Ver Versão Completa : Manual Shift para o câmbio AW4 da XJ - Alguém conhece??? Alguém utiliza???
Renato Fraga
06/06/2012, 12:48
Olá amigos, venho mais uma vez me interar do mundo das XJ.
Estou corrigindo um problema na minha XJ onde foi necessário substituir as 3 válvulas solenoides do câmbio.
Na minha pesquisa, encontrei vários relatos de proprietários que utilizam um controle onde é possível selecionar as marchas bem como travar o conversor de torque.
Funciona basicamente como um "pig tail" ao módulo original.
Quando desejado, o módulo é desligado e quem passa a comandar o câmbio é um conjunto de interruptores.
Assim é possível travar o câmbio na marcha que desejar, com ação ou não do conversor. Recurso muito útil num câmbio cujo não conseguimos por exemplo segurá-lo em 2ª marcha.
Alguém conhece???
Alguém usa???
Pelo que pude ver, é bem simples, muitos dos exemplos que encontrei são "home made". Alguns apenas chaves interruptoras, outros, alavancas... Achei bem interessante!!!!!!!!!
http://www.stu-offroad.com/engine/awshift/awshift-14.jpg
http://www.stu-offroad.com/engine/awshift/awshift-15.jpg
http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRX8GRSv3gFjE4bIah5d6R8pwfcTNK4S m-wpaOSp3JdHMnCC67C3C6Tt4UD
http://i24.photobucket.com/albums/c17/Sean91_/c79b4547.jpg
http://67.18.4.6/~mtfab/wp-content/uploads/2011/07/aw4_override_v2.jpg
Abraços a todos
andretomasi
07/06/2012, 00:30
Olá Renato,
Já conhecemos, essa adaptação aí já é bem conhecida entre os XJteiros, mas poucos usam no Brasil. Tem pra vender kit pronto na net, ou dá pra fabricar a placa e as peças por conta mesmo, não é nada absurdo de fazer. Tenho planos de fazer isso (entre outras coisas) na XJ quando voltar ao BR, mas com as peças feitas no CAD e fabricadas com uma impressora 3D pra ter acabamento "de fábrica" no painel e ser plug'n play sem gambiarra.
O certo é fazer a placa com o circuito que engana o módulo, senão nas XJs mais novas quando utilizar o controle "manual" ela vai acusar um DTC pois o módulo vai pensar que perdeu comunicação com o módulo da caixa. Nas mais antigas dá pra fazer no estilo "ligação direta" mesmo.
[ ]'s
Renato Fraga
07/06/2012, 01:26
Poxa, que legal, saiba que já tem um parceiro para essa empreitada...
Abraços
andretomasi
07/06/2012, 02:09
Bom saber! Tenho vários planos de pequenos upgrades pra fazer nela, vou precisar de cobaia :D
[ ]'s
"Assim é possível travar o câmbio na marcha que desejar, com ação ou não do conversor. Recurso muito útil num câmbio cujo não conseguimos por exemplo segurá-lo em 2ª marcha."
E a seleção feita na alavanca, D, 3, 2-1, não é o suficiente?
andretomasi
07/06/2012, 09:36
Glaicon, com o controlador é como se a marcha estivesse engatada "manualmente", o câmbio não sobe nem desce mais as marchas ao contrário do que acontece nas posições originais do câmbio. Se tu engatar a 2a, ele vai ficar sempre em segunda não importa a velocidade ou posição do acelerador. Na minha opinião é mais útil na estrada do que no off-road. Além do "estilo F1" de fazer as marchas hehe.
Eu concordo que as posições originais do câmbio são suficientes, sabendo usar bem o kick-down e o upshift se tem controle mais do que suficiente sobre as marchas.
Além disso, com o controlador dá pra acionar a trava do conversor de torque em qualquer marcha, mas isso é um "feature" meio complicado de usar, porque qualquer cagada e o carro apaga, além de não ser muito saudável pro conjunto mecânico se ficar acionando nas marchas mais curtas.
351852
[ ]'s
andretomasi
07/06/2012, 09:38
PS: Renato, no câmbio original tem sim como segurar ele em 2a marcha, é questão de prática com o acelerador :D
[ ]'s
Renato Fraga
07/06/2012, 17:10
E a seleção feita na alavanca, D, 3, 2-1, não é o suficiente/
PS: Renato, no câmbio original tem sim como segurar ele em 2a marcha, é questão de prática com o acelerador
Pois é, tenho a XJ a pouco mais de um ano, e logo de cara notei esse detalhe em relação ao câmbio.
10 entre 10 relatos de quem usa o controle manual para o câmbio, queixa-se exatamente que pela impossibilidade de selecionar apenas a primeira ou a segunda marcha, alguns problemas são observados para o uso off road mais pesado.
Na posição 1-2, a segunda marcha só é engatada depois que o motor passa de 4500rpm. Ao entrar a 2ª, o freio motor não se mostra eficiente, pois o conversor não está devidamente travado o que permite o veículo ganhar uma velocidade maior que a desejada. Sendo assim, o motorista precisa compensar mais no freio e derrepente, quase mete a cabeça no vidro, pois a primeira volta subtamente, freando bruscamente o carro. Diante disso, fica difícil encontrar uma velocidade adequada para encarar certos declives.
Travar em segunda, ou mesmo em primeira com lock up é muito conveniente para essas situações, entre tantas outras.
Se esse recurso fosse totalmente desnecessário, não existiria, ninguém veria necessidade de fazê-lo.
Lembrem-se que esse câmbio também equipa vários outros carros, e só na XJ a primeira e segunda estão associadas. É fato que isso se dá por diferenças no corpo de válvulas, apesar da caixa se praticamente a mesma, mas tem quem veja isso uma deficiência.
Sinceramente, eu vi nesse sistema um recurso bem interessante...
além de não ser muito saudável pro conjunto mecânico se ficar acionando nas marchas mais curtas.
Não vejo problema algum, afinal, seria semelhante o comportamento de um veículo com câmbio mecânico.
É fato que exige um cuidado adicional do motorista, para destravar o conversor em determinadas situações, mas seria até possível colocar um interruptor automático para destravar o conversor quando o motor baixar de uma certa rotação. Ou seja, com a chave selecionada em LOCK UP ON, se o motor baixar de 1200rpm por exemplo, ele libera automaticamente o conversor, voltando a travar novamente quando o motor retomar rotações acima dos 1200rpm.
Abraços a todos
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.