Ver Versão Completa : Uso do 4x4 no Gran Vitara
Bom dia a todos.
Adquiri recentemente para minha esposa um Gran Vitara 98 2.5 V6, carro maravilhoso com opcionais que não teria em nenhum carro pelo mesmo preço, estou adorando e principalmente, minha esposa ficou maluca, toda orgulhosa por ter um carro assim (mulher adora caminhonete ou SUV).
Bem, o carro aparenta estar em excelente estado, esta todinho original ainda, os antigos donos aparentemente não alteraram nada, pois até as funções do vidro elétrico permanecem originais. A única coisa é a quilometragem que esta nos 200k, mas eu li por aqui que este motor é raçudo e bem cuidado vai longe.
Minha dúvida mesmo é quanto ao 4x4. Nunca tive um carro assim e estou com medo de estragar por não saber usar. Li no manual que o engate da 4H pode ser feito a até 100 Km/h, basta pisar na embreagem e o 4L é para baixa velocidade, mas não diz quanto. Alguém mais experiente poderia me dar uma dicas do que fazer e do que não fazer no uso do 4x4.
Outra coisa, é que dias atrás fui num lugar que estava com muita terra fofa e estacionei. Na hora de sair, quando senti que o carro patinou, eu parei, engatei o 4L e dei a ré fazendo uma curva leve para a esquerda para desviar de um caminhão que estava atrás. Quando emparelhei com o caminhão e já tinha saido do atoleiro, parei, mudei a 4x4 para 2H e continuei a dar ré até sair para o asfalto, parei novamente, e fui virando o volante e engatando a primeira para arrancar, já que era uma rua e estava vindo um carro há uns 200m. No momento que arranquei escutei um estralo alto, não senti nada, só o barulho e fui embora. Fiquei com medo de ter feito algo de errado e quando cheguei em casa, fiz uns testes em linha reta, em uns 50 metros, engatando e desengatando o 4x4 4H e 4L e não ouvi mais nada. Não sei se chegou a tracionar todas as rodas, mas a luz do painel acendeu. O que pode ter sido isto? Muito tempo sem usar o 4x4 e a caixa estava mal lubrificada? Eu fiz algo de errado? Será que estourou algo, e mesmo a luz acendendo o 4x4 não esta mais funcionando, como testar?
Desculpe o post longo, mas quis dar todas as informações que acho importantes, e já procurei por ai, mas é dificil achar informações especificas sobre o uso de 4x4 num carro destes, ainda mais que ainda estou assustado com o barulho que ouvi.
Vou passar umas dicas básicas. Com o tempo vc vai entender melhor o funcionamento. Algumas coisas que eu vou escrever são mais um alerta do que outra coisa. Sugiro que vc faça uma pesquisa pelo Google com o título "uso da 4x4" ou algo assim, há muito material.
A tração 4x4 não deve ser usada em asfalto ou em terrenos com muito atrito. Há quem use em estradas quando está chovendo muito, estrada muito escorregadia, isso está ok. Mas só use assim se realmente achar que a condução não está segura sem o 4x4. Se vc for descer uma serra em dia de chuva e notar que está bem escorregadio, a 4x4 ajuda, mas nas curvas muito fechadas, se não estiver muito escorregadio, vc pode sentir que o carro freia e a direção endurece. Isso não é muito bom, mas não chega a ser um perigo; só é um indicativo de que talvez não seja mesmo necessário usar a 4x4. Em estrada de terra, em geral com mais terra do que piso firme, ok usar a 4x4.
Ao acionar o 4x4-H (H de high, alta), deve acender uma luz indicadora no painel. Quando retornar a alavanca para o 2H, ela deve apagar. Não se deve usar a 4x4 para manobrar se o piso estiver firme. Em geral, só em terrenos lamacentos ou arenosos.
A 4x4-L se aplica para aumentar a força do carro, as relações de marcha são mais curtas e não se alcança muita velocidade nem mesmo em quinta marcha. Em uma ladeira enlameada ou em estradas enlameadas em que vc vai trafegar em baixa velocidade, por exemplo, é bom usar. Não se deve manobrar o veículo com a 4x4-L se o terreno não estiver muitíssimo escorregadio.
O barulho que vc ouviu deve ter sido a tração desengatando. Não sei ao certo, mas o fato de vc ter continuado em marcha à ré pode ter impedido o desengate (acho que já li isso em algum lugar).
Boa sorte com o carro.
Abs,
LFC
mali9ski
25/07/2012, 13:10
Bom dia a todos.
Adquiri recentemente para minha esposa um Gran Vitara 98 2.5 V6, carro maravilhoso com opcionais que não teria em nenhum carro pelo mesmo preço, estou adorando e principalmente, minha esposa ficou maluca, toda orgulhosa por ter um carro assim (mulher adora caminhonete ou SUV).
Bem, o carro aparenta estar em excelente estado, esta todinho original ainda, os antigos donos aparentemente não alteraram nada, pois até as funções do vidro elétrico permanecem originais. A única coisa é a quilometragem que esta nos 200k, mas eu li por aqui que este motor é raçudo e bem cuidado vai longe.
Minha dúvida mesmo é quanto ao 4x4. Nunca tive um carro assim e estou com medo de estragar por não saber usar. Li no manual que o engate da 4H pode ser feito a até 100 Km/h, basta pisar na embreagem e o 4L é para baixa velocidade, mas não diz quanto. Alguém mais experiente poderia me dar uma dicas do que fazer e do que não fazer no uso do 4x4.
Outra coisa, é que dias atrás fui num lugar que estava com muita terra fofa e estacionei. Na hora de sair, quando senti que o carro patinou, eu parei, engatei o 4L e dei a ré fazendo uma curva leve para a esquerda para desviar de um caminhão que estava atrás. Quando emparelhei com o caminhão e já tinha saido do atoleiro, parei, mudei a 4x4 para 2H e continuei a dar ré até sair para o asfalto, parei novamente, e fui virando o volante e engatando a primeira para arrancar, já que era uma rua e estava vindo um carro há uns 200m. No momento que arranquei escutei um estralo alto, não senti nada, só o barulho e fui embora. Fiquei com medo de ter feito algo de errado e quando cheguei em casa, fiz uns testes em linha reta, em uns 50 metros, engatando e desengatando o 4x4 4H e 4L e não ouvi mais nada. Não sei se chegou a tracionar todas as rodas, mas a luz do painel acendeu. O que pode ter sido isto? Muito tempo sem usar o 4x4 e a caixa estava mal lubrificada? Eu fiz algo de errado? Será que estourou algo, e mesmo a luz acendendo o 4x4 não esta mais funcionando, como testar?
Desculpe o post longo, mas quis dar todas as informações que acho importantes, e já procurei por ai, mas é dificil achar informações especificas sobre o uso de 4x4 num carro destes, ainda mais que ainda estou assustado com o barulho que ouvi.
Amigo não esquente que a tração do suzuki não é de plastico....hahaha
o barulho q vc deve ter ouvido é da corrente da caixa de transferencia, mas nem se preocupe que ja vi suzuki que praticamente nunca parava de estralar a corrente e o dono pregrava o cacete e ia embora......
valew
Muito obrigado pelas respostas. LFC, eu procurei o uso do 4x4 no google e achei este material farto, mas o que eu quis dizer foi com relação exclusivo ao Gran Vitara, já que a maioria do material é sobre trilha e eu não vou fazer trilha, era mais sobre dicas especificas deste modelo. Inlcusive obrigado sobre as informações do barulho, me deixaram mais tranquilo. Inclusive, quando testei de novo, foi só pra frente, seria interessante saber sobre o fato de estar em ré influenciou. Existe um macete para testar se o 4x4 esta ok, ou basta a luz estar acessa que ta tudo certo?
Eu nem pretendo utilizar o 4x4, mas gosto de usar todos os recursos de tudo que tenho, e não deixaria de ser assim no carro. Quanto ao 4x4 H, é só engatar como se fosse uma marcha mesmo então? Com o carro em movimento, piso na embreagem, engato o 4x4 e pronto? E o 4x4 L quem limita a velocidade é ele, eu não preciso me preocupar com isto se é que entendi direito.
Novamente, obrigado.
Muito obrigado pelas respostas. LFC, eu procurei o uso do 4x4 no google e achei este material farto, mas o que eu quis dizer foi com relação exclusivo ao Gran Vitara, já que a maioria do material é sobre trilha e eu não vou fazer trilha, era mais sobre dicas especificas deste modelo. Inlcusive obrigado sobre as informações do barulho, me deixaram mais tranquilo. Inclusive, quando testei de novo, foi só pra frente, seria interessante saber sobre o fato de estar em ré influenciou. Existe um macete para testar se o 4x4 esta ok, ou basta a luz estar acessa que ta tudo certo?
Eu nem pretendo utilizar o 4x4, mas gosto de usar todos os recursos de tudo que tenho, e não deixaria de ser assim no carro. Quanto ao 4x4 H, é só engatar como se fosse uma marcha mesmo então? Com o carro em movimento, piso na embreagem, engato o 4x4 e pronto? E o 4x4 L quem limita a velocidade é ele, eu não preciso me preocupar com isto se é que entendi direito.
Novamente, obrigado.
Veja informações sobre Tracker e Grand Vitara. O sistema do Vitara e do Samurai é diferente. Também são diferentes Lada Niva, Land Rover, TR4 e outros.
Se a luz estiver acesa, deve estar funcionando. Se apagar ou piscar, problema na bomba que liga a tração (tem um tópico aqui no Forum sobre isso).
De tempos em tempos, use a 4x4. Se não estiver na lama ou terra ou areia, o faça em linha reta. Para circular o óleo. Faça como está escrito na manual, de preferência em baixa velocidade. No 4x4 L a velocidade é naturalmente limitada pela relação, com o tempo vc vai entender facilmente. A propósito, saindo em 1ª, cuidado para não dar um tranco no carro, pois a marcha é mais forte do que a High.
Abs,
LFC
Rainer 89
27/07/2012, 02:43
Tem um jeito simples de testar se o 4x4 esta funcionado que serve para qualquer carro.
Coloca o carro em um piso de grama molhada, lama, ou arenoso. Em 4x2 engate a 1ª e acelere fundo, as rodas de traz deverão patinar. Pare o carro engate o 4x4-H engate novamente a 1ª e pise fundo as rodas da frente também deverão patinar ou o carro vai sair sem patinar quase nada. se isso acontecer o 4x4 está OK!
Outro método é levantar as duas rodas de um lado do carro, em 4x4, engatar a 1ª e não acelerar. As duas rodas q estão no ar devem girar na mesma velocidade. (OBS: essa não vale para veículos com bloqueio de diferencial)
Tem um jeito simples de testar se o 4x4 esta funcionado que serve para qualquer carro.
Coloca o carro em um piso de grama molhada, lama, ou arenoso. Em 4x2 engate a 1ª e acelere fundo, as rodas de traz deverão patinar. Pare o carro engate o 4x4-H engate novamente a 1ª e pise fundo as rodas da frente também deverão patinar ou o carro vai sair sem patinar quase nada. se isso acontecer o 4x4 está OK!
Outro método é levantar as duas rodas de um lado do carro, em 4x4, engatar a 1ª e não acelerar. As duas rodas q estão no ar devem girar na mesma velocidade. (OBS: essa não vale para veículos com bloqueio de diferencial)
O teste na grama (se não for o campinho de futebol da galera ou o jardim da sogra :-D) ok.
Mas o outro teste eu não aconselho. Não sei ao certo, mas acho que o carro se desloca minimamente também com as rodas que estão no chão antes de o diferencial funcionar.
Abs,
LFC
Eduardo Alemão
27/07/2012, 11:32
Já falei aqui, te joga num atoleiro e acelera. Se o barro sujar legal a parte da frente dos retrovisores é pq tá funfando :violao:
Eduardo Velo
27/07/2012, 15:51
Boa Xara ... rsr , é o melhor lugar mesmo ...
Para testar o 4x4 pode erguer uma roda dianteira e uma traseira , não precisa ser do mesmo lado ... com bloqueio central tb pode fazer o mesmo teste , só com diferencial bloqueado é que não dá ...
LeduK , verifica níveis das cxs , todas , diferencial , cambio e CT ...
abs ... Edu
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