Conectar

Ver Versão Completa : Adaptações mecânicas

Fernando César Ximenes
11/08/2005, 22:07
Olá pessoal,
Sou novato no fórum e, infelizmente, estou entrando tarde no mundo jipeiro.Estou atrás do meu primeiro jeep. Ñ será uma dessas viaturas maravilhosas toda incrementada que se vê por aí. O meu será daqueles simples que a gente usa com o parabrisas reclinado sobre o capus do motor, que terá um sto. antônio o suficiente para se esticar uma capotinha de verão, que terá também umas rodas de liga leve, moderadas. Ñ pretendo utilizá-lo em trilhas pesadas onde se depara com verdadeiras vossorocas e muita lama[lama?aqui só se vê lama durante uns 04 meses por ano. Estamos no Piauí, terra querida]. Pretendo, isso sim, usá-lo na praia[as nossas são também lindas, planas, limpase de pouco movimento, onde vc. ainda compra peixe nas mão dos pescadores e arma sua barraca e toma sua geladinha na maior tranquilidade e paz c/a natureza. Por qto. tempo, ñ sei, pois os turistas, parece, que estão chegando aos poucos. No mes passado, encontrei por lá um grupão de catarinenses viajando em 03 defender 110, 02 ranger rover e 02 troller. Estava vindo dos Lençóis Maranhenses e indo p/ Jericoacoara no Ceará.
Mas, voltando ao meu primeiro jeep, hoje de manhã vi um jeep à venda, um cj 5, ano 1970, um pouco judiado, onde a água do radiador mais parecia suco de ferrugem. O motor é um AP 1.8, à álcool, carburado, que, para minha surpresa, funcionou de pronto ao ser acionado, sem engasgos ou rateadas, redondo, apesar de estar frio. O câmbio é de 04 marchas à frente e 01 à ré(adaptado?). O sujeito que me mostrou o veículoñ soube me dizer. Possui pedaleira suspensa do opala e substituiram os feixes de mola por outros da toyota band utilizando apenas as 03 lâminas maiores. Ñ fiz o test drive porque estava c/ uma cruzeta quebrada, a que fica próxima do diferencial e havia um vazamento de fluido de freio na roda tras. esquerda. Ficaram de me avisar assim que esses defeitos fossem sanados para que eu possa fazer o teste de rua. De um modo geral o que seria necessário para levantar ele seria razoável, seria algo que ñ impediria sua compra. Mas, o que realmente me preocupa são as tais adaptações mecânicas das quais ñ entendo nada. Daí o motivo de estar procurando ajuda nesse fórum, pedindo àqueles que puderem e quiserem me dêem umas dicas de comoavaliar essas adaptações que foram feitas. O motor é apropriado ao carro? E as molas, por serem + compridas do que as normais ñ tornam o carro mais flexível, com comportamento + parecido c/ carro de passeio?Bem pessoal, quero agradecer as respostas às minhas perguntas e dizer que podem acrescentar qualquer assunto que achem necessário para a solução de minha ignorância sobre o tema.

Fernando Ximenes

Em tempo, o que é T-case?

albrago
12/08/2005, 10:17
... infelizmente, estou entrando tarde no mundo jipeiro ...
Eu também tive este penssamento, mas oh Fernando, antes tarde do que nunca ...
E além do mais, uma das boas coisas deste forum é a sensação de comunidade .... temos usuários de 14 anos que é tão fera quanto outros na faixa de 20 ou 30 ou 40 e poucos anos ...

Seja bem-vindo!

Quanto as adptações .... isto já é um terreno muito pessoal, e acho que por mais detalhada que seja a descrição, nada supera uma verificação "ao vivo e a cores" ... arranje um bom mecânico de sua confiança, e que entenda de jeep e adaptações!

Alcione
12/08/2005, 10:48
Mas, o que realmente me preocupa são as tais adaptações mecânicas das quais ñ entendo nada.

Bom dia Fernando;

Seja MUUUIIIITTOOO bem vindo !

Adaptações são normais para os jipes, estas citadas por você (Ihhh. Sr.) são bem comuns, apesar do pessoal aqui da nossa região preferir motor 4,1 ao invés do AP por ter maior força em baixas rotações mas não se preocupe é uma boa mecânica para sua viatura :concordo: !! Só que terá que verificar com um bom mecânico se foram fetitas corretamente ! Algumas delas estão no meu CJ5-77 como pedaleiras suspensas do Opala, cambio 4 marchas. Muito importante v. (Ihhh. Sr. de novo!) verificar também, ou melhor ainda SEU MECÂNICO, é a reduzida (que v. não citou) os diferenciais além de tudo que você citou anteriormente.

, apesar de estar frio.

:lol: :lol: Me diga, o que é frio por aí ? estou em Curitiba são 10:20 e nosso termômetro no escritório está marcando 9º apesar do céu de Brigadeiro.

aqui só se vê lama durante uns 04 meses por ano

Se temos a desvantagem do frio, temos a vantagem de lama o ano inteiro :dance: :dance: :dance: .

Um forte abraço,

Fabio Buoso
12/08/2005, 16:02
É mais ou menos o que o pessoal já falou Fernando.
Mais importante do que as adaptações, é saber se elas foram bem feitas....pq de adaptação os jipes por aí estão cheios....portanto leve um mecânico pra checar se foram bem feitas...

Abraço e bem vindo ao Fórum.

Paulo de Tarso
12/08/2005, 16:29
E aí Fernandão! Bem vindo cara. NUUUNCA é tarde, eu tenho 51 aninhos e me sinto GURI. Veja bem com 50 anos arrumei para mim um BERNARDÃO :oops: :lol: Estou recuperando o loco, já gastei mais com o BERNARDÃO do que com todas as amantes que tive. É porrada, passei já por tres mecânicos.Mas a esperança :palmas: acredito que até o fim do ano esteja tudo pronto.Abraço jeepeiro

tuna
12/08/2005, 18:46
Olá Sr. Fernando, seja muito bem vindo, ao que me parece a adaptação do motor ap em cj é muito bem vista e preferida no norte e nordeste,(acho que essa motorização deve facilitar nas dunas, né?) aqui no sul e sudeste o pessoal prefere motores maiores de maior torque como o 4.1...
T- case é a caixa de transferência, responsável pelo acionamento da tração dianteira e da reduzida.
com relação ao câmbio se for com a ré no lugar da "5a." puxando a alavanca para cima é o câmbio original do jeep, o que não quer necessariamente dizer que seja melhor do que um 4 marchas adaptado (clarck, por exemplo), no mais seja bem vindo ao mundo do fora de estrada e prepare-se pois , apesar de todos os pesares, essa vida é só alegria.
Abraço.

Fernando César Ximenes
12/08/2005, 20:29
HGJ,

Valeu pelo encorajamento e grato pela dica.
[]"s Fernando.

Fernando César Ximenes
12/08/2005, 21:29
Alcione,
Deixando o Sr. de lado, quero agradecer os votos de boas vindas ao fórum. No teste de rua , vou examinar, também, c/muita atenção os diferenciais. Quanto ao frio, eu me expressei mal. Estava me referindo à temperatura do motor que, sendo à álcool, e por ele estar frio, poderia ter apresentado alguma dificuldade p/pegar. A n/ temperatura ambiente é sempre alta, salvo em raras ocasiões qdo. melhora um pouco. Boas trilhas.
Também um forte abraço.

Fernando César Ximenes
12/08/2005, 21:38
Fábio,

Grato pelas boas vindas ao fórum e pela dica.
[]'s

Fernando César Ximenes
12/08/2005, 21:46
Olá Paulão,

Vc. é um sujeito de sorte. Jeep e mulher tem tudo a ver. Sucesso na recuperação do loco.

Fernando César Ximenes
12/08/2005, 22:02
Tuna,
Grato pelas boas vindas ao fórum, Realmente, o motor ap é muito utilizado por aqui. No test drive examinarei se o câmbio é original ou não cfe. sua orientação.
[]'s

SmootH_
12/08/2005, 22:49
o bom é tu pega um jeep nao muito "maqueado"
é bom tu ve um com os problemas que tem a mostra, pois assim tu ja vai sabe quais os problemas do jeep, ou uma parte deles
eu fui ve 2 jeeps antes de compra o meu, um recem tinha sido reformado, tava todo bonitinho, mas quando fui anda nele, olha de perto
tinha uma instalação ilegal pra ele funciona com gas de cozinha, eles amassaram o paralama de qualquer jeito, e ao anda nele nao gostei tanto, e o outri jeep que fui ve, tava judiadinho, com a pintura mal, eletrica toda estragada, com uma das velas mal. empurramos ele, e fizemos ele pega, ele andava todo maciozinho, com o motor funcionando bem direitinho, a pesar de ta funcionando em apenas 5 cilindros, então eu optei por compra esse segundo jeep e nao o reformado, paguei 4,800 nele.
fiz uma revisão nele, arrumei a parte eletrica e to arrumando algumas coisas nele aos poucos
mas ele ta funcionando bem redondinho, nao bate, nao fuma, muito direitinho
com a eletrica toda funcionando, a maioria dos probleminhas q ele tem eu conheço...
esse jeep q tu viu parece muito legal, mas tu tem que ve se ele tem muitos problemas camuflados nele, se nao tiver legal
é isso
grande abraço!

Fernando César Ximenes
13/08/2005, 11:59
SmootH,
Acho que no teste de rua muita coisa camuflada, se existir, deverá aparecer. Ñ fiz ainda porque aguardo serem resolvidos dois problemas que impedem dele andar; uma cruzeta quebrada e vazamento de óleo de freio numa das rodas. Acho que segunda próxima isso está resolvido. Espero que tudo vá dar certo. Sabe aquela história do sujeito simpatizar, de cara,com uma coisa ou alguém? É o meu caso c/ esse jeep.
Um abração.

Alcione
14/08/2005, 22:27
Sabe aquela história do sujeito simpatizar, de cara,com uma coisa ou alguém? É o meu caso c/ esse jeep.

Então parabéns !!!!!!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: Porque pelo jeito o jipe já tem novo dono !!!!!!! Tenho a certeza que vai gostar :dance: :dance: !!!!!!! Isto pega !!!!!!!! :concordo: :concordo: :concordo:

Abraços

SmootH_
20/08/2005, 21:54
e ai??? noticias???
abraço!

Fernando César Ximenes
21/08/2005, 10:06
SmootH_,

No teste de rua, foi aprovado. Fiz uma contra proposta no preço pedido pelo proprietário que está viajando devendo retornar nesta próx. quarta-feira. A documentação está em poder dele e ñ vi ainda.
Estou naquela expectativa. Se tudo der certo enviarei uma foto.
[]'s

Alcione
22/08/2005, 08:45
Ficaremos ansiosos aguardando estas fotos !!!!
:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
Abraços,

Fernando César Ximenes
24/08/2005, 18:43
SmootH_, Alcione,

Infelizmente, a documentação da viatura está irregular.Licenciamento desde 2003 atrasado, a adaptação do motor AP ainda está irregular e o proprietário do veículo se recusou a arcar com as despesas ref. à regularização da documentação, alegando que o preço do jeep está muito barato ,12 mil. Ñ está barato porque, p/internet, já vi jeeps mais conservados e equipados do que o dele por valor menor, por isso pulei fora. Vamos continuar a busca.
Abraços,

SmootH_
25/08/2005, 21:20
eu achei bem caro pra se sincero
procura otro

torp
26/08/2005, 00:25
blz?
um conselho procura outro, pois pelo estado que vc falo e o cara ta pedindo isso ta doido

Fernando César Ximenes
26/08/2005, 13:09
Pois é, amigos, a busca continua. Tenho lido bastante sobre veículos 4x4 e agora estou maais preparado, pelo menos teoricamente, na hora de avaliar o próximo que se apresentar.
[]'s

SmootH_
26/08/2005, 22:49
legal
o meu proximo jeep acho q vai se um cj3
mas ainda ta meio longe de eu compra-lo(sonhos)
pretendo monta ele apartir de um chassi
sai um pouco mais caro, mas fica confiavel, pois tu sabe tudo oq tem no teu jeep
alem de se feito por ti, com muito carinho

Fernando César Ximenes
27/08/2005, 23:16
Sabe, SmootH, o cj3, principalmente, o 51, para mim, é o mais bonito e o que + caracteriza o jeep.Aqui, é uma raridade se encontrar um rodando ou ñ. E montar um partindo do chassi é quase inviável porque 99% das peças teria de vir de regiões distantes daqui pagando-se frete bastante alto.Que os seus sonhos sejam realizados o+ cedo possível. []'s

Alcione
28/08/2005, 20:19
12 mil. Ñ está barato porque, p/internet, já vi jeeps mais conservados e equipados do que o dele por valor menor, por isso pulei fora. Vamos continuar a busca.

Com este valor acredito que conseguirá comprar uma excelente viatura ! Boa sorte na sua busca ! :concordo:

Fernando César Ximenes
28/08/2005, 22:41
Alcione,

Assim espero.Vamos pra frente.
[]'s

Fernando César Ximenes
02/06/2006, 06:29
Olá, pessoal.

Estou ressuscitando este tópico para informar p/voces que passei do estágio dejipeiro de coração para jipeiro de fato e de direito. Depois de muitta expectativa, consegui adquirir meu 1º jeep. Apesar de estar procurando um Cj ,acabei adquirindo um JPX . É uma viatura ano 94, capota de fibra, a lata está boa, pintura nem tanto e ,internamente , os bancos estão precisando de pequenos reparos. O motor é um 2.8 da hilux, aspirado, a caixa de mudanças é a de um caminhão 3/4 D-40, da GM, de 05 velocidades p/frente, a cx. de transferência é a do próprio J, cardãs, eixo dianteiro e traseiro da toyota band, este último, flutuante, rodas da band e pneus 7.50 x 16. A suspensão é original do J. Impressões ao dirigi-lo: ele é bem esperto no trânsito da cidade, na estrada, mantém uma ótima velocidade , considerando-se que é um jipe, pois a 100 km/h,conta-giros na faixa de 2.500 rpm, vc. ñ sente aquela sensação de insegurança que se sente qdo. se está andando no limite de velocidade de um carro, ele entra firme nas curvas. Um detalhe, para sair ñ se usa a primeira porque é mto curta. O veículo quase ñ anda. Sai-se em segunda marcha. Outra coisa, ao engatar a segunda, é preciso mto. cuidado p ñ engatar a ré porque suas posições são próximas uma da outra, cuidado esse que deve ser redobrado,principalmente, para quem está ainda se adptando como eu. Aliás, em outros tópicos aqui no Fórum já li relatos de colegas proprietários de Engesa que passarqm por grande susto com suas viaturas porque o posicionamento das marchas em suas caixas de mudanças são semelhantes à deste J. Bem pessoal, é isso aí. Espero q essa viatura me dê muitas alegrias. Abraços a todos. :D

Paulo Sabra
02/06/2006, 11:00
Sr. Fernando César
Bem vindo ao mundo Off-road, como o Senhor estava até a pouco tempo, estou sonhando em camprar a minha primeira viatura. Também como o Senhor, durante este tempo de busca e procura acabei ficando informado sobre mecanica e algumas adaptações que os jipeiros utilizam para que as viaturas viquem um pouco mais confiaveis.
Parabéns, pela aquisição do JPX.

Marcelo R. A. da Cunha
02/06/2006, 16:23
Olá, pessoal.

Estou ressuscitando este tópico para informar p/voces que passei do estágio dejipeiro de coração para jipeiro de fato e de direito. Depois de muitta expectativa, consegui adquirir meu 1º jeep. Apesar de estar procurando um Cj ,acabei adquirindo um JPX . É uma viatura ano 94, capota de fibra, a lata está boa, pintura nem tanto e ,internamente , os bancos estão precisando de pequenos reparos. O motor é um 2.8 da hilux, aspirado, a caixa de mudanças é a de um caminhão 3/4 D-40, da GM, de 05 velocidades p/frente, a cx. de transferência é a do próprio J, cardãs, eixo dianteiro e traseiro da toyota band, este último, flutuante, rodas da band e pneus 7.50 x 16. A suspensão é original do J. Impressões ao dirigi-lo: ele é bem esperto no trânsito da cidade, na estrada, mantém uma ótima velocidade , considerando-se que é um jipe, pois a 100 km/h,conta-giros na faixa de 2.500 rpm, vc. ñ sente aquela sensação de insegurança que se sente qdo. se está andando no limite de velocidade de um carro, ele entra firme nas curvas. Um detalhe, para sair ñ se usa a primeira porque é mto curta. O veículo quase ñ anda. Sai-se em segunda marcha. Outra coisa, ao engatar a segunda, é preciso mto. cuidado p ñ engatar a ré porque suas posições são próximas uma da outra, cuidado esse que deve ser redobrado,principalmente, para quem está ainda se adptando como eu. Aliás, em outros tópicos aqui no Fórum já li relatos de colegas proprietários de Engesa que passarqm por grande susto com suas viaturas porque o posicionamento das marchas em suas caixas de mudanças são semelhantes à deste J. Bem pessoal, é isso aí. Espero q essa viatura me dê muitas alegrias. Abraços a todos. :D

Fernando

Parabens pela compra de um dos melhores 4x4 já fabricados!!!! :palmas:

Entra lá na area dos JPX e coloca umas fotos.

um abraço

José Augusto
02/06/2006, 16:35
Fernando, pela descrição, vc pegou um excelente veículo, cambio indestrutível, a melhor suspensão para jipes já fabricada, eixos que dispensam comentários e um motor bom o suficiente para o conjunto, valeu a pena a demora na escolha, parabens pela viatura, como o Marcelo bem lembrou bota umas fotos. :palmas:

obs.:- é provável que vc nunca utilize a 1a reduzida.

Fernando César Ximenes
02/06/2006, 23:01
Paulo Sabra,
Obrigado, Paulo.
Ñ desista. Seu sonho um dia se concretizará. Espero q seja o mais breve possível. Abraços.

Marcelo R. A. da Cunha,

Marcelo,
Alguns costumam dizer por aqui que o que é do homem o bicho ñ come. Eu nunca imaginei que essa viatura pudesse ser minha. Já a tinha visto aqui muitas vezes em algumas avenidas da cidade, passando velozmente , acompanhando o trânsito rápido dos carros de passeio. Aí eu ficava imaginando que aquele era um jeep que mta. gente gostaria de possuir, inclusive eu. Hoje está estacionado dentro da minha garagem. Quase ñ acredito. Vou tirar as fotos para apreciação dos amigos.[]'s

José Augusto,

Essa união de forças que está concentrada nesse jeep talvez esteja acima daquilo que realmente irei precisar, mas é bem melhor sobrar do que faltar. Vou providenciar as fotos.[]'s

DinoGuimaraes
03/06/2006, 02:12
satisFALA a curiosidade de um sonhador, kto pagou nesse novo brinquedo?
abracos

Fernando César Ximenes
03/06/2006, 19:46
DinoGuimaraes,

22 mil. Saiu meio salgado e tive de fazer das tripas coração. Apesar disso, estou satisfeito. O ex-proprietário me falou q a reforma do jeep ainda ñ tinha terminado qdo. precisou vendê-lo e que havia comprado algumas peças antecipadamente e q passaria p/mim, o que acabou acontecendo. A mais importante delas é um kit completo de freio à disco p/ as rodas dianteiras, q instalarei em breve. []'s

Paulo Sabra
04/06/2006, 07:23
Sr. Fernando,
Sem querer criar mais despesas para o Senhor, mas pensando apenas na oportunidade já que o JPX está acabando de ser reformado, sugiro que entre em contato com o pessoal da TOP KITS e solicite um manual de informções sobre os calços de carrocerias que garantem maior flexibilidade para as torções naturais do chassis e crrocerias sem contar com a diminuição da trasmição de vibrações. Acho que o Senhor vai gostar do que o KIT oferece.
www.topkits.com.br ou E-mail: contato@topkits.com.br

Fernando César Ximenes
04/06/2006, 14:40
Paulo Sabra,

Estarei ausente daqui até o dia 08.06, mas qdo. chegar vou mandar verificar se os calços do J são os originais ou adptados para, então, entrar em contato c/o pessoal da Top Kits. Grato pela dica. Agradecerei todas as sugestões que aparecerem. Tirei uma fotos do jeep mas verifiquei q estão fora dos padrões q o Fórum exige. Vou tirar outras e depois continuar este tópico na área dos JPX.Abraços.

Fernando César Ximenes
09/06/2006, 21:28
Amigos,

Cfe. prometido, as fotos já estão no novo tópico que abri na área dos jpx, intitulado Novo joteiro na praça. Grato pela atenção.