PDA

Ver Versão Completa : Consumo ... Rural com motor 4.1 alcool

sebastiao colombi
04/08/2012, 18:37
Prezados amigos tenho uma rural 72 motor gm 4.1 alcool original ela esta com carburador h34 revisado

mas confesso que estou assustado com o consumo na estrada em torno de 2.5 velocidade cruzeiro 100/110

ela esta com pneus 33 aro 15 cambio clarck 4 m e relaçao 11/45 e uma trmenda rural para pista e trilhas
mas esta me deixando desanimado me falaram e trocar por outro carburador??? mas qual

se aguem tem esta configuraçao e sua viatura e puder me dar umas dicas agradeços ok Obrigado

Marco-Maga
05/08/2012, 20:36
Prezados amigos tenho uma rural 72 motor gm 4.1 alcool original ela esta com carburador h34 revisado

mas confesso que estou assustado com o consumo na estrada em torno de 2.5 velocidade cruzeiro 100/110

ela esta com pneus 33 aro 15 cambio clarck 4 m e relaçao 11/45 e uma trmenda rural para pista e trilhas
mas esta me deixando desanimado me falaram e trocar por outro carburador??? mas qual

se aguem tem esta configuraçao e sua viatura e puder me dar umas dicas agradeços ok Obrigado

Sebastião,

Não existe omelete sem quebrar ovos..
6cc é isso ai...
Na minha f e na minha Rural tenho um OHC 4cc original, na estrada ela faz 8kl...
lembrando que a minha F esta tb com pneus 33' e relação 43x8...

georgevalle
06/08/2012, 08:10
É Sebastião a minha é um 4.1i da silverado e pelo que lembro (estava parada a mais de 3 anos agora que resolvi fazer funcionar novamente) fazia na cidade de 3 a 3,5 e na estrada de 4 a 5 km/l dependia do pé isso no álcool na gasolina era na cidade de 4 a 4,5 e 5,5 a 6 na estrada.

sebastiao colombi
06/08/2012, 19:54
entao marcos mas 2.5 na estrada acho pouco no minino 3.5 a 4 a minha esta com carburador h34

me disseram que o 3e original do opala seria um pouco mais economico ???

Júnior_NF
08/08/2012, 11:49
Olá Sebatião,

Motor 6 cc no alcool a 100/110 km/h acredito que é isso ai mesmo. Na minha vou utilizar o 4.9i e quanto ao consumo resolvi da seguinte forma... vou instalar um tanque de 100 litros :chorandoderir:... não tem muito o que fazer... motor grande não combina com economia

Forte abraço,

Sebastião,

Não existe omelete sem quebrar ovos..
6cc é isso ai...
Na minha f e na minha Rural tenho um OHC 4cc original, na estrada ela faz 8kl...
lembrando que a minha F esta tb com pneus 33' e relação 43x8...

sebastiao colombi
08/08/2012, 12:18
entao |Junior e novembro fui pra ilha bela e ela fez 3.5 ai mandei ta uma geral no carburador piorou o consumo

certa que estava o os chicre um pouco menores .... meu carbura e o H34 me disseram que o 3e original da gm seria(seria) um pouco mais economica ????

Júnior_NF
08/08/2012, 13:14
Sebastião,

Pq vc não procura o sistema de injeção eletronica da 4.1 e coloca no motor novamente, com certeza vc terá mais economia tanto na cidade como na estrada.

Abraço,

entao |Junior e novembro fui pra ilha bela e ela fez 3.5 ai mandei ta uma geral no carburador piorou o consumo

certa que estava o os chicre um pouco menores .... meu carbura e o H34 me disseram que o 3e original da gm seria(seria) um pouco mais economica ????

Gustavo de Olliveira
08/08/2012, 14:30

Sebastião , de repente o cara que deu a geral no carbura fez merda, a intenção pode até ter sido boa mas mexeu na configuração do carbura que estava te atendendo...
Certa vez o meu meca trocou o jicles pra experimentar o consumo, colocou menores , o jipe passou a engasgar , ficou lerdo prá acelerar e o pior passou a gastar mais ... Era um motor OHC.
O 3E dizem que enxarca mais fácil em rampas ( barrancos) pois a boia dele trabalha mais alta.
Vai no meca e verifica a tabela de jiclagem, e difusores para esse carburador para o 4.1, manda deixar original.

mauro balmiza
08/08/2012, 14:55
pneus 33, alcool, e o pior MOTOR DINOSSAURICO 4.1 DA GM ? amigo não existe milagre, jogue esse motor no lixo, eu já tive jeep com motor de 6cc que fazia 9 km por litro na gasolina(galloper 3.0)....minha rural 6 cc motor willys faz 7 km por litro de gasosa,,,motor GM é um projeto ultrapassado, faça uma ancora com esse motor

sebastiao colombi
08/08/2012, 20:06
E isso ai mesmo gustavo vou voltar na configuraçao que estava,agora quanto ao motor 4.1 e um otimo motor 2.5 pra 3.5 pra quem anda bastante ja e uma diferença razoavel.... e pra trilhas este motor vai muito bem

Gustavo de Olliveira
09/08/2012, 08:08
pneus 33, alcool, e o pior MOTOR DINOSSAURICO 4.1 DA GM ? amigo não existe milagre, jogue esse motor no lixo, eu já tive jeep com motor de 6cc que fazia 9 km por litro na gasolina(galloper 3.0)....minha rural 6 cc motor willys faz 7 km por litro de gasosa,,,motor GM é um projeto ultrapassado, faça uma ancora com esse motor

O Mauro tá certo que o projeto do motor 4.1 já é bem antigo apesar de estar sendo fabricado até 98 (que eu saiba) saindo nos omega e silverado da vida, motores powerteck's com atualizações feitas pela Lotus mas comparar ele com o 6cc da Willys como se o BF161 fosse melhor ai já é demais.
O Bf é muito bom serviu e serve demais as viaturas , não desmereço , mas a fama dele se vc não sabe era inclusive na época :" ANDA QUE NEM 4CC E BEBE QUE NEM V8 "
Aqui na região se usa esse motor até ele abrir o bico , depois vira poita pois é muito caro prá retificar inteiro, só da turma já se foram 4 , substitui se por opala 4 e 6 canecos ... ontem retiramos um de uma F75, vai entrar um 4.1 ano 90 de 140 hp. esse vai aguentar pau pro resto da vida sem reclamar.
As viaturas da turma aqui são prá trilha, nada precisa ser original , não somos muito adeptos de exposições de carros antigos e originais.
O projeto do Bf é dos anos 50 em se falando de consumo na gasosa dá empate. Em força... o 250 torce ele no meio

lmaimone
09/08/2012, 08:19
O meu engesa com o motor 4.1 a alcool, o H34, cambio automatico e pneus 37x14,5 faz 3km/l na estrada

O seu carburador está desrregulado.

sebastiao colombi
09/08/2012, 12:39
EU ACREDITO QUE SIM O MECANICO DV TER AUMENTADO OS CHICRE porque ela estava um pouco engasgando no saida,

e vou voltar na configuraçao anterior

Quanto a fazer 2.5/ 3.5 normal e isso mesmo milagre ninguem faz ( Ou pode fazer ne rss)

antonio umino
09/08/2012, 17:17
Vc falam em 4.1 motor de opala a alcool 2,5 km litro ou até 3.5. seria até razoavel.
Com motor BF 161 original 6 cilindros a Gasolina. a nossa rural está fazendo 8 km, logico andando a 80 90 por hora.
com diferencial 11x47 e traçada. acho que comparado as viaturas novas fazendo 7 já tá bom demais.
até mais.

Gustavo de Olliveira
10/08/2012, 07:54
Vc falam em 4.1 motor de opala a alcool 2,5 km litro ou até 3.5. seria até razoavel.
Com motor BF 161 original 6 cilindros a Gasolina. a nossa rural está fazendo 8 km, logico andando a 80 90 por hora.
com diferencial 11x47 e traçada. acho que comparado as viaturas novas fazendo 7 já tá bom demais.
até mais.

Grande Antonio Umino , como está meu amigo !
E os barracão de frango ? estão vazios ou tá enchendo de carro veio ? Brincadeira !
O Bf apesar de ser 6 canecos é 2.6 cc daí ele ser "econômico"
O 250 do opala faz ai os 3.5 por litro , empurrando um trator que nem descreveu nosso colega Imaimone e seu engesa 4.1 com pneus 37"...
Na gasolina empurrando uma Rural na mesma configuração que a sua , na estrada deve fazer uns 7.
abç. defendendo os 250 rsrsrs.

georgevalle
10/08/2012, 09:31
É realmente o Mauro fez um comentario infeliz, dizer que os motores GM da linha do 151 ou 250 (por ultimos os 4.1) são ultrapassados foi uma insensatez pois se não me engano estes motores são fabricados até hoje nos USA e exportados para equiparem principalmente lanchas pois em questão de robustez, força e durabilidade são incomparáveis aos BF's, acredito que o Mauro seja um entusiasta dos carros originais (tambem sou) mas em questão de "performance" em trilhas claro que a configuração original das nossas viaturas não servem mais e é exatamente por isso que os jeep's, f-75 e rurais são os carros mais evoluidos do planeta pois a maioria mantem o visual característico dos originais e em questão de powertrain estão em constante evolução, ja vi um jeep até com motor de corcel (sem desmerecer este motor tambem) era muito econômico (era de dar inveja a muito 1.0) mas na trilha não servia o dono mudou para um GM 151 e ficou muito satisfeito.

antonio umino
10/08/2012, 11:28
Grande Antonio Umino , como está meu amigo !
E os barracão de frango ? estão vazios ou tá enchendo de carro veio ? Brincadeira !
O Bf apesar de ser 6 canecos é 2.6 cc daí ele ser "econômico"
O 250 do opala faz ai os 3.5 por litro , empurrando um trator que nem descreveu nosso colega Imaimone e seu engesa 4.1 com pneus 37"...
Na gasolina empurrando uma Rural na mesma configuração que a sua , na estrada deve fazer uns 7.
abç. defendendo os 250 rsrsrs.

Gustavo. Pior que vai acabar virando deposito de carro velho... Agora encostaram uma Belina ano 80. até que a vista é boa, dá até pra recuperar. Mas o cambio 4 marchas tá travado. mas vou acabar tirando peças..
Voltando ao assunto.. A comparação que faço é que os carros Modernos flex. na mesma cilindrada não faz 8 km por litro, segundo os testes que tenho acompanhado... Então a Rural fazendo 7 a 8 km por litro tá bom demais.... Pois agora com a velocidade controlada e com tanto pardal e ultimamente um tipo de farolete que estão usando (escondido) as multas ficam um pouco salgadas, e quem anda na rodovia ou mesmo na cidade tem que obedecer a placa de sinalização de velocidade. Então nada vale ter um carro (viatura) potente que dá velocidade mas acaba sendo multado por câmera, farolete, pardal e tal.... não vale a pena.
Mas é isto aí. Mas sinceramente o motor do Opala 4.1 tanto a alcool (etanol)como a gasolina é um motor que não pode ser desconsiderado.
Ok. Um abraço... Penapolense...terra da Sabrina Sato.

Géderson Viero
10/08/2012, 12:58
Comparar Bf com 4.1 é brincadeira, mas deixando de lado os saudosismos e preferências, o essencial no seu caso é saber qual o uso da sua viatura, se pra trabalho ou pura e simples diversão! Se pra diversão não ha falar em economia, pois não existe desempenho com economia fique certo disso. Se vc usa no dia-dia pra trabalhar vou te dar uma dica porca ja esperando as pedradas,kkkkk, conheço muitas pick-up com seu belo GM 250 trabalhando com carburador de fusca. Nunca fiz isso e particularmente acho um crime, mas quem usa diz ter reduzido o gasto de combustivel de forma considerável, agora , não esqueça que com esse carburador seu motor vai ficar engasgando. Abraço e boa sorte!

Gustavo de Olliveira
13/08/2012, 08:06
Comparar Bf com 4.1 é brincadeira, mas deixando de lado os saudosismos e preferências, o essencial no seu caso é saber qual o uso da sua viatura, se pra trabalho ou pura e simples diversão! Se pra diversão não ha falar em economia, pois não existe desempenho com economia fique certo disso. Se vc usa no dia-dia pra trabalhar vou te dar uma dica porca ja esperando as pedradas,kkkkk, conheço muitas pick-up com seu belo GM 250 trabalhando com carburador de fusca. Nunca fiz isso e particularmente acho um crime, mas quem usa diz ter reduzido o gasto de combustivel de forma considerável, agora , não esqueça que com esse carburador seu motor vai ficar engasgando. Abraço e boa sorte!

Então Gederson, o carburador original H34 do GM 4.1 já estrangula o motor. Só de trocar por um 3E já melhora a potencia pq alimenta melhor, mas o 3E é ruin pára trilheiro pq a boia trabalha muito alta.
Se alguém usa esse motor com carbura de fusca, pode acontecer o seguinte, mistura muito pobre ( pouco combustível) , isso super aquece os pistões, isso quebra canaleta de pistão , que arrebenta o cilindro.
e o motor vai pro saco. Ótima economia ...
O mistura ar/combustível quando entra no cilindro ajuda a refrigerar o motor !

Géderson Viero
13/08/2012, 21:05
Como disse não fiz em nem faria para mim!!!!!!!