Ver Versão Completa : Dúvidas sobre a reduzida do Tracker
carlos-godoy
18/07/2012, 23:22
Hoje andei em um Tracker que estou comprando e coloquei ele em um areião até atolar. Engatei a tração 4x4 e tudo funcionou, tirando ele da areia. Quando engatei a reduzida parece que não estava funcionado, pois o veículo não ficou "travado" como normalmente ficaria com reduzida. Qual a relação de redução? Quando a 4x4H é acionada acende uma luz verde no painel. Quando a 4x4L é acionada deveria acender outra luz?
Tiagobel
19/07/2012, 07:29
A luz do 4x4 é a mesma para Hi e Lo e, realmente, a reduzida do tracker não é das mais fortes, tanto que o pessoal que precisa mesmo desse recurso acaba instalando engrenagens com maior redução (x-crawler).
Para sentir mesmo a redução só colocando em estrada de barro ou areia e sair na primeira 4x4 alta e depois testar a reduzida. Como você tava atolado, se tivesse tentado desatolar com a 4x4 alta teria percebido que teria que acelerar bastante pra ele não morrer!
Sem falar que iria queimar um pouco a embreagem tbm!!!
mas.marco
19/07/2012, 18:08
só lembrando que uma vez atolado, de nada adianta rezar pela reduzida. Claro que ela ajuda mas o ideal é engatar a reduzida ANTES do atoleiro.
- legal marco mas como vou saber se é ou não um atoleiro?
aí eu te respondo: olhou e viu.
= subida e descida sinistra = reduzida;
= muita lama com buraqueira ou areia muito fofa = reduzida;
Nem espera imbicar. Já engata a reduzida.
[QUOTE=mas.marco;1740766]só lembrando que uma vez atolado, de nada adianta rezar pela reduzida. Claro que ela ajuda mas o ideal é engatar a reduzida ANTES do atoleiro.
Marcos, as vezes adianta sim, a reduzida é uma salvação, principalmente em areia, dependendo da pressão dos pneus, se vc engatar uma ré e reduzida, pegar uma certa distância e encarar a 1ª reduzida, ou até mesmo uma 2ª, o bicho vira um tratorzinho, desde que vc encha o pé, pq carro a gasolina o giro tem que tá lá em cima. Eu apanhei muito quando fiz a expedição nos lençóis maranhenses com o pessoal do clube do tracker. Eu tinha pena de pisar fundo no areial e ver o giro lá em cima, mas ai o pessoal me deu dicas de condução e o mais legal é que nenhum momento o tk esquentou, a trilha brutal de muita areia fofa e sol de rachar, e eu ainda tive um problema: em Parnaíba lascaram um combustível adulterado no meu carro e fiz toda a trilha com a viatura falhando e sem força. Na minha limitada opinião, acho que apesar de limitada, a reduzida do tk é atende e muito bem principalmente pra andar na areia.