Conectar

Ver Versão Completa : DIESEL, Ajudem estou perdendo a fé.

Walter da Camper
13/08/2012, 23:23
Tenho paixão pelos motores diesel desde os anos 80.
Costumavam ser máquinas capazes de agüentar as piores condições, durante muitos km, e com baixíssimo índice de panes.
Isso era devido a dois fatores principais:
1-sistemas tecnologicamente simples trabalhando com pouca quantidade de peças.
2-todas as peças superdimensionadas.
Disso resultava uma indiscutível confiabilidade que os tornava ideais para os veículos 4x4, principalmente aqueles voltados para longas expedições.

Nos últimos 15 anos essa realidade vem mudando drasticamente. Vieram os motores diesel de alta rotação, melhor adaptados ao conforto exigido pelos veículos leves, trazendo as seguintes vantagens.
Maior potência e elasticidade, leves, menor ruído e vibração e menos poluentes, ficando cada vez mais parecidos com os motores do ciclo Otto.
Ocorre que essas vantagens trouxeram um preço alto a se pagar.
Se por um lado os novos motores diesel têm conforto e desempenho de carro a gasolina, por outro lado a durabilidade e confiabilidade também ficaram muito parecidos e... pior, parece que está ficando até menor.
Basta uma breve pesquisa nos tópicos desse fórum para ler relatos e mais relatos de retíficas com menos de 200.000 Km, cabeçotes empenados na primeira aquecida, defeitos na injeção eletrônica cujo conserto passa de R$ 5.000,00, (e eu achava caro dar uma geral numa bomba injetora por R$ 2.000).

Não sei se isso pode ser considerado sorte, mas mesmo após possuir duas dezenas de carros (a maioria comprados usados) nos últimos 25 anos, entre gasolina, alcool e diesel, nunca tive o desprazer de ter de retificar um motor, ou mesmo trocar um cabeçote, e olha que eu já ví varias vezes o ponteiro da temperatura no vermelho, já abasteci em muito posto boca-de-porco e já completei muito óleo em motor cansado.

Como fã de motores diesel, sinto muita tristeza de ver o que o modismo tecnológico e as leis anti-poluição estão fazendo com algo que já foi a prova de que a simplicidade vale mais que a sofisticação, ou seja, que o menos significa mais.

É com esse pensamento, tido como antiquado, que vários aficcionados por 4x4 ainda resistem ao “progresso” e, mesmo tendo dinheiro para comprar uma caminhonete nova, insistem em andar de Q20B, OM314, S4T, D229, convivendo com o barulho e a vibração em nome de uma sensação de confiabilidade que não está mais à venda em concessionárias há muito tempo.
Eu, um pouco menos radical, confesso que me rendi aos encantos do diesel High Speed, com a condição de que tenha bomba injetora, cabeçote de ferro e distribuição por engrenagens (só Sprint e 14B... eu acho.). Mas esses também saíram de linha e hoje não há mais opção de mecânica de filosofia simples nem mesmo para caminhões.

Tratando-se de carro zero, hoje chego à melancólica constatação de que um motor flex pode ser mais viável para grandes expedições pelos confins do Brasil, já que têm mais tolerância aos combustíveis batizados do que os novos motores diesel com EGR que fatalmente terão que fazer vários abastecimentos com S-1800 quanto não encontrarem o S-50. E aí é bom torcer para não precisar da garantia, pois quanto a concessionária constatar o abastecimento em desacordo com o manual... perdeu! ... perdeu! (a garantia) play boy!

Minha teoria parece menos absurda quando vejo que alguns modelos de 4x4 que antes só eram oferecidos a diesel, agora têm versão flex, como as pick-up Hilux e L200 Triton.

Todo esse desabafo é para convidar os colegas para refletir e debater sobre um tema que anda espalhado aqui e alí em tópicos esparsos no fórum, e tem bastante gente com conhecimento técnico e experiência para discutir o assunto de forma centralizada.

Então amigos, com o coração apertado, pergunto-vos: CARRO (NOVO) À DIESEL AINDA VALE A PENA?

bandoleiro
13/08/2012, 23:42
Compartilho do mesmo sentimento, não confio muito nesta nova geração de motores diesel, porém espero que aconteça a mesma coisa ocorrida com os motores otto com injeção eletrônica. Quantos se lembram a bronca que eram no fim dos anos 80. Hoje quero distância de carburador.

Zepi
13/08/2012, 23:46
Concordo amigo!Por isso adquiri um mwm sprint que, a meu ver reúne o melhor entre a robustez dos antigoes com um pouco de melhorias num motor com BI!nem vela aquecedora tem...rsrsrs

Abraços

Dic3
14/08/2012, 09:45
Por esse motivo que fiz questao de comprar uma Xterra mais velha (2004) e com a boa e velha bomba injetora.

Da uma certa "vergonha" de parar ao lado de outro veiculo a diesel (dos novos) que nao treme, que nao faz barulho nenhum, que quando arranca só se escuta o tsssssiiiii da turbina, MAS TENHO CERTEZA DE QUE FIZ A COISA CERTA.

Desnickadu
14/08/2012, 12:03
nós ainda estamos nos tempos da EGR, tecnologia 10 anos atrasada com o resto do primeiro mundo.
Quer ver a merda? Espere um pouquinho até precisarmos encher o tanque de combustivel e o de DEF [Diesel Exhaust Fluid] ,acho que aqui chamam de Arla32... aí vc vai ver centrais eletronicas limitando sua velocidade, seu carro sem poder andar, seu consumo almentar 5% e vc não poder fazer nada a respeito.
Isso sim vai ser MUITO RUIM.

a EGR é relativamente facil de deletar, agora o sistema de DEF é uma bomba!

e, realmente, não se fazem mais diesels como antigamente!

Eduardo Velo
14/08/2012, 13:21
Boa discussão meu camarada Walter , a gente vem comentando tudo isso espalhado pelo Forum , é bom juntar num tópico .
A tendência é diesel ficar mais pra caminhão e Vans , picapes e utilitarios não vale a pena de jeito nenhum , mais gastão , muito gastão melhor dizendo , a média dificilmente chega a 8 km/l ... , muito caro , seguro caro , manutenção caríssima ...
Tem quem compra picapes com desconto em alguns estados por conta de ser dono de fazenda , que já tem $$$$ saindo pelo ladrão e ainda é mais beneficiado ... não é nosso caso ...
Logo não vamos achar nada de diesel a venda até 2004 , quem tiver vai guardar a 7 chaves ... rs
O diesel está cada vez melhor e vai melhorar mais ainda , o teor de enxofre e só , os eletronicos vão ter menos problema , mas vão continuar gastões , então , não vão prestar do mesmo jeito , com a eletronica tinha que ser muito mais econômico ...
O bom e velho Perkins aspirado fali qqer oficina mecânica , faz mais de 10 km/l , confiável em qqer situação , só mesmo o barulho como ponto negativo ...
Carro novo a diesel , só pra quem consegue desconto ...

canzilao
14/08/2012, 13:54
Eu tenho na familia um 314 aspro da Turbulenta e um 364 na Azeitona com turbo e intercooler e confesso que nunca me vi comprando um veiculo diesel de motor moderno de tanto ver esses motorzinhos dando pane.
Meu patrao teve uma L200 que vivia dando problema de cabeçote e analisem vcs que ele é um cara que não passa de 100 km/hora nunca na vida, em meu restrito conhecimento ja acredito que seja o bastante pra não confiar em um motor "moderno".

Dimasi
14/08/2012, 22:17
Outro dia vi uma Amarok de um amigo. Fio para todo lado, um motor 2.0 de 180CV, ligado vc não sabe se é gasolina ou diesel. Minha Band tem motor 14b 3.7 com 102 CV originais, agora com turbo deve ter entre 120 e 130 CV. Não tem almoço grátis. Para extrair mais potência, a durabilidade vai pro saco.
E a tendência é o preço do diesel ficar cada vez mais próximo da gasolina.
Abs

canzilao
15/08/2012, 00:40
Dimasi quero ver quanto um motor desse aguenta, será que roda uns 250 mil kms???
O MB roda 500 mil facil.

junior888
15/08/2012, 00:42
Confio MUITO mais no meu OM364 turbo do que nesse AP 2.0 biturbo da amarok

canzilao
15/08/2012, 03:12
Ano passado eu andei de passageiro em uma Frontier que estava com 5 mil kms, e é impressionante como chega a 190 kms de velocimetro, fato que nossos MB´s não conseguem, mais como disse o Junior 888: eu tbm confio MUITO mais no meu OM364 turbo.
E hj as coisas não são feitas pra durarem anos ou decadas, e na capa do manual de nossas Toys tem escrito que ela é um veiculo projetado para esse fim, durar muitos anos, e sabemos que é uma verdade.
Quantas L200 daquelas primeiras ainda se vê rodando por ai ainda, daquelas que parecem ter rodas aro 14??
Camionetes Peugeot, alguem aqui sabe me dizer de duas ainda rodando em sua cidade???
Nossos veiculos atingem um nivel de desvalorização que se torna inverso depois de um tempo, ao contrario das camionetes de plastico que se vão em valores como seus amiguinhos populares, em 10 anos uma Amarok não vai conseguir atingir 30% do seu valor de zero, e cada ida na oficina vai ser uma dor de cabeça enorme, e é o pricipal motivo Walter que seremos felizes daqui 10 anos com nossos carros antigos, ao tempo que donos de Amarok´s serão tristes proprietarios de carros velhos.

Eduardo Velo
15/08/2012, 07:11
A ANP não pensa em picapes e 4x4 , o diesel é pra Van , Onibus e Caminhão ... com essas portarias que eles baixam atingem muito mais essas 3 categorias , imaginem um busão novo dando pane , se não vai ser um busão fabricado até 2004 que vai dar suporte ...
Com certeza todas as vtrs diesel até 2004 serão muito bem tratadas pq vão ser alvo de compras ainda por muito tempo ...

cataclism2
15/08/2012, 08:16
Assino embaixo.
:concordo:

Giuberto
15/08/2012, 08:27
Meus últimos carros foram todos a diesel. F1000, Troller 2001, Troller 2006 e Troller 2010.
Vendi a F1000 com quase 500 mil km, o t4 01 com quase 300 mil km, o t4 06 com 260 mil km e o t4 10 com 160.
Nenhum deles na hora da venda apresentava qualquer problema quanto a motor. Os trollers, eu afirmo que ia rodar uns 400 mil sem problema algum. A F1000 talvez tivesse que fazer alguma coisa por volta dos 500~550 e olha que ela tinha uso pesadíssimo! Assim como meus trollers que eram de trilhas ou expedições.

Eu acho bobagem afirmar que os motores mais novos dão problemas que os antigos não davam.
Antigamente não tinha como se saber dos problemas, não tinha internet para espalhá-los.
Vendia-se infinitamente menos veículos, logo menos problemas.
Acho infantil pensar que a tecnologia chegou pra diminuir durabilidade. Ela não só aumenta a durabilidade, como previne desastres.
Sem contar que usuário satisfeito não se dá ao trabalho de entrar na internet e informar ESTOU SATISFEITO. Por isso só se vê desgraça na rede.

Lógico que existe motores e motores. Eu jamais compraria uma Amarok 2.0 diesel achando que ela chegaria aos 200 mil sem fazer nada. Mesma coisa L200 com 4d56 (pós 20003), mas mesmo com 4d56, tem gente que passa dos 200.
Se rodar com um HSD na faixa de torque, já se tem um desempenho pra lá de aceitável e se trabalha na mesma rotação de um LSD. Usando assim, é motor pra eternidade! O final da faixa de torque desses MWMs (NGD 3.0 e MWM 2.8), se não me engano é 2200 rpm! Pega um NGD 3.0 ou MWM 2.8, limita o giro para no máximo 2500 ~ 3000 rpm. Vai durar até a décima geração do seu tatatarataneto. Ou então, ao invés de limitar, use consciente, até extraindo e aproveitando a potência e elasticidade do HSD, mas lembrando que se trata de um motor diesel. Não é pra rodar a 3000 ~ 4000 rpm e claro, faça uma manutenção severa. Não mudou nada. Veículo a diesel sempre exigiu manutenção rigorosa. Mas agora popularizou e a quantidade de gente que compra veículo diesel e usa e dá manutenção como se fosse a gasolina é enorme. Dá nisso, cabeçote estourado, bico isso, retentor daquilo, junta disso, etc.

Beskow
15/08/2012, 09:08
Pessoal, interessante discussão.

Praticamente nada do que é fabricado no mundo hoje é feito para durar como antes e isso vem se tornando cada vez mais verdadeiro. Há poucos anos criticávamos os americanos por colocarem fora eletrodomésticos e computadores consertáveis. Este ano coloquei fora uma máquina de lavar com 15 meses que custaria R$400 de conserto (q poderia não fica lá essas coisas) contra R$900 da nova sem IPI.

Isso tem a ver com a criação dos bancos centrais no mundo, subsequente retirada do lastro em ouro e o processo de impressão de dinheiro sem mais a necessidade da poupança. Antes se produzia, se guardava, pros bancos emprestarem. Hoje as economias tremem quando o povo poupa.

Tudo gira em torno de gastar para gerar PIB, agradar as estatísticas e reeleger os mesmos que continuarão com a ciranda de lobistas e empreiteiras MUNDO AFORA.

Nesse contexto entra o CONSUMISMO e nele a total incompatibilidade entre durabilidade e PIB que reelege!!!

As fábricas fazem durar o necessário para fugirem de grandes reclamações, perdas de clientes e processos na justiça, mas elas tb são reféns das políticas governamentais de MEIO AMBIENTE, impostos e o escambal que NADA tem a ver com duração, economicidade e desempenho de motores.

Tem a ver com menos poluição por gases e sonora, porque os governos e ONGs assim impuseram. Não é uma opção priorizar desempenho e durabilidade. Se algo tem que ser comprometido para obter os dois primeiros, que seja. Assim vai.

Nada é o que parece ser nesse mundo. Somos autosuficientes em petróleo e pagamos caro nas bombas. Temos O programa de álcool (o resto é cópia) que nunca decolou pq não interessa à indústria do petróleo (que se apoderou dele) e agora um de biodiesel (também sequestrado pelo petróleo) que impõe uma mixtura para ser mais "ecológico". Tudo são "interésses" como dizia Brizola.

Por décadas inventores professores pardais mundo afora conceberam, testaram, melhoraram e até patentearam motores a água ou até eletromagnéticos de cosnumo ZERO e ruído e poluição ZERO que foram engavetados, seus criadores ameaçados, calados, e suas invenções nunca fizeram mercado. Vejam este vídeo aqui e se convençam de que o mundo não é tocado por eficiência e sim por interesses do petróleo. Avancem para a posição 1:04:50. Nele verão um senhor com um motor que depois ele mostra num carro, de consumo ZERO (sem combustível, sem carregamento externo de bateria e bateria só pro arranque e luzes/rádio) e poluição ZERO. No vídeo eles achavam que iam pro mercado no ano seguinte. Este vídeo nãoparece ter menos de 10 anos. Cadê o carro? Nem notícia. Por que?

Free Energy - Zero-Point Energy Extraction from the Quantum Vacuum (http://video.google.com/videoplay?docid=-5738531568036565057#docid=2330020782283421681)

Eu tenho uma S10 2002/3 com motor MWM Sprint 2.8 comprada usada com 270mil (agora 313mil) e, mesmo tendo que gastar para ajeitá-la, valeu a pena e não me enxergo vendendo. Chega a ser inacreditável a qualidade do bicho. Do motor então os mecânicos brilham os olhos ao falar da bomba Bosch que ela carrega, do MWM que não conhecem melhor e assim vai.

E olha que ela já tem essa concessão "moderna" do suspiro reaproveitando óleo pra diminuir poluição...

Tem que segurar sim. Durabilidade saiu pela janela. Não creio que seja coisa de que as reclamações aparecemmais, como foi dito, acho que é parte do sistema mesmo. A prioridade é menos poluição de gases e som somado a mais PIB [ponto].

É minha opinião...

Andrezão4x4
15/08/2012, 09:33
Meus últimos carros foram todos a diesel. F1000, Troller 2001, Troller 2006 e Troller 2010.
Vendi a F1000 com quase 500 mil km, o t4 01 com quase 300 mil km, o t4 06 com 260 mil km e o t4 10 com 160.
Nenhum deles na hora da venda apresentava qualquer problema quanto a motor. Os trollers, eu afirmo que ia rodar uns 400 mil sem problema algum. A F1000 talvez tivesse que fazer alguma coisa por volta dos 500~550 e olha que ela tinha uso pesadíssimo! Assim como meus trollers que eram de trilhas ou expedições.

Eu acho bobagem afirmar que os motores mais novos dão problemas que os antigos não davam.
Antigamente não tinha como se saber dos problemas, não tinha internet para espalhá-los.
Acho infantil pensar que a tecnologia chegou pra diminuir durabilidade. Ela não só aumenta a durabilidade, como previne desastres.
Sem contar que usuário satisfeito não se dá ao trabalho de entrar na internet e informar ESTOU SATISFEITO. Por isso só se vê desgraça na rede.

Lógico que existe motores e motores. Eu jamais compraria uma Amarok 2.0 diesel achando que ela chegaria aos 200 mil sem fazer nada. Mesma coisa L200 com 4d56 (pós 20003), mas mesmo com 4d56, tem gente que passa dos 200.
Se rodar com um HSD na faixa de torque, já se tem um desempenho pra lá de aceitável e se trabalha na mesma rotação de um LSD. Usando assim, é motor pra eternidade! O final da faixa de torque desses MWMs (NGD 3.0 e MWM 2.8), se não me engano é 2200 rpm! Pega um NGD 3.0 ou MWM 2.8, limita o giro para no máximo 2500 ~ 3000 rpm. Vai durar até a décima geração do seu tatatarataneto. Ou então, ao invés de limitar, use consciente, até extraindo e aproveitando a potência e elasticidade do HSD, mas lembrando que se trata de um motor diesel. Não é pra rodar a 3000 ~ 4000 rpm e claro, faça uma manutenção severa. Não mudou nada. Veículo a diesel sempre exigiu manutenção rigorosa. Mas agora popularizou e a quantidade de gente que compra veículo diesel e usa e dá manutenção como se fosse a gasolina é enorme. Dá nisso, cabeçote estourado, bico isso, retentor daquilo, junta disso, etc.

Concordo plenamente.

Zepi
15/08/2012, 09:53
É complicado...quem tem motor antigo, e está comprovada sua durabilidade, irá defendê-lo; quem tem veículo eletrônico também irá defendÊ-lo...mas talvez esses motores "modernos" tenham de entrar nessa discussão daqui a 20 anos...será que existirão?
É a lei da física..em algum ponto os motores modernos vão perder...são mais leves, mais silenciosos, nao vibram, mais econômicos(mentira)...
Foi se o tempo em que uma geladeira, uma televisão ou qualquer produto da indústria durava 20, 30, 40 anos em pleno funcionamento...
Lembro da minha mãe falando: Isso eu comprei no meu casamento(1970)! E nessa época já tinham se passado mais de trinta anos...
Será que, em 2030~2040, vou poder dizer para meu filho de 30 anos que a pick up que estou deixando de herança foi comprada antes de ele nascer??????
Eu sinceramente sou fã dos mwm sprint, mas tenho que admitir que eles já perderam um pouco de sua longevidade pelo fato de serem HSD... É o que penso.

Abraços

Eduardo Velo
15/08/2012, 10:26
Zepi , minha Tracker motor eletronico RHZ , está sem dar problema ha 2 anos , mas qdo comprei sofri pra arrumar os muitos defeitos que o antigo dono foi acumulando ... nesse ponto concordo com o Beskow , falta de manutenção é grave ... mas o Engesa com Q20B que está com mais de 200k km ainda não foi num meca pra nada , só troco óleo e filtros , não baixa óleo , não da problema pra pegar , não da problema na BI ... essa confiança que a gente gostaria de ter num diesel moderno ...
Qto aos carros movidos a nada , deveriam estar rodando pq iriam atingir a meta que pedem de baixa poluição , não deve ser petróleo não , deve ter muita coisa que a gente não sabe ...

abs ... Edu

Dimasi
15/08/2012, 11:55
Dimasi quero ver quanto um motor desse aguenta, será que roda uns 250 mil kms???
O MB roda 500 mil facil.

Canzil,
O 14b com os devidos cuidados passa dos 600k fácil. Turbinado, a vida deve cair uns 10%, claro, dependendo do tipo de uso.
Na verdade ninguém sabe na realidade a vida útil desse motor, pq ele não dá problema KKKKKK. É um motor originalmente turbinado, usado em caminhões e ônibus, e veio equipar as Bands sem o turbo. Por aí já se vê que ele é superdimensionado como são o 314 e o 364. como eu rodo de 10 a 20K por ano acho que eu acabo antes do motor huahuahuas.
cio
Galera vejam esse vídeo Doc: A história da obsolescência programada [legendado] - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=femennb256E) é longo mais muito interessante que mostra como funciona a sociedade de consumo atual.
Abs

guilhermeabreu
15/08/2012, 20:23
Canzil,
O 14b com os devidos cuidados passa dos 600k fácil. Turbinado, a vida deve cair uns 10%, claro, dependendo do tipo de uso.
Na verdade ninguém sabe na realidade a vida útil desse motor, pq ele não dá problema KKKKKK. É um motor originalmente turbinado, usado em caminhões e ônibus, e veio equipar as Bands sem o turbo. Por aí já se vê que ele é superdimensionado como são o 314 e o 364. como eu rodo de 10 a 20K por ano acho que eu acabo antes do motor huahuahuas.
cio
Galera vejam esse vídeo Doc: A história da obsolescência programada [legendado] - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=femennb256E) é longo mais muito interessante que mostra como funciona a sociedade de consumo atual.
Abs

DIMASI

MUITO BOM ,MUITO BOM, HISTÓRICO ESTE DOCUMENTÁRIOS , e vamos continuar com os nossos velhinhos 4x4 a díesel que tanto amamos , a SW4 93 2.8 e o ENGESA 2.8 MWM 2.8 sprint mecanico .

canzilao
15/08/2012, 20:57
Dimasi o 14B ainda esta dentro dos motores "mecanicos", não tem tecnologia embarcada como os motores modernos ditos "eletronicos".
Eu to sentindo falta de um 14B em minha coleção rsrsrs.

Kim
15/08/2012, 21:17
Concordo com o que foi escrito!

Resumindo
Cada vez mais, os bens móveis são concebidos para durar menos, pois assim gira a indústria, não de reposição, mais sim de venda de novos!

Dimasi
15/08/2012, 21:17
Faço jogo com a azeitona hehehehehe.

Beskow
15/08/2012, 21:26
Concordo com o que foi escrito!

Resumindo
Cada vez mais, os bens móveis são concebidos para durar menos, pois assim gira a indústria, não de reposição, mais sim de venda de novos!

Se te referes ao que eu escrevi: perfeito resumo!

Marcelo-HPE
15/08/2012, 22:04
È meus amigos , concordo com o autor do tópico ,o excesso de eletrônica com difíceis diagnósticos juntamente com uma mão de -obra despreparada e caríssima ,desanimam o sujeito de ter um motor diesel moderno .
Não adianta ter sistemas eletrônicos tecnológicos , pois se os mesmos ainda são sensíveis a um diesel que não seja puríssimo e se não forem bem alocados e dimensionados e protegidos contra umidade e poeira vão gerar problema com certeza.
Porêm eu ainda confio nos eletrônicos mais simples como 3.2 mitsubishi e o MWM 3.0 NGD , as melhores safras desses motores são 2011 em diante para o 4m41 3.2 que resolveram o problema do filtro de diesel , e de 2007 em diante para os MWM 3.0 que resolveram o problema dos bicos e bombas .
Mas infelizmente com o diesel 2,30 e a gasolina a 3,00, não está valendo mais a pena ter um motor a diesel.
Eu ainda sou um apaixonado por motor a diesel , não consigo ficar sem ouvir o castanhando nem o ruído do turbo , só por paixão mesmo.
Então parafraseando com o Grande Guru das picapes 4x4 Walter Cassitta --- Motor diesel é para quem gosta e não para quem quer.
Abs.

Eduardo Velo
15/08/2012, 22:24
O que podemos concluir até agora é que estão pegando o gancho da ecologia pra fazer um monte de porcaria ... da até samba ... rsrs
Por falar em durabilidade :
A gente assistia uma pancada de documentários aparecendo Land Rovers atravessando o deserto e não tinha no Brasil , assim como nem vimos por aqui as Toyotas Land Cruiser das antigas ou Bronco da Ford , mas voltando pra Land Rover , em 2001 compraram uma pancada de Land Rover no meu trampo , não duraram 1 ano , quebravam demais , até pitmam que nunca vi quebrar , quebrava nas Land Rover , fizemos canibalismo como o pessoal da florestal e da polícia , até que não tinha mais a peça pra ser retirada , espera de 40 a 60 dias por uma simples peça ... caramba , pq aquelas Lands dos documentários não quebravam ??? será que mandaram lixo pra gente ??? em 2003 não tinha mais nenhuma Land com a gente , tudo pra leilão e faltando peças ... agora estão usando mais Hilux , mas são roubadas o tempo todo ... tinha uma C20 que ninguém deixava ir pra leilão pq era a unica vtr que aguentava o tranco , toda amassada , velha , mas boa de trampo e foi embora faz uns 3 ou 4 anos ...
Além de todo esse problema com a durabilidade , ainda temos o protecionismo das carroças fabricadas aqui , se deixassem vir carro usado como em muitos países a gente tirava os carros velhos dos EUA que pra nós seria como novo e com todo conforto ...

abs ... Edu

canzilao
15/08/2012, 22:24
Faço jogo com a azeitona hehehehehe.
Não tem como, senão fico sem um 364 na coleção rsrs.

Sergioporto
15/08/2012, 22:45
É por isso que mantenho minha branquela.Simples ,sem eletronica,elétrica simples,quenta o abraço.Quem é troler ou outro paara aquentar estes anos todos ??Mais de 20 anos no lombo e inteira!!Qual 4x4 atual aquenta isso??Sem polemicas!!!rsrrsrsrs
Coloca até chumbo derretido no tanque e vai que vai.Parafernalia??? To fora.Motorzao com mais 180.000 kms e zero bala.Nunca mexi em bomba ou bicos ,só mandei regular quando turbinei,quando intercolei eu mesmo abri um pouco mais a bomba,pequeno canhao.
É o ditado:Minha mulher perguntou ou eu ou a Toy?Amo ela mas fco com a toy.Comprei de leilao,nunca fiz nada na lata,sómente repintei.Uns dos melhores anos de Toy.Estou realizando um sonho,freio à ar,gosto de acampar,encher colchao,calibrar pneus,ajudar um amigo na trilha,nao é necessário mas é um capricho.Se tem um compressor porque nao usar???
Que venham as pedradas hehehheh
Abs

guilhermeabreu
15/08/2012, 23:19
É por isso que mantenho minha branquela.Simples ,sem eletronica,elétrica simples,quenta o abraço.Quem é troler ou outro paara aquentar estes anos todos ??Mais de 20 anos no lombo e inteira!!Qual 4x4 atual aquenta isso??Sem polemicas!!!rsrrsrsrs
Coloca até chumbo derretido no tanque e vai que vai.Parafernalia??? To fora.Motorzao com mais 180.000 kms e zero bala.Nunca mexi em bomba ou bicos ,só mandei regular quando turbinei,quando intercolei eu mesmo abri um pouco mais a bomba,pequeno canhao.
É o ditado:Minha mulher perguntou ou eu ou a Toy?Amo ela mas fco com a toy.Comprei de leilao,nunca fiz nada na lata,sómente repintei.Uns dos melhores anos de Toy.Estou realizando um sonho,freio à ar,gosto de acampar,encher colchao,calibrar pneus,ajudar um amigo na trilha,nao é necessário mas é um capricho.Se tem um compressor porque nao usar???
Abs

GRANDE SERGIOPORTO

Já tive uma BAND , logo :

NÃO VOU MANDAR PEDRADAS , VOU MANDAR SÓ ELOGIOS , É TUDO ISTO QUE VC FALOU E MAIS ALGUMA COISA AINDA .

PARABENS PELA SUA BAND .

Jorgao
16/08/2012, 03:14
Não fazem mais carros como antigamente.
Não fazem mais músicas como antigamente.
Não fazem mais sexo como antigamente.
etc. etc. etc. etc.

Resumindo:
Se houvesse internet em 1970 e um fórum 4x4brasil, haveria um tópico idêntico a esse. E claro, haverá um tópico igual no ano de 2952. Um não, vários.

cataclism2
16/08/2012, 08:33
Também achei tri importante o que Beskow escreveu, na mensagem #15 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/108544-diesel-ajudem-estou-perdendo-fe-2.html#post1756779) .

Tá cada vez mais comum ver a turma por aí aloprando no acelerador, esguelando o motorzão diesel em primeira e segunda marchas, só pra escutar o assobio ou então, o mais comum, "naqueles dias" em que as bichas internas tão atacadas, e o pessoal pensa que seus compromissos podem ultrapassar a fila inteira de automóveis. Não tem engenharia que aguente!
:concordo:

canzilao
16/08/2012, 11:13
A verdade é que hj um chevette, um opala, um Gol GTi, Dodges, Mavericks estão valendo uma nota preta, juntamente com nossos antigos 4X4 pela razão de que foram os ultimos classicos de uma industria que não era assim "tão programada" pra durar pouco.
Eu duvido que uma Hilux, ranger, amarok seja objeto de culto dentro de 30 anos como esses que citei.
Basta ver os leilões, as hilux tem preço de inicio as vezes menores do que as toyotas antigas, quando não são os mesmos valores, porem com uma distancia enorme de ano de fabricação.
E basta olharmos as nossas proprias vidas, eu andava de bike na rua até tarde, brincavamos e ninguem tinha medo de nada, hj meu filho só brinca aqui no play do condominio e mesmo assim com horario pra voltar.Tenho pena de nossos netos.

Andrezão4x4
16/08/2012, 11:47
Não sei pq, mas sempre gostei das novinhas :bananadança:

Marcelo-HPE
16/08/2012, 16:37
Abs

Sergio Porto ,
Dizem as linguas que quem tem Band. por muito tempo , ou fica com mal de parckinson ou virar batedor de pandeiro, porque tem duas coisas que não tem jeito , que é cheiro de xoxota e tremeideira de toyota !!! hehehehe.

Marcelo-HPE
16/08/2012, 16:43
Não sei pq, mas sempre gostei das novinhas :bananadança:

Andrezão quando vc vai levantar essa frontier sendanzão com altura de strada locker ???? , é igual a minha !!! as picapes de hoje alem do excesso de eletrônica , estão vindo baixinhas que nem carro de passeio !!!!
Mas já estou cuidando disso na minha l200 .
Abração

BRAVOECONOVEMBER
16/08/2012, 17:47
De tudo isso só discordo daqueles que dizem que carros flex injetados estão bons e bem resolvidos. Reservatório de gasolina pra partida? Consumo 10-20% maior que do voyagezinho com motor CHT 1.6 que eu tinha carburado? Qualé?...
Assim como os flex, os diesel eletrônicos deveriam vir (bem) mais econômicos, e fáceis de manter. O que se vê são orçamentos absurdos em revisões obrigatórias de carros novos. Parece feito pro pessoal que compra se sentir importante porque gastou um rio de dinheiro na concessionária...
E mesmo com todos os relatos conhecidos de panes e da falação mal de motores mais antigos, ainda me sinto muito mais confortável lidando com o meu péssimo, horrível, fraco, barulhento, 2.5HSD que com um desses eletrônicos modernos que qualquer mexida na injeção custa mais de 5000 reais. Essa grana paga um bocado de combustível...
Em resumo, tanto carros a gasolina como a diesel novos são muito bons quando novos. Pra comprar camionete velha, só até uma 2.8PS, por exemplo, que mesmo se estragar dá pra arrumar numa boa e daí vai durar uma vida na tua mão, se fores cuidadoso e andar comedidamente como eu faço. Carrinho a gasolina, hoje em dia, é 40.000 km e começa a se desmanchar, por mais manso que ande, daí larga o usado na revenda pelo que pagarem e assume um carnê em um novo. Triste, mas verdade. Eu ainda preferia poder comprar um um pouco mais antigo e cuidar para durar bem mais do que trocar seguido de carro, mas vai ver eu estou ficando velho e rabugento. A maioria das pessoas não pensa assim.

paulosergio
16/08/2012, 19:06
Ha 15 ou 20 anos atras o meu celular me custou 3.000 nao sei oque, era um tijolo e tinha que andar com 2 ou 3 baterias para passar o dia e falando pouco, hoje voce tem aparelho moderno por 150,00 e a bateria dura 1 semana, O meu primeiro computador foi um TK 85, poucos lembram, depois eu tive um solution 16 de 16 bits, era a maquina, hoje qualquer crianca de 10 anos tem um notebook, tablet etc, a minha internet discada era uma marivilha, pois a linha ficava ocupada e nao precisava atender outras ligacoes, sei la qual era a velocidade, mas estava contente, hoje voce paga uma internet de 10 mega e reclama que ta chegando 5 ou 8 mega. Nao gostava de ter que rebobinar a fita de video, e hoje temos dvd, bluray (sei la como escreve), baixamos filmes pela internet, etc. O que eu quero dizer, é que nunca estaremos satisfeitos com o que temos, e as coisas nao podem ficar paradas no tempo. Se nao ta bom agora, nossos filhos vao melhorar, mas nao podemos acomodar, entendem.

maxdelta
16/08/2012, 19:23
Uma vez perguntei meu pai, q trocava de carro quase todo ano, qual foi o melhor carro q ele teve! Só obtive uma resposta q até hj não consegui refutar, ele me disse "o melhor carro, é carro novo!"

No meu trabalho todos os veículos de uso constante são novos, só os meus de uso pessoal são velhos, diesel, só caminhão! Pense, o termo: o Diesel só te dá felicidade no posto de combustivel pq quando vc cai na oficina, vc percebe como veículo a gasolina é economico! Podem andar de f1000 d20, mas até quando vai ter peças pra esses veículos, e já não são peças originais q duram, são apenas paralelas com preço de original. Não pense q esses motores antigos e duráveis serão realmente economicos, quando forem fazer retifica, gastará 8X mais q um motor a gasolina!

Gostaria q a ford, fizesse um troller a gasolina, seria muito mais barato, o seguro seria mais barato e eu colocaria GNV, pra pagar apenas 1% do valor do carro! Muito mais economico. Diesel hj só vale a pena, se vc roda muito, mais muito e não tem gnv como opção! Mas com o s50, acho q nem assim!

Boa sorte pra nós!

Eduardo Velo
16/08/2012, 19:26
Paulo Sergio , é justamente isso que estamos discutindo , tudo tende a melhorar , mas os motores diesel pioraram , e muito , era pra serem economicos e não poluirem , pode até poluir menos , mas são muito mais beberrões que os antigos ... e a manutenção muito mais cara ...
Talvez ... daqui uns anos eles melhorem esse motor diesel que é moderno hj e façam com que fique de baixa manutenção e fazendo 18 a 20 km/l ... quem sabe ?? , era isso que a gente esperava de um motor moderno , do jeito que está é jogar dinheiro fora comprar auto com motor diesel ...
Tb tive TK 85 , usava fita e gravador , e DOS , e muitas horas pra pouca coisa , ta loko ... rsrs ... melhor nem lembrar ...

M-Beltrame
16/08/2012, 19:27
Na minha humilde opinião vcs estão usando esse tópico pra valorizar os motores antigos.
Concordo com o amigo, se existisse internet a 20~30 anos iria ter um tópico desse.
Tudo que é novo é reprovado ate provar que é bom ou ruim, sempre é assim com quase tudo...
O motor da Amarok é ruim? Não sei e tb não sei pq vcs falam que é... A 30 anos atras quando os motores de vcs foram projetados não existia nem 1/10 da tecnologia que tem hoje...

T+

paulosergio
16/08/2012, 19:36
Éo que eu quero dizer, hoje estamos numa transicao, e os nossos filhos vao falar: como é que tinha camionete que andava com aquele diesel que nao com esse maravilhos S50 ou s10. Pois a pouca oferta deles nao é para sempre, e o nosso diesel s1800 vai sumir ou voces tem alguma duvida disso, é questao de tempo e muito pouco tempo. Assim como o mecanico de carburador quase nao tem mais, a mao de obra vai ter que se especializar em motor eletronico ou vai sucumbir. O mercado de pecas paralelas vai ter um boom de crescimento em pouco tempo, isso é a realidade, e consequentemente os precos vao abaixar, e a tendecia do troca porque nao tem conserto está em todo o seguimento.

Marcelo-HPE
16/08/2012, 19:47
Eu concordo com o EDU , O que é tecnologia ??? é um estudo que buscar modernizar e melhorar as coisas.
Só que em relação aos motores diesel modernos :

A manutenção melhorou ???
O consumo melhorou ???
A Resistência melhorou ???
A Confiabilidade melhorou ???

No meu Humilde ponto de vista não .!!!!!
Como não tem para onde fugir , prefiro os eletrôncios mais simples . com turbina WG comun, sem muitos senosres , sem correia dentada . etc

paulosergio
16/08/2012, 19:48
Ah, eu lembro da D20 93 que eu tinha motor maxion turbinada de fabrica, nao sei quanto tempo o motor iria comigo, acho que longe porque ate hoje sou cuidadoso. Nao dava mais que 140 km/h fazia 10,5 km/l, e a triton que tive ano 2010 se quisesse passaria sossegado dos 170 e fazia os mesmos 10 km/l, hoje tenho um troller 3.0 que tambem sei que passa dos 160 km/h (relatos) e fazem os mesmos 10 km/l ou mais, e nunca com nenhum dos tres carros a diesel gastei mais que revisao. Só vi as coisas melhorarem. Ou será que os motores diesel por serem mais potentes sao mais abusados do que antes. Antes cansava de ver f1000 nao turbinada andando a 80 90 no maximo 100 km/h, assim é claro que o carro dura 500.000 km

Eduardo Velo
16/08/2012, 20:22
Paulosergio , o problema está nesse consumo mesmo ... continua a mesma M.... 10 km/l , os carros a diesel da Argentina fazem 18 a 22 km/l , pq os nossos fazem 10 km/l ??? o meu Q20B ano 91 faz média de 10 km/l andando a 110 km/h , posso apertar e andar a 120 km/h e continua os 10 km/l , mas não adianta andar mais as estradas que eu costumo pegar é vel. max 100 ou 110 km/h com radares ... já a Tracker com motor eletronico RHZ faz média de 14 km/l a 110km/h , mas tive que gastar metade do preço dela pra deixar andando bem , no Q20B ainda não gastei 1 centavo ... só troca de óleo e filtros ... a Perkins foi vendida pra Maxion será que a Maxion fez motor pra durar menos que o Perkins ?? será que foi comprada pela Maxion pq durava muito e dava prejuizo ?? se foi esse o motivo , então só nós vamos sair perdendo sempre nessa história ... modernidade siginifica pouca durabilidade ?? , não acho interessante isso , se fosse preço bem baixo até seria ... , mas não é o caso ...

Jorgao
16/08/2012, 20:27
De tudo isso só discordo daqueles que dizem que carros flex injetados estão bons e bem resolvidos. Reservatório de gasolina pra partida? Consumo 10-20% maior que do voyagezinho com motor CHT 1.6 que eu tinha carburado? Qualé?...
Assim como os flex, os diesel eletrônicos deveriam vir (bem) mais econômicos, e fáceis de manter. O que se vê são orçamentos absurdos em revisões obrigatórias de carros novos. Parece feito pro pessoal que compra se sentir importante porque gastou um rio de dinheiro na concessionária...
E mesmo com todos os relatos conhecidos de panes e da falação mal de motores mais antigos, ainda me sinto muito mais confortável lidando com o meu péssimo, horrível, fraco, barulhento, 2.5HSD que com um desses eletrônicos modernos que qualquer mexida na injeção custa mais de 5000 reais. Essa grana paga um bocado de combustível...
Em resumo, tanto carros a gasolina como a diesel novos são muito bons quando novos. Pra comprar camionete velha, só até uma 2.8PS, por exemplo, que mesmo se estragar dá pra arrumar numa boa e daí vai durar uma vida na tua mão, se fores cuidadoso e andar comedidamente como eu faço. Carrinho a gasolina, hoje em dia, é 40.000 km e começa a se desmanchar, por mais manso que ande, daí larga o usado na revenda pelo que pagarem e assume um carnê em um novo. Triste, mas verdade. Eu ainda preferia poder comprar um um pouco mais antigo e cuidar para durar bem mais do que trocar seguido de carro, mas vai ver eu estou ficando velho e rabugento. A maioria das pessoas não pensa assim.

Me citando:

Desculpa, mas essa discussão de veículo perfeito leva sempre ao mesmo lugar: O início.
Motor Maxion 2.5 é simplérrimo. Muito fácil de mexer. Conheço um mecânico que tem uma Ranger 2.5 com mais de 300 mil sem dor de cabeça e não troca por nada pois, segundo ele, não existe motor mais simples que esse.

Tenho um amigo dono de fazendão que tem um Troller 3.0 que estava com 384 mil km na última vez que eu visitei-o e fiquei sabendo que foi fazer a primeira retífica de alguma peça do motor a pouco tempo atrás, com mais de 400 mil, o veículo ficou apenas 5 dias parado e já está de volta a fazenda, onde o uso é severo (carrega reboque e só senta peão no jipe).

Esses dias conversei com um colega de praça e ele jurou que a parati dele com 280 mil km nunca retificou nada.

Veículo que dura e não tem problema é veículo que tem dono que cuida e que resolve os problemas.

Como disse, conheço um mecânico que tem uma Ranger 2.5 também. Segundo ele não tem motor mais simples que esse.
Agora, carro a gasolina com 40.000 se desmanchando? Calma, não vamos generalizar.

Meus táxis estão todos com no mínimo 2 anos de uso, o menos rodado está com 215 mil km e nenhum está se desmanchando.
Mas, é claro, que tem carro oriental vendido aqui que se desmancha mesmo com menos de 50 mil.
E é claro que tem motores a diesel e a gasolina que não duram muito.
Mas garanto, a engenharia nunca evoluiu tanto, como evoluiu nos últimos 10 anos com a eletrônica. Enfrentamos sim, cada vez mais, e mais politicagens e sacanagens, mas na "Era da informação", só fica desinformado quem quer.

Quem me dera ter um Astra a diesel. Ao invés de fazer 10 km/l de gasolina, faria uns 30 km/l de diesel andando suave. Diluindo custos de manutenção, que no diesel, tanto eletrônico quanto mecânico, é infinitamente menor que um gasolina, eu abriria mão até do GNV, mesmo com IPVA mais caro.

E gastar R$ 5000 com problemas de injeção?
Tenho um colega que gastou R$ 5000 em bomba injetora mecânica nova por causa de diesel ruim em 2004. O preço de uma bomba de alta pressão de motor eletrônico é em torno de R$ 4000 hoje.

Como foi dito antes, se rodar na faixa de torque de um NGD 3.0 ou MWM 2.8, é motor pra 5 vidas.
Num motor antigo, você não tem porque acelerar, não tem resposta, logo o dono usa conforme realmente se deve, e é claro que ele dura pra caramba desse jeito. Sobre alguns relatos de motores novos estourados antes de 100 mil km, pergunto: Motor antigo, diesel LSD aguenta dono que senta o pé, não abre o capô e não troca o óleo nunca?

Já viu motor a gasolina com 800.000 km? Muitos aqui iam rir e dizer que é impossível, eu mesmo, taxista há décadas teria dificuldade de acreditar. Mas, motor é manutenção e uso!

Volkswagen Jetta 2001 atinge 800.000 km e motor estava em bom estado | Noticias Automotivas - Carros (http://www.noticiasautomotivas.com.br/volkswagen-jetta-2001-atinge-800-000-km-e-motor-estava-em-bom-estado/)

O dono usou esse motor em uma faixa de rotação segura sempre. Lá nos EUA as pessoas gostam de respeitar os limites das rodovias. Apenas não passando dos limites de velocidades da rodovia aqui no Brasil, você já estará poupando todo seu conjunto. Claro que a gasolina lá é um brilho e aqui no brasil tem 25% de álcool, mas mesmo assim, se esse cara fosse brasileiro o Bora dele estava no mínimo com uns 600 mil antes de parar na oficina.

Ou melhor se ele fosse brasileiro ele estaria de carro novo! Vai entender, pior que tem gente que compra pickup a diesel aqui e troca de carro todo ano. Pra mim isso é gostar muito de jogar dinheiro no lixo.

EDIT: Só me confirmem se esse motor é um gasolina mesmo ou um diesel.

Andrezão4x4
16/08/2012, 20:30
Andrezão quando vc vai levantar essa frontier sendanzão com altura de strada locker ???? , é igual a minha !!! as picapes de hoje alem do excesso de eletrônica , estão vindo baixinhas que nem carro de passeio !!!!
Mas já estou cuidando disso na minha l200 .
Abração

Fala Marcelo!
(Desculpem o :offtopic:, mas respondendo ao Amigo) Então o projeto "Samambaia" está formando "esporos" para nova suspensão.
Estas "minhonetes" (como diria meu filho) estão muito baixas mesmo.
Maior velocidade, centro de gravidade mais baixo, hehe...
Logo iniciarei o tópico...
PS: estou de "zóio" na sua "minhonete".
Abs.

Walter da Camper
17/08/2012, 09:00
Concordo com aqueles que disseram que TUDO na indústria “evoluiu” para pior em termos de durabilidade, não só os motores.
Mas se os motores Otto e Diesel tivessem evoluído na mesma proporção, ainda assim o diesel teria que ser mais resistente e confiável do que o seu concorrente.

Mas minha indignação é com o fato de que esta diferença está acabando.
Antes quem optava pelo diesel estava comprando muito mais do que uma opção de combustível. Era uma questão de filosofia de projeto: máquina de concepção mais simples e com mais confiabilidade em troca de menor conforto.
Cabeçote de ferro pesado e superdimensionado ao invés de alumínio.
No lugar da correia dentada havia trem de engrenagens e a alimentação feita por sistemas simplificados, porém resistentes.
Tudo isso tornava esses motores mais caros. Embora as peças custassem mais caro, por ter melhor qualidade, a freqüência de intervenções era muito espaçada e isso tornava a manutenção mais barata a longo prazo.
Hoje essa diferença não existe mais, então, PORQUE O PREÇO CONTINUA MAIS CARO?

Na minha opinião, um fator que influenciou essa equiparação técnica foi a mudança no perfil do usuário. Antes quem optava pelo diesel, ou é porque ia rodar muitos Km por mês ou então era porque necessitava de confiabilidade para uso mais severo (off road de longa duração), por isso comprava carro com motor de caminhão. Me lembro que o maior argumento dos jipes à diesel era a tolerância à submersão.
Hoje o perfil é outro. Muitos dos compradores desses carros os utilizam do mesmo jeito que se usa um carro popular (casa/trabalho/shopping/casa-de-praia) e nunca saem do alcance do guincho da seguradora. Está na moda andar de 4x4, dá uma imagem jovial e aventureira, e além disso a desvalorização dos carros diesel é menor (...por enquanto).

Podem me chamar de cagão, mas eu não tenho coragem de submergir um chicote elétrico cheio de sensores e atuadores eletrônicos, a menos que esteja planejando ficar pouco tempo com o carro e passá-lo pra frente em troca de outro novo e com garantia.

Li acima depoimentos testemunhando a durabilidade dos novos motores; “...Tive um 2007, depois um 2009, agora um 2011 e nenhum deu problema...”
É claro que não deu problema! Advinhem quem é que vai ter que mexer na injeção, plainar cabeçote, trocar a tampa da distribuição que furou por corrosão...
Quem troca carro de ano em ano pensa que está livre do problema, mas não é bem assim. Hoje esse assunto que debatemos está restrito aos fóruns da Internet e às oficinas mecânicas, mas logo a fama irá se espalhará e os lojistas de carro, que são obrigados a dar garantia no usado, irão pagar uma mixaria pelo seu semi-novo para poderem assumir o risco perante o segundo dono e aí a desvalorização tornará inviável a troca anual ou bi-anual.

Por outro lado, a maioria dos que realmente usam o carro como 4x4 vêem o veículo mais como curtição do que como condução, têm interesse pelos assuntos mecânicos, e não se contenta muito com a originalidade, modificando o carro para adequá-lo à sua utilização. O gasto com essas modificações e a satisfação que elas proporcionam, tornam inviável ficar trocando de carro em curto período, por isso tendem a ficar com ele por vários anos.

Voltando à parte técnica, acho que a causa do problema não é atingir rotações mais altas (HS), tampouco a eletrônica que realmente tende a melhorar e baratear assim como aconteceu com os carros a gasolina. Até porque, a questão da eletrônica é inevitável e não volta atrás.
O problema está no projeto mecânico.
Para mim, o engenheiro que coloca correia dentada e cabeçote de alumínio em motor diesel merece ter a genitália infestada pelas pulgas de mil camelos!
Disseram acima que os motores duram menos porque giram mais e se limitar o giro eles agüentam. Ora, se os motores giram mais, tem menor cilindrada e muita pressão na turbina, taí outro motivo para que a parte mecânica seja resistente!!!
Um bom projeto deve evitar falhas e se elas acontecerem deve minimizar os danos por ela causados.
Uma eventual falha na correia dentada causa um desastre no motor diesel.
Já vi motor OHC 2300 quebrar correia dentada e mesmo insistindo em dar partidas e trancos, não aconteceu absolutamente nada, devido ao tamanho da câmara de combustão que não deixa as válvulas cabecearem o pistão.
E nem se alegue a questão da manutenção, porque mesmo com a melhor manutenção do mundo, falhas podem ocorrer, principalmente no uso hard. Já vi correia dentada nova e bem ajustada estourar depois de sucessivos mergulhos em piscinas de lama numa única trilha.
Lama pode impedir a troca de calor, ou pedras podem furar radiador ou mangueiras fazendo elevar a temperatura e condenando o frágil cabeçote de alumínio antes mesmo do ponteiro começar a subir no painel, o que não acontece com o cabeçote de ferro.
Não é à toa que se vê no fórum gente adaptando sensor de nível de água e termômetro de precisão, com alarme sonoro, tudo na tentativa de se proteger das cag....s do FDP que projetou a máquina sem margem de segurança.

Vou parar de criticar, antes que ofenda algum colega, afinal quando alguém fala mal do carro fere o ego do sujeito, já que coloca em xeque sua escolha e por isso tenta rebater as críticas com ou sem argumentos, até por fim à conversa com aquele velho clichê: “Se souber dirigir direito e fazer manutenção ele dura pra sempre...”.
Se andar devagar e ficar trocando peças periodicamente, até um Fiat 147 pode durar pra sempre.

Abraços a todos e sem ofensas.

Desnickadu
17/08/2012, 10:10
Walter, nessa ultima parte onde falas sobre a fragilidade dos novos motores está inclusa a maldita obsolescenica programada não?

Fica mais fragil pra quebrar mais rapido e ser trocado por um novo quando isso acontecer, tanto que varias peças já não são mais vendidas separadas...

canzilao
17/08/2012, 10:16
Em 2008 dei um Gol G4 pra esposa de presente, e tive que me desfazer dele com menos de 2 anos de uso, e com apenas 26 mil kms, o cambio era uma merda, vivia desengatando sozinho, levava na concessionaria e não conseguiam matar a pane.
Minha esposa alergica a poeira e mofo vivia passando mal e de medico em medico, um dia abriu o porta malas e o mesmo estava encharcado, o carpete todo mofado, não bastando isso uma dia começa entrar agua pela parte superior da porta, e com um carro que estava com menos de 2 anos de uso urbano.
Pra mim foi a gota d'agua, troquei na concessionaria por um Kazinho e hj ando feliz de Ka e Toy, a toy entra agua pela porta, faz barulho, é dura mais é um estilo, dai não posso reclamar, mais a situação de ter um carro zero km apresentando problemas me deixou frustado com o "NOVO", se o usado der problema ao menos não vou ter esse peso nas costas.

Eduardo Velo
17/08/2012, 10:29
Waltão vc não está solito , tenho exatamente o mesmo pensamento que vc ... aliás o FDP que inventou essa maldita correia dentada deveria ser castigado de todas as maneiras possíveis e imagináveis ...
Troco de carro a cada 4 a 5 anos , desde 1996 pego sempre Fiesta , o de agora é 2009 1.6 e nem penso em trocar , aí me perguntam se eu gosto tanto assim do Fiesta , não é uma questão de gostar de Fiesta e sim de não querer um carro com correia dentada , se a VW , Fiat ou GM lançar um carro com corrente de comando como o Rocam aí posso pensar em outro carro ...
Mas esse negócio da correia dentada é um bom exemplo do que a gente vem comentando , a coisa é feita pra dar muito prejuizo , e como todos dão prejuizo , aí não tem pra onde correr , qqer coisa que vc comprar vai te dar problema seja de que marca for exatamente pra vc estar sempre trocando ...

Walter da Camper
17/08/2012, 11:09
Edu, para uso urbano/rodoviário considero a correia dentada uma sistema razoavelmente confiável. É leve, tem baixo ruído e se trocar preventivamente antes da Km recomendada, ela não dará dor de cabeça.
Mas usá-la em carros sujeitos à água, lama e poeira, acho absurdo.
Essa semana adquirí um motor de Opala para trocar o OHC do meu CJ5. O único motivo dessa troca é eliminar a correia.
Ironicamente, o Jeep é 1978 e o motor "novo" foi fabricado em 1973. Foi testado pelo mecânico ainda dentro do capô do Opala, cujo dono vai colocar um 6 canecos. Custou 1000 latas de cerveja e veio completíssimo com todos os periféricos (até radiador e filtro de ar).
No início pensei em adaptar um motor diesel leve, não pela economia de combustível, já que o jeep é de trilha, mas apenas pelo gosto de ter um jeep diesel, mas o único leve sem correia e com cabeçote de ferro é o MWM Sprint 2.8, cujo preço nos desmanches passa de 10K latas e sempre vem faltando um monte de periféricos.

Eduardo Velo
17/08/2012, 11:24
Boa notícia essa heim , quem vai fazer esse trampo ??
O problema é essa troca preventiva , já vi essa tranqueira estourar com metade do tempo de troca , a Tracker tem essa porcaria , toda vez que troco óleo e filtros tiro a capa e verifico , sei que isso não significa nada pq pode dar problema mesma sem apresentar desgaste como já vi acontecer , é uma preocupação a mais que não gostaria de ter , mesmo não sendo de uso off-road ... ainda acho que é pra causar prejuizo ...
Canzilao , tive 3 carros da vw a ar sem problemas e um Passat e um Santana a água , os 2 ultimos usados com pouco tempo de uso , tive tanto problema com esses 2 carros que desisti de comprar VW qdo consegui me livrar do Santana , que por ser 4 portas era rejeitado na época , desde 1990 nunca mais comprei VW , vejo todos elgiando a marca e fico na minha , pq sofri muito com esses 2 carros e peguei trauma ... rsrs

Jorgao
18/08/2012, 03:38
Tenho que confessar caros foristas, que também não sou fã de correia dentada, embora conviva com ela muito bem. Já tive problema de estouro precoce em alguns táxis, mas atribuo isso marca da correia/má montagem. Mas, com certeza para meus táxis eu preferiria uma corrente.

Mas, não sou contra a correia dentada, pois não acredito que ela esteja ali pra arrebentar. Faz parte de um projeto feito por engenheiros e faz parte de um projeto com uma aplicação. Pra veículo de cidade, que roda pouco, faz sentido seu uso.

Cada motor tem uma aplicação. Será que faz diferença fazer um cabeçote em alumínio para um motor de aplicação em um caminhão de 20, 30 toneladas? Claro que não. A redução de peso é insignificante e não vale o custo adicional de se fazer um cabeçote em alumínio. Por isso é melhor usar ferro fundido, mesmo com todas as desvantagens dele. ( ALUAUTO: alumínio em automotivos (http://www.abal.org.br/aluauto/ed16/materia_principal.htm) )

Já numa aplicação menor, caminhões leves, microônibus, vans e pickups, a redução de peso, principalmente em um motor diesel é muito significante, sem contar as diversas vantagens e benefícios que o alumínio traz frente ao ferro fundido ( ALUAUTO: alumínio em automotivos (http://www.abal.org.br/aluauto/ed16/materia_principal.htm) )

Estamos falando aqui de projetos de engenharia. E achar que toda concepção de um motor de engenharia do século passado, projetado sem as inúmeras ferramentas e evoluções tecnológicas do novo século é superior por usar materiais defasados, com processos de produção infinitamente inferiores aos de hoje são sucesso e que os projetos modernos são alvos de uma "Teoria da conspiração" que tem o intuito de diminuir a durabilidade dos produtos para intensificar o consumo de novos produtos.. É um pouco demais pra mim :confused:

Nós temos sim diferenças hoje.
O diesel deixou de ser só estrada, off-road, paquidermes, etc. Temos motores a diesel hoje voltados só pra cidade.
O segmento da picape Bandeirante não é mais ocupado. As picapes hoje são sim voltadas para uso urbano/misto, privilegiando muito mais o uso urbano sempre.
O diesel do nosso país é péssimo. Tem efeitos muito mais desastrosos nos motores modernos.
E por aí vai.

Eduardo Velo
18/08/2012, 08:10
Estamos falando aqui de projetos de engenharia. E achar que toda concepção de um motor de engenharia do século passado, projetado sem as inúmeras ferramentas e evoluções tecnológicas do novo século é superior por usar materiais defasados, com processos de produção infinitamente inferiores aos de hoje são sucesso e que os projetos modernos são alvos de uma "Teoria da conspiração" que tem o intuito de diminuir a durabilidade dos produtos para intensificar o consumo de novos produtos.. É um pouco demais pra mim :confused: O diesel do nosso país é péssimo. Tem efeitos muito mais desastrosos nos motores modernos.
E por aí vai.

Isso mesmo que eu penso , exatamente isso , fazem pra quebrar mesmo ,poderiam dar opção - vc quer um motor ultrapassado de FoFo ou um moderno de Aluminio ?? - gosto de coisa velha ve pra mim com Fofo por favor ... rs com certeza ...
Primeiro lançaram o motor pro diesel de baixo S , depois veio o diesel de baixo S , aí é sacanagem né ... pq não deixaram pra lançar motor eletrônico depois que já tivessemos com diesel S50 ou S10 em 90 % das bombas ??
Vamos aguardar com muita paciência que nosssos mecânicos fiquem familiarizados com esses motores e não sintam tanta fome na hora de cobrar a mão de obra , se vcs verem a tabela de preços na Bosh carservice é troço de doido , eles cobram pra abrir o capô ... tem que ter conocrência senão vamos pra gasosa mesmo ...

abs ... Edu

Walter da Camper
18/08/2012, 10:21
Jorgão, veja a quem pertence o site ALUAUTO

“O Aluauto é uma publicação eletrônica trimestral, realizada pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) para informar e esclarecer a indústria automotiva sobre vantagens, procedimentos e inovações tecnológicas da aplicação do alumínio na montagem e na fabricação de carros.”

Será que a Associação Brasileira do Alumínio é uma entidade imparcial para analisar tecnicamente as vantagens do uso de seu produto na industria automotiva.

Sinceramente, numa época dominada pelo marketing, em que montadores jamais vão divulgar estatística real de defeito de seus carros, a única fonte confiável de informações é a experiência empírica dos donos dos carros e nesse ponto esse fórum é uma ferramenta muito valiosa. Outra fonte que ajuda a formar opinião é conversar com donos de oficinas independentes, não vinculadas a qualquer montadora, onde se pode obter uma real visão do que anda acontecendo, ainda que essa visão seja imprecisa e subjetiva, mas, ainda assim é obviamente mais confiável do que os fabricantes.

Se você é do ramo de táxi, deve saber muito bem que quando um carro tem fama de ser problemático, isso geralmente reflete a realidade. Mesmo nos anos 90, não me lembro de ter visto muitos Tempra na praça.

Por isso, não se trata de simples teoria da conspiração. Os relatos de donos de carros têm mostrado que diesel e cabeçote de alumínio resultam em fragilidade.

Ironicamente, os motores fabricados com a tecnologia do século passado parecem ser bem mais confiáveis do que os atuais.
O conceito de “ultrapassado” não significa necessariamente pior.
Veja o exemplo do que está acontecendo com o setor de transporte. Um caminhão 2011 é ultrapassado em relação aos 2012 que incorporaram novas soluções tecnológicas visando menores emissões.
Se tem alguém que entende de diesel é o setor de transportes, então porque as transportadoras anteciparam a renovação da parcela de suas frotas, correndo para comprar caminhões 2011 e fazendo as vendas de 2012 despencarem a ponto de criar uma crise nas fábricas.
Concordo que uma das causas pode ser a falta de S-50, mas quando falamos em melhor e pior, temos que levar em conta todos os fatores do mundo real em que a máquina vai trabalhar. Num mundo de combustíveis de qualidade duvidosa, o ultrapassado acaba sendo melhor que o tecnologicamente avançado.

Com base nas informações desse fórum escolhi o motor Toyota 14B para adaptar minha Camper. Encontrei-o no chão de uma oficina e decidi a compra apenas olhando seu aspecto externo e o estado de conservação da Band capotada de onde ele foi retirado. Eu não faria essa mesma aposta se fosse um motor mais moderno e tecnologicamente avançado.

Minha intenção ao criar esse tópico não é fazer apologia à velharia.
Sei que sou preconceituoso e não gosto disso.
Gostaria de ver informações concretas capazes de me fazer mudar de opinião e confiar na resistência das caminhonetes modernas, as quais acho lindas, porém me parecem cada vez mais descartáveis. E as fábricas parecem apostar na falta de senso crítico de seus clientes, pois a semelhança com os carros populares está estampada até no formato de suas grades e faróis.
Mas enquanto não encontrar fatos que mudem essa percepção, prefiro continuar “fabricando” meus próprios carros utilizando tecnologia ultrapassada. E pelo jeito eu não sou o único "maluco" a pensar assim.

Abraços, e peçam ao garçom para trazer outra rodada de cerveja que o papo ainda vai longe...

Marcelo-HPE
18/08/2012, 11:16
O alumínio , não possue a mesma dureza e resistência ao rubro do FoFo, por isso que qualquer superaquecimento trinca um cabeçote de alumínio .

canzilao
18/08/2012, 13:08
Canzilao , tive 3 carros da vw a ar sem problemas e um Passat e um Santana a água , os 2 ultimos usados com pouco tempo de uso , tive tanto problema com esses 2 carros que desisti de comprar VW qdo consegui me livrar do Santana , que por ser 4 portas era rejeitado na época , desde 1990 nunca mais comprei VW , vejo todos elgiando a marca e fico na minha , pq sofri muito com esses 2 carros e peguei trauma ... rsrs
Aqui em casa VW nunca mais, mais nunca mais mesmo, perdi a graça e a confiança na marca.
Tive um Ka Rocam 1.0 2002 que era o capeta pra andar, devo ter rodado uns 80 mil kms nele e não fiz nadinha alem das basicas, dai fui na concessionaria e dei de entrada nesse Golzinho, menos de 2 anos depois voltei na mesma concessionaria, deixei o golzinho e peguei um Ka 1.0 Rocam 2007, e estou satisfeito.
Esses dias fui ver o novo Fiesta na concessionaria e a esposa foi junto, ela que não entende nada só fez uma perguntinha que me deixou muito satisfeito: Esse motor é ROCAM ??
Sinal que mesmo quem nada entende de mecanica fica satisfeita com a concepção de um motor.
Infelizmente a baixa avaliação da Montana na concessionaria me fizeram desistir da compra de um Fiesta, e a patroa ficou de Kazinho, e felizmente a Montana entrou com o mesmo preço que a comprei no negocio da Azeitona, e com o valor da volta que me pediram na concessionaria eu voltei e peguei a Toy, mais ninguem conta isso pra minha esposa, senão eu vou ter que dormir na garagem.

Eduardo Velo
18/08/2012, 14:37
Canzil , ainda bem que não deu jogo , não pega o New Fiesta , se for trocar pega o Fieta Rocam normal ... de preferência 1.6 , um 2010 está na faixa de 26 k ... esse new fiesta é bem o que a gente ta discutindo aqui , é pra dar preju ... só é mais bonito ...

Jorgao
18/08/2012, 18:15
Jorgão, veja a quem pertence o site ALUAUTO

“O Aluauto é uma publicação eletrônica trimestral, realizada pela ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) para informar e esclarecer a indústria automotiva sobre vantagens, procedimentos e inovações tecnológicas da aplicação do alumínio na montagem e na fabricação de carros.”

Será que a Associação Brasileira do Alumínio é uma entidade imparcial para analisar tecnicamente as vantagens do uso de seu produto na industria automotiva.

Sinceramente, numa época dominada pelo marketing, em que montadores jamais vão divulgar estatística real de defeito de seus carros, a única fonte confiável de informações é a experiência empírica dos donos dos carros e nesse ponto esse fórum é uma ferramenta muito valiosa. Outra fonte que ajuda a formar opinião é conversar com donos de oficinas independentes, não vinculadas a qualquer montadora, onde se pode obter uma real visão do que anda acontecendo, ainda que essa visão seja imprecisa e subjetiva, mas, ainda assim é obviamente mais confiável do que os fabricantes.

Se você é do ramo de táxi, deve saber muito bem que quando um carro tem fama de ser problemático, isso geralmente reflete a realidade. Mesmo nos anos 90, não me lembro de ter visto muitos Tempra na praça.

Por isso, não se trata de simples teoria da conspiração. Os relatos de donos de carros têm mostrado que diesel e cabeçote de alumínio resultam em fragilidade.

Ironicamente, os motores fabricados com a tecnologia do século passado parecem ser bem mais confiáveis do que os atuais.
O conceito de “ultrapassado” não significa necessariamente pior.
Veja o exemplo do que está acontecendo com o setor de transporte. Um caminhão 2011 é ultrapassado em relação aos 2012 que incorporaram novas soluções tecnológicas visando menores emissões.
Se tem alguém que entende de diesel é o setor de transportes, então porque as transportadoras anteciparam a renovação da parcela de suas frotas, correndo para comprar caminhões 2011 e fazendo as vendas de 2012 despencarem a ponto de criar uma crise nas fábricas.
Concordo que uma das causas pode ser a falta de S-50, mas quando falamos em melhor e pior, temos que levar em conta todos os fatores do mundo real em que a máquina vai trabalhar. Num mundo de combustíveis de qualidade duvidosa, o ultrapassado acaba sendo melhor que o tecnologicamente avançado.

Com base nas informações desse fórum escolhi o motor Toyota 14B para adaptar minha Camper. Encontrei-o no chão de uma oficina e decidi a compra apenas olhando seu aspecto externo e o estado de conservação da Band capotada de onde ele foi retirado. Eu não faria essa mesma aposta se fosse um motor mais moderno e tecnologicamente avançado.

Minha intenção ao criar esse tópico não é fazer apologia à velharia.
Sei que sou preconceituoso e não gosto disso.
Gostaria de ver informações concretas capazes de me fazer mudar de opinião e confiar na resistência das caminhonetes modernas, as quais acho lindas, porém me parecem cada vez mais descartáveis. E as fábricas parecem apostar na falta de senso crítico de seus clientes, pois a semelhança com os carros populares está estampada até no formato de suas grades e faróis.
Mas enquanto não encontrar fatos que mudem essa percepção, prefiro continuar “fabricando” meus próprios carros utilizando tecnologia ultrapassada. E pelo jeito eu não sou o único "maluco" a pensar assim.

Abraços, e peçam ao garçom para trazer outra rodada de cerveja que o papo ainda vai longe...

Entendi Walter. Com certeza não são imparciais mesmo. Mas, vou tentar expressar meu ponto de vista de outra forma: Levanto algumas questões, não para serem respondidas, mas para reflexão.

Os engenheiros estariam envolvidos nos projetos modernos que visam fragilizar os motores?
O alumínio não transfere melhor o calor? O motor foi feito pra superaquecer?
Os motores modernos não possuem sensores eletrônicos que evitam um superaquecimento? (Eu mesmo rodei de carona em 1 Ranger diesel 3.0 que quebrou a bomba d'água aos 195 mil km e rodou 400 km em modo de segurança mantendo +- 80 km/h na pista e não foi direto pra oficina não, foi pra casa do dono e de manhã ele levou na oficina).
As devantagens do ferro fundido em relação ao alumínio fundido não são reais? A diminuição de peso não é real? Não ficou viável trocar o ferro por alumínio com o avanço tecnológico dos motores?

E outro ponto são os relatos de internet e de oficina que vemos. Vocês fazem ideia de quantos veículos existiam na rua na década de 70, 80 e 90? Sabem quantos veículos vão para a rua a cada ano que se passa em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro? Sabem que a internet revolucionou os meios de comunicação? Junte as 3 informações e você terá uma gama/diferença enorme de relatos de problemas, sejam de engenharia ou de qualquer outra área. Por isso digo, se houvesse internet e produção em massa dos veículos antigos em seus respectivos anos de lançamento, um tópico como esse seria criado para se falar de veículos de 10, 20 ou 30 anos anteriores, pois com certeza também existiriam donos relapsos, peças defeituosas de fábrica, falhas de engenharia, falhas de manutenção, falhas na operação, etc.

Jorgao
18/08/2012, 18:18
E complementando, eu não sou contra carros antigos, muito pelo contrário. Eu faria o mesmo que o Walter fez com relação ao motor que ele comprou. Mas, de maneira alguma teria medo de adquirir uma picape a diesel moderna (com algumas excessões, claro, pois MICOS, sempre existem). E com certeza, a engenharia evoluiu MUITO no passar dos anos e décadas!

Eduardo Velo
22/08/2012, 08:32
. Mas, de maneira alguma teria medo de adquirir uma picape a diesel moderna (com algumas excessões, claro, pois MICOS, sempre existem). E com certeza, a engenharia evoluiu MUITO no passar dos anos e décadas!

fazendo calculos , não teria essa coragem ... pagar muito mais pra ter praticamente o mesmo desempenho de um gasosa , quase a mesma autonomia , seguro muito mais caro , mais dificil de vender , mais desvalorização ... sem contar com a falta de segurança de achar um mecânico que saiba mexer em qqer lugar ... daqui uns 10 anos quem sabe ...

paulosergio
22/08/2012, 10:12
fazendo calculos , não teria essa coragem ... pagar muito mais pra ter praticamente o mesmo desempenho de um gasosa , quase a mesma autonomia , seguro muito mais caro , mais dificil de vender , mais desvalorização ... sem contar com a falta de segurança de achar um mecânico que saiba mexer em qqer lugar ... daqui uns 10 anos quem sabe ...

Eu nao sei nao:
hoje nao se paga MUITO mais por um carro a diesel
o desempenho realmente é proximo
o seguro de qualquer um é caro com pouquissima diferenca (sendo carro zero)
A picape diesel vende beeem mais facil que a gasolina/alcool (experiencia propria), a desvalorizacao sem comentario. Portanto eu ainda acho que vale a pena repensar nos calculos sim.

paulosergio
22/08/2012, 10:15
Eu nao sei nao:
A picape diesel vende beeem mais facil que a gasolina/alcool (experiencia propria), a desvalorizacao sem comentario. Portanto eu ainda acho que vale a pena repensar nos calculos sim..

Ah, e a autonomia do diesel é sem comparacao muito maior comparando-se o mesmo carro. Por exemplo hilux diesel x hilus gas, triton diesel x triton gasol, dakar diesel x dakar gasol e etc

Andrezão4x4
22/08/2012, 12:10
Eu nao sei nao:
A picape diesel vende beeem mais facil que a gasolina/alcool (experiencia propria), a desvalorizacao sem comentario. Portanto eu ainda acho que vale a pena repensar nos calculos sim.

Bom dia Paulo!
Acredito que cada um escolhe seu veículo pelo gosto pessoal e condição financeira.
No meu caso tenho a Frontier para o dia a dia, viagens e passeios (Filhos pequenos = muitas bagagens). Tenho o conforto de um carro e a força do 4x4. Além da garantia de 03 anos e assistência por 02 anos na América latina em caso de problemas e inclusive roubo.
Gosto é Gosto.
Abs.

Mauricio Rotta
22/08/2012, 14:00
Eu sou fã de motores diesel, só vejo vantagens de se ter um utilitário diesel, no meu caso em específico as vantagens são muitas (preço menor do combustivel, facilidade na manutenção, confiabilidade e etc). Só teria um veículo a gasolina se ele fosse um esportivo. Utilitário pra mim é sinonimo de Diesel. Mas essa é a minha opinião pessoal e tem muita influência da região onde vivo e do meu ramo de trabalho (transporte, terraplanagem e etc).

pauloalberto
22/08/2012, 15:06
Amigos,
Adquiri meu primeiro carro diesel a 2 anos(Band 93, om364) e fiquei um pouco desiludido, pois imaginava que seria um trator sem precisar dar muita manutenção. Fiz uma serie de reparos nele e agora está em perfeito funcionamento, mas também com a atenção e cuidado que ela tem(trocas de oleo, filtros, etc, etc religiosamente de 5km a 5km)abrindo capo todo dia, andando sempre na maciota... ....claro que vai durar...
Cheguei hoje dos Lençois Maranhenses(assisti a largada do rallie dos sertões) e para minha surpresa, lá existe centenas e centenas de Bands C/S, todas com 14B, fazendo transporte de turistas e fazendo linha de passageiros por todos aqueles Areões de perder de vista.
Andei com uma 98, já com 500.000km e o dono nunca abriu motor(só reparos preventivos e BI 2X).
Fui dirigir a Band, e claro, com todo o cuidado e medo de estragar....atolei diversas vezes. Só mesmo o dono para acelerar e passar pelos areais, sem dó ou piedade..e ele disse que quando no inverno(JAN a JUN) com bastante água(só a band para passar diariamente pelos bolsões de água, sem comprometer nada..). Falou que já foi testado diversos carros lá, mas que nenhum consegue andar diariamente sem quebras, mesmo as Hilux's que no inverno com água, ficam fazendo outros serviços, pois elas não aguentam muita água, devido as novas tecnologias).
Andei em uma Hilux 2011 de Barreirinhas a Tutoia(uns 72km, sendo 40 só de areia). Por diversas vezes, pensei que ficariamos atolados, o que não ocorreu com a Band).
Minha opinião: Após esse passeio, mudei radicalmente minha opinião sobre as Bands e em especial sobre o 14B, mas sobre os outros.....ainda tenho bastante dúvidas, principalmente sobre os novos motores...

Eduardo Velo
22/08/2012, 17:14
Eu sou fã de motores diesel, só vejo vantagens de se ter um utilitário diesel, no meu caso em específico as vantagens são muitas (preço menor do combustivel, facilidade na manutenção, confiabilidade e etc). Só teria um veículo a gasolina se ele fosse um esportivo. Utilitário pra mim é sinonimo de Diesel. Mas essa é a minha opinião pessoal e tem muita influência da região onde vivo e do meu ramo de trabalho (transporte, terraplanagem e etc).

Mauricio , motores diesel antigos não tem o que falar , são ótimos ...
Vc usa alguma picape dessas com motor moderno eletrônico ?? são de baixa manutenção ?? são de baixo consumo ??

Utilitário gasolina ou flex , só se não tiver alternativa nenhuma mesmo ...

paulosergio
22/08/2012, 18:43
Gente eu nao consigo entender o que acontece!!!!
tive uma triton 2009 diesel, comprei com 40 mil km e a vendi com 90 mil rodados em 8 meses, NUNCA gastei um centavo se nao com pneu e 4 revisoes em concessionarias (nada caro tambem). e olha que eu viajava a cada 45 dias de sp a rondonia, e ela fazia 12 km/l, Isso é ruim?????. Agora tenho um troller 2010, comprado com 35 mil km ha 2 meses e hoje esta com 45 mil km e NUNCA gastei um centavo se nao com uma unica revisao que fiz quando eu o comprei e agora nos proximos dias vou fazer mais uma, e apenas preventivamente, e ele ta fazendo 10 km/l na cidade e 11,5 na estrada, isto é ruim. Será que eu tirei a sorte grande nesses dois carros a diesel. Tive junto com a triton uma pajero sport 2007 gasolina, excelente carro, eu a vendi com 110 mil km, NUNCA gastei um centavo tambem senao com um jogo de pneus e 8 revisoes em concessionarias, só que fazia 6 km/l na cidade e 8 na estrada. quando fui vende-la gastei 8 meses e só vendi porque vendi por 40.000,00 . Agora quando eu vendi a triton bastou um dia e foi vendida por um preco bastante razoavel por ter sido loja, isto é ruim????

Walter da Camper
22/08/2012, 19:30
Falar de carro com menos de 100.000 Km é covardia.
O objetivo do tópico é discutir a durabilidade dos motores diesel de concepção moderna.
Não dá pra falar em avaliação de durabilidade antes de 150 ou 200 mil Km rodados.
A idéia é trocar experiências de casos reais de uso prolongado, como donos que rodam muito ou frotas de empresas.
Por enquanto eu continuo com a percepção de que um motor V6 gasolina, por exemplo, aguenta bem mais o uso severo do que um diesel moderno. Se isso se confirmar na prática, então, de fato, inverteu-se a antiga regra de que carro diesel é mais parrudo.

Jorgao
22/08/2012, 22:58
Falar de carro com menos de 100.000 Km é covardia.
O objetivo do tópico é discutir a durabilidade dos motores diesel de concepção moderna.
Não dá pra falar em avaliação de durabilidade antes de 150 ou 200 mil Km rodados.
A idéia é trocar experiências de casos reais de uso prolongado, como donos que rodam muito ou frotas de empresas.
Por enquanto eu continuo com a percepção de que um motor V6 gasolina, por exemplo, aguenta bem mais o uso severo do que um diesel moderno. Se isso se confirmar na prática, então, de fato, inverteu-se a antiga regra de que carro diesel é mais parrudo.

Walter a comparação que você quer fazer é praticamente impossível. Eu já vendi um vectra com 440 mil km rodados e 2 meses depois encontrei meu carro com 125 mil km numa loja do interior. Carro de frota então... é cada história mais cabeluda que a outra. Mas, tenho um exemplo de troller 3.0 que presenciei com 384 mil km, uso severo de fazenda puxando reboque com peão dirigindo. Precisou de retificar alguma coisa depois dos 400 mils km, não sei o que foi, mas sei que foram 5 dias de carro parado e voltou pro trabalho da fazenda. O jeito é consultar proprietários único dono ou no máximo segundo dono de camionetes a diesel modernas. Eu, antes de comprar minha pajero 2.8 em 1999, pesquisei muito, e garanto que não foi na internet e sim em oficinas, e fiz o mesmo antes de comprar um troller 3.0. Minha frota de amarelinhos segue praticamente a mesma rotina, sempre repetindo os mesmos carros na maioria das vezes.

luiz albano
22/08/2012, 23:39
Carro é dono e sorte,já ví uno Mille 1.0 com 480.000 km ,único motorista e nunca tinha aberto o motor para nada,Tenho um t4 2004 com 120.000 e é só alegria,aqui na região quando vou as oficinas nunca deixo de ver Ranger ( com km variado entre 80.000 e 200.000) 2004 a 2010 com motor aberto,principalmente com problema de cabeçote,e não vejo estes problemas com o troller com motor na mesma configuração,eu particularmente enquanto puder fugir dos motores eletrônicos eu fugirei.

bhallacktracionado
23/08/2012, 11:18
com certeza carro é dono.Tenho uma s10 2.8 mwm eletronic e já rodei 320.000 km e ate agora nenhum defeito ma sou muito cuidadoso e com certeza mwm é o melhor

Carro é dono e sorte,já ví uno Mille 1.0 com 480.000 km ,único motorista e nunca tinha aberto o motor para nada,Tenho um t4 2004 com 120.000 e é só alegria,aqui na região quando vou as oficinas nunca deixo de ver Ranger ( com km variado entre 80.000 e 200.000) 2004 a 2010 com motor aberto,principalmente com problema de cabeçote,e não vejo estes problemas com o troller com motor na mesma configuração,eu particularmente enquanto puder fugir dos motores eletrônicos eu fugirei.

ecoperegrino
24/08/2012, 00:00
A verdade é que hj um chevette, um opala, um Gol GTi, Dodges, Mavericks estão valendo uma nota preta, juntamente com nossos antigos 4X4 pela razão de que foram os ultimos classicos de uma industria que não era assim "tão programada" pra durar pouco.
Eu duvido que uma Hilux, ranger, amarok seja objeto de culto dentro de 30 anos como esses que citei.
Basta ver os leilões, as hilux tem preço de inicio as vezes menores do que as toyotas antigas, quando não são os mesmos valores, porem com uma distancia enorme de ano de fabricação.
E basta olharmos as nossas proprias vidas, eu andava de bike na rua até tarde, brincavamos e ninguem tinha medo de nada, hj meu filho só brinca aqui no play do condominio e mesmo assim com horario pra voltar.Tenho pena de nossos netos.

O motor da sociedade contemporânea é a inovação, por mais que estejamos sentimentalmente apegados a coisas antigas.
Todos ansiamos por computadores mais potentes e mais rápidos. E agora por engenhocas de menor tamanho, como I Phones Tablets. Sempre queremos a máquina fotográfica com + pixels; a TV de alta definição, blue ray, tridimensional, etc.
Exigimos comunicações mais rápidas, aviões mais velozes.
Bradamos por uma medicina que encontre curas para nossas doenças e principalmente retarda nosso envelhecimento.
O capitalismo para gerar riquezas precisa destruir o existente.
A alternativa é uma vida tribal e sem comunicação.....
Infelizmente não tem como regredir.

Giuberto
25/08/2012, 19:09
Nada contra quem usa, mas eu não vejo como um celular tijolo da década de 90 pode ser mais confiável que um moderno. Muito menos em termos de motor automotivo. No máximo, o que temos é diferença de custos e a mesma durabilidade/confiabilidade.

BRAVOECONOVEMBER
25/08/2012, 20:23
Os celulares tijolos eram mais confiáveis sim, vida útil projetada maior, assim como a maioria dos veículos hoje en dia. O objetivo e te fazer botar fora e comprar novo com mais frequência pra girar a indústria, não necessariamente evoluir o produto. Acho a evolução necessária mas não chamo lançar um motor com injeção eletrônica que tenha mais consumo que um mecânico de evolução (deve ser para o bolso cede alguém). Fico chateado com as enganações que lançam eo bando de gente que cai nas armadilhas cd-r marketing. Povo desinformado dá modo.

Dimasi
25/08/2012, 21:53
A questão é. Nosso planeta aguenta esse estilo de vida ? O consumo desenfreado ? Qual a real necessidade que 99% dos consumidores tem de trocar um Iphone 1, para o 2, depois para o 3... Tenho uma câmara Olympus dos primórdios ( no Brasil ) das máquinas digitais, com 3,2 MP que funciona perfeitamente e tem uma qualidade de imagem excelente, mas a turma de casa não sossegou enquanto não comprei uma máquina mais "moderna" com 14MP porém com uma qualidade ótica inferior. Resultado, as fotos são tiradas com uma resolução reduzida, senão haja memória... e aí compra um computador com mais memória e por aí vai.
Bom, para não ficar no off tópic, gosto dos motores Diesel antigos, mas não tem jeito. As exigências ambientais e dos consumidores levam a motores diesel cada vez mais parecidos com os a gasolina
Abs

lcmartinez
26/08/2012, 11:09
Tenho uma Ford Furglaine 83 com o fastástico Maxion S4T....

Nada melhor que sentir o chacoalhar e o barulho desse carinha....

Giuberto
31/08/2012, 01:15
Os celulares tijolos eram mais confiáveis sim, vida útil projetada maior, assim como a maioria dos veículos hoje en dia. O objetivo e te fazer botar fora e comprar novo com mais frequência pra girar a indústria, não necessariamente evoluir o produto. Acho a evolução necessária mas não chamo lançar um motor com injeção eletrônica que tenha mais consumo que um mecânico de evolução (deve ser para o bolso cede alguém). Fico chateado com as enganações que lançam eo bando de gente que cai nas armadilhas cd-r marketing. Povo desinformado dá modo.

O Tijolo que eu tive me custou o preço de um iphone atualmente e a bateria não durou 1 ano (não era de lítio como as atuais).
O que eu comprei em 2007, está há 5 anos com a mesma bateria e nunca parou de funcionar, uso todo dia :curtir:

Walter da Camper
31/08/2012, 11:35
Esse tópico acabou desviando do assunto proposto.

O objetivo não era comparar tecnologias atuais com antigas, tampouco motores diesel novos com os Low Speed de caminhão, já que isso já foi bastante discutido em outros tópicos.

A idéia é ver se outras pessoas estão tendo a percepção de que os motores diesel fabricados de uns anos para cá, estão se equiparando aos motores a gasolina no quesito durabilidade/confiabilidade. Eu citei os atigos porque esses eram reconhecidamente mais duráveis e confiáveis que os gasolina de sua época (menos peças para dar pane).

No meu modo de ver, as tecnoligias anti-emissões estão tornando-os tão melindrosos que em breve estarão menos resistentes que um flex com a mesma potência/cilindrada/torque. Ou será que já estão?!

Kim
03/09/2012, 22:17
Sobre o assunto dos motores a diesel moderno.

Estava no torneiro mecânico, e chegou um caminhão zero, para colocar uma carroceria busa (http://www.busa.com.br/index2.html)

E comecei a observar o power train, que usa um motor Cummins 6 cil eletrônico.

Olha o sistema de exaustão.
368575 368574

São 4 censores!!!

Imagina isso na roça de mandioca, onde o chão e cheio de talos, que arrancam tudo por baixo!!!!

Walter da Camper
04/09/2012, 08:22
Kim,
Há algumas semanas atrás entrei com a Camper num trecho em que acabava a trilha e tinha que atravessar um campo onde haviam cortado uns eucaliptos.
Alguns tocos mais finos estavam deitados no chão e ainda presos nas raízes. Quando os carros passavam os tocos iam espetando entre os eixos, barras da susp. e assoalho.
Ao sair da trilha e entrar no asfalto, ouvia um barulho na suspensão e ao parar, encontrei um toco do tamanho de um cabo de enxada espetado entre as barras da suspensão.
Chegando em casa, ao fazer aquela vistoria pós trilha achei outro eucalípto um pouco menor espetado entre o tanque e o assoalho.
Como os flexiveis de freio são resistentes os dutos de combustível estão bem amarrados no chassi, não houve avaria, mas quase arrancou o cabo do bloq. macrotorque.
Se tivesse esse sistema de exaustão cheio de melindres... o prejú seria grande.

Kim
04/09/2012, 13:46
Walter!

E disso que estou falando!

A modernidade está acompanhado de delicadeza!!!

Beskow
04/09/2012, 14:08
Walter!

E disso que estou falando!

A modernidade está acompanhado de delicadeza!!!

Até o Exército virou colégio de freiras, como que a gente vai querer que nossas viaturas aguentem o tranco. O negócio é ficar longe das mandiocas ;-) pois os tempos são outros mesmo.

Marcelo-HPE
04/09/2012, 15:17
É por isso que quando comprei a minha barriguda 0k . blindei a bicha toda por baixo com proteções de chapa de 1/8" , eu fiquei em depressão uma semana , só pensando noque poderia acontecer se a bicha tomasse uma cacetada por baixo.
Como disse o Sábio KIM !! a modernidade e a delicadeza se casaram , para poder separar o dinheiro do bolso do sujeito .
abs

maxdelta
04/09/2012, 20:01
Tive um dos primeiros caminhões eletrônicos lançados pela Mercedes, acho q foi em 2003 ou 2004, foi suficiente pra me fazer perceber, q sempre q lançam algo novo no mercado, o ideal é esperar pelo menos um ano até comprá-lo, pois neste caminhão resolvemos todos os problemas q vieram do projeto, e por fim o vendemos! Hj preciso de um caminhão para substituir um VW 15.180, mas com esse negócio de Euro V, vou esperar 1 ano, primeiro pra resolver todos os problemas e segundo pra q tenha postos para abastecê-lo! Mas é uma pena vender um veículo mecânico e pegar um eletronico, em 12 anos de serviço, nunca trocou embreagem, nunca mexeu na bomba, só teve problema na caixa de marcha e na bomba d'água! Faz 4km/l, 1 a mais q meu anterior massarico!

Giuberto
05/09/2012, 00:00
pois os tempos são outros mesmo.

São não. São os mesmos. Só mudam os personagens da história.
Hoje, são pouquíssimas pessoas que vivem e se prendem no passado, mas, quando inventaram o automóvel, muitos disseram que aquilo não era evolução. E preferiam andar nisso:

368806

Se empacar, salta e espeta a bunda dele. Água e capim é mais barato que diesel, gasolina ou álcool.
E vive uns 25 a 35 anos trabalhando (já fui dono de 2, a falecida fiomentinha e o maicou jégueson)

roberto_nascimento
05/09/2012, 01:34
Tive um dos primeiros caminhões eletrônicos lançados pela Mercedes, acho q foi em 2003 ou 2004, foi suficiente pra me fazer perceber, q sempre q lançam algo novo no mercado, o ideal é esperar pelo menos um ano até comprá-lo, pois neste caminhão resolvemos todos os problemas q vieram do projeto, e por fim o vendemos! Hj preciso de um caminhão para substituir um VW 15.180, mas com esse negócio de Euro V, vou esperar 1 ano, primeiro pra resolver todos os problemas e segundo pra q tenha postos para abastecê-lo! Mas é uma pena vender um veículo mecânico e pegar um eletronico, em 12 anos de serviço, nunca trocou embreagem, nunca mexeu na bomba, só teve problema na caixa de marcha e na bomba d'água! Faz 4km/l, 1 a mais q meu anterior massarico!

Posso te dizer que na teoria o seu novo eletrônico também só deveria dar problema exatamente na bomba d´água, em uso moderado/severo. Caixa é atípico. Pelo menos a minha mão de obra pra mexer em motor eletrônico ou mecânico é a mesma. Só mudam os preços das peças
e claro, o preço do bombista, que no caso do duto único (common rail) é mais caro.

Glaicon
05/09/2012, 07:34
368806

E vive uns 25 a 35 anos trabalhando (já fui dono de 2, a falecida fiomentinha e o maicou jégueson)
Muito bom o nome. :mrgreen:

Walter da Camper
05/09/2012, 09:35
São não. São os mesmos. Só mudam os personagens da história.
Hoje, são pouquíssimas pessoas que vivem e se prendem no passado, mas, quando inventaram o automóvel, muitos disseram que aquilo não era evolução. E preferiam andar nisso:

368806

Se empacar, salta e espeta a bunda dele. Água e capim é mais barato que diesel, gasolina ou álcool.

Estavam certos os céticos da época.
Os automóveis, em seus primeiros dias de vida, por volta de 1900, certamente eram bem menos confiáveis que o ancestral do Maicou Jégueson.
Para quem vivia longe das cidades grandes, sem postos de abastecimento, sem especialistas em concertar os novíssimos motores à explosão e andando por estradas projetadas para a tração animal, era preferível continuar com o meio de transporte tradicional movido a capim. A partir dalí demorou uns 30 anos para que o conforto e a velocidade do automóvel suplantasse definitivamente o transporte animal no campo.

Assim como acontece hoje. Quem está coberto pela garantia da fábrica e dentro do alcance do guincho da seguradora não precisa nem saber o que existe debaixo do capô nem como funciona.
Em se tratando de mecânica automotiva, o exercício do senso crítico é coisa para trilheiro, ou para os apaixonados por mecânica.
Quem vê o carro apenas pelo seu lado prático, como meio de transporte, realmente acha que esse tipo de discussão é perda de tempo.

Abçs.

hercilio.neto
05/09/2012, 10:00
Só uma opinião humilde.
Quem quer um veículo sofisticado contendo as últimas novidades em avanço tecnológico, vai preferir um motor também sofisticado, com eletrônica embarcada. Não vai se contentar com o simples, e sim com o que simplifica. Não vai se importar em ser cobaia da indústria automotiva e verá mais os benefícios nessa modernidade do que os problemas com a falta de acesso à manutenção da parafernália.
Já aqueles mais conservadores (ou seriam receosos?), preferem conviver com aquilo que podem compreender. Querem a solução do problema, e não somente descartar o problema. Assim, enquanto essas novas tecnologias não são totalmente dominadas ou pelo menos não se tornem muito, mas muuiiito acessíveis, ficam aguardando e preferindo o antigo.
Acho que tem a ver com aquele lance de gerações X, Y e Z.
Pelo menos quando o que está em questão é somente a nossa VTR.
Quando se trata de negócios, aí o que conta é o custo benefício.

Walter da Camper
05/09/2012, 11:34
Hercílio,
Interessante a questão do "que é simples x o que simplifica".
A idéia é essa mesmo. Sensação de segurança por conhecer o funcionamento da máquina.

Mas acrescento que essa forma de pensar pode estar relacionada mais ao uso de determinada viatura do que uma carácterística de seu dono.

Relendo meus posts, percebo que posso estar passando uma idéia falsa de estar ofendendo alguém, taxando de "frescura" a garantia da fábrica, o guincho do seguro e o uso urbano de um 4x4.
Mas esclareço que não, porque, além das velharia (Camper e CJ) tenho outro carro novo, que está na garantia, tem seguro e, salvo alguns passeios rurais, só é utilizado no asfalto (o TR4 AT 2011 que comprei zero para a patroa).

Ao cogitar em trocá-lo por outro carro novo, surgiu a idéia de comprar um 4x4 diesel pensando em usá-lo em futuras expedições e até algumas trilhas, foi então que, ao pesquisar neste forum e em várias oficinas, surgiu a constatação de que "talvez" encontre mais paz de espírito, do ponto de vista da confiabiliade/durabilidade montado um V6 flex ao invés de um diesel Euro V. Essa conclusão, antes absurda, me parece cada vez mais próxima da realidade. Daí foi criado esse tópico para ouvir as opiniões dos experientes colegas.

Abçs

roberto_nascimento
05/09/2012, 12:10
Galera, eu estou no mercado automotivo há 14 anos, não me levem a mal.
Ficar em motor mecânico por que se sabe consertar apenas motor mecânico, tudo bem, é uma limitação sua. Não tem nada a ver com uso.
Agora supor que se conserta motor mecânico em qualquer lugar... desculpa, mas não dá não. Tem N problemas que pode dar no motor mecânico que é impossível consertar em uma trilha ou num deserto. Mesma coisa no eletrônico, claro.

Eduardo Velo
05/09/2012, 14:33
Hercílio , infelizmente não se trata de preferência ... estão empurrando goela abaixo ... ou fica com o seu motor mecânico diesel velho ou eletrônico novo ... não tem mecânico novo ... se tivesse teríamos alguma preferência ...
Roberto , lógico que dependendo da quebra não tem o que ser feito , mas o mecânico tem muito mais chance sde ser reparado numa trilha que um eletrônico ... mas está sendo como foi o carburador pra injeção ... tinha um fiesta que vivia dando problema em módulo , em bicos , em bomba ... queria que colocassem um carburador no lugar daquela porcaria de injeção ... agora a injeção está dominada , com certeza deve acontecer o mesmo com os eletrônicos ... vou aguardar muito até ter certeza que está realmente dominado ...
Walter , tb acho viável , sendo novo claro , motor flex ... ou comprar um SW4 ou Prado ou Troller até 2004 ...

Walter da Camper
05/09/2012, 14:36
Aproveitando a deixa do Roberto, vou escrever um coisa que ouví de um mecânico há uns 20 anos atrás, a hoje parece fazer ainda mais sentido:

Pergunta: Você sabe qual é a peça que jamais vai quebrar no motor do seu carro, aconteça o que acontecer?

.
.
.

.
.

pensando...

.
.
.

Resposta: É aquela que o seu motor não tem!... Já viu fusca deixar alguém a pé por causa de radiador, mangueira, bomba d'água, válvula termostática...?

M-Beltrame
05/09/2012, 14:59
Aproveitando a deixa do Roberto, vou escrever um coisa que ouví de um mecânico há uns 20 anos atrás, a hoje parece fazer ainda mais sentido:

Pergunta: Você sabe qual é a peça que jamais vai quebrar no motor do seu carro, aconteça o que acontecer?

.
.
.

.
.

pensando...

.
.
.

Resposta: É aquela que o seu motor não tem!... Já viu fusca deixar alguém a pé por causa de radiador, mangueira, bomba d'água, válvula termostática...?
Já, eu já vi fusca deixar dono na mão por causa de radiador ou pela falta dele haha
A desgraça do fusca esquentou e ficou falhando, apos um tempo parado ele esfriou e pronto.
Eu acho que os motores eletrônicos são confiáveis sim, mas para o uso que foram feitos, o caminhão que o Kim postou não foi feito pra andar no mato muito menos fazer trilha, mas eu aposto que se nos pegarmos o ônibus rural novo da agrale e colocar pra trabalhar na coleita como o amigo citou ele vai tirar de letra... foi feito para isso, a 30~40 anos atras os padrões eram outros, os motores eram de ferro exageradamente grandes e alguns comparativamente fraco tanto em potencia quanto em resistência, ou vcs vão negar q o motor da kombi diesel eo do Jpx eram bons? Provavelmente tem outros motores ruins...
Nos não podemos comparar os melhores motores antigos com os piores modernos...

T+

Marcelo-HPE
05/09/2012, 15:42
O jeito é partir para os motores eletrônicos mais simples , tipo MWM 2.8 C.R , esse nem é usado mais .

roberto_nascimento
05/09/2012, 16:39

Roberto , lógico que dependendo da quebra não tem o que ser feito , mas o mecânico tem muito mais chance sde ser reparado numa trilha que um eletrônico ... mas está sendo como foi o carburador pra injeção ...

Amigos, vocês dois estão corretíssimos nessas afirmações.
Quanto mais simples, não necessariamente é melhor ou pior, não necessariamente vai deixar de quebrar. É apenas mais fácil consertar, até porque tudo que é visto como simples, é de fato, comum ao conhecimento da época. Os primeiros automóveis eram simples demais. Mas, pra quem nunca tinha visto aquilo era coisa de outro mundo. Não generalizem "injeção eletrônica". A injeção eletrônica desses motores à diesel modernos é uma injeção direta de duto único (common rail) e é muito superior a injeção multisequencial de veículos de passeio a gasolina/álcool. Lá atrás do tópico vi que postaram sobre um motor a gasolina com 800.000 km. Esse motor tem injeção direta, e duvido que ele atingiria essa km sem ter algum problema com uma injeção multisequencial.

Vou dizer uma coisa, e espero que não gere polêmica. Eu particularmente se fosse montar um veículo hoje, em 2012, optaria por um motor antigo, MWM 226, MWM 229, Perkins Q20B, OM314, 14B, e só evitaria ao máximo um MWM 4.10, um dos piores que a MWM já fez.

Não que os MWM ou os Perkins(posteriormente International, hoje mwm-international) atuais sejam ruins, mas são mais caros(fator que pesa pra mim), mas não são nenhum bixo de sete cabeças. Injeção direta x Multisequencial é um banho! A direta é infinitamente mais simples e mais eficiente que a multisequencial.

Walter da Camper
05/09/2012, 17:41
Como já foi citado alguns posts atrás, a questão da eletrônica não tem mais volta, assim como EFI x carburador.
Seu maior problema hoje é o custo das peças, mas isso tende a baratear com o tempo, assim como ocorréu com os motores do ciclo Otto.

Minha bronca com as fábricas hoje reside em dois pontos:

1-Cabeçote de alumínio: muito mais sensível a aquecimento que um cabeçote de ferro, embora muito se fale da vantagem de ser mais leve, o que na minha opinião não vale a pena economizar uns 15Kg ao custo de perder um motor se algo der errado na refrigeração.

2-Correia dentada: Na "remota" hipótese de quebrar, dá perda total do motor, coisa difícil de ocorrer numa distribuição por engrenagens, embora a primeira seja mais silenciosa.

Só para citar um exemplo o MWM Sprint 2.8, reconhecidamente confiável entre os praticantes de off-road, tem cabeçote de ferro e distribuição por engrenagens, embora seja High Speed.

No portifólio da MWM há diversos motores novos com cabeçote de ferro mas, embora eletrônicos (common rail), são indicados (pela fábrica) para uso industrial ou agrícola.

Isso significa que seria perfeitamente viável equipar carros novos com um motor mais confiável e dentro da norma euro V (common rail, com cabeçote de ferro). Mas as montadoras não o fazem, provavelmente por questões de custo e, mesmo assim, continuam vendendo as caminhonetes por mais de 100K.

euclidesneto
10/10/2012, 14:35
Ao cogitar em trocá-lo por outro carro novo, surgiu a idéia de comprar um 4x4 diesel pensando em usá-lo em futuras expedições e até algumas trilhas, foi então que, ao pesquisar neste forum e em várias oficinas, surgiu a constatação de que "talvez" encontre mais paz de espírito, do ponto de vista da confiabiliade/durabilidade montado um V6 flex ao invés de um diesel Euro V. Essa conclusão, antes absurda, me parece cada vez mais próxima da realidade. Daí foi criado esse tópico para ouvir as opiniões dos experientes colegas.

Abçs

Tenho que admitir que partilho da mesma dúvida. Às vezes acho que o motor diesel de hoje vive do mito criado no passado.

Belo tópico.:concordo:

Eduardo Velo
10/10/2012, 15:58
Abasteci a Tracker RHZ com S50 , fez uma média péssima , nem 9 km/l , fazia no mínimo 12 km/l , o que aconteceu é que de alguma maneira a lenta está ficando em 1100 rpm assim que o motor começa a aquecer , se desligar e ligar fica com 800 rpm , mas é só começar a andar que sobe , pode ser coincidencia , mas depois do S50 o motor ficou assim ...
Como não temos mecânico pra mexer nesses motores eletronicos , vou ter que ir até Botucatu , no Licharles , pra resolver isso ... esse é um dos problemas dos motores eletronicos , falta de mão de obra especializada ...

abs ...

Walter da Camper
10/10/2012, 17:05
Edu, sei que sua Tracker é um carro bem cuidado e que foi usado predominantemente em asfalto.
Imagine se tivesse passado esses 10 anos rodando sob condições off-road...
Tirando algumas exceções, o diesel eletrônico no Brasil começou pra valer em 2006, então ainda é um pouco cedo para avaliar a durabilidade desses sistemas.
Já fui técnico de eletrônica e sei que conectores, sensores e atuadores não convivem muito bem com umidade, vibração, temperatura e poeira. Ainda que os conectores sejam vedados, essas vedações tendem a ressecar com a exposição ao calor e a umidade acaba iniciando lentamente um processo de corrosão, ocasionando mau contato elétrico e isso gera defeitos intermitentes muito difíceis de diagnosticar.
Tudo bem que os motores a gasolina já convivem com a eletrôncia há duas décadas, sem grandes problemas, mas as condições de trabalho são outras.

roberto_nascimento
10/10/2012, 18:42
Tenho que admitir que partilho da mesma dúvida. Às vezes acho que o motor diesel de hoje vive do mito criado no passado.

Belo tópico.:concordo:

Euclides, não entendo, que mito foi criado no passado?

Motor diesel sempre foi mais robusto e mais forte que motor a gasolina e sempre será. Ele funciona em uma taxa de compressão muito maior. Chuto no mínimo uns 16:1 e tem motores que devem passar de 30:1

Em gasolina ela chega a no máximo 13:1, qualquer coisa maior é excessão. A concepção do motor diesel é muito mais forte em todos os sentidos e a simplicidade também, mesmo ele sendo eletrônico.

roberto_nascimento
10/10/2012, 18:49
Edu, sei que sua Tracker é um carro bem cuidado e que foi usado predominantemente em asfalto.
Imagine se tivesse passado esses 10 anos rodando sob condições off-road...
Tirando algumas exceções, o diesel eletrônico no Brasil começou pra valer em 2006, então ainda é um pouco cedo para avaliar a durabilidade desses sistemas.
Já fui técnico de eletrônica e sei que conectores, sensores e atuadores não convivem muito bem com umidade, vibração, temperatura e poeira. Ainda que os conectores sejam vedados, essas vedações tendem a ressecar com a exposição ao calor e a umidade acaba iniciando lentamente um processo de corrosão, ocasionando mau contato elétrico e isso gera defeitos intermitentes muito difíceis de diagnosticar.
Tudo bem que os motores a gasolina já convivem com a eletrôncia há duas décadas, sem grandes problemas, mas as condições de trabalho são outras.

Walter, nenhum motor, seja eletrônico ou não, aguenta uso em poeira, água e lama sem limpeza, manutenção e verificações.

O Common Rail está sendo usado em motores náuticos também. Sem problemas com relação a umidade e maresia.

roberto_nascimento
10/10/2012, 18:54
Como já foi citado alguns posts atrás, a questão da eletrônica não tem mais volta, assim como EFI x carburador.
Seu maior problema hoje é o custo das peças, mas isso tende a baratear com o tempo, assim como ocorréu com os motores do ciclo Otto.

Minha bronca com as fábricas hoje reside em dois pontos:

1-Cabeçote de alumínio: muito mais sensível a aquecimento que um cabeçote de ferro, embora muito se fale da vantagem de ser mais leve, o que na minha opinião não vale a pena economizar uns 15Kg ao custo de perder um motor se algo der errado na refrigeração.

2-Correia dentada: Na "remota" hipótese de quebrar, dá perda total do motor, coisa difícil de ocorrer numa distribuição por engrenagens, embora a primeira seja mais silenciosa.

Só para citar um exemplo o MWM Sprint 2.8, reconhecidamente confiável entre os praticantes de off-road, tem cabeçote de ferro e distribuição por engrenagens, embora seja High Speed.

No portifólio da MWM há diversos motores novos com cabeçote de ferro mas, embora eletrônicos (common rail), são indicados (pela fábrica) para uso industrial ou agrícola.

Isso significa que seria perfeitamente viável equipar carros novos com um motor mais confiável e dentro da norma euro V (common rail, com cabeçote de ferro). Mas as montadoras não o fazem, provavelmente por questões de custo e, mesmo assim, continuam vendendo as caminhonetes por mais de 100K.

O cabeçote de alumínio é muito melhor que o de ferro fundido. Inclusive dura muito mais! A única vantagem do de ferro fundido é tolerar melhor altas temperaturas. Tolerar! Pois, ele também trinca e o reparo é muito complicado. É muito mais fácil reparar um de alumínio.

Correia dentada é ótima para veículos que não rodam muito e não rodam em condições críticas. Tem cidadão que demora 5 anos pra rodar 50.000 km. Não compensa usar corrente ou engrenagem.

Jorgao
10/10/2012, 19:38
O Common Rail está sendo usado em motores náuticos também. Sem problemas com relação a umidade e maresia.

E também já foi adotado no uso militar, que tem um pouquinho de umidade e pó.

Walter da Camper
10/10/2012, 21:50

Motor diesel sempre foi mais robusto e mais forte que motor a gasolina e sempre será. Ele funciona em uma taxa de compressão muito maior. Chuto no mínimo uns 16:1 e tem motores que devem passar de 30:1

Em gasolina ela chega a no máximo 13:1, qualquer coisa maior é excessão. A concepção do motor diesel é muito mais forte em todos os sentidos e a simplicidade também, mesmo ele sendo eletrônico.

Roberto, não concordo que a taxa de compressão seja um parâmetro para se medir a robustez de um motor.
O objetivo deste tópico é discutir as consequencias da evolução dos motores diesel nos últimos 10 ou 15 anos. E o parâmetro que é utilizado é seu "concorrente" o motor de ciclo Otto.
No senso comum robustez significa resistência e durabilidade e, nesse sentido, a crítica que aquí se faz é o fato de que o motor diesel atual (high speed, cabeçote de alumínio e cilindrada inferior a 3 litros) perdeu a enorme vantagem que tinha em relação ao motor à gasolina no quesito resistência.
Criei esse tópico para saber se mais alguém tinha essa mesma percepção e gostaria muito que alguém me convencesse que estou errado, mas os relaltos que leio nas discussões nos forums e o que ouço nas oficinas provam que a evolução veio para igualar as tecnologias, nivelando-as por baixo.

roberto_nascimento
10/10/2012, 22:44
Roberto, não concordo que a taxa de compressão seja um parâmetro para se medir a robustez de um motor.
O objetivo deste tópico é discutir as consequencias da evolução dos motores diesel nos últimos 10 ou 15 anos. E o parâmetro que é utilizado é seu "concorrente" o motor de ciclo Otto.
No senso comum robustez significa resistência e durabilidade e, nesse sentido, a crítica que aquí se faz é o fato de que o motor diesel atual (high speed, cabeçote de alumínio e cilindrada inferior a 3 litros) perdeu a enorme vantagem que tinha em relação ao motor à gasolina no quesito resistência.
Criei esse tópico para saber se mais alguém tinha essa mesma percepção e gostaria muito que alguém me convencesse que estou errado, mas os relaltos que leio nas discussões nos forums e o que ouço nas oficinas provam que a evolução veio para igualar as tecnologias, nivelando-as por baixo.

O cabeçote de alumínio é MELHOR que o de ferro fundido, pois DURA AINDA MAIS, além de conduzir a temperatura melhor. A desvantagem é o fato dele tolerar menos os superaquecimentos.

Walter, os motores a diesel, sejam de geradores, náuticos, industriais ou veiculares, SEMPRE são MAIS CAROS que os de gasolina, e SEMPRE são tidos como MAIS RESISTENTES e MAIS DURÁVEIS, EXATAMENTE POR SUPORTAREM ALTAS TAXAS DE COMPRESSÃO.

Isso é o básico do básico!

Sobre a durabilidade dos HSD, eles duram muito! Já vi dois MWM 2.8 com altíssimas km. Eram picapes hilux de uma senhora dona de fazenda, uma estava com 600 e poucos mil kms e o outro estava com 700 e tantos mil kms. Uma chegou de guincho pois a tampa de óleo do motor arrebentou e começou a jorrar óleo (não sabíamos disso quando ela chegou) e a outra foi trocar filtros. Até brincaram, quando a hilux desceu do guincho, não sabíamos o que tinha acontecido, nem o motorista do guincho, demos partida para evitar empurrar (baita absurdo, mas a galera era preguiçosa) e pegou e alguém gritou "TOYOTA é TOYOTA!"

Motor a gasolina pode durar muito quando bem cuidado. Mas, o diesel, dura muito mais e tem muito menos chance de quebras.

ORIONE
11/10/2012, 09:01
Tópico inteiro lido. Deu trabalho!

Vamos as considerações, e para isso vou usar o que ja foi dito pelos foristas sem ficar desviando do foco p/ o qual o tópico foi criado que é CARRO (NOVO) À DIESEL AINDA VALE A PENA? Resistência/Durabilidade, Confiabilidade, Custo benefício, Manutenção...

Vou resumir, ñ precisa de muito p/ mostrar a verdade! Não adianta tapar o sol c/ a peneira!

Não confio na nova geração de motores diesel, porém espero que aconteça a mesma coisa ocorrida com os motores otto c/ injeção eletrônica.
X2. Mais vai ser mais difícil!

Por isso adquiri um c/ MWM Sprint 4.07TCA que, a meu ver reúne o melhor entre a robustez dos antigoes com um pouco de melhorias num motor com BI! X2.
Eu tenho 1 no Troller 2002 e meu pai 1 na Frontier 2003!

Da uma certa "vergonha" de parar ao lado de outro veiculo a diesel (dos novos) que nao treme, que nao faz barulho nenhum, que quando arranca só se escuta o tsssssiiiii da turbina, MAS TENHO CERTEZA DE QUE FIZ A COISA CERTA.
X2 Mais não tenho vergonha alguma mto pelo contrário, me faz lembrar q tenho um motor d 10 anos c/ msm consumo, + confiável, manutenção + barata e a 15 dias eu mesmo fiz a regularem d válv. nos 2 MWM em menos d 1hr. :concordo: E ñ são tão barulhentos ñ!

Ainda estamos nos tempos da EGR, tecnologia 10 anos atrasada c/ o resto do 1º mundo.
Espere até precisarmos encher o tanque e o de DEF [Diesel Exhaust Fluid],acho que aqui chamam de Arla32... aí vc vai ver centrais eletronicas limitando sua vel., seu carro sem poder andar, seu consumo almentar 5% e vc não poder fazer nada a respeito.
Isso sim vai ser MUITO RUIM. A EGR é relativamente facil de deletar, agora o sistema de DEF é uma bomba!
Não se fazem mais motores diesels como antigamente!
X2

muito caro , seguro caro , manutenção caríssima ...
X2

Com certeza todas as vtrs diesel até 2004 serão muito bem tratadas pq vão ser alvo de compras ainda por muito tempo ...
X2.

A F-1000 e o Troller 2001 ainda são c/ a "antiga" e ótima Bomba Injetora e carros hj c/ + d 10 anos.
Os T4 2006 e 2010 alem d serem os q menos rodaram ñ deu tempo dos sensores, conectores, plug´s, chicotes se degradarem!!!

Eu acho bobagem afirmar que os motores mais novos dão problemas que os antigos não davam
É lógico que dão. Os mais novos tem central eletrônica, sensores, conectores, plug´s, chicotes e etc!

Até concordo, porem os motores "antigos" continuam funcionando e na média todos tem + d 10 anos e ñ vejo os problemas q vejo c/ os "modernos"

Acho infantil pensar que a tecnologia chegou pra diminuir durabilidade.
Trabalho em uma empresa onde monitores LCD por ex. são usados 24hs 30dias/mês q após 2 anos d uso, vc pega um idêntico q foi comprado junto e estava d reserva e liga um ao lado do outro, os 2 nas conf. idênticas. O usado a imagem vai estar MUITO diferente da imagem do "NOVO". Ja monitores de 6,5" ou 7" d tubo da Sony continuam c/ a imagem excelente. Nem sempre a tecnologia nova é tão boa!

Praticamente nada do que é fabricado no mundo hoje é feito para durar como antes e isso vem se tornando cada vez mais verdadeiro.
X2, vc compra uma técnilogia nova e ano q vem tem outra superior!

Hoje as economias tremem quando o povo poupa.
Tudo gira em torno de gastar para gerar PIB, agradar as estatísticas e reeleger os mesmos que continuarão com a ciranda de lobistas e empreiteiras MUNDO AFORA.
Tem a ver com menos poluição por gases e sonora, porque os governos e ONGs assim impuseram. Não é uma opção priorizar desempenho e durabilidade. Se algo tem que ser comprometido para obter os dois primeiros, que seja. Assim vai.
X2

Eu sinceramente sou fã dos mwm sprint, mas tenho que admitir que eles já perderam um pouco de sua longevidade pelo fato de serem HSD... É o que penso.
X2, porem mais modernos q os LSD e B.I., tem um sistema d refrigeração á água eficiente, 7~8L de óleo lubrif. q sendo trocado antes dos 10.000Km, usando sua elasticidade p/ ultrapassagens, e ñ ficando em alta RMP o tempo todo ñ duvivo q vão até alem dos LSD! Ja ouvi vários relatos desses motores c/ + d 500.000Km sem fazer nada! Pra mim q ñ rodo + d 15.000km/ano vai demoraaaaaaar!!!

Eletrônica com difíceis diagnósticos juntamente com uma mão de obra despreparada e caríssima ,desanimam o sujeito de ter um motor diesel moderno .
Não adianta ter sistemas eletrônicos tecnológicos , pois se os mesmos ainda são sensíveis a um diesel que não seja puríssimo.
É uma piada exigir motores Euro III, IV, V de cada vez menos emissões e vender ainda hj a maior parte sendo uma M..... d Diesel c/ 1800ppm d enxofre, talvez pq a principal empresa d extração/produção d Petróleo é a Petrobras e ela é Estatal. Pra que gastar pra oferecer um combustivel q ñ polua? Vamos exigir dos motores! Fácil né?!
Na Europa tem Diesel LIVRE DE ENXOFRE!!!

A manutenção melhorou ???
O consumo melhorou ???
A Resistência melhorou ???
A Confiabilidade melhorou ???
No meu Humilde ponto de vista não .!!!!!
X2!

Andando a 80 90 no maximo 100 km/h, assim é claro que o carro dura 500.000 km
O MWM Sprint 4.07TCA (mecânico) anda facilmente acima de 100Km/h e dura + d 500.000Km!

Para uso urbano/rodoviário considero a correia dentada uma sistema confiável. É leve, tem baixo ruído e se trocar preventivamente antes da Km recomendada (POR UMA DE QUALIDADE), ela RARAMENTE dará dor de cabeça.
X2!

Acredito que cada um escolhe seu veículo pelo gosto pessoal e condição financeira.
Exatamente por isso q tenho um Troller c/ motor HSD sem correia dentada, Mecânico, cabeçote d ferro fundido, confiável e q dura + d 500.000Km!

Tive uma triton 2009 diesel, comprei com 40 mil km e a vendi com 90 mil rodados em 8 meses, NUNCA gastei... Agora tenho um troller 2010, comprado com 35 mil km ha 2 meses e hoje esta com 45 mil km e NUNCA gastei... Será que eu tirei a sorte grande nesses dois carros a diesel.
Acredito sim q vc contou c/ um pouco d sorte. Alem d q os 2 ñ tem + d 3 anos e 100.000Km, convenhamos!

tenho um exemplo de troller 3.0 que presenciei com 384 mil km, uso severo...
Também ñ tem no máx. 6 anos sendo um 2006!

O motor da sociedade contemporânea é a inovação, por mais que estejamos sentimentalmente apegados a coisas antigas.
Todos ansiamos por computadores mais potentes e mais rápidos.
Acho q os utilitários c/ motores "modernos" ñ estão andando mto + do q um utilitário c/ MWM Mecânico c/ Kit Super LDA ñ...

Estava no torneiro mecânico, e chegou um caminhão zero Olha o sistema de exaustão São 4 sensores!!!
4 sensores, 4 chicotes d sei lá qtos fios cada, plug´s..... Os "antigos ñ tem nada disso!

A modernidade e a delicadeza se casaram , para poder separar o dinheiro do bolso do sujeito .
X2!

Mas é uma pena vender um veículo mecânico e pegar um eletronico, em 12 anos de serviço, nunca mexeu na bomba,
X2!

Estavam certos os céticos da época.
Os automóveis, em seus primeiros dias de vida, por volta de 1900, certamente eram bem menos confiáveis que o ancestral do Maicou Jégueson.
Para quem vivia longe das cidades grandes, sem postos de abastecimento, sem especialistas em concertar os novíssimos motores à explosão e andando por estradas projetadas para a tração animal, era preferível continuar com o meio de transporte tradicional movido a capim.
X2. Assim como a discussão entre motores "Antigos" Mecânicos x "Modernos" e Eletrônicos.

Assim como acontece hoje. Quem está coberto pela garantia da fábrica e dentro do alcance do guincho da seguradora não precisa nem saber o que existe debaixo do capô nem como funciona.
Em se tratando de mecânica automotiva, o exercício do senso crítico é coisa para trilheiro, ou para os apaixonados por mecânica.
Quem vê o carro apenas pelo seu lado prático, como meio de transporte, realmente acha que esse tipo de discussão é perda de tempo.
X2!

Galera, eu estou no mercado automotivo há 14 anos, não me levem a mal.
Ficar em motor mecânico por que se sabe consertar apenas motor mecânico, tudo bem, é uma limitação sua. Não tem nada a ver com uso.
Se eu estivesse no MERCADO AUTOMOTIVO talvez eu tbm gostaria q todos adoracem os "NOVOS". E como a grande maioria quem conserta o carro é o Mecânico então a limitação é dele!

Agora supor que se conserta motor mecânico em qualquer lugar... desculpa, mas não dá não. Tem N problemas que pode dar no motor mecânico que é impossível consertar em uma trilha ou num deserto. Mesma coisa no eletrônico, claro.
No mecânico ñ vejo tanto problema pra dar na trilha q tenha q consertar, solenóide do Diesel ou chicote dela? Se for o chicote vc usa um pedaço d fio do polo posotivo da bateria pra solenóide e pronto, ta funcionando! A B.I ñ costuma quebrar d uma vez só!

Apesar de eu ter dado um ex. comparando tecnologias de TV´s, está fora d cogitação comparar TV´s, Celulares, Computadores e etc q são Eletrônicos c/ MOTORES, onde temos a Mecânica como parte principal!

Nas minhas comparações/observações vale levar em consideração que sou uma pessoa formada em Eletrônica em Stª Rita do Sapucaí-MG, atuo na área do Petróleo, e sou uma pessoa "Jovem" q na teoria deveria preferir as "modernidades"!
Ando relativamente bastante em áreas remotas sem movimento e cobertura de celular. Sendo assim optei p/ o q eu acho ser o motor + confiável possível e c/ um ótimo desempenho e durabilidade p/ meu uso!

Talvez se BASTANTE R$ ñ fosse um problema e eu ñ andasse em locais remotos (sem cobertura celular p/ acionar o seguro) e sozinho, eu compraria esses veículos Diesel novos c/ garantia e trocasse por outro novo de 2 em 2 anos por exemplo hehehe.

Vou parar de criticar, antes que ofenda algum colega, afinal quando alguém fala mal do carro fere o ego do sujeito, já que coloca em xeque sua escolha e por isso tenta rebater as críticas com ou sem argumentos, até por fim à conversa com aquele velho clichê: “Se souber dirigir direito e fazer manutenção ele dura pra sempre...”.
Se andar devagar e ficar trocando peças periodicamente, até um Fiat 147 pode durar pra sempre.
X2!

Abraços a todos e sem ofensas.
X2!

euclidesneto
11/10/2012, 11:04

Talvez não tenha me expressado corretamente. O que quis dizer é que , independente do motivo, esses motores diesel modernos estão muito longe da robustez e durabilidade dos antigos. Tenho uma galloper 1999 que já superaqueceu e uma L200 2006 que acho que ainda não aconteceu o mesmo por que é usada, na maior parte do tempo como carro de passeio e muito bem tratada. Se fosse trocá-la hoje ia pensar muito num V6 flex tipo o da Triton. Tenho algumas dúvidas se não seria mais jogo. Esse negócio do carro andar e ao mesmo tempo vc não poder fazê-lo andar, não é nada bom.

Walter da Camper
11/10/2012, 11:32
O fato do 4x4 ter virado um modismo trouxe uma vantagem e uma desvantagen.
A vantagem é a grande oferta de modelos pelas montadoras, novos fabricantes de acessórios e oficinas especializadas, fazendo crescer um mercado que antes era muito restrito.
A desvantagem é que com a popularização muitos compram esses veículos e não utilizam suas potencialidades off-road, o que faz com que as fabricas alterem gradativamente seus projetos reduzindo custos e reduzindo a resistência.

O problema é que o consumidor brasileiro não tem senso crítico e acho que tudo que é mais moderno é melhor e paga muito mais do que o carro vale.

Só para se ter uma idéia do poder do consumidor quando firma uma opinião, vou citar o exemplo do mercado de motos nos EUA:
Nos anos 90 a Harley Davidson queria modernizar seus motores substituindo o arcaico comando de válvulas lateral (varetas e balancins) pelo sistema OHC (comando no cabeçote acionado por corrente).
Os clientes da marca protestaram porque simplesmente não concordavam com a modernização e se assim fosse, deixariam de compar os modelos, valorizando o mercado das motos usadas.
A ameaça de ver as vendas despencarem, o que fez a fábrica rever os planos e inventar um inédito comando duplo lateral acionado por varetas e balancins (twin can) mantendo em produção o arcaico motor V2, enquanto lançavam outros modelos com OHC para os clientes menos radicais.
Se tivessemos essa força no Brasil (informação e opinião) as coisas seriam bem diferentes.

jeisonk
11/10/2012, 12:07
Sobre a durabilidade dos HSD, eles duram muito! Já vi dois MWM 2.8 com altíssimas km. Eram picapes hilux de uma senhora dona de fazenda, uma estava com 600 e poucos mil kms e o outro estava com 700 e tantos mil kms

MWM? Em Hilux? :pensativo:
Tem coisa errada aí.

roberto_nascimento
11/10/2012, 12:23
MWM? Em Hilux? :pensativo:
Tem coisa errada aí.

Tem mesmo. E foi por isso que gritaram "TOYOTA é TOYOTA". Rs falei pensando na frontier! :oops:

roberto_nascimento
11/10/2012, 13:21
Tópico inteiro lido. Deu trabalho!

ORIONE, mais que o tempo, a forma de uso e manutenção é que vai determinar a vida útil de sensores e fios.
O que determina a vida útil das mangueiras do motor? O tempo ou a forma de uso/mantuenção?
Você confia num motor mecânico cheio de mangueiras ressecadas? Não é diferente com sensores e fios.
E é de praxe fazer essas verificações logo no ínicio do diagnóstico.

Sobre a bomba injetora mecânica: Na primeira oficina em que trabalhei vi 2 trollers 2.8 que chegaram de guincho.
Um, o proprietário foi ao cinema com a esposa e quando voltou encontrou uma verdadeira poça de diesel embaixo do veículo, acionando o reboque. O bombista condenou 17 itens (de uns 20 e poucos), só ia ficar a carcaça. O cliente trocou a bomba inteira.
O outro tinha apagado no meio do trânsito no horário de rush. Solenoide.

Tem muita coisa que não se concerta no local, seja mecânico ou eletrônico. E a mairoia das pessoas não concerta nem um fusca.
A grande maioria dos motores mecânicos e eletrônicos que vejo com problema é por filtro entupido. E claro que não precisa rebocar ou ter filtro novo pra resolver isso. E não são poucos os casos em que o filtro está lá há anos. Já vi um fiesta fazendo motor com 35 mil km! Virou chiclete! A dona nunca tinha trocado óleo. Sem falar naqueles que entram na oficina com aquele cheiro de junta e explicando que rodaram um pouco sem água pra chegar até ali, dá pena.

A minha opinião é que veículo a diesel, seja ele de injeção mecânica ou injeção eletrônica, é um veículo excepcional.
E ninguém precisa engolir tudo que o mercado oferece. O poder aquisitivo aqui aumentou, e as pessoas querem ficar trocando de carro todo ano. Se fazer manutenção é tão ruim assim, então melhor pagar o preço do veículo novo mesmo.

ORIONE
11/10/2012, 14:14
Realmente, manutenção conta muito! + o tempo também conta, ainda + se os materiais de fabricação ñ forem lá essas coisas.

Esse T4 da BI q o dono desl. o carro normalmente e qdo voltou tinha óleo no chão, foi d reboque e a B.I tava condenada é meio estranho. Como q tava funcionando normalmente toda ruim. Era pro motor estar sem rendimento e etc.
A Solenóide uma original tem por R$90,00 e são 15min. pra trocar.

Realmente a maioria das pessoas ñ consertam nem fusca!
Filtros sem troca a anos e óleo c/ 35.000Km é inaceitavem. kkk
Rodar sem água tbm, o sensor de temp. mede em contato c/ a água (me corrigam se estiver errado), se ñ tiver água...

Uma coisa q ñ comentei é q os motores a Gasolina e Alcool trab. c/ pressão de injeção de por ex. 4bar.
Ja os motores a Diesel c/ pressão de ~1600bar ou 23.200psi. Não sei se existe uma certa dificultade de projetar uma Bomba/Bicos elet. p/ uma pressão tão alta...

Abraços.

Walter da Camper
11/10/2012, 15:14
"...Se fazer manutenção é tão ruim assim, então melhor pagar o preço do veículo novo mesmo..."

O problema não é fazer ou deixar de fazer manutenção.
O fato é que em uso severo há grande risco das condições de trabalho se tornarem tão críticas quanto aquelas geradas por ausência de manutenção.

Imagine-se a seguinte situação.
Seu carro tem a manutenção rigorosamente em dia.
Você sai para uma viagem em que se rode o dia todo em estradas com muita lama. A lama vai impregnando o radiador e a capacidade de refrigeração vai diminuindo e a temperatura de trabalho aumentando em função disso e da baixa velocidade, peso da carga, maior arrasto por estar com 4x4 acionado,.. etc.
Se o motor não tiver uma certa tolerância para trabalhar acima da temperatura normal, basta uma subida um pouco mais prolongada para colocar em risco o cabeçote feito do nobre material alumínio.
O problema, portanto, não está na manutenção e sim no uso do carro em real situação off-road, coisa que poucos fazem e por isso acham besteira se preocupar com resistencia de materiais ou margem de segurança em projetos.

roberto_nascimento
11/10/2012, 15:34
"...Se fazer manutenção é tão ruim assim, então melhor pagar o preço do veículo novo mesmo..."

O problema não é fazer ou deixar de fazer manutenção.
O fato é que em uso severo há grande risco das condições de trabalho se tornarem tão críticas quanto aquelas geradas por ausência de manutenção.

Imagine-se a seguinte situação.
Seu carro tem a manutenção rigorosamente em dia.
Você sai para uma viagem em que se rode o dia todo em estradas com muita lama. A lama vai impregnando o radiador e a capacidade de refrigeração vai diminuindo e a temperatura de trabalho aumentando em função disso e da baixa velocidade, peso da carga, maior arrasto por estar com 4x4 acionado,.. etc.
Se o motor não tiver uma certa tolerância para trabalhar acima da temperatura normal, basta uma subida um pouco mais prolongada para colocar em risco o cabeçote feito do nobre material alumínio.
O problema, portanto, não está na manutenção e sim no uso do carro em real situação off-road, coisa que poucos fazem e por isso acham besteira se preocupar com resistencia de materiais ou margem de segurança em projetos.

Walter esse é um risco que todos correm. Tem uma oficina muito famosa em 4x4 com um poster na parede de uma land rover defender num buraco de lama. Ela é do dono da oficina e era a segunda trilha do carro. A foto não mostra, mas o cara teve um prejuízo de 22 mil reais por causa de radiador entupido com lama. Sei disso pois tenho um colega que trabalhava lá na época, antes de vir pra são paulo. E se superaquecer em situações assim, o dono não percebendo, acho difícil o fato do cabeçote não ser de alumínio ajudar em alguma coisa, pois vai trincar sim. Os eletrônicos talvez entrem em modo de segurança e evitem o prejuízo. Assim com o sensor pode falhar e colocar ele em modo de segurança sem necessidade.
O defender é bom exemplo sobre as questões levantadas aqui sobre correia dentada também e uma bem cuidada não tem dificuldade de rodar mais de 300 ou 400 mil kms, claro se tiver manutenção.

roberto_nascimento
11/10/2012, 15:40
Realmente, manutenção conta muito! + o tempo também conta, ainda + se os materiais de fabricação ñ forem lá essas coisas.

Esse T4 da BI q o dono desl. o carro normalmente e qdo voltou tinha óleo no chão, foi d reboque e a B.I tava condenada é meio estranho. Como q tava funcionando normalmente toda ruim. Era pro motor estar sem rendimento e etc.
A Solenóide uma original tem por R$90,00 e são 15min. pra trocar.

Realmente a maioria das pessoas ñ consertam nem fusca!
Filtros sem troca a anos e óleo c/ 35.000Km é inaceitavem. kkk
Rodar sem água tbm, o sensor de temp. mede em contato c/ a água (me corrigam se estiver errado), se ñ tiver água...

Uma coisa q ñ comentei é q os motores a Gasolina e Alcool trab. c/ pressão de injeção de por ex. 4bar.
Ja os motores a Diesel c/ pressão de ~1600bar ou 23.200psi. Não sei se existe uma certa dificultade de projetar uma Bomba/Bicos elet. p/ uma pressão tão alta...

Abraços.
Orione, o troller 2.8 estava falhando sim e o dono já tinha trocado os bicos. Com certeza o carro dá sinal, mas muitas vezes o camarada acha que por ser diesel, não quebra fácil e leva em qualquer mané. No fim das contas acaba com prejuízo. O cara gastou mais de 6 mil reais ajeitando um troller 2.8 que não tinha nem 100 mil rodados.

Walter da Camper
11/10/2012, 17:09
No caso dos Troller 2.8 a bomba mecânica, muito antes de parar, já começa a dar sinais de desgaste elevado, possiblitando a manutenção a tempo de não ficar na mão. Esse sim é um típico caso de falta de manutenção.

Sobre a válvula solenóide, este é um compontente pequeno e barato, que pode ser levado na mala de ferramentas numa expedição e, em caso de pane é muito fácil substituí-la. Além disso, em caso de emergência, o negócio é sacar a válvula e dar um jeito de cortar (ou limar) a ponta da agulha que bloqueia a passagem do combustível, fazendo o motor funcionar para sair do aperto, (o problema é que não vai desligar mais na chave, tendo que matar o motor engatando marcha e soltando lentamente a embreagem).

Fabil
21/10/2012, 11:32
na minha opniao, a durabilidade dos motores atuais é reduzida proporcionalmente ao aumento de sua pontencia.... EXPLICO;

os motores de hj sao projetados e dimensionados trabalhando no "limite" dos materias, numa equaçao de custo x beneficio, por um lados, as fabricas querem enxugar AO MAXIMO os custos de produçao mas tb querem extrair o MAXIMO possivel dos materiais empregados

até a decada de 70~80 viamos motores V8 com 5.0, 6.0 litros fornecendo miseros 150~200cv... motores diesel 4 litros fornecendo miseros 80 cv, 90cv raramente mais de 100cv... motores com bloco e cabeçote em ferro fundido, bielas pensado kilos, coletores em ferro, etc...

os motores de hj? qualquer motorizonho 1.8 / 2.0 de hj 160~200cv, bloco/cabecote em aluminio, bielas parecendo palitos de tao finas, mas necessarias p/ antigir rotaçoes proximo de 7000rpm sem nenhum problema. motores diesel de hj, com apenas 2.0 litros fornecedo 200cv ( vide o motor da Amarok)

p/ se conseguir essa potencia e torque todo, todo o conjunto trabalha proximo do limite, o que obviamente reduz a durabilidade, pode esquecer daqueles lendarios motores que duram 1.000.000 de km de retifica :mrgreen: isso nunca mais existirá

meus 2 cents

euclidesneto
21/10/2012, 15:42
Disse tudo. Não tem pra onde correr.

Willian Del Piero Rocha
21/10/2012, 17:00
Nâo tenho carro a diesel,mas está nos meus planos para o ano que vem uma cabine dupla diesel,já andei muito em s10, triton,ranger,,,,e no passado,,,,D20,,F1000.
Acompanho o tópico ,mas não tinha me manifestado,mas como o Fabiano levantou a questão que eu também concordo,falo agora,não vão encontrar motores a diesel com longevidade como os das D20 e F1000. A AUDI está vencendo as 24hs de le mans e o mundial de endurance a anos com um motor diesel,,,,mas de alto desepenho.
Pergunto, será que comprariam hilux,amarok,frontier,s10,ranger,,,,,com motores diesel de 120cv,como as ultimas d20,f1000(aproximadamente),até tem a amarok,mas vá ver a percentagem de vendas.Sem contar que os diesel das d20 e f1000 pesavam algo em torno dos 350 kg,e os atuais em torno de 200 kg.Lembre-se,,,não tem almoço grátis.....Quer diesel de alto desempenho,,,vai sacrificar a durabilidade......
Desculpem mas é a minha opinião,se meus planos derem certo,ano que vem estou com uma diesel,e sei que ela não vai rodar 400.000km sem fazer motor,,,,até porque vou vender antes......

Jorgao
23/10/2012, 06:41
Nâo tenho carro a diesel,mas está nos meus planos para o ano que vem uma cabine dupla diesel,já andei muito em s10, triton,ranger,,,,e no passado,,,,D20,,F1000.
Acompanho o tópico ,mas não tinha me manifestado,mas como o Fabiano levantou a questão que eu também concordo,falo agora,não vão encontrar motores a diesel com longevidade como os das D20 e F1000. A AUDI está vencendo as 24hs de le mans e o mundial de endurance a anos com um motor diesel,,,,mas de alto desepenho.
Pergunto, será que comprariam hilux,amarok,frontier,s10,ranger,,,,,com motores diesel de 120cv,como as ultimas d20,f1000(aproximadamente),até tem a amarok,mas vá ver a percentagem de vendas.Sem contar que os diesel das d20 e f1000 pesavam algo em torno dos 350 kg,e os atuais em torno de 200 kg.Lembre-se,,,não tem almoço grátis.....Quer diesel de alto desempenho,,,vai sacrificar a durabilidade......
Desculpem mas é a minha opinião,se meus planos derem certo,ano que vem estou com uma diesel,e sei que ela não vai rodar 400.000km sem fazer motor,,,,até porque vou vender antes......

Pra quem não acredita que motor diesel de alto desempenho roda mais que 400 mil km, sugiro que converse com um taxista europeu. Já vi taxi diesel lá com quase 600 mil km e o dono nem um pouco preocupado. Perguntei de manutenção, e ele respondeu "oil, filter and belt". E esses motores diesel menores, corrijam-me se estiver errado, possuem mais potência e chegam a giros mais altos que os usados em utilitários.

Acho errado comparar um V8 de décadas atrás que rendia 150 cv com um moderno de 300 cv.
Primeiro, um V8 de décadas atrás não chegou a 300 cv porque era inviável na época, seja por custo, por material, por competência.
As diferenças entre um V8 de 150 cv para 300 cv também não são irrelevantes.

Agora, concordo que um motor 2.0 diesel extraindo a mesma ou até mais potência que um 3.0 diesel, ainda mais levando-se em conta que eles são da mesma geração e não houve nenhum ganho significativo de tecnologia, é estranho. Ou o 2.0 diesel é uma tremenda evolução ou é um mico. Aposto na segunda opção, do contrário, já veríamos outros motores com cilindradas menores e potências equivalentes sendo adotados por diversas montadoras, coisa que não ocorreu e não ocorrerá, vide os novos lançamentos revelados.

AfraF1000
25/10/2012, 11:06
Tenho uma F1000 MWM TD229 já com 200.000 km (93/94) e tive uma SW4 (96/97), com 150.000 que tive de
vender pois já estava fumaçando pelo suspiro. Minha F1000 quase não baixa óleo, ainda. Tenho um amigo aqui no
Fórum, o Neto, que só foi fazer o motor de sua F1000 com 700.000 km, e olhe que ele "tem o pé pesaado". E conheci
gente, pelas oficinas, que suas F1000 ainda estavam com o motor "zerado" com ainda 800.000 km. Isto é fato, não
é conversa mole. Isto pode ser "negócio" para quem usa pesado sua pick-up, mas para o usuário comum, urbano e
que, raramente, anda por aí nos "off-road" da vida, não tem cabimento. Primeiro porque irá ficar com um carro velho,
com poucos recursos modernos de conforto e segurança. Segundo, terá que ter muita paciência, como eu, para não
deixar sua caminhonete "cair": cuidados com acabamento, ferrugem, manutenção e substituição quase constante de
peças diversas, enfim, isso só para quem gosta de cuidar de carro. Com uma pick-up ou SUV a diesel, nova, confortável,
e de alta perfomance, o cara não vai ter problema, se cuidar direito, pelo menos nos 5 primeiros anos. Portanto, para
a maior parte das pessoas, não faz sentido ficar com um motor que, por um lado "dura para a toda a vida" se, por
outro lado, vai ficar "enchendo o saco" em manutenção frequente de diversas peças, outras que não estejam no bloco
do motor. Tudo bem, panela velha faz comida boa, mas se não lavar, fica "pôde de feia" depois. O cabra tem que gostar
de panela de velha...

RHL
26/10/2012, 19:29
eu PERDI a fé.

voltarei a ter um veículo diesel quando tivermos combustível de qualidade nessa joça de país.

Giuberto
27/10/2012, 01:07
eu PERDI a fé.

voltarei a ter um veículo diesel quando tivermos combustível de qualidade nessa joça de país.

Esse tópico pelo visto só precisa de um padre. Conheço um padre que também perdeu a fé, mas anda de fusca.
Quando não houver mais esperança, lembrem-se que existem Maicou jéguessons. Enguiçou, salta e espeta bunda dele.