Ver Versão Completa : Como saber se o motor OHC original do CJ5 esta funcionando bem, após esquentar?
Pessoal,
Tenho um CJ5 1977, motor OHC original, com ingecao eletrônica. A coisa foi feita em mecânica de primeira ! Porém outro dia estava indo de SP para Taubate e não percebi que o jipe esquentou e o carro começou a falhar e tive que parar. Acabei insistindo na viagem mais uma vez ate esquentar de novo e parar, onde percei que o carro tinha na verdade esquentado....carro esfriou e após um pouco tempo continuei viagem e cheguei no meu destino. Depois, mandei para um mecânico que arrumou a ventuinha que não estava funcionando, e hoje estou com a viatura rodando. No entanto, quando o jipe esta frio, ele da umas falhadas (o que não faz muito sentido em um carro com ingecao), com o motor quente roda bem! Perguntou: como sei se esta esquentada não danificou nada do motor? Da para saber, sem ter que mandar abrir o motor? Quais os sintomas de um motor que esta abrindo o bico?
Obrigado pela ajuda!
Abs
Dilon
chinelao4x4
11/06/2012, 12:33
ola,
estas falhadas frio podem ser sintomas de velas, cabos , tampa do dist. , rotor, etc... parte eletrica , ok,
sobre o motor, se esta indo, queima oleo pelo escape ? queima oleo pelo respiro da tampa de valvulas ? vaza oleo por algum lugar ?(estaria vazando compressão) , baixa oleo ? bate valvulas, ? em altas rotaçoes mantendo em alta , raja ?
mesmo que apareça todos estes sintomas ao mesmo tempo, vai longe se manter com oleo e agua, no caso do meu, agora mandei orçar pra fazer tudo, vai mais de 5k , estou partindo pra um ap 2.0 inj. + cambio chevette, que fica em 5k tambem...
abrçs
maxdelta
11/06/2012, 13:14
Tive uma experiência desagradável com meu ohc, 2 na realidade, uma o carro basicamente ferveu, não estorou nada, apenas parou de funcionar, ficou fraco, fraco, falhando, e desligou, solução joguei fora a hélice original do motor e coloquei ventoinha elétrica, de vectra, q gera um puta vento! E a outra é q com o veículo ter "fervido" a junta do cabeçote, veio a dar problema, e acarretou em um entupimento do cabeçote, q detonou o comando!
O ato do motor falha é normal quando está demasiadamente quente!
Chinelão vai desistir do ohc? Eu não sei em q parte do brasil vc tá, mas no meu ohc, eu só não troquei pistão, e nem as camisas, só bruniu, e o resto, vibranequim, e cabeçote mandei fazer tudo, de mão de obra total, foi 1500 reais, mais as peças eu gastei 600 reais. Eu estou a 200km do RJ, quanto mais interior mais caro são os serviços e as peças!
Apesar q um AP vc acha peça em qualquer lugar, mas... documentos, despachante desanima!
[]s
calhiandro
11/06/2012, 16:23
campanha, chinelão fica com seu OHC:torcendo::torcendo::bananadança:
chinelao4x4
11/06/2012, 18:58
kkkk,
se meu motor ohc, ficasse ate uns 3 k eu ficava com ele, mais infelizmente, é camisas, pistões,comando, etc. só de retifica fica em 2,5k fora as peças,
ate daria pra fazer meia boca e gastar a metade disso, mais ai, o celebro não deixa pisar na lama, vou atolar toda hr, rsrsrsrs
pra ficar com ele só se fosse feito tudo nele, fiquei fã do ohc, mais como eu mesmo que mexo , é pra socar na trilha, e motor algum tem durabilidade em um jeep que faz trilhas, podem falar ... que dura menos, á dura, por isso estou optando por um ap , meu açogueiro tem velas e correias do ap pra vender... rrsrsrsrsrs
vlw ?
Em relação a parte elétrica, a única coisa que não troquei recentemente foram as velas (que aparentemente estavam boas). De resto, troquei cabos e tampa do distribuidor...vou acompanhar o nível de óleo e vazamento, conforme falou o Chinelao ...acho ate que bate um pouco de válvula, mas não tenho certeza, pois como mecânico, sou um péssimo economista kkk no mais tenho medo de ter acontecido algo com a junta do cabeçote, pois o caso parece similar com o relatado pelo Maxdelta.
No mais, também faço campanha pelo OHC...com a ingecao eletrônica ainda, ficou show de bola.... A única reclamação que tenho dele e o cheiro de fumaça na roupa (na realidade a reclamação e da minha milhar...rs) e o motor de arranque que da trabalho quando quente...
Abs
Dilon
chinelao4x4
12/06/2012, 08:59
pelo motor estar em um local não muito vedado, e o retorno da queima da gas. que volta pro jeep , é que dá esse perfume adoravel nos passageiros e motorista,
o problema é o custo deste motor, peças até se acham todas,
Dilon , troca o arranque pelo do corsa, foi a melhor coisa que fiz neste motor, é melhor do que a igniçao eletronica ! e vc faz em casa mesmo a adaptação, e custa no maximo 200 reais um arranque do corsa.
mesmo que eu achasse um ohc da ranger por 5k, eu não colocaria , sei que é um puts motor, porem , qud der problema, volto na mesma de hj. por isso o AP, custo x beneficio . e poderei não ter dó do motor, se quebrou, fica barato.
pense niisso...
Rodolfo Ourique
12/06/2012, 10:10
Estou co o Calhiandro...OHC neles...uso meu CJ há 11 anos e o motorzinho é pau pra toda obra, depois de instalar o DIS da MotorSpice então...:concordo:.
Max Delta, nunca tive problemas com relação à temperatura, uso a ventoinha direta como no original, apenas é de opala (plástico). com relação ao valor da retífica aí em NF foi bem barato. este motor pode não ser nenhuma ignorância, mas trabalha muito bem em baixo giro, e em conjunto com a redução Willys faz um conjunto perfeito pras trilhas, apenas faz um pouco de falta nos atoleiros grandes quando é necessário mais potência, nestes casos, exclusivamente, acredito que o AP seja mais eficiente por jogar mais potência em Giro Alto.
maxdelta
12/06/2012, 16:20
O meu problema Rodolfo é toyota! É lento demais! Não gosto de fazer trilha sabendo q tem uma toyota bandeirante no meio! Se for trilha de serra, eu falo pra elas irem na frente, quando eu tinha band eu não andava com os jipes, pois são incompatíveis!
O jipe estava aquecendo subindo a serra, percebi q se eu fosse na frente a desenvoltura iria melhor, eu poderia aproveitar melhor os giros do veículo, mas na frente foi uma band, aquele dia foi um inferno, aquela p... não anda e atravanca a trilha quando atola não tem willys q arranca!
Naquele dia ouve outro problema: rio, eu perdi uma pá da hélice! O sistema de hélice já não é eficiente, e sem uma pá então e com uma toyota no caminho, f.... tudo!
O meu problema Rodolfo é toyota! É lento demais! Não gosto de fazer trilha sabendo q tem uma toyota bandeirante no meio! Se for trilha de serra, eu falo pra elas irem na frente, quando eu tinha band eu não andava com os jipes, pois são incompatíveis!
O jipe estava aquecendo subindo a serra, percebi q se eu fosse na frente a desenvoltura iria melhor, eu poderia aproveitar melhor os giros do veículo, mas na frente foi uma band, aquele dia foi um inferno, aquela p... não anda e atravanca a trilha quando atola não tem willys q arranca!
Eu não tinha idéia que a Band é lenta assim... já tava quase comprando uma para entrar na trilha com os Willys... mas se realmente há essa incompatibilidade, tô fora dessa.
Vou ficar com o meu Willys 75 com o motor BF161 original mesmo.
[] cantando pneus com o BF161
maxdelta
14/06/2012, 20:01
Eu não tinha idéia que a Band é lenta assim... já tava quase comprando uma para entrar na trilha com os Willys... mas se realmente há essa incompatibilidade, tô fora dessa.Vou ficar com o meu Willys 75 com o motor BF161 original mesmo.[] cantando pneus com o BF161As poucas felicidade com a minha ex-band a qual fiquei 9 anos, era o posto de combustivel, a bixa é economica, agora mexânico, seguro, afinal eu estava na cidade em q mais se rouba toyota, era o bixo! No final não havia economia alguma! Fiz muitos passeios, a primeira trilha q eu fiz com pneu lameiro eu desisti de ir em trilha com ela, a mesma trilha com willys eu fiz em 4x2 em quanto com a band 4x4 reduzido! É muito bruta, mas isso nem sempre é um elogio!Cara fui num evento, q era passeio mas com as chuvas virou trilha braba, plantei a band no atoleiro, um cara de defender me tirou, depois ele atolou, cadê q alguém tirava ele, antes teve outra band, 2 bands pra tirar ela do atoleiro!Se vc for comprar uma band pra passeios leves, e pra seu dia-a-dia eu recomendo, mas trilha, aff, vc vai destruir a band ou ela vai destruir teu bolso!Engraçado quando eu adquiri o willys ele tinha folga na direção, aliás férias, apertei um certo parafuso debaixo da grade do willys, blz sem folga, com a band eu nunca consegui resolver o problema da folga, com willys foi em 1 dia! Aos poucos vou acertando o willys![]s
anselmorabello
15/06/2012, 22:23
ola,
estas falhadas frio podem ser sintomas de velas, cabos , tampa do dist. , rotor, etc... parte eletrica , ok,
sobre o motor, se esta indo, queima oleo pelo escape ? queima oleo pelo respiro da tampa de valvulas ? vaza oleo por algum lugar ?(estaria vazando compressão) , baixa oleo ? bate valvulas, ? em altas rotaçoes mantendo em alta , raja ?
mesmo que apareça todos estes sintomas ao mesmo tempo, vai longe se manter com oleo e agua, no caso do meu, agora mandei orçar pra fazer tudo, vai mais de 5k , estou partindo pra um ap 2.0 inj. + cambio chevette, que fica em 5k tambem...
abrçs
Boa noite meu nobre
para custar 5K a adaptação+motor AP 2.0 inj.+ cambio chevette, é para este AP 2.0 inj. que vc comentou esta quase 0 km.
Eu fiz uma cotação aqui na cidade para ter uma base e também ficou em 5k para deixar o OHC zerinho, mas se o AP 2.0 inj estiver quase 0 km+cambio chevette+adaptação.
vale a pena sair do OHC.
Um grande abraço
chinelao4x4
15/06/2012, 22:47
Boa noite meu nobre
para custar 5K a adaptação+motor AP 2.0 inj.+ cambio chevette, é para este AP 2.0 inj. que vc comentou esta quase 0 km.
Eu fiz uma cotação aqui na cidade para ter uma base e também ficou em 5k para deixar o OHC zerinho, mas se o AP 2.0 inj estiver quase 0 km+cambio chevette+adaptação.
vale a pena sair do OHC.
Um grande abraço
eu quis dizer que com 5k põe ap inj+ cambio chevette+ flanges, que é melhor do que gastar 5k num ohc carb. sem poder dar umas boas aceleradas na trilha sem ter dó do bolso, ...
anselmorabello
16/06/2012, 04:04
eu quis dizer que com 5k põe ap inj+ cambio chevette+ flanges, que é melhor do que gastar 5k num ohc carb. sem poder dar umas boas aceleradas na trilha sem ter dó do bolso, ...
Bom dia
chinelao4x4
Eu li, O fato de meu interesse foi a sua ideia referente de não gastar no OHC os 5k e sim colocar o conjunto completo do AP sera otimo, porque aqui como falei anteriormente me foi cobrado esse valor para dar uma geral completa, mais tive uma duvida.
Será que vai valer à pena colocar no Jeep um conjunto com um AP 2.0 inj que não sei quantos mil kms já foram rodados ou colocar o OHC refeito que rodara mais uns 150000 ou 200000 kms?
Um grande abraço
chinelao4x4
16/06/2012, 07:58
mesmo um ap "ferrado" fica no maximo 2k pra refazer, e mesmo que der algum problema mais serio, e ter que trocar o bloco do ap, não fica metade de um ohc , por isso vou pra ap, que roda tambem 200 mil km com manutenção em dia.
abrçs
anselmorabello
16/06/2012, 12:54
mesmo um ap "ferrado" fica no maximo 2k pra refazer, e mesmo que der algum problema mais serio, e ter que trocar o bloco do ap, não fica metade de um ohc , por isso vou pra ap, que roda tambem 200 mil km com manutenção em dia.
abrçs
Ok boa tarde chinelao4x4
Então no meu ponto de vista vou preferir gastar 5k no OHC e tem um motor onde posso confiar do que adaptar o conjunto com o AP inj. que possivelmente já esteja com alguns milhares de km rodados e ter que gastar + 2k para deixa-lo do mesmo modo que o OHC ira ficar .
Um grande abraço
calhiandro
16/06/2012, 13:43
Mesmo sendo fãn do OHC, acho que chinelão esta certo, pois ele vai ter um jeep com injeção eletrônica, é outra coisa em relação ao carburado, a manutenção é bem menor, não desregula nunca, com certeza deve ser bem mais econômico que OHC e as peças tem aos montes, fora custo bem mais baixo de se manter um motor desses.
anselmorabello
16/06/2012, 17:13
Mesmo sendo fãn do OHC, acho que chinelão esta certo, pois ele vai ter um jeep com injeção eletrônica, é outra coisa em relação ao carburado, a manutenção é bem menor, não desregula nunca, com certeza deve ser bem mais econômico que OHC e as peças tem aos montes, fora custo bem mais baixo de se manter um motor desses.
Boa tarde calhiandro
Eu sou leigo referente motorização e não sei distinguir os benefícios que o OHC ou o AP 2.0 inj iria me proporcionar e na conversa com o Chinalão, eu só estava vendo o lado dos 5k para mim o importante é ter um motor que podesse confiar e com a sua postagem entendi melhor o que o AP 2.0 inj me trará muitas facilidade entre custo e beneficio que valera a pena gastar 5k ou 7k e com isso já mudei totalmente o meu ponto de vista em colocar um conjunto com o AP 2.0 inj.
Obrigado pela explanação
Um grande abraço
maxdelta
16/06/2012, 20:19
Eu mesmo estou em um dilema parecido com o chinelão, pintou a oportunidade de pegar um motor de omega 4.1, apenas sem a injeção!(módulo e tbi, é injeção monoponto) E barato!
Minha dúvida é 2. Acabei de amasiar o OHC & Peso, pois este motor 4.1 é pesado. Eu sou o segundo da fila, se um amigo rejeitar a proposta, acho q ele será meu! Se eu pegar o 4.1, deixarei ele quieto até consegui as peças pra injetar! Mas não original, uma fueltech ou pandoo, pois este motor é muito quadrado original, tem q ter um UP, mas tem um puta torque em baixa, o ohc nem se compara!
[]s
calhiandro
16/06/2012, 21:23
Eu mesmo estou em um dilema parecido com o chinelão, pintou a oportunidade de pegar um motor de omega 4.1, apenas sem a injeção!(módulo e tbi, é injeção monoponto) E barato!
Minha dúvida é 2. Acabei de amasiar o OHC & Peso, pois este motor 4.1 é pesado. Eu sou o segundo da fila, se um amigo rejeitar a proposta, acho q ele será meu! Se eu pegar o 4.1, deixarei ele quieto até consegui as peças pra injetar! Mas não original, uma fueltech ou pandoo, pois este motor é muito quadrado original, tem q ter um UP, mas tem um puta torque em baixa, o ohc nem se compara!
[]s
Veja bem Maxdelta, você esta com um jeepinho original tinindo, para que mudar para um 6cc 4.1? só se o OHC não está mais te atendendo. Outra coisa a quantidade de adaptação que você vai fazer nele vai parecer um frankstain depois. Você desse conjunto que tem não aproveita nada, terá que providenciar caixa de marchas, flange de adaptação, licenciamento junto ao detran e por ai vai. Pense direitinho:pensativo:
maxdelta
17/06/2012, 21:52
Veja bem Maxdelta, você esta com um jeepinho original tinindo, para que mudar para um 6cc 4.1? só se o OHC não está mais te atendendo. Outra coisa a quantidade de adaptação que você vai fazer nele vai parecer um frankstain depois. Você desse conjunto que tem não aproveita nada, terá que providenciar caixa de marchas, flange de adaptação, licenciamento junto ao detran e por ai vai. Pense direitinho:pensativo:
Isto tb está pesando, não falta muito pra meu jipe ficar do jeito q eu quero! O preço do motor eu compro uma capota nova, a minha sempre q chove, eu perco algum aparelho dentro do carro, já foi o som, já foi um celular! A ultima chuva braba, eu abri a capota pois não fazia muita diferença!
Meu medo é q o ohc, é "leve", o 4.1, é o dobro do peso ou mais! Acredito q o ohc tenha 180kg, o 4.1 de opala original são 420kg, tem q reforçar muito o veículo! Mas eu não sei o peso do BF161. Com este peso eu posso pegar um motor de 709 q está no meu quintal a anos!
Dúvidas, dúvidas! Dívidas, dívidas!