 e fazer bonito pros outros que olham "torto" pro bixim pensando assim... "isso vai dar tanto trabalho!" Tem um cara lá que quer ir de TR4... e pensa isso... só porque ele já teve um troller e puxou alguns numa trilha que fazemos aqui (trilha da chesf)... é dia meu amigo... porque outro dia puxei de tudo na chesf... Savana, troller, samurai, niva... e willys!!!!

Não que seja uma competição... mas todos temos nosso orgulho... ainda mais sendo projeto próprio de reforma e adequação!

Pablo

Concordo contigo Plabo. Acho também que a pecinha que vai atrás do volante conta muito. Fomos para a famosa trilha do lobsomen aqui em Garanhuns. No grupo da gente tinha dois willys e um troller. E os willys deram show. Está certo que o piloto do troller era fraco de mais. O jeep que fui foi o que mais trabalhou, puxou tanto troller e outros carros atolados que arregaçou completamente o parachoque. Gostei os Willys mostram que estão em plena forma. Com certeza um orgulho. O meu ex-willys dizem que já fez o percurso da transamazônica.


mas não tem preço ir num jeep 51 e fazer bonito pros outros que olham "torto" pro bixim [2]

Pablo.pinto2007
08/08/2014, 09:28
Pessoal... um sonho desse tamanho exige pneus grandes... o meu maior problema...

Na minha mente necessito de pneus altos e não largos... já citei em outras mensagens que o ideal seria os pneus 900x16, sendo que são raríssimos aqui no Brasil... ontem facebooqueando, vi a toyota do nosso amigo aqui do fórum também o Elmer, lá em Boa Vista, tá ficando DUKA a bandeirante dele... e numa das fotos percebi que ela estava com pneus miltiares, e por curiosidade pergguntei a medida... o danado é o tão sonhado pneu, 900x16... que apesar do desenho militar não ser tão bom em lama (mas faz seu papel) fiquei deveras interessado... o problema é a pequena distância, sendo que se eu for pra Trans estará no meio do caminho, tendo como opção montar em Manaus (caso ele consiga transporte até lá)... mas pra isso preciso montar algum pneu aqui para ver se vai dar certo mesmo, se não vai raspar, se vou conseguir fazer o giro do volante, dentre outras coisitas mais... então se der certo mesmo meus planos, preciso arrumar pelo menos um pneu emprestado para testar na viatura... eu sei que aqui na minha cidade existem caminhões militares com esses pneus, porque já os vi inclusive na oficina, mas conseguir emprestado é que será difícil, mas quem sabe uma conversa não resolve...

O preço que o amigo pede nos pneus eu acho justo, mas só realmente comprarei se tudo se encaminhar para a efetividade da expedição e se a logística der certo realmente.

Vamos em frente que atrás vem gente!!!

Pablo

Pablo.pinto2007
08/08/2014, 09:30
Concordo contigo Plabo. Acho também que a pecinha que vai atrás do volante conta muito. Fomos para a famosa trilha do lobsomen aqui em Garanhuns. No grupo da gente tinha dois willys e um troller. E os willys deram show. Está certo que o piloto do troller era fraco de mais. O jeep que fui foi o que mais trabalhou, puxou tanto troller e outros carros atolados que arregaçou completamente o parachoque. Gostei os Willys mostram que estão em plena forma. Com certeza um orgulho. O meu ex-willys dizem que já fez o percurso da transamazônica.


mas não tem preço ir num jeep 51 e fazer bonito pros outros que olham "torto" pro bixim [2]

Os willys são "machos"... não troco o meu por um troller jamais... até porque a história que tem o meu na minha vida, não tem preço nem validade!

Abração!

Pablo

vavarusso
08/08/2014, 09:59
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/1500-pneu-michelin-900-16-a.html
Pablo dá uma olhada neste link.

Pablo.pinto2007
08/08/2014, 12:56
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/1500-pneu-michelin-900-16-a.html
Pablo dá uma olhada neste link.

Vavá.. vc não existe!!!! É uma lenda da pesquisa!!!

Brigadão... ainda não tinha visto...

O Elmer bem que devia "facilitar" a venda dessas jóias pra nóis!!!

Pablo

vavarusso
08/08/2014, 14:42
Vavá.. vc não existe!!!! É uma lenda da pesquisa!!!

Brigadão... ainda não tinha visto...

O Elmer bem que devia "facilitar" a venda dessas jóias pra nóis!!!

Pablo

Poizé, comprou por 20x10................................

Pablo.pinto2007
10/08/2014, 10:13
Pessoal... ontem decidi desmontar o conjunto de direção que já me havia dado pistas de que há algum problema... a direção ficou um pouco mais dura do que de costume... então agora com tempo (embora sem dinheiro) resolvi desmontar a caixa de direção, as barras que faltam ser pintadas e acho que o parachoque vai entrar também no rolo (todos ainda não tinham sido pintados)...

Sendo que me surge um problema, comprei o kit de reparo da caixa e com esse na mão não consigo desmontar... tem uma "fase" que tô em dúvida de como desmontar... nas fotos mostra até onde já fui e o passo que acho que deverá acontecer...

Trata-se de uma presilha visualmente "travada" por pressão, ou seja, até onde estudei preciso imprensar todo o conjunto para descer e abrir espaço para tirar a presilha e desmontar o conjunto do cilindro.
Se alguém souber, tiver visto e puder me ajudar eu agradeço.

Pablo

vavarusso
10/08/2014, 15:05
Me parece pelas fotos um anel elástico Pablo. Se o for com com um alicate apropriado tiraria.

Pablo.pinto2007
10/08/2014, 20:13
Me parece pelas fotos um anel elástico Pablo. Se o for com com um alicate apropriado tiraria.

Vavá... só me diga que alicate milagroso é esse!!! Não conheço no marcado... pois o que já inventei e tentei de ferramenta pra tentar tirar... mas tá embeiçado no chanfro do metal, como no desenho esquemático que fiz...

Ao que me parece preciso baixar a arruela o suficiente para poder gerar uma folga e sacar o anel elástico...

Será que ninguém desmontou uma caixa dessas ainda?

Vavá... vamos pensando juntos!!!

Pablo

antonio umino
10/08/2014, 20:56
Acho que para tirar o anel elastico...
onde esta a trava, e que faz a cobertura. este tem que ser empurrado para dentro para que a trava saia..
Tem um alicate para tirar esta trava. (estou opinando mas não entendo desta caixa).....
abçs

juleymar
10/08/2014, 22:15
Pessoal... ontem decidi desmontar o conjunto de direção que já me havia dado pistas de que há algum problema... a direção ficou um pouco mais dura do que de costume... então agora com tempo (embora sem dinheiro) resolvi desmontar a caixa de direção, as barras que faltam ser pintadas e acho que o parachoque vai entrar também no rolo (todos ainda não tinham sido pintados)...

Sendo que me surge um problema, comprei o kit de reparo da caixa e com esse na mão não consigo desmontar... tem uma "fase" que tô em dúvida de como desmontar... nas fotos mostra até onde já fui e o passo que acho que deverá acontecer...

Trata-se de uma presilha visualmente "travada" por pressão, ou seja, até onde estudei preciso imprensar todo o conjunto para descer e abrir espaço para tirar a presilha e desmontar o conjunto do cilindro.
Se alguém souber, tiver visto e puder me ajudar eu agradeço.

Pablo
Pablo eu desmontei uma caixa dessa pra trocar os reparos eu lutie pra tentar tirar esse anel mais acabei desistindo pois fiquei com receio de estragar a peça , esse anel serve pra segurar o anel de plastiico que segura a compressão do oleo acho que se nao tiver gasto nao vai alterar muinto o funcionamento da direção pois recebe fluido dos dois lados , tente assoprar com a peça dentro do cilindro se nao passar compressão e o anel de plastico estiver trincado e ressecado acho que nao precisa trocar ,
abraço.

Pablo.pinto2007
10/08/2014, 22:56
Pablo eu desmontei uma caixa dessa pra trocar os reparos eu lutie pra tentar tirar esse anel mais acabei desistindo pois fiquei com receio de estragar a peça , esse anel serve pra segurar o anel de plastiico que segura a compressão do oleo acho que se nao tiver gasto nao vai alterar muinto o funcionamento da direção pois recebe fluido dos dois lados , tente assoprar com a peça dentro do cilindro se nao passar compressão e o anel de plastico estiver trincado e ressecado acho que nao precisa trocar ,
abraço.


Juleymar... amanhã vou tentar tirar com uma prensa.. vou numa oficina (tornearia)...

Eu acredito que esteja tudo na hora de trocar... os retentores estão todos podres... não sei nem como é vazava pouco óleo... era pra vazar de ruma!!!!

Amanhã eu resolvo, nem que eu quebre!!!!

Pablo

vavarusso
11/08/2014, 08:39
Pablo voce poderia usar um macaco para forçar um deslocamento axial. Cuidado!

Pablo.pinto2007
11/08/2014, 20:33
Pablo voce poderia usar um macaco para forçar um deslocamento axial. Cuidado!

Vavá, num dá idéia! Quando li pensei logo! Vou fazer uma prensa com meu macaco! Mas pra esse serviço não vai ser possível! Preciso de outros "acessórios" ! Mas entendi o q quis dizer!

Pablo.pinto2007
13/08/2014, 18:33
Pablo voce poderia usar um macaco para forçar um deslocamento axial. Cuidado!

Pessoal... finalmente resolvi o mistério... na verdade resolveram pra mim... fui na oficina de tornearia onde costumo fazer meus serviços e chegando lá, lá todo invocado pra usar a prensa do rapaz... perguntei pra ele se ele já tinha desmontado alguma caixa de direção dessas... ele me respondeu: eu não, mas esse rapaz aqui!!! Por minha sorte tinha um mecânico também fazendo serviço de tornearia lá... o cara falou assim: tira o sem fim... eu caí de cara no chão... dizendo, mas eu já tentei... ele me olhou assim com aquela cara de quem pensa: esse aí? mermo não!!! (coisa de cearense - qualquer dúvida consultar o dicionário cearês)...

Colocamos a danada na morsa e ele deu uma pancada até ouvirmos bater ferro com ferro... aí ele falou... é só o rolamento... aí demos outra pancada e saiu tudo fora... e finalmente consegui desmontar a danada... me senti o mais completo jumento por não ter tentado uma pancada mais forte em casa... mas é assim mesmo, vivendo e aprendendo...

Está toda desmontada, já comecei a trocar os orings e anéis... já com algumas complicações, mas vamos ver o resultado final... amanhã eu vou procurar os rolamentos... fui numa loja de peças (autopeças) e não tinha... pensei... uma caixa dessas e não tinha os rolamentos!!! das duas uma: ou ninguém troca, ou então é raro realmente... amanhã saberemos!!!

É isso...

Conversei com meu amigo sobre a TRANS e chegamos à conclusão que a expedição sai mesmo em 2016, por ferro e fogo...

Vou recomeçar a estudar as possibilidades antes que comece a me comprometer financeiramente (pagar a cota mensal)...

Abraços!

PAblo

eliasFerreira
13/08/2014, 19:04
De que lado é a pancada, Pablo?

Pablo.pinto2007
13/08/2014, 23:45
De que lado é a pancada, Pablo?

Rapaz... tive que tirar todos os retentores... para poder ter acesso às presilhas e no caso do sem fim, de um lado é presilha (lado em que sai a haste para a coluna de direção) e do outro lado que tem uma porca de alumínio (que também não é nada fácil de tirar, devido ser de alumínio, pode estragar e aí já viu, só sai "cortando"), tirando essa porca de alumínio temos acesso a outra porca, travante que segura o sem fim... tirando essa porca fica o pino, é ali que batemos para desmontar, o problema que tive medo de bater porque realmente a pancada ficou ferro-ferro... mas é isso mesmo, era o rolamento segurando.

Na foto dá pra ver o rolamento e o eixo no centro... foi ali a pancada que demos para desmontar!

Abraços!

Pablo

Pablo.pinto2007
18/08/2014, 13:03
Pessoal ese negócio de mecher com caixa de direção é um verdadeiro saco...

Passei o FDS sem mexer aí ontem fui dar continuidade, quem disse que me lembrava mais como era a ordem... enfim... teve um retentor que achoq ue montei errado então tive que retirar e acabei por estragar, claro... amanhã irei atrás de outro e dos rolamentos para enfim fechar a caixa e ver se deu certo... mas oh dinheiro bem gasto esse de mandar fazer fora... eu só não mando porque vão condenar a caixa... e aí já é demais pra mim!

Pablo

POPEYE MIT
18/08/2014, 18:14
Rapaz... tive que tirar todos os retentores... para poder ter acesso às presilhas e no caso do sem fim, de um lado é presilha (lado em que sai a haste para a coluna de direção) e do outro lado que tem uma porca de alumínio (que também não é nada fácil de tirar, devido ser de alumínio, pode estragar e aí já viu, só sai "cortando"), tirando essa porca de alumínio temos acesso a outra porca, travante que segura o sem fim... tirando essa porca fica o pino, é ali que batemos para desmontar, o problema que tive medo de bater porque realmente a pancada ficou ferro-ferro... mas é isso mesmo, era o rolamento segurando.

Na foto dá pra ver o rolamento e o eixo no centro... foi ali a pancada que demos para desmontar!

Abraços!

Pablo
Olha como parece "facil" kkkkk
https://www.youtube.com/watch?v=-QWcdzJZjKQ

Pablo.pinto2007
18/08/2014, 18:41
Olha como parece "facil" kkkkk
https://www.youtube.com/watch?v=-QWcdzJZjKQ

Meu amigo no vídeo é a coisa mais facil que tem!!! quero ver é in loco!!!

Amanhã ou talvez quarta eu vejo se termino com ela!!! Aí posto o resultado aqui!

Pablo

Pablo.pinto2007
21/08/2014, 09:55
Porque cagada pouca é besteira!!!

Como passei o final de semana fora, quando cheguei tentei remontar a caixa... nada deu certo pois esqueci a ordem das coisas!! Agora está tudo errado, já perdi o kit que comprei, pois estraguei um retentor domingo e hoje estraguei outro porque montei também na ordem errada... desisti com a maior raiva... agora não tem jeito vou mandar fazer fora... só esperar brotar dinheiro no banco!!!

PAblo

vavarusso
21/08/2014, 12:54
Porque cagada pouca é besteira!!!

Como passei o final de semana fora, quando cheguei tentei remontar a caixa... nada deu certo pois esqueci a ordem das coisas!! Agora está tudo errado, já perdi o kit que comprei, pois estraguei um retentor domingo e hoje estraguei outro porque montei também na ordem errada... desisti com a maior raiva... agora não tem jeito vou mandar fazer fora... só esperar brotar dinheiro no banco!!!

PAblo
Pablo voce já viu o preço de novausada pra compara com o conserto? Misteerriiio! Boa sorte aí. Obrigado pelos manuais. Quando terminar estarei PHD em DFV.Hahahah

Pablo.pinto2007
22/08/2014, 16:54
Pablo voce já viu o preço de novausada pra compara com o conserto? Misteerriiio! Boa sorte aí. Obrigado pelos manuais. Quando terminar estarei PHD em DFV.Hahahah

Vavá os preços da usada é em torno dos 150 real... e a nova (recondicionada na loja) em torno dos 700 real!!!!

O reparo é 50 e poucos... e pra mandar reparar deve ser uns 100 conto!!!

Vou morrer com mais isso!!!

Pablo

Ian Jeep
22/08/2014, 22:01
Vavá os preços da usada é em torno dos 150 real... e a nova (recondicionada na loja) em torno dos 700 real!!!!

O reparo é 50 e poucos... e pra mandar reparar deve ser uns 100 conto!!!

Vou morrer com mais isso!!!

Pablo

Pablo, tranquilo?

Minha parati 1.8 ta na oficina e preciso trocar o reparo, o cara me cobrou 350 latinhas e ainda falou q é a caixa mais barata q tem! :shock:

Pablo.pinto2007
22/08/2014, 23:22
Pablo, tranquilo?

Minha parati 1.8 ta na oficina e preciso trocar o reparo, o cara me cobrou 350 latinhas e ainda falou q é a caixa mais barata q tem! :shock:

Dá vontade num dá não? de abrir uma oficina só disso?

Se sua caixa for a TRW custa 52 reais o kit de reparo original TRW... sem os rolamentos, que um custou 7 reais da marca boa e o outro não existe no brasil pra vender (ninguém vai trocar)... então estão te cobrando quase 300 contos só pra trocar o reparo, é lógico que tem o trabalho de retirar, trocar o fluido, sangrar, todo esse serviço especializado... mas eu acho exagero!!! Mas é isso mesmo que cobram... há uns 2 anos tive que trocar a caixa do meu siena, isso mesmo trocar a caixa porque eles falaram qeu a folga da caixa não tinha reparo e que eu teria que comprar outra, me custou 700 reais só a caixa... recondicionada, ou seja, eles pegam a minha e me vendem outra por 700 conto com garantia, sendo que a minha é lógico que eles vão reparar e vender pra outro da mesma forma que fizeram comigo... isso em loja especializada em direção hidráulica...

Por isso resolvi fazer eu mesmo, pois vão condenar minha caixa, eu já conheço a turma...
Vou levar prum conhecido, se ele inchar porque tá toda desmontada e coisa e tal eu nem deixo, onde na verdade seria só pra ele montar os orings e retentores na ordem correta e com as ferramentas certas pra não danificar como fiz!!!

Abraços!

Pablo

juleymar
31/08/2014, 20:26
Pablo estou com um problema e vc pode me ajudar na minhas duvida , adiquiri um jeep 1966 pra fazer aquele meu projeto com o AP Diesel e a atual situação dele e a... seguinte ele foi cortado o chassi pra ser alongado e ser feito dele uma pik up da carroceria de madeira , o caixote ja era cortaram no meio o chassi que me preocupa pois alem dessa emenda tem muintas soldas mal feitas, eu pensei em trocar o chassis mais os chassis que achei aqui um e igial e o cara meteu a faca quer R$1,200
por ele e o outro e de um cj6 bernadão valor R$ 300 , e eu nao sei se eu diminuir ele fica igual o do CJ5 , eu penso que com um bom soldador o meu fica novo mais todos aqui me dizem que e melhor trocar , outra duvida e os eixos , aparentemente eu mexi nos cardãs e não tem folga nenhuma no pião e coroa eu preferi esse eixos por serem mais leves que os grossos pra aliviar o peso pro Ap diesel masi tem gente me falando que quando a chaveta sei la o que masi ta asta ele da um estalo toda vez que arraca o jeep , isso e verdade ? pois vc tem desses eixos , se isso acontecer tem solução ?
quando tiver fotos eu abro topico ,
abraço.

Pablo.pinto2007
01/09/2014, 18:39
Pablo estou com um problema e vc pode me ajudar na minhas duvida , adiquiri um jeep 1966 pra fazer aquele meu projeto com o AP Diesel e a atual situação dele e a... seguinte ele foi cortado o chassi pra ser alongado e ser feito dele uma pik up da carroceria de madeira , o caixote ja era cortaram no meio o chassi que me preocupa pois alem dessa emenda tem muintas soldas mal feitas, eu pensei em trocar o chassis mais os chassis que achei aqui um e igial e o cara meteu a faca quer R$1,200
por ele e o outro e de um cj6 bernadão valor R$ 300 , e eu nao sei se eu diminuir ele fica igual o do CJ5 , eu penso que com um bom soldador o meu fica novo mais todos aqui me dizem que e melhor trocar , outra duvida e os eixos , aparentemente eu mexi nos cardãs e não tem folga nenhuma no pião e coroa eu preferi esse eixos por serem mais leves que os grossos pra aliviar o peso pro Ap diesel masi tem gente me falando que quando a chaveta sei la o que masi ta asta ele da um estalo toda vez que arraca o jeep , isso e verdade ? pois vc tem desses eixos , se isso acontecer tem solução ?
quando tiver fotos eu abro topico ,
abraço.

Juleymar... deixa ver se entendi sua dúvida... mas vamos conversando sobre tudo que falou aí!

Sobre o chassis no meu entender tudo tem solução, se seu chassis é marcado com número (gravado), eunão mecheria nisso, recuperaria o seu mesmo, mesmo tendo que fazer boas modificações... e é como digo, não é todo mundo que sabe trabalhar com chassis... meu conselho, depois que fizer o grosso nele (buracos que não precisem de precisão em solda, longarinas a serem trocadas, suportes de mola, travessas, essas coisas que agregam ao chassis e são realmente necessárias... se aparecer empeno ele ficar todo troncho... na minha opinião aconselho a levar num especialista em chassis... caso não queira se aborrecer, manda logo pra ele, caso queira quebrar a cabeça e baratear o serviço, faz parte em casa (ou oficina, não sei suas pretenções)(to levando em conta que vc vai fazer)...

Sobre os eixos, no caso coroa e pinhão é muito difícil de avaliar com eles fechados... só essa folga aí não é digna de diagnóstico, mas já é bom sinal... sobre o tipo de ser chavetado não tem problema ele ser assim, na verdade a questão da folga, de dar tranco no eixo-chaveta só ocorre se seu cubo de roda estiver gasto, estiverfolgado no cônico do semi-eixo... ocorre quando vc compra um cubo descasado ou um semi-eixo descasado, mas se tiverem nascido ali um para o outro, dificilmente vc irá ter problemas com isso, é lógico que como vc vai revisar, se a chaveta estiver feia vc troca, pra ficar 100% e aí já verifica se tem folga nesse sistema... eu rodei por algum tempo com folga... cheguei a calçar com folhas de alumínio, e posso te garantir que não foi por isso que quebrou o semi-eixo... hoje uso flutuante na traseira... meu sistema original vendi para um amigo que tinha um conjunto morto pela chaveta (algum ignorante tentou aumentar o rasgo e acabou matando o semi-eixo)...
Ah e só dá estalo se a chaveta estiver sambando dentro do rasgo... se a sua chaveta não estiver justa e não achar no mercado, é só mandar fazer... simples...

Abração!

E aproveitando e atualizando o meu problema... caixa de direção re-revisada por especialista... morri com outro reparo R$ 52,00 mais R$ 80,00 da mão de obra... instalei e ficou show de bola... agora surgem outros problemas... tá só morrendo, falhando direto... bateria descarregando!!!! tá um porre, esses dias tentei ir numa trilha noturna e acabei voltando do posto...

Pablo

juleymar
01/09/2014, 23:54
Pois e Pablo , eu pensei em fazer em casa mesmo tenho a maquina de solda esmerilhadeira etc...
masi pensei em arrumar um bom soldador e ajudar ele tentar baratear os custos , acho que vou conseguir e so ter paciencia ,
obrigado e abraço.

Pablo.pinto2007
17/09/2014, 04:15
Essa semana estava dando uma revisada no jeep para uma pequena viagem que acontecerá nesse final de semana próximo... 8° encontro willys... tive que trocar dois rolamentos de roda traseira, reengraxei todas as rodas, limpei o carburador, mas agora o danado deu para não queimar que preste, não dá nem alta e nem baixa... como se estivesse afogando!!!

Amanhã tenho que dar um jeito nele... pra sábado estar tinindo... caso contrário, não vou ao econtro com ele...

Pablo

Pablo.pinto2007
23/09/2014, 15:57
8º Encontro de Willys... cada ano vai ficando melhor... esse ano foi numa cidade que foi fundada em 1951, cidade esta litorânea (uma das poucas que são cidade e praia ao mesmo tempo)... enfim... lotamos a cidade, foi muito bom mesmo!!!

Algumas fotos da trilha e do evento que contou com a presença de outros veículos antigos...
Fotos também de dois dos três resgates que fiz... ajudar os outros nunca é demais.

Pablo

calhiandro
24/09/2014, 16:03
E ai Pablo que beleza de passeio. Tirando onda com o willys, rebocando todo mundo.:cool:.

So um detalhe, meu amigo, coloque um santo antonio nesse jeep, acho muito perigoso andar sem esse acessório.

Grande abraço

eliasFerreira
24/09/2014, 17:51
E continua com o pára-choque de madeira! kkkkkkkkk

vavarusso
25/09/2014, 08:16
E ai Pablo que beleza de passeio. Tirando onda com o willys, rebocando todo mundo.:cool:.

So um detalhe, meu amigo, coloque um santo antonio nesse jeep, acho muito perigoso andar sem esse acessório.

Grande abraço
Caliandro andar de jeep sem st antonio nao é perigoso. Perigoso é decer essas ladeiras sem ele. Toma jeito Pablo. KKKK
Pablo aí dá gosto gastar com o jeep, muitos amigos e eventos, aqui solidão. Pablo vc tb desce aquelas dunas?

calhiandro
25/09/2014, 08:59
Caliandro andar de jeep sem st antonio nao é perigoso. Perigoso é decer essas ladeiras sem ele. Toma jeito Pablo. KKKK
Pablo aí dá gosto gastar com o jeep, muitos amigos e eventos, aqui solidão. Pablo vc tb desce aquelas dunas?

Boa Vavarusso, Pablo é corajoso mesmo.

:curtir:

tuna
25/09/2014, 09:47
Muito bacana, o passeio e a atitude, parabéns Pablo!

X3 com relação ao sto antonio, segurança nunca é demais...

[]'s

Pablo.pinto2007
25/09/2014, 16:55
Muito bacana, o passeio e a atitude, parabéns Pablo!

X3 com relação ao sto antonio, segurança nunca é demais...

[]'s

Faço tudo e muito mais no jeep véio!!!

SAbe... o meu jeep nunca teve santo antônio... desde quando tinha 5 anos de idade e já andava em cima dele (de carona é lógico)... quando coloco a capota, mascara o "problema", mas nunca tive... agora acho que não tem mais jeito, vou ter que fazer um para poder colocar um toldo... não tem quem aguente o sol... mas é só por isso... já fiz trilha de tudo quanto foi jeito e nunca "precisei" do santo antônio, é lógico que essas precisões a gente só tem quando menos se espera....

Será o próximo capricho... por enquanto estou bolando, trabalhando no projeto Trans 2016... onde decidi não ir no jeep, mas de zeca com um amigo... num troller... aí eu fiquei com a parte de adequação do veículo... comecei pela base do guincho que empenou toda... estragou roletes, quebrou a caixa de solenóides... estou trabalhando, quando tiver pronto, coloco umas fotos...

Estou vendo a possibilidade de alugar um local para poder fazer minhas peripécias, não aguento mais fazer essas coisas em casa, a mulher reclama daqui, os amigos querem reparar os carros, mas a primeira pergunta: tem um lugar? um ponto? quando digo que é em casa eles entortam a cara, não sei porque!!!

Vamos que vamos...

Vavá, esse evento é anual e esse ano não foram todos os jeeps, só da minha roda de amigos, 2 não foram... simplesmente porque tinha que viajar, se hospedar, etc e tal... cada qual com seus problemas e afazeres, então jeep aqui é o que não falta... o problema é que a maioria é só de garagem... saem uma vez ao ano, pra esse evento...

Pablo

vavarusso
30/09/2014, 07:41
Pablo lugar paradisíaco, deve ser muito legal ter um grupo de amigos com esse gosto comum. Depois que o meu estiver de confiança vou me inteirar do(s) grupo(s) daqui. Pode ser preconceito, mas acho os poucos que vejo , de Troller, meio metidos.
Raimundo Borges

Pablo.pinto2007
02/10/2014, 09:03
Pablo lugar paradisíaco, deve ser muito legal ter um grupo de amigos com esse gosto comum. Depois que o meu estiver de confiança vou me inteirar do(s) grupo(s) daqui. Pode ser preconceito, mas acho os poucos que vejo , de Troller, meio metidos.
Raimundo Borges

Vavá... se meus amigos lerel isso, alguns vão concordar e outros vão dizer que estou desvairando... mas existe sim preconceito dos donos de troller que nunca tiveram jeep ou similares... eles se acham os maiorais, os melhores, os imbatíveis, enfim... é uma questão de personalidade mesmo e não de ser "troller"... quando eu comecei a andar nos grupos que temos aqui (temos diversos), comecei no tradicional Só Jeep do Brasil que de jeep mesmo só tinha o meu, então aí já começa o preconceito... onde muitos dizem assim: eu tinha um assim e assado, meu pai tinha um, andei muito nele... e por aí vai... eu nunca dei trabalho à organização nenhuma no passeios oficiais e aos poucos fui aprendendo as técnicas de direção (aprimorando na verdade) que é para não passar tanto perrengue com os "grandões"... e por aí foi até que fundamos um clube ao qual faço parte até hoje (mas não na diretoria)... e hoje com a compra da cherokee, o jeep ficou só pra trilhas mesmo... humildade é a palavra chave e nunca dê uma de bicão para quem vc não conhece, já levei cada rata com dono de troller, camionete que se acha demais e acha que o jeepinho não é capaz de muita coisa, engano comum em muitos lugares... nesse passeio em questão mesmo, na ida dei uma força a um troller colega da gente, na volta tirei a L-200 de um afundado na beira de uma lagoa e depois uma hilux 4x2 atolada na areia frouxa... então... em todos eu perguntei se podia tentar (jamais dizer tirar, pois vai que realmente a coisa tá feia e vc não consegue...) deu tudo certo... tanto que quando eu estava cintando a L-200 chegou um troller todo original (os originais geralmente são os que menos sabem de alguma coisa - nunca atolaram ou nunca puxaram ninguém, não é regra, mas...) chegou dizendo que era melhor fazer um trenzinho... concordo com ele, caso eu não tivesse conseguido... seria o reforço, porém como eu estava em dois carros, a minha segunda tentativa era trenzinho com a cheroka (caso o troller não tivesse chegado, claro). E outra, nunca dispense uma ajuda (quando vc tiver puxando um carro e não conseguir) a ajuda mostra que vc é tão humilde e prestativo quanto quem está propondo ajudar!!!!
E aqui nós temos as trilhas onde o espírito off-road prevalece em todas as instâncias... em trilha com pessoas bacanas, não tem essa de "eu ando de troller, então eu sou foda!" em trilha a gente tira muita chacota com quem atola, mas não passa de brincadeira!!!

Não quero com esse texto ensinar ninguém, mas são coisas simples que todo trilheiro, todo off-roader deveria ter no sangue... mas muitos ou alguma parte de quem compra 4x4, compra porque é bonito ou porque é alto ou porque vai trazer algum status...

Vavá... pena morar há "alguns" poucos km daqui... vc ia gostar de fazer uma aventura dessas e sentir o poder de sua máquina!!!

Pablo

georgevalle
03/10/2014, 07:59
X2 :) :computador:


Vavá... se meus amigos lerel isso, alguns vão concordar e outros vão dizer que estou desvairando... mas existe sim preconceito dos donos de troller que nunca tiveram jeep ou similares... eles se acham os maiorais, os melhores, os imbatíveis, enfim... é uma questão de personalidade mesmo e não de ser "troller"... quando eu comecei a andar nos grupos que temos aqui (temos diversos), comecei no tradicional Só Jeep do Brasil que de jeep mesmo só tinha o meu, então aí já começa o preconceito... onde muitos dizem assim: eu tinha um assim e assado, meu pai tinha um, andei muito nele... e por aí vai... eu nunca dei trabalho à organização nenhuma no passeios oficiais e aos poucos fui aprendendo as técnicas de direção (aprimorando na verdade) que é para não passar tanto perrengue com os "grandões"... e por aí foi até que fundamos um clube ao qual faço parte até hoje (mas não na diretoria)... e hoje com a compra da cherokee, o jeep ficou só pra trilhas mesmo... humildade é a palavra chave e nunca dê uma de bicão para quem vc não conhece, já levei cada rata com dono de troller, camionete que se acha demais e acha que o jeepinho não é capaz de muita coisa, engano comum em muitos lugares... nesse passeio em questão mesmo, na ida dei uma força a um troller colega da gente, na volta tirei a L-200 de um afundado na beira de uma lagoa e depois uma hilux 4x2 atolada na areia frouxa... então... em todos eu perguntei se podia tentar (jamais dizer tirar, pois vai que realmente a coisa tá feia e vc não consegue...) deu tudo certo... tanto que quando eu estava cintando a L-200 chegou um troller todo original (os originais geralmente são os que menos sabem de alguma coisa - nunca atolaram ou nunca puxaram ninguém, não é regra, mas...) chegou dizendo que era melhor fazer um trenzinho... concordo com ele, caso eu não tivesse conseguido... seria o reforço, porém como eu estava em dois carros, a minha segunda tentativa era trenzinho com a cheroka (caso o troller não tivesse chegado, claro). E outra, nunca dispense uma ajuda (quando vc tiver puxando um carro e não conseguir) a ajuda mostra que vc é tão humilde e prestativo quanto quem está propondo ajudar!!!!
E aqui nós temos as trilhas onde o espírito off-road prevalece em todas as instâncias... em trilha com pessoas bacanas, não tem essa de "eu ando de troller, então eu sou foda!" em trilha a gente tira muita chacota com quem atola, mas não passa de brincadeira!!!

Não quero com esse texto ensinar ninguém, mas são coisas simples que todo trilheiro, todo off-roader deveria ter no sangue... mas muitos ou alguma parte de quem compra 4x4, compra porque é bonito ou porque é alto ou porque vai trazer algum status...

Vavá... pena morar há "alguns" poucos km daqui... vc ia gostar de fazer uma aventura dessas e sentir o poder de sua máquina!!!

Pablo

Pablo.pinto2007
22/11/2014, 18:36
Meu xodó tá me dando trabalho de novo... fizemos um passeio que à priore seria só jeep, mas jeep mesmo tinham poucos... e pra variar só o meu que andou bem, subiu dunas onde só os trolhas subiu... enfim... foi legal o passeio mas quando eu fui embora (na verdade eu ia seguir viagem) a quarta marcha não entrou mais... anoiteceu e não amanheceu... chegando no meu destino, na casa de meu irmão, abri o carter da caixa para ver se tinha algum pedaço solto dentro ou algo anormal, como não vi nada demais fechei, coloquei óleo e fiquei rodando... o câmbio já está na garagem para reparo. E aproveitei o interior e procurei um câmbio reserva pra comprar e felizmente consegui encontrar. Agora é abrir e estudar o problema e resolver o danado, mas pelo que já vi é algo no sincronizador, deve ter criado dente aí ele topa e não consegue engrenar.

Algumas fotos do passeio e da semana de férias no interior.

Pablo

Leonardo Raffi
22/11/2014, 19:32
Isto ja aconteceu comigo ... como éra jipe de trilha tirei fora os sincronizados... nunca mais deu este problemakkkkkkkkkkkkkkk

Pablo.pinto2007
23/11/2014, 05:23
Isto ja aconteceu comigo ... como éra jipe de trilha tirei fora os sincronizados... nunca mais deu este problemakkkkkkkkkkkkkkk

Se fosse o queixo duro original, não tenho dúvidas... mas esse russo eu deixo original... já tenho dois câmbios reservas... um que já tirei algumas peças e tem outras peças que não estão boas e agora esse que ainda está fechado... se tudo der certo semana que vem estarei abrindo o câmbio.

Abraços!

Pablo

antonio umino
23/11/2014, 09:48
Isto ja aconteceu comigo ... como éra jipe de trilha tirei fora os sincronizados... nunca mais deu este problemakkkkkkkkkkkkkkk


Leonardo.. bom dia.

Fiquei curioso.....
esta sua caixa de marchas, é o willys original.

Se for como fica os engates sem os sincronizados..

grande abraço.

Pablo.pinto2007
25/11/2014, 05:51
Leonardo.. bom dia.

Fiquei curioso.....
esta sua caixa de marchas, é o willys original.

Se for como fica os engates sem os sincronizados..

grande abraço.

Umino, já passou marcha só no tempo, sem usar a embreagem? deve ser igual... imagino eu!!! Mas vamos esperar o homem se pronunciar!!!

PAblo

turbino
25/11/2014, 08:31
Ele deve ter tirado os macaquinhos, não os sincronizados.

abraço galera...

Viniciusaol
27/11/2014, 12:48
Pablo, blz aí??? to reformando e reforçando o chassi do meu cj5 e vi um dia num topico que ja procurei e nao achei mais, que vc aumentou um pouco a altura do seu jeep colocando jumelos maiores e aumentando os suportes de molas confere? se possivel poderia me dizer como foi feito? quanto aumentou? modificou alguma coisa na direção?
Grato

Vinicius

Pablo.pinto2007
02/12/2014, 14:19
Pablo, blz aí??? to reformando e reforçando o chassi do meu cj5 e vi um dia num topico que ja procurei e nao achei mais, que vc aumentou um pouco a altura do seu jeep colocando jumelos maiores e aumentando os suportes de molas confere? se possivel poderia me dizer como foi feito? quanto aumentou? modificou alguma coisa na direção?
Grato

Vinicius

Opa!!! Tudo beleza Vinicius?

Como fiz: medi a altura de um jumelo original e medi a altura do meu jumelo. Medi a altura do suporte da bucha fixa e a diferença das medidas dos jumelos eu adicionei no novo suporte fixo, que mandei cortar e dobrar, e depois o cara que reformou meu chassis, soldar na posição correta (muito importante isso). Na verdade o cara só trocou os trechos que pedi e soldou esses novos suportes. A pintura e o reforço quem fez fui eu em casa.

Em relação à direção não acho que tenha mudado nada, sendo que eu troquei o sistema que era passat (não aconselhável) por hidráulica VW (gol, santana) e fiz mais ou menos como rege a cartilha, embora aconteça de quando o jeep pula, ele puxa a direção (volante) para um dos lados, mas isso acontece com todos que usam desse sistema, provavelmente um amortecedor de direção amenize isso, e claro não tem nada a ver com o fato de estar mais alto... a maior vantagem no que fiz, acredito eu que seja o ganho em altura e com isso poder trabalhar com as molas mais retas (o que na minha opinião, deixa o jeep mais confortável).

Qualquer coisa estamos aí!!!

Pablo

Leonardo Raffi
04/12/2014, 13:43
Leonardo.. bom dia.

Fiquei curioso.....
esta sua caixa de marchas, é o willys original.

Se for como fica os engates sem os sincronizados..

grande abraço.

Nunca mais acavala.... e sempre raspa um pouquinho kkkkkkkkkkkkkk claro q com o tempo tu pega a manha e raspa quase nada só no tempo da caixa kkkk éra cambio original sim.... e nao achava os sincronizados aqui na minha cidade e ai um amigo me disse q ja nao usava mais na dele a muito empo e nao fazia falta e experimentei e aprovei....

Leonardo Raffi
04/12/2014, 13:45
Ele deve ter tirado os macaquinhos, não os sincronizados.

abraço galera...

Bah vou verificar com o meca entao e te respondo... mas q tirei tirei....kkkkkk

Viniciusaol
04/12/2014, 17:22
Opa!!! Tudo beleza Vinicius?

Como fiz: medi a altura de um jumelo original e medi a altura do meu jumelo. Medi a altura do suporte da bucha fixa e a diferença das medidas dos jumelos eu adicionei no novo suporte fixo, que mandei cortar e dobrar, e depois o cara que reformou meu chassis, soldar na posição correta (muito importante isso). Na verdade o cara só trocou os trechos que pedi e soldou esses novos suportes. A pintura e o reforço quem fez fui eu em casa.

Em relação à direção não acho que tenha mudado nada, sendo que eu troquei o sistema que era passat (não aconselhável) por hidráulica VW (gol, santana) e fiz mais ou menos como rege a cartilha, embora aconteça de quando o jeep pula, ele puxa a direção (volante) para um dos lados, mas isso acontece com todos que usam desse sistema, provavelmente um amortecedor de direção amenize isso, e claro não tem nada a ver com o fato de estar mais alto... a maior vantagem no que fiz, acredito eu que seja o ganho em altura e com isso poder trabalhar com as molas mais retas (o que na minha opinião, deixa o jeep mais confortável).

Qualquer coisa estamos aí!!!

Pablo

Valeu pela dica... deixei o jeep num torneiro aqui da cidade que trablha tbm com alinhamento de chassi e ele vai dar um reforço e alinhar os suportes de mola trazeiros que tao fora do prumo por serviços mau feitos do antigo dono...
Ele me deu a idéia de aumentar a altura do suporte do jumelo tbm na parte trazeira e continuar usando o jumelo curto mesmo... na dianteira vai aumentar o suporte de mola e colocar o jumelo num suporte (tirado da trazeira que sera trocado por maior) por baixo do chassi...
Disse que ja fez isso e ficou muito bom...

Pablo.pinto2007
06/12/2014, 05:16
Valeu pela dica... deixei o jeep num torneiro aqui da cidade que trablha tbm com alinhamento de chassi e ele vai dar um reforço e alinhar os suportes de mola trazeiros que tao fora do prumo por serviços mau feitos do antigo dono...
Ele me deu a idéia de aumentar a altura do suporte do jumelo tbm na parte trazeira e continuar usando o jumelo curto mesmo... na dianteira vai aumentar o suporte de mola e colocar o jumelo num suporte (tirado da trazeira que sera trocado por maior) por baixo do chassi...
Disse que ja fez isso e ficou muito bom...

Beleza... isso irá te dar altura... deve ficar bom sim... mas cuidado com o exagero!

Bem vou aproveitar o adendo e contar o que houve com a caixa de marcha...

Hoje abri o câmbio que comprei e o mesmo está muito bem conservado, pelo visto nunca tinha sido aberto por completo (só o carter) e tem só um problema que pode comprometer seu uso, que é o eixo principal (onde vão todas as engrenagens) na parte que passa para a segunda carcaça junto à chaveta está quebrado duas lascas médias... então não arriscaria a usar esse eixo em outra ocasião... e quando abri o meu câmbio logo vi o problema... Realmente era o sincronizador, porém sua presilha, e não o sincronizador propriamente dito, a presilha dilatou e abriu, por algum motivo, claro, mas essa abertura foi o suficiente para a luva não entrar na engrenagem, claro, e insuficiente para desacoplar a mola e o anel sincronizador.... já substituí pelo novo e amanhã eu termino de montar.

Como tenho agora dois câmbios reserva, vou ver o que posso fazer para aproveitar ao máximo as peças e montar somente um, se possível pronto para adaptação, tirar um e por o outro... incluindo eixos e furação das tampas (para encaixar a adaptação).

E assim manter ele com óleo e trambulador... as peças que sobrarem e ainda estiverem boas vou lubrificar e guardar dentro da carcaça da que sobrar.

Pablo

vavarusso
07/12/2014, 09:16
Meu querido Pablo fiquei com inveja, branca, e vou ver se adquiro um cambio velho de chevete para o laboratório, para estudo. Me disseram que é muito dificil mexer em cambio.
VALEU!!!

Pablo.pinto2007
08/12/2014, 01:44
Meu querido Pablo fiquei com inveja, branca, e vou ver se adquiro um cambio velho de chevete para o laboratório, para estudo. Me disseram que é muito dificil mexer em cambio.
VALEU!!!

Quer saber Vavá!!! Mexer em câmbio é fácil... principalmente quando se tem um montado certo pra comparar... como eu já havia "brincado" com o câmbio reserva algumas vezes, resolvi encarar dessa vez... e não tem mistério... inclusive vi alguns detalhes que no meu não tinha e no que comprei recentemente tinha, e claro coloquei, era só uma arruela que dava pressão no rolamento do eixo de prisma, se era importante, não sei, mas se a fábrica a colocou lá... é sinal de que tem sua função.

Faça isso, adquira o câmbio e revise vc mesmo, e verá que não tem segredo... e só um detalhe, câmbio tem que ter uma pequena folga, porque senão quando aquecer ele pode "explodir" a carcaça.

Amanhã eu vou terminar minha empreitada... e dependendo do horário e disposição já monto no jeep.

Pablo

Viniciusaol
08/12/2014, 09:06
Opa!!! Tudo beleza Vinicius?

Como fiz: medi a altura de um jumelo original e medi a altura do meu jumelo. Medi a altura do suporte da bucha fixa e a diferença das medidas dos jumelos eu adicionei no novo suporte fixo, que mandei cortar e dobrar, e depois o cara que reformou meu chassis, soldar na posição correta (muito importante isso). Na verdade o cara só trocou os trechos que pedi e soldou esses novos suportes. A pintura e o reforço quem fez fui eu em casa.

Em relação à direção não acho que tenha mudado nada, sendo que eu troquei o sistema que era passat (não aconselhável) por hidráulica VW (gol, santana) e fiz mais ou menos como rege a cartilha, embora aconteça de quando o jeep pula, ele puxa a direção (volante) para um dos lados, mas isso acontece com todos que usam desse sistema, provavelmente um amortecedor de direção amenize isso, e claro não tem nada a ver com o fato de estar mais alto... a maior vantagem no que fiz, acredito eu que seja o ganho em altura e com isso poder trabalhar com as molas mais retas (o que na minha opinião, deixa o jeep mais confortável).

Qualquer coisa estamos aí!!!

Pablo

Blz Valeu pelas dicas
já ta em andamento

Vinicius

Pablo.pinto2007
12/12/2014, 11:12
Rapaz... pense numa canseira que o câmbio me deu!!!

Montei o danado, coloquei uma arruela mola que no meu não tinha, porém infelizmente essa arruela mola provocou algo que eu não esperava, trincou a carcaça, porém eu não percebi na montagem, então fui em frente, montei no jeep e quando coloquei o óleo, pumba... vazando que parecia um conta gotas, direto e por mais de um lugar... aí eu fiquei furioso, porque tomei todos os cuidados, passei silicone e tudo bem cauteloso... enfim... prometi pra mim mesmo que o jeep ia ficar de castigo por um mês...

Mas aí ontem eu olhei pra ele, ele olhou pra mim... fizemos as pazes e aí caí em campo... desmontei tudo e aí sim, consegui ver a trinca, pequena e insignificante estruturalmente falando, selei com silicone em todas as juntas e na trinca e montei... comecei as 10 da manhã e fui terminar às 20:30... com seus devidos intervalos para alimentação e descanço como rege as leis "trabalhistas"!!! Mas porque a embreagem me deu uma canseira devido ter retirado a haste e não marcado a sua posição... e quando fui montar o motor de partida deixei um fio entrar junto com o motor e acabou danificando o fio, por sorte eu vi a marmota... aí tive esses reserviços...

Hoje ou amanhã vou testar o danado... dar umas voltas, depois de quase dois meses parado!!! Botar esse álcool pra fora!!!

Pablo

Pablo.pinto2007
13/01/2015, 20:54
O que fazer para destravar a embreagem sem desmontar? tive que jogar água no compartimento e acabou oxidando, claro, e travando, será que jogando o pulverol ele destrava? ou vou é arrumar um problema? Dei uma volta no quarteirão com ele reduzido e não destravou... será que andando mais até ele aquecer mais, destrava?

Pablo

Pablo.pinto2007
17/01/2015, 20:31
Galera não teve jeito... cheguei de viagem ontem à noite e como queria ir pra trilha de hoje... resolvi empreitar o serviço com meu filho... atacamos era 20:30... 22:00 estava desmontado e destravado o disco de embreagem, colou no platô e não do volante... beleza... hora de montar, levanta daqui empurra dali... faz isso faz aquilo... a ânsia de terminar, de dar certo, de finalizar o serviço pra ir dormir e pegar a trilha me fez cair no erro grosseiro... não estava alinhado o conjunto, estava entrando no aperto bruto... eu sabia que não era assim... mas insisti, o burrico tomou de conta do juízo... resultado... quando ia colocar o cardã pra ligar e testar, observei dois problemas o câmbio estava desalinhado e o cardã não entrava (topava)... aí fui olhar direito e vi a cagada que fiz... apertei desalinhado o eixo piloto não entrou no orifício e acabou por empenar a chapa do acoplamento (adaptação), que por sorte é de 3/16 e ferro... hoje de manhã retirei tudo e já tô fazendo a chapa nova... já estou nos finalmente...

Pablo

Boaventura
18/01/2015, 14:02
Caramba cara!

Ainda bem que tais fazendo isso sozinho... maravilha conseguir mexer na própria viatura.

E como está se comportando na trilha?

Posta uma foto atual da viatura.

Abraço e sucesso com a viatura!


Galera não teve jeito... cheguei de viagem ontem à noite e como queria ir pra trilha de hoje... resolvi empreitar o serviço com meu filho... atacamos era 20:30... 22:00 estava desmontado e destravado o disco de embreagem, colou no platô e não do volante... beleza... hora de montar, levanta daqui empurra dali... faz isso faz aquilo... a ânsia de terminar, de dar certo, de finalizar o serviço pra ir dormir e pegar a trilha me fez cair no erro grosseiro... não estava alinhado o conjunto, estava entrando no aperto bruto... eu sabia que não era assim... mas insisti, o burrico tomou de conta do juízo... resultado... quando ia colocar o cardã pra ligar e testar, observei dois problemas o câmbio estava desalinhado e o cardã não entrava (topava)... aí fui olhar direito e vi a cagada que fiz... apertei desalinhado o eixo piloto não entrou no orifício e acabou por empenar a chapa do acoplamento (adaptação), que por sorte é de 3/16 e ferro... hoje de manhã retirei tudo e já tô fazendo a chapa nova... já estou nos finalmente...

Pablo

Rodrigo-ce
18/01/2015, 17:56
Acompanhando.
Pablo a reforma do seu jeep ficou primeira, parabéns

vavarusso
18/01/2015, 19:23
Boa sorte aí meu caro. Essa é uma dúvida que tenho até hoje, pulga atras da orelha. Pois montei a embreagem sem sem fazer esse alinhamento do disco. Mas funcionando até hoje problemas.

Pablo.pinto2007
18/01/2015, 20:49
Boa sorte aí meu caro. Essa é uma dúvida que tenho até hoje, pulga atras da orelha. Pois montei a embreagem sem sem fazer esse alinhamento do disco. Mas funcionando até hoje problemas.

Se tá rodando até hoje Vavá... tá no local certo... o que me levou a errar foi somente a vontade de montar rápido o sistema... se eu tivesse tido mais tempo e mais calma, não teria me auto induzido ao erro (notem a exagerada força de culpa)...

É isso aí... o jeep apesar de algumas peças estarem já mais pra lá de que pra cá, vai bem em toda aventura que faço... mas lembrando que sei dosar o pé devido os pontos fracos que ele apresenta, como coroa e pinhão dianteiros, que mesmo com o bloqueio na solda, vai aguentando...

Terminei hoje a peça, pintei, está no relento pra secar e amanhã tem montagem, se os compromissos diários assim o deixar...

Pablo

Pablo.pinto2007
18/01/2015, 20:52
Tava olhando a peça pronta... e me veio à cabeça... comprar uma máquina de solda foi a melhor coisa que eu fiz... por que se não tivesse uma, teria morrido na mão de um mecânico... e com certeza sairia mais caro que o que paguei na máquina de solda (menos de 300 Dilmas)!!!

Feliz com tudo isso!!!

Agora é aprender a não travar mais o disco de embreagem... porque um trampo desse ninguém merece!!! (caso tivesse dado certo a montagem e eu não estragasse a peça)!

Pablo

Pablo.pinto2007
18/01/2015, 20:52
Essa semana vou bolar o santo Antônio que tá todo mundo "cobrando"!!!!

Pablo

Pablo.pinto2007
18/01/2015, 20:54
Acompanhando.
Pablo a reforma do seu jeep ficou primeira, parabéns

Opa Rodrigo, tudo bem? Notei que é daqui... e essa band aí já tá na mão?

Abraços!

Pablo

Rodrigo-ce
18/01/2015, 22:53
Pablo a band vai passar por uma reforma gigante, estou prevendo uns 2 anos de trabalho para finalizar o projeto.
Atualmente estou terminando minha oficina caseira para começar o desafil. Logo as fotos estarão no fórum.
Precisando de ajuda é só falar.
Abração.

vavarusso
19/01/2015, 15:27
Tava olhando a peça pronta... e me veio à cabeça... comprar uma máquina de solda foi a melhor coisa que eu fiz... por que se não tivesse uma, teria morrido na mão de um mecânico... e com certeza sairia mais caro que o que paguei na máquina de solda (menos de 300 Dilmas)!!!

Feliz com tudo isso!!!

Agora é aprender a não travar mais o disco de embreagem... porque um trampo desse ninguém merece!!! (caso tivesse dado certo a montagem e eu não estragasse a peça)!

Pablo
Essa também é a ferramenta que considero melhor investimento, juntamente com a máscara eletrônica. Voce já tem uma?

Pablo.pinto2007
19/01/2015, 21:58
Essa também é a ferramenta que considero melhor investimento, juntamente com a máscara eletrônica. Voce já tem uma?

Rapaz eu fiz uma made in ceará... peguei um óculos de segurança e uma lente que havia quebrado e amarrei com fio de telefone (aquele bem fininho)... kkkk ficou uma coisa tosca... então quando vou tocar a vareta fecho só o olho que tá sem a lente e fico enxergando com o outro olho... é uma palhaçada essa cena...kkkk mas precisei disso para soldar umas correntes pra testar na lama pro projeto da transamazônica...

Hoje comprei tubos para finalmente fazer o santo antônio pro danado...

Não sei ainda o "modelo" que vou fazer já que quero um toldo bacana e como sou meio grande não quero perder teto!!!

Pablo

Rodrigo-ce
19/01/2015, 23:22
Uma humilde sugestão para toldo.
490002

vavarusso
20/01/2015, 08:04
Rapaz eu fiz uma made in ceará...

Hoje comprei tubos para finalmente fazer o santo antônio pro danado...

Não sei ainda o "modelo" que vou fazer já que quero um toldo bacana e como sou meio grande não quero perder teto!!!

Pablo
A máscara eletronica é show.
St antonio usei um duplo de caminhonete, ficou bonito, mas por ser duplo atrapalha um pouquinho os passageiros do banco traseiro.

Pablo.pinto2007
20/01/2015, 18:07
Rodrigo e Vavá... show as sugestões...

A do Rodrigo é mais gaiola... e a do Vavá está um tanto exagerado o apoio!

Vou colocar tubo de 2" imediatamente após o banco dianteiro e o apoio do santo antônio até a parte de trás em tubo de 1"1/2"... já que vou estender o toldo para o banco traseiro...

COmecei hoje mas logo me faltou material (disco de corte) tive que sair e agora já era... aproveitei pra dar uma volta no jeep e testar o serviço do câmbio... que na verdade não ficou bom... acho que o eixo piloto não ficou no centro, forçando a engrenagem... como sei? Toda adaptação deve ser testada com a quarta marcha que é a marcha geralmente de relação 1:1 portanto não passar por engrenagem nenhuma é o próprio eixo do cambio... e no meu caso a quarta ficou fugindo quando tiro o pé do acelerador... típico!
Quando o carro da mulher sair da oficina vou baixar o câmbio novamente e refazer o alinhamento da peça que fiz com a capa seca... fiz um gabarito exatamente para isso não acontecer, mas algo saiu errado... o ajuste é simples, basta cortar e soldar no local certo... ou se aceitar umas marretadas já resolve... kkkk (bobagem, é corte e solda mesmo)!

Abraços!

Diego Morgado
30/08/2016, 00:01
Amigo, poderia mandar um desenho desse suporte com as medidas? Obrigado

Pablo.pinto2007
01/09/2016, 17:21
Amigo, poderia mandar um desenho desse suporte com as medidas? Obrigado

Qual suporte?

Pablo