Ver Versão Completa : ESTRIBO - VITARA
Vamos Fugir
09/08/2005, 01:31
E aí suzukeiros !!!
Estou precisando colocar um estribo no meu Vitara e gostaria de saber se alguém aqui sabe indicar algum que seja bom ... eu conheço os da RC4x4 mas gostaria de mais opiniões.
Se alguém tiver foto pra colocar pra servir de base pra eu mesmo fazer o meu ou encomendar em algum serralheiro aqui em Sorocaba mesmo :pensativo: eu agradeço !!!
E se alguém acha que é besteira colocar estribo, que dê a sua opinião que será bem vinda!!!
Já fiz várias trilhas médias e ainda não senti falta dos estribos...
Gostei de um modelo bem reforçado que vi num site americano sobre samukas...segue a foto abaixo
Abraços estribados :concordo:
sou totalmentecontra estribo nos carros off road...ja vi varios amigos pegarem pedra lateral e deformar o estribo e lataria....fça uma proteção "" modelada em chapa de açõ "" imitando a proteção original de plastico.....fica 10
pedrao ribeirao pretp
Makalister
09/08/2005, 13:28
Amigo,
Eu acho que depende muito de onde vc pretende entrar!! :pensativo:
Acho legal d + estribos, mais tem que levar em considereção a usabilidade que nos retrata o usuário pedrao.
Portanto siga seu estilo! :concordo:
Abraço.
Daniel Engelbrecht
09/08/2005, 13:40
Sempre que eu vejo falar de estribo tem algumas pessoas que consideram desnecessário (jogar dinheiro fora) e outras que acham que é uma boa proteção nas laterais. No meu caso, quando comprei o Samuka, ele já estava com estribos keko (que por sinal são caros). Vou ser sincero: a única utilidade que tiveram até hoje foi facilitar a descida dos infelizes que estavam no banco de trás.
Esteticamente também é agradável, confesso. Mas sou da seguinte teoria: proteções como peito de aço, protetor de tanque, estribo etc. são importantes, mas o ideal é que elas não seja utilizadas. Acho que não é pq se tem um estribo que se deveria ousar além dos limites e meter a lateral em pedras.
Bem, falei, falei e não cheguei a nenhuma conclusão sobre o estribo. Colocar não vai atrapalhar em nada, no máximo vai ter que diminuir o número de cervejas no mês para fechar a conta... E se não colocar e dirijir com uma certa cautela, também não vai fazer falta. :wink:
JOSE CANDIDO
09/08/2005, 15:50
E AI MEU CAMARADA .....
PORRA, ISSO É QUE É ESTRIBO DESSE SAMUCA ... O RESTO É BOBAGEM !!!
BOM, TBEM SEMPRE TIVE ESSA DUVIDA ... ESTRIBO OU NAO ???
LEVE EM CONTA QUE TBEM TENHO UM VITARA ...
NA MINHA OPINIAO, TBEM ACHO QUE OS ESTRIBOS FICAM MUITO BONITOS .... TBEM AJUDAM MUITO A PROTEGER AS CAIXAS DE AR, JUSTAMENTE O LOCAL DO CARRINHO QUE SOFRE QUNDO PASSAMOS POR OBSTACULOS E DESTRUIMOS AS LATERIAS DE PORTAS ... HEHEHEH
MAS, DA MESMA FORMA, PERCEBO QUE OS ESTRIBOS MUITAS VEZES ATRAPALHAM, HAJA VISTA QUE ELES, NA VERDADE, VAO DIMINUIR O VAO LIVRE DO SOLO, JA QUE FICAM UM POUCO ABAIXO DA LATARIA ... DAI, COMO DISSE O COLEGA ACIMA, QUANDO VOCE DER AQUELA PORRADA NO ESTRIBO, VC VAI EMPENAR ELE E A LATERAL DO CARRO ... :evil:
PORTANTO, AQUI EM BH TEM UMA LOJA QUE FABRICA ALGO MUITO INTERESSANTE : A PROTECAO DE AÇO QUE NOSSO AMIGO AI EM CIMA DISSE ... VC RETIRA AQUELA PROTECAO DE PLASTICO PRETA, ABAIXO DA PRTA, E ISTALA A PROTECAO DE AÇO, QUE FICA CERTINHA NO LUGAR ....
ACESSE AI : WWW.LELES.COM.BR .... LELES É UMA PEQUENA FABRICACAO DE PRODUTOS OFF ROAD AQUI EM BH, E TEM PRECOS BONS ... MUITA COISA EU COMPRO LA .... MAS, NO SITE, NAO VAI TER FOTO DA PROTECAO ... ACHO QUE O MELHOR É VC LIGAR PRA CA E PEDIR A ELES ... CONVERSE COM O LUIS, OU COM O BRUNO O FILHO DELE ... SAO SUPER BACANAS, E JIPEIROS DE PRIMEIRA .....
DIGA QUE FOI O CANDIDO QUE INDICOU ... ELE ENVIA PRA VC E PODE TE DAR MAIORES DICAS ....
ACHO QUE OUTROS FABRICANTES DEVEM FAZER, MAS NAO CONHEÇO PESSOALMENTE OS OUTROS ....
TA DADA A DICA .... ESPERO TER AJUDADO ...
ABARCOS, CANDIDO
ESTRIBO
TENHO A IMPRESSAO Q VC VIU OS DOIS LADOS DA MOEDA....ENTRETANTO DISCORDO DE UMA POSIÇÃO......NOS QUE GOSTAMOS E FAZEMOS OFFROAD NAO TEMOS QUE FICAR PENSANDO QUE TIPO DE TERRENO VAMOS ENFRENTAR..A VIATURATEM QUE ESTAR EQUIPADA/PREPARADA...QDO SE SAI PARA UMA TRILHA PODE-SE ESPERAR DE TUDO. NO ENTANTO SE VC FOR DOMINGUEIRO DE FAZER PIQUENIC.....PASSEAR NO MEIO DE CANAVIAL, ENTÃO COLOQUE O ESTRIBO...FICA BONITO P CARAMBA
TENHO SUZUKI HA 8 ANOS...E JA VI SUZUKINHO SAIR BEM MACHUCADO POR CAUSA DOS ESTRIBOS.....PERDE-SE ALTURA...GANHA-SE "BARRIGA"....
UM ABRAÇO SUZUKADO.....PEDRAO - RIBEIRAO PRETO
Concordo com todos que apoiam que estribos são bons dependendo do uso.... :concordo:
é só pensar assim:
Eles vão te proteger de uma batida fraca, mas vão aumentar o estrago de uma meio forte....
é a velha história da faca de dois gumes.... :wink:
[]s
povo..
p/ mim estribo proteje e muito sim!! é como o Daniel falou, estribo NAO é PARACHOQUE, nao é pq tem estribo que eu vou "pisar fundo e fodas"... mas com certesa absoluta, uma pancada forte ao ponto de detonar estribo + lata, se nao tivesse estribo a lata ficaria pior ainda, ou vc estao se esquecendo que a lata dos suzukis é uma casquinha de ovo???
a "caixa de ar" do meu samurai tá inteirinha até hoje graças ao estribo que coloquei desde quando comprei meu samurai..... ( alias.. comprei com www.leles.com.br )
Gasoso.. definitivamente no caso de uma batida forte, o estrago sem estribo seria bem maior do que com estribo...
pra vitara o mais ao invez de estribo tubular é melhor usar uma protecao de aço que pega toda a caixa de ar, pois estribo tubular no vitara, pelo fato da travessa do chassis ser muito longe da beirada da lataria sofre com o efeito alavanca e acaba nao aguentando muito esforco, mas que ajuda, ajuda sim...
T+
Vamos Fugir
10/08/2005, 00:35
:palmas:
O estribo do Samurai da Leles não diminui o vão livre, já o estribo comum pro vitara diminui bem... Já ví vários vitaras enroscados pelo estribo, que ficou numa pedra ou num barranco, chegando até a quebrar a dobradiça da porta! :parede:
Gosto mesmo é dessa proteção da caixa de ar da Leles e vou colocá-la em breve!!! :concordo:
[]s
Jeanilson
10/08/2005, 11:35
povo..
p/ mim estribo proteje e muito sim!! é como o Daniel falou, estribo NAO é PARACHOQUE, nao é pq tem estribo que eu vou "pisar fundo e fodas"... mas com certesa absoluta, uma pancada forte ao ponto de detonar estribo + lata, se nao tivesse estribo a lata ficaria pior ainda, ou vc estao se esquecendo que a lata dos suzukis é uma casquinha de ovo???
a "caixa de ar" do meu samurai tá inteirinha até hoje graças ao estribo que coloquei desde quando comprei meu samurai......
:palmas:
Concordo plenamente, Fabil :concordo:
Para mim o estribo é item fundamental como proteção.
Aliás os meus estribos já estão um pouco amassados, mas as caixas de ar estão inteiras.
[]'s
Daniel Engelbrecht
10/08/2005, 12:23
Corrijam-me se eu estiver errado, mas os estribos foram criados originalmente como um item para facilitar acesso, e não como proteção. Se o negócio é proteger apenas, aí acho que essas chapas de aço mencionadas vão ser mais úteis. Até porque devem ser mais baratas que estribos. Logo, se vai correr o risco de detonar, que seja o mais barato (e que provavelmente é mais resistente também).
JOSE CANDIDO
10/08/2005, 12:25
BOM COLEGA, COMO VC VIU, HÁ DICAS E DICAS ACERCA DE ESTRIBO ...
MAS, SEGUINDO A IDEIA DA GALERA AQUI DE BH, ACHO QUE AS PROTEÇOES NA CAIXA DE AR SAO IDEAIS ..... PROTEGEM COMO OS ESTRIBOS, E NAO DIMINUEM O VAO LIVRE DO VITARA ...
ACHO IDEAL ...
ABS, CANDIDO
PS: PEIXE E SPEED PORCO ... VCS VAO SEMPRE AO BAR DO PLINIO ??? NA 4A OU NO SABADO ??? ABS
jmquiroga
10/08/2005, 18:02
eu quando equipar bem minha viatura deixando ela bem alta , vou colocar um estribo , primeiro pq eu acho que ele fica bem legal , quanto mais acessórios melhor , segundo pq sempre que entra algum gordinho ou uma pessoa meio lerda , entra e sai com dificuldade da viatura , imagina quando eu aumentar 6" , e terceiro pq eu não pretendo fazer trilhas muito pesadas , acho que não vai influir a perda de vão livre ... abraço
Jose...
eu nao vou em nenhum dos dois dias.... nao frequento lá...
T+
equipeminas4x4
10/08/2005, 18:22
Ainda não vi nenhum estribo de Vitara, que realmente desse a proteção necesária, devido à falta de local apropriado para sua fixação, como existe no Samuca, por exemplo. Fiz o meu conforme as fotos, e até hoje foi o que mais vi resistindo às pancadas das trilhas.
[]´s
equipeminas4x4
10/08/2005, 18:25
José
to iondo pra lá agora, tomar uma cerva.
[]´s
Fala Marcel, blz?
Foi vc mesmo quem fez, né?
Tem algum esquema??? :pensativo:
[]s
equipeminas4x4
11/08/2005, 10:08
E ae Rafael, td blz?
Cara, num tenho esquema nenhum, mas é bem simples de fazer. Use tubo DIN2440 diam. 1 1/4".
[]´s
Vamos Fugir
11/08/2005, 17:05
Obrigado Marcel pela dica!
Realmente parece ser mais resistente que a maioria dos estribos que encontramos por ai
Vou copiar !!!
Abraços :concordo:
Andre Sousa
12/08/2005, 17:54
Acho a peça importante sim.
Não tenho ainda porque meu mecânico não consegui com o fornecedor. MAS VOU COLOCAR CERTAMENTE.
Não concordo com a tese de que seu benefício seja medido pelo grau da pancada.
Ora, no caso de uma simples raspada ou uma pancada for leve, com o estribo, ela não afetará a caixa-de-ar.
Se for um pancadão vai afetar tudo (estribo, carroceria, etc.). Entretanto, é claro que, sem o estribo, seria muito pior.
Gostei do trabalho que a Equipeminas4x4 apresentou.
JOSE CANDIDO
16/08/2005, 16:04
FALA ANDRE !!!!
cara, dá uma olhada no site que eu falei ..... leles.com.br
o pessoal la faz um estribo e uma protecao que ficam excelentes .... e o preço, ao menos aqui em bh, é dos mais atrativos ....
cv viu que eu citei acerca da protecao de aço, que vai no lugar do acabamento de plastico ??? fica 10 !! qq coisa, se precisar, a loja deles é no caminho da minha casa ,....
abs, candido
equipeminas4x4
16/08/2005, 16:16
José
O trabalho do pessoal do Leles Acessórios é fantástico, sou muito amigo do Luis, porém para receber impactos mais pesados, nenhum modelo feito pra vitara até hoje, eu vi resistir bem, nem essa chapa que substitui o acabamento plástico.
[]´s
Marcel... mas vc nao é referencia néh??? hehehehheheeh desde que nao achem que a chapa protetora de vitara é parachoque, ela dá conta do recado sim... agora.... p/ quem quer ficar patrolando barranco é melhor comprar um trator.....heheh
equipeminas4x4
16/08/2005, 18:19
Pô Fabiano.... Como assim???? :mrgreen: :mrgreen: Num entendi. :pensativo:
[]´s
ue?? eu já tinha visto umas fotos de vc e seu vitara na galopeira e vc tava arrasando!! heheeheh... acho que nem chapa de 10mm lhe segurava.... :mrgreen: :mrgreen:
equipeminas4x4
16/08/2005, 18:38
Cara, nem te conto, fiz a Galopeira aquele dia, sem acelerar nada, sem arranhar nada e sem bater nada no carro. Todo mundo que foi junto jurou que o Vitarinha era bloqueado. só teve um lugar que plantou os 2 diferenciais. Mas agora com o Kalngo perdeu a graça. Aliás nesse findi, to querendo ir na região do Boi Preto fazer umas ignorâncias com ele. To falando ignorância mesmo, dependurar nas pedras, desse findi não passa.
[]´s
Andre Sousa
16/08/2005, 18:47
Valeu Cândido
Conferí o site. Muito bom.
Devo firmar com os caras.
equipeminas4x4
16/08/2005, 19:45
O Fabiano,
tenho um casóri opra ir 6ª feira, vai depender da cachaça. Pretendo ir lá pela 9 ou 10 da manhã.
[]´s
JOSE CANDIDO
17/08/2005, 13:02
andre, no site vc encontra muita coisa, mas nao tem todos os acessorios la .... ligue pra eles, e pede pra mandar uma foto, ou coisa assim ...... e novamente, se precisar, avise .....
fabil e kalango ... cacacacacac ........ realmente, com o kalango, nenhuma chapa aguenta .... cacacac.... mas , tbem, pra que chapa ???? se o bicho nem encosta no chao ??? cacacacaca :dance:
meu caro, nunca vi seu carro ao vivo, só em fotos, etc .... gostaria de vê-lo um dia .... se eu nao viajar nesse fionde, animo de ir com vcs pra trilha ... todavia, eu vou A PÉ, pq meu carrinho nao da conta dessas barbaridades de vcs .... cacacac :mrgreen:
abs a todos, candido
JOSE CANDIDO,
Dá pra ir ao Boi Preto tranquilo sim!!! A subida do Morro da Skol dá medo, mas já subi lá com pneu slik (quase liso, de tão gasto)... :concordo:
Só não dá pra acompanhar as brincadeiras do Kalango!!! :parede:
:twisted:
[s]
JOSE CANDIDO
18/08/2005, 15:48
skol eu tbem ja subi .... so nao conheço a boi preto ... quer dizer, meu carro nao conhece, eu ja passei nela ....
entao qualquer hora agente marca .... agente vai, o kalangao vem junto, depois agente para os vitaras, tranca os carros, e vai no capô do kalango ..... cacacacacacaaca
se neste fimde nao der, se eu viajar, ou vc for pra dores, agente marca em outro ...
abs ....
equipeminas4x4
19/08/2005, 10:43
Tá marcado.....
Sabadão, às 9:30hs, no primeiro posto depois do Chefão. Vou rebocar o Kalango até lá. A partir daí é pela trilha.
O Boi Preto é uma laminha que tem ali pra cima do Morro da Skol, todo mundo conhece. Só que o bão num vai ser a laminha, mas sim as pedrinhas que tem pela região. Pra vcs terem uma idéia, a Subida de Pedras, num tem graça mais.... :mrgreen: :mrgreen: :concordo: :concordo:
Acho que to ficando meio ignorante... :parede: :parede: :parede:
Será :?: :?: :?:
[]´s
JOSE CANDIDO
22/08/2005, 12:35
e ai moçada ..... como foi a brincadeira no sabado ???
abs, candido
equipeminas4x4
22/08/2005, 12:37
dá uma olhada nas fotius no tópico do Kalango
[]´s
JOSE CANDIDO
24/08/2005, 11:58
pois é kalango ... eu ia ate dizer que nem precisava responder,pq eu tava olhando as fotos la ....
FANTASTICO !!!!!!!! EHEHEHEH
ABS
E o estribo, como fica afinal?
Estou procurando ainda alguém que faça uma coisa legal desde que o RC parou de fabricar o que ele fazia, alguma sugestão?
Algo como esse aqui não prejudicaria muito o vão livre
http://www.zukiworld.com/month_050105/images/moab_calmini/dcp_7192.jpg
Acho que pra não prejudicar muito o vão livre... Somente com calço de carroceria pra dar um espacinho a mais mesmo... (como esse da fotos...).
O meu estou desanimado, pq vou ter que lantrnar as duas caixas de ar... $$$ :parede:
Já vui o estilo dos da Leles??? Não diminuem em nada o vão livre...
[s]
Mas eu quero alguma coisa que proteja a lateral também, não só embaixo, algo que fique um pouco mais p/ fora p/ servir de apoio qdo o carro encosta nos barrancos e tal, qdo andava com o cj o estribo já salvou a lataria algumas vezes
Aê galera...
cada um tem sua opinião... tudo bem... :concordo:
mas continuo achando que estribos só protegem contra pancadas fracas ou raspadas....
para pancadas fortes ele só piora....
pensem comigo....
fora as raspadas (situação em que ele realmente protege bem) o estribo nada mais faz do que transferir o ponto de descarga da força de um impacto para outro ponto (local onde o estribo foi preso).... não se iludam achando que ele amortece.... só faria isso se fosse de borrachaou outro material flexível, o que naum é o caso....
Se ele foi preso na lataria, vai amassar a lataria no ponto de apoio e inclusive piorando o estrago pois costuma amassar um pouco onde foi preso e um pouco na parte onde deveria proteger pois ele empena na pancada.....
Se foi preso no chassis, pode ser pior ainda, pois pode vir a danificar o chassis....
eu mesmo prefiro prefiro desamassar a lataria a desempenar um chassis....o chassis é forte mas não é feito de adiamantium :mrgreen:
um dia ele acaba cedendo e aí a porcaria tá feita....
Eu mesmo só prenderia um estribo no chassis se tivesse certeza do material do estribo ser bem mais fraco que o chassis em qualquer situação :shock: e isso depende de muitas coisas como diâmetro do ponto de apoio, ângulo de colisão etc. :roll: acho que não existe análise segura para se fazer um estribo suficientemente resistente a ponto de valer a pena... mesmo assim, pela foto naum dá para ver a espessura das paredes dos tubos.... e se o chassis for mais fraco, adivinhem quem vai sofrer com as pancadas grandes ?
Imaginem um leve acidente de trânsito com uma pequena pancada na lateral da viatura em cima da barra de apoio do estribo... dependendo do ângulo da batidada, uma desamassada de porta pode vir a se transformar em perda total ou carro desalinhado para sempre :evil: ....
Só para deixar bem claro...
Não sou contra estribos, só acho que tem gente instalando estribos e achando que eles vão fazer milagres.... :twisted:
Repito o que sempre postei a respeito.... para pancadas a única solução é evitar a batida e desviar o local se possível....
não existe solução sem riscos e cada um deve ter consciência daqueles que está assumindo ...
:concordo:
[]s cautelos para todos de quem já teve de consertar para-choque, capô, grade dianteira e farol por causa de uma pancadinha besta que só teria estragado o parachoque dianteiro por usar um estribo (mata cachorro) na frente da viatura...
8)
Walter Carlos Brossel
21/11/2005, 13:10
Galera,
Fiz com uns amigos o Morro da Skol, Boi Preto e desci atá Casa Branca por trilha no sábado.
Tá tranquilo. A chuva compactou o minério e limpou um pouco aquela quantidade de pedrinha solta que tem naquela região. Isso ajuda bem prá quem não tem pneu. Mas a boa notícia é que desceu muita pedra grande e o barro tá dando gosto! :palmas: Aí o sistema é bruto! Perto de Melo Franco tem um riozim que tá phodda passar...
Ah! Eu uso a proteção do Luiz (Leles) nas caixas de ar e recomendo. Lógico que se tomar porrada forte ela não segura, mas antes com ele do que sem. A única restrição, na minha opnião, é que ela é presa na lata por rebites. No meu caso, quando passei na trilha do bicudo, dei um pancadão numa pedra e o rebite rasgou a lata...mas deu prá chegar no lugar e prender de novo a proteção. Mas é um detalhe que tem de ser analisado. :roll:
Alexandre Chaves
21/11/2005, 16:12
Tenho em meu carro o estribo do Lelles e como o Walter disse quando toma uma pancada muito forte ele rasga a lata mesmo.Mas mesmo assim prefiro ele ao outro tubular...
Vão umas fotos...
é isso ae... estribo NAO é parachoques, nao aguenta porrada e pronto, mas que é muuuuuiiiittttoooo melhor com eles do que sem eles é indiscutivel... raspadas e pancadinhas sem eles detonam a caixa de ar facinho..
R+
Bom, vou ilustrar meu ponto de vista...
No primeiro caso, o carro passava literalmente raspando na pedra, se não fosse pelos estribos E os pneus mais largos que a carroceria não quero nem imaginar o que seria da lataria do carro...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/6a7aef3d0da9ed991b6cae8dfafedf6c.jpg
No segundo caso, o carro escorregou para dentro do valo e ficou apoiado no estribo, que quase não sofreu danos, só o amassado que mal dá pra ver na foto, mas se o estribo não estivesse ali, a lateral do carro com certeza seria prejudicada.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/4508274b336dc8dfc6484fa742708f00.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/6ef3d8339a5af1b01ac04907cc77aff7.jpg
E no caso de o carro ficar apoiado no estribo por baixo, fazendo uma gangorra, a meu ver, tudo o que o estribo faria seria distribuir a força por toda a superfície da parte inferior da caixa de ar, ao invés de concentrar toda a força em um pequeno ponto no caso de ficar apoiado em um tronco por exemplo, causando muito mais danos.
Isso é claro, desde que a parte do estribo que é paralela à carroceria comece já embaixo da carroceria, como o estribo da foto da outra mensagem.
Mas também tem um lance que já ví nos vitaras, é do estribo fazer uma alavanca forçar pra cima e quebrar os suportes da porta... E olha que nem foi pancada... No "X" o estribo apenas arrastou no barranco.
http://paginas.terra.com.br/lazer/peixemovel/images/laircorcovas/laircorcovas16.JPG
[s] ainda prefirindo os do Brukutu :mrgreen:
Olha esses que bacana!!!
http://www.rocky-road.com/media/4drrockrail4.JPG
Parece que protegem bem embaixo!!!
[s]
Alexandre Chaves
22/11/2005, 07:10
Eu tenho um pouco de receio desse que se prendem ao chassi...
Uma outra alternativa são os "sliders" como dizem os gringos, são presos na carroceria ao invés de no chassis, mas são fortes p/ kct, é só olhar as fotos:
http://www.shrockworks.com/zukbars.htm
Esse é p/ samurai, mas tem de vários outros, e o do Vitara está em fase de desenvolvimento mas não tem nenhuma foto ainda.
Os caras parece que tem a manha de fazer as proteções, pena que são gringos, mas nada impede de a gente usar as fotos como "inspiração" né...
hehehe
JOSE CANDIDO
22/11/2005, 14:58
Ai moçada ...
gostei desse estribo gringo no samurai .... bem bacana ....... pena q nunca vi por aqui .....
Ainda tambem, assim como o Alexandre, prefiro a proteção da caixa de ar do leles .... pra porrada enorme, nao segura, mas dai nem o estribo né ??? ..... heheheheheh .......
Todavia, passei por uma situacao sabado a noite que talvez me faça optar pelo estribo: estavamos eu e CApitao, no CJ Capetao dele, e ao tentar subir uma vala, o carro tombou, bem pro meu lado ... :putz: heheheh ... :twisted: :twisted: :twisted: ...... caiu aquele tamanho de homi do Capitao em cima de mim, e eu com a cara na terra .... cacacacaca :mrgreen: :mrgreen:
Quando todo mundo veio correndo pra desvirar o bichao, a lata estava intacta: motivo: o carro se sustentou todo no baita estribo que ele tem !! fiquei impressionado.... o estribo salvou o carro quase todo ....
Ta dada a opiniao .... e mais uma vez: nada, nenhum equipamento, nenhum jipe, é perfeito .... cada um vai ser melhor em uma determinada situaçao ....
Abs a todos ...
exatamente o que eu quis dizer, em uma situação dessas, a proteção da Leles não faria nenhuma diferença, a lateral ficaria toda amassada
o carro se sustentou todo no baita estribo que ele tem !! fiquei impressionado.... o estribo salvou o carro quase todo ....
Acho que o problema é que o chassis do vitara é bem junto a lata e muito pro meio, além da caixa de ar ser muito baixa... Não sei se rola estribos bons (de tubos) para o vitara como tem para CJs, Samurais, etc...
Acho que pra um projeto desses, devemos incluir um calço de carroceria, pra dar ( :oops: ) mais espaço!!!
[s] com uma sanfona debaixo da porta!!! :parede:
Caras,
fiz uma trilha noturna (1ª trilha que fiz) e fui na loucura de ir com pneus AT. Numa subida, me encrenquei, estava sozinho na trilha o comboio da frente se foi e o de trás tava enroscado com uma rural num atoleiro. Fiquei tentando subir um trecho bem enlameado e nada, os pneus estavam lisos que nem bunda de nenê e pra piorar tinha uma pedra no meio do caminho que fazia o carro patinar ainda mais. Fui tentar fazer uma manobra de ré, pra subir pelo meio do mato, no que eu faço a manobra pra dar a volta, o carro desliza de lado, não tem reduzida ou freio que segure e dá direto numa puta pedra. A caixa de ar do carona afundou todinha pra dentro. Por muito pouco não pegou a porta. Certo que se eu tivesse uma chapa protetora, o dano seria menor.
Vivendo e aprendendo. O carro tá na chapeação e estou quase encomendando as proteções que o Fabil faz. Alguém aí tem essas proteções que o Fabil faz para os Vitaras?! Quero opiniões, de preferência opiniões boas, hehehe!!
[]´s
Aqui em BH a maioria usa!
Protege mesmo!
[s]
Aqui em BH a maioria usa!
Protege mesmo!
[s]
Muchas gracias señor Rafael!!
Era isso que eu queria ler!!
[]´s
E aí suzukeiros !!!
Estou precisando colocar um estribo no meu Vitara e gostaria de saber se alguém aqui sabe indicar algum que seja bom ... eu conheço os da RC4x4 mas gostaria de mais opiniões.
Se alguém tiver foto pra colocar pra servir de base pra eu mesmo fazer o meu ou encomendar em algum serralheiro aqui em Sorocaba mesmo :pensativo: eu agradeço !!!
E se alguém acha que é besteira colocar estribo, que dê a sua opinião que será bem vinda!!!
Já fiz várias trilhas médias e ainda não senti falta dos estribos...
Gostei de um modelo bem reforçado que vi num site americano sobre samukas...segue a foto abaixo
Abraços estribados :concordo:
Não entendo muito sobre estribos, inclusive o tópico veio bem acalhar pois pretendo colocar estribos no meu vitarinha tambem. Mas acredito que o estribo postado nas fotos não deve resolver muito pois dependendo da pancada por ele estar fixado na caixa de ar pode amassala da mesma forma (sem deformar) ou seja a caixa ira ser empurrada para cima do mesmo jeito. Acredito que os estribos devem ser fixados no chassi pora transferir o impacto para ele e não para a caixa de ar. (sou leigo mas tai o meu ponto de vista).
Bruno Pita
Vitara 95 "Red Bull"
Bruno... se vc conseguir fazer um estribo p/ VITARA que seja fixado no chassis com um custo VIAVEL e funcione BEM ( ous seja, que aguente as pancadas conforme vc diz) e nao tire vao livre do jipe, EU PAGO TODO O SEU CUSTO na producao dele...heheheh
T+
PS:... DETALHE.. se vc NAO conseguir faze-lo, vc me paga o que vc gastou p/ fazer, topa???
Não entendo muito sobre estribos, inclusive o tópico veio bem acalhar pois pretendo colocar estribos no meu vitarinha tambem. Mas acredito que o estribo postado nas fotos não deve resolver muito pois dependendo da pancada por ele estar fixado na caixa de ar pode amassala da mesma forma (sem deformar) ou seja a caixa ira ser empurrada para cima do mesmo jeito. Acredito que os estribos devem ser fixados no chassi pora transferir o impacto para ele e não para a caixa de ar. (sou leigo mas tai o meu ponto de vista).
Bruno Pita
Vitara 95 "Red Bull"
Sim, mas se vc colocar estribos "comuns", na hora da pancada ele pode ceder e amassar a caixa de ar igual. A não ser que vc instale os estribos no chassi, mas bem afastado da caixa de ar, desse jeito vc perderá muito vão livre.
Optei pelas proteções do fabil, pois elas não tiram vão livre da viatura, que no meu caso já não é muita (1" na suspensão).
A idéia dessa proteção do Fabil é que a chapa que ele faz, é mais grossa que a lata do vitara. A lata do vitara vc amassa com um martelo de borracha se quiser. É a mesma idéia de trocar os parachoques de plástico pelos de aço, ali nas caixas de ar vc estará trocando proteções de plástico por proteções de aço.
Mas o certo mesmo é vc passar longe de encrencas que possam acarretar no uso das proteções!
[]´s
Walter Carlos Brossel
07/12/2007, 16:30
Sim, mas se vc colocar estribos "comuns", na hora da pancada ele pode ceder e amassar a caixa de ar igual. A não ser que vc instale os estribos no chassi, mas bem afastado da caixa de ar, desse jeito vc perderá muito vão livre.
Optei pelas proteções do fabil, pois elas não tiram vão livre da viatura, que no meu caso já não é muita (1" na suspensão).
A idéia dessa proteção do Fabil é que a chapa que ele faz, é mais grossa que a lata do vitara. A lata do vitara vc amassa com um martelo de borracha se quiser. É a mesma idéia de trocar os parachoques de plástico pelos de aço, ali nas caixas de ar vc estará trocando proteções de plástico por proteções de aço.
Mas o certo mesmo é vc passar longe de encrencas que possam acarretar no uso das proteções!
[]´s
Galera, na boa:
Para quem faz TRILHA, o estribo preso no chassis é uma merd@@@@@@@@@@. Raspa em tudo que é pedra, erosão, etc...Mas numa porrada forte qualquer modelo vai empenar a cx de ar, ou mesmo a estrutura das portas!!!
A idéia é "proteger" e não virar batmóvel.KKKKKKKKKKKK.
Ruim com ele, PIOR sem ele, com certeza.
Umbraçoproçeis.
estribo sempre e bom imagine as caixas de ar travando as portas pelo menos aqui em cwb ninguem anda sem
Obrigado pelo esclarecimentos...
Bruno Pita
Vitara 95
E aí galerona!!
Seguinte, instalei as proteções que o Fabil faz! E o que posso dizer é que o bagulho é bruto!! :-P
Dá até pra levantar a viatura com o hi-lift por ali!!
Eu mandei fazer a instalação num lugarzinho aqui em são léo e o "campeão" da oficina (o tio é gente fina, mas não manja de geometria) instalou o estribo direito no lado esquerdo e vice-versa! :parede:
Fiquei meio P a vida na hora, mas bah, o tio tinha passado o dia todo instalando as proteções, deu pena de mandar desmontar e montar tudo de novo. Sim eu sou bem bonzinho. ;)
Então, cheguei em casa e a primeira coisa que fiz foi furar todos os rebites com broca 6mm, hehehe.
Pra quem for instalar em casa, aqui vão algumas dicas. Pro pessoal do sul que for comprar as benditas proteções e não quiser botar a mão na massa, por uns pilas e um copo de suco eu faço a mão!!
- vc vai precisar de alguma disposição e uma marreta de borracha.
- vc vai precisar de uma ÓTIMA rebitadeira. De preferência aquelas profissionais. Fui tentar a sorte com uma dessas de 15 pilas da MUNDIAL e a porra quebrou o cabo e voôu na minha cara, fiz um puta corte embaixo do nariz, quase arranquei o nariz fora. Sangüera na garagem :putz:
- vc vai precisar de uma ÓTIMA broca 6mm. Nas primeiras tentativas de "arrombar" os rebites, utilizei uma daquelas brocas de kits de hipermercados que vc ganha da sua mãe no natal ou no dia das crianças. A broca só fez fumacinha. Posso dizer que os rebites que o Fabil manda são de ótima qualidade! Grau de dureza maior que a broca vagabunda!! Resolvi o problema comprando uma broca IRWIN. :concordo:
- (caso seja um halterofilista não precisa!!) vc vai precisar de um macaco hidráulico ou dois amigos pra segurar a chapa!! O bom do macaco hidráulico é que vc empurra a proteção contra a caixa de ar, fazendo com que ela se encaixe na viatura sem esforço algum.
- vc vai precisar de silicone, daquelas de vedar juntas e outras paradas obscuras. De preferência de cor preto.
Na hora de instalar (depois do episódio da rebitadeira de m%&*$ que quase me "desnarizou") é mamão com açúcar quando se tem essas ferramentas!!
Antes de instalar, tive que dar uma limadinha numa "orelhinha" da proteção que não tava querendo encaixar na viatura. Depois da limada, entrou perfeito, nem um mm a mais nem a menos.
E pra instalar é só encaixar na caixa de ar (certifique-se se está do lado correto a proteção!!), empurrar com o macaco hidráulico, depois marreteie de baixo pra cima pra deixar a proteção bem justa na lataria do carro, fure nos buracos das proteções e rebite!! Para dar acabamento, passe o silicone veda juntas nas frestinhas por baixo e pela lateral e pronto!! Pode jogar a viatura na pedra!! :mrgreen:
Falando sério agora, a viatura ficou linda demais!! Logo posto umas fotos aqui de como ficou a viatura, antes vou pintar os rebites de preto!!
Acho que no início de janeiro pego uma trilha. Espero não ter que usar as proteções, mas qualquer enrosco, eu conto as impressões aqui!!
Recomendo!!
[]´s e um bom natal a todos!! Se cuidem nas estradas!!