Ver Versão Completa : SPOA em Band. estradeira???
titanium
20/08/2012, 16:09
Amigos,
Gostaria da opinião dos senhores Mestres!
SPOA para uma Bandeirante cuja principal destinação é rodar na estrada + trilhas leves e médias, combina com SPOA + Pneus 35" ou 37" ???
Ou estou num momento de loucura e insanidade aguda?
rsrsrs
Se não fui claro, me avisem que explico melhor..
Abraços
Acho que vai ficar um pouco instável nas curvas.
Mas acho que um barra estabilizadora resolveria...
E claro, é indispensável o uso da direção hidráulica !
Não tenho muito conhecimento sobre isso mas aí estão meus 2 cents.
Abraço
valeriano
20/08/2012, 17:40
Amigos,
Gostaria da opinião dos senhores Mestres!
SPOA para uma Bandeirante cuja principal destinação é rodar na estrada + trilhas leves e médias, combina com SPOA + Pneus 35" ou 37" ???
Ou estou num momento de loucura e insanidade aguda?
rsrsrs
Se não fui claro, me avisem que explico melhor..
Abraços
Vamos pensar com a razão pra não se arrepender. Pra começar você tem que pensar nos custos benefícios:
1) SPOA é uma modificação cara e delicada. Tem que ser bem feito senão vai sair quebrando tudo.
2) Ela não vem sozinha. Tem que colocar barra antiwrap pra não acontecer isso:
Axle wrap - YouTube (http://youtu.be/Ef6lTenmPUo)
3) Tem que colocar high steer.
4) Um pneu 35 ou 37 é bem mais caro que um pneu 265/75 ou mesmo 33''.
Será mesmo que vale a pena tudo isso só pra rodar na estrada ou fazer umas trilhas leves/médias?
Se você ainda fosse rodar nas estradas da Islândia, até vai...
Pense com calma e avalie se vale a pena ou não!
valeriano
20/08/2012, 17:43
Eu sempre quis colocar um turbo na minha Band. Todo mundo fala que o veículo fica outro (e eu acredito que realmente fica), mas só rodo com minha Band a no máximo 100km/h e sou relativamente paciente em ultrapassagens e subidas.
Será que vale a pena gastar uma grana num turbo só pra de vez em quando conseguir ultrapassar um caminhão mais fácil?
Até hoje não consegui me convencer disso. Mas tem gente que não vive sem turbo.
Tem sempre que pensar no custo x benefício.
Amadeus_band
20/08/2012, 17:49
Fala aí Daniel, beleza?
Não sou um dos Mestres mas aí vai minha humilde opinião, rsrsrsrs.
Cara, acho que se for pra usar pneus 35'', não precisa SPOA não, ainda mais na picape, que a caixa de roda traseira é maior que a dos jipes. Pensando ainda que você não fará um uso extremo, não precisa de uma suspensão com tanto curso, etc. Acredito que só arqueando um pouco as molas, colocando na traseira um jumelo um pouco maior que o original e um calço de carroceria mais alto fique bom, (essa é a configuração da minha Band).
Para os pneus 37'' já fica mais complicado, ou você corta os paralamas que nem o Guiga Tostes fez, ou parte para o SPOA mesmo.
Levando em conta o custo e o tempo das modificações, um SPOA bem feito requer um bom tempo de serviço e, como já disse o Valeriano, tem que ser MUITO bem feito, serviços bem feitos (principalmente aqui em SP) costumam ter um valor alto, sem falar no custo dos highsteers e de confeccionar a barra anti rolagem (anti wrap).
Eu nunca dirigi uma Band com SPOA, mas como todas as modificações que levantam o carro, perde-se estabilidade. Acho que o ideal é perder o mínimo de estabilidade possível, tanto pra andar no asfalto quanto na trilha mesmo.
Quanto ao custo dos pneus é relativo, eu paguei nos meus 35'' pouco mais que preço de pneu "original".
Se o objetivo é apenas estético, coloque calços de carroceria mais altos (2 polegadas), jumelos altos, espaçador de roda da AVM e pneus mud 33pol ou similar....
Já que não vai fazer trilhas pesadas a chance de quebra vai ser pequena. Tb não perde tanto em estabilidade quanto uma band spoada.
O Guiga foi até a Amazônia e voltou com essa configuração. Tem que ser um serviço bem feito e isso requer conhecimento e $$$$$$.
Então como o Valeriano falou, tem que avaliar muito bem o custo X benefício.
Abs
titanium
20/08/2012, 22:20
Eu estou falando que aqui Só tem Mestre!!
:D
Fband, Valeriano, Amadeus, RBata e Dimasi.... Muito obrigado pelas respostas!!
Bom, o que me fez fazer este questionamento foi JUSTAMENTE a Bendita Band do nobre Guilherme!!
O Band bonita!!
E justamente, Dimasi, é nessa tal de Transamazônica que estou pensando... rsrsrs...
Claro que não é para Agora.. mas tudo tem que ser planejado com a devida antecedência! Até para ver se o Custo x Benefício compensa...
Mas então vou mudar o raciocínio: Jumelos altos + Pneus 35" + Calço de Carroceria de 1.5" (ou 2") + espaçador de roda, Ficaria Bom Bonito e Barato???
Tirando o valor dos Pneus, quanto sairia Mais ou Menos essa adaptação?
O que vocês acham? Ficaria instável (mesmo com barra estabilizadora) ?
Outro detalhe, é que, ao contrário do que o amigo Amadeus sugeriu, me parece que a caixa traseira da Cab. Dupla é Menor que as outras.... o 265 fica Pertinho de encostar!!
É isso ae, abraços!
jipeirodesdepequeno
20/08/2012, 23:42
...Outro detalhe, é que, ao contrário do que o amigo Amadeus sugeriu, me parece que a caixa traseira da Cab. Dupla é Menor que as outras.... o 265 fica Pertinho de encostar!!...
Cara eu acho que a caixa de roda traseira do jeep é menor.... ou pelo peso do final cabine bancos etc ficar distribuída bem em cima dessa caixa de roda, da cabine dupla o peso é mais distribuido, pelo menos acabei de colocar pneu 33" na band e não tive que mexer em nada, nada mesmo, vc carrega muito peso na carroceria da sua?
[]'s
valeriano
20/08/2012, 23:44
Eu estou falando que aqui Só tem Mestre!!
Fband, Valeriano, Amadeus, RBata e Dimasi.... Muito obrigado pelas respostas!!
Bom, o que me fez fazer este questionamento foi JUSTAMENTE a Bendita Band do nobre Guilherme!!
O Band bonita!!
E justamente, Dimasi, é nessa tal de Transamazônica que estou pensando... rsrsrs...
Claro que não é para Agora.. mas tudo tem que ser planejado com a devida antecedência! Até para ver se o Custo x Benefício compensa...
Mas então vou mudar o raciocínio: Jumelos altos + Pneus 35" + Calço de Carroceria de 1.5" (ou 2") + espaçador de roda, Ficaria Bom Bonito e Barato???
Tirando o valor dos Pneus, quanto sairia Mais ou Menos essa adaptação?
O que vocês acham? Ficaria instável (mesmo com barra estabilizadora) ?
Outro detalhe, é que, ao contrário do que o amigo Amadeus sugeriu, me parece que a caixa traseira da Cab. Dupla é Menor que as outras.... o 265 fica Pertinho de encostar!!
É isso ae, abraços!
Camarada, vamos com calma. Pra enfrentar a Transamazônica em qualquer período que não seja o de chuvas críticas (Março, Abril e Maio) você não precisa nem de pneus tão grandes, nem de SPOA. Você precisa mesmo é de um guincho e (talvez) bloqueios de diferencial.
Eu estou me planejando pra enfrentar a Transamazônica (sozinho) desde o começo do ano. Eu ia agora em Janeiro de 2013 mas por conta de uma cirurgia e outros fatores externos, vou ter que adiar a viagem ao menos mais 1 ano. Minha Band tem pneus 265/75-R16 e mesmo assim acho que não terei muitos problemas. Mas a minha Band já está equipada com um Ekron, 2 tanques de combustível (125L de diesel) e 2 estepes (com 1 provavelmente já dava, mas vou levar 2 já que vou sozinho).
Mesmo esses calços de 2'' já requerem alterações mais delicadas no veículo. Com calços tão grandes você precisará mexer no ângulo da direção.
Lembre-se: pessoas cruzam a transamazônica com carro de passeio em épocas de seca. Um camarada daqui do fórum mesmo foi de SP até Boa Vista de opala! E não passou perrengue.
Acho que você precisa pensar no básico necessário antes de pensar em modificações mais extremas. A primeira coisa que eu investiria seria em um snorkel, suspiros de diferencial elevados e um guincho (de preferência mecânico).
Fe_jipeiro
21/08/2012, 00:45
Eu sempre quis colocar um turbo na minha Band. Todo mundo fala que o veículo fica outro (e eu acredito que realmente fica), mas só rodo com minha Band a no máximo 100km/h e sou relativamente paciente em ultrapassagens e subidas.
Será que vale a pena gastar uma grana num turbo só pra de vez em quando conseguir ultrapassar um caminhão mais fácil?
Até hoje não consegui me convencer disso. Mas tem gente que não vive sem turbo.
Tem sempre que pensar no custo x benefício.
Valeriano,
Já conversamos bastante a respeito ... mas vc só vai colocar o turbo, depois de andar numa turbinada... ahuahuaa...
Não é o fato só de fazer uma ultrapassar a 100km/h, mesmo pq o turbo não traz mais elasticidade, é o fato de vc poder confiar e usar o motor/potencia em situações que precisa, tipo subir uma serra bem incrime, sem precisar ficar trocando de marcha toda hora, ou mesmo, está na transamazonica e ter motor para limpar um pneu cheio de lama, enquanto está rebocando alguém ... enfim, são inúmeras situações que o turbo ajuda a band ... Não é pelo fato de ter um turbo e sim, ter mais potencia ...
Abs...
titanium
21/08/2012, 07:38
Cara eu acho que a caixa de roda traseira do jeep é menor.... ou pelo peso do final cabine bancos etc ficar distribuída bem em cima dessa caixa de roda, da cabine dupla o peso é mais distribuido, pelo menos acabei de colocar pneu 33" na band e não tive que mexer em nada, nada mesmo, vc carrega muito peso na carroceria da sua?
[]'s
Bom dia Jipeirodesdepequeno (eita nick longo!! rsrsrs)
Rapaz, vou abusar um pouco da sua visão e imaginação para tentar perceber que, na foto abaixo, os 265/75-16 estão tomando quase toda a caixa traseira! rsrsrs
365748
Vou ver se mais tarde tiro uma foto "que preste" e posto aqui...
Mas estou em dúvidas de que esse espaço seja realmente maior.. ou a minha está com algum problema
:(
respondendo sua pergunta: NÃO, não carrego peso algum (só a capota e uma caixa de ferramentas)
Abraços
titanium
21/08/2012, 08:04
Camarada, vamos com calma. Pra enfrentar a Transamazônica em qualquer período que não seja o de chuvas críticas (Março, Abril e Maio) você não precisa nem de pneus tão grandes, nem de SPOA. Você precisa mesmo é de um guincho e (talvez) bloqueios de diferencial.
Eu estou me planejando pra enfrentar a Transamazônica (sozinho) desde o começo do ano. Eu ia agora em Janeiro de 2013 mas por conta de uma cirurgia e outros fatores externos, vou ter que adiar a viagem ao menos mais 1 ano. Minha Band tem pneus 265/75-R16 e mesmo assim acho que não terei muitos problemas. Mas a minha Band já está equipada com um Ekron, 2 tanques de combustível (125L de diesel) e 2 estepes (com 1 provavelmente já dava, mas vou levar 2 já que vou sozinho).
Mesmo esses calços de 2'' já requerem alterações mais delicadas no veículo. Com calços tão grandes você precisará mexer no ângulo da direção.
Lembre-se: pessoas cruzam a transamazônica com carro de passeio em épocas de seca. Um camarada daqui do fórum mesmo foi de SP até Boa Vista de opala! E não passou perrengue.
Acho que você precisa pensar no básico necessário antes de pensar em modificações mais extremas. A primeira coisa que eu investiria seria em um snorkel, suspiros de diferencial elevados e um guincho (de preferência mecânico).
Pois é Valeriano,
Legal você resolver fazer Transamazonica... mas Sozinho??? não seria perigoso?? Ou você é do tipo Macgiver?
Estava planejando ir com uma turma em Julho do ano que vem... ainda é período de seca, por lá?
Eu já estou providenciando o básico...
o kit de elavação dos respiros de diferencial já foram instalados...
(não achei o Respiro da Caixa... Alguém sabe onde fica??? Minha caixa é 4M)
O Snorkel eu vou tentar providenciar Eu mesmo... mas já queria fazer de 3" para quando vier o TurboIntercooler dimensionado (seguindo idéias do Felipe)!
OliveiraDf
21/08/2012, 10:49
Titanium, eu também estava querendo fazer o SPOA, mas o custo e a perda de estabilidade não compensa para nosso meu tipo de uso, já comprei jumelos altos, e estou fabricando os cauços da carroceira em 1 e 1/2 polegada, e por enquanto vou utilizando pneu 31. Quando a Band estiver pronta posto as fotos.
junior888
21/08/2012, 12:02
Minha Band é SPOA, uso ela para tudo, viajar, trilhas, etc... e quanto a estabilidade, nao perde muito nao (claro que um pouco perde, mas nao é grande coisa)
valeriano
21/08/2012, 12:10
Bom dia Jipeirodesdepequeno (eita nick longo!! rsrsrs)
Rapaz, vou abusar um pouco da sua visão e imaginação para tentar perceber que, na foto abaixo, os 265/75-16 estão tomando quase toda a caixa traseira! rsrsrs
365748
Vou ver se mais tarde tiro uma foto "que preste" e posto aqui...
Mas estou em dúvidas de que esse espaço seja realmente maior.. ou a minha está com algum problema
respondendo sua pergunta: NÃO, não carrego peso algum (só a capota e uma caixa de ferramentas)
Abraços
Camarada, pela foto parece que suas molas traseiras estão meio gastas. A Band tá meio afundada na parte de trás (no máximo na mesma altura que na frente). O normal é ela ficar ligeiramente mais alta atrás. Principalmente a picape, que tem (originalmente) 6 molas atrás e 4 na frente.
O normal é a parte de trás ficar quase 3cm mais alta pois são 4 molas de 8mm na frente e atrás são 4 de 8mm e 2 de 13mm.
Passa no moleiro e dá uma olhada nisso que vc vai ver como o espaço na caixa de rodas vai aumentar bem.
valeriano
21/08/2012, 12:25
Pois é Valeriano,
Legal você resolver fazer Transamazonica... mas Sozinho??? não seria perigoso?? Ou você é do tipo Macgiver?
Estava planejando ir com uma turma em Julho do ano que vem... ainda é período de seca, por lá?
Eu já estou providenciando o básico...
o kit de elavação dos respiros de diferencial já foram instalados...
(não achei o Respiro da Caixa... Alguém sabe onde fica??? Minha caixa é 4M)
O Snorkel eu vou tentar providenciar Eu mesmo... mas já queria fazer de 3" para quando vier o TurboIntercooler dimensionado (seguindo idéias do Felipe)!
Cara, eu não sou nenhum MacGyver, mas confio bastante na minha Band. Sei que ela tá 100%.
Não gosto de viajar em comboio pois já tive algumas experiências ruins. Fora que viajando sozinho você tem mais flexibilidade de fazer o que quiser, a hora que quiser.
Outra coisa: Eu vou em Janeiro. Esse é um dos meses iniciais da época das chuvas e quase não cai água. Só começa a chover forte mesmo em Março (geralmente só em abril que fica complicado de verdade). Eu em janeiro de 2009 conheci nos Lençóis Maranhenses um cara de Pato Branco que cruzou a transamazônica numa Ranger praticamente original (só tinha um pneu lameiro e um guincho bem bunda) sem comboio e com a esposa e o filho de 4 anos no veículo.
Neste mesma viagem, me preparei todo pra encarar o Jalapão (guincho, pá, cinta, manilha, etc) pois todo mundo falava que em Janeiro caiam dilúvios e mais dilúvios por lá e que eu só ia ver lamaçal. O que aconteceu?
Peguei 5 minutos de chuva! Literalmente! Só choveu enquanto eu estava visitando a cachoeira do Lageado e mais nada.
Como a minha ideia não é simplesmente fazer uma "grande trilha" na Transamazônica e sim conhecer a Serra do Sol (http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas/8530-serra-do-sol-brasil-venezuela-guyana.html), o Monte Roraima (Monte Roraima (http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Roraima)) e o Caribe Venezuelano (CARIBE (http://www.viagensmaneiras.com/pelomundo/15/caribe.htm)), se estiver chovendo muito, eu tenho um plano B: Botar a Band numa balsa em Porto Velho e pegá-la em Manaus, evitando todos os longos km de Transamazônica.
Em Julho você só vai pegar poeira e buraco. Se você procura lama, pode ter certeza que vai ficar frustrado!
titanium
21/08/2012, 14:32
Titanium, eu também estava querendo fazer o SPOA, mas o custo e a perda de estabilidade não compensa para nosso meu tipo de uso, já comprei jumelos altos, e estou fabricando os cauços da carroceira em 1 e 1/2 polegada, e por enquanto vou utilizando pneu 31. Quando a Band estiver pronta posto as fotos.
Pois é Oliveira... também estava interessado em fazer uns Calços de 2" para a minha.... só está faltando tempo..
Mas poste fotos da Band!!
Abraços
titanium
21/08/2012, 14:33
Minha Band é SPOA, uso ela para tudo, viajar, trilhas, etc... e quanto a estabilidade, nao perde muito nao (claro que um pouco perde, mas nao é grande coisa)
Junior,
Sua Band é bem bonita e alta!
Mas, com o perdão da pergunta, quanto você gastou nessa adaptação?
Abraços
titanium
21/08/2012, 14:53
Cara, eu não sou nenhum MacGyver, mas confio bastante na minha Band. Sei que ela tá 100%.
Não gosto de viajar em comboio pois já tive algumas experiências ruins. Fora que viajando sozinho você tem mais flexibilidade de fazer o que quiser, a hora que quiser.
Outra coisa: Eu vou em Janeiro. Esse é um dos meses iniciais da época das chuvas e quase não cai água. Só começa a chover forte mesmo em Março (geralmente só em abril que fica complicado de verdade). Eu em janeiro de 2009 conheci nos Lençóis Maranhenses um cara de Pato Branco que cruzou a transamazônica numa Ranger praticamente original (só tinha um pneu lameiro e um guincho bem bunda) sem comboio e com a esposa e o filho de 4 anos no veículo.
Neste mesma viagem, me preparei todo pra encarar o Jalapão (guincho, pá, cinta, manilha, etc) pois todo mundo falava que em Janeiro caiam dilúvios e mais dilúvios por lá e que eu só ia ver lamaçal. O que aconteceu?
Peguei 5 minutos de chuva! Literalmente! Só choveu enquanto eu estava visitando a cachoeira do Lageado e mais nada.
Como a minha ideia não é simplesmente fazer uma "grande trilha" na Transamazônica e sim conhecer a Serra do Sol (http://www.4x4brasil.com.br/forum/trilhas/8530-serra-do-sol-brasil-venezuela-guyana.html), o Monte Roraima (Monte Roraima (http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Roraima)) e o Caribe Venezuelano (CARIBE (http://www.viagensmaneiras.com/pelomundo/15/caribe.htm)), se estiver chovendo muito, eu tenho um plano B: Botar a Band numa balsa em Porto Velho e pegá-la em Manaus, evitando todos os longos km de Transamazônica.
Em Julho você só vai pegar poeira e buraco. Se você procura lama, pode ter certeza que vai ficar frustrado!
Valeriano,
Gostei do seu roteiro! Quanto tempo acha que vai gastar para fazer esse percurso?
Janeiro não seria Justamente na Época das chuvas? Li em algum lugar, que a época das chuvas é de Setembro a Março...
Inclusive, acho que é por isso que a TAC (Transamazonica Challenge) só funciona em Abril... ou estou enganado?
Abraços
valeriano
21/08/2012, 17:11
Valeriano,
Gostei do seu roteiro! Quanto tempo acha que vai gastar para fazer esse percurso?
Janeiro não seria Justamente na Época das chuvas? Li em algum lugar, que a época das chuvas é de Setembro a Março...
Inclusive, acho que é por isso que a TAC (Transamazonica Challenge) só funciona em Abril... ou estou enganado?
Abraços
Provavelmente vou ficar uns 40 dias na estrada. Por ser MUITO longe e com possibilidades de encalhar no caminho, não tenho como organizar essa viagem com menos tempo. Ainda mais que eu quero subir o Monte Roraima e pelo que ouvi, demora 1 semana pra subir e descer.
Janeiro realmente não é a melhor época pra fazer essa viagem, pois é época das chuvas. No entanto, essa época tem uma vantagem: A última semana de Dezembro é uma semana morta (quase ninguém trabalha entre o natal e o reveillon), sendo assim, tenho a possibilidade de emendar a última semana de dezembro e janeiro inteiro, tirando 5 semanas de férias. Em nenhuma outra época do ano tenho como fazer isso.
Como Janeiro ainda é o começo da época das chuvas (que vai de Novembro a Maio), tem boa possibilidade de eu não ter problemas na Transamazônica. E se e se tiver chovendo muito, tenho o plano B da balsa Porto Velho-Manaus (e vice-versa). O primo da minha esposa morava perto de Carajás e disse que em Janeiro não tem muito galho mesmo.
Amadeus_band
21/08/2012, 19:10
Daniel, como já foi falado, sua Band está um pouco mais baixa que o original. Se você optar pelos 35'', minha sugestão é a seguinte, arqueia um pouco as molas (se arquear demais fica muito desconfortável, huahauhau) e coloca um jumelo maior na traseira e vê como fica, se ainda pegar muito na caixa, levanta ela com os calços, lembrando que você pode levantar apenas a caçamba!
Quinta eu devo estar lá no Paca, se você quiser podemos conversar mais pessoalmente!
Abraço!
titanium
21/08/2012, 20:00
Valeriano, realmente gostei do roteiro! Vai aproveitar, não só as emoções e belezas da Transamazônica, mas, também, a Região como um todo.
Se puder me passar mais dicas, mapas, etc. por MP, agradeço!
Amadeus, em relação aos 35", acho que ficarão bem legais...
Agora fiquei só com medo de minha Band encostar em algum lugar na Garagem do meu prédio ou de algum local fechado..
Quanto será a diferença de altura (em cm) dos 265/75 para os 35"???
Outra perguntinha... qual é o equivalente de 35" para o aro 16???
Como ela vai ficar de frenagem?? vai piorar muito?? Não tenho freio a disco!!! Mas não sinto problemas com os 265!
Não sei se essa quinta irei ao Paca!
Mas vamos conversando
Abraços a todos
valeriano
21/08/2012, 21:02
Valeriano, realmente gostei do roteiro! Vai aproveitar, não só as emoções e belezas da Transamazônica, mas, também, a Região como um todo.
Se puder me passar mais dicas, mapas, etc. por MP, agradeço!
Me passa seu email por MP que eu te passo algumas coisas que já pesquisei sobre esses lugares.
Amadeus, em relação aos 35", acho que ficarão bem legais...
Agora fiquei só com medo de minha Band encostar em algum lugar na Garagem do meu prédio ou de algum local fechado..
Quanto será a diferença de altura (em cm) dos 265/75 para os 35"???
Outra perguntinha... qual é o equivalente de 35" para o aro 16???
É só fazer as comparações aqui: Tire Size Calculator - tire & wheel plus sizing (http://www.1010tires.com/tiresizecalculator.asp)
A diferença entre o 265/75 e o 35'' é de 8,6cm de altura no diâmetro total.
Lembre-se que a Band CD já tem 2m de altura com os pneus originais!
Como ela vai ficar de frenagem?? vai piorar muito?? Não tenho freio a disco!!! Mas não sinto problemas com os 265!
Não sei se essa quinta irei ao Paca!
Mas vamos conversando
Abraços a todos
Se você não tem freios a disco, taí um bom primeiro upgrade.
Amadeus_band
21/08/2012, 21:32
Além da diferença de altura no pneu, tem o Lift também!
Se eu não me engano no aro 16 a medida equivalente é o 315/75!
Estou com freio a disco original na dianteira, antes eu usava pneus 32'' (semelhante ao 265/75R16) e quando coloquei os 35'' senti uma piora na frenagem sim, mas nada de outro mundo!
Como ela fica com a relação mais longa e também os pneus são mais pesados, em subidas longas acaba faltando um pouco de força, mas nada que uma turbina não resolva, huhauahuahuaha. Mas também nada que impossibilite viajar, vou e volto do sul de MG pra Sampa tranquilo com ela "maçaricão", huahauhauhau.
Vamos conversando então!
Abraço!
pneu 265/75r16 cabe perfeitamente nas rodas originais qualquer outra medida maior vai ter que trocar as rodas, investe numa dh' freio a disco nas 4 rodas, 4 pneus mud de preferencia bf km2 e um guincho mecanico com essa configuracao consegue enfrentar tranquilamente qualquer trilha e qualquer expedicao sem ter dor de cabeca....
apesar da cacamba da cd ser mais larga , na parte de baixo ela e curvada pra dentro acaba tendo o mesmo espaco disponivel do jipe.....
titanium
21/08/2012, 22:11
Me passa seu email por MP que eu te passo algumas coisas que já pesquisei sobre esses lugares.
É só fazer as comparações aqui: Tire Size Calculator - tire & wheel plus sizing (http://www.1010tires.com/tiresizecalculator.asp)
A diferença entre o 265/75 e o 35'' é de 8,6cm de altura no diâmetro total.
Lembre-se que a Band CD já tem 2m de altura com os pneus originais!
Se você não tem freios a disco, taí um bom primeiro upgrade.
Valeriano, mais uma vez, obrigado pela força!
Sabe que eu não sinto tanta falta de um freio a disco!? Acho que é por que estou usando Pneus pequenos... mas com um Pneu maior, acho que sua dica virá a calhar, pois a frenagem irá piorar...
Vou colocar na lista de evoluções! rsrs..
E confesso que fiquei impressionado... quase 9 CM mais Alta!! caramba!! se for somar com os Jumelos, aí ferrou!
Não vai dar para entrar aqui na garagem de casa.. rsrsr..
Vou lhe mandar uma MP com meu contato! Muito obrigado!
Abraços
titanium
21/08/2012, 22:14
Além da diferença de altura no pneu, tem o Lift também!
Se eu não me engano no aro 16 a medida equivalente é o 315/75!
Estou com freio a disco original na dianteira, antes eu usava pneus 32'' (semelhante ao 265/75R16) e quando coloquei os 35'' senti uma piora na frenagem sim, mas nada de outro mundo!
Como ela fica com a relação mais longa e também os pneus são mais pesados, em subidas longas acaba faltando um pouco de força, mas nada que uma turbina não resolva, huhauahuahuaha. Mas também nada que impossibilite viajar, vou e volto do sul de MG pra Sampa tranquilo com ela "maçaricão", huahauhauhau.
Vamos conversando então!
Abraço!
Poxa Amadeus, você me lembrou de algo que me deixou desanimado agora! hehehe
A altura do Lift + Pneus 35" vai inviabilizar a utilização da minha garagem....
E minha Band na Rua não é algo aceitável!
:|
hehehe
Vamos conversando, meu caro!
Vou querer fazer um BestDrive na sua Band!! Ok?
Qualquer dia desses nos encontramos no Paca, pra um churrascão!
Mas me diga uma coisa.. a sua ainda está com freios originais???
Sua Band está Muito bonita, meu caro! A capota que você fez, ficou muito bacana!
Abração
titanium
21/08/2012, 22:20
pneu 265/75r16 cabe perfeitamente nas rodas originais qualquer outra medida maior vai ter que trocar as rodas, investe numa dh' freio a disco nas 4 rodas, 4 pneus mud de preferencia bf km2 e um guincho mecanico com essa configuracao consegue enfrentar tranquilamente qualquer trilha e qualquer expedicao sem ter dor de cabeca....
apesar da cacamba da cd ser mais larga , na parte de baixo ela e curvada pra dentro acaba tendo o mesmo espaco disponivel do jipe.....
Boa noite Dudu!
Meu caro, você é também um dos Mestres no mundo das Bands e sua opinião certamente será levada em conta!
Dicas também já foram anotadas!
Agora me diga uma coisa.. Porque o Guincho mecânico é melhor que o Elétrico?? (não entendo nada sobre guinchos)
Qual seria o mais indicado?? Qual o custo aproximado da instalação (peça e mão de obra)?? tens idéia?
Um guincho elétrico funciona por acionamento feito via Controle Remoto... como é acionado um guincho mecânico?
Na sua opinião, Dudu... os 265/75 Mud já atendem?? Ou seria mesmo recomendável uma medida maior, tipo 315/75 ou 35"??
Não queria ter que mudar o Aro, pois além de ser mais um custo, penso que irá prejudicar/inviabilizar a instalação dos freios à disco, não?!
Desculpem tantas perguntas!
Forte abraço a todos!
umpneu 265 tem aproximadamente 32 pol uma diferenca de 3 polegadas pra umpneu 35 se considerar o raio a diferena cai menos de 2 polegadas consequentemente a diferenca de altura do solo a bola do diferencial nao vai chegar nem a 5 cm, isso e desprezivel num atoleiro sem falar que um pneu35 e mais largo forca mais o motor aumenta o consumo na minha opiniao o ganho seria apenas estetico....
nem toda roda 16 serve no freio a disco mesmo sendo original....
pra um guincho eletrico funcinar bem necessita de um alternador mais potente e de uma bateria com cca alto ou uma optima ou uma bateria de 100a somando ao valor de um guincho de 1 linha a diferenca pro mecanico fica bem pequena... um guincho eletrico bom ja resolve mas se tiver que usar por um tempo mais prolongado passa raiva, um guincho mecanico e acionado pelo cambio
um freio a tambor bem regulado funciona tao bem quanto um freio disco problema e a manutencao, freio a disco esquece pode pegar atoleiro e nao desregula, ja umfreio a tambor se pegar lama tem que regular e uma troca de burinhos e lona fica +MO fica caro, trocar uma pastilha e eventualmente um disco fica bem barato
valeriano
21/08/2012, 23:39
Boa noite Dudu!
Meu caro, você é também um dos Mestres no mundo das Bands e sua opinião certamente será levada em conta!
Dicas também já foram anotadas!
Agora me diga uma coisa.. Porque o Guincho mecânico é melhor que o Elétrico?? (não entendo nada sobre guinchos)
Um guincho mecânico tira sua força diretamente do motor do veículo via caixa de marchas. Convenhamos que o motor da Band não é fraquinho.
Um guincho elétrico tira sua força da bateria+alternador.
Um guincho mecânico só para de funcionar se o motor apagar.
Um guincho elétrico se usado continuamente, queima.
Numa trilha/viagem com muitos atoleiros, um guincho elétrico esquenta rápido e se você continuar exigindo dele assim mesmo, ele vai queimar e te deixar na mão. Um guincho mecânico você pode usá-lo continuamente sem restrições.
Mas tem seus contras:
Guincho mecânico sai (no mínimo) por uns 4k. Um guincho elétrico dá pra comprar por 2k (as vezes menos).
Um guincho mecânico pesa uns 100kg! Um guincho elétrico pesa cerca de metade.
Qual seria o mais indicado?? Qual o custo aproximado da instalação (peça e mão de obra)?? tens idéia?
Um guincho elétrico funciona por acionamento feito via Controle Remoto... como é acionado um guincho mecânico?
O guincho mecânico é acionado por uma alavanca dentro do veículo.
Na sua opinião, Dudu... os 265/75 Mud já atendem?? Ou seria mesmo recomendável uma medida maior, tipo 315/75 ou 35"??
Não queria ter que mudar o Aro, pois além de ser mais um custo, penso que irá prejudicar/inviabilizar a instalação dos freios à disco, não?!
Desculpem tantas perguntas!
Forte abraço a todos!
Aros 15 não inviabilizam a instalação de freio a disco. No máximo você terá que instalar um espaçador de rodas. Mas acho que um pneu 265/75 já é mais que suficiente pra (praticamente) qualquer terreno. Só em casos extremos que você precisará de pneus maiores que esses.
Fora que um pneu de 35'' aguenta uma carga de peso menor que um pneu 265/75-R16 e isso faz com que ele desgaste mais rápido em veículos mais pesados (como é o caso da Bandeirante CD).
valeriano
21/08/2012, 23:44
Veja esse vídeo e você verá porque um guincho mecânico vale a pena.
Band puxando o caminhão atolado. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=EPci8PeJ_K4)
titanium
22/08/2012, 07:10
Caros Valeriano e Dudu,
Muito obrigado pelas respostas... AGORAAAA Eu entendi como funciona um Guincho mecânico!!
Parece ser muito bom, pelo visto!
Quanto ao freio a disco, Dudu, estive vendo que os originais saem por uns 1.200 o Kit... será que um Leigo como eu consgue instalar sozinho esse kit?
Ou precisa muito conhecimento e ferramenta para faze-lo?
E em relação ao Pneu, acho que estou convencido de deixar, pelo menos por enquanto, os 265/75... já que a grana está curta, vou priorizar outras coisas mais importantes!
Valeu meus caros!
Forte abraço
mecamaniaco
22/08/2012, 10:34
Vale lembrar q o guincho mecânico funciona com uma manivela caso o motor pare de funcionar por algum motivo! Apesar de ser algo lento ele poderá te salvar!
mecamaniaco
22/08/2012, 10:35
Esqueci de comentar, o guincho mecânico hj pesa em torno de 40 kg sem o óleo e o cabo! No meu caso ele deve ter no máximo uns 45kg já q uso cabo sintético!
titanium
22/08/2012, 11:10
Mecamaniaco, essa alavanca que você diz é uma espécie de Catraca que fica logo ao lado da roleta do Guincho???
Acho que já vi isso em um Guincho de Gurgel....
Deve ser cansativo puxar o carro assim, MAS, como você falou, deve salvar mesmo!!!
Mas ae, alguém Já chegou a usar essa alavanca ae?
É viável tirar o carro de um atoleiro Brabo só por meio dessa alavanca???
Abraços
valeriano
22/08/2012, 12:02
Vale lembrar q o guincho mecânico funciona com uma manivela caso o motor pare de funcionar por algum motivo! Apesar de ser algo lento ele poderá te salvar!
Eu nunca vi um Biselli ou um Ensimec ao vivo, mas acho que só o Ekron tem essa opção.
valeriano
22/08/2012, 12:04
Esqueci de comentar, o guincho mecânico hj pesa em torno de 40 kg sem o óleo e o cabo! No meu caso ele deve ter no máximo uns 45kg já q uso cabo sintético!
O kit Ekron pesa 100kg. Isso contando guincho, cardãs, caixa e para-choque.
Se abdicar do para-choque (coisa que eu acho besteira pois o PC deles é lindo, bastante reforçado e muito bem feito), provavelmente deve cair bastante.
Cabo sintético com certeza diminui o peso.
titanium
22/08/2012, 12:08
Existe algum fórum que discuta Bem as vantagens e desvantagens entre os Guinchos Mecânicos disponívels??
Qual seria o melhor Custo x Benefício entre eles, considerando, além do valor de compra, os valores de manutenção?
Além do fator Peso, em que o cabo sintético supera o cabo de aço?
Abraços,
marciorank@gmail.com
22/08/2012, 22:24
dando minha opinião;
coloque um guincho mecanico que voce não vai se arrepender, vai custar um
pouco mais caro mais vale a pena.
tenho um guincho mecanico na minha band e tambem no meu willys 1950 e é
so alegria, quanto esta alavanca, ela é igual a uma manivela e voce consegue
fazer força com o guincho sim, porem é demorado mas funciona e me parece que
esta opção tem somente nos guinchos da ekron.
o guincho da minha band é biseli e quando eu desmontei ele para dar uma
revisada eu fiz esta opção da manivela nele, com um sextavado igual ao das
porcas de roda, assim não preciso levar uma manivela junto, se for preciso
uso a chave de roda
Abraços[/QUOTE]
É, o guincho mecânico é coisa do outro mundo mesmo.... muita força, super confiável, acredito que seja barato de manutenção no longo prazo. Além de conseguir enrolar de maneira muito lenta, oq é desejável em algumas situações... o elétrico é sempre muito rápido. E o fato do guincho não depender de elétrica faz dele o acessório ideal pra band que tb tem um baixo nível de "eletrificação"..rs
Mas para quem não faz trilha com tanta frequência, e geralmente trilhas sem atoleiros fundos (que cobrem o guincho de terra/água) o guincho elétrico sai bem mais em conta (vc pode colocar um guincho chinês que estão sendo muito utilizados com sucesso). O elétrico é mais fácil de operar (mecânico as vezes enrosca as alavancas, tem que ter jeitinho)... e no mecânico é demorado ficar alternando entre as opções de "apenas enrolar guincho" e "enrolar guincho+tração nos pneus".... no elétrico, essa operação é bem mais simples e intuitiva.
E no mecânico, tem que ter um zequinha muito bem treinado para não fazer cagada lá na frente e operar corretamente a alavanca tração/embreagem. E o zequinha tem que ser bem forte tb...rs Pq o carretel e o cabo de aço do Ekron são bem mais pesados de se puxar, dependendo da situação precisa de dois zequinhas para arrastar o cabo, numa subida toda enlameada por exemplo.
Mas tem alguns tópicos aqui pelo fórum discutindo esse asssunto... é só pesquisar, tem bastante informação.
OliveiraDf
23/08/2012, 12:36
Falando em guincho, estava em uma loja no setor de oficinas aqui em Brasília, um mecânico me ofereceu este guincho por R$ 1100,00, e um bagageiro para band curta por 600,00, segundo ele tudo está em perfeito estado. Eu tenho muita coisa para comprar até chegar no guincho, para mim não da.
http://i843.photobucket.com/albums/zz359/AnthonyOliveira/6697E40B-C44D-4159-85E8-8489933D9298-791-000000E655C3D8D0.jpg
titanium
23/08/2012, 12:43
Pois é Oliveira, também tenho outras prioridades (e contas) pela frente...
Não é o momento ainda! hehehhe
E pelo que os amigos estão falando, estou achando que vou de Mecânico!!
Não que eu vá usar o tempo inteiro (até por que não faço trilhas), mas sou daqueles: se vai fazer, faz direito.
Mas o guincho ta bonito e parece parrudo.
Só nunca ouvi falar nessa marca!
Tem uns Chineses por esse preço!
E se for no PY pega por uns 600,00 reais..
Márcio e Rbata, valeu pelas dicas também!
Abração
Tenho um amigo que usa esse Tabor 9000 lbs no Troller dele.... veio junto com o Troller quando ele comprou... Na mão dele tem pelo menos uns 2 anos de uso e acho que está OK, até hj não deu páu. Usa em trilhas não tão pesadas. Mas se eu fosse instalar um chinês elétrico, iria de 12000 lbs.
E o chinês que eu mais vejo o pessoal usando é o da marca ZHME.
Bagageiro zero km eu to pesquisando... pra curta, direto da fábrica custa em torno de 780 reais.
Acho o preço do bagageiros no mercado um absurdo !
Também andei pesquisando um, mas acho muito caro !
Vou acabar mandando fazer com um serralheiro mesmo...
Abraço
OliveiraDf
23/08/2012, 15:01
Bagageiro para band longa, ta pra la dos 1000,00, muito caro.
Oliveira,
Aproveitando tua experiência, será que pode me informar sobre uns mecanicos bons em Brasília?
OliveiraDf
23/08/2012, 18:48
Nasson, liga para o Alfredo 9287-5539, ele trabalhava na oficina do Waltinho 4x4, você pode levar o jipe na oficina, ou ele faz o serviço na sua casa com um parceiro. De que lugar de Brasília você é?
Se for estradeira, acho bobagem spoar... vc vai perder em estabilidade!
esse guincho por 1100 ta de graça
junior888
23/08/2012, 20:30
SPOA é passar as molas pra cima dos eixos...
Valew!
SPOA é passar as molas pra cima dos eixos...
As minhas são apoiadas nos eixos, ou seja, elas passam por cima do eixo o-0, será por isso que a band quando está com o amortecedor sem pressão (rancho 9000) ela fica quicando quando passa em uma levissima depressao na estrada?
OliveiraDf
23/08/2012, 22:03
Diegoab, se você puder coloca umas fotos das adaptações no eixo dianteiro.
valeriano
23/08/2012, 23:41
Valew!
As minhas são apoiadas nos eixos, ou seja, elas passam por cima do eixo o-0, será por isso que a band quando está com o amortecedor sem pressão (rancho 9000) ela fica quicando quando passa em uma levissima depressao na estrada?
Na sua band as molas passam por baixo do eixo:
http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/401518_242918375789341_100002135406486_525093_1698 002884_n.jpg
Se passasse por cima do eixo seria assim:
http://www.team-bhp.com/forum/attachments/4x4-vehicles/142196d1243691632-my-mm550-wip-spoa-12.jpg
ahsuahsu foi mal, depois de noite antes de sair com ela dei uma olhada lá, realmente é por baixo hasuahsua foi mal ai, mas no que isso melhora?
OliveiraDf
24/08/2012, 08:46
Valeriano, muito boa as fotos, minha dúvida em relação ao eixo dianteiro seria de como fica os terminais, e os braçcos que movimentam as rodas dianteiras, estas adaptações que gostaria de ver.
Abraço.
hercilio.neto
24/08/2012, 09:41
Oliveira,
Tem que mudar tudo. Spoar é uma operação beeeemmm delicada, deve ser feita por especialistas.
Um erro milimétrico põe tudo a perder.
Implica na alteração de ângulos dos cardãs e o resultado é diferente entre o jipe curto e o longo, bem como entre jipes com diferencial central e deslocado.
Resumindo, não dá pra fazer em casa.
Elmer_Jeep
24/08/2012, 11:04
Perde o mesmo tanto que uma com feixe arqueado e jumelo alto... Mas garanto que um SPOA bem feito deixa a viatura mais segura e confortável.
Fiz uma aqui com pneus 35, rodas 15x10, high-steer e barra anti-rolagem. Atualmente está entre os melhores carros de nosso clube.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/45223-spoa-na-suspensao-da-band-3.html
[]'s
Elmer_Jeep
24/08/2012, 11:06
OBS: Serra do Sol somente se a viatura tiver bloqueio e for acompanhado pq sozinho vai ser impossível entrar e sair dessa trilha.
[]'s
Band ESTRADEIRA.
Bom, nesse caso eu não recomendo SPOA. E tampouco pneus maiores que 285/75R16.
Pneus 35? São bonitos e relativamente funcionais. E só.
Pneu grande = estepe grande. Excesso de peso. Dificuldade de conseguir um pneu extra no caminho (se necessário).
A viatura fica muito alta e carregar / descarregar durante a viagem é muito anti-ergonômico. Dependendo da altura de sua companheira, vai precisar carregar um banco / escada portátil para ela!!!
Além de forçar freio, embreagem, piorar consumo, piorar aceleração, etc.
Optei por essa escolha na HDJ e estou um pouco "arrependido". Vou voltar para os 33 ou 285. Idealmente 255/85R16.
Se quer uma Band cabine dupla estradeira, eu iria no seguinte sentido:
- suspensão totalmente original com pneus 7.50 ou 265 ou o menor body lift possível para calçar pneus 285.
- freio a disco nas 4 rodas
- bloqueios de diferencial on/off (ARB)
- kit turbo intercooler
- câmbio 5 marchas
E pronto. Não precisa mais que isso.
Nessa configuração, somando um bom guincho, snorquel, paciência e técnica off road, chega-se na Serra do Sol. Com alguma dificuldade, mas chega.
Abs.
Oliveira,
Tem que mudar tudo. Spoar é uma operação beeeemmm delicada, deve ser feita por especialistas.
Um erro milimétrico põe tudo a perder.
Implica na alteração de ângulos dos cardãs e o resultado é diferente entre o jipe curto e o longo, bem como entre jipes com diferencial central e deslocado.
Resumindo, não dá pra fazer em casa.
Hercilio,
É perfeitamente possível fazer em casa!!!
Dependendo da garagem... e da oficina... fazer em casa terá um resultado final muito melhor!!! O importante é fazer com capricho e atenção a todos os detalhes.
SPOA bem feito é caro. Pois não basta reposicionar as molas e cardãs... envolve novos amortecedores, high steer, flexíveis de freio, etc.
Para uma Band ESTRADEIRA eu vejo um investimento desnecessário. Mas é somente minha opinião.
Abraço,
OliveiraDf
24/08/2012, 17:23
Hercilio, caramba parece até que você me conhece a um tempão, ja imaginou que eu queria fazer em casa, até queria.
Abraço.
Elmer, vi um tópico seu sobre SPOA, você antes usava jumelo alto e acabou quebrando o suporte que segura a mola, estou querendo colocar na minha band longa, não farei nada de trilhas pesada, só passeio, será que vale a pena? mais por estética.
abraço.
Elmer_Jeep
24/08/2012, 18:07
Hercilio, caramba parece até que você me conhece a um tempão, ja imaginou que eu queria fazer em casa, até queria.
Abraço.
Elmer, vi um tópico seu sobre SPOA, você antes usava jumelo alto e acabou quebrando o suporte que segura a mola, estou querendo colocar na minha band longa, não farei nada de trilhas pesada, só passeio, será que vale a pena? mais por estética.
abraço.
Aquele serviço fiz no carro de um cliente, eu não recomendo o uso de jumelo alto porque não levanta nada na suspensão, deixa o carro mais duro e instável e ainda corre esse risco de quebrar alguma coisa no chassi.
[]'s
titanium
24/08/2012, 18:08
Grande Loras, meu caro! Um prazer te-lo aqui no tópico, passando um pouco de sua experiência!
Pois é... estive pensando e acho que vou manter os 265/75 (ou no máximo uns 285)... só que num desenho Mud...
se a band ficar muito alta, ela não entrará na minha garagem.. ai nao dá certo.. alem do que, hoje ela está sem DH e sem turbo, o que fica inviável para o momento..
Abração a todos
pauloalberto
24/08/2012, 18:24
Estou com o Ricardo(Loras).. fui nos Lençois Maranhenses e lá só tem Band pickup CS, motor 14B, carregando 12 a 13 psgrs.(transporte de turistas e fazendo linha de transporte de pessoas entre as cidades e comunidades) todas elas enfrentando areões sem fim e alagadiços que cobrem o capô....e todas originais. Só aumentam o número de molas, 2 amortecedores de cada lado atras, snorkel e pneus 265X75X16 a maioria Firestone destination que eles dizem serem os melhores para os areões.
E eles fazem cada coisa com as Band....
titanium
24/08/2012, 22:25
Acho que já vi uns vídeos dessa turma, Paulo!
Fiquei realmente impressionado com o que eles fazem com as Bands!!
Gostei bastante dos Dunlop que coloquei!
Para andar no areião, eles até que se sairam bem!
De toda forma, obrigado pelas informações...
Oliveira, curtiu ae o relato??
Abraços
OliveiraDf
24/08/2012, 23:16
Curti sim titanium, eu achava que com jumelos maiores ficaria mais macio, até pela alavanca se tornar maior, mas na pratica é outra coisa. Obrigado Elmer.
Abraço
mm4x4giallo
25/08/2012, 21:14
Perde o mesmo tanto que uma com feixe arqueado e jumelo alto... Mas garanto que um SPOA bem feito deixa a viatura mais segura e confortável.
Fiz uma aqui com pneus 35, rodas 15x10, high-steer e barra anti-rolagem. Atualmente está entre os melhores carros de nosso clube.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/45223-spoa-na-suspensao-da-band-3.html
[]'s
Boa noita pessoal, alguém pode postar uma foto de high-steer e barras anti-rolagem em bands?
Eu "spoei" a minha e estou um pouco preocupado com o que tenho lido aqui sobre isso.
Obrigado
marciorank@gmail.com
26/08/2012, 09:05
blz ai toyoteiros
tenho em minha band jumelos altos e mola bem arqueadas ( 6 molas) na traseira,
desta forma minha band (longa) esta bem alta, do jeito que eu quero, não pende
muito nas curvas porem é uma cabrita de tanto que pula.
Estou pensando em fazer o seguinte;
tirar os jumelos altos e colocar os pequenos originais,
tirar duas molas (deixar com 4 laminas) e deixar as outras retas,e
fazer spoa na traseira e colocar uma barra estabilizadora na traseira
para ela não pender tanto nas curvas.
Desta forma acho que vou conseguir manter ela na mesma altura
e bem mais macia.
O QUE VOCES ACHAM?
abraço
blz ai toyoteiros
tenho em minha band jumelos altos e mola bem arqueadas ( 6 molas) na traseira,
desta forma minha band (longa) esta bem alta, do jeito que eu quero, não pende
muito nas curvas porem é uma cabrita de tanto que pula.
Estou pensando em fazer o seguinte;
tirar os jumelos altos e colocar os pequenos originais,
tirar duas molas (deixar com 4 laminas) e deixar as outras retas,e
fazer spoa na traseira e colocar uma barra estabilizadora na traseira
para ela não pender tanto nas curvas.
Desta forma acho que vou conseguir manter ela na mesma altura
e bem mais macia.
O QUE VOCES ACHAM?
abraço
acho que vai ter que colocar 4 molas novas, se apenas retirar as existentes a tendencia e afundar...
marciorank@gmail.com
26/08/2012, 12:25
acho que vai ter que colocar 4 molas novas, se apenas retirar as existentes a tendencia e afundar...
voce saberia me informar qual barra estabilizadora daria certo para adaptar na traseira da band?
Elmer_Jeep
27/08/2012, 10:04
Boa noita pessoal, alguém pode postar uma foto de high-steer e barras anti-rolagem em bands?
Eu "spoei" a minha e estou um pouco preocupado com o que tenho lido aqui sobre isso.
Obrigado
as fotos estão no link do meu post anterior
[]'s
valeriano
27/08/2012, 16:32
Só pra botar um pouco de pimenta no tópico. Mas ainda acho que SPOA em Band estradeira é bobeira.
http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/215649_436418726401365_284503801_n.jpg
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/300860_436370679739503_1531427408_n.jpg
http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/561878_436370693072835_2087960408_n.jpg
titanium
27/08/2012, 20:35
Simplesmente, Linda!!!
Nas Alturas!!
Mas gostaria de fazer uma pergunta ao GUIGA TOSTES!!! Meu caro, você está conseguindo rodar a qual velocidade (com segurança) na sua???
E, ainda, se Possível, um valor aproximado para o investimento... acho que ajudaria alguns interessados.... (EU já desisti da idéia)
Abraços a todos
Guiga Tostes
28/08/2012, 08:05
Simplesmente, Linda!!!
Nas Alturas!!
Mas gostaria de fazer uma pergunta ao GUIGA TOSTES!!! Meu caro, você está conseguindo rodar a qual velocidade (com segurança) na sua???
E, ainda, se Possível, um valor aproximado para o investimento... acho que ajudaria alguns interessados.... (EU já desisti da idéia)
Abraços a todos
Bom dia!
Li agora alguns posts no inicio do tópico e vi que há um engano, a minha Band não é SPOA, ou seja os feixes de molas encontram-se na posição original sob os eixos. O que há de diferente são jumelos revolver na traseira e suportes de amortecedor modificados na dianteira e traseira para acomodar amortecedores de curso mais longo e isso combinado com barra estabilizadora dianteira original(ajuda no onroad e expedições, mas limita o curso em trilhas mais fortes). A velocidade de cruzeiro atualmente está em 100km/h e a máxima em 120km/h por conta da relação de diferencial mais curta(9:37) que utilizo e isso limita a velocidade pois o giro vai nas alturas...já em uso offroad a relação curta é excelente.
O investimento para um SPOA bem feito(com serviço de 1a./conhecimento +barras anti rolagem + hi-steer + jumelos revolver e amortecedores especiais) deve girar por baixo na casa dos 3K...se a pedida fosse para uma Band trilheira, ai sim SPOA seria recomendado. Teria bom ganho em flexibilidade/curso e lift/espaço para pneus grandes...tanto que 35" pareceria pequeno.
Agora voltando ao tópico, concordo com os colegas, na pratica não há motivos pro(técnicos e $) suficientes para realizar a conversão SPOA em uma Band estradeira. Para esta proposta os feixes de molas na posição original atendem muito bem e garantem as conhecidas: robustez, confiabilidade e baixo custo de manutenção.
Se a idéia é usar pneus um pouco maiores(até 33" ou 285) invista em um body lift de no máximo 2"(eu não passaria de 1 1/2") e jumelos um pouco maiores na traseira aliados a amortecedores melhores como os Rancho, Procomp, Bilstein ou até os Cofap a gas que garantirão melhor performance e conforto(mas não lift). A configuração proposta pelo Loras alguns posts atrás é excelente para este propósito(expedições e estradas de todo tipo) além da dica valiosa sobre os pneus X altura X capacidade de carga.
Se ainda não conhece, de uma olhada na configuração dessa Band(LandCruiser) da Holanda que viaja pelo mundo desde 2003 e está atualmente na região Norte de nosso pais encarando todo tipo de terreno para conhecer e explorar as belezas e lugares da região. Segue link: LandCruising Adventure (http://www.landcruising.nl/lc_en/index.html)
Abraço
titanium
28/08/2012, 10:54
Guilherme, desculpe o erro! rsrsrs...
Por sua Band. ser muito alta, Pensei que ela tivesse "SPOAda".
De toda forma, a orientação quanto a Não fazer SPOA pra Estradeira, eu já internalizei...
Não só pelo custo, mas por todos os motivos expostos..
Abraços
Guiga Tostes
29/08/2012, 11:35
Guilherme, desculpe o erro! rsrsrs...
Por sua Band. ser muito alta, Pensei que ela tivesse "SPOAda".
De toda forma, a orientação quanto a Não fazer SPOA pra Estradeira, eu já internalizei...
Não só pelo custo, mas por todos os motivos expostos..
Abraços
Tranquilo! :concordo:
A Band só parece alta por conta das caixas de rodas maiores/recortadas e por conta dos 37"...se colocar uma SPOA do lado a minha fica mais baixa se comparar a altura da carroceria...já o vão livre vai depender do tamanho dos pneus.
Abraço
titanium
30/08/2012, 12:04
Entendido!! :master:
Valeu pelos esclarecimentos!
Forte abraço
Vou passar minha opinião... Procurei um post sobre spoa. Uso amortecedores de caminhão 1519 a traseira, e 912 na frente. Dentro de bairro , paralelepípedo é um trator e na trilha um monstro. passou de 60 fica macia. Na estrada tanto na de asfalto como de terra é imbatível. Nunca que original é melhor ou pior. Meus amigos não acreditam no conforto e segurança. Melhor upgrade do meu carro SPOA. quem gosta de performace segurança tem que ter boa suspensão. Não tinha esta segurança com a suspensão antes... Não tinha usado amortecedores diferenciados... Mas é melhor o funcionamento. Caminhonetes, caminhões são assim. Complica na frente...tbm a minha é cd e mais longa ... Não sei no caso de entre eixos menor...minhas molas são originais então são firmes e macias. Enfim superupgrade.
alguem sabe onde compro uma barra estabilizadora, alguem conhece quem tem para vender?
Os acessorios para instalacao ja comprei na TOROFFROAD. Abs.