Ver Versão Completa : Possível problema com tração traseira
L200-2002
03/06/2012, 09:41
Olá galerinha do 4x4 Brasil.. estou com uma grande duvida.. é q em um certo dia resolvi fazer um teste de arrancada fazendo com q o pneu patine em piçarra.. percebi q o pneu traseiro do lado direito patinou bem mais do q o do lado esquerdo, o do lado esquerdo em algumas vezes nem se qr patinou.. eu qria saber se isso é normal (acho q não é) se não for, o q pode esta ocorrendo ??
Obg pessoal vlw.
leobnaval
08/06/2012, 20:30
Olá galerinha do 4x4 Brasil.. estou com uma grande duvida.. é q em um certo dia resolvi fazer um teste de arrancada fazendo com q o pneu patine em piçarra.. percebi q o pneu traseiro do lado direito patinou bem mais do q o do lado esquerdo, o do lado esquerdo em algumas vezes nem se qr patinou.. eu qria saber se isso é normal (acho q não é) se não for, o q pode esta ocorrendo ??
Obg pessoal vlw.
Está acontecendo o efeito diferencial o pneu que tiver menor atrito patina, então o diferencial manda mais rotação para o pneu que tem menor atrito por isso que o pneu patinou apenas de um lado.
É absolutamente normal acontecer isso.
O que atenua este efeito é o LSD (diferencial com deslizamento limitado).
Para saber se tem o LSD você pode ver no manual, ou na própria carcaça do diferencil traseiro que deve ter uma etiqueta avisando que o dif. é LSD e necessita de óleo apropriado.
Ou erguer o eixo tras. e deixar o freio de mão solto e o câmbio em ponto morto (calçar os pneus diant. para a camionete não se movimentar) e girar com a mão uma roda num sentido (horário ou anti-horário) e ver se a outra roda gira no mesmo sentido ou no sentido contrário. Se girar as 2 rodas no mesmo sentido ela tem LSD e está funcionando. Se uma roda girar no sentido inverso da outra, ela não tem LSD, ou se tiver está com defeito e não está funcionando.
[]s