Conectar

Ver Versão Completa : Pneus 50% 50% ou 70% 30%

WanBass
07/06/2012, 00:22
Boa noite amigos, vou comprar na semana que vem os pneus para minha SW4, fui na michelin e ofereceram um pneus 50% asfalto e 50% terra, eu raramente vou andar na terra, mesmo assim vcs acham que seria melhor eu usar esses ou o 70% asfalto e 30% terra
Desde ja agradeço
Abs a todos !!

guilhermeabreu
07/06/2012, 00:47
Boa noite amigos, vou comprar na semana que vem os pneus para minha SW4, fui na michelin e ofereceram um pneus 50% asfalto e 50% terra, eu raramente vou andar na terra, mesmo assim vcs acham que seria melhor eu usar esses ou o 70% asfalto e 30% terra
Desde ja agradeço
Abs a todos !!

WANBASS

Os pneus MICHELLIN para mim são os melhores , já usei em minha SW4 os A/T ms , acho que estes são 70%aslfalto e 30% terra , se vc vai usar mais em asfalto , vai de 70%/30% e que medidas seriam estes pneus ????

Mas facilitaria mais se vc colocasse o nome dos modelos para a gente saber

WanBass
07/06/2012, 00:55
WANBASS

Os pneus MICHELLIN para mim são os melhores , já usei em minha SW4 os A/T ms , acho que estes são 70%aslfalto e 30% terra , se vc vai usar mais em asfalto , vai de 70%/30% e que medidas seriam estes pneus ????

Mas facilitaria mais se vc colocasse o nome dos modelos para a gente saber

Então guilherme, os pneus são Latitude touring 265 70 16 da MICHELIN, esses são os que estão na minha SW4, me disseram que eles são 70 e 30.
Abs amigão !

sgrul1
07/06/2012, 10:31
Eu vou com o Guilherme. Se raramente vai p terra use o 70/30 ainda mais michellin que p mim tb é o melhor.

dpab
07/06/2012, 13:11
Eu iria de Michelin, mas no modelo LTX AT2, veja o link abaixo:

Pneu (http://michelin.com.br/tudo-sobre-carros/pneu/SUV-e-4x4/LTX-AT2.html)

Um abraço, Delfim.

sandro_ventania
07/06/2012, 15:16
Ontem chegou dois pneus que comprei pela internet, é o Road adventure da Kumho...me falaram muito bem desses penus, então decide experimentar. Eles são A/T...mas o desenho dele me pareceu mais Terra que Asfalto.
Nessa brincadeira, acabei ficando com um par de firestone destination na traseira e um par de Road adventure na dianteira...será que essa salada fica boa...he he he?
Quais pneus costumam gastar mais rapidamente, os dianteiros ou traseiros?

titanium
07/06/2012, 19:54
Nobre Sando Ventania, essa foi uma pergunta interessante: Qual desgasta primeiro?
Em carro com tração dianteira, é fato que os da frente vão pro espaço mais cedo... mas não sei se isso ocorre por conta da tração ou do vira-vira da direção...

Mas eu ACHO que são os pneus dianteiros que sofrem mais...

Deixemos os EXPERTS de plantão darem seu parecer...... Guilherme, Dpab, Sgrul1, Ezahn, e CIA..... opiniões???

...

Ao companheiro WanBass, eu recomendaria usar os 70%/30%... MESMO se você for do tipo que curte apenas Raros passeios leves...
:)

Abraços

sgrul1
07/06/2012, 21:17
Bom obrigado pelo expert, mas pelo contrário, sou um dos mais chatos, to sempre perguntando. Essa resposta deveria ser dada por um fisico. Entram a distribuição do peso do carro, o peso durante a frenagem, a forma de acelerar e frear o carro, mas sinceramente acho q no fim das contas vai dar praticamente a mesma coisa. Agora o pneu vai fazer diferença, provavelmente o pneu mais borrachudo irá gastar mais rápido.

hercilio.neto
07/06/2012, 21:33
No Toyota Bandeirante, se estiver tudo regulado, gasta primeiro os traseiros. Mas é comum os dianteiros terem desgaste irregular por causa de alinhamento, e acabarem primeiro.
Outra coisa, pneus mud gastam rápido quando usados no asfalto, e são barulhentos.

sandro_ventania
07/06/2012, 21:53
"Agora o pneu vai fazer diferença, provavelmente o pneu mais borrachudo irá gastar mais rápido."

Uai...isso é um paradoxo...se ele tem mais borracha, deveria gastar mais devagar, não é?
Eu troquei os pneus agora...então só daqui a uns 6 anos vou poder dar essa resposta...assim espero...he he he!

Cleberr
07/06/2012, 23:21
Todo carro tem projeto levando em conta a tração, peso e cambagem. Outros fatores também entram como frenagens e equilíbrio do conjunto. Por incrível que pareça os pneus deveriam pelo projeto gastar por igual mas na pratica não e isto que acontece. Contudo 100%. Os dianteiros vão gastar mais rápido caso a tração seja dianteira e o condutor abuse nas acelerações e frenagens. O mesmo acontece se a tração for traseira, o traseiro vai gastar mais rápido. Carro com cambagem ruim vai ter o pneu gasto prematuramente. Em miúdos...... Vai depender do usuário.

WanBass
08/06/2012, 00:33
Ok mestres, irei no Michelin 70% 30%
Valeu gente, já falei que estou amando o carro ? AhahHHzhzhzhzahaahah

dpab
08/06/2012, 00:50
Amigos,
Na minha modesta opinião, os 4 pneus devem ter o desgaste uniforme, e é por isso que devemos fazer o RODÍZIO DE PNEUS a cada 5.000Km. Caso o rodízio não seja feito, o maior desgaste dianteiro ou traseiro dependerá de muitas variáveis além da tração, mas o fator principal sempre será o tipo de condução dada pelo motorista.
Um abraço, Delfim.

Glaicon
08/06/2012, 06:41
Desde ja agradeço
Abs a todos !!
Compre os pneus 50/50, que passarás a andar mais na terra.
Estarás bem calçado e, fatalmente, começaras a mudar o uso da viatura. :concordo:

guilhermeabreu
08/06/2012, 14:35
AMIGOS

Cheguei agora do plantão de 36hs seguidas e cheguei meio tarde para dar minha opinião/experiencia .

Acho que sou um dos mais velhos daqui desta turma e ando cerca de 3000km/mes e não gosto de trocar de carro , logo : uso pneus até acaberem num mesmo carro ;

CONCLUSÃO :

1- Qdo tinha carros de brinquedo , VW variant , Gol , Passat , Corcel , Fusca , Paratí , os de tração traseira gastavam os pneus TRASEIROS PRIMEIRO , os de tração dianteira gastavam os pneus DIANTEIROS PRIMEIRO .

2- Qdo comprei meu 1º 4x4 que foi uma BAND aço curta , depois a SW4 93 e alem da SW4 comprei o ENGESA , todos estes 4x4 apesar de terem tração traseira qdo em 4x2 e independente de estarem alinhados/balenceados ou não , OS PNEUS QUE GASTAM PRIMEIRO SÃO OS TRASEIROS .

Eu costumava não fazer o rodízio de propósito para que gastasse os pneus dianteiros primeiro para que qdo precisasse de comprar , compraria apenas 2 pneus , a porrada seria menor .

Mas depois de algum tempo por vc fazer ísto , vc acaba ficando com pneus de tamanhos diferentes , e JUDIA DA RELAÇÃO DO DIFERENCIAL QDO EM USO DE 4X4 , PQ OS PNEUS DIANTEIROS E TRASEIROS VÃO GIRAR EM VELOCIDADES DIFERENTES E ACABA TE DANDO UM PREJUÍZO MAIOR COM QUEBRAS NO DIFERENCIAL.

DAÍ QUE , JÁ TEM ALGUM BOM TEMPO QUE FAÇO O RODÍZIO DE 10.000/10.000 KM E TROCO OS 4 DE UMA SÓ VEZ E COM ÍSTO OS PNEUS ACABAM RODANDO UMA KILOMETRAGEM MAIOR , ísto tenho meu testemunho prático e tem relatos científicos provando ísto .

sandro_ventania
08/06/2012, 18:43
Concordo com voce Guilherme, que o melhor é fazer o rodizio para eles acabarem juntos pelos motivos que voce apresentou.
O chato é que não basta simplesmente trocar os pneus de lugar, tem que refazer todo o alinhamento e balanceamento...e lá vai mais dinheiro embora.

VOVÔ DO TROLLER
08/06/2012, 19:25
AMIGOS

Cheguei agora do plantão de 36hs seguidas e cheguei meio tarde para dar minha opinião/experiencia .

Acho que sou um dos mais velhos daqui desta turma e ando cerca de 3000km/mes e não gosto de trocar de carro , logo : uso pneus até acaberem num mesmo carro ;

CONCLUSÃO :

1- Qdo tinha carros de brinquedo , VW variant , Gol , Passat , Corcel , Fusca , Paratí , os de tração traseira gastavam os pneus TRASEIROS PRIMEIRO , os de tração dianteira gastavam os pneus DIANTEIROS PRIMEIRO .

2- Qdo comprei meu 1º 4x4 que foi uma BAND aço curta , depois a SW4 93 e alem da SW4 comprei o ENGESA , todos estes 4x4 apesar de terem tração traseira qdo em 4x2 e independente de estarem alinhados/balenceados ou não , OS PNEUS QUE GASTAM PRIMEIRO SÃO OS TRASEIROS .

Eu costumava não fazer o rodízio de propósito para que gastasse os pneus dianteiros primeiro para que qdo precisasse de comprar , compraria apenas 2 pneus , a porrada seria menor .

Mas depois de algum tempo por vc fazer ísto , vc acaba ficando com pneus de tamanhos diferentes , e JUDIA DA RELAÇÃO DO DIFERENCIAL QDO EM USO DE 4X4 , PQ OS PNEUS DIANTEIROS E TRASEIROS VÃO GIRAR EM VELOCIDADES DIFERENTES E ACABA TE DANDO UM PREJUÍZO MAIOR COM QUEBRAS NO DIFERENCIAL.

DAÍ QUE , JÁ TEM ALGUM BOM TEMPO QUE FAÇO O RODÍZIO DE 10.000/10.000 KM E TROCO OS 4 DE UMA SÓ VEZ E COM ÍSTO OS PNEUS ACABAM RODANDO UMA KILOMETRAGEM MAIOR , ísto tenho meu testemunho prático e tem relatos científicos provando ísto .

Boa noite pessoal. O ideal é fazer o rodízio à cada 5.000 km. No caso dos pneus mud (somente os mud) o rodízio tem que ser feito em X. Desta forma os pneus vão durar mais, dependendo evidentemente, do modo de dirigir de cada motorista e do terreno percorrido. Abs.

guilhermeabreu
08/06/2012, 23:33
Boa noite pessoal. O ideal é fazer o rodízio à cada 5.000 km. No caso dos pneus mud (somente os mud) o rodízio tem que ser feito em X. Desta forma os pneus vão durar mais, dependendo evidentemente, do modo de dirigir de cada motorista e do terreno percorrido. Abs.

IDOSO DO TROLLER

No caso do rodízio em X vc tem ainda de virar o pneu na roda , para não inverter o sentido do rolamento , e no meu caso se for fazer rodízio a cada 5.000 km , terei de fazer ísto a cada 50 dias , aí o VÉIO NÃO AGUENTA .

dpab
08/06/2012, 23:52
Amigo Guilherme,
O pneu BF Goodrich All Terrain pode rodar em qualquer sentido, não carece inverter na roda. É Plug'n Play !
Um abraço, Delfim.

guilhermeabreu
09/06/2012, 00:01
Amigo Guilherme,
O pneu BF Goodrich All Terrain pode rodar em qualquer sentido, não carece inverter na roda. É Plug'n Play !
Um abraço, Delfim.

GRANDE DELFIM

NÃO ME FALE DESTA MARCA DE PNEU " BF GOODRICH ", POIS SEM EU INVERTER O SENTIDO DE ROLAMENTO , PERDÍ A BANDA DE RODAGEM DE 3 DELES COMO VC JÁ SABE DA MINHA HISTÓRIA , E O REPRESENTANTE SAIU FORA DA RESPONSABILIDADE " DIZENDO QUE EU MUDEI O SENTIDO DE ROLAMENTO E QUE FOI POR ÍSTO QUE ACONTECEU O PROBLEMA " .

Iria dar um soco na cara dele , pq eu não invertí o sentido de rolagem , estamos no Brasil , daí caberia ação na justiça , mas tenho nojo dísto e perdí 3 pneus com 20.000 km rodados .

dpab
09/06/2012, 01:13
Guilherme,
A minha experiência foi bem diferente, pois comprei os 4 BF AT 265/75-16 em setembro de 2008 e hoje estão com quase 70.000 Km rodados, sem nenhum evento, nem um furo sequer.
E pelo estado em que estão chegarão fácil aos 80.000 Km ou mais...
Mas acho que o risco de uma decepção sempre vai existir, independentemente do fabricante.
Acho que dei sorte ! Um abraço, Delfim.

sgrul1
09/06/2012, 14:34
"Agora o pneu vai fazer diferença, provavelmente o pneu mais borrachudo irá gastar mais rápido."

Uai...isso é um paradoxo...se ele tem mais borracha, deveria gastar mais devagar, não é?
Eu troquei os pneus agora...então só daqui a uns 6 anos vou poder dar essa resposta...assim espero...he he he!

Sandro, olha só, o pneu mais borrachudo é o pneu p off road, ou seja projetado p ter mais atrito, e consequentemente vai desgastar mais. Agora a comparação do pneu deve ser ele antes (novo) e depois (usado) p ver o qto gastou. O meu por exemplo qdo comparo o dianteiro com traseiro é nitido que desgastou mto mais, porem ainda tem borracha p queimar se comparado a um pneu mais liso.
Falando nisso, o meu carro que é 4x4 sem opção de 4x2, desgastou mais os dianteiros.
Espero ter ajudado.

VOVÔ DO TROLLER
09/06/2012, 17:46
IDOSO DO TROLLER

No caso do rodízio em X vc tem ainda de virar o pneu na roda , para não inverter o sentido do rolamento , e no meu caso se for fazer rodízio a cada 5.000 km , terei de fazer ísto a cada 50 dias , aí o VÉIO NÃO AGUENTA .

Valeu Guilherme. Guenta sim. É só caprichar na dose da catuaba sô....Abs.

guilhermeabreu
09/06/2012, 22:38
Valeu Guilherme. Guenta sim. É só caprichar na dose da catuaba sô....Abs.

HAHAHAHAHAHAHAHA , ESTA FOI BOA .

Valeu ,

FORTE ABRAÇO

guilhermeabreu
09/06/2012, 22:45

SANDRO_VENTANIA

Como já foi falado aqui , o pneu OFF-ROAD é mais borrachudo , MAS O COMPOSTO DA BORRACHA foi feito para ele ter mais agarre e com ísto a borracha é mais macia e por ísto gasta mais rápido do que um pneu ON-ROAD que tem um COMPOSTO DE BORRACHA DIFERENTE e apesar dele ser BEM MAIS FINO DE BORRACHA ele aguenta mais kilometragem de rodagem do que um OFF-ROAD .

Rotta 57
16/06/2012, 10:34
Olá Pessoal,
Vou comprar (04) pneus para Tracker tamanho original. Também estou na duvida - 70% asfalto e 30% terra – ou – 50% / 50% -.
Ando mais no asfalto e às vezes viagens longas, tipo 4.000 km ida/volta.
Minhas dúvidas: (o desgaste não me preocupa muito)

- Como é o comportamento dos 50/50 no asfalto, estabilidade, aderência?

- Como é o comportamento dos 70/30 na terra + chuva, barro/lama – Patinam muito em qualquer subida ou não?

Abraço
Elemar Rotta.

sgrul1
16/06/2012, 13:48
Olá Pessoal,
Vou comprar (04) pneus para Tracker tamanho original. Também estou na duvida - 70% asfalto e 30% terra – ou – 50% / 50% -.

- Como é o comportamento dos 70/30 na terra + chuva, barro/lama – Patinam muito em qualquer subida ou não?

Abraço
Elemar Rotta.

Elemar, eu ja fui na transamazônica com pneu ht, inclusive vi carros 4x2 por la. Pelo que pude ver, o que vai fazer a diferença é em trechos pesados e prolongados, pois os pneus sujam com barro e ficam lisos. Os pneus com cravos e sulcos maiores tem maior capacidade de limpeza, impedindo que o pneu fique liso. Sente vc pretende fazer off road mais frequente, com lama, chuva etc, melhor até pneu mud, pois o at talves não seja suficiente.

guilhermeabreu
16/06/2012, 18:12
Olá Pessoal,

Abraço
Elemar Rotta.

ELEMAR

Minha experiencia é de que o que um 100% OFF ROAD ( MUD )o 50/50 ( A/T ) tb fará , mas se vc for fazer trilhas pesadas até um MUD pode ficar enroscado daí teria que ír para os pneus AGRESSIVOS PRÓPRIOS PARA TRILHAS PESADAS ( ex : 3K e outros ), HOJE SÓ USO PNEUS A/T que cada fabricante tem desenhos diferentes uns mais cravudos do que outros , mas não uso mais os MUD e nunca deixei de chegar a lugar nenhum com meus A/T .

sandro_ventania
18/06/2012, 21:28
Meus pneus traseiros é o firestone destination e dianteiros é o Kumro Road venture...os dois são A/T, porem os Kumro são visivelmente mais cravudos e possuem borracha mais macia.
Então acredito que até entre os A/T há diferenças de desempenho...basta escolher o que melhor lhe atende.

Rotta 57
19/06/2012, 15:53
ELEMAR

Minha experiencia é de que o que um 100% OFF ROAD ( MUD )o 50/50 ( A/T ) tb fará , mas se vc for fazer trilhas pesadas até um MUD pode ficar enroscado daí teria que ír para os pneus AGRESSIVOS PRÓPRIOS PARA TRILHAS PESADAS ( ex : 3K e outros ), HOJE SÓ USO PNEUS A/T que cada fabricante tem desenhos diferentes uns mais cravudos do que outros , mas não uso mais os MUD e nunca deixei de chegar a lugar nenhum com meus A/T .

Valeu Guilherme, obrigado pelas dicas. Já encomendei os 50/50 AT, farei a troca esta semana.
Abraço
Elemar

Renato Camargo
19/06/2012, 16:19
Dr Guilherme que tipo de pneu voce usa na sua SW4??

sgrul1
19/06/2012, 18:49
Valeu Guilherme, obrigado pelas dicas. Já encomendei os 50/50 AT, farei a troca esta semana.
Abraço
Elemar
Qual voce esta comprando?

guilhermeabreu
19/06/2012, 22:14
Dr Guilherme que tipo de pneu voce usa na sua SW4??

RENATO CAMARGO

Atualmente estou com os PIRELLIN scorpion ATR , estou muito satisfeito e não pretendo mudar , sabendo que usei tb o MICHELLIN que são melhores um pouco , MAS MAIS CAROS e tive problema na revenda da cidade qdo comprei os BF GOODRICH .

Os MICHELLIN tb seria uma ótima opção , sendo que SEMPRE OS MODELOS A/T não importando o fabricante .

Só para vc ter uma idéia , qdo comprei os atuais PIRELLI paguei R$440,00 em cada dividido em 4 x , o MICHELLIN da mesma medida e modelo custava R$585,00 , uma diferença de R$580,00 na compra de 4 pneus , ou seja : o valor que eu compro 3 pneus MICHELLIN , eu compro 4 pneus PIRELLI .

Mas o custo final será o mesmo pq o PIRELLI roda menos km do que o MICHELLIN , a nível de custo final é o mesmo , mas na hora de comprar pode fazer a diferença , eu te digo que com qualquer um dos dois vc ficará satisfeito .

ABRAÇO

Rotta 57
20/06/2012, 13:54
Pessoal, preciso de uma informação, se alguém puder ajudar!
Ontem coloquei (04) pneus novos no Tracker tamanho original 235/60/16 – Scorpion ATR, e no momento do alinhamento acusou uma Cambagem negativa nas duas rodas de 0,34. A pessoa que estava fazendo o alinhamento disse que não poderia zerar esta cambagem negativa porque seu equipamento não tinha um tipo de molde necessário para encaixar no Tracker e assim “puxar” a roda para fazer a correção.
Minha duvida é saber se esse procedimento não vai forçar o conjunto e, por exemplo, atingir os rolamentos etc.
Realmente acho que o problema existe, porque os originais que foram trocados estavam com um desgaste acentuado na parte interna dos pneus da frente.
Abraço
Elemar

guilhermeabreu
20/06/2012, 19:03
Pessoal, preciso de uma informação, se alguém puder ajudar!
Ontem coloquei (04) pneus novos no Tracker tamanho original 235/60/16 – Scorpion ATR, e no momento do alinhamento acusou uma Cambagem negativa nas duas rodas de 0,34. A pessoa que estava fazendo o alinhamento disse que não poderia zerar esta cambagem negativa porque seu equipamento não tinha um tipo de molde necessário para encaixar no Tracker e assim “puxar” a roda para fazer a correção.
Minha duvida é saber se esse procedimento não vai forçar o conjunto e, por exemplo, atingir os rolamentos etc.
Realmente acho que o problema existe, porque os originais que foram trocados estavam com um desgaste acentuado na parte interna dos pneus da frente.
Abraço
Elemar

ELEMAR

Não força não , pois esta ferramenta só pega na coluna da suspensão , fazendo a mesma voltar a posição original , ísto ocorre normalmente com o uso normal dos carros , a medida que vc usa , acaba batendo um pouco mais forte nos pequenos buracos da vida e vai fazendo a cambagem ficar mais negativa do que deve , este procedimento é feito em todas as lojas especializadas em alinhamento , e na maioria das vezes nem falam com o dono dos carros de como eles fazem o procedimento da correção .

Renato Camargo
20/06/2012, 21:42
Dr Guilherme obrigado mais uma vez :concordo:

Rotta 57
20/06/2012, 22:23
ELEMAR

Não força não , pois esta ferramenta só pega na coluna da suspensão , fazendo a mesma voltar a posição original , ísto ocorre normalmente com o uso normal dos carros , a medida que vc usa , acaba batendo um pouco mais forte nos pequenos buracos da vida e vai fazendo a cambagem ficar mais negativa do que deve , este procedimento é feito em todas as lojas especializadas em alinhamento , e na maioria das vezes nem falam com o dono dos carros de como eles fazem o procedimento da correção .

Guilherme,
Muito obrigado pela informação, vou atrás de uma loja especializada para fazer o serviço.
Abraço
Elemar

Rotta 57
21/06/2012, 14:10
Pessoal, vou relatar o que aconteceu durante a troca de Pneus ATR Scorpions. Na loja, durante a troca informaram da necessidade da substituição das pastilhas de freio e que custaria entre mão de obra e as peças, R$318,00. Depois durante o alinhamento, acusou cambagem negativa nas duas rodas de 0,34 e disseram que o Padrão Tracker era 0,00 e que precisaria ajustar, etc.
Hoje estive hoje na concessionária Chevrolet para fazer revisão. Informei o funcionário que talvez tivesse que trocar as pastilhas de freio. Ele verificou e disse que não era necessário e que eu poderia andar pelo menos mais 20 mil km sem trocar. Disse ainda que pela sua experiência na concessionária que já viu Traker com pastilhas boas até 80 mil km.
Depois fui falar com o funcionário responsável pelo alinhamento e balanceamento. Falei a respeito da cambagem negativa 0m34 e sobre o que falaram na loja que vendeu os Pneus. Outra surpresa. Ele colocou o carro no alinhamento, fez as medidas e disse que o padrão Tracker tem tolerância de cambagem entre 1,00 positivo até 1,00 negativo e que meu carro estava perfeito, não precisaria fazer nada e não cobrou nada pelo serviço de checagem.
Durma com um barulho desses, fiquei surpreso até porque nunca confiei em concessionárias.

sgrul1
21/06/2012, 15:08
... não precisaria fazer nada e não cobrou nada pelo serviço de checagem.
Durma com um barulho desses, fiquei surpreso até porque nunca confiei em concessionárias.
Rapaz se prepara que vai cair um temporal aí p tua região
Ou é o fim dos tempos...:shock: