Ver Versão Completa : Vantagens e Desvantagens dos Motores e Configurações das Bandeirante
titanium
13/06/2012, 21:54
Amigos,
Confesso que procurei, mas não encontrei nenhum tópico que enumerasse as Configurações (Versões/Modelos) que equiparam as Bandeirantes vendidas aqui no Brasil.
Seria interessante ter uma lista das Configurações, seus pontos Fortes e Fracos, levando em conta alguns fatores, quais sejam:
Motor: marca, potência, durabilidade, custo médio de manutenção, custo de um novo, custo para refazer, flexibilidade de adaptação, uso recomendado (trilha/estrada);
Câmbio: quantidade de marchas, durabilidade, custo médio de manutenção;
Eixos / Diferenciais / Relações: uso apropriado, tipos, custo de manutenção;
Conforto: existe diferença de conforto entre as versões? o que influencia? custo médio para aprimorar conforto.
A lista é extensa, mas se agruparmos por Modelos / Ano da viatura, acho que facilita a consulta.
Me surgiu esta dúvida pois estou justamente em busca de uma Band LONGA, mas não sei qual escolher em termos de motorização, câmbio, relações de diferencial, etc. E gostaria de ter informações em mãos, para poder equilibrar melhor meu orçamento.
Ex: compensa comprar uma Band sem acessórios, mas com motor 709 + 4 marchas sincronizadas, considerando que meu uso será predominantemente Estrada e trilha leve-média?
Abraços,
bandoleiro
13/06/2012, 22:26
Perguntinha difícil e que já gerou discussões em outros tópicos. De regra, o que vale procurar em uma band são os eixos e caixa de marchas acima de 83, pois aí já é o eixo moderno e caixa sincronizada. Eixo flutuante traseiro é melhor que o semi-flutuante. Que eu me lembro agora, esses pontos ninguém discute. Até direção hidráulica já vi pessoas discutindo que adaptada é melhor que a original. Quanto a redução de terminais e consequentemente a folga, eu concordo. Quanto a segurança e resistência não tenho opinião formada. Motor eu particularmente prefiro o OM 364 (709) turbinado e intercoolado, mas isso não é consenso. Quatro marchas + relação alongada funciona bem na estrada e para trilhas em geral. Andei algum tempo com rel. 11x35 sem turbo. Até funciona bem, mas em seguida turbinei. No mais acredito que é olhar com calma e levar alguém que conheça band para avaliar.
Diferença de conforto entre as versões: quanto maior o entre-eixos pula menos, mas pula. Mas isso para viaturas originais, viaturas que sofreram "atualizações" como pneus radiais, melhores amortecedores, bancos melhores, etc, consequentemente oferecem mais conforto. Dica, ande no máximo possível de bands que vc conseguir para tirar suas próprias conclusões, pois só a discussão 14B X mercedes já dá horas de conversa que eu só faço agora em mesa de bar, com pastel e cerveja.
Na realidade existem muitos tópicos tratando destes assuntos. Principalmente a discussão do motor MB vs Toyota e sobre conforto...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/54081-om364-x-14b.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/92313-consumo-motor-364-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/97042-om-364-ou-14b.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/1420-como-melhorar-o-conforto-da-toyota-bandeirante.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/92207-como-avaliar-um-eixo-flutuante.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/97643-eixo-flutuante-toyota.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/84255-como-saber-se-minha-band-tem-eixo-flutuante.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/51602-14b-com-relacao-alongada.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/35315-relacao-12x35-instalada-testada-aprovada.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/103945-relacao-12-x-35-dificuldades-na-instalacao.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/50280-como-escolher-uma-toyota-bandeirante.html
Acho que a única coisa que não vi até hoje é sobre custo de manutenção.... como a maioria aqui é usuário particular e não frotista, não devem ter parâmetros ou histórico de uso suficiente para comparar modelos. Até dá pra dizer que uma peça custa um pouco mais ou menos que outra mas não ao ponto de que vc deveria levar isso em consideração na hora de escolher uma band.
E sempre veja em primeiro lugar a mecânica.... acessórios são supérfluos, vc monta aos poucos do seu gosto.... o que importa é ter uma boa mecânica como ponto de partida. Se conseguir uma com boa mecânica e boa lata, melhor ainda.... mas não se deixe levar por acessórios como snorkel, pneu, ar-condicionado, guincho elétrico, bancos, etc.
Apenas dois "acessórios" que acho imprescindíveis são o freio a disco na dianteira e direção hidráulica.
No final, a dica que o bandoleiro deu sobre "andar no maior número possível de bands" é a mais importante... todas são muito parecidas mas também muito diferentes....rs Só andando pra conhecer cada detalhe delas...
peca de band antigamente era caro, mas hoje em dia se for comparar com outros veiculos similares o preco e muitto inferior, ja tive band na mae de peao e a manutencao se resumia a pecas de suspensaobieletas e terminais de direcaomuito barato de manter, euparticularmente prefiro 14b mas a melhor band e a que o seu dinheiro pode comprar, conforto as band cd dao banho so nao tem giro de direcao.....
Titanium
Esse site conta a história do Bandeirante e suas diversas configurações.
Best Cars Web Site - Carros do Passado - Toyota Bandeirante (http://bestcars.uol.com.br/classicos/band-1.htm)
titanium
14/06/2012, 16:42
Amigos,
Obrigado pelas respostas e indicações!
Realmente, este é um assunto meio polêmico...
O motor 608 é tão barulhento e chaqualhão quanto se fala??
Eu já dirigi uma band curta, equipada com motor 709, e não achei chaqualhão.. E ainda adorei o barulho do motor!!
A diferença é tão gritante assim, entre uma band 92 e uma 86, por exemplo???
abraços
junior888
14/06/2012, 18:25
Amigos,
Obrigado pelas respostas e indicações!
Realmente, este é um assunto meio polêmico...
O motor 608 é tão barulhento e chaqualhão quanto se fala??
Eu já dirigi uma band curta, equipada com motor 709, e não achei chaqualhão.. E ainda adorei o barulho do motor!!
A diferença é tão gritante assim, entre uma band 92 e uma 86, por exemplo???
abraços
O OM 314 (608) é um pouco mais barulhento que o OM 364 sim, mas pouco, bem pouco mesmo, quase nem da pra notar a diferença
titanium
14/06/2012, 19:20
Boa noite Júnior!
Entendi! pois é.. eu achei o som do 364 uma delícia! rsrs..
Capaz de eu gostar do 314 também, não é!?
Mas me digam, uma Band Longa com motor OM314 + câmbio 5 marchas + embreagem e diferenciais da mais nova + Turbo, é uma Combinação interessante???
Sai caro uma dessas? Essa configuração vale a pena?
Abração,
Boa noite Júnior!
Entendi! pois é.. eu achei o som do 364 uma delícia! rsrs..
Capaz de eu gostar do 314 também, não é!?
Mas me digam, uma Band Longa com motor OM314 + câmbio 5 marchas + embreagem e diferenciais da mais nova + Turbo, é uma Combinação interessante???
Abração,
Titanium,
Não tenho muinta experiência com Band porque adquiri a minha a pouco tempo - longa OM314, 4 marchas, Turbinada, embreagem mais nova - tô achando parecido com o 364. Bem tranquila para dirigir, O motor fica mais macio e o barulho diminui bastante. Pretendo agora alongar o diferencial 12:35. Acho que assim vai ficar muito boa!!!
titanium
14/06/2012, 21:31
Opa DeMelo!
Valeu pela resposta.
Bacana saber da sua configuração!
Mas me diga uma coisa, qual a velocidade de cruzeiro que você consegue manter, na sua atual configuração??
Tem elasticidade para ultrapassar outros carros?
Perde velocidade em subidas? Qual pressão do turbo ta usando?
Você acha que vai investir ($$) quanto (peças e mão de obra) para alongar a sua?
Valeu!
Abraços!
bandoleiro
14/06/2012, 22:38
Me atravessando na resposta, Velocidade de cruzeiro com rel. 11x35: 100km/h a 2100rpm a 110km/h a 2300 rpm. Medida de pneu 33 pol. Mais que isso acho até perigoso pela altura da viatura, mas chega a ir a 140km/h. Estava esquecendo, o motor da minha band é o OM 364 turbo intercooler, com 1,2kg de pressão. Para ultrapassar outros carros, é só das seta para a esquerda e pisar no pedal da direita. Não saberia dizer com que carro a gasolina se equivaleria, mas anda mais que carros 1.0 e não faz feio para carros de cilindrada maior. Também mantém bem a velocidade em subidas considerando a velocidade de cruzeiro citada acima.
titanium
14/06/2012, 22:52
Valeu Bandoleiro, pela resposta!
Mas de acordo com seu relato, me surgiu outra dúvida..
Nas Hilux, motor 2.8 D, aconselham manter uma rotação máxima (de cruzeiro) em torno de 3000 a 3.200 RPM, o que significa uma velocidade de uns 100... 110 Km/H. Isso é o suficiente para Não forçar o motor E com as relações originais...
Mas minha DÚVIDA é: qual seria a rotação de cruzeiro ideal para não forçar o motor 314 e ainda ter uma certa folga para ultrapassagens???
Alguém se arrisca?
Mais uma vez, Muito obrigado!
Abraços!
Carlo Pecca
15/06/2012, 00:10
Titanium
... vc quer uma Band ou um carro de corrida?
Valeu Bandoleiro, pela resposta!
Mas de acordo com seu relato, me surgiu outra dúvida..
Nas Hilux, motor 2.8 D, aconselham manter uma rotação máxima (de cruzeiro) em torno de 3000 a 3.200 RPM, o que significa uma velocidade de uns 100... 110 Km/H. Isso é o suficiente para Não forçar o motor E com as relações originais...
Mas minha DÚVIDA é: qual seria a rotação de cruzeiro ideal para não forçar o motor 314 e ainda ter uma certa folga para ultrapassagens???
Alguém se arrisca?
Mais uma vez, Muito obrigado!
Abraços!
folga em ultrapassagem !!!! nem 14b tem isso o negocio e ter paciencia ou uma band turbinada..
hercilio.neto
15/06/2012, 02:22
Obviamente o preço vai depender do ano e do estado da Band.
Mas uma band longa com as portas e painel modernos, em bom estado e com essa configuração que voce mencionou, vale aproximadamente R$ 30 mil. É uma configuração muito boa.
Os motores MB são do tipo baixa rotação (LSD é a sigla se não me engano), porém compensam com grande cilindrada e torque em baixa rpm.... torque máximo ocorre a 1.500rpm... então o ideal é você trabalhar perto dessa rotação..... teria uma sobra de rpm até perto de 3000rpm para ultrapassar.
Mais um tópico com muita informação.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/97329-quel-melhor-configuracao-para-uma-band-de-uso-diario.html
titanium
15/06/2012, 10:31
Dudu e Pecca,
kkkkkk.. não me interpretem mal! Não quero um carro de corrida! rsrsrs..
Mas fiquei aqui imaginando qual seria o apelido para a Band do Fe_Jipeiro! rsrsrs.. ele deve chamar ela de Band-F1 !!!
Esses dias estava lendo por aqui as peripércias que ele andou aprontando na preparação do motor dela!
Ficou super-interessante o projeto dele... se eu tivesse algo 60% próximo, me daria por contente!
:)
Isto por que gosto de rodar há uma velocidade de 110 km/h.. queria fazer isso sem forçar o carro... mas queria ter motor, na situação de precisar ultrapasar... em algumas situações, é questão de segurança...
CLARO que a Band não foi feita para correr.... maaasss uma sobra na velocidade, para mim, faz diferença
Abraços
titanium
15/06/2012, 10:45
Obviamente o preço vai depender do ano e do estado da Band.
Mas uma band longa com as portas e painel modernos, em bom estado e com essa configuração que voce mencionou, vale aproximadamente R$ 30 mil. É uma configuração muito boa.
Opa Hercílio! Valeu pela resposta! Isso ajuda muito a ter uma noção de preços...
Mas lhe digo...... não estou achando nada barato as Bands! rsrs.
Quase todas mais de 33 mil, ano 83, cambio 4 marchas, alguns acessórios... mas nenhuma Brastemp.
titanium
15/06/2012, 10:48
Os motores MB são do tipo baixa rotação (LSD é a sigla se não me engano), porém compensam com grande cilindrada e torque em baixa rpm.... torque máximo ocorre a 1.500rpm... então o ideal é você trabalhar perto dessa rotação..... teria uma sobra de rpm até perto de 3000rpm para ultrapassar.
Mais um tópico com muita informação.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/97329-quel-melhor-configuracao-para-uma-band-de-uso-diario.html
Rafael, meu caro, diria que você é um camarada muito prestativo e quase uma Enciclopédia!
Valeu mesmo, amigo!
Estou lendo com muita calma e carinho os outros tópicos que você me recomendou! (e o ultimo também)
São muitas informações! rsrsr.
Leva um tempo para processaar!
Aos poucos vou clareando melhor as idéias!
Valeu pela ajuda!
mecamaniaco
15/06/2012, 10:51
Titanium, mesmo com o 14B q é muito mais elástico q os MB vc nao conseguiria isso q busca, simplesmente prq faltaria motor para levar a band a mais de 110km numa ultrapassagem, e olhe q ela chega aos 140 na reta!
Nao tem como fugir, se vc qr segurança pra manter 110km/h e ainda poder ultrapassar vc precisa de um turbo! Isso se for 14B, se for MB precisa das 5M + relação alongada!
titanium
15/06/2012, 11:35
Meca, a dica das 5M + Relação Alongada + Turbo já foi para o caderno de anotações!
hehehe
Não lembro mais onde vi, pois já vi várias... mas cheguei a encontrar uma Band "80 e alguma coisa" que tinha câmbio 5M + turbo... mas o motor era o OM314...
Salvo engano o camarada estava pedindo uns 34 mil nela...
É uma configuração que vale o preço?? lembro que nas fotos que vi ela estava bem inteira...
Mas também vi uma 91, com OM364 + pneus 33"... só que acho que esta estava aspirada.. nesta ultima, o camarada estava pedindo 38 mil... mas ela está linda!
O duro é que não tenho essa verba....
Qual das duas vale a pena, pra quem tem uma grana mais curta?
rsrsrs
Abraços
Rodrigo Branchini
15/06/2012, 11:52
Minha band é 86, longa, om314 turbinada câmbio 5 M.. Agora não sei te dizer da relação dela, pois comprei assim e não tive tempo de fuçar muito..Até porque não entendo muita coisa hahaha.
Mas vou te dizer.. a cavala tem muita força, e não se micha pra bota do lado e prega-le o pau..mas tem os poréns também..
Ela demora "bastante" pra subir a rotação.. é pesada, longa e obviamente motor de caminhão.. Então se tu tiver em uma marcha mais avançada e quiser ultrapassar precisa bate marcha, coisa que nem sempre ela aceita em uma rotação mais alta..
Obviamente que tu vai estranhar.. tu tá com uma hilux 2.8, se tu precisa ela pucha, certamente deve andar pra cima de 100 folgaaado..
abraço
mecamaniaco
15/06/2012, 12:08
O OM314 turbinado anda Muito também, é uma questão de regulagem! Eu já tive uma band com motor OM314 e te digo q ele bem regulado é o bicho!!! O negocio é vc andar nelas, tem vezes q vc sente diferença entre motores iguais (modelo)!!!
So pelo fato de ter 5M já é coisa boa, nao pense q o fato de ser OM314 ele será inferior aos demais, eu mesmo já vi 608 andando mais do q os 709, é saber usar oq tem!
É difícil alguém opinar sobre preço sem ver a band de perto....
Vc pode encontrar band 2001 (último ano de fabricação), motor 14b, direção hidr., freio a disco, etc.... que não vale nem 30mil.... pode ser uma band de alguma empresa de energia por exemplo que foi usada até o limite... destruída e vendida num leilão que alguém deu só uma maquiada nela....
Como vc pode encontrar uma band ano 91 impecável, sempre de algum particular muito cuidadoso que colocou diversos acessórios de bom gosto, sempre fez manutenção preventiva e não abusou do carro, etc... vendendo por 50mil....
Band tem que ser analisada de perto.... e foto engana MUITO. Quando estava buscando uma band pra comprar me decepcionei diversas vezes... por foto era linda... mas de perto estava muito acabada.
E não vá atrás apenas de band turbinada.... procure as aspiradas (originais), a turbina vc pode colocar a qualquer momento... lembrando que um motor turbinado tem maiores chances de estar judiado tb.
E ACHO que uma band com 4 ou 5 marchas, OM 314 ou 364, se estiverem turbinadas, vão andar lado a lado.... oq vai mudar na velocidade final é a relação do diferencial e o tamanho dos pneus.... e eu acho mais vantajoso colocar pneu grande (até 33pol) do que mudar relação de diferencial.... vai mais barato e o resultado vai ser parecido.
Carlo Pecca
15/06/2012, 18:39
Titanium
Vc já pegou o espírito da coisa. Grana curta é normal para todos nós daqui do forum. Vai procurando, experimente sempre que possível, leve um mecânico (quando possível) e lembre-se... muita, mas muito paciência e vc irá conseguir uma Band. dentro do seu orçamento e sem ter muito que gastar.
Boa sorte e continue relatando, OK?
Abs.
bandoleiro
15/06/2012, 18:42
Quanto a rotação ideal para manter em cruzeiro, eu utilizo o parâmetro para adequação e regulagem de implementos agrícolas. Para base de cálculo se utiliza 80% da rotação de potência máxima. No caso da band isso é 2800 x 0,8= 2240 rpm. Como podem observar esse giro não é muito para um motor que tem a faixa vermelha aos 3000 rpm. Quanto utilizar a rotação de torque máximo, que na band é 1800 rpm, o que se obtém é a melhor eficiência em termos de utilização de combustível, logo essa é a faixa de economia. Quanto a turbina, fiquei bons anos com a band sem turbina e achava suficiente. Já faz uns anos que turbinei e hoje nem a pau eu teria uma band sem turbina, vira outro veiculo.
titanium
15/06/2012, 21:36
Minha band é 86, longa, om314 turbinada câmbio 5 M.. Agora não sei te dizer da relação dela, pois comprei assim e não tive tempo de fuçar muito..Até porque não entendo muita coisa hahaha.
Mas vou te dizer.. a cavala tem muita força, e não se micha pra bota do lado e prega-le o pau..mas tem os poréns também..
Ela demora "bastante" pra subir a rotação.. é pesada, longa e obviamente motor de caminhão.. Então se tu tiver em uma marcha mais avançada e quiser ultrapassar precisa bate marcha, coisa que nem sempre ela aceita em uma rotação mais alta..
Obviamente que tu vai estranhar.. tu tá com uma hilux 2.8, se tu precisa ela pucha, certamente deve andar pra cima de 100 folgaaado..
abraço
Oi Rodrigo!
Gostei do relato! isso ajuda a ter noção da Configuração OM314 + 5M + Turbo.... hehehe
Mas não se engane, meu caro, a minha Hilux é uma 95, ou seja, motor 2.8 feito pra ter força, e nem tanta velocidade..
Para ser mais específico ainda, a velocidade de cruzeiro dela é de 100... 110 km/h... se precisar ultrapassar, dá pra esticar até uns 120... 125 km/h NO MÁXIMOO!! rsrsrs
Valeu!!
titanium
15/06/2012, 21:42
MECAMANIACO,
Esse lance de Turbo é meio complexo para mim... eu não entendo nadinha! rsrs..
Qual seria a pressão do turbo ideal?? Ou, ainda, o que você quer dizer como Bem Regulada??
RAFAEL,
Tenho visto MUITOOO isto que você falou!! Muita Band Nova no Ano, mas uma verdadeira VELHARIA... cheia de podres na lata e com uma mecânica duvidosa (pelas fotos já dá para assustar - imagine pessoalmente! )
Mas me digam... Os pneus 33" são fáceis de adaptar???
Tem muita diferença, de preço e Custo X Benefício, entre os 33 e os 35???
Eu acho que com 35 ficaria Linda, mas não sei bem a vantagem de tê-los em uma Band cujo objetivo principal é estrada.... Acho que não seria o ideal, né?!
Muito obrigado pela ajuda, meus caros!
Abraços!
titanium
15/06/2012, 21:57
Fala Pecca!
Rapaz, "ter paciencia" é um conselho muito interessante para quem nasceu de 8 meses! rsrsrs.
e tenho exercitado bastante nestes últimos anos, por motivos diversos!
Mas é realmente uma orientação muito importante, a de ter paciência, pois muitas vezes me vejo pilhado procurando bands e tals... quando na verdade, tenho que controlar um pouco este impulso!
Valeu meu caro!
Vamos discutindo as Configurações das viaturas e vendo quais se adequam melhor as necessidades diversas!
Abraços!
mecamaniaco
15/06/2012, 22:04
Titanium, motor diesel mecânico é muito difícil de fazer parar de funcionar, por isso vc vê bands por aí q a anos nao vêem uma mecânica, porém isso nao é certo, o motor diesel precisa sim de manutencao, a bomba precisa estar regulada, as válvulas ajustadas e os bicos em ordem! Mesmo q esses principais itens estejam ruins a band continuara ligando e andando como se nada estivesse errado, mas vc terá a impressão de estar andando num carro 1.0 com freio de mão puxado e uma carreta de 800kg, ou seja, totalmente amarrado! Para nossa alegria nos podemos ter uma idéia de como esta o estado geral do motor monitorando a quantidade e a cor da fumaça!
O turbo nao é obrigatório, mas se vc parar pra pensar, verá q todo motor diesel fabricado de 90 pra cá em países desenvolvidos sao turbinados. Isso é pra aumentar a eficiência do motor diesel e diminuir a poluição por ele gerada, isso mesmo, diesel turbo consome e polui menos (para gerar a mesma potência é claro)!!!
Bem, como já disseram, nao de muita atenção aos veículos já turbinados por si só, pense no conjunto mecânico!
titanium
15/06/2012, 22:05
Quanto a rotação ideal para manter em cruzeiro, eu utilizo o parâmetro para adequação e regulagem de implementos agrícolas. Para base de cálculo se utiliza 80% da rotação de potência máxima. No caso da band isso é 2800 x 0,8= 2240 rpm. Como podem observar esse giro não é muito para um motor que tem a faixa vermelha aos 3000 rpm. Quanto utilizar a rotação de torque máximo, que na band é 1800 rpm, o que se obtém é a melhor eficiência em termos de utilização de combustível, logo essa é a faixa de economia. Quanto a turbina, fiquei bons anos com a band sem turbina e achava suficiente. Já faz uns anos que turbinei e hoje nem a pau eu teria uma band sem turbina, vira outro veiculo.
Bandoleiro,
aproveitando que você me esclareceu estas dúvidas, vou puxar outra! rsrsrs
seguinte.. a Hilux 2.8 Diesel (a minha é turbo) mostra no contagiros a faixa vermelha lá para os 4500 RPM, mas nós donos de Hilux, nunca rodamos nesta faixa...
Dizem, inclusive, que alguns que andavam com mais de 45000, depois de poucos meses, ferraram o motor...
Sendo assim, a margem de segurança seria rodar a uns 3000 RPM.. no máximo ha uns 3.500 (que nos dá 120km/h)
Esta margem de segurança se enquadra nos cálculos que você apresentou?
Essa margem é a MÁXIMA que devemos ir, ou é a que podemos manter longas distancias nessa media?
Desculpa as VÁRIAS perguntas! hehehe
E valeu pela força!
Abraços,
titanium
15/06/2012, 22:10
Titanium, motor diesel mecânico é muito difícil de fazer parar de funcionar, por isso vc vê bands por aí q a anos nao vêem uma mecânica, porém isso nao é certo, o motor diesel precisa sim de manutencao, a bomba precisa estar regulada, as válvulas ajustadas e os bicos em ordem! Mesmo q esses principais itens estejam ruins a band continuara ligando e andando como se nada estivesse errado, mas vc terá a impressão de estar andando num carro 1.0 com freio de mão puxado e uma carreta de 800kg, ou seja, totalmente amarrado! Para nossa alegria nos podemos ter uma idéia de como esta o estado geral do motor monitorando a quantidade e a cor da fumaça!
O turbo nao é obrigatório, mas se vc parar pra pensar, verá q todo motor diesel fabricado de 90 pra cá em países desenvolvidos sao turbinados. Isso é pra aumentar a eficiência do motor diesel e diminuir a poluição por ele gerada, isso mesmo, diesel turbo consome e polui menos (para gerar a mesma potência é claro)!!!
Bem, como já disseram, nao de muita atenção aos veículos já turbinados por si só, pense no conjunto mecânico!
Meca, eu estou tentando me fixar bastante nessa observação sua, de não focar no turbo, mas, sim, no conjunto todo!
Pode deixar que essa lição está aprendida e estou pondo em prática! hehehehe
Mas se, digamos, 2 Bands estiverem com valores próximos (diferença de uns 1000 no valor apenas) e a mais cara for a com turbo, considerando que estão igualmente BEM conservadas, ACHO que vale mais a pena pegar a com turbo.....
Pensei errado, ou é por aí mesmo??? hehehehe
Mas me diga uma coisa, Meca...
Qual é a Mandinga para identificar a Saúde do motor pela fumaça???
Tem alguma técnica milenar que só é ensinada aos monges budistas??? Ou um mero mortal como eu pode aprender com vocês??
hehehehe
Abração e Valeu pela força!
jaime_cj-5
15/06/2012, 22:13
Olha... a minha é curta, 1994, com o 14b, NÃO é turbo, é maçarico, e 5 marchas originais (direção hidr, freio a disco, etc...)
...
eu ando com ela a uns 100 ou 110 km/l....tranquilo... acho que vai até mais...
...
já vi outras Band's com a mesma configuração (até mesmo mais novas) que quando vão chegando perto dos 100 k/h se tremem toda... roncam e parecem que vão explodir o motor também.... Band é complicado... tem que estar bem acertadinha... caixa, cardan, rodas, etc... para ela realmente rodar "tudo que sabe"...
...
E já andei em várias com motor Mercedez também... não vou entrar aqui na discusão de qual motor é melhor... cada um cada um... mas pra mim, que a Band é o meu carro do dia-a-dia, o 14 b se presta mais... mais silencioso (não é silencioso, apenas bem mais do que o MB)... tripida beeeeeeeem menos também... é mais elástico ("a mas é só turbinar o MB")... bom, como eu já disse, a minha não precisei turbinar... eu espero que depois da obra da Casa (vou construir ano que vem) eu volte a correr atrás de uma Band pra mim... só que aí quero ter ela como segundo carro... aí quem sabe eu possa até ir atrás de uma com motor MB... até lá, fico com o 14 b que continua sendo uma Bandeirante, só que mais "sociável".
abraço
hercilio.neto
15/06/2012, 22:28
Os motores OM314 e OM364 são motores com muito torque porém não tem muita potência.
A performance on-road desses motores não se resolve somente alongando a relação ou aumentando o tamanho dos pneus.
Anda normal, mas se precisar ultrapassar, complica. Em subidas longas, na serra por exemplo, perde muito a velocidade.
A turbina resolve esse problema de falta de fôlego na estrada. Não vira um carro veloz, mas dá conta do recado.
No transito urbano a turbina não faz tanta diferença.
titanium
15/06/2012, 22:34
Olá Jaime!
Valeu pela presença aqui no tópico!
Meu caro, eu realmente ouvi (li) dizer que o 14B é mais silencioso que os mercedes, PRINCIPALMENTEEEE em relação ao OM314!!!
kkkkkkkk
Assim como, que ele é maaais elastico, que é mais potente (considerando ambos aspirados) e que TREME menos!
hehehehe
:D
Mas existe um fator que hoje influencia Muito! $$$$$
Para falar a verdade, não influencia! MANDA! rsrs..
Quero basicamente TROCAR minha Hilux, que está muito boa de mecânica (não está 100% de lata), em uma Band Longa, simplesmente por que é meu sonho... MASSSSSS na faixa de 33 mil só estou encontrando com motor OM314...
E não estou muito disposto (em condições) de pegar um emprestimo para isso... fica até dificil de aprovar esta idéia com a Receita Federal do Lar!!
Até por que acho que o passo mais Natural seria ir evoluindo com o tempo...
A medida que minha situação financeira for melhorando, vou melhorando a viatura ou trocando, até chegar a uma perfeita para MIM! hehehe
DE TODA FORMA, seu relato me ajudou a apliar um pouco mais a visão a respeito dos Motores!!!
Muito obrigado, meu caro!!
Forte abraço!
PS: sua Band está LINDA!
titanium
15/06/2012, 22:37
Os motores OM314 e OM364 são motores com muito torque porém não tem muita potência.
A performance on-road desses motores não se resolve somente alongando a relação ou aumentando o tamanho dos pneus.
Anda normal, mas se precisar ultrapassar, complica. Em subidas longas, na serra por exemplo, perde muito a velocidade.
A turbina resolve esse problema de falta de fôlego na estrada. Não vira um carro veloz, mas dá conta do recado.
No transito urbano a turbina não faz tanta diferença.
Xiii!!!
Então estava entendendo a coisa meio errada.... por que o Turbo não ajuda muito na cidade?
Isto se dá pelo fato de o turbo só abrir com rotação mais alta???
Obrigado, Hercílio!
Abraços
hercilio.neto
15/06/2012, 22:47
Xiii!!!
Então estava entendendo a coisa meio errada.... por que o Turbo não ajuda muito na cidade?
Isto se dá pelo fato de o turbo só abrir com rotação mais alta???
Obrigado, Hercílio!
Abraços
São motores de muito torque. Em baixa rotação eles sobram.
Quando se está parado no plano (ex: aguardando o semáforo abrir), dá para sair em 2.a marcha tranquilo, não precisa do turbo.
O problema aparece quando o motor é exigido em rotações mais altas, ele perde giro. Nessa situação é que o turbo segura a onda e mantém o giro.
hercilio.neto
15/06/2012, 23:02
Certa vez, dirigi uma Pajero. Cara, é outra condução.
Acostumado a dirigir Band, a impressão que eu tive era de que o motor ia morrer a cada saída.
Então é isso. Voce acostuma com a condução da Band, um motor forte, no transito, na trilha e não quer outro carro.
Para quem usa bastante a Band em viagens, compensa turbinar. Para quem usa mais no transito e na trilha, pode deixar original.
bandoleiro
15/06/2012, 23:47
A entrada da turbina depende muito da configuração da mesma. A configuração indicada em catálogo para toyota band realmente entra muito pouco na cidade, pois essa turbina é baseada nos caminhões mercedes com motores equivalentes. A simples alteração da caixa quente da turbina de 0.63 para 0.48 já faz a turbina entrar bem mais cedo, sem estrangular em alta. Estou usando agora uma turbina garrett híbrida, 0.50 0.48 que entra rápido e sopra muito.
bandoleiro
16/06/2012, 00:00
Titanium. Respondendo a pergunta lá atrás, em relação ao giro ideal do motor da hillux, eu utilizo como parâmetro o que me ensinaram na faculdade, na disciplina de mecanização agrícola. Tínhamos que calcular o dimensionamento de tratores e implementos e a recomendação que os professores nos passaram era para utilizar 80% do rpm, considerando como 100% o rpm de potência máxima. Segundo as especificações dos próprios fabricantes essa era a "velocidade de cruzeiro". Vale lembrar que trator na época de safra, pelo menos nas lavouras de arroz que eu conheço trabalham 22:30 horas por dia, sendo esta 1:30 horas que sobra para trocar operador, abastecer e dar uma geral rapidinho. Conta básica que eu utilizo como referência: rotação de potência máxima X 0,8.
jaime_cj-5
16/06/2012, 21:35
Pois é Titanium, eu, particularmente não entendo grandes coisas de mecânica pesada... (tirando o motor BF 161 do meu jeep... que é auto-explicativo e um excelente professor de mecânica)... aprendi mais com os caras daqui do fórum mesmo... escuta bem estes caras, contando sempre com a grande experiência de caras como o Hercilio.neto, que tu vai sempre chegar mais perto do que tu queres, diminuindo a margem de erro, e concequentemente aprendendo e posteriormente ensinando alguma coisa tmb...
...
as coisas que posso passar de informações são mais da ordem de usuário mesmo (é só ver as informações que passei e verás que são observações de uso mesmo)...
...
Meu Tio tinha uma Band, com motor mercedez... quando comprei a minha, e não entendia absolutamente nada do assunto eu disse para ele "pena que não é um motor MB... que teria mais torque"... ele ele te pronto emendou que "eu não precisava daquele torque todo... " ... e que ele sempre achou um "exagero aquele MB"... o detalhe é que ele usava para transportar toneladas de banana morro acima... quanto ao custo de manutenção... da na mesma...
...
bah... eu fico falando aqui e já me da uma dor no coração de vender a minha... mas tenho conciência... casa é casa... outras viaturas virão (de preferência outra Band)...
a propósito... como está a sua sw4? ou é hillux? tu falastes em 33 mil... se achares um comprador para a minha Band podemos fazer um negócio a três (ou 4, já achando a tua Band Longa)... se a minha sair por uns 45 mil... eu compro a tua toyota com o dinheiro... e me sobra uns trocos já... o que acha? rs...
abraço
titanium
16/06/2012, 23:34
Nobres amigos, hoje, depois de muitos meses, fiz um TestDrive em uma Band.
Ela é 86 e era do Instituto Tecnológico de São Paulo... está original de tudo!
Olhem ela aqui: Bandeirantes Longa - Ano 1986 - 1 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-425931795-bandeirantes-longa-_JM)
O carro está bonito!
Basicão de tudo, não tem DH, freio a disco, nada... mas tem o famoso OM314....
resultado do teste: QUE MOTORZÃO!!!!!!
Que delícia dirigir o carro!
A direção tem uns 10cm de folga
Os freios estão bons (ao menos me passou segurança)
Tem detalhes de lata (uns 7 pontos de ferrugem, do tamanho de um limão).
Pula feito um cabrito desembestado
Bancos (e todo o resto) originais.
De um modo geral o carro está BEM conservado (considerando o ano)..
De toda forma, achei CARO!! Muito caro, para não oferecer nenhum tipo de modernização.
O dono da loja só soube dizer que ela era do ITESP... nada mais...
Vi que o marcador de quilometragem marcava 98 mil km... mas não sei quantas voltas ja deu.. e o vendedor não sabia informar..
RESUMINDO, queria confirmar que minhas impressões sobre esta Band que testei hoje, confirmam exatamente o que foi dito pelos amigos, anteriormente! (em relação ao motor Om314 sem Turbo, cambio 4M, etc.)
HERCILIO, meu caro, com relação ao Turbo você disse TUDO.
Para usar na cidade, NÃO PRECISA (em absoluto) turbinar a viatura!! Tem torque para dar e vender!!
Hoje, depois de dirigir, é que realmente compreendi o que você (e outros amigos) falou no post #37..
BANDOLEIRO
Juntando o que você falou com o que o pessoal tem comentado, estou realmente entendendo a necessidade de alongar (de alguma forma) a relação da Band, considerando que vou usar ela MAIS na estrada (meu principal, senão único, uso das viaturas).
E, em função disto, terei que turbinar a viatura, pois, como o próprio Sábio Hercílio falou, o turbo serve para segurar a rotação quando o carro forçar!
Ou seja: alongar para manter um RPM baixo, há uma velocidade razoável de cruzeiro, e turbinar para o motor dar conta de segurar a onda quando precisar de mais força!
Essa turma daqui é 10!
JAIME,
É isto mesmo! O pessoal aqui dá lição!!
Eu, humildemente, espero um dia aprender um pouco sobre estas Lendas, chamadas Bandeirantes.
Tenho lido vários tópicos e vejo uma ótima contribuição sua, meu caro! As dicas passadas são muito válidas!
Com relação a triangulação dos veículos, lhe digo que podemos conversar a respeito.
A Hilux é um carro muito bacana! Confortável! E, a minha, está bem confiável!
Dou prioridade a parte mecânica dela.... ela tem alguns detalhes visuais, inerentes ao fato de ser 95, ou seja, antiga. Mas de modo geral até a aparência dela está muito boa!
Forte abraço a todos!!
Nobres amigos, hoje, depois de muitos meses, fiz um TestDrive em uma Band.
Ela é 86 e era do Instituto Tecnológico de São Paulo... está original de tudo!
Olhem ela aqui: Bandeirantes Longa - Ano 1986 - 1 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-425931795-bandeirantes-longa-_JM)
O carro está bonito!
Basicão de tudo, não tem DH, freio a disco, nada... mas tem o famoso OM314....
resultado do teste: QUE MOTORZÃO!!!!!!
Que delícia dirigir o carro!
A direção tem uns 10cm de folga
Os freios estão bons (ao menos me passou segurança)
Tem detalhes de lata (uns 7 pontos de ferrugem, do tamanho de um limão).
Pula feito um cabrito desembestado
Bancos (e todo o resto) originais.
De um modo geral o carro está BEM conservado (considerando o ano)..
De toda forma, achei CARO!! Muito caro, para não oferecer nenhum tipo de modernização.
O dono da loja só soube dizer que ela era do ITESP... nada mais...
Vi que o marcador de quilometragem marcava 98 mil km... mas não sei quantas voltas ja deu.. e o vendedor não sabia informar..
RESUMINDO, queria confirmar que minhas impressões sobre esta Band que testei hoje, confirmam exatamente o que foi dito pelos amigos, anteriormente! (em relação ao motor Om314 sem Turbo, cambio 4M, etc.)
HERCILIO, meu caro, com relação ao Turbo você disse TUDO.
Para usar na cidade, NÃO PRECISA (em absoluto) turbinar a viatura!! Tem torque para dar e vender!!
Hoje, depois de dirigir, é que realmente compreendi o que você (e outros amigos) falou no post #37..
BANDOLEIRO
Juntando o que você falou com o que o pessoal tem comentado, estou realmente entendendo a necessidade de alongar (de alguma forma) a relação da Band, considerando que vou usar ela MAIS na estrada (meu principal, senão único, uso das viaturas).
E, em função disto, terei que turbinar a viatura, pois, como o próprio Sábio Hercílio falou, o turbo serve para segurar a rotação quando o carro forçar!
Ou seja: alongar para manter um RPM baixo, há uma velocidade razoável de cruzeiro, e turbinar para o motor dar conta de segurar a onda quando precisar de mais força!
Essa turma daqui é 10!
JAIME,
É isto mesmo! O pessoal aqui dá lição!!
Eu, humildemente, espero um dia aprender um pouco sobre estas Lendas, chamadas Bandeirantes.
Tenho lido vários tópicos e vejo uma ótima contribuição sua, meu caro! As dicas passadas são muito válidas!
Com relação a triangulação dos veículos, lhe digo que podemos conversar a respeito.
A Hilux é um carro muito bacana! Confortável! E, a minha, está bem confiável!
Dou prioridade a parte mecânica dela.... ela tem alguns detalhes visuais, inerentes ao fato de ser 95, ou seja, antiga. Mas de modo geral até a aparência dela está muito boa!
Forte abraço a todos!!
Titanium
Realmente tá cara! Só para vc ter uma idéia, comprei a minha este mês: 90, longa, OM314, turbo, 4 marchas sincronizadas, DH, AC, Freio a disco (hidrovácuo) dianteiro, bancos de couro, guincho, bagageiro no teto, snorkel, tanque de combustível extra em inox, som, dvd, alarme, tapeçaria e lataria em perfeito estado, macaco hightlift, estepe extra - R$ 38.000,00.
Procure com calma que vc encontrará a Band certa. Eu, do momento que me interessei pela Band até a compra, foram 5 anos de pesquisa e ums dois procurando!!!
Abçs
Muerilo
Titanium, um dos testes pra ver se o motor está bom, é dar a partida nele e verificar se não está soprando muito ar pela tampa de óleo do cabeçote.
Você desrosqueia a tampa do cabeçote, acho que é 1/4 de volta e ela já está solta... mas vc deixa ela ali no lugar.. não tira fora a tampa.... ela deve ficar dando um pulinho e sendo sugada de volta.... se o motor estiver ruim, ela vai pular forte e pra fora do motor... isso eu vi um meca fazendo/explicando... mas não sei se é alguma macumba ou se realmente é um método confiável.
Fora isso tem que verificar a cor e quantidade de fumaça.... o normal é um pouquinho de fumaça branca na partida em dias frios.... e tb um pouco de fumaça quando se troca de marcha subindo muito a rotação.... porém em marcha lenta com o motor quente e andando na boa ela não deve fumaçar não.... bom vc tem uma diesel já... é o mesmo conceito.
Outra coisa, se vc quer band LONGA, acho que vai ser impossível encontrar uma mais nova que 1994.... acho que eu nunca vi uma band longa com motor Toyota, só com motor MB mesmo e a grande maioria vai ser de 91 pra baixo... então isso já restringe bem a sua busca.
E isso que disseram sobre a turbina na band é verdade... na cidade ou em trilhas não faz a menor falta, a band tem sobra de motor, é perfeita em trilhas, vc consegue enfrentar obstáculo, erosões, etc só na marcha lenta e ela não morre de jeito nenhum. Inclusive, se vc deixar a marcha lenta dela um pouco mais acelerada, é possível pisar levemente no freio e mesmo assim ela não morre, continua indo em frente, isso as vezes é útil em trilhas... mas tenta fazer isso num motor a gasolina. A mesma coisa em subidas... o motor a gasolina geralmente vc precisa chegar com giro alto pra não perder força... ou precisa ter uma bela redução.... na band não... vc chega na marcha lenta e encara qualquer subida em baixíssima velocidade.
A turbina só traz benefícios na estrada. A minha começa a ganhar pressão com 1200rpm... vc consegue sentir a turbina contribuindo quando chega nuns 1500rpm e a pressão está perto de 0,4~0,5bar.... mas na estrada, entre 90 e 110km/h, em quinta marcha a pressão se mantém sempre acima de 0,5bar... e qualquer pisadinha ela sobe para 1,0~1,2bar.... não precisa reduzir marcha quase nunca, ela encara qualquer subida...
E caso vc encontre uma band boa, porém sem turbina, vc vai gastar em torno de 3000~3500 reais para fazer o upgrade básico (é possível gastar mais.... se colocar turbina de marca melhor, intercooler, etc, a brincadeira pode ir longe). Então pode curtir um tempo a band aspirada e quando juntar mais dinheiro já coloca a turbina. É interessante vc conseguir comparar o antes e o depois, o carro se transforma.
Conheço uma longa 2001, segundo dono, com guincho ekron, bloqueio selecionável nos dois eixos etc... verdadeira mosca branca. Mas não tem negócio.
titanium
17/06/2012, 22:31
DeMelo, excelente aquisição a sua!
Num preço bem interessante! Por algum acaso, era uma marrom? rsrs
Estou pesquisando e certamente na hora certa aparecerá uma boa oportunidade!
;)
Valeu!
Abraços
Titanium
Realmente tá cara! Só para vc ter uma idéia, comprei a minha este mês: 90, longa, OM314, turbo, 4 marchas sincronizadas, DH, AC, Freio a disco (hidrovácuo) dianteiro, bancos de couro, guincho, bagageiro no teto, snorkel, tanque de combustível extra em inox, som, dvd, alarme, tapeçaria e lataria em perfeito estado, macaco hightlift, estepe extra - R$ 38.000,00.
Procure com calma que vc encontrará a Band certa. Eu, do momento que me interessei pela Band até a compra, foram 5 anos de pesquisa e ums dois procurando!!!
Abçs
Muerilo
titanium
17/06/2012, 22:41
Titanium, um dos testes pra ver se o motor está bom, é dar a partida nele e verificar se não está soprando muito ar pela tampa de óleo do cabeçote.
Você desrosqueia a tampa do cabeçote, acho que é 1/4 de volta e ela já está solta... mas vc deixa ela ali no lugar.. não tira fora a tampa.... ela deve ficar dando um pulinho e sendo sugada de volta.... se o motor estiver ruim, ela vai pular forte e pra fora do motor... isso eu vi um meca fazendo/explicando... mas não sei se é alguma macumba ou se realmente é um método confiável.
Fora isso tem que verificar a cor e quantidade de fumaça.... o normal é um pouquinho de fumaça branca na partida em dias frios.... e tb um pouco de fumaça quando se troca de marcha subindo muito a rotação.... porém em marcha lenta com o motor quente e andando na boa ela não deve fumaçar não.... bom vc tem uma diesel já... é o mesmo conceito.
Outra coisa, se vc quer band LONGA, acho que vai ser impossível encontrar uma mais nova que 1994.... acho que eu nunca vi uma band longa com motor Toyota, só com motor MB mesmo e a grande maioria vai ser de 91 pra baixo... então isso já restringe bem a sua busca.
E isso que disseram sobre a turbina na band é verdade... na cidade ou em trilhas não faz a menor falta, a band tem sobra de motor, é perfeita em trilhas, vc consegue enfrentar obstáculo, erosões, etc só na marcha lenta e ela não morre de jeito nenhum. Inclusive, se vc deixar a marcha lenta dela um pouco mais acelerada, é possível pisar levemente no freio e mesmo assim ela não morre, continua indo em frente, isso as vezes é útil em trilhas... mas tenta fazer isso num motor a gasolina. A mesma coisa em subidas... o motor a gasolina geralmente vc precisa chegar com giro alto pra não perder força... ou precisa ter uma bela redução.... na band não... vc chega na marcha lenta e encara qualquer subida em baixíssima velocidade.
A turbina só traz benefícios na estrada. A minha começa a ganhar pressão com 1200rpm... vc consegue sentir a turbina contribuindo quando chega nuns 1500rpm e a pressão está perto de 0,4~0,5bar.... mas na estrada, entre 90 e 110km/h, em quinta marcha a pressão se mantém sempre acima de 0,5bar... e qualquer pisadinha ela sobe para 1,0~1,2bar.... não precisa reduzir marcha quase nunca, ela encara qualquer subida...
E caso vc encontre uma band boa, porém sem turbina, vc vai gastar em torno de 3000~3500 reais para fazer o upgrade básico (é possível gastar mais.... se colocar turbina de marca melhor, intercooler, etc, a brincadeira pode ir longe). Então pode curtir um tempo a band aspirada e quando juntar mais dinheiro já coloca a turbina. É interessante vc conseguir comparar o antes e o depois, o carro se transforma.
Olá Rafael!
Meu caro, confesso que fiquei, de certa forma, impressionado com o rendimento do motor OM314 Aspirado!
Pelo que a turma fala aqui, achei que ele fosse BEM mais fraco!
Mas não! É muito forte!
Fico aqui imaginando uma Turbinada, que até hoje não tive oportunidade de dirigir..
Esse lance do turbo, para mim que vou usar o caro 80% das vezes na estrada, acaba sendo importante.
DIMASI, certamente esta Band do seu amigo é uma raridade!
Pois única Longa que vi com motor Toyota foi a do Cesar, mas ela foi reformada completamente, etc! É OUTRO NÍVEL!
A busca permanece, amigos!
Valeu pela preciosa ajuda!
Abraços
junior888
17/06/2012, 23:19
Olá Rafael!
Meu caro, confesso que fiquei, de certa forma, impressionado com o rendimento do motor OM314 Aspirado!
Pelo que a turma fala aqui, achei que ele fosse BEM mais fraco!
Mas não! É muito forte!
Fico aqui imaginando uma Turbinada, que até hoje não tive oportunidade de dirigir..
Esse lance do turbo, para mim que vou usar o caro 80% das vezes na estrada, acaba sendo importante.
DIMASI, certamente esta Band do seu amigo é uma raridade!
Pois única Longa que vi com motor Toyota foi a do Cesar, mas ela foi reformada completamente, etc! É OUTRO NÍVEL!
A busca permanece, amigos!
Valeu pela preciosa ajuda!
Abraços
Como assim achou que o OM314 era fraco??hehehe... claro que é forte, afinal é um motor de caminhao :violao:
mecamaniaco
18/06/2012, 01:36
OM314 fraco é sacanagem! Kkkk
titanium
18/06/2012, 09:04
Me expressei errado!
Claro que é um motor forte, mas, da forma que é exposto em outros tópicos de comparação, me fez interpretar que o OM314 era fraco, que o OM364 era um pouco mais forte e silencioso e que o 14B era o suprasumo da laranja! Forte e silencioso.
Mas quando fui testar vi que é BeeeemMM forte!
Fiquei imaginando ele turbinado! Que dirá o 14B!
Aí é para fazer estrago! rsrs..
Abraços
junior888
18/06/2012, 10:04
Me expressei errado!
Claro que é um motor forte, mas, da forma que é exposto em outros tópicos de comparação, me fez interpretar que o OM314 era fraco, que o OM364 era um pouco mais forte e silencioso e que o 14B era o suprasumo da laranja! Forte e silencioso.
Mas quando fui testar vi que é BeeeemMM forte!
Fiquei imaginando ele turbinado! Que dirá o 14B!
Aí é para fazer estrago! rsrs..
Abraços
O 14b é mais fraco que o OM314 (tem menos torque), falando dos dois motores originais!! :rolleyes:
O 14b tem mais potência e torque que os MB, apenas eles aparecem em rotações mais altas dai a impressão que é mais fraco.
OM 314 -> 85 CV a 2800 RPM e 24,0 kgf a 1800
OM 364 -> 90 CV a 2800 RPM e 24,0 Kgf a 1800
14b ->102 CV a 3400 RPM e 25,5 Kgf a 2000 ( Apenas a primeira safra que saiu em 94 )
14b -> 96 CV a 3400 RPM e 24,4 Kgf a 2200 ( a partir de 95 para atender as emissões ).
junior888
18/06/2012, 11:30
Segundo o manual, a band com OM364 tem 27kgf a 1400 :-?:putz:
Tem catálogo do OM364 que diz 24kgf... e outros dizem 27kgf... mas o manual do proprietário diz 27kgf... e sempre a 1.400 mesmo.
Mas o mais impressionante é o do OM364LA (catálogo da MB) que diz ter 47kgf a 1.400. Por isso a importância de turbinar a band... tem um ganho de rendimento muito bom.
junior888
18/06/2012, 11:48
Para um OM364 chegar a 47kgf de torque, tem que usar quanta pressao no turbo? e será que aguentaria toda essa pressão?
bandoleiro
18/06/2012, 13:30
OM 364 original tem 27kgf de torque, só para reforçar o assunto.
jaime_cj-5
18/06/2012, 13:43
torque dos MB é mais alto... o 14b é no giro que pega melhor... é por isso que sempre digo que depende do usuário... tem gente que quer ter uma "caminhonete com jeito de tratorzinho... aí o melhor é o 14b"... mas tem gente que quer ter um "tratorzinho com jeito de caminhonete... aí o melhor são os MB"
DeMelo, excelente aquisição a sua!
Num preço bem interessante! Por algum acaso, era uma marrom? rsrs
Estou pesquisando e certamente na hora certa aparecerá uma boa oportunidade!
;)
Valeu!
Abraços
E aí Titanium,
Não, a minha é branca!!!
Fico de olho por aqui, se aparecer algo bom te aviso.
Abçs
Titanium,
Achei uma Band Longa aqui na minha cidade.
Toyota Bandeirante 2.8 1989 Bege por R$ 29.900,00 em Blumenau - Usados - BluCarros (http://www.blucarros.com.br/anuncio/811356/usados/blumenau/toyota/bandeirante-2.8-1989.html)
Qualquer coisa me fala.
Abraço
titanium
18/06/2012, 17:21
E aí Titanium,
Não, a minha é branca!!!
Fico de olho por aqui, se aparecer algo bom te aviso.
Abçs
Opa! Valeu DeMelo! Só queria confirmar se não era uma que vi por aí....
:concordo:
Se ver alguma até 35K, de preferência modernizada e inteiríssima de mecânica, avisa ae!
Abração!
titanium
18/06/2012, 17:25
Titanium,
Achei uma Band Longa aqui na minha cidade.
Toyota Bandeirante 2.8 1989 Bege por R$ 29.900,00 em Blumenau - Usados - BluCarros (http://www.blucarros.com.br/anuncio/811356/usados/blumenau/toyota/bandeirante-2.8-1989.html)
Qualquer coisa me fala.
Abraço
Meu caro,
Você chegou a ver pessoalmente essa Band? É de alguém que você conhece?
O anúncio não fala muito sobre ela...
Ela ficou bonita com os Bancos de algum Cross popular da vida (acho que Palioweekend).
Só não entendi essa de Band 2.8 !
Será que o camarada colocou um motor MWM ou Toyota? rsrs
VALEU pela dica!!!
Abração!
titanium
18/06/2012, 17:29
Aproveito para desabafar uma dificuldade que tenho ao Pegar um carro Turbo... Como Faço para descobrir se ele está OK!? Como sei a pressão e configuração dele?
Alguma formulá mágica para testar o Turbo (in-loco, por uma pessoa com poucos conhecimentos)?
Batendo um papo com um proprietário de uma Band turbinada, ele falou que a velocidade dela é só de 90 km/h, que não aguenta muito mais que isso...
Algo pode estar errado? Relação curta? Pneus pequenos? Turbo fraco?
Valeu pela ajuda!
bandoleiro
18/06/2012, 21:00
Aproveito para desabafar uma dificuldade que tenho ao Pegar um carro Turbo... Como Faço para descobrir se ele está OK!? Como sei a pressão e configuração dele?
Alguma formulá mágica para testar o Turbo (in-loco, por uma pessoa com poucos conhecimentos)?
Batendo um papo com um proprietário de uma Band turbinada, ele falou que a velocidade dela é só de 90 km/h, que não aguenta muito mais que isso...
Valeu pela ajuda!
Isso provavelmente seja pneus pequenos e relação curta sim.
hercilio.neto
18/06/2012, 21:01
O problema aí é pneu pequeno, com a relação original não se consegue velocidade. Com turbo (ou sem turbo em estrada plana), e pneus de 33", a velocidade de cruzeiro é 100 km/h. Mas dá pra andar até 120 km/h sem forçar muito.
titanium
18/06/2012, 21:55
Hum...... faz todo sentido! Pneus pequenos "reduzem" a relação, não é!?
Entendi!
marciorank@gmail.com
18/06/2012, 23:09
Hum...... faz todo sentido! Pneus pequenos "reduzem" a relação, não é!?
Entendi!
blz ai amigo
em minha opinião os tres motores das bands são muito bons,
porem acho que devem ser turbinados tanto usando elas na
cidade, estrada ou trilha.
Minha band é MB + 5 marchas + turbo+ intercooler e consigo
manter velocidade cruzeiro em 100 110 km/h e dificilmente
ela pede 4 em subidas.
x 2 ! Band turbinada ganha outra vida.
titanium
19/06/2012, 13:22
É amigos...
E aqui estou eu com água na boca de ter minha Band!
Enquanto ela não chega, fico eu absorvendo um pouco da vossa sabedoria!
Forte abraço a todos!
Meu caro,
Você chegou a ver pessoalmente essa Band? É de alguém que você conhece?
O anúncio não fala muito sobre ela...
Ela ficou bonita com os Bancos de algum Cross popular da vida (acho que Palioweekend).
Só não entendi essa de Band 2.8 !
Será que o camarada colocou um motor MWM ou Toyota? rsrs
VALEU pela dica!!!
Abração!
Titanium,
Vi a Band só por fora, parece muito bem conservada !
Sobre o motor é o OM314, houve um engano no anúncio.
Qualquer coisa avisa !
Abraço
titanium
19/06/2012, 22:32
Titanium,
Vi a Band só por fora, parece muito bem conservada !
Sobre o motor é o OM314, houve um engano no anúncio.
Qualquer coisa avisa !
Abraço
Fband, valeu pela força!
Talvez precise da sua ajuda, sim! Mas por hora preciso vender minha SW4 (que está à venda aqui no fórum) para, então, conseguir negociar melhor...
É aquele lance.... com dinheiro na mão fica mais fácil.
De toda forma, agradeço a disposição e, caso haja necessidade, irei acionar você, ok!?
Valeu!
Ah! Se alguém souber de alguma Longa confiável em SP também pode indicar!
Abraço a todos!
Fband, valeu pela força!
Talvez precise da sua ajuda, sim! Mas por hora preciso vender minha SW4 (que está à venda aqui no fórum) para, então, conseguir negociar melhor...
É aquele lance.... com dinheiro na mão fica mais fácil.
De toda forma, agradeço a disposição e, caso haja necessidade, irei acionar você, ok!?
Valeu!
Ah! Se alguém souber de alguma Longa confiável em SP também pode indicar!
Abraço a todos!
Ta certo Titanium,
Qualquer coisa pode entrar em contato !
Se achar mais alguma Longa eu aviso.
Abraço