Ver Versão Completa : Filtro de Ar para motor de opala 4cc
Edinilson Silveira
17/07/2012, 14:44
Olá estou a procura deste filtro de Ar se alguém tiver idéia de qual veiculo é usado, por favor me avise, estou usando um motor de opala em um JPX igual o da foto em anexo.
Obrigado pela ajuda!359376
SD GUERREIRO
17/07/2012, 14:57
O da d20 deve ser bem parecido
Edinilson Silveira
17/07/2012, 15:06
Fala Guerreiro,
Já procurei no google imagens e tbm não me parace com o da D20, mas obrigado!
vavarusso
17/07/2012, 18:36
Eu gostaria de saber qual a adaptação mais comum de filtro de ar no jeep com motor de opala e hidrovácuo?
Eu gostaria de saber qual a adaptação mais comum de filtro de ar no jeep com motor de opala e hidrovácuo?
Vava e Edinilson, eu uso motor opala 4cc na minha viatura e uso o filtro da kombi que é identico a este da foto. abraço.
Edinilson Silveira
17/07/2012, 19:32
Russo a adaptação mais usual nos jeeps de filtro de Ar seria os filtros de Kombi e tbm filtros do uno, hidrovacuo o pessoal tem feito conjunto de pedaleira e hidrovacuo do opala mesmo!!!
Edinilson Silveira
17/07/2012, 19:36
Valeu Bidu vc saberia me dizer o ano encontrei uns antigos com saída pro carburador lateral e este é no meio da tampa!!!
Obrigado...
Valeu Bidu vc saberia me dizer o ano encontrei uns antigos com saída pro carburador lateral e este é no meio da tampa!!!
Obrigado...
Não sei, pois eu fui num ferro velho num bairro próximo de onde eu moro e o cara tinha varios destes filtros e eu então escolhi o que eu queria. Obs. 50 latinhas. abraço.
Francisco Maciel
22/07/2012, 22:04
Na minha cidade o pessoal usa muito o da pampa e o da kombi. Agora esse ai da foto tá igual ao da D20.
quintino
31/07/2012, 09:32
Na minha cidade o pessoal usa muito o da pampa e o da kombi. Agora esse ai da foto tá igual ao da D20.
Algum problema em usar o filtro de ar original?
Boa tarde prezados ! eu particularmente não vejo nenhum problema, inclusive já foi comum adaptar o filtro do Opala nos BF-161 no passado, sendo assim nada mais normal do que motor de Opala com filtro de Opala ! a vantagem desses outros filtros ( Pampa, Kombi etc ) é a facilidade de manutenção e se no futuro, você quiser instalar um snorkel já é meio caminho andado . . . um abraço a todos !
vavarusso
31/07/2012, 14:32
Algum problema em usar o filtro de ar original?
O problema é que o servo freio fica do mesmo lado do carburador, entao o original nao dá....
O problema é que o servo freio fica do mesmo lado do carburador, entao o original nao dá....
Servo freio ? o que é isso ? :pensativo: brincadeira :lol: , é cada caso é um caso ! nessa situação os modelos tipo Pampa/Kombi/Geórgia são mais versáteis, um abraço !
A entrada de ar desses filtros (pampa/kombi) nao sao de diametro muito pequeno?
Penso pelo seguinte, o opala 4cil é uma motor 2.5 enquanto a pampa (se for cht) é um motor 1.6.
Nao ha diferenca de demanda de ar para essa diferenca de cilindrada? O motor de maior cilindrada nao vai trabalhar "afogado"?
Pensei nisso pois uso o filtro do corcel antigo e o diametro da entrada de ar do filtro é bem menor que o diametro do carburador.
A entrada de ar desses filtros (pampa/kombi) nao sao de diametro muito pequeno?
Penso pelo seguinte, o opala 4cil é uma motor 2.5 enquanto a pampa (se for cht) é um motor 1.6.
Nao ha diferenca de demanda de ar para essa diferenca de cilindrada? O motor de maior cilindrada nao vai trabalhar "afogado"?
Pensei nisso pois uso o filtro do corcel antigo e o diametro da entrada de ar do filtro é bem menor que o diametro do carburador.
Boa tarde prezado ! sua preocupação procede, mas é fácil fazer um teste, ande com e sem o filtro e veja se sente alguma diferença no desempenho do veículo, mas mesmo os melhores e mais bem dimensionados filtros provoca um pouco de restrição. Quanto a trabalhar afogado vai depender do seu carburador, se for um 228 ou qualquer outro de cuba ventilada internamente não há esse perigo, ou seja : menos ar = menos gasolina ! um abraço !
Em tempo : Quando substituí o filtro de ar da minha C-10 por um filtro de Mercedes 608, fiquei na dúvida por serem motores totalmente diferentes, um a gasolina 6 cilindros e 4.500 RPM máximos, o outro 4 cilindros e 3.000 RPM máximos, mas levei em consideração que os cilindros não succionam a mesmo tempo, bem como os cilindros do 608 tem maior volume que os da C-10, fiz uns cálculos mirabolantes levando em conta tudo isso e está funcionando a mais de 5 anos sem problemas . . .
vavarusso
01/08/2012, 13:52
Servo freio ? o que é isso ? :pensativo: brincadeira :lol: , é cada caso é um caso ! nessa situação os modelos tipo Pampa/Kombi/Geórgia são mais versáteis, um abraço !
Servo freio é um dispositivo que funciona em função do vácuo gerado pelo funcionamento do motor, para aliviar a pressão que se deve exercer para acionar o sistema de freio do veículo. Não confundir com hidrovácuo, que é um sistema antigo que utilizava o vácuo associadamente à um fluído hidráulico para aliviar a pressão do pedal de freio. Valeu Jacimar. :curtir::euforico:
vavarusso
04/10/2012, 14:22
Será que o da komb é o melhor mesmo??