Ver Versão Completa : Qual melhor compra? TR4 AT x Gran Vitara 4x4 AT x Tucson 4x2 AT ?
atelles51
01/06/2012, 16:55
Saudações a todos do Forum, sou novo por aqui (e também no mundo Off Road) e gostaria muito da ajuda de vocês. Quero trocar meu veículo (peugeot 207) por um SUV (na faixa dos R$ 65000) e me deparo com muitas dúvidas de qual viatura comprar (vou comprar usado). Sou muito fã do Tr4, mas me falaram que este não é muito confortável, principalmente os bancos de traz que são bem apertados(não acredito que sejam mais apetados que do meu 207), bebe muito (como todo SUV) e tem mecânica cara. Me falaram bem do Gran Vitara quanto a conforto e espaço interno, porém não é flex e existe uma certa dificuldade quanto a peças de reposição. O Tucson (que não é um 4x4) me disseram ser a melhor escolha mesmo não sendo flex, porém não gosto desing acho ultrapassado, e tbm não é flex.Por fim tem a Captiva 2.4 que aparentemente é um carro bem urbano, não apresenta boa altura do solo, mas é bem confortável. Quanto ao uso do veículo, vai ser o carro do uso diário (deslocamento para o trabalho), de viagens de fim de semana e viagens mais logas de férias (geralmente com 3 ou 4 pessoas). Quero um SUV não para trilhas pesadas, porém vou sempre a locais de eco-turismo(Pirenópolis; Cidade de Goiás; Chapada dos Veadeiros) e fazendas de amigos com estradas um pouco ruins e quero um carro que não de deixe grilado em cair em um buraco, passar por um facão e ficar com medo de raspar o assoalho e perder um pedaço do escapamento. Bem acho que fui claro e agradeço desde já a atenção de todos.
neilsonhenriques
01/06/2012, 22:26
Sendo curto e grosso: compre um Grand Vitara.
Trecos como Tucson, Captiva, Duster e Ecosport não são SUV. Eu não sei o que eles são. Carros com 2 elos de mola a mais na suspensão, talvez.
Aliás, eles não tem nenhum atributo de um SUV.
O TR4 não é um SUV, também. Tá mais pra jipe melhor vestido.
O GV3 é o único que se assemelha ao conceito e é o mais confortável de todos eles, ainda, adequado pro tipo de viagem que você quer fazer com 3 ou 4 pessoas por estradas ruins. Na verdade ele aguenta muito mais do que estradas ruins. Por baixo daquele design bonito, continua sendo um excelente carro. Não acho que as peças sejam difíceis de serem encontradas porque a Suzuki é representada pelo mesmo grupo da Mitsubishi, Souza Ramos. Não estou dizendo que isso é bom. O pós-venda da Mit é reconhecidamente um dos piores do país, mas o custo x benefício dos veículos acaba compensando os aborrecimentos.
A única coisa ruim (e ao mesmo tempo boa) é o GV3 ser um Suzuki, que é uma marca que já saiu do país uma vez e voltou há alguns poucos anos. Particularmente, não confio nela. Talvez daqui a uns 10 anos de Brasil.
Se você e/ou o carona tem 1,70m ou mais, esqueça dos bancos traseiros do TR4. Não caberá ninguém. Muita gente aqui no fórum insiste que tem 1,80m e faz viagens longas com 4 adultos e mais as malas. Não duvido que chegue, mas o conforto é zero. Experimente você mesmo. Estaria de bom tamanho se fosse apenas um casal porque o carrinho é muito divertido. Arrisco dizer que é mais gostoso de brincar do que o GV3.
Enfim, entre GV3 e TR4, pro seu tipo de uso, eu ficaria com o GV3, mas se comprar o TR4 também estará bem servido, porque excetuando o banco de trás, de resto, é um ótimo jipinho.
Boa sorte na escolha ! :concordo:
Neilson
atelles51
02/06/2012, 12:36
Valeu Neilson, obrigado! Vou fazer um teste nos dois veículos que você recomendou.
O Neilson comentou direitinho as principais diferenças entre os carros.
O TR4 sem dúvida é menos confortável devido ao seu espaço muito pequeno. O Grand Vitara é muito mais confortável e as peças não são difíceis de serem encontrados. Sobre a sua saída, eu não tenho medo devido que já tive um Grand Vitara segunda geração por 12 anos e nunca tive problema da falta de peças. Além disso, antes a marca era representada por um outro grupo, agora é representava pela Souza Ramos(grupo forte, com grande atuação no Brasil pela Mitsubishi) e já tem fábrica em construção. Tudo isso, eleva a sua credibilidade e as chances de não abandonar o país.
Caso o seu perfil fosse muito mais para o off-road, o TR4 iria ser mais indicado. Mas isso não significa que o Grand Vitara é ruim no off-road, bem ao contrário, é tão valente quanto o TR4, mas tem a desvantagem de altura livre menor.
SUV de verdade, só o Grand Vitara. TR4 está mais para um jipe.
Outra questão que deve ser levado em consideração é que TR4 tem projeto bem antigo (se não me engano foi lançado em 1999 e até agora as suas mudanças foram muito mais estéticas). Já o Grand Vitara é um carro com projeto mais novo.
Damerson
19/08/2012, 22:26
Bom, estou pensando em comprar um SUV, que eu possa usar diariamente ao trabalho e nos finas de semanas sair um pouco
para off road, para onde eu costumo ir é mais utilizado as Toyota bandeirante que são muitos resistentes, por causa
de muita areia e do sulco feitos por elas ser muito grande, e passa por diversos riachos chegando ate a parte de cima do capo.
o GVIII 2.0 16v suporta toda quinzena fazer esse percusso de 40 km de muita areia e aguá sem me dar muito prejuízo
Sou novo no 4x4, e outra pergunta é quanto ta custando o iPva dessa viatura?
Rafa-CWB
18/09/2012, 16:00
Bom, estou pensando em comprar um SUV, que eu possa usar diariamente ao trabalho e nos finas de semanas sair um pouco
para off road, para onde eu costumo ir é mais utilizado as Toyota bandeirante que são muitos resistentes, por causa
de muita areia e do sulco feitos por elas ser muito grande, e passa por diversos riachos chegando ate a parte de cima do capo.
o GVIII 2.0 16v suporta toda quinzena fazer esse percusso de 40 km de muita areia e aguá sem me dar muito prejuízo
Sou novo no 4x4, e outra pergunta é quanto ta custando o iPva dessa viatura?
Alguém poderia ajudar, pois tenho a mesma dúvida.
Obrigado.
Alguém poderia ajudar, pois tenho a mesma dúvida.
Obrigado.
Amigos.
Primeiro, respondendo as perguntas:
- Sim, o GV3 tem totais condições de percorrer este trecho sem nenhuma manutenção ou complicação. É um Suzuki, marca japonesa muito prestigiada no mundo 4x4, de muita confiabilidade e robustez.
- O IPVA das viaturas, é de acordo com o seu estado de registro, pode variar de 1 a 4% (se não me engano) do valor atual do veículo (encontrado na tabela FIPE, Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE (http://www.fipe.org.br)).
Também, deixo uma sugestão: Não sei se vocês são adeptos dos motores diesel, mas voces já pensaram em uma Nissan Xterra? Excelente viatura de custo x benefício incomparável, o motor MWM que equipa estas, tem fama de ser interminável... Com R$60.000 dá pra pegar uma 2006, mas não é fácil achar uma inteirona, mas vale a pena a busca... Fiquem a vontade para explorar o tópico abaixo, tem mais de 300 páginas.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/53009-comprei-um-xterra-e-gostei.html
abraços
Amigo, das opções que tu colocou, creio que o Vitara seja a melhor opção por ser o mais versatil. O tr4 seria uma boa opção, mais off road e menos conforto. Tucson 4x2, é perua, p fazer compras no supermercado.
Frederico Mendes
13/10/2012, 15:33
TR4 - Automática - Não Flex (flex só serve para aumentar o consumo de gasolina em TODOS os veículos).
Penso que é a melhor opção entre os tres que voce deseja.
Para o uso que você descreveu sugiro veículos versáteis, robustos e confortáveis com 4x4:
Subaru Forester AWD 2.0 16v 160cv - execlente conforto, robusta, suspensão auto nivelante (ativa), consumo equilibrado (10~12Km/h);
Toyota RAV4 4x4 2.4 16v 170cv - excelente conforto, robusta, melhor consumo (11~14Km/l, apesar da potência);
Suzuki Grand Vitara AWD 2.0 16v 140cv - confortável, robusta, bom preço, consumo razoável (8~10Km/l) [bom custo benefício];
Ssangyong Kyron 4x4 2.0 16v 141cv TD - confortável, preço razoável, disel (para quem gosta!).
Faça o `teste drive` e escolha a sua! No início eu queria a RAV4 mas a posição de dirigir (não gostei!) e o preço me apontaram para a Grand Vitara (excelente posição de dirigir), como seria meu primeiro carro automático fiquei em dúvida com a retomada de velocidade na GV (140cv) então experimentei a Forester e comprei na hora, e meu irmão comprou outra 15 dias depois!!!
Ob:
Lembre-se que com o pneu adequado ao terreno o comportamento do carro melhora!
Com o controle de tração e suspensão ativa da Subaru, o desempenho da Forester fora da estrada (ou sem estrada) é excelente! (testei no 1o Buriti Adventure em Brasília veja aqui (http://www.buritirally.com.br/buriti/fotos)).
Pensando bem para seu uso... já que um 207 dá conta!!!
O melhor custo benefício é uma Chevrolet Blazer Advantage 2.4 8v 128cv - conforto razoável, robusta, manutenção barata comparada aos 4x4 já listados! (e qualquer mecânico de esquina sabe consertar... pra não estragar o passeio!)
Frederico Mendes
15/10/2012, 20:56
Pensando bem para seu uso... já que um 207 dá conta!!!
O melhor custo benefício é uma Chevrolet Blazer Advantage 2.4 8v 128cv - conforto razoável, robusta, manutenção barata comparada aos 4x4 já listados! (e qualquer mecânico de esquina sabe consertar... pra não estragar o passeio!)
Blazer nao serve para trilha, e é super desconfortavel para quem vai no banco traseiro.
Tem muita lata, para ficar boa, é necessária uma grande preparação, com pneus, gaiola, dentre outras coisas.
Blazer nao serve para trilha, e é super desconfortavel para quem vai no banco traseiro.
Tem muita lata, para ficar boa, é necessária uma grande preparação, com pneus, gaiola, dentre outras coisas.
Olá Frederico, veja bem o Ateles51 tá procurando um veículo para utilizar em trilhas leves, ecoturismo e dia-a-dia.
Eu vivencio esta situação, utilizava um Fiat Ideia Adventure Locker 1.8 e com ele fui a Pirenopolis-GO, Caldas Novas-GO, Unaí-MG (fazendas) e Terra Ronca-GO foi muito divertido não me deixou na mão pois as revisões estavam em dia e os "passeios" eram trilhas leves (exceto Terra Ronca que a estradinha do parque é horrível, tem que tomar cuidado!).
Hoje estou com um Subaru Forester XS 2.0 2009, estou apaixonado... visitem o 1o Buriti Adventure 2012 para ver meu carro.http://www.buritirally..com.br/buriti/fotos
Concordo que o banco traseiro da Blazer é desconfortável (acontece na maioria da pickups cabine dupla), mas indico também para trilhas leves outro veículo que me supreendeu recentemente no Rally da Chuva (Buriti Rally Clube Brasilia) o Renault Duster 4x4 (2.0 16v 138cv).
eMatias,
o link ta quebrado....
Frederico Mendes
17/10/2012, 07:41
eMatias,
o link ta quebrado....
consegui ver porque estava quebrado o link, tinha ..com.br (dois pontos)
segue o link que penso ser original:
Galeria de Fotos do Buriti Rally (http://www.buritirally.com.br/buriti/fotos)
Ematias, salvei o site nos meus preferidos.
atelles51
17/10/2012, 16:36
eMatias fiz um teste no Duster! Até me agradei com o veículo, preço razoável, acabamento com muito plástico como todo Renault! Não apresenta reduzida porém tem uma primeira bem curta q dá pra tirar de algum apuro!! O que me deixa desanimado é a marca!! Pelo menos aqui em Goiânia os amigos q tem Renault tem sofrido com o péssimo pós venda!! Falta de peças!! Um amigo ficou com o carro parado 15 dias pra trocar um semi-eixo de um Sandero!! Agradeço a todos pela atenção!!
Quero analisar bem a compra pois pretendo ficar com a Viatura por um bom tempo!!!!
Frederico Mendes
17/10/2012, 17:24
eMatias fiz um teste no Duster! Até me agradei com o veículo, preço razoável, acabamento com muito plástico como todo Renault! Não apresenta reduzida porém tem uma primeira bem curta q dá pra tirar de algum apuro!! O que me deixa desanimado é a marca!! Pelo menos aqui em Goiânia os amigos q tem Renault tem sofrido com o péssimo pós venda!! Falta de peças!! Um amigo ficou com o carro parado 15 dias pra trocar um semi-eixo de um Sandero!! Agradeço a todos pela atenção!!
Quero analisar bem a compra pois pretendo ficar com a Viatura por um bom tempo!!!!
Quanto ao pós venda, é dificil falar algo, principalmente quando estamos longe.
Mas aqui em Vitória, o atendimento tem sido satisfatório.
bondezan
17/10/2012, 19:17
compra um gran vitara .o carro tem robustes de trator, meu cunhado tem um 2009 com 90000km so trocou pastihas dianteiras ,oleo e filtros .o carro nao quebra as peças sao ate baratas .pela durabilidade. eu tive um 1998 vendi com 350000km em otimo estado.
Frederico Mendes
17/10/2012, 20:35
compra um gran vitara .o carro tem robustes de trator, meu cunhado tem um 2009 com 90000km so trocou pastihas dianteiras ,oleo e filtros .o carro nao quebra as peças sao ate baratas .pela durabilidade. eu tive um 1998 vendi com 350000km em otimo estado.
Bondeza, se nao me engano, o 98 era o mesmo tracker, isso?
O novo agora ja é outra história, parece ser mais SUV que jipe (saudade do vitarinha)...
cézão_MTB
18/10/2012, 20:58
Só que agora tem a opção de TR4 apenas 4X2.
manual R$67.000
automática R$70.000.
Se ele tiver menos custo de manutenção e preço do seguro mais barato, COMO SE ESPERA DE UM CARRO 4X2, então acho que vale a pena esse carro. Mitsubishi Motors do Brasil (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/182/content/1/subModelo/92)
Frederico Mendes
19/10/2012, 05:46
Só que agora tem a opção de TR4 apenas 4X2.
manual R$67.000
automática R$70.000.
Se ele tiver menos custo de manutenção e preço do seguro mais barato, COMO SE ESPERA DE UM CARRO 4X2, então acho que vale a pena esse carro. Mitsubishi Motors do Brasil (http://www.mitsubishimotors.com.br/main.cfm/site/182/content/1/subModelo/92)
Penso que seja mico = Suzuki Vitara Siderkick com tração apenas 4x2 (importado do Canadá).
EmersonMio
24/01/2014, 18:39
Olá amigos, estou há alguns meses a procura de um carro ideal, mas está difícil, mas não tenho pressa, mesmo porque só devo trocar lá pra julho. Tenho uma S10 CD Exec Flex, gosto muito de ir pra serra da canastra e até que ela manda bem, mas está não hora de um 4x4, porém não quero mais camionete por conta da caçamba e desconforto para carregar bagagem. Já pensei em Pajero Sport, SW4, Pathfinder, todas á diesel, no entanto, esbarrei nos custos (seguro, manutenção).
Agora, estou mais propenso ao Gran Vitara, minha preocupação é colocar um carro deste na terra e ele começar com aquelas barulheiras insuportáveis nas portas e painel e também o custo com seguro, gasto de combustível e manutenção. Alguém pode me falar alguma coisa a respeito destes quesitos?
Grande Abraço.
Luis Artur - SP
27/01/2014, 11:32
Olá amigos, estou há alguns meses a procura de um carro ideal, mas está difícil, mas não tenho pressa, mesmo porque só devo trocar lá pra julho. Tenho uma S10 CD Exec Flex, gosto muito de ir pra serra da canastra e até que ela manda bem, mas está não hora de um 4x4, porém não quero mais camionete por conta da caçamba e desconforto para carregar bagagem. Já pensei em Pajero Sport, SW4, Pathfinder, todas á diesel, no entanto, esbarrei nos custos (seguro, manutenção).
Agora, estou mais propenso ao Gran Vitara, minha preocupação é colocar um carro deste na terra e ele começar com aquelas barulheiras insuportáveis nas portas e painel e também o custo com seguro, gasto de combustível e manutenção. Alguém pode me falar alguma coisa a respeito destes quesitos?
Grande Abraço.
Entra aquí: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-512.html
É um dos maiores tópicos do site, cuidado apenas…acho que depois de ler sobre o carro vc vai comprar sem test drive
Blazer nao serve para trilha, e é super desconfortavel para quem vai no banco traseiro.
Tem muita lata, para ficar boa, é necessária uma grande preparação, com pneus, gaiola, dentre outras coisas.
hoje foi ampliado o leque de opções de viaturas que atendem a demanda do nosso colega atelles51.
Eu estou na mesma dúvida, valorizo a estética, tanto que desisti de comprar um Duster para comprar um sonic ltz sedã.
Comparação absurdamente diferente, mas o fato é que o interior do Sonic agradou DEMAIS. E o interior do DUSTER desagradou.
Porém, minha realidade é IDÊNTICA a de atelles51!
"Quero um SUV não para trilhas pesadas, porém vou sempre a locais de eco-turismo (CHAPADA DIAMANTINA, ESTRADAS PARA ITACARÉ E ILEHUS) e fazendas de amigos com estradas um pouco ruins e quero um carro que não de deixe grilado em cair em um buraco, passar por um facão e ficar com medo de raspar o assoalho e perder um pedaço do escapamento. "
Me ajudem amigos, pois não vou mais comprar carros "baixos".
GRATO!
hoje foi ampliado o leque de opções de viaturas que atendem a demanda do nosso colega atelles51.
Eu estou na mesma dúvida, valorizo a estética, tanto que desisti de comprar um Duster para comprar um sonic ltz sedã.
Comparação absurdamente diferente, mas o fato é que o interior do Sonic agradou DEMAIS. E o interior do DUSTER desagradou.
Porém, minha realidade é IDÊNTICA a de atelles51!
"Quero um SUV não para trilhas pesadas, porém vou sempre a locais de eco-turismo (CHAPADA DIAMANTINA, ESTRADAS PARA ITACARÉ E ILEHUS) e fazendas de amigos com estradas um pouco ruins e quero um carro que não de deixe grilado em cair em um buraco, passar por um facão e ficar com medo de raspar o assoalho e perder um pedaço do escapamento. "
Me ajudem amigos, pois não vou mais comprar carros "baixos".
GRATO!
Ola mmstec,
Para a sua necessidade, sem dúvida vai precisar de um carro que seja 4x4, por isso já descarta a Tucson.
Sobrou o TR4 e o Grand Vitara.
Comparando os dois carros, acredito que o Grand Vitara oferece um custo-benefício melhor pois é um carro com o projeto mais atual (a do TR4 é a mesma de 1998 com algumas melhoras no motor e na estética), o GV é maior (TR4 atrás é muito apertado além de ter um porta-malas minúsculo) e o seu preço não é tão mais alto que a de um TR4 (fechei um GVIII 2.0 4x4 automático por 82 mil).
A única desvantagem do Grand Vitara em relação ao TR4 é que possui menor altura de vão livre e angulo de entrada e saída piores que a do TR4, ou seja, a TR4 é melhor nas trilhas.
Como você não quer trilhas pesadas, o Grand Vitara atende bem a sua proposta.
Abs.
Ola mmstec,
Para a sua necessidade, sem dúvida vai precisar de um carro que seja 4x4, por isso já descarta a Tucson.
Sobrou o TR4 e o Grand Vitara.
Comparando os dois carros, acredito que o Grand Vitara oferece um custo-benefício melhor pois é um carro com o projeto mais atual (a do TR4 é a mesma de 1998 com algumas melhoras no motor e na estética), o GV é maior (TR4 atrás é muito apertado além de ter um porta-malas minúsculo) e o seu preço não é tão mais alto que a de um TR4 (fechei um GVIII 2.0 4x4 automático por 82 mil).
A única desvantagem do Grand Vitara em relação ao TR4 é que possui menor altura de vão livre e angulo de entrada e saída piores que a do TR4, ou seja, a TR4 é melhor nas trilhas.
Como você não quer trilhas pesadas, o Grand Vitara atende bem a sua proposta.
Abs.
Grande Normio. Obrigado mesmo.
Mais alguém tem opiniões?
Bpicanco
12/02/2014, 00:53
Entra aquí: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-512.html
É um dos maiores tópicos do site, cuidado apenas…acho que depois de ler sobre o carro vc vai comprar sem test drive
Meus caros, no meio do ano passado decidi trocar o meu Xsara Picasso 06 e comecei a pesquisar.
Encontrei o site informado pelo companheiro Luis Artur - SP (Novo Grand Vitara 09).
Só fiz o teste drive para sanar qualquer dúvida.
Comprei em junho um GV12/12, 4x4, automático com 30.000 km.
Em julho viajei com minha mulher e filha para Gramado, passando pelas serras de Santa Catarina.
Hoje o carro está com 45.000 km e tudo o que eu fiz foi a revisão dos 40.000 km, trocando óleo. Para as minhas trilhas (sem quebradeira) coloquei os protetores de aço para o cárter e para a caixa de marchas.
Excelente carro, boa mala e confortável. Sua robustez impressiona e transmite muita confiança durante viagens, encara as nossas rodovias com a tranquilidade de quem passará sem problemas ou sustos. Nas estradas de terra o carro está em casa. Os atoleiros das estradas de terra e pequenas travessias de rio (inclusive nossas ruas alagadas pelas chuvas) são um verdadeiro passeio.
Com os pneus AT e tração permanente 4x4, o carro dificilmente aquaplana, mas os pneus AT cobram seu preço em serras velozes e no aumento do ruído interno (nada que incomode muito).
Tenho certeza que existem carros melhores, mas não encontrei nada que se comparasse na relação custo x benefício para quem procura um carro para viajar com segurança, conforto e certeza de que poderá ir e voltar de qualquer cachoeira ou longa viajem.
Entre no site informado e depois passem as suas impressões aqui no fórum.
Abraços,
Bruno Picanço
Jacintho
31/10/2014, 08:06
Sou suspeito para opinar, porque tenho um Gran Vitara 2011, um Jimny, um Tracker, daqueles que só tem escudinho da Chevrolet e um Vitara 1995. Já tive também um Gran Vitara 2005 V6 que deixou saudades.
Vou dar uma dica. É facil aumentar a altura do solo dos novos Gran Vitara, basta trocar os pneus por Toyo 255/75 R17 e colocar o kit da Tecnotrilha em BH. Sobe 50 mm. Embora pareça que não vai caber, os pneus ficam justos.
Lembro ainda que o TR4 tem a malfadada correia dentada, e, até onde eu sei, estoura o cabeçote, comando de válvulas, e válvulas quando a mesma arrebenta. Os GV novos usam corrente. Prefira os de câmbio manual, o meu é automático e considero o motor fraco, melhor seria um V6, que não se encontra mais novo. Com toda esta família de Suzukis a 20 anos, nunca esperei peça de reposição. Outra vantagem é que em Belo Horizonte, onde moro, há a oficina do Edmur e do Dudu, Minasmotors, pessoal correto, bons mecânicos. Jacintho
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