PDA

Ver Versão Completa : Instalação errada de bateria

betomonk
05/08/2012, 21:25
Boa noite a todos.

Hoje eu tive um problema com minha Grand Cherokee Laredo e precisava do auxilio de vcs se for possível.

Minha bateria estava com problema e comprei uma nova ontem, informando qual carro ao vendedor, inclusive levando a antiga a loja. Na hora de colocar a bateria, foi fixada o polo positivo e ao fixar o negativo houve grande centelhamento e começou a sair fumaça próximo a caixa de fusiveis. Tal procedimento levou de 5 a 10 segundos. Foi quando se observou que os polos da bateria estavam invertidos. O carro estava todo desligado, a ignição estava em OFF e o rádio estava desconectado. A bateria foi colocada na posição certa e o carro ligou/funcionou normalmente, com exceção do seguinte:

1- Os indicadores do painel (farol, cinto de segurança, freio de mão, check engines, etc...) com exceção do indicador do ABS não estavam funcionando;

2- O demonstrador do alternador indica que o alternador não está funcionando;

3- Ao abrir a porta não acende a luz do interior, somente funcionando quando vira a chave (não é necessário dar a partida);

4- Quando vira a chave, faz o barulho normal de quando aparece os indicadores do painel antes de se dar a partida.

Gostaria se possível que alguém pudesse me dar uma luz, para pelo menos me basear no que terei de fazer.

Grato desde já, um abraço a todos.
Gilberto.

andretomasi
06/08/2012, 10:33
A primeira coisa é verificar todos os fusíveis na caixa do cofre do motor, e na caixa de fusíveis ao pé do passageiro na cabine. Foi a loja quem ligou errado ou foi você mesmo? Se foi a loja eles tem que arcar com os custos da cagada.

[ ]'s

andretomasi
06/08/2012, 10:42
PS: Quanto ao alternador, com certeza deve estar morto, leva em um auto-elétrico, e reze pra que o regulador de voltagem no módulo não tenha queimado.

[ ]'s

betomonk
10/08/2012, 11:36
Ainda estou aprocura de um bom eletricista, mas, observei que não é só o indicador do alternador que não está funcionando, o de combustível, o de rpm, odômetro, velocímetro e de temperatura também não estão.

doposss
29/09/2012, 17:56
Olá pessoal, sou novo no forum, porem fico sempre pegando algumas dicas! Tenho uma Grand Cherokee Limited 95 a 3 anos e até agora só foram alegrias. recentemente tive um problema semelhante ao do Gilberto que inverteu os polos da bateria. No meu caso 'fritou" o modulo após eu ligar com as polaridades certa. Comprei um modulo usado no Ebay o qual ao ligar funcionou o motor e todas as outras funcões, exceto o voltimetro que está marcando 12V. Percebi que está queimado o fusível de 80A que fica na caixa de fusivel proximo da bateria. Estou receoso de substituir o fusivel e queimar novamente o modulo, pois disseram que quando se liga os polos da bateria invertidos o primeiro que "pifa" é o alternador e se ele estiver em curto pode danificar o modulo. Alguém poderia me dar uma dica neste respeito?
Gilberto espero tenha resolvido o problema com seu Jeep, caso não, minha dica é trocar o modulo.

Gostaria de parabenizar a todos que dispõe de seu tempo para ajudar outros!

Arnaldo.

thiagomartins
29/09/2012, 21:13
Amigo, eu seguiria o conselho reportado e verificaria a existência de fusíveis queimados, bem como possíveis fios que possam ter derretido e grudado uns nos outros, o que pode ocorrer no caso de um curto.

doposs, antes de trocar o fusível, em seu lugar eu procuraria uma auto elétrica para aferir a medição que está saindo do alternador/regulador de voltagem, para ver se o mesmo está em curto ou não. Creio ser essa a melhor maneira de saber se o mesmo está em bom funcionamento.
Posso estar errado, mas acho que se o alternador estivesse em curto, iria sobrecarregar todo o sistema, inclusive o módulo. Mas isso quem vai lhe dizer é um bom eletricista.

Certa vez ao ligar o carro notei que o mesmo estava todo confuso: aceleração irregular, faróis piscando, e o voltímetro na casa dos 18... Primeira coisa que me veio a cabeça, e eu estava certo, eram as conexões da bateria frouxas (mechânico não tinha apertado direito)... Foi apenas parafusar certinho que tudo se normalizou... Mas isso me chamou a atenção para qual frágil é o sistema, devido a uma mal conexão na bateria...

Abraços, e compartilhe conosco sua solução.

doposss
01/10/2012, 12:19
Obrigado pelas dicas Thiago, irei pedir para um eletricista verificar o alternador e logo posto o resultado.

Arnaldo

doposss
06/10/2012, 18:26
Olá,
Gilberto, como ficou a situação do seu Jeep?
Ainda não levei o Jeep no Eletricista, pois apesar de estar funcionando, fico preocupado de ficar no caminho devido a não estar carregando a bateria. Porem fiz o teste direto no alternador com o motor funcionando e o mesmo acusou 30V na saida. Deve estar queimado. Irei tira-lo do carro e levar para consertar. vamos ver no que dá.
Abraços, Arnaldo.