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Ver Versão Completa : Luz "verificar motor" PUMA acesa



rodrigoboscardin
29/07/2012, 23:33
Olá amigos!

Hoje fiz uma viagem de 450 km, só desliguei uma vez para abastecer... chegando na cidade, desliguei e quando liguei novamente, andei aproximadamente 1 km e percebi que a luz de verificar motor estava acesa (é uma luz igual da injeção de carro). Vi no manual que esta luz indica uma avaria no motor...

Comigo tinha acontecido uma vez qdo troquei filtro de ar... depois da troca ficou acesa por +- 1 dia e desligou... o filtro de ar que está agora foi trocado há 5.000 km e foi comprado de um representante da Bearmach.

Alguem tem ideia do que pode ser? O motor está normal, nunca baixou oleo, nunca esquentou e está com 75.000km.

Abraços

Rodrigo

ferramenteiro
30/07/2012, 10:11
Rodrigo, isso aconteceu comigo uma vez, acendeu a luz mas aparentemente nada de anormal no motor. Passei um scanner lá na Moraz e acusava alguma coisa no sensor MAF. Resetaram o erro e nunca mais voltou.
Acabei comprando em um viagem esse aparelho: ScanGauge - Trip Computer + Digitial Gauges + ScanTools (http://www.scangauge.com/). Além de monitorar diversos parâmetros do motor tem função de scanner e com ele posso descobrir o código de erro. Além disso posso resetar o erro para que a luz do painel se apague.

No seu caso notou alguma difença no motor depois que a luz acendeu?

Abraço



Olá amigos!

Hoje fiz uma viagem de 450 km, só desliguei uma vez para abastecer... chegando na cidade, desliguei e quando liguei novamente, andei aproximadamente 1 km e percebi que a luz de verificar motor estava acesa (é uma luz igual da injeção de carro). Vi no manual que esta luz indica uma avaria no motor...

Comigo tinha acontecido uma vez qdo troquei filtro de ar... depois da troca ficou acesa por +- 1 dia e desligou... o filtro de ar que está agora foi trocado há 5.000 km e foi comprado de um representante da Bearmach.

Alguem tem ideia do que pode ser? O motor está normal, nunca baixou oleo, nunca esquentou e está com 75.000km.

Abraços

Rodrigo

rodrigoboscardin
30/07/2012, 11:42
Olá Rafael! Obrigado pela resposta.

Qual modelo vc comprou que dá certo para a defender Puma?
Tem 3 tipos: ScanGauge II, D e E... Sabe o preço lá fora? Me interessei em comprar um desses.

Aqui na cidade tem uma concessionaria da Ford caminhoes, que vende as Ford Transit... liguei lá e ele tem o scanner, vou tentar passar...

O motor está funcionando 100% OK...

Abraços

Rodrigo

rafael.0302@gmail.com
30/07/2012, 12:28
Caro Rodrigo,
Sugiro que você mande TROCAR o chicote da injeção eletrônica. O chicote mais curto, que vem de fábrica, pode apresentar alguma imprecisão de contato com o tempo. E faz acender a luz amarela...
Não se preocupe quanto a algum problema no motor. Ao acender a luz amarela, o motor entrou em modo de segurança e restringiu a sua aceleração. Nessa condição você pode ainda rodar sem nenhum problema até encontrar o socorro necessário.
Abraço,
Rafael Pugliese



Olá amigos!

Hoje fiz uma viagem de 450 km, só desliguei uma vez para abastecer... chegando na cidade, desliguei e quando liguei novamente, andei aproximadamente 1 km e percebi que a luz de verificar motor estava acesa (é uma luz igual da injeção de carro). Vi no manual que esta luz indica uma avaria no motor...

Comigo tinha acontecido uma vez qdo troquei filtro de ar... depois da troca ficou acesa por +- 1 dia e desligou... o filtro de ar que está agora foi trocado há 5.000 km e foi comprado de um representante da Bearmach.

Alguem tem ideia do que pode ser? O motor está normal, nunca baixou oleo, nunca esquentou e está com 75.000km.

Abraços

Rodrigo

rafael.0302@gmail.com
30/07/2012, 12:31
Caro Rodrigo,
Peço-lhe a gentileza de nos informar se a Ford tem condições de prestar essa assistência, tendo em vista a possibilidade de software ligeiramente diferente e também diferente o conector de leitura...
Abraço,
Rafael Pugliese



Olá Rafael! Obrigado pela resposta.

Qual modelo vc comprou que dá certo para a defender Puma?
Tem 3 tipos: ScanGauge II, D e E... Sabe o preço lá fora? Me interessei em comprar um desses.

Aqui na cidade tem uma concessionaria da Ford caminhoes, que vende as Ford Transit... liguei lá e ele tem o scanner, vou tentar passar...

O motor está funcionando 100% OK...

Abraços

Rodrigo

rodrigoboscardin
30/07/2012, 16:02
361697361698361699Pessoal, tirei o filtro de ar para dar uma olhada e o mesmo estava destruido. Vejam as fotos.. nunca tinha visto disso.. comprei em uma representante da Bearmach... Será que tem que colocar filtro original da Land? Se sim, onde comprar fora a concessionaria?

Estou trocando agora e torcendo para que apague a luz.. vamos ver.

Amanhã vou passar na concessionaria ford e dizer se deu certo.

Abraços

Rodrigo

rodrigoboscardin
30/07/2012, 16:03
Esqueci de falar que este filtro estava com 5.000 km rodados.

rafael.0302@gmail.com
30/07/2012, 16:22
Caro Rodrigo,
Filtros, lubrificantes, revisão, SEMPRE de acordo com a especificação do fabricante. Nada menos! O tamanho de um filtro alternativo por estar de acordo com o compartimento de instalação, mas pode não ser satisfatório em relação ao número de elementos filtrantes...
Com o Puma, tenha boa atenção quanto ao filtro de óleo diesel, que costuma ser muito exigido em razão da AUSÊNCIA do sedimentador (próprio dos TDis).
Abraço,
Rafael Pugliese



361697361698361699Pessoal, tirei o filtro de ar para dar uma olhada e o mesmo estava destruido. Vejam as fotos.. nunca tinha visto disso.. comprei em uma representante da Bearmach... Será que tem que colocar filtro original da Land? Se sim, onde comprar fora a concessionaria?

Estou trocando agora e torcendo para que apague a luz.. vamos ver.

Amanhã vou passar na concessionaria ford e dizer se deu certo.

Abraços

Rodrigo

rodrigoboscardin
30/07/2012, 16:25
Conversei agora com o pessoal da Bearmach.. este filtro é para Land motor Puma... não tem diferença de tamanho.. inclusive ele me disse que este filtro é o mesmo da Disco 3 ou 4 (nao lembro)... e que vende muito e que nunca teve esse tipo de problema...

Eu troco oleo de motor e filtro de motor, diesel e ar a cada 10.000km... a fábrica pede motor com 10 mil e filtro de ar e diesel com 20 mil...

Abraço

Rodrigo

rafael.0302@gmail.com
30/07/2012, 16:32
Caro Rodrigo,
Quanto ao tamanho, ok. Mas e quanto aos ELEMENTOS FILTRANTES?
Quando você for a uma loja, peça um filtro DE ÓLEO TECFIL e um MANN. Um em cada mão. Balance-os, como se estivesse medindo o peso.
Sinta a diferença de peso entre eles. É a diferença dos elementos filtrantes.
O MANN é muito superior!! Mas o TECFIL é mais barato...
Abraço,
Rafael Pugliese

rodrigoboscardin
30/07/2012, 16:39
Ah sim.. entendo... diferença de marca.. isso sim...
Mas eu nunca tinha visto aconteceu isso com um filtro.. acredito que nao poderia acontecer, nem com as piores marcas.

Liguei na concessionaria agora, preço minimo, chorado do filtro R$ 188,00 - original.

Alguma dica de algum lugar? esse valor é justo?


Abraços

rodrigoboscardin
30/07/2012, 16:53
Acabei de trocar o filtro, desliguei a bateria, e a luz amarela continua acesa... amanha vou dar uma passada na concessionaria ford para ver se dá certo.

rafael.0302@gmail.com
30/07/2012, 16:55
Veja aqui: Filtro de Ar Defender Puma - Defender Peças para Land Rover (http://www.seventysix4x4.com.br/defender/phe500060.html)
Anunciaram por R$ 43,90.
Se for Mann e atender ao Part Number: PHE500060, compre!
Eu comprei no Chile e instalei lá mesmo, por aproximadamente R$ 35,00!!
Abraço,
Rafael Pugliese

rafael.0302@gmail.com
30/07/2012, 17:01
Legal! Aposto que é o chicote da injeção... (ou seja: uma bobagenzinha à toa).
Depois avise a gente.
Abraço,
Rafael Pugliese

ferramenteiro
30/07/2012, 17:02
Rodrigo,

Troquei o meu na Moraz por 140,00, 41-3333-6465

O que eu comprei é o ScangaugeII

ferramenteiro
30/07/2012, 17:14
Rodrigo, só por curiosidade como esta o consumo da sua 110? Qual sua autonomia com um tanque?

Abraço

rodrigoboscardin
30/07/2012, 17:18
Este filtro é o mesmo que o pessoal vende por aí... produto ruim...

Obrigado pela dica.


Veja aqui: Filtro de Ar Defender Puma - Defender Peças para Land Rover (http://www.seventysix4x4.com.br/defender/phe500060.html)
Anunciaram por R$ 43,90.
Se for Mann e atender ao Part Number: PHE500060, compre!
Eu comprei no Chile e instalei lá mesmo, por aproximadamente R$ 35,00!!
Abraço,
Rafael Pugliese

rodrigoboscardin
30/07/2012, 17:19
Rafael.... liguei no Moraz e ele tem lá!.. vou ver se consigo ir amanha pra Curitiba ver isso.

Blz, vou comprar um desse pela Amazon.com!

Vlww


Rodrigo,

Troquei o meu na Moraz por 140,00, 41-3333-6465

O que eu comprei é o ScangaugeII

isaianet
30/07/2012, 17:46
Rafael.... liguei no Moraz e ele tem lá!.. vou ver se consigo ir amanha pra Curitiba ver isso.

Blz, vou comprar um desse pela Amazon.com!

Vlww


Rodrigo, tudo bem?

Desmonte a sua MAF e dê uma limpada nela!

Como seu filtro literalmente explodiu, é bem provável que existam restos de elemento filtrante presos nela.

Não sei como é a MAF dos Pumas, mas normalmente em outros carros ela tem uma tela plástica, então é bem provável que tenha restos lá presos dificultando a leitura e dando o erro no painel.

Abs!

rodrigoboscardin
30/07/2012, 17:52
Rafael, cidade 9,5 km/l - estrada não passando de 120km/h - 10,5 km/l

A sua é mais ou menos isso tb?

Vc tem feito revisões na Euroimport ou no Moraz? Tem algum plano de revisão?


Rodrigo, só por curiosidade como esta o consumo da sua 110? Qual sua autonomia com um tanque?

Abraço

Victor T. Araujo
30/07/2012, 17:54
Caro Rodrigo ,

Ano passado passei por esse sofrimento , meu Defender teve um problema semelhante ou talvez igual ao seu tudo iniciou pela péssima qualidade do nosso Diesel , moro em Manaus e por aqui ainda não tinha técnicos preparados para resolver , entre várias indicações de mecânicos , tipo leva ali ou leva aqui , bagunçaram com o motor do meu carro / puma , foi quando resolvi dividir o meu desconforto com os colegas do Forum que me ajudaram muito , conheci o Fraga que me orientou a encaminhar o carro para uma autorizada Land Rover (as mas próximas , uma em Fortaleza e outra em Cuiabá) optei por Cuiabá ( Frete carissmo ) era a maneira que eu tinha para salvar meu carro após três meses , o que vc fez eu fiz inclusive levando o carro para rastear na Ford Caminhões , equipamento não serviu , resumindo meu carro chegou na autorizada com 33 tipos de erros , e o problema era apenas uma valvula entupida , que foi trocada o carro está maravilhoso e hj sigo a risca a troca do filtro de combustivel a cada 5.000 KM , se quiser mas detalhes , meu email - vtapajos@uol.com.br .

Abraços a Todos







Olá amigos!

Hoje fiz uma viagem de 450 km, só desliguei uma vez para abastecer... chegando na cidade, desliguei e quando liguei novamente, andei aproximadamente 1 km e percebi que a luz de verificar motor estava acesa (é uma luz igual da injeção de carro). Vi no manual que esta luz indica uma avaria no motor...

Comigo tinha acontecido uma vez qdo troquei filtro de ar... depois da troca ficou acesa por +- 1 dia e desligou... o filtro de ar que está agora foi trocado há 5.000 km e foi comprado de um representante da Bearmach.

Alguem tem ideia do que pode ser? O motor está normal, nunca baixou oleo, nunca esquentou e está com 75.000km.

Abraços

Rodrigo

ferramenteiro
30/07/2012, 18:28
A minha ta fazendo uns 8,5Km/l, mas tá com pneu MUD 285/75.

Tô fazendo as revisões lá na Moraz, com o Cesinha, já trabalhou muito tempo na Euroimport e entende muito de Land.
Eles seguem o plano de revisão da Land Rover, fazem tudo que concessionária faz com uma grande diferença $$$$$.

Abraço



Rafael, cidade 9,5 km/l - estrada não passando de 120km/h - 10,5 km/l

A sua é mais ou menos isso tb?

Vc tem feito revisões na Euroimport ou no Moraz? Tem algum plano de revisão?

rodrigoboscardin
31/07/2012, 13:13
Boa tarde!

Acabei de chegar de Curitiba, fui no Moraz, ele passou o scaner e estava acusando o sensor na massa de ar... ele resetou e apagou a lampada.. ufa.. menos mal. Provavelmente foi pq explodiu o filtro e deu alguma coisa no sensor que fica bem proximo!

Aí passei na concessionaria e comprei o filtro original LR, vamos ver se vai explodir agora.

Rafael - a minha está com pneu original 235/75/16 bem careca por sinal...

O Cesar me falou das revisões... acho que vou levar lá... qto ele cobra pra fazer uma revisao dos 40 mil que tem que trocar todos os oleos, engraxar rolamentos, homocinetica, etc?

Abraços

Rsbuz
20/09/2012, 11:43
Caros amigos,

Estive acompanhando todo o desenrolar desse problema do Rodrigo (meu xará) com a Engine Light perturbando a vida. Pois bem, não possuo uma Defender e sim uma Freelander 2 i6.

Atualmente, estou com 02 problemas. Um, relacionado, ao que tudo indica, com uma das bóias do carro. O marcador de combustível fica maluco quando em quantidades próximas a 30L (restantes). Ora marca um valor, ora marca vazio. Consultei o Luiz da Specialist e ele indicou que poderia ser uma das bóias. Detalhe: so abasteço com Podium.

O outro problema é a bendita luz amarela de motor. Estou com o carro ha 25d mais ou menos. E o que percebo é que a luz sempre acende quando o motor está frio. Eis o que acontece: rodando normalmente, de repente a luz acende e assim fica em média por até 4 dias. Daí apaga do nada quando vou religar o motor de um dia pro outro ou com intervalo de algumas horas.

Na minha cidade não existe ccs Land Rover, a mais próxima fica no Ceará. Para sanar de vez e tentar descobrir o que está causando isso, encomendei um scanner MS509 que estou prestes a receber.

Mas agradeço a quem possa ter uma "luz", que não seja a check engine, por favor, a ajudar a resolver esses problemas.

Obrigado e boa sorte a todos!

rodrigoboscardin
20/09/2012, 12:46
Olá amigo!

Essa eletronica não é facil...
Por isso comprei uma DEF130 1996, até com o vidro manual.. chega de luzes. rsrsr.

No meu caso, o problema foi ocasionado pela explosão do filtro de ar, então, na verdade, o sensor estava marcando corretamente.. o problema é que na maioria das vezes, o carro não tem nada, e o sensor, que seria para auxiliar em um eventual problema, é que falha... eles instalam um problema para evitar outro.. ehehe

Então, foi limpar o sensor (que já tinha feito) e resetar o sistema... Acredito que colocando o scanner vai solucionar a luz do painel.. já o da bóia do tanque, acho que não...

Abraço

Rodrigo

Rsbuz
20/09/2012, 22:17
Olá amigo!

Essa eletronica não é facil...
Por isso comprei uma DEF130 1996, até com o vidro manual.. chega de luzes. rsrsr.

No meu caso, o problema foi ocasionado pela explosão do filtro de ar, então, na verdade, o sensor estava marcando corretamente.. o problema é que na maioria das vezes, o carro não tem nada, e o sensor, que seria para auxiliar em um eventual problema, é que falha... eles instalam um problema para evitar outro.. ehehe

Então, foi limpar o sensor (que já tinha feito) e resetar o sistema... Acredito que colocando o scanner vai solucionar a luz do painel.. já o da bóia do tanque, acho que não...

Abraço

Rodrigo

Olá Rodrigo,

Quero agradecer pelas dicas. Vou tentar scanear e resetar para ver se apaga a luz. Quanto a bóia, fica pra depois.

Obrigado.

Abraço.

lucar
22/09/2012, 19:33
Camarada eu trocaria o óleo do motor e dava uma boa limpada no carter. Nunca tinha visto acontecer isso com o filtro de ar. Já vi veiculos que nunca trocaram filtro e nem assim ele desmanchou. Imagina se alguma alguma parte dele foi para dentro do motor e o mesmo ficou por lá?? Ou ate mesmo as impurezas que podem ter passado. Se entupir alguma coisa vai ficar uma nota preta! R$188,00 em um filtro é de doer heim, mas esse que voce usou nunca mais eu meteria um processo em quem te vendeu essa bomba..... Não compensa importar o original??

rodrigoboscardin
24/09/2012, 09:35
Comprei esse filtro da Bearmach, que eu tinha como marca boa... reclamei para eles e ficaram quietos, nao responderam nada...

O problema que esse filtrod e ar original, pelo que vi só tem na conce$$ionaria!!

Estes dias fui em uma oficina especializada em Land e perguntei do filtro.. ele disse que tinha original... fui ver era o mesmo filtro "explosivo"... também fiquei com medo de ter ido alguma parte para dentro do motor... mas acho que se fosse para dar problema, já teria dado.

Abraço

Rodrigo

lucar
24/09/2012, 10:19
Provavelmente qualquer partícula que possa ter passado deve ter "explodido" junto a mistura ar/combustível na câmara do cilindro. Eu trocaria o óleo devido a qualquer excesso de poeira e/ou umidade que possa ter contaminado o óleo.
Também acredito que se tivesse que dar algo já teria dado!

PHC002
22/01/2013, 11:23
Prezados,

Cheguei aqui atrás de uma indicação de especificação de filtro de óleo do Defender Puma (2009). Não sei se vocês conhecem o site "Findpart.org", mas ele trás todas as indicações e numerações de peças de todos os carros. Aqui vai o link para o Defender PUMA 2.4 :
Car Part for LAND ROVER DEFENDER (LD) 2.4 Td4 (http://www.findpart.org/car/land-rover-defender-ld-24td4)

Na Austrália o filtro de óleo comprado na concessionária como original é o Mahle. Achei aqui no Rio, em um posto de gasolina, um Hengst (alemão) que me pareceu excelente.

Defender 110S 2.4 2009
Defender Soft-top 90 1997

rodrigoboscardin
04/02/2013, 01:07
O que eu comprei é o ScangaugeII

Rafael. voltei hoje dos EUA e comprei o scangaugeII em uma Autozone.

Nao aguentei e ja fui ver funcionar... funciona muito bem pelo jeito! Estava lendo o manual e ele reseta as falahas qdo houver..!!!

Como vc fez para deixar ele plugado direto? Qdo coloca o plug grande que vai embaixo da direção, nao fecha a tampa, pois ele fica pra fora... como vc fez?

Abraço.