Ver Versão Completa : Abrindo as rodas do Willys. Duvidas.
FranciscoGualdi
07/08/2012, 10:04
Pessoal.
Pela primeira vez abri as 4 rodas do jeep para verificar como estão as coisas, é um willys 57 com eixo traseiro chavetado.
Sendo assim tenho algumas duvidas:
1. Como verificar a necessidade de troca de rolamento?
2. Qual a marca de rolamento com melhor custoxbeneficio?
3. Qual a marca de retentor com melhor custoxbeneficio?
4. Cruzetas da marcar Spicer são boas?
5. Entre a carcaça do eixo e o cubo da roda não existe junta? Isso é assim mesmo? Ferro com ferro? Estava assim na traseira e dianteira.
6. No cubo da roda dianteira existe um "copo" de bronze onde o semi-eixo trabalha dentro. Existe uma folga minima e maxima para eixo trabalhar ali dentro?
7. Como "acertar" o aperto da rosca do eixo depois de tudo montado?
Obrigado pelas repostas.
1 - Se ja desmontou, nas rodas dianteira, tires os cones (onde estão os roletes) e lave muuuuto bem com diesel e um pincel macio. Examine a graxa se tem particulas metalicas. Lave os cubos, onde estão as pistas. Examine as pistas a procura de qualquer tipo de marca ou cor diferente de um prateado bem uniforme, não deve ser espelhado. Se existirem pequenos buraquinhos esta condenado. O mesmo vale para os rolamentos dos tocos (pino mestre)
Se realmente estiverem sem marcas, se agraxa estava rasoavelmente limpa. É só reencher os cones com graxa, colocar um pouco de graxa dento do cubo (não é para encher com pá !)
2 - marcas boas existem muitas. SKF, NTN, SNR, NSK, FAG, TIMKEN, KOYO. Esta ultima não gosto muito....O custo beneficio é o mesmo para todas elas, ja pasou o tempo de se ter algum fantastico segredo industrial nestes itens...ha de se procurar na tua região qual sai mais barato e não se apegar a tradições de mecanicos velhos.
3 - retentor por definição é sabo...eu uso SAV (argentino) que é bem mais barato. Mas tome cuidado tem umas porcarias que são de "plastico reciclado"
4 - cruzeta spicer é otima, o brabo é achar
5 - no eixo traseiro, entre a carcaça do eixo e o espelho de freio eu colocava uma junta de gurnital que eu mesmo fazia. Hoje com o flutuante, tambem coloco a junta entre a carcaça do eixo e a manga.
no eixo dianteiro, tambem costumo colocar uma junta entre a manga e o munhão. Mas o ideal é olhar os manuais e ver se vai.
6 - dentro da manga de eixo que esta parafusada no munhão tem uma bucha de bronze. Deve custar menos de 10 pilas...por via das duvidas troque. A folga ideal creio que seria algo deslizante se bem engraxado, mas sem folga.
7 - O aperto da porca do eixo dianteiro que da a pre carga dos rolamentos é feita com uma balança de peixeiro. Vou procura o text que o Leopoldo fez ha tempos e passei para PDF e posto mais tarde
No eixo traseiro que sua rolamento conico é interessante ver o manual do mecanico, pois ja não suo faz algum tempo
FranciscoGualdi
07/08/2012, 14:10
1 - Se ja desmontou, nas rodas dianteira, tires os cones (onde estão os roletes) e lave muuuuto bem com diesel e um pincel macio. Examine a graxa se tem particulas metalicas. Lave os cubos, onde estão as pistas. Examine as pistas a procura de qualquer tipo de marca ou cor diferente de um prateado bem uniforme, não deve ser espelhado. Se existirem pequenos buraquinhos esta condenado. O mesmo vale para os rolamentos dos tocos (pino mestre)
Se realmente estiverem sem marcas, se agraxa estava rasoavelmente limpa. É só reencher os cones com graxa, colocar um pouco de graxa dento do cubo (não é para encher com pá !)
2 - marcas boas existem muitas. SKF, NTN, SNR, NSK, FAG, TIMKEN, KOYO. Esta ultima não gosto muito....O custo beneficio é o mesmo para todas elas, ja pasou o tempo de se ter algum fantastico segredo industrial nestes itens...ha de se procurar na tua região qual sai mais barato e não se apegar a tradições de mecanicos velhos.
3 - retentor por definição é sabo...eu uso SAV (argentino) que é bem mais barato. Mas tome cuidado tem umas porcarias que são de "plastico reciclado"
4 - cruzeta spicer é otima, o brabo é achar
5 - no eixo traseiro, entre a carcaça do eixo e o espelho de freio eu colocava uma junta de gurnital que eu mesmo fazia. Hoje com o flutuante, tambem coloco a junta entre a carcaça do eixo e a manga.
no eixo dianteiro, tambem costumo colocar uma junta entre a manga e o munhão. Mas o ideal é olhar os manuais e ver se vai.
6 - dentro da manga de eixo que esta parafusada no munhão tem uma bucha de bronze. Deve custar menos de 10 pilas...por via das duvidas troque. A folga ideal creio que seria algo deslizante se bem engraxado, mas sem folga.
7 - O aperto da porca do eixo dianteiro que da a pre carga dos rolamentos é feita com uma balança de peixeiro. Vou procura o text que o Leopoldo fez ha tempos e passei para PDF e posto mais tarde
No eixo traseiro que sua rolamento conico é interessante ver o manual do mecanico, pois ja não suo faz algum tempo
Tem algumas partes nas rodas dianteiras, como a luva de cobre e onde os rolamento vão apoiados, tudo pinicado, parece q pegaram algo ponti-agudo e foram batendo. É isso que vc quiz dizer com "pequenos buraquinhos" no item 1?
Valeu!
sim este pinicado é o começo de tudo !
Esta ai uma pequena lista do que voce pode encontrar. Depois de muito bem lavado, olhe e compare. O nome das fotos vai indicar a origem.
Em falha de lubrificação voce ve o cone com dois roletes. Esta sem a gaiola que ja deve ter ido pro céu. Estes buracos aparecem pequenos e rapidamente vão se espalhando, o material que saiu do primeiro buraco é esmagado pelos roletes e ai surge mais uma escamação até algum rolete saia do lugar, trave o conjunto, cause um baita super-aquecimento, tempere a manga ou semi-eixo e por fim a quebra catastrofica.
O triste que por falta de limpeza num cubo, por usar graxa contaminada, por ambiente sujo (deveria lavar os paralamas antes de ter começado a desmontar) o conjunto ja nasce contaminado e fadado a uma durabilidade muito menor.
Verifique as mangas dianteiras. Veja que o metal não deve estar mais limpo como original, deve ter manchas pretas aqui e ali. Normalmente existe uma coincidencia entre as manchas e os locais com mais escamação. Verifique se não tem tricas ou amassados nas mangas e em especial se o local onde o retentor encosta na manga não esta gasto. Senão é por ali que começa entrar sujeira.
tem este em ingreis e tem a pagina do forum la de antigamente...pena que o pdf esta uma meleca
Marcelo.CJ5
05/05/2014, 21:00
...
Uma dúvida nesse item. Como eu faço para trocar os retentores de roda traseiros?
Meu jeep está vazando óleo na ponta de um dos eixos traseiros, e no rodar, se espalha pela roda.