Ver Versão Completa : Homocinéticas - Quebras constantes e barulho ensurdecedor
guilherme10k
03/07/2012, 14:44
Olá,
Tenho um Vitara 93 há menos de um ano.
Em duas ocasiões de trilhas pesadas (muita lama e muita chuva), tive minhas homocinéticas danificadas.
Na última quebra, ela foi arrancada pra fora do suporte da roda.
Quando engatada a tração dianteira (reduzida ou normal) mesmo recém trocadas as homocinéticas, o estalo que elas fazem é muito alto. Alguns me dizem que é devido ao lift de 2" que o carro tem, que faz com que as homocinéticas trabalhem no limite do ângulo. Uso pneus Mamute 235 70 15, será que é muito agressivo?
Alguém que tenha Vitara pode me dar uma opinião experiente?
Um abraço
Guilherme
mauricioalan32
03/07/2012, 20:33
Guilherme, quanto as quebras de homocinetica existem duas maneiras de corrigir o problema, existe um kit de suportes que baixa o diferencial em 2,5cm ou seja, 1" para diminuir o esforço causado pelo lift de suspensão, ficando assim com apenas 1" fora do ângulo original, esse Kit se chama Dropped Kit e tem no site da www.RC4x4.com.br (http://www.RC4x4.com.br) e no site ..:: SOB ::.. Kits de Redução, engrenagens, lift, guinchos (http://www.sobperformance.com.br). Se as quebras forem frequentes do lado no motorista, principalmente a que vai na roda existe também outra maneira de melhorar que seria fazer uma flange entre a saída da manga do eixo e a homocinética interna para jogar ela mais pra fora, ja no lado do carona não quebra com tanta frequencia por utilizar uma "tulipa" na saída do eixo, diferente do lado do motorista que é uma homocinética, essa tulipa tem um curso de trabalho pra dentro e pra fora... melhor ainda se conseguir usar os dois sistemas, no meu eu tenho somente o Dropped Kit, quero fazer essa flange tmbm, é coisa que um bom mecânico faz de boa. E quanto ao tamanho dos pneus, acho que não é esse o seu problema, eu por exemplo, uso pneus 32" com recape super agressivo, da na medida de um 33" e nao tenho problemas de quebrar homocineticas!
Abraços e espero ter ajudado!
mas.marco
03/07/2012, 21:03
Tá falado.
guilherme10k
04/07/2012, 11:12
Obrigado aos companheiros pelo pronto retorno.
Acabo de imprimir a resposta do Maurício, chancelada pelo mas.marco e vou levar ao mecânico.
Voltarei com a resposta dele, até porque de mecânica eu só entendo que existe um motor, um câmbio e 4 pneus que giram :)
Abraços.
tive um vitara com lift de 2" nunca quebrou nem estralava, neste vitara que tenho agora eu andava com lift de 3" e nunca quebrou homocinetica, nem estrala! é sorte pq vitara quebra homocinetica, quebrei a carcaça do diferencial! depois comprei um drop kit e mandei aumentar ele um pouco devido ao lift grande!
recomendo uma revisão geral do eixo dianteiro pq não é normal estralar, as homos são feitas para trabalharem em angulos severos, deve ter alguma coisa errada no seu diferencial, numa homocinética interna, ver a bucha da manga do eixo se não está travando, roda livre!
guilherme10k
10/07/2012, 11:08
Realmente. Estive na oficina hoje e as quebras foram sempre no lado do motorista.
Esta semana defino de onde mando vir o Dropped Kit e voltarem em breve para a trilha
Obrigado aos amigos
Abraço
Guilherme, quanto as quebras de homocinetica existem duas maneiras de corrigir o problema, existe um kit de suportes que baixa o diferencial em 2,5cm ou seja, 1" para diminuir o esforço causado pelo lift de suspensão, ficando assim com apenas 1" fora do ângulo original, esse Kit se chama Dropped Kit e tem no site da www.RC4x4.com.br (http://www.RC4x4.com.br) e no site ..:: SOB ::.. Kits de Redução, engrenagens, lift, guinchos (http://www.sobperformance.com.br). Se as quebras forem frequentes do lado no motorista, principalmente a que vai na roda existe também outra maneira de melhorar que seria fazer uma flange entre a saída da manga do eixo e a homocinética interna para jogar ela mais pra fora, ja no lado do carona não quebra com tanta frequencia por utilizar uma "tulipa" na saída do eixo, diferente do lado do motorista que é uma homocinética, essa tulipa tem um curso de trabalho pra dentro e pra fora... melhor ainda se conseguir usar os dois sistemas, no meu eu tenho somente o Dropped Kit, quero fazer essa flange tmbm, é coisa que um bom mecânico faz de boa. E quanto ao tamanho dos pneus, acho que não é esse o seu problema, eu por exemplo, uso pneus 32" com recape super agressivo, da na medida de um 33" e nao tenho problemas de quebrar homocineticas!
Abraços e espero ter ajudado!