PDA

Ver Versão Completa : Caixa de tração da Explorer

Alessandro,
15/07/2012, 21:36
Com o apoio dos colegas do fórum, Bravoeconovember, Edintruder e Ramon, resolvi abrir a CT (caixa de tração ou caixa de transferência) e verificar o que estaria provocando vibração no carro com velocidades acima de 90 km/h, semelhante ao sintoma de roda desbalanceada, mas que por duas vezes provocou perda de tração no carro, sendo necessário parar e movimentar a alavanca de marchas.

Construí mesas para elevar a vtr em 40 cm.
359037

Iniciando os trabalhos: sangria do fluído da CT, desconeção dos sensores da caixa, extração do motor elétrico de mudanças de tração, contra-peso, cardã dianteiro e traseiro. O cardã traseiro me deu um baita trabalho, pois estava com os parafusos muito travados e por manter a Xpl com as rodas traseiras no chão, não pude girar a flange traseira da CT para que pudesse afrouxar os 4 parafusos. Assim, tive que desligar a flange junto ao diferencial traseiro para depois concluir a retirada.
359043359042359044359041359045359046

Estando a CT livre dos acessórios, é hora de liberá-la da caixa de marchas. Para isso, usei um apoio para soltar os 5 parafusos. Após retirar os parafusos, dei um pequeno toque para despender a CT da caixa de cambio e este liberou o óleo lambuzando meu local de trabalho. Meu assistente testemunhou essa khda!
359048359049359047

CT sobre a bancada, após umas 6 horas de trampo!
A carcaça é fechada com 17 parafusos liberados com uma chave T40, mas antes, tem que liberar a flange traseira, usando uma ferramenta caseira.
359053359055359054359051359052359056359050

Alessandro,
15/07/2012, 21:47
Ao abrir tomei um susto pelo estado do filtro da bomba d’óleo! Pensei que fosse limália!
Depois de limpar, percebi que havia um furo e um rasgo na lateral do mesmo e ainda diversos grãos de material claro pelas peças da caixa.
359063359061359062359060

Nestas fotos aparece o conjunto do alojamento da câmara. Nela ficam 3 esferas que se movimenta de um lado a outro dando pressão momentâneo ao sistema. Estranhei uma concavidade no centro de cada alojamento das esferas. Não sei se é normal ou desgaste.
359064359065359066359067

Bomba d’óleo (que possui o batente como parte de sua carcaça, diferente das F1000) guia do garfo e garfo, onde achei o motivo da sujeira no filtro e conseqüente vibração que reclamei no início. Falta um dos calços que ficam nas pontas do garfo.
O deslocamento da engrenagem que muda de 4x2 para neutro é de apenas 7mm, o que pode ter ocorrido somando a ausência do calço, a folga no rolamento e vibração excessiva que ocorria no momento da perda de tração. Observe que na foto do garfo, percebe-se arranhões, próximo ao eixo, provocado pela engrenagem.
359070359069359068

Pra finalizar, fotos da planetária a ser extraída. Essa deu trabalho, por não encontrar onde ficava a sua trava. Na primeira e segunda foto, observando o fundo da carcaça, percebe-se suas hastes dessa trava, que devem ser abertas enquanto puxa o conjunto.
359072359073359071

Algo que está me entrigando são duas rebabas nas engrenagens da planetária. São pequenas, mas ainda não entendi o que poderia ter provocado essas marcas. Na engrenagem externa, fixa na carcaça (foto anterior) não há sinais desse estrago. Talvez esteja marcado a engrenagem dentro do conjunto, que deverei abrir somente amanhã após sacar o rolamento.
Detalhe, que esse rolamento tem uma fenda onde aloja a trava que prende a planetária na carcaça.
359074

Ramon Pires
17/07/2012, 00:12
Bah, chamo na chave mesmo!!!! Bem como vc disse é diferente da caixa da f1000, mas oq ta estralando é aqueles discos, parece freio de CBT!!!! Pra ve como é, quanto mais coisa coloca p fica confortavel e tal e coisa é mais facil p da problema depois... Mas pelo visto ´negócio é arruma o calço q falta no garfo e lava bem os componentes, e o principal é o filtrinho q ta deixando passa sujeira, repara por dentro do eixo q pode ta trancado o duto q leva o oleo da bomba até as reducoes...

cataclism2
17/07/2012, 09:50
Valeu por ter fotografado o passo a passo.

BRAVOECONOVEMBER
17/07/2012, 20:21
Bah! Que trampo hein? Valeu pelas referências, aposto que vai ajudar muita gente por aqui.
Também acho, limpa tudo, coloca o calço que falta e monta de novo. Inspeciona rolamentos e selos pra ver se TEM que trocar alguma coisa e retorna à configuração de serviço.
Good job!

Alessandro,
17/07/2012, 22:24
Valeu pela força, galera.

Gostei muito de fazer esse trampo. Troquei os 4 retentores, dois rolamentos (do eixo de entrada e de saída para a traseira) e o filtro que eu consegui usado (não consegui novo, mas está perfeito).

O calço eu encomendei a um torneiro, que fez de tecnil. Estava preocupado com essa solução, pois não sabia de sua resistência. No entanto, passando em frente a concessionária, fui procurar só por curiosidade, sem esperança de encontrar. E não é que tinha a peça disponível!
Claro que não vendia apenas o calço, mas juntamente com o garfo (é o mesmo para ranger 98 e F1000). O valor é R$ 230,00; mas me decepcionei. A usinagem do garfo deixou rebarbas e a surpresa foi por conta dos calços 'originais', parecendo as peças encomendadas com o torneiro. Fiquei aliviado, vendo que o calço do torneiro é de mesma qualidade e ainda mais pelo preço pago: 50tinha!

Tenho mais fotos mas depois de pronto postarei. Hoje ainda não fechei a caixa pois depois do horário comercial, percebi a falta ($@#¨&*#) a última trava de eixo que usaria antes de concluir o serviço na CT e poder montá-la na Vtr.

Edintruder
19/07/2012, 21:33
Visses? É mais fácil do que tirar doce de criança!
Essa e com o sistema de esferas para apertar os discos e acionar a tração dianteira. Na F1000 o conjunto é magnético. Esse aí com certeza é muito mais suave que o sistema da F1000.

Alessandro,
05/08/2012, 10:01
Edintruder, esse sistema de esferas é a prova de falhas, uma vez que não depende de eletrônica e está solidário ao eixo que recebe a força do câmbio de marchas.
No início eu estava com dúvidas quando a concavidade existente no centro de cada trilho das esferas, imaginando que fosse desgaste, mas levando a peça a um torneiro, o mesmo me disse que, pela aparência dos trilhos, o entalhe era original.

Ao montar a CT, eu fotografei cada passo da montagem. Vou descrevendo e relatando alguns detalhes tanto da montagem como o fechamento da caixa.

rsg_beto
23/12/2014, 00:09
Que bacana, tem detalhes da montagem?

dieting
30/12/2014, 04:36
Mas oq ta estralando é aqueles discos, parece freio de CBT!!!! Pra ve como é, quanto mais coisa coloca p fica confortavel e tal e coisa é mais facil p da problema depois... Mas pelo visto ´negócio é arruma o calço q falta no garfo e lava bem os componentes, e o principal é o filtrinho q ta deixando passa sujeira, repara por dentro do eixo q pode ta trancado o duto q leva o oleo da bomba até as reducoes...??

dieting
16/01/2015, 07:37
Mas oq ta estralando é aqueles discos, parece freio de CBT!!!! Pra ve como é, quanto mais coisa coloca p fica confortavel e tal e coisa é mais facil p da problema depois... Mas pelo visto ´negócio é arruma o calço q falta no garfo e lava bem os componentes, e o principal é o filtrinho q ta deixando passa sujeira, repara por dentro do eixo q pode ta trancado o duto q leva o oleo da bomba até as reducoes...??

marco intheshadow
24/03/2015, 09:00
Bom dia Alessandro. Como ficou essa sua explorer depois desse serviço que VC fez? Resolveu seu problema? A partir de suas dicas vou tirar a minha tbm...parabéns pelo tutorial, e se tiver as fotos da montagem posta ai pra da uma força. Abraço

marco intheshadow
25/03/2015, 09:17
Bom dia pessoa. Com a ajuda do nosso amigo Alessandro , criei coragem pra desmontar minha CT tbm. Comecei os serviço e já tive uma decepção....removeram o motor que aciona a 4x4 e colocaram uma chapa pra fechar o local...agora ainda tenho que correr atrás deste motor. Alguem sabe um teste rápido para sr fazer no Ferro velho na hora da compra, seria possível com uma bateria na bancada?

Joelson Xavier
03/09/2015, 15:11
Ao abrir tomei um susto pelo estado do filtro da bomba d’óleo! Pensei que fosse limália!
Depois de limpar, percebi que havia um furo e um rasgo na lateral do mesmo e ainda diversos grãos de material claro pelas peças da caixa.
359063359061359062359060

Nestas fotos aparece o conjunto do alojamento da câmara. Nela ficam 3 esferas que se movimenta de um lado a outro dando pressão momentâneo ao sistema. Estranhei uma concavidade no centro de cada alojamento das esferas. Não sei se é normal ou desgaste.
359064359065359066359067

Bomba d’óleo (que possui o batente como parte de sua carcaça, diferente das F1000) guia do garfo e garfo, onde achei o motivo da sujeira no filtro e conseqüente vibração que reclamei no início. Falta um dos calços que ficam nas pontas do garfo.
O deslocamento da engrenagem que muda de 4x2 para neutro é de apenas 7mm, o que pode ter ocorrido somando a ausência do calço, a folga no rolamento e vibração excessiva que ocorria no momento da perda de tração. Observe que na foto do garfo, percebe-se arranhões, próximo ao eixo, provocado pela engrenagem.
359070359069359068

Pra finalizar, fotos da planetária a ser extraída. Essa deu trabalho, por não encontrar onde ficava a sua trava. Na primeira e segunda foto, observando o fundo da carcaça, percebe-se suas hastes dessa trava, que devem ser abertas enquanto puxa o conjunto.
359072359073359071

Algo que está me entrigando são duas rebabas nas engrenagens da planetária. São pequenas, mas ainda não entendi o que poderia ter provocado essas marcas. Na engrenagem externa, fixa na carcaça (foto anterior) não há sinais desse estrago. Talvez esteja marcado a engrenagem dentro do conjunto, que deverei abrir somente amanhã após sacar o rolamento.
Detalhe, que esse rolamento tem uma fenda onde aloja a trava que prende a planetária na carcaça.
359074

To com problemas justamente na engrenagem onde fica as esferas ela quebrou onde posso achá-la , oque fazer???

Edintruder
04/09/2015, 12:49
Joelson, procura no Mauro Garcia em Pelotas/RS. Tem o telefone na internet. Ele envia pelo correio. Mercado livre já procurasses?

Joelson Xavier
04/09/2015, 15:58
Joelson, procura no Mauro Garcia em Pelotas/RS. Tem o telefone na internet. Ele envia pelo correio. Mercado livre já procurasses?

No mercado livre sim e não achei
Vou ver com esse Mauro Garcia se não acha infelizmente irei por uma caixa completa mecânica sabe me Infor qual a melhor ???
Estudo a da range v6 mas mas se não vou ver qual se adaptar melhor!

Edintruder
05/09/2015, 11:16
Joelson, afinal, o que está ocorrendo na caixa da tua Explorer?
Explica aí o que está dando e quais são os sintomas todos. Pra tudo tem solução. Podes mandar vir as peças até dos EUA através do e-bay.com

A CT podes modificar para fazer acoplamento através de luvas, podes colocar botão liga e desliga direto desativando o sistema automático... Tem muita coisa para ser feita antes de sair trocando a CT inteira.
O ideal seria colocar a CT da Ranger (qualquer uma delas) e colocar um acionamento da easytraction. Nunca mais terás problemas.

fabaumm
21/09/2015, 10:26
Senhores esse final de semana tirei o motorzinho da tração, coloquei as 4 rodas no ar, e girei manualmente a chavinha nas posições H / N / L em nenhuma posição deu tração nas rodas dianteiras.

a Função N funciona normal não gerando tração nas rodas trazeiras, nas posições H e L somente tração trazeira.

Pesquisando e falando com alguns amigos, por mais que abra essa caixa 4405 me parece que ela tem problemas crônicos, como embuchamento ali no eixo que desgasta a carcaça, outro tipo embuxamento folga da bomba entre outros...

foi indicado a troca desta caixa para a da RAnger 1354 perdendo apenas o control track. mas seria plug and play o motorzinho tudo funcionaria.

o que vocês acham? quem ja abriu 4405 realmente resolveu o problema desta caixa em definitivo?

abraços

Joelson, afinal, o que está ocorrendo na caixa da tua Explorer?
Explica aí o que está dando e quais são os sintomas todos. Pra tudo tem solução. Podes mandar vir as peças até dos EUA através do e-bay.com

A CT podes modificar para fazer acoplamento através de luvas, podes colocar botão liga e desliga direto desativando o sistema automático... Tem muita coisa para ser feita antes de sair trocando a CT inteira.
O ideal seria colocar a CT da Ranger (qualquer uma delas) e colocar um acionamento da easytraction. Nunca mais terás problemas.

fabaumm
21/09/2015, 10:28
Marco conta oq aconteceu na sua caixa...

Bom dia pessoa. Com a ajuda do nosso amigo Alessandro , criei coragem pra desmontar minha CT tbm. Comecei os serviço e já tive uma decepção....removeram o motor que aciona a 4x4 e colocaram uma chapa pra fechar o local...agora ainda tenho que correr atrás deste motor. Alguem sabe um teste rápido para sr fazer no Ferro velho na hora da compra, seria possível com uma bateria na bancada?