Ver Versão Completa : Chassi de aço inox
Mauricio Rossetto
05/06/2012, 15:23
Camaradas, estou levantando o preço e dados técnicos para fazer um chassi, e estou considerando em fazê-lo de aço inox. Então selecionei duas medidas de tubo retangular comuns no mercado, mas tenho a seguinte dúvida: Qual seria o mais resistente? Têm como calcular isso?
As medidas são 80x40x3mm e 100x50x2mm
Para se ter idéia dos valores:
100x50x2 - 2 barras de 6 metros sai a R$ 915,00
80x40x3 - 2 barras de 6 metros sai a R$ 1.180,00
100x50x2 pesa 4,69 kg o metro;
80x40x3 pesa 5,52 kg o metro.
todos são de aço 304 escovado.
Também vou usar o tubo de 40x40x3mm para travessas e demais usos, uma barra de 6 metros sai a R$ 320,00 e pesa 3,6 Kg o metro.
Acho interessante o custo benefício...
O detalhe do projeto é: usarei os diferenciais, molas, etc da Rural, motorização AP 2.0 e caixa do Chevette 5m. Instrumentos de painel e caixa de transferencia do Niva. A carroceria é de um Gurgel Carajás...
Flugêncio
05/06/2012, 18:50
Vc fez esta cotação de preços onde?
Mauricio Rossetto
14/06/2012, 18:07
Vc fez esta cotação de preços onde?
Nova cotação:
Elinox - 21 3535 5050
80 x 40 x 3 - 526,81 (6m)
40 x 40 x 3 = 343,98 (6m)
Mas acho que se chorar têm descontinho a vista...
Achei preço melhor mas pra lá de Sampa...sem transporte - inviabiliza
Camarada Mauricio,
eu usaria o de 3 mm de espessura...Sem dúvidas!
Abraço
leobnaval
27/08/2012, 00:06
Maurício quanto a resistência das barras tem como calcular sim. Só lembre-se que quanto mais larga a barra maior a seção que ficará em baixo do carro.
Quanto ao optar por inox eu lhe pergunto, não seria mais simples e barato optar por aço comum e mandar galvanizar (zincar) e as bocas dos tubos fechar com espuma expansiva de poliuretano?
O material sairia muito mais em conta, o serviço de solda principalmente.
Depois de tudo isso você pode fazer uma boa pintura o que irá te garantir algumas décadas de chassi...
[]s
Concordo com o LEOBNAVAL. Ainda, o aço inox é um material que poucos trabalham, pois exige maquinário específico (como máquina de solda e eletrodo especial, disco de corte especial, etc). Não há necessidade de ser de inox. Faça de aço comum e use uma boa tinta. Inclusive há uma tinta no mercado (esqueci seu nome), paguei há dois anos atrás 78 reais em um galão de 3,6 litros. Ela não necessita de fundo e pode até mesmo ser usada por cima de ferrugens. É incrível. Não desgarra da superfície por nada! Ou será que não é melhor você já usar um chassi pronto, como de uma Rural ou Jipe Willys adaptando a sua necessidade específica? A carroceria em fibra do Gurgel possui pontos que suportem os coxins de apoio? Abraços
Raphael
Brasilia-DF
fabionivaguerreiro
02/09/2012, 00:59
Endosso o falado acima, se for fazer, acho desnecessário ser de Inos, pode fazer de Aço Carbono mesmo, é muito mais fácil para trabalhar, soldar, cortar, furar, etc. Depois disso, passa um zarcão, um fundo e pinta. Pode ter certeza que o chassi irá durar mais que o Niva .....
rodrigorcs
15/10/2016, 11:42
Reunindo as informações deste fórum e de outros sites, eu fiz um passo a passo para o melhor custo/benefício
Material: Aço 1020 ou 4130
[*=1]Mandar galvanizar
[*=1]Fechar as bocas dos tubos com espuma expansiva de poliuretano
[*=1]Aplicar Primer anticorrosivo (com cromato de zinco ou óxido de ferro)
[*=1]Passar duas camadas de tinta anti-ferrugem
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.